Vous êtes sur la page 1sur 53

SECRETARIA DE SEGURANA PBLICA POLCIA CIVIL DO ESTADO DE SO PAULO ACADEMIA DE POLCIA DR.

CORIOLANO NOGUEIRA COBRA

JULIANA BUCK GIANINI

A SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO DAS LICITAES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS NO MBITO DA POLCIA CIVIL DO ESTADO DE SO PAULO

So Paulo 2012

JULIANA BUCK GIANINI

A SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO DAS LICITAES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS NO MBITO DA POLCIA CIVIL DO ESTADO DE SO PAULO

Dissertao apresentada Comisso de Seleo de Professor Temporrio de Contratos e Licitaes Pblicas da Academia de Polcia do estado de So Paulo.

So Paulo 2012

JULIANA BUCK GIANINI

A SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO DAS LICITAES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS NO MBITO DA POLCIA CIVIL DO ESTADO DE SO PAULO

Dissertao apresentada Comisso de Seleo de Professor Temporrio de Contratos e Licitaes Pblicas da Academia de Polcia do Estado de So Paulo.

BANCA EXAMINADORA:

Professor/Presidente:

2 Examinador:

3 Examinador:

Dedico este trabalho aos meus familiares pelo apoio e companheirismo durante esta jornada.

AGRADECIMENTOS

Agradeo primeiramente a Deus por mais esta conquista em minha vida. Aos professores da Academia de Polcia por compartilharem sua sabedoria com excelncia e responsabilidade.

RESUMO

O grande objetivo desta dissertao inserir no contexto das Licitaes e Contratos Administrativos no mbito da Policia Civil do Estado de So Paulo, de maneira clara e sinttica a necessidade de criar-se uma conscincia ambiental, visando dar supedneo necessidade da realizao pela Policia Civil de compras sustentveis quando da realizao das Licitaes Pblicas. Em razo da abrangncia do tema a dissertao versar sobre o enfoque Sustentabilidade no mbito Contratos e Licitaes, a partir da edio da Lei Federal n. 12.349/2010, que alterou o artigo 3 da Lei 8666/93, introduzindo critrios ambientais nas licitaes pblicas, onde inseriu em seu texto a ideia do desenvolvimento nacional sustentvel, onde em ltima anlise s ser obtido atravs da realizao de licitaes sustentveis. Contextualizando e delimitando o tema em questo, o presente trabalho tem por escopo ilustrar a necessidade da Policia Civil do Estado de So Paulo: fazer conscientizar, informar e como Instituio Pblica servir como exemplo.

Palavras-chave: Direito Administrativo. Contratos e Licitaes Pblicas Sustentveis.

ABSTRACT

The main objective of this dissertation is to insert in the context of Tenders and Government Contracts in the Civil Police of So Paulo, in a clear and concise the need to create environmental awareness in order to give footstool by the necessity of performing Civil Police Shopping sustainable when carrying out the Public Procurement. Due to the scope of the dissertation topic will focus on sustainability within the focus Contracts and Tenders, from the edition of Federal Law. 12.349/2010, which amended Article 3 of Law 8666/93, introducing environmental criteria in public tenders where inserted in the text the idea of sustainable national development, which ultimately only be achieved through the implementation of sustainable procurement. Contextualizing and defining the issue in question, the scope of this paper is to illustrate the need of the Civil Police of So Paulo: to educate, inform and serve as a Public Institution as an example.

Keywords: Administrative Law. Contracts and Sustainable Public Procurement.

LISTA DE ABREVIATURAS

BEC/SP CADMAT CF COEA CPDS MTF ONU PIB PNUMA PROCEL PVC Siafsico TCU UNDESA UD UO

Bolsa Eletrnica de Compras do Governo do Estado de So Paulo Cadastro nico de Materiais e Servios Constituio Federal Coordenao-Geral de Educao Ambiental Comisso de Polticas de Desenvolvimento Sustentvel Marrakech Task Force Organizao das Naes Unidas Produto Interno Bruto Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente Programa Nacional de Conservao de Energia Eltrica Policloreto de vinila Sistema Integrado de Informaes Fsico - Financeiras Tribunal de Contas da Unio Departamento de Assuntos Econmicos e Sociais das Naes Unidas Unidade de Despesa Unidade Oramentria

SUMRIO

INTRODUO .......................................................................................................... 09 1 SUSTENTABILIDADE E ADMINISTRAO ......................................................... 11 2 EVOLUO LEGISLATIVA ................................................................................. 14 3 O MEIO AMBIENTE E A EDUCAO AMBIENTAL NA CONSTITUIO FEDERAL ................................................................................................................ 18 4 LICITAO SUSTENTVEL E O MEIO AMBIENTE ............................................ 22 5 CONSUMO SUSTENTVEL ................................................................................ 26 6 INICIATIVAS ADOTADAS NO ESTADO DE SO PAULO ................................... 29 7 A SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO DAS LICITAES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS NO MBITO DA POLCIA CIVIL DO ESTADO DE SO PAULO ..................................................................................................................... 32 7.1 Unidade Gestora Oramentria e Unidade de Despesa .................................. 32 7.2 Comisso Interna de Contrataes Pblicas Sustentveis .............................. 34 7.3 Comprador Pblico.......................................................................................... 36 7.4 Memorial Descritivo Pr Compra .................................................................. 39 7.5 Registro de Preos .......................................................................................... 40 7.6 Prego Eletrnico ........................................................................................... 46 CONSIDERAES FINAIS ...................................................................................... 49 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ......................................................................... 51

INTRODUO

Em linhas preliminares, h de se delimitar o papel do Estado como consumidor de bens e de servios, onde neste foco de anlise, devido grande quantidade de recursos financeiros envolvidos nos negcios jurdicos,

indispensveis a prestao, manuteno e continuidade dos servios pblicos, as decises do governo em todas as suas esferas causam um significativo impacto no mercado fornecedor/consumidor. O Poder Pblico incluindo-se neste conceito o Poder Executivo e o Poder Legislativo da Unio, dos Estados e dos Municpios (com os respectivos tribunais de contas), assim como o Poder Judicirio em nvel estadual e federal - causam no mercado consumidor um forte impacto no setor de produo, gerando para o Estado/Contratante a oportunidade da colocao em um plano de exigncia, o mais elevado possvel, do objeto a ser contratado, cujos processos de seleo e quantificao devem estar em conformidade com as necessidades de manuteno e preservao sustentvel do meio ambiente, atendendo-se ao disposto no artigo 15, pargrafo 7, inciso II, da Lei Federal 8.666/931 . Visando o desenvolvimento sustentvel, a administrao pblica deve comprar somente o necessrio, levando em conta a finitude dos recursos naturais. Exemplos clssicos, que podem e devem ser inseridos como conduta padro no momento da realizao das compras pblicas pela Polcia Civil do Estado de So Paulo, so: papel reciclado, compra de produtos de higiene e limpeza que atendam os requisitos de no poluio ao meio ambiente, aquisio de lmpadas mais econmicas e durveis, envelopes 100% reciclveis, lpis de madeira reflorestada, materiais com selo PROCEL (Programa Nacional de Conservao de Energia Eltrica) e preferencialmente com selo socioambiental etc. So algumas aes que se implantadas pelos rgos pblicos, confirmaro a grande influncia que a Administrao Pblica poder gerar no mercado produtor uma vez elencados como nvel de exigncia para contratar.

S no ano passado e apenas no Poder Executivo Federal, o governo federal adquiriu R$ 11,1 bilhes por meio da modalidade eletrnica: 57% do total contratado. Disponvel em: <www.comprasnet.gov.br> Acesso em: 01 jul. 2012.

10

O governo tem o dever de servir como exemplo no papel de propagador de polticas sociais e pblicas, ou seja; os consumidores institucionais devem agir de modo responsvel, tendo em vista sua influncia no mercado consumidor e na economia como um todo. A contratao sustentvel em larga escala, ocorre quando o objeto da licitao cumpre as exigncias impostas pelos objetivos da sustentabilidade, este objeto, definido no edital de licitao conduzir em foco contratao sustentvel. A Administrao Pblica figurando como indutora de polticas pblicas, e visando o desenvolvimento sustentvel, dever acompanhar e fiscalizar a execuo e o recebimento do objeto contratado, garantindo que as suas aes sejam um modelo a ser seguido pelas empresas privadas e por toda a coletividade. As compras, as aes e os procedimentos do dia a dia da administrao pblica devem ser voltados para que o meio ambiente seja preservado, e o Estado pode e deve intervir, tanto legislando, para evitar aes nocivas ao meio ambiente, quanto, por meio da administrao pblica, praticando aes positivas para a preservao do meio ambiente. A ao da Administrao Pblica na qualidade de consumidor, ao contratar a aquisio de bens, a prestao de servios diversos e a execuo de obras, encontra-se, neste novo foco de desenvolvimento sustentvel, subordinada aos comandos de natureza preventiva determinados pela Constituio Federal, que levam a implantao de polticas pblicas voltadas ao consumo sustentvel. Assim caber aos rgos pblicos, em foco a Policia Civil do Estado de So Paulo desempenhar o papel de indutor de polticas de compras ambientalmente sustentveis. Por consequncia, as contrataes da Administrao Pblica sejam decorrentes de licitao, sejam efetivadas de forma direita, mediante dispensa de licitao ou de sua inexigibilidade devero a partir do que determina a Constituio Federal, ser voltadas ao consumo sustentvel.

11

1 SUSTENTABILIDADE e ADMINISTRAO PBLICA

Visando dar parmetros s compras pblicas sustentveis no mbito da Policia Civil do Estado de So Paulo, passo a tecer alguns comentrios sobre o que a sustentabilidade, e suas principais vertentes, visando esclarecer a base de sustentao ambiental que passou a ser princpio obrigatrio nas licitaes. Com a edio da Lei Federal n. 12.349/2010, que alterou o artigo 3 da Lei 8666/93, introduzindo critrios ambientais nas licitaes pblicas, foi tambm inserido em seu texto a ideia do desenvolvimento nacional sustentvel, que s ser obtido atravs da realizao de licitaes sustentveis. 2 A licitao sustentvel um procedimento administrativo que visa satisfao do interesse pblico, respeitando a igualdade de condies entre os participantes, fazendo com que a Administrao Pblica adquira bens ou servios ambientalmente corretos, levando em considerao todo o ciclo produtivo. Com a entrada em vigor deste dispositivo legal, a licitao entra em uma nova fase de execuo, ou seja, ela dever ser processada e julgada respeitando todos os princpios constitucionais inerentes Administrao Pblica, de forma a promover desenvolvimento nacional sustentvel. E este desenvolvimento s ser alcanado se os gestores pblicos introduzirem critrios ambientais em suas compras e contrataes. A licitao passa agora a ter trs objetivos a serem perseguidos:
1)

proporcionar Administrao Pblica a possibilidade de realizar a

contratao mais vantajosa, selecionando a melhor proposta.


2)

assegurar aos administrados a oportunidade de concorrerem em

igualdade de condies;
3)

promover o desenvolvimento nacional sustentvel.

O desenvolvimento sustentvel , segundo a ONU (Organizao das Naes Unidas), o desenvolvimento que vai ao encontro das necessidades do presente sem comprometer a habilidade das futuras geraes de satisfazer suas necessidades, por meio do estabelecimento de polticas pblicas para reduzir e eliminar os
2

Texto integral dessa Lei Federal disponvel em: (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20072010/2010/Lei/L12349.htm)

12

padres insustentveis de produo e consumo

O conceito de eco desenvolvimento surgiu para entender a busca de um conceito capaz de dar um conceito ambiental a economia, eliminando a contradio entre crescimento econmico e preservao da natureza. Segundo Besserman (2003, p. 104):

Desenvolvimento sustentvel objeto de diferentes compreenses. Para economias neoclssicos, o meio ambiente uma restrio apenas relativa ao sistema econmicos, porque o progresso cientfico e tecnolgico poder superar indefinidamente os obstculos que surjam. Economistas ecolgicos que creem estarem mais prximos da realizada, consideram o progresso cientfico e tecnolgico fundamental para aumentar a eficincia no uso de recursos naturais, mais admitem que os recursos e os servios prestados pela natureza impem os limites dentro dos quais o sistema econmico deve operar.

Mesmo com a influncia do Poder Pblico sobre o mercado, a sua atuao como consumidor preocupado e atento ao consumo sustentvel4 , ainda, bastante tmida e merece ser inserida no dia a dia do governo, o mais rpido possvel, a fim de que sejam cumpridos os princpios constitucionais, no mais quanto divulgao de uma conscincia pblica voltada defesa do meio ambiente. Segundo as lies de Fabrcio Santos5, o mercado brasileiro consumidor e produtor ainda no esto preparados para atender esta nova demanda de produtos sustentveis, restando aos rgos pblicos introduzirem, paulatinamente, os critrios ambientais em suas licitaes, fazendo com que o mercado passe a produzir essa nova leva de produtos e servios ambientalmente corretos. E ainda citando o mesmo autor, a fim de ilustrar a necessidade de introduo crescente e contnua dos critrios socioambientais nas licitaes, a ttulo de exemplo foi considerado a situao hipottica: suponha que um rgo deseja adquirir uma grande quantidade dos chamados computadores verdes, sendo que uma nica empresa est preparada para fornecer o equipamento. Diante desta situao restar

Fonte: ONU. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento sustent%C3%A1vel) > Acesso em: 03 jul 2012. 4 Consumo sustentvel o consumo de produtos e servios cujas fontes de matria-prima energia para produzi-los levam em considerao os limites fsico-qumicos e biolgicos do planeta e as necessidades de bens e de servios das geraes presentes e futuras. 5 Fabrcio Vieira dos Santos - A legalidade das compras pblicas sustentveis. Disponvel em: <www.jus.com.br/revista> Acesso em: 03 jul. 2012.

13

prejudicado o princpio da isonomia, visto que no h diversos licitantes em igual condio de competio. Desta forma, cabe Administrao Pblica realizar audincias pblicas, congressos, seminrios, entre outros, para que possa apresentar aos licitantes suas futuras aquisies, fazendo com que o mercado possa se preparar para fornecer a nova leva de produtos e servios ecologicamente corretos que o poder pblico visa adquirir. A ttulo de deciso judicial, h de se destacar que o Tribunal de Contas da Unio (TCU), ao julgar uma representao, decidiu de acordo com o raciocnio exposto acima, ou seja, que Administrao deve inserir os critrios ambientais desde que sejam de forma gradual. Trata-se de uma representao formulada ao TCU sobre possveis irregularidades no Prego Presencial para Registro de Preos n. 235/2009, realizado pela Secretaria de Estado de Esporte, Turismo e Lazer do Acre. Entre as possveis irregularidades suscitadas na representao destacava-se a exigncia editalcia de comprovao, por parte do licitante, de que o equipamento estaria em conformidade com a "norma EPEAT, na categoria GOLD", o que, em sntese, demonstraria que o equipamento atendia a normas internacionais de proteo ambiental. O ministro relator, em seu despacho, assim entendeu:

[...] louvvel a preocupao dos gestores em contratar empresas que adotem em seus processos produtivos prticas responsveis ambientalmente. [...] a adoo dessas restries ambientais deve se dar paulatinamente, de forma que os agentes do mercado possam se adaptar a essas novas exigncias antes delas vigorarem plenamente. Caso contrrio, estar-se-ia criando uma reserva de mercado para as poucas empresas que cumprirem de antemo essas exigncias, implicando violao ao princpio constitucional da livre concorrncia, maiores custos e reduzidas ofertas de produtos. (Deciso monocrtica no TC-003.405/2010-9, rel. Min. Benjamin Zymler, 24.02.2010).

Dentro deste contexto, as organizaes pblicas esto aderindo a esses princpios em sua cultura organizacional. Para isso, necessrio o envolvimento e comprometimento de seus funcionrios, construindo assim uma slida cultura de sustentabilidade dentro dos rgos do Estado de So Paulo.

14

2 EVOLUO LEGISLATIVA MEIO AMBIENTE

A partir da dcada de 1960, o meio ambiente e os problemas que o planeta sofria em consequncia do crescimento populacional, das mudanas climticas, da reduo de energias no renovveis e do aquecimento global, passaram a integrar as discusses governamentais no mundo todo. Em 1972, a Organizao das Naes Unidas promoveu a 1 Conferncia Internacional para o Meio Ambiente, em Estocolmo na Sucia. Com a Declarao de Estocolmo, o direito ao meio ambiente contou com novas demandas para a expanso de sua preservao: Declarao de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano (1972) - Princpio 1:

O homem tem o direito fundamental liberdade, igualdade e ao desfrute de condies de vida adequadas em um meio ambiente de qualidade tal que lhe permita levar uma vida digna e gozar do bem-estar, tendo a solene obrigao de proteger e melhorar o meio ambiente para as geraes presentes e futuras (...). Disponvel em: <http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/onu/doc/estoc72.htm > Acesso em: 04 jul. 2012

A questo ambiental passou a ser tratada ao lado das questes polticas, econmicas e sociais. A ONU criou o Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), alm de outros programas voltados para os aspectos puramente ambientais de conservao do planeta, como a proteo da fauna e flora ameaadas de extino. Em 1981, no Brasil, a Lei Federal n 6.938, de 31 de agosto6, instituiu a Poltica Nacional do Meio Ambiente, nela definido como o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. A Poltica Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservao, melhoria e recuperao da qualidade ambiental propcia vida, visando assegurar, no pas, condies ao desenvolvimento
6

Texto completo desta legiabre.cfm?codlegi=313)

Lei

Federal

disponvel

em

(http://www.mma.gov.br/port/conama/

15

socioeconmico, aos interesses da segurana nacional e proteo da dignidade da vida humana. Em 1992, a ONU organizou a Conferncia do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Rio-92. Na oportunidade, foi elaborada, entre outros documentos, a Declarao do Rio, com 27 princpios que norteiam a interao dos humanos com o planeta. A Agenda 21 Brasileira se deu entre 1996 a 2002 sendo coordenado pela Comisso de Polticas de Desenvolvimento Sustentvel (CPDS) tendo envolvimento de cerca de 40 mil pessoas em todo o Brasil. A Agenda 21, nascida da Cpula da Terra em 1992, traz os princpios bsicos para alcanar o desenvolvimento sustentvel do planeta, j em meados do sculo XXI. Esse programa foi o primeiro documento do gnero a obter consenso internacional. A Agenda 21 um programa de ao para viabilizar a adoo do desenvolvimento sustentvel e ambientalmente racional em todos os pases. O documento da Agenda 21 constitui, fundamentalmente, um roteiro para a implementao de um novo modelo de desenvolvimento que se quer sustentvel quanto ao manejo dos recursos naturais e preservao da biodiversidade, equnime e justo tanto nas relaes econmicas entre os pases como na distribuio da riqueza nacional entre os diferentes segmentos sociais, economicamente eficiente e politicamente participativos e democrticos. (Novaes, 2006). A Agenda 21 classificada como a mais abrangente tentativa elaborada para mudar padres existentes, sendo um marco histrico do desenvolvimento sustentvel no Brasil e no mundo. Em 2002, o Plano de Implementao adotado na Conferncia de Joanesburgo sobre Desenvolvimento Sustentvel destacou a promoo de polticas de licitao sustentvel como fundamentais para a promoo e difuso de produtos e servios sustentveis do ponto de vista social e ambiental. A partir de 2003, a ONU - Organizao das Naes Unidas -, por meio da UNDESA (Departamento de Assuntos Econmicos e Sociais das Naes Unidas) e do PNUMA (Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente, Diviso de Consumo Sustentvel) estimularam a criao de Grupos de Trabalho denominados Marrakech Task Force (MTF) sobre diversas temticas relacionadas o

sustentabilidade, entre elas as Compras Pblicas Sustentveis. O objetivo especfico do Grupo de Trabalho sobre Compras Pblicas

16

Sustentveis desenvolver e implementar ferramentas baseadas em sistemas eletrnicos que possam estimular e induzir o consumo sustentvel nos governos, tendo em vista as experincias j implantadas com sucesso em todo o mundo. O Estado de So Paulo, cuja representao est sob responsabilidade da Secretaria de Gesto Pblica, membro deste grupo e est contribuindo ativamente para o desenvolvimento das aes do MTF das Compras Pblicas Sustentveis. Durante a elaborao da presente Pesquisa, foi realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro A Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentvel, a Rio+20. A Rio+20 foi assim conhecida porque marcou os vinte anos de realizao da Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentvel para as prximas dcadas. A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembleia Geral das Naes Unidas, em sua 64 Sesso, em 2009. O objetivo da Conferncia foi renovao do compromisso poltico com o desenvolvimento sustentvel, por meio da avaliao do progresso e das lacunas na implementao das decises adotadas pelas principais cpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes. A Conferncia teve dois temas principais - a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentvel e da erradicao da pobreza, assim como a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentvel. Com o objetivo de garantir que a Rio+20 observasse os pilares do desenvolvimento sustentvel, o Governo brasileiro criou, no mbito do Comit Nacional de Organizao, uma Coordenao de Sustentabilidade. Sua funo foi analisar e propor aes para reduzir, mitigar ou compensar os impactos ambientais e sociais gerados pela Conferncia. Um dos tpicos selecionados pelo Governo Brasileiro, foi justamente sobre as Compras Pblicas Sustentveis, em decorrncia do setor de compras

governamentais ter participao significativa no Produto Interno Bruto (PIB), inclusive como incentivador de boas prticas. Somente a ttulo de ilustrao, h de se registrar que os processos de aquisio e licitao de produtos e servios da organizao do Rio+20 incluram critrios de sustentabilidade, tais como compra de equipamentos de alta eficincia

17

energtica, uso de madeira certificada e utilizao de materiais reciclados, dentre outros.

18

MEIO

AMBIENTE

EDUCAO

AMBIENTAL

NA

CONSTITUIO FEDERAL

O artigo 225 da Constituio Federal declara:

Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.

O interesse pblico que est sendo assegurado indisponvel pelo administrador pblico, exatamente porque pertence a todos. A defesa do meio ambiente inerente ao interesse pblico, e o Estado deve necessariamente respeitar, uma vez que todos tm direitos a um ambiente ecologicamente equilibrado. A adoo do desenvolvimento sustentvel como padro de comportamento, deve ser colocado em foco, visando adoo e implementao pela administrao pblica em todas as esferas de governo, configurando um desafio primordial. Os rgos e entidades governamentais, em especial a Polcia Civil do Estado de So Paulo, devem promover aes que demonstrem a importncia do tema e prestar contas sociedade de suas aes com foco nesse modelo, conscientizando a todos da responsabilidade social de cada cidado e de cada empresa na consecuo do objetivo de promover o bem de todos na preservao de um ambiente ecologicamente equilibrado. A Administrao Pblica, se no a maior, est entre as maiores contratantes do pas, o que a torna, certamente, capaz de viabilizar novas formas de produo e induzir a certas prticas no mercado consumidor. Em poucas palavras: cabe administrao pblica liderar pelo exemplo. Todo consumo causa um efeito que pode ser positivo ou negativo. Esse impacto afeta a natureza, as relaes sociais, a economia e o prprio indivduo. O consumidor pode minimizar os danos causados Terra quando busca dar preferncia a produtos/servios certificados. O tema proteo e preservao do

19

meio ambiente diretriz que possui sede constitucional e consta como dever da Unio assegurar a prevalncia de tal princpio em todos os ramos e momentos de sua atuao (artigos 23 inciso VI e 225 ambos da C.F/88). Nesse contexto, as licitaes e contrataes pblicas so oportunidades significativas para implementar medidas de defesa do meio ambiente. Sabe-se que a Administrao Pblica responsvel por grande parte da contratao de produtos e servios cerca de 17% do PIB, dessa forma, ao exigir que a empresa que pretende com ela contratar cumpra parmetros mnimos de sustentabilidade ambiental na fabricao de seus produtos ou na prestao de servios, estar contribuindo de forma decisiva na consecuo de seu dever constitucional. Alm disso, tal atitude otimiza a utilizao de recursos a longo prazo e induz o mercado a produzir produtos e servios alinhados com o desenvolvimento socioambiental. Para que haja a conscientizao da urgncia do consumo responsvel e sustentvel, h de se destacar a relevncia do tema educao ambiental. Com supedneo nos ensinamentos do Professor Vladimir Passos (FREITAS 2010, p.93-95), de fundamental importncia discorrer sobre a necessidade da Educao Ambiental, como pilar bsico para que os ditames estabelecidos no Artigo 225, pargrafo 1, inciso VI, da Constituio Federal de 1988 7, possam ser cumpridos pelo Poder Pblico. A promoo da educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente dever ser seguido e cumprido quando da realizao dos Contratos Administrativos. Visando ilustrar e enfatizar a importncia da educao ambiental, passo a descrever alguns ensinamentos de juristas ligados ao tema ambiental, seno vejamos: Alessandra Galli (2008, p. 28) registra ainda que:

Objetiva-se destacar a importncia da educao ambiental para o fim do


analfabetismo ambiental, no intuito de que sejam repassadas s pessoas as informaes ambientais necessrias gnese de sua conscincia ambiental
7

Art. 225 da CF - Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. 1 - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Pblico: inciso VI - promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente.

20

crtica, dando-lhes azo participao efetiva no processo de construo do desenvolvimento sustentvel, a qual abrange no apenas o meio ambiente e sua essncia natural, mas tambm o homem e todas as suas interrelaes e socioambientais.

Nesta mesma linha de entendimento Vladimir d' Rosa afirma que:

Observando-se as atividades ligadas Educao Ambiental, por intermdio das secretarias municipais, estaduais e rgos federias, at mesmo setores da segurana pblica, pode-se crer que a educao tambm a sada para eliminao da delinquncia sob todos os aspectos. (ROSA, Vladimir d'. A punibilidade s infraes ao Meio Ambiente e seus benefcios Educao Ambiental)

Analisando o contexto nacional, h de se afirmar que a educao ambiental s agora d os primeiros passos. Tradicionalmente, havia apenas iniciativas de determinados rgos da administrao pblica, decorrentes mais do interesse de quem estava a ocupar cargos de chefia do que uma poltica institucional. Estas iniciativas tm por finalidade, informar, e destacar a importncia do Meio Ambiente no cotidiano de todos, assim como nos rgos pblicos relacionados a todos os entes da Federao. Visando a divulgao da educao ambiental foi publicada a Lei 9795/99 8 que instituiu a Poltica Nacional de Educao Ambiental, e cumprindo seus objetivos, o Ministrio da Educao criou a Coordenao-Geral de Educao Ambiental (COEA), que dever se envolver com as escolas estaduais e municipais de 1 a 4 sries, tendo como um de seus objetivos a incluso da educao ambiental no currculo, segundo relatado pela coordenadora do Projeto, Lucila Pinsard Vianna9. A educao ambiental o mais eficaz meio preventivo de proteo do meio ambiente. Desta feita, essencial que se leve a todos o conhecimento da necessidade de respeito natureza e de proteo dos recursos naturais, fazendo com que o Estado por meio de exemplo, principalmente no momento da contratao de servios e compras, especifique no edital a necessidade do preenchimento de quesitos de sustentabilidade.

8 9

Texto integral desta Lei Federal em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/I9795.htm Texto integral em: portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/panorama.pdf

21

Tal iniciativa dever gradualmente ser implementada pelos governos estaduais e suas secretarias, neste enfoque a Polcia Civil do Estado de So Paulo, visando conscientizao dos agentes do estado, do papel de percussor de licitaes socialmente sustentveis.

22

4 LICITAO SUSTENTVEL E O MEIO AMBIENTE

Compra Pblica Sustentvel ou Licitao Sustentvel um processo por meio do qual as organizaes, em suas licitaes e contrataes de bens, servios e obras, valorizam os custos efetivos que consideram condies de longo prazo, buscando gerar benefcios sociedade e economia e reduzir os danos ao meio ambiente natural10. Esta definio baseia-se no conceito estabelecido pelo documento Procuring the Future, de Junho de 2006, elaborado pela Fora-Tarefa Britnica para Compras Pblicas Sustentveis (UK Sustainable Procurement Task Force). Em Novembro de 2007, a definio do governo ingls foi aceita pela ForaTarefa Marrakesh para Compras Pblicas Sustentveis (Marrakesh Task Force on Sustainable Public Procurement), da qual o governo do Estado de So Paulo faz parte, sendo representado pela Secretaria de Estado de Gesto Pblica. Alm da observncia do princpio constitucional da isonomia, a licitao ou compra pblica sustentvel deve respeitar tambm os princpios da legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficincia, obrigatrios em todos os atos da administrao pblica, em qualquer esfera da Federao e em qualquer rbita do Poder (Legislativo, Executivo e Judicirio), e, evidentemente, o princpio da indisponibilidade do interesse pblico. A lei determina o modo de proceder, mas deixa um campo para deciso do ordenador da despesa. H no princpio da legalidade, uma esfera em que o poder discricionrio do administrador estar presente. por meio das escolhas por ele feitas nessa rbita do poder discricionrio que ser medida a eficincia dos atos do administrador pblico, mais, no que diz respeito aos contratos e licitaes realizadas pela administrao na rbita de suas secretarias. Nos contratos administrativos envolvendo os rgos do Governo do Estado de So Paulo, aps a edio da Lei 12.349/2010 que alterou o artigo 3 da Lei 8666/93, que trouxe em seu texto a ideia de desenvolvimento sustentvel, o cumprimento do
10

A Compra pblica Sustentvel ou Licitao Sustentvel deve considerar as consequncias ambientais, sociais e econmicas dos seguintes aspectos:elaborao do projeto;utilizao de materiais renovveis; mtodos de produo; logstica e distribuio; uso, manuteno, reuso; opo de reciclagem; e comprometimento dos fornecedores em lidar essas consequncias ao longo de toda a cadeia produtiva. (apud Curso de Licitaes Sustentveis - FUNDAP - p.10 - 2012)

23

princpio da eficincia para com os contratados mediante procedimento licitatrio, envolve tanto a economicidade, legitimidade e finalidade, quanto o trip do desenvolvimento sustentvel: atividade econmica, meio ambiente e bem-estar da sociedade. No Curso de Licitao Sustentvel, desenvolvido pela FUNDAP11, foi apresentado como exemplo de contratao sustentvel o seguinte: o ordenador da despesa demonstrar suas preocupaes com o desenvolvimento sustentvel introduzindo, ao descrever um objeto a ser licitado, na compra de um refrigerador, por exemplo, os modelos que reduzem o consumo de energia; na compra de uma torneira ou de material hidrulico, o modelo que reduz o consumo de gua. A licitao para a aquisio de produtos ou a contratao de servios que tm a preocupao com a sade humana e com o meio ambiente, quando comparados com produtos e servios similares, uma licitao sustentvel. Licitaes sustentveis so aquelas que, na compra de produtos,

equipamentos, e contratao de servios, levam em conta a utilizao de procedimentos e ferramentas que buscam organizao do uso mais eficiente dos materiais, gerando um mnimo de resduos e estimulando a reciclagem do material descartado ps-consumo. Ensina Marcos Correia Gomes (2006), no que diz respeito introduo no sistema de compras sustentveis mediante procedimento licitatrio:

As normas regentes das licitaes e contratos precisam ser interpretadas de modo integrado lei fundamental de nosso sistema jurdico, ensejando Constituio a maior eficcia possvel. Sucede que proteo ambiental ou, em ltima anlise, o equilbrio ecolgico, no o nico fator a ser considerado pela administrao publica na hora de contratar. De acordo com cada caso concreto que os interesses envolvidos devero se mostrar harmnicos, sem se comprometer excessivamente a economicidade e a eficincia administrativa, tampouco a isonomia entre os administrados. Fundamental para o desenlace da questo ser pesar, portanto, quais so as alternativas dispostas no mercado aptas a satisfazer as necessidades administrativas, sempre lembrando-se da qualidade imprescindvel para execuo das tarefas pblicas. Em certas ocasies, talvez seja necessrio estabelecer a progressiva adoo daquele tipo de bem, servio ou obra, funcionando maneira de uma cota gradualmente aumentada; isso porque a mudana do padro normalmente acarreta algumas resistncias e dificuldades tcnicas, podendo ensejar entraves administrativos.

11

Contrataes ambientalmente sustentveis Mdulo 1 - pag.10

24

Embora tais iniciativas sejam louvveis, preciso deixar claro que o programa de licitao sustentvel no composto de legislaes que atacam questes especficas - sejam as estabelecidas pelo Executivo ou pelo Legislativo, o que gera a garantia do atendimento legislao ambiental como um todo so as aes do projeto. No momento em que determinado rgo pblico, de qualquer esfera de governo, elabora um edital, exigindo critrios de sustentabilidade em sua contratao, tal atitude causar significativos impactos no mercado, de duas maneiras: - O Estado passar a comprar produtos sustentveis, usando o seu poder de compra e atuando como um consumidor comum (que faz compras); - O Estado sinalizar para o mercado que o seu foco de compras mudou de produtos tradicionais para produtos menos agressivos para o meio ambiente, ou produtos que levam em considerao os direitos humanos e sociais. Esse fato certamente refletir positivamente nos setores produtivos. Interessante observar que o meio ambiente foi colocado no mesmo patamar de importncia da segurana e da economia na execuo, conservao e operao. No mbito das legislaes estaduais, o Estado de So Paulo j deu o primeiro passo, ao publicar o Decreto 53.336/2008 12, em que estabelece a insero nas contrataes da Administrao Pblica Direita e Indireta do Estado, de critrios socioambientais. Tais critrios esto elencados no Artigo 3:

I - fomento s polticas sociais; II - valorizao da transparncia de gesto; III - economia de consumo; IV - minimizao na gerao de resduos; V - racionalizao do uso de matrias primas; VI - reduo da emisso de poluentes; VII - adoo de tecnologias menos agressivas ao meio ambiente; VII - utilizao de produtos de baixa toxicidade.

No Estado de So Paulo, existe um selo verde, estampado em editais de licitaes que contenham ao menos um critrio considerado sustentvel. Apontando
12

Texto integral em: http://comprassustentaveis.net/

25

como exemplo:

A sustentabilidade encontrada nas obras de construo dos prdios da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). A madeira foi substituda por uma estrutura metlica nos telhados. A medida agiliza as obras e reduz os custos com transporte, segundo o governo de So Paulo. De acordo com a rea tcnica da CDHU, devem ser preservadas at 100 mil arvores por ano nas construes dos conjuntos habitacionais.13

Assim os contratos e convnios firmados pela Administrao Pblica devem sempre atender a critrios de sustentabilidade ambiental, inclusive com a apresentao de Certido Negativa de Dbitos Ambientais. Onde, nos casos em que h fortes suspeitas de contratao de um poluidor, como o caso dos postos de gasolina, o referido Instituto exige a juntada de uma cpia da Licena de Operao. As pessoas entendem e aceitam o significado da preocupao ambiental como exigncia da sustentabilidade no mesmo patamar da regularidade fiscal, trabalhista e previdenciria As clusulas de proteo ambiental nas licitaes constituem mais uma forma preventiva de proteo ambiental. O importante, que a Administrao leve sempre em considerao o impacto ambiental, como manda o artigo 12, inciso VII da lei 8666-93.

13

TAVARES, Rodrigo. Sustentabilidade para a ser requisito em processo licitatrio. Disponvel em:

www.conjur.com.br/2009-jan-02/sustentabilidade_passa_requisito_licitacoes . Acesso 15 jul.2012

26

5 CONSUMO SUSTENTVEL

Visando divulgar e aclarar a ideia de consumo responsvel junto sociedade, a Administrao Pblica pode, por meio de seus agentes, optar por produtos que respeitem o meio ambiente e agreguem requisitos quanto responsabilidade social, contribuindo, desse modo, para o desenvolvimento sustentvel, pelo incentivo compra sustentvel. A compra ou licitao sustentvel (tambm conhecida como compra pblica sustentvel, ecoaquisio, compras verdes, compra ambientalmente amigvel, compra responsvel, licitao positiva ou compra inteligente) avalia mercadorias tendo em vista critrios socioambientais, permitindo o aumento da demanda por produtos mais sustentveis, estimulando assim uma produo que gere menor impacto ao meio ambiente e promovendo iniciativas de produo mais limpa. As compras sustentveis afetam e modificam os padres de produo, por demandarem inovaes nos produtos a serem consumidos. O governo, em foco a Polcia Civil do Estado de So Paulo, atravs de seus agentes e suas Unidades de Despesa, ao optar por esses produtos e servios diferenciados em termos socioambientais, estimular uma oferta maior por parte dos fornecedores; e se esse processo gerar uma economia de escala, isso poder levar reduo dos preos dos itens mais sustentveis. Segundo Gardner, Assadourian e Sarin (2004, p. 5):

O consumo no um mal. As pessoas precisam consumir para sobreviver, e os mais pobres precisam consumir mais para terem vidas dignas e oportunidades. Porm, o consumo ameaa o bem-estar das pessoas e do meio ambiente quando se torna um fim em si mesmo quando se torna o principal objetivo de vida de um indivduo, por exemplo, ou a medida mxima de sucesso da poltica econmica de um governo. As economias de consumo em massa que geraram um mundo de abundncia para muitos no sculo XX veem-se frente a um desafio diferente no sculo XXI: enfocar no s o acmulo indefinido de bens, e sim uma melhor qualidade de vida para todos com o mnimo de dano ambiental.

Fazendo uma anlise global dos bens de produo, h de se registrar que sempre que um bem de consumo produzido, o meio ambiente contribui para essa

27

produo: ou melhor, de alguma forma, o meio ambiente atingido, seja pela extrao da matria-prima, seja pela energia empregada na fabricao, seja pelo transporte dos produtos j fabricados, seja pelo descarte das embalagens e/ou dos resduos resultantes do produto aps seu consumo. A reduo de consumo (gua e energia, por exemplo), a reutilizao do material e a reciclagem so temas reveladores da preocupao com o desenvolvimento sustentvel, inclusive nos editais de licitao, quando da contratao de empresas fornecedoras de servios ou bens. Dentre os destaques de consumo ambientalmente responsvel praticado no Estado de So Paulo, encontram-se demonstradas diversas aes voltadas para a utilizao de combustveis menos impactantes, para a utilizao racional de recursos naturais, para a destinao adequada de resduos oriundos de bens e servios, para a reduo de emisses de gases de efeito estufa, para a reduo do consumo de itens nocivos, como os descartveis, para a racionalizao do consumo e para a observncia de critrios ambientais em obras e servios de engenharia, como economia de gua, energia e utilizao de materiais menos impactantes. O estabelecimento de polticas pblicas que estimulem as compras pblicas de maneira a incorporar aspectos ambientais, sociais e econmicos, considerando o processo de produo da mercadoria, constitui parte fundamental das iniciativas voltadas implementao do consumo sustentvel, aes estas que devero ser implementadas pela prpria Polcia Civil do Estado de So Paulo. A ideia de consumo sustentvel (ou consumo consciente ou consumo inteligente ou consumo responsvel) est atrelada de desenvolvimento sustentvel e passou a ser construda mediante a conceituao deste com o estabelecimento da Agenda 21 Global. A Agenda 21 descreve quais as principais aes que devem ser tomadas pelos governos para aliar a necessidade de crescimento dos pases com a manuteno do equilbrio do meio ambiente. No Captulo 4 desse importante documento, ressalta-se que:

(...) as principais causas da deteriorao ininterrupta do meio ambiente mundial so os padres insustentveis de consumo e produo, especialmente nos pases industrializados. Motivos de sria preocupao, tais padres de consumo e produo provocam o agravamento da pobreza e dos desequilbrios. (Agenda 21, Captulo 4).

28

Os principais temas da Agenda 21 Global referem-se, justamente, s mudanas de padres de consumo, ao manejo ambiental dos resduos slidos e s medidas de saneamento urbano, tratando, ainda, do fortalecimento do papel do comrcio e da indstria. Neste sentido, documento elaborado pelo Greenpeace (2005, p. 3-4):

Segundo especialistas reunidos sob os auspcios da ONU para estudar a problemtica em questo, o consumo sustentvel significa o atendimento das necessidades das geraes presentes e futuras por bens e servios de uma forma sustentvel econmica, social e ambientalmente. Visto que o consumo sustentvel depende da disponibilidade de bens e servios ambientalmente sustentveis, esse consumo est integralmente associado produo sustentvel. A promoo do consumo sustentvel implica necessariamente a reduo do volume de bens consumidos e a alterao dos hbitos de consumo de forma a promover a melhoria da qualidade de vida e a proteo do meio ambiente. Para se alcanar essa finalidade, preciso que se procure adquirir apenas o necessrio para uma vida digna, minimizar o desperdcio e a gerao de rejeitos (resduos), bem como promover o consumo de bens e servios gerados e produzidos de forma a respeitar o meio ambiente. Fonte: <http://www.greenpeace.org.br/ cidadeamiga/download/projeto_lei_17032> Acesso em: 18 jul. 2012

Dessa forma, consumo sustentvel significa consumir de forma diferente, escolhendo com base em critrios mais amplos, alm do menor preo e da durabilidade do material/produto, visando a garantir a melhoria da qualidade de vida em todos os nveis (social, cultural, econmico e ambiental). Significa, alm de dividir de forma mais equitativa os recursos entre os mais pobres e os mais ricos, demandar certo grau de abdicao ou de renncia por parte dos consumidores cidados, empresas ou governos motivando os fabricantes a modificar produtos e materiais a serem consumidos, j que a preferncia no consumo recai sobre (produtos ou materiais) cujo ciclo de vida cause menor impacto socioambiental.

29

6 INICIATIVAS ADOTADAS NO ESTADO DE SO PAULO

No Estado de So Paulo, vrias medidas foram adotadas com o objetivo de preservar o meio ambiente, dentre as quais se destacam: O Decreto estadual n 41.629/97, que probe a aquisio, por entidades do governo, de produtos ou equipamentos com substncias degradadoras da camada de oznio controladas pelo Protocolo de Montreal. O Decreto estadual n 42.836/98, alterado pelo Decreto n 48.092/03, que impe para a frota do grupo especial da administrao direta e indireta a aquisio de veculos movidos a lcool, em carter excepcional, devidamente justificada, e a aquisio de veculos na verso bicombustvel, ou movidos a gasolina, quando no houver modelos na mesma classificao movidos a lcool. O Decreto estadual n 45.643/01, que obriga a aquisio, pela administrao pblica direta, autrquica e fundacional, de lmpadas de alto rendimento, com o menor teor de mercrio, entre as disponveis no mercado (com base em laudos tcnicos) e de cabos e fios de alta eficincia eltrica e baixo teor de chumbo e policloreto de vinila (PVC); e recomenda a adoo de providncias para observncia pela administrao indireta. O Decreto estadual n 48.138/03, que institui medidas de reduo de consumo e racionalizao de gua no mbito da Administrao Pblica direta e indireta. Os Decretos estaduais n 49.673/05 e 49.674/05, que tornam obrigatrio no Estado de So Paulo o uso de madeira legalizada no Estado. A consagrao da adoo da poltica do desenvolvimento sustentvel pelo Estado de So Paulo veio com a edio do Decreto estadual n. 50.170//05, que institui o Selo Socioambiental no mbito da Administrao Pblica Paulista. O Selo socioambiental institudo no mbito da Administrao Pblica Paulista, o elemento distintivo que dever ser estampado nos documentos relativos s atividades que adotem ao menos um dos critrios anteriormente citados. Os critrios socioambientais devem ser obrigatoriamente observados (artigo 4 do Decreto estadual n 50.170/05):

30

Nas descries detalhadas de itens de material, especificaes e memoriais tcnicos constantes: do Cadastro nico de Materiais e Servios (Cadmat); do Sistema Integrado de Informaes Fsico - Financeiras (Siafsico); de cadastros de materiais mantidos pelos demais rgos e entidades da administrao estadual; Nos manuais de servios terceirizados, desenvolvidos ou atualizados sob coordenao da Casa Civil, de adoo obrigatria para toda a administrao pblica estadual .

Os preceitos deste decreto estadual, propaga a ideia de que os critrios socioambientais devem publicamente serem reconhecidos e adotados na

administrao pblica estadual de So Paulo, tanto nas aes, quanto nas operaes administrativas. Tornando efetiva a poltica de sustentabilidade no Estado de So Paulo, foi editado o Decreto no 53.047, de 2/6/2008, criando o Cadastro Estadual das Pessoas Jurdicas que comercializam produtos e subprodutos de origem nativa da flora brasileira - CADMADEIRA - e estabelecendo procedimentos para a aquisio desses produtos e subprodutos pelo Governo do Estado de So Paulo. O Governo do Estado de So Paulo procurando por meio das instituies competentes, inserir as variveis social e ambiental em suas compras e contrataes, criou e oficializou o Programa Estadual de Contrataes Pblicas Sustentveis, instituindo o Decreto estadual n. 53.336 de 20 de agosto de 2.008, que dispe:

Artigo 1 - Fica institudo, no mbito da Administrao Pblica direta e autrquica do Estado, o Programa Estadual de Contrataes Pblicas Sustentveis. Artigo 2 - O programa de que trata este decreto tem por finalidade implantar, promover e articular aes que visem a inserir critrios scioambientais, compatveis com os princpios de desenvolvimento sustentvel, nas contrataes a serem efetivadas no mbito a que alude o artigo anterior. Artigo 3 - Consideram-se critrios scio-ambientais, para fins deste decreto: I - fomento s polticas sociais; II - valorizao da transparncia da gesto; III - economia no consumo de gua e energia; IV - minimizao na gerao de resduos; V - racionalizao do uso de matrias-primas; VI - reduo da emisso de poluentes; VII - adoo de tecnologias menos agressivas ao meio ambiente; VIII - utilizao de produtos de baixa toxicidade. (..) Artigo 5 - So atribuies da Secretaria de Gesto Pblica, no exerccio da competncia de que trata o artigo anterior:

31

I - propor diretrizes, normas e procedimentos voltados a fomentar a adoo de critrios socioambientais nas contrataes a serem efetivadas no mbito a que se refere o artigo 1 deste decreto, que tenham por objeto a aquisio de bens, a prestao de servios comuns e a execuo de obras e servios de engenharia; II - articular os diversos rgos e entidades da Administrao Pblica, buscando a plena harmonizao dos critrios socioambientais adotados. (...) Artigo 8 - So atribuies da comisso de que trata o artigo anterior: I - implantar o Programa Estadual de Contrataes Pblicas Sustentveis no rgo ou entidade a que pertence, em consonncia com o estabelecido no artigo 2 deste decreto; II - empreender aes visando conscientizar e envolver todos os servidores, em especial aqueles diretamente ligados aos setores de compras e contrataes, na implantao do programa a que alude o inciso anterior; III - submeter Secretaria de Gesto Pblica, ao final de cada exerccio, relatrio detalhado das aes e programas desenvolvidos. (...) Artigo 11 - Os representantes da Fazenda do Estado junto s sociedades de economia mista, empresas pblicas, fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico e demais entidades controladas, direta ou indiretamente pelo Estado, adotaro as providncias necessrias visando ao atendimento do disposto neste decreto.

O Estado de So Paulo assume o compromisso no s de atuar na fiscalizao de legislao vigente, mas tambm de compartilhar, em cada ato por ele praticado ou contrato por ele celebrado, o respeito ao meio ambiente critrio da reduo da emisso de poluentes. Aps a anlise no transcorrer da presente pesquisa, h de se considerar a existncia em mbito nacional e estadual de uma legislao farta e adequada, que visa adoo de licitaes e contrataes pblicas sustentveis, que tem como escopo ser um instrumento agregador aos novos valores ambientais.

32

7 A SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO DAS LICITAES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS NO MBITO DA POLCIA CIVIL DO ESTADO DE SO PAULO

Aps uma anlise global do tema - Licitaes Sustentveis -, baseada na recente alterao trazida pela Lei Federal 12.349/2010, que acresceu ao Artigo 3 da Lei 8666/1993 critrios ambientais na licitao pblica, e inseriu a ideia de desenvolvimento nacional sustentvel, trago a esta pesquisa, neste momento, e em minha anlise, os principais pontos basilares a serem desenvolvidos e adaptados pela Polcia Civil do Estado de So Paulo, atravs do novo enfoque no processo de aquisio de produtos, bens e servios, visando sustentabilidade, com enfoque especial ao Registro de Preos, conforme subcaptulos a seguir.

7.1 Unidade Gestora Oramentria e Unidade de Despesa Unidade de Compra

Inicia-se agora a anlise dos rgos gerenciadores e executores, que sendo unidades responsveis pela elaborao dos editais para contrataes futuras, com foco no comprador pblico tero com a nova perspectiva de licitao sustentvel, a incumbncia de dar ampla divulgao s novas iniciativas educativas e comportamentais nos diversos rgos do governo, tendo a Polcia Civil do Estado de So Paulo, a funo precpua de colaborar para a preservao do meio ambiente e para o consumo e compra responsvel de bens e servios, o quanto segue: A Unidade de Despesa (UD) a unidade subordinada direta ou indiretamente, ao dirigente responsvel pela unidade oramentria, qual so distribudas dotaes necessrias aos encargos de responsabilidade. a UD que realiza a execuo oramentria e financeira da despesa propriamente dita. A Unidade Oramentria (UO) a unidade subordinada ou vinculada diretamente ao Governador ou Secretrio de Estado, responsvel por um agrupamento de servios da Administrao Pblica Estadual, Direta ou Centralizada,

33

provido de dotao oramentria prpria para o desempenho das suas atividades. O dirigente da unidade oramentria faz a distribuio dos recursos pblicos para as unidades de despesa e controla a efetiva utilizao dos mesmos, segundo as normas estabelecidas14. As aquisies de materiais, e contrataes de prestao de servios so realizadas em nvel de Unidade de Despesa, visando suprir suas necessidades e das unidades subordinadas, com vistas ao bom desempenho das respectivas funes, portanto neste momento e por este Agente do Estado, a incumbncia da realizao da contratao pblica, que tem o dever de adotar as cautelas necessrias, optando pela seleo do objeto do certame, dentre aqueles de atendam aos requisitos de sustentabilidade. nesta oportunidade, no momento da elaborao do edital pela unidade de despesa, que caber ser implementado os requisitos necessrios para a adoo de meios de contratao ecologicamente corretos, como condio de garantia da compra dos produtos e servios, onde caber administrao pblica direcionar o rumo do mercado, com a inteno de buscar e atingir o desenvolvimento sustentvel. As unidades de despesa tm como finalidade, atender as suas necessidades e de seus rgos, seja na aquisio de bens, servios ou obras, assim como tm a incumbncia de realizar contrataes eficientes, eficazes e ecologicamente corretas, mediante a especificao clara do objeto, descrevendo os servios e impondo-se exigncias que assegurem benefcios no s organizao, mas tambm sociedade, como economia de recursos e minimizao dos danos ao meio ambiente. H de se ponderar, como j exposto nesta pesquisa, que a implementao de programas de licitao sustentvel deve ocorrer de forma gradual, comeando
14

DECRETO N 57.733, DE 10 DE JANEIRO DE 2012 - Fixa normas para a execuo oramentria e financeira do exerccio de 2012 e d providncias correlatas. (...) Artigo 2 - A gesto dos recursos oramentrios e financeiros no SIAFEM/SP far-se- atravs das seguintes unidades: I - Unidade Gestora Oramentria - UGO, unidade gerenciadora e controladora das dotaes de cada Unidade Oramentria, que centraliza todas as operaes de natureza oramentria, dentre as quais a distribuio de recursos s Unidades Gestoras Executoras e aos Fundos Especiais de Despesa; II Unidade Gestora Financeira - UGF, unidade responsvel pela gesto e controle dos recursos financeiros, que centraliza as operaes e transaes bancrias; III - Unidade Gestora Executora UGE, unidade administrativa codificada no SIAFEM/SP, integrante da estrutura dos rgos da Administrao Direta, das Autarquias, das Fundaes e das Sociedades de Economia Mista classificadas como dependentes, incumbida da execuo oramentria e financeira da despesa. 1 - Toda Unidade de Despesa constitui uma Unidade Gestora Executora. Integra: http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/1030702/decreto-57733-12-sao-paulo-sp

34

devagar, incorporando o princpio de sustentabilidade em diversos aspectos da gesto pblica, para tanto, neste aspecto de iniciao ao ecologicamente correto, as compras pblicas so um bom comeo.

7.2 Comisso Interna de Contrataes Pblicas Sustentveis

Conforme j mencionado, o Decreto estadual n. 53.336, de 20 de Agosto de 2008, criou o Programa Estadual de Contrataes Pblicas Sustentveis, e dentre as diversas providencias adotadas instituiu as Comisses Internas, seno vejamos:

(...) Artigo 7 - Dever ser nomeada, em cada rgo ou entidade da Administrao Pblica direta e autrquica, uma Comisso Interna de Contrataes Pblicas Sustentveis, a ser constituda por no mnimo, 2 (dois) membros. 1 - Caber ao dirigente do rgo ou entidade designar os membros da comisso de que trata o caput deste artigo, indicando o seu Coordenador 2 - As funes dos membros referidos no pargrafo anterior sero desenvolvidas sem prejuzo das atividades inerentes aos seus respectivos cargos e funes. Artigo 8 - So atribuies da comisso de que trata o artigo anterior: I - implantar o Programa Estadual de Contrataes Pblicas Sustentveis no rgo ou entidade a que pertence, em consonncia com o estabelecido no artigo 2 deste decreto; II - empreender aes visando conscientizar e envolver todos os servidores, em especial aqueles diretamente ligados aos setores de compras e contrataes na implantao do programa a que alude o inciso anterior; III - submeter Secretaria de Gesto Pblica, ao final de cada exerccio, relatrio detalhado das aes e programas desenvolvidos. Artigo 9 - vedado atribuir remunerao aos servidores, a qualquer ttulo, em decorrncia da participao em Comisso Interna de Contrataes Pblicas Sustentveis. Artigo 10 - Os rgos e entidades abrangidos por este decreto tero o prazo de 15 (quinze) dias, contados da data de sua publicao, para remeterem Secretaria de Gesto Pblica o ato de designao dos membros a que alude o artigo 7 deste decreto. (...)

No stio da Secretaria de Gesto Pblica est disponvel para consulta um aplicativo que tem como objetivo cadastrar as Comisses Internas constitudas em toda Administrao. Esse cadastro visa a organizar e disponibilizar informaes e

35

comunicaes entre a Secretaria de Gesto Pblica, a Secretaria do Meio Ambiente, as Comisses Internas e os demais envolvidos no programa. O aplicativo pode ser acessado no seguinte endereo:

http://www.app.licitasustentavel.sp.gov.br/cgsustentavel/ A Secretaria de Gesto Pblica a responsvel pela coordenao do Programa de Contrataes Pblicas Sustentveis e a Secretaria do Meio Ambiente oferece assessoria tcnica na rea ambiental. A partir desta nova perspectiva, a Comisso Interna de Contrataes Pblicas Sustentveis, dever ser composta por membros capacitados para a elaborao de um edital sustentvel. H de se ter, em cada rgo da Polcia Civil do Estado de So Paulo, a preocupao primordial em proporcionar uma qualificao adequada aos seus funcionrios, atravs de cursos de aperfeioamento, visando melhoria e a reciclagem profissional, para que estes desempenhem com eficincia e presteza tais responsabilidades. A busca pela soluo mais sustentvel mais trabalhosa, e caber a cada comisso interna o dever de iniciar o processo para fazer cumprir a lei, pois a aquisio de produtos que agregam solues sustentveis s necessidades de cada rgo da administrao salutar, e urgente. s comisses internas dever ser imposto um planejamento adequado, pois a aquisio de produtos sustentveis exige do profissional a incumbncia de informar junto ao mercado as possibilidades de compra, quais produtos agregam solues sustentveis, etc. So atribuies das Comisses Internas de Contrataes Pblicas

Sustentveis implantar o Programa Estadual de Contrataes Pblicas Sustentveis no rgo ou entidade a que pertence, promover e articular aes para inserir critrios socioambientais nas aquisies realizadas localmente, empreender aes de conscientizao e envolvimento dos servidores, especialmente aqueles diretamente ligados aos setores de compras, na implantao do programa e submeter Secretaria de Gesto Pblica, ao final de cada exerccio, relatrio detalhado das aes desenvolvidos - o Relatrio Anual de Contrataes Sustentveis. Foram criadas 40 comisses at o ano de 2011 nos diversos entes da administrao direta e indireta do Estado. A composio das Comisses pode ser consultada por meio de um stio especfico que foi desenvolvido com ferramentas

36

livres da internet e proporciona o surgimento de novas ideias a partir da participao ativa dos membros das Comisses que podem compartilhar conhecimentos. Portanto, se o Estado, neste quesito a Polcia Civil do Estado de So Paulo, pretende trilhar o caminho da sustentabilidade, deve criar em seus rgos uma conscientizao de que o planejamento uma ferramenta essencial para atingir esse objetivo, sob pena de optar-se por um produto convencional, que no exige detalhamentos adicionais no Termo de Referncia, mas que, no final, no atinge o objetivo principal, que a sustentabilidade.

7.3 Comprador Pblico

Cumpre destacar que, estudando o tema em questo, e analisando a dinmica das compras pblicas atravs da realizao de licitao em suas modalidades diversas, passarei agora a dar nfase, no servidor pblico, incumbido de realizar a melhor compra, pois por meio deste comprador pblico que o edital de compras ser formulado e, consequentemente, o produto adquirido. Para que a melhor escolha possa ser realizada, h que se investir em informao e em cursos de qualificao desses agentes. necessrio, estimular o agente pblico para que adote uma posio de comprador mais consciente com seu poder de escolha, o que ir refletir na elaborao de um edital adequado para uma licitao sustentvel. De acordo com informaes colhidas e trazidas a esta pesquisa, o mercado de oferta/procura dos produtos sustentveis so normalmente mais caros que os tradicionais, uma vez que no so produzidos em larga escala. Alguns produtos, no entanto, j alcanaram preos competitivos, como o caso do papel reciclado, e que esto sendo incorporados aos poucos na Administrao Pblica 15. de suma importncia em uma Licitao Sustentvel, um primoroso planejamento, assim como a elaborao pelo comprador pblico de um eficiente memorial descritivo, que orientar quanto a qualidade e atendimento de
15

A Comisso de Educao, Cultura e Esportes da Cmara Municipal de So Paulo aprovou Projeto de Lei que obriga a utilizao de papel reciclado em cadernos escolares distribudos aos alunos da rede municipal de ensino. Projeto de Lei 213/06 na integra disponvel em:www.camara.sp.gov.br

37

especificaes, visando o cumprimento dos padres solicitados. A elaborao de uma Licitao Sustentvel, exige grande concentrao de profissionais qualificados e interessados no respeito para com o Meio Ambiente, assim como na excelncia profissional, pois devero estar dispostos a adquirir materiais, servios ou obras de boa procedncia. com esse enfoque, que a sustentabilidade dever ser inserida de forma gradual nas Licitaes Pblicas no mbito da Polcia Civil do Estado de So Paulo, onde dever o comprador pblico, fugir da compra conforme os parmetros anteriores, ou seja, uma simples cpia da licitao anterior. H de se afirmar que o mercado altamente dinmico, onde novas tecnologias surgem todos os dias, tendo o comprador pblico que realizar uma pesquisa ampla (internet, revistas especializadas, artigos, livros etc.) de novos produtos menos nocivos ao meio ambiente e mais eficaz aos interesses dos rgos pblicos. Visando a excelncia, e a obedincia aos preceitos estabelecidos na Lei de Licitaes, dever o comprador pblico, antes de qualquer aquisio de materiais ou contratao de servios, realizar o estudo das necessidades da aquisio ou contratao, para posteriormente, seguir com a elaborao de um Memorial Descritivo que dever agregar aspectos socioambientais de forma detalhada, utilizando-se dos dispositivos legais existentes e das ferramentas disponveis para auxilio como: CADMAT, CADTERC, CADMADEIRA, CATALOGO DE MATERIAIS SOCIOAMBIENTAIS, ETC 16. O Setor de Compras Materiais Suprimentos, de qualquer rgo da administrao pblica, e da Polcia Civil do Estado de So Paulo, no poder ser visto como uma linha de produo, onde a preocupao primordial, atendimento imediato e sem anlise das requisies de pedidos de compras, devendo as chefias e gestores dos departamentos, analisar de forma sustentvel o pedido requisitado, agregando novas experincias obtidas em outros rgo da administrao, com vistas a implementao de novas tecnologias disponveis (ex: lmpadas e luminrias mais eficientes; equipamentos e acessrios de hidrulica, maximizao da gua de reuso, etc.).

16

Disponveis nos sites: www.bec.sp.gov.br e www.cadterc.sp.gov.br.

38

neste sentido, que o comprador pblico no mbito da Polcia Civil do Estado de So Paulo, dever focar, pois a reduo do consumo, a reutilizao do material, assim como a reciclagem, revelam a preocupao com o desenvolvimento sustentvel. O artigo 15, 7, inciso II da Lei Federal n 8.666/93 17, obriga a definio na licitao das unidades e das quantidades a serem adquiridas em funo do consumo e utilizao provveis. Neste sentido, destaco o Decreto Estadual n 57.829, de 02 de maro de 2012, que instituiu o Programa de Melhoria do Gasto Pblico - Desperdcio Zero, que tem como objetivo aumentar a eficincia de tal atividade administrativa, preservando a qualidade da prestao do servio e o aumento da capacidade de investimento em projetos voltados s polticas pblicas estaduais. No mbito da Polcia Civil do Estado de So Paulo, foi proposto atravs da Portaria DGP-3, de 30 de janeiro de 201218, um modelo sustentvel para as Delegacias a serem reformadas, construdas, readaptadas e readequadas. A Delegacia conceito ter sua construo baseada na auto sustentabilidade, onde sero criados sistemas que possibilitem o reuso da gua da chuva, a da energia solar para economia no consumo de energia eltrica, a coleta seletiva de lixo e a acessibilidade aos portadores de deficincia fsica, com a construo de rampas de acesso e elevadores. Visando ilustrar a importncia dos profissionais da rea de compras pblicas, e incentivar o constante profissionalismo destes agentes do Estado, trago a esta pesquisa a informao sobre o concurso que realizado pela Secretaria de Logstica e Tecnologia da Informao do Ministrio de Planejamento, Oramento e Gesto que promove o Prmio Sustentvel, seno vejamos:

Prmio Equipe Sustentvel e Edital Sustentvel O Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto por meio da Secretaria de Logstica e Tecnologia da Informao (SLTI/MP), torna pblica a prorrogao e a alterao dos participantes do concurso para o Prmio Equipe Sustentvel e Edital Sustentvel:
17

Art.15: As compras pblicas sempre que possvel, devero: 7 nas compras pblicas devero ser observadas ainda: II: a definio das unidades e das quantidades a serem adquiridas em funo do consumo e utilizao provvel, cuja estimativa ser obtida, sempre que possvel, mediante adequadas tcnicas quantitativas de estimao. 18 Texto integral disponvel em: http://intra.policia-civ.sp.gov.br/informativos/informativos 2012/boletins/port_dgp3.pdf

39

Podero inscrever-se ao Prmio Equipe Sustentvel e Edital Sustentvel todos os rgos e entidades da Administrao Pblica direta e indireta da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios O prmio est dividido em duas categorias: equipe sustentvel, para contratos nas modalidades prego, concorrncia e tomada de preo; e edital sustentvel, onde podem concorrer editais por meio de inteno de registro de preo ou de sistema de registro de preo.19

preciso que a Administrao Pblica proporcione capacitaes tcnicas a seus funcionrios/servidores para que estes desempenhem com eficincia e presteza tais responsabilidades para compor as chamadas Comisses Internas Tcnicas.

7.4 Memorial Descritivo Pr Compra

A elaborao do Memorial Descritivo que defina com preciso e respeito os critrios socioambientais mais um passo essencial para uma boa contratao, sendo uma das partes mais complexas da licitao. A fase da pr-compra imprescindvel para que esforos sejam reunidos para elaborar um termo de referncia/especificao tcnica ou escolher um item padronizado j disponvel, visando busca de solues mais adequadas para se atender s necessidades e demandas da unidade compradora, de maneira que possa ser realizada a melhor compra possvel, ou seja, uma compra inteligente. O ideal que cada unidade tenha uma comisso interna de contrataes pblicas sustentveis, para discutir e definir todos os aspectos relacionados com a pr-compra que garantir a possibilidade da licitao sustentvel. O Memorial Descritivo, tido pelos estudiosos do assunto uma das peas mais importantes para que o procedimento licitatrio alcance o objetivo esperado. Visando o aperfeioamento constante, dever o ordenador de despesa designado pelo rgo correspondente na Polcia Civil do Estado de So Paulo, fugir das compras conforme parmetros anteriores, ou seja, como dito anteriormente uma

19

Disponvel em: <http://cpsustentaveis.planejamento.gov.br/?page_id=1921> Acesso em: 20 jul. 2012

40

simples cpia da licitao anterior, pois o mercado altamente dinmico, e novas tecnologias surgem todos os dias, onde, proceder a uma pesquisa pela internet de novos produtos, menos nocivos ao meio ambiente e mais interessantes s necessidades da Instituio uma prioridade. O ideal que o Memorial Descritivo seja elaborado por uma equipe tcnica, onde o resultado ser um objeto bem detalhado que dever reunir todos os elementos necessrios para atender plenamente as necessidades do rgo interessado em sua contratao. E ainda, a correta especificao do item a ser adquirido vai determinar o bom atendimento das necessidades da compra pelo rgo. Sendo de fundamental importncia que este esteja bem descrito para que no haja margem de dvida por parte dos licitantes ou dos responsveis pela aquisio. O poder pblico deve sim, sempre que possvel, priorizar o menor preo, porm o menor preo dentro das especificaes exigidas corretamente para o atendimento das necessidades em prol do interesse pblico.

7.5 Registro de Preos

Sistema de Registro de Preos um conjunto de procedimentos para registro formal de preos relativos prestao de servios e aquisio de bens, visando contrataes futuras. (Art.1 Decreto Estadual n. 47.945/03, redao dada pelo Dec. 51.809/07). Preceitua a Lei Federal 8666/93:

Art. 15 - As compras, sempre que possvel, devero: II - ser processadas atravs do sistema de registro de preos. 1 - O registro de preos ser precedida de ampla pesquisa no mercado. 2 - Os preos registrados sero publicados trimestralmente por decreto, atendida as peculiaridades regionais, observadas as seguintes condies. I seleo feita mediante concorrncia. II estipulao prvia do sistema de controle e atualizao dos preos registrados. III validade do registro no superior a 1 (um) ano.

41

A Lei Federal 10.520/02 em seu Art. 11 estabelece:

As compras e contrataes de bens e servios comuns, no mbito da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, quando efetuadas pelo Sistema de Registro de Preos previsto no Art. 15 da Lei 8666/93 de 21 de Junho de 1993, poder adotar a modalidade de prego, conforme regulamento especfico.

Assim no Sistema de Registro de Preos, as modalidades aplicadas so a concorrncia e o prego, esta utilizada quando referente a bens e servios comuns, com critrio de julgamento (tipo de licitao) - menor preo. O Sistema de Registro de Preos implementado quando, pelas caractersticas do bem ou servio, houver necessidade de contrataes frequentes, cuja quantidade seja difcil de mensurao exata, e ainda, quando as aquisies forem mais adequadas na forma de entrega parcelada, bem como quando o objeto destinar-se a mais de um rgo ou entidade da Administrao. A implementao do Sistema de Registro de Preos deve ser realizada visando padronizar o objeto (bem ou servio) com a definio dos quantitativos estimados, sendo necessrio ainda, realizar uma ampla pesquisa de mercado, com vistas realizao da melhor compra para a administrao pblica. O Estado de So Paulo, por meio da Resoluo da Casa Civil CC-53, de 30/06/2004 criou um Grupo Tcnico para o desenvolvimento de estudos para a implementao de licitaes ambientalmente sustentveis, com a possibilidade de aplicao do registro de preos, o que deu origem instituio de trs subgrupos voltados anlise especfica do procedimento para contratao de bens, obras e servios pela administrao pblica. O rgo Gerenciador a entidade da Administrao responsvel pelo gerenciamento do Sistema de Registro Preos, e pela conduo da licitao O rgo Participante a entidade que participa dos procedimentos iniciais do Sistema de Registro de Preos e integra a Ata de Registro de Preos, na qual dever dar sua concordncia quanto aos quantitativos e as especificaes, antes da abertura da licitao. O objeto do Sistema de Registro de Preos so os bens e servios de uso frequente e regular, cujas quantidades sejam difceis de mensurao exata. (Art. 11

42

da Lei Federal n. 10520/02) 20. O Sistema de Registro de Preos possuem as seguintes caractersticas bsicas:

Registro de preo nico: Possibilidade de registrar mais de um

fornecedor para o mesmo item, desde que concordem em fornecer pelo menor preo;

A licitao no se exaure com uma nica contratao; A proposta

selecionada fica a disposio da administrao que, se e quando desejar adquirir, se valer dos preos registrados, tantas vezes quando desejar (dentro dos limites estabelecidos no ato convocatrio);

No obrigatoriedade de a Administrao firmar contrataes com o

detentor do preo registrado: Lei Federal 8666/93 - Art.15 pargrafo 4 - Cabe ressaltar que no conveniente licitar quantidades excessivas, em virtude da no obrigatoriedade;

Direito de preferncia do beneficirio do registro, em igualdade de Validade do registro: Art.13 Dec.47945/03 Prazo mximo de 12

condies;

meses, contados da publicao da Ata Prazo de validade da proposta diverso do estabelecido no art.15, pargrafo 3 da LF 8666/93 (validade do registro no superior a 1 ano);

Prorrogao da validade do registro: Possibilidade por uma nica vez

por igual perodo, preenchidas certas condies: - no ter atingido o limite das aquisies previstas no edital com exaurimento do registro - necessidade do ato ser motivado, com indicao da justificao de preos, havendo ampla pesquisa que comprove inequivocamente a vantagem previso no edital, com cumprimento dos princpios que norteiam a licitao.

O Sistema de Registro de Preos possui as seguintes vantagens para a Administrao Pblica:

validade da proposta por tempo determinado, sem necessidade de

contratao;
20

Art.11 da Lei 10520/2002 As compras e contrataes de bens e servios comuns, no mbito da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, quando efetuadas pelo sistema de registro de preos previstos no art. 15 da Lei 8666/93, podero adotar a modalidade de prego, conforme regulamento especfico.

43

rapidez nas aquisies; eliminao de licitaes e contrataes contnuas; evita o fracionamento de licitao; no h o dever de fixar quantidades para cada contratao; modernizao e desburocratizao dos processos de compra; economia de escala e de recursos; eliminao do problema de regulao dos estoques; viabilidade de compartilhamento entre as unidades interessadas do

preo registrado;

no necessidade de reserva oramentria prvia, dentre outras.

rgo

Gerenciador

tem

como

atribuio

convidar,

mediante

correspondncia ou outro meio eficaz, os rgos e entidades da Administrao para participarem do Sistema de Registro de Preos, definindo claramente as especificaes tcnicas, visando o atendimento aos requisitos de padronizao. Uma medida eficaz no combate ao desperdcio a solicitao pelo rgo gerenciador dos quantitativos do objeto a ser licitado s unidades de despesas, consolidando todas as informaes relativas estimativa individual e total de consumo. Analisando o Sistema de Registro de Preos em sua fase de implementao, h de se ponderar que, para que as contrataes pblicas cumpram com a finalidade de consumo sustentvel, quando possvel, dever ser realizada a subdiviso do objeto em lotes quando tcnica e economicamente vivel, de forma a possibilitar maior competitividade, definido ainda, se for o caso, a quantidade mnima para cada contratao. H de se registrar ainda, que ao rgo Gerenciador caber realizar uma ampla pesquisa de preos, para aferio dos preos praticados no mercado, visando sempre melhor compra para a administrao pblica. Outra figura de destaque no sistema de Registro de Preos o Gestor do Contrato (Art. 67 da Lei Federal 8666/93) 21.
21

Art. 67. A execuo do contrato dever ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administrao especialmente designado, permitida a contratao de terceiros para assisti-lo e subsidi-lo de informaes pertinentes a essa atribuio. 1. O representante da Administrao anotar em registro prprio todas as ocorrncias relacionadas com a execuo do contrato, determinando o que for necessrio regularizao das faltas ou defeitos observados. 2. As

44

O Gestor do Contrato deve sempre assegurar-se se a contratao vantajosa para a Administrao, fazendo juntar ao procedimento uma ampla pesquisa de preos, zelando pelo fiel desenvolvimento do contrato celebrado, e informando ao rgo gerenciador quando o fornecedor se recusar a contratar ou descumprir as condies previstas do contrato. A Ata de Registro de Preos outra peculiaridade do Sistema de Registro de Preos, tendo como conceito: documento de carter obrigacional em que so averbados os rgos participantes, os preos, os fornecedores, as quantidades e condies a serem observadas nas futuras contrataes. (Art. 12 do Decreto Estadual n. 47.945/2003). A Ata de Registro de Preos formalizada com a observncia das disposies do Art. 12 do Decreto Estadual n. 47.945/03, dentre as principais: dever ser assinada pelo primeiro colocado e demais licitantes que

aderiram ao preo e subscrita pela autoridade competente (ordenador de despesa). dever registrar os preos as empresas registradas em ordem de

classificao, as quantidades e as condies que sero observadas nas futuras contrataes. A licitante que, convocada para assinar a Ata, deixar de faz-lo no

prazo fixado, dela ser excluda. Colhidas as assinaturas, o rgo Gerenciador providenciar a imediata

publicao da Ata e, se for o caso, do ato que promover a excluso.

Outra questo de destaque no que se refere ao Registro de Preos, e tema de frequentes discusses a figura do ento denominado Carona. O Artigo 15A do Decreto 47.945/0322, alterado pelo Decreto Estadual 54.939/09, permite a figura do
decises e providncias que ultrapassarem a competncia do representante devero ser solicitadas a seus superiores em tempo hbil para a adoo das medidas convenientes. 22 Redao dada pelo Decreto n 51.809, de 16 de maio de 2007. "Artigo 15 A - A Ata de Registro de Preos, durante sua vigncia, poder ser utilizada por qualquer rgo ou entidade da Administrao que no tenha participado do certame licitatrio, mediante prvia consulta ao rgo Gerenciador, desde que comprovada vantagem em tal adeso. 1 - Caber ao fornecedor beneficirio da Ata de Registro de Preos, observadas as condies nela estabelecidas, optar pela aceitao ou no do fornecimento, independentemente dos quantitativos registrados em Ata, desde que este fornecimento no prejudique as obrigaes anteriormente assumidas. 2 - As aquisies ou contrataes adicionais a que se refere este artigo no podero exceder, por rgo ou entidade, a cem por cento dos quantitativos registrados na Ata de Registro de Preos. 3 - Podero igualmente utilizar-se da Ata de Registro de Preos, mediante prvia consulta ao rgo Gerenciador, outros entes e entidades da Administrao Pblica, desde que observadas s condies estabelecidas nos 1 e 2 deste artigo.

45

Carona e determina sua forma e participao nos processos licitatrios. A lei 8.666/93 silente quanto a este instituto, onde doutrinadores de renome entendem que o referido decreto regulamentou o assunto em decorrncia de lacuna existente. Alguns defendem a legalidade dessa figura jurdica, que surgiu com o Decreto Federal n. 3.931/01 (no mbito da Unio), justificando-a na celeridade das contrataes pblicas. Destaca-se, entre os defensores do "carona", Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, para quem este procedimento atende ao interesse pblico e ao princpio da proposta mais vantajosa. Para outros, contudo, entre os quais se alinha Maral Justen Filho, o procedimento viola diversos princpios que regem as contrataes pblicas, especialmente a obrigatoriedade da licitao.
23

Maral Justen Filho (2005, p.112) posicionando-se em sentido contrrio a utilizao da figura do carona preceitua ... no apenas configura como ofensivo ao princpio da legalidade, mas tambm, infringe a essncia da sistemtica constitucional e legislativa sobre a licitao e contrataes administrativas. O Tribunal de Contas do Estado de So Paulo se posicionou de forma contrria a esta questo declarando que h incompatibilidade dos artigos 15A e 15B do Decreto Estadual n. 47.945/03 (introduzidos pelo Decreto Estadual n. 51809/07) com sistema da Lei 8666/93 e com os prprios princpios constitucionais aplicveis matria. Neste sentido:

A comprovao de que a prtica do carona produziu enriquecimento injusto e indevido para o fornecedor privado deve conduzir severa responsabilizao dos agentes estatais que o adotaram (TC 038240/026/08). A figura do carona ofende, de uma s vez, os princpios da legalidade, isonomia, economicidade, vinculao ao instrumento convocatrio e competitividade, alm de ser campo frtil para o administrador mprobo que, na perspectiva de adquirir bens ou servios, poder negociar com contemplado (s) em ata(s) realiza licitao ou optar por celebrar o contrato com aquele que lhe oferea vantagem ilcita, em grave afronta aos princpios da impessoalidade, moralidade e economicidade. (TC 0702/026/07).
23

Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/12990/a-figura-do-carona-no-sistema-de-registro-deprecos-e-o-tribunal-de-contas-paulista#ixzz20FF51x9V

46

Porm o instituto utilizado, e sua regulamentao foi realizada pelo Decreto n. 54.939/09 em seu Artigo 15 j citado, na qual dita algumas formalidades e procedimentos a serem observados. O referido Decreto expresso em declinar que durante a vigncia da Ata de Registro de Preos, esta poder ser utilizada por qualquer rgo ou entidade da Administrao Pblica, que no tenha participado do certame licitatrio, mediante prvia consulta ao rgo Gerenciador, desde que comprovada vantagem. H, no entanto um limite estabelecido quando ao objeto do contrato licitatrio, onde o conjunto das adeses dos caronas no poder ultrapassar a 100% do quantitativo inicial registrado na Ata.

7.6 Prego Eletrnico

O prego uma modalidade de licitao utilizada para a aquisio de bens e de prestao de servios comuns, qualquer que seja o valor estimado da contratao. So considerados como servios comuns aqueles cujos padres de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos em edital, por meio de especificaes usuais de mercado. Para acompanhar os preges realizados pelos diversos rgos e entidades da administrao estadual, basta acessar o site www.pregao.sp.gov.br. L esto disponveis as informaes completas de todos os preges realizados pelo governo estadual: 96.104 preges, entre presenciais e eletrnicos, at a presente data. As informaes podem ser acessadas de diversas maneiras, como por segmento de mercado, por etapa de desenvolvimento em que o prego se encontra, por natureza do bem ou servio, por fornecedor, por preos referenciais e negociados, a economia obtida, seja em relao ao menor lance ou em relao ao valor final negociado. Esto disponveis tambm as informaes sobre a legislao, as minutas de editais padres, apoio ao fornecedor, apoio ao pregoeiro, entre outros.

47

A obrigatoriedade da adoo da modalidade Prego Eletrnico para toda a administrao pblica paulista foi determinada pelo Decreto 51.469, de 2 de janeiro de 2007 24. O Prego Eletrnico foi criado para facilitar os procedimentos de compra do setor pblico, uma modalidade de licitao do tipo menor preo para aquisio de bens ou de servios comuns, independentemente do valor. realizada mediante a apresentao e a classificao de propostas seguidas de lances em sesso pblica e negociao. Durante toda a sesso pblica os fornecedores participam incgnitos, sendo apenas identificados no final do procedimento de compra. Qualquer cidado pode acompanhar todo o processo de realizao de um prego eletrnico, bastando acessar o site www.bec.sp.gov.br, espao virtual onde se realizam exclusivamente as compras eletrnicas do Governo do Estado. A Bolsa Eletrnica de Compras do Governo do Estado de So Paulo Sistema BEC/SP - tem por objetivo a negociao de preo de bens e servios adquiridos pela Administrao Pblica, por meio de procedimentos eletrnicos, permitindo ampla competitividade e igualdade de condies de participao para todos os seus usurios. Esse sistema de eficincia e agilidade das compras pblicas realizadas atravs do sistema de registro de preos, j est sendo utilizado em larga escala pelas diversas Secretarias e rgos da Administrao Pblica Estadual, inclusive pela prpria Academia de Polcia que atravs de Prego eletrnico realizou a

24

Decreto n 51.469, de 2 de janeiro de 2007.Dispe sobre a obrigatoriedade da modalidade de prego para aquisio de bens e servios comuns. Artigo 1 - Na realizao de despesas relativas a aquisies dever ser observada a legislao pertinente, bem como adotados, obrigatoriamente, os seguintes procedimentos: I - o Sistema Bolsa Eletrnica de Compras do Governo do Estado de So Paulo - BEC/SP, no mbito da Administrao Direta, Autarquias e Fundaes, dentro do limite de dispensa de licitao e da modalidade de convite, para aquisio de bens com entrega imediata, e quando envolver valor superior a R$ 600,00 (seiscentos reais); II - a modalidade de licitao denominada Prego, para as aquisies de bens e servios comuns, qualquer que seja o valor estimado da contratao no mbito da Administrao Pblica Estadual, ressalvadas as hipteses de dispensa e inexigibilidade do procedimento licitatrio. 1 - A eventual impossibilidade da adoo do Sistema BEC/SP ou do Prego, dever ser justificada nos respectivos autos pela autoridade responsvel quando da abertura do processo de aquisio. 2 - As informaes referentes aos preges devero ser registradas no endereo eletrnico www.pregao.sp.gov.br. Artigo 2 - A utilizao da modalidade de "Prego Eletrnico" para aquisio de bens e servios comuns ser obrigatria para toda administrao pblica estadual, na forma e prazos a serem estabelecidos pela Secretaria da Fazenda. Artigo 3 - As Secretarias de Gesto Pblica e da Fazenda podero, nas suas respectivas reas de competncia, estabelecer normas e orientaes complementares para a execuo do disposto neste decreto. Artigo 4 - Este decreto entra em vigor na data de sua publicao. Palcio dos Bandeirantes, 2 de janeiro de 2007.

48

compra de gua mineral (OC n. 1801230000012012OC00016 - ACADEMIA AGUA MINERAL). Como esses resultados, alm da tendncia de queda nos preos praticados, a Administrao estadual passou a realizar os pagamentos na data de vencimento das obrigaes, desde que atendidas s condies de recebimento do bem ou do servio prestado, obtendo maior credibilidade junto aos fornecedores. Com as facilidades do Sistema BEC/SP o Estado de So Paulo, e principalmente os rgos afetos a Polcia Civil, conseguem agilizar suas compras, reduzir o preo de aquisio de bens e servios, assim como o seu custo operacional, favorecendo a gesto responsvel dos recursos pblicos.

49

CONSIDERAES FINAIS

Atualmente vive-se em um perodo em que os princpios da sustentabilidade e os conceitos de desenvolvimento sustentvel esto aos poucos, e de forma gradual, sendo inseridos nos procedimentos de aquisio de produtos, bens e servios adquiridos pelo Estado, onde as Licitaes Pblicas adquirem uma nova roupagem, devendo cumprir a nova perspectiva do Contrato Administrativo, que o da Sustentabilidade. Atravs dos Contratos Administrativos realizados pelo Estado, busca-se um processo de melhoria contnua, visando o uso mais racional de recursos naturais para satisfazer as crescentes necessidades do consumidor e diminuir os impactos ambientais. Para isso, as tcnicas de gesto devem ser constantemente atualizadas, e tais inovaes precisam ser progressivamente incorporadas aos programas de polticas existentes. Dentro deste contexto, o Estado de So Paulo, em foco a Polcia Civil do Estado de So Paulo, est aderindo a esses princpios em sua cultura organizacional, onde se faz necessrio o envolvimento e comprometimento de seus funcionrios, construindo assim uma slida cultura de sustentabilidade, visando o desenvolvimento sustentvel. No Estado de So Paulo, como se pode verificar atravs do presente trabalho, as questes afetas a contrataes e licitaes sustentveis vm sendo tratadas de forma conjunta e harmnica, onde o Poder Executivo no se limita apenas edio de normas legais, mas visa torn-las uma frao de um grande projeto, que contempla mltiplas aes. As iniciativas adotadas no Estado de So Paulo podem ser comprovadas e verificadas, pois reunidas e organizadas no stio www.comprassustentaveis.net, na qual permitem uma atuao proativa e pioneira do governo estadual no tocante ao respeito ao meio ambiente e promoo do desenvolvimento sustentvel. A Polcia Civil do Estado de So Paulo, deve usar seu poder de compra para implementar polticas pblicas, alocando o gasto dos recursos pblicos de forma eficiente e otimizando o gasto investido.

50

Esta forma de uso do poder de compra representa um novo paradigma nas compras pblicas brasileiras. Pois, gerir os recursos de forma eficiente representa bem mais do que obter bons preos, dar transparncia e rigidez formal aos procedimentos, bem como cumprir com o determinado em lei que, visando sustentabilidade. Trata-se, na verdade, de maximizar os recursos pblicos inserindoos em setores estratgicos e relevantes para o desenvolvimento econmico, social e ambiental. O poder de compra do Estado possui enormes potencialidades econmicas, sociais e polticas, podendo desempenhar um papel de destaque na orientao dos agentes econmicos, quanto aos padres do sistema produtivo e do consumo de produtos e servios ambientalmente sustentveis incluindo o estmulo inovao tecnolgica. Assim deve-se haver a racionalizao das contrataes pblicas, que devem primar pela utilizao de materiais reciclveis, com vida til mais longa, que contenham menor quantidade de materiais perigosos ou txicos, consumam menor quantidade de matrias-primas e energia, e orientem as cadeias produtivas a prticas mais sustentveis de gerenciamento e gesto. Lembra-se, por oportuno, que, como defende Affonso Leme Machado, o Poder Pblico passou a figurar no como proprietrio dos bens ambientais guas, ar e solo, fauna e florestas, patrimnio histrico , mas como um gestor ou gerente que administra bens que no so dele e, por isso, deve explicar convincentemente sua gesto. A aceitao dessa concepo jurdica vai conduzir o Poder Pblico a ter que prestar contas sobre a utilizao dos bens de uso comum do povo. A Polcia Civil do Estado de So Paulo, passa neste conceito, assim como os demais rgos da administrao pblica por um processo de mudana, em busca da sustentabilidade, que orientado por valores econmicos, sociais e ambientais, e que deve fundamentar o planejamento e as tomadas de deciso. Diante do acima exposto, h de se concluir que, a Administrao tem o dever de selecionar os bens, servios e obras que sejam vantajosos em um sentido amplo, considerando no apenas o preo, mas a qualidade, custo com a utilizao e a conformidade com o dever do Estado de proteo ao meio ambiente, que hoje se traduz em uma poltica de desenvolvimento sustentvel, ou seja, um

desenvolvimento que garanta uma sociedade forte, saudvel e justa, e que observe os limites do meio ambiente, sem comprometer o bem estar das geraes futuras.

51

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
AGENDA 21. Disponvel Acesso em: 13 jul. 2012. em: <http://www.ambiente.sp.gov.br/agenda21.php>

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NRB 14724: Informao e documentao Trabalhos acadmicos. 2. ed. Rio de Janeiro, 2005. BRASIL. Decreto n 57.733 de 10 de janeiro de 2012. Fixa normas para a execuo oramentria e financeira do exerccio de 2012. Disponvel em: < http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/1030702/decreto-57733-12-sao-paulo-sp > Acesso em: 12 jul. 2012. _____. Lei Federal n 12349 de 15 de dezembro de 2012. Altera as Leis nos 8.666, de 21 de junho de 1993, 8.958, de 20 de dezembro de 1994, e 10.973, de 2 de dezembro de 2004; e revoga o 1o do art. 2o da Lei no 11.273, de 6 de fevereiro de 2006. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20072010/2010/Lei/L12349.htm> Acesso em: 10 jul. 2012. CRETELLA Jnior,Jos. Licitaes e contrataes administrativas. 5 ed. organizao, disposio e ndice por Jos Cretella Jnior. Rio de Janeiro: Forense, 1995. DECLARAO DE ESTOCOLMO. Disponvel em: < http://www.ambiente.sp.gov.br/ agenda21.php/arquivos/estocolmo.doc> Acesso em: 13 jul. 2012. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella; RAMOS, Dora Maria de Oliveira; SANTOS, Mrcia Walquria Batista dos; DAvila, Vera Lcia Machado. Temas polmicos sobre licitaes e contratos. 4 ed. So Paulo: Malheiros Editores Ltda., 2000. FAVARO, Dioclia da Graa Mesquita. A formao Ambiental do Jurista. In: Direito Ambiental em Evoluo 2. Curitiba: Juru, 1999. FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de direito ambiental brasileiro .12. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Saraiva, 2011. FREITAS, Vladimir Passos. Direito administrativo e meio ambiente. 4. ed. Curitiba: Juru, 2010. GALLI, Alessandra. Educao ambiental como desenvolvimento sustentvel. Curitiba: Juru, 2008. instrumento para

GARDNER, Gary; ASSADOURIAN, Erik; SARIN, Radhika. O Estado do consumo hoje. In: Estado do Mundo 2004, [s.I.]: Universidade Livre da Mata Atlntica (parte 2). Disponvel em: <http://www.wwiuma.org.br/2004 eiglesias.htm> Acesso em: 01 jul. 2012. GOMES, Marcos Correia. Compras pblicas sustentveis. In: Revista ECO 21, Rio de Janeiro - Tricontinental Editora Ltda., n. 116, jul. (Revista de Ecologia do

52

Sculo 21, 2006. Disponvel em: <http://eco21.com.br/textos/textos.asp?ID=1379> Acesso em: 05 jul. 2012. GREENPEACE, 2005. Disponvel em: <http://www.greenpeace.org.br/ cidadeamiga/download/projeto_lei_17032> Acesso em: 18 jul. 2012 JUSTIN, Filho, Maral. Comentrios lei de licitaes e contratos administrativos. Maral Justen Filho - 11 ed. So Paulo: Dialtica, 2005. MACHADO, Paulo Afonso Leme. Direito Ambiental. 15 ed. So Paulo: Malheiros, 2007. MELLO, Reynaldo Frana Lins de s. d. Complexidade e sustentabilidade. [s. l.]: UFRS. Disponvel em: <http://giga.ea.ufrgs.br/Artigos/compl_e_sust.PDF> Acesso em: 03 jul. 2012. MEIRELLES, Hely Lopes. Licitao e Contrato Administrativo. 14 ed. Atualizado por Eurico Andrade Azevedo e Vera Monteiro. So Paulo: Malheiros Editores Ltda., 2006. ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento sustent%C3%A1vel> Acesso em: 03 jul 2012. PIMENTEL, Cleusa; ITANI, Elza; D AMICO, Valria. Curso de Licitao Sustentvel: Modulo I e II: Licitaes e Contrataes Sustentveis. So Paulo: FUNDAP. RIGOLIN, Ivan Barbosa, 1953 - Manual prtico das licitaes: lei n. 8.666/93 / Ivan Barbosa Rigolin; colaborador Marco Tullio Bottino. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 1998. TAVARES, Rodrigo. Sustentabilidade para a ser requisito em processo licitatrio. Disponvel em: <www.conjur.com.br/2009-jan-02/sustentabilidade_passa_ requisito_licitacoes> Acesso 15 jul.2012 SITES CONSULTADOS: <http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/onu/doc/estoc72.htm > Acesso em: 04 jul. 2012 <www.bec.sp.gov.br e www.cadterc.sp.gov.br> Acesso em: 04 jul. 2012. <http://intra.policia-civ.sp.gov.br/informativos/informativos2012/boletins/ port_dgp3.pdf> http://cpsustentaveis.planejamento.gov.br/?page_id=1921> Acesso em: 20 jul. 2012 http://jus.com.br/revista/texto/12990/a-figura-do-carona-no-sistema-de-registro-deprecos-e-o-tribunal-de-contas-paulista#ixzz20FF51x9V Acesso em: 22 jul. 2012.

Vous aimerez peut-être aussi