Vous êtes sur la page 1sur 1

CONDIES DA AO _Condicionamentos ao exerccio da provocao do poder jurisdicional, ou seja, do conhecimento e julgamento do mrito da pretenso veiculada pela demanda.

_Mrito: a) materialidade; b) autoria; c) materialidade normativa (fato tpico, ilcito e culpvel); d) ausncia de extino da punibilidade. _Ausncia das condies da ao: Rejeio da pea acusatria (art. 395, II e III, CPP). 1) Condies genricas da Ao a) Interesse de agir _No mbito do processo penal, deslocase para o interesse de agir a preocupao com a efetividade do processo, de modo a ser possvel afirmar que este, enquanto instrumento da jurisdio, deve apresentar, em juzo prvio e necessariamente anterior, um mnimo de viabilidade de satisfao futura da pretenso que informa o seu contedo. Por isso fala-se em interesseutilidade. b). Legitimidade _Pertinncia subjetiva da ao. _Legitimidade ativa: Regra: atividade privativa do Estado, por meio do Ministrio Pblico (art. 129, CF).

Exceo: determinadas pessoas, em situaes especficas (direito atividade subsidiria e iniciativa exclusiva do particular). Ao penal pblica, condicionada ou incondicionada: Ministrio Pblico. Ao penal privada e privada subsidiria da pblica: ofendido ou seu representante legal. _legitimidade passiva: Provvel autor do fato delituoso. c) Possibilidade jurdica do pedido _O pedido formulado pela parte deve referir-se a uma providncia admitida pelo direito objetivo, ou seja, o pedido deve encontrar respaldo no ordenamento jurdico, referindo-se a uma providncia permitida em abstrato pelo direito objetivo. d). Justa Causa _Suporte probatrio mnimo que deve lastrear toda e qualquer acusao penal. _fumus comissi delicti: plausiblidade do direito de punir, ou seja, de que se trate de um fato criminoso, constatada por meio de elementos de informao, provas cautelares, no repetveis e antecipadas, confirmando a presena de prova da materialidade e de indcios de autoria ou de participao em conduta tpica, ilcita e culpvel. 2. Condies especficas da ao penal (condies de procedibilidade) _Situaes onde a lei condiciona o exerccio do direito de ao ao

preenchimento de certas condies especficas. _Exemplos: a) representao do ofendido, nos crimes de ao penal pblica condicionada representao; b) requisio do Ministro da Justia; c) provas novas, quando o inqurito policial tiver sido arquivado com base na ausncia de elementos probatrios; d) provas novas, precluso da deciso de impronncia; e) laudo pericial nos crime contra a propriedade imaterial. 3. Condies de prosseguibilidade _Condio necessria para prosseguimento do processo. _Art. 152, caput; _Art. 91, Lei 9.099/95.

4. Condies de punibilidade _Acontecimento futuro e incerto, localizado entre o preceito primrio e secundrio da norma penal incriminadora, condicionando a existncia da pretenso punitiva do Estado. _Independem do dolo ou da culpa do agente. _Formao de coisa julgada material (haver deciso de mrito). _Art. 180, da Lei n. 11.101/2005 (sentena declaratria de falncia).

Vous aimerez peut-être aussi