Vous êtes sur la page 1sur 10

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4a REGIO

Dezembro/2012

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista Judicirio - rea Apoio Especializado Especialidade Arquivologia


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova A, Tipo 005

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 70 questes, numeradas de 1 a 70.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos

Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de material transparente e tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - A durao da prova de 3 horas e 30 minutos para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala para devolver este caderno de prova e sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova A, Tipo 005


2. CONHECIMENTOS GERAIS Portugus Ateno: Para responder s questes de nmeros 1 a 6, considere o texto abaixo. (B) A frase em que as regras de concordncia esto plenamente respeitadas : (A) Alguns animais tem de se adaptar a um ambiente cheio de dificuldades para obter a energia necessria a sua sobrevivncia e nesse processo expese a inmeras ameaas. A maioria dos organismos mais complexos possui um sistema nervoso muito desenvolvido, capaz de se adaptar a mudanas ambientais, como alteraes na temperatura. Podem haver estudos que comprovem que, no passado, as formas mais complexas de vida cujo habitat eram oceanos ricos em nutrientes se alimentavam por osmose. Cada um dos organismos simples que vivem na natureza sobrevivem de forma quase automtica, sem se valerem de criatividade e planejamento. Desde que observe cuidados bsicos, como obter energia por meio de alimentos, os organismos simples podem preservar a vida ao longo do tempo com relativa facilidade.

Em um belo artigo, o fsico Marcelo Gleiser, analisando a constatao do satlite Kepler de que existem muitos planetas com caractersticas fsicas semelhantes ao nosso, reafirmou sua f na hiptese da Terra rara, isto , a tese de que a vida complexa (animal) um fenmeno no to comum no Universo. Gleiser retoma as ideias de Peter Ward expostas de modo persuasivo em "Terra Rara". Ali, o autor sugere que a vida microbiana deve ser um fenmeno trivial, podendo pipocar at em mundos inspitos; j o surgimento de vida multicelular na Terra dependeu de muitas outras variveis fsicas e histricas, o que, se no permite estimar o nmero de civilizaes extraterrqueas, ao menos faz com que reduzamos nossas expectativas. Uma questo anloga s arranhada por Ward a da inexorabilidade da inteligncia. A evoluo de organismos complexos leva necessariamente conscincia e inteligncia? Robert Wright diz que sim, mas seu argumento mais matemtico do que biolgico: complexidade engendra complexidade, levando a uma corrida armamentista entre espcies cujo subproduto a inteligncia. Stephen J. Gould e Steven Pinker apostam que no. Para eles, apenas devido a uma sucesso de pr-adaptaes e coincidncias que alguns animais transformaram a capacidade de resolver problemas em estratgia de sobrevivncia. Se rebobinssemos o filme da evoluo e reencenssemos o processo mudando alguns detalhes do incio, seriam grandes as chances de no chegarmos a nada parecido com a inteligncia.
(Adaptado de Hlio Schwartsman. Folha de S. Paulo, 28/10/2012)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

3.

...complexidade engendra complexidade... O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima est empregado em: (A) (B) (C) (D) (E) Gleiser retoma as ideias de Peter Ward... ...levando a uma corrida armamentista entre espcies... ...a constatao [...] de que existem muitos planetas... ...o surgimento de vida multicelular na Terra dependeu de muitas outras variveis... ...mas seu argumento mais matemtico do que biolgico...

_________________________________________________________

4. 1. Atente para as afirmaes abaixo.

mundos inspitos... Uma questo anloga ... Considerando-se o contexto, o sentido dos elementos grifados acima est reproduzido, respectivamente, em: (A) (B) (C) (D) (E) devolutos ermos desacolhedores inslitos ameaadores comparvel sutil semelhante ambivalente incomum

I. A ideia de que a vida animal na Terra estava fadada a surgir permite inferir as teorias criacionistas em que se baseiam os cientistas citados.

II. Embora o fato ainda no seja comprovvel cientificamente, bastante alta a possibilidade de haver vida complexa em outros planetas, dada a inexorabilidade da inteligncia.

III. Uma das teorias cientficas para o aparecimento de


vida inteligente na Terra recai sobre coincidncias e mecanismos de adaptao que dificilmente se repetiriam se houvesse qualquer alterao no processo. Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 2

_________________________________________________________

5.

A evoluo de organismos complexos leva necessariamente conscincia e inteligncia? Mantendo-se a correo, sem que qualquer outra alterao seja feita na frase, o verbo grifado acima pode ser substitudo por: (A) (B) (C) (D) (E) estende. conduz. acarreta. traz. produz.
TRF4R-Conhecimentos Gerais1

III. I e III. I e II. I. II.

Caderno de Prova A, Tipo 005


6. ...alguns animais transformaram a capacidade de resolver problemas em estratgia de sobrevivncia. Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante ser: (A) (B) (C) (D) (E) 7. foi transformada. foram transformados. transformado. era transformada. transformam-se. as unhas, as formas dos dedos das mos e dos ps. Com esse mtodo, Morelli props dezenas e dezenas de novas atribuies em alguns dos principais museus da Europa. Apesar dos resultados obtidos, o mtodo de Morelli foi muito criticado, talvez tambm pela segurana quase arrogante com que era proposto. Posteriormente foi julgado mecnico, grosseiramente positivista, e caiu em descrdito. Por outro lado, possvel que muitos estudiosos que falavam dele com desdm continuassem a us-lo tacitamente para as suas atribuies. O renovado interesse pelos trabalhos de Morelli mrito de E. Wind, que viu neles um exemplo tpico da atitude moderna em relao obra de arte atitude que o leva a apreciar os pormenores, de preferncia obra em seu conjunto. Em Morelli existiria, segundo Wind, uma exacerbao do culto pela imediaticidade do gnio, assimilado por ele na juventude, em contato com os crculos romnticos berlinenses.
(Adaptado de Carlo Ginzburg. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e histria. Trad. Federico Carotti. S.Paulo: Cia. das Letras, 1989, p.143-5)

_________________________________________________________

O desafio de compreender em que regio do crebro nascia o riso intrigou os cientistas durante anos. Hoje se sabe que no h um nico local dedicado exclusivamente a essa funo. Acredita-se, por exemplo, que o ato fsico de rir seja deflagrado por um mecanismo no tronco enceflico que ...... a respirao, garantindo a produo dos sons de uma boa risada. O curioso que essa regio ...... funes fundamentais, o que leva a crer que rir foi importante para incluir nossos ancestrais nos grupos. J o humor mais sutil e os jogos verbais ...... trabalho do lobo frontal, desenvolvido mais recentemente no crebro.
(Adaptado de http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/ de_onde_vem_o_riso_.html)

8.

O texto sugere que (A) vrias crticas feitas a Morelli eram inescrupulosas, pois seu mtodo continuava sendo usado, sem a devida atribuio, por aqueles mesmos que o criticavam. muito do malogro do mtodo de Morelli pode ser creditado sua crena, inspirada nos romnticos, de que o artista era um gnio solitrio e incompreendido. a valorizao dos pormenores de um quadro por Morelli resultava de sua crena de que eram determinantes para situar um pintor na escola a que havia pertencido. Morelli considerava mais importante a atribuio de um quadro a seu verdadeiro autor do que o restauro de obras em mau estado de conservao. o mtodo de Morelli, a despeito dos bons resultados colhidos em muitas atribuies de quadros em museus europeus, acabou desacreditado devido arrogncia de seus crticos.

Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: (A) (B) (C) (D) (E) Ateno: modifique modificasse modificasse modifica modifica regularia regulasse regula regulasse regula requererem requereriam requeriam requereram requerem

(B)

_________________________________________________________

(C)

Para responder s questes de nmeros 8 a 15 considere o texto abaixo. (D)

Entre 1874 e 1876, apareceu numa revista alem uma srie de artigos sobre a pintura italiana. Eles vinham assinados por um desconhecido estudioso russo, Ivan Lermolieff, e fora um igualmente desconhecido Johannes Schwarze que os traduzira para o alemo. Os artigos propunham um novo mtodo para a atribuio dos quadros antigos, que suscitou entre os historiadores reaes contrastantes e vivas discusses. Somente alguns anos depois, o autor tirou a dupla mscara na qual se escondera. De fato, tratava-se do italiano Giovanni Morelli. E do mtodo morelliano os historiadores da arte falam correntemente ainda hoje. Os museus, dizia Morelli, esto cheios de quadros atribudos de maneira incorreta. Mas devolver cada quadro ao seu verdadeiro autor difcil: muitssimas vezes encontramonos frente a obras no assinadas, talvez repintadas ou num mau estado de conservao. Nessas condies, indispensvel poder dintinguir os originais das cpias. Para tanto, porm, preciso no se basear, como normalmente se faz, em caractersticas mais vistosas, portanto mais facilmente imitveis, dos quadros. Pelo contrrio, necessrio examinar os pormenores mais negligenciveis, e menos influenciados pelas caractersticas da escola a que o pintor pertencia: os lbulos das orelhas,
TRF4R-Conhecimentos Gerais1

(E)

_________________________________________________________

9.

Com a expresso a dupla mscara, no primeiro pargrafo, o autor se refere (A) a Morelli e ao mtodo morelliano, que permaneceu muito tempo desconhecido e s foi revelado quando veio luz o seu autor. ao desconhecido estudioso russo e ao tambm desconhecido tradutor alemo, que encobriam o verdadeiro autor dos artigos. aos anos de 1874 e 1876, que escondem em um passado longnquo o autor de um mtodo original e bastante moderno. ao fato de Morelli ter escrito sobre pintura italiana em uma revista alem, o que acabava por encobrir sua nacionalidade italiana. s cpias de quadros famosos em que a ausncia de assinatura mais um artifcio para disfarar a verdadeira autoria. 3

(B)

(C)

(D)

(E)

Caderno de Prova A, Tipo 005


10. ...e menos influenciados pelas caractersticas da escola a que o pintor pertencia... O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o grifado na frase acima est em: (A) (B) (C) (D) (E) Em Morelli existiria, segundo Wind, uma exacerbao do culto pela imediaticidade do gnio... ...e fora um igualmente desconhecido Johannes Schwarze que... ...muitssimas vezes encontramo-nos frente a obras no assinadas... ...e caiu em descrdito. ...muitos estudiosos que falavam dele com desdm... 14. Atente para as afirmaes abaixo sobre a pontuao empregada no texto.

I. Em e fora um igualmente desconhecido Johannes


Schwarze que os traduzira para o alemo (primeiro pargrafo), uma vrgula poderia ser colocada imediatamente depois de Schwarze sem prejuzo para o sentido e a correo.

II. No segundo pargrafo, os dois-pontos empregados


imediatamente depois da palavra difcil introduzem um segmento explicativo, ao passo que o mesmo sinal de pontuao empregado depois de pertencia introduz uma enumerao.

III. Em que viu neles um exemplo tpico da atitude moderna em relao obra de arte atitude que o

_________________________________________________________

11.

Substituindo-se o segmento grifado pelo que se encontra entre parnteses ao final da frase, o verbo que dever manter-se no singular est em: (A) (B) De fato, tratava-se do italiano Giovanni Morelli. (de artigos escritos por Giovanni Morelli) Entre 1874 e 1876, apareceu numa revista alem uma srie de artigos sobre a pintura italiana. (diversos ensaios sobre a pintura italiana) ...um novo mtodo para a atribuio dos quadros antigos, que suscitou entre os historiadores reaes contrastantes e vivas discusses. (novos mtodos para a atribuio de um quadro antigo) ...atitude que o leva... (atitudes marcadamente modernas) Em Morelli existiria, segundo Wind, uma exacerbao do culto pela imediaticidade do gnio... (traos tendentes a exacerbar o culto pela imediaticidade do gnio)

leva a apreciar os pormenores, de preferncia obra em seu conjunto (terceiro pargrafo), o travesso poderia ser substitudo por uma vrgula sem prejuzo para a correo.

Est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E) 15.

I, II e III. I e III, apenas. I, apenas. II, apenas. II e III, apenas.

_________________________________________________________

(C)

Para tanto, porm, preciso no se basear, como normalmente se faz, em caractersticas mais vistosas, portanto mais facilmente imitveis, dos quadros. Sem prejuzo da correo, da clareza e do sentido original, os elementos grifados na frase acima podem ser substitudos, respectivamente, por: (A) (B) (C) (D) (E) porquanto no obstante contudo embora todavia pois que entretanto por conseguinte consequentemente conquanto

(D) (E)

_________________________________________________________

12.

De acordo com o contexto, o segmento cujo sentido est adequadamente expresso em outras palavras : (A) (B) (C) (D) (E) exemplo tpico da atitude moderna = modelo relacionado ao novo arbtrio propunham um novo mtodo = proscreviam uma nova prtica grosseiramente positivista = dissimuladamente construtiva atribudos de maneira incorreta = alienados de maneira inequvoca segurana quase arrogante = firmeza quase presunosa

_________________________________________________________

Noes de Direito 16. De acordo com o disposto na Lei n 8.112/90, alm do vencimento, podero ser pagas aos servidores as seguintes vantagens: (A) indenizaes, incorporveis nos termos da lei, entre as quais se inserem as decorrentes da prestao de servio extraordinrio, e adicionais, no incorporveis, tais como o de periculosidade e insalubridade. gratificaes e adicionais, que no se incorporam aos vencimentos ou provento em nenhuma hiptese, e indenizaes, pagas em funo de custos extraordinrios incorridos pelo servidor. gratificaes e vantagens pessoais, incorporadas aos vencimentos nas condies indicadas em lei, e adicionais, no passveis de incorporao aos vencimentos em nenhuma hiptese. adicionais, entre os quais se inserem a ajuda de custo e as dirias, no incorporveis aos vencimentos, e as gratificaes, decorrentes do exerccio de funo de direo, chefia ou assessoramento, incorporveis ao vencimento proporcionalmente ao tempo de sua percepo pelo servidor. indenizaes, tais como a ajuda de custo, gratificaes e adicionais, incorporando-se as duas ltimas aos vencimentos ou proventos, nos casos e condies indicados em lei.
TRF4R-Conhecimentos Gerais1
o

(B)

_________________________________________________________

13.

A substituio do elemento grifado pelo pronome correspondente, com os necessrios ajustes, foi realizada de modo INCORRETO em: (A) (B) (C) (D) (E) propunham um novo mtodo = propunham-no examinar os pormenores = examin-los devolver cada quadro ao seu verdadeiro autor = devolver-lhe cada quadro dintinguir os originais das cpias = distinguir-lhes das cpias que suscitou [...] reaes contrastantes = que as suscitou

(C)

(D)

(E)

Caderno de Prova A, Tipo 005


17. De acordo com a Lei disciplinar (A) no 8.112/1990, a reviso do processo 21. Instaurado processo administrativo disciplinar para apurao de responsabilidade de servidor pblico por infrao praticada no exerccio de suas atribuies, referido servidor (A) poder ser afastado de seu cargo, pelo prazo mximo de 60 (sessenta) dias, prorrogvel por igual perodo, sem prejuzo da remunerao. (B) poder ser afastado se seu cargo, quando houver indcios de que prejudicar a apurao, pelo prazo mximo de 90 (noventa) dias, com prejuzo da remunerao. (C) no poder ser afastado de seu cargo at o final da apurao, salvo se o objeto da apurao puder constituir falta punvel com demisso. (D) dever ser afastado de seu cargo at o final da apurao, em carter cautelar, sem prejuzo de sua remunerao. (E)

pode ocorrer de ofcio, desde que constatada ocorrncia de vcio no processo, ou a pedido do interessado, fundada na injustia da penalidade. somente possvel em situaes excepcionais, por iniciativa da autoridade julgadora, desde que convencida, pelo reexame das provas, da inocncia do punido ou inadequao da pena. somente possvel de ofcio, em funo da inadequao da penalidade aplicada ou supervenincia de legislao mais benfica ao punido. pode ocorrer a pedido ou de ofcio, quando existentes fatos novos ou circunstncias suscetveis de justificar a inocncia do punido ou inadequao da penalidade aplicada. somente pode ocorrer a pedido do interessado ou de seus sucessores e desde que comprovado vcio no processo, cabendo o nus da prova ao requerente.

(B)

(C)

(D)

(E)

poder ser afastado de seu cargo, pelo prazo mximo de 30 (trinta) dias, com prejuzo da remunerao. _________________________________________________________ 22. A Administrao concluiu, aps denncia apresentada por cidado, que concedeu vantagem pecuniria a servidor de forma indevida, com base em documentos falsos por este apresentados. Diante dessa situao, cabvel a (A) (B) revogao do ato, administrativamente, ou sua anulao, judicialmente, sempre sem efeito retroativo. anulao do ato concessrio, pela prpria Administrao, respeitados os direitos adquiridos pelo servidor. revogao do ato concessrio, com efeitos somente a partir da revogao. anulao do ato concessrio, que somente pode ser feita judicialmente.

_________________________________________________________

18.

Considere a seguinte situao: A Administrao interditou estabelecimento comercial que realizou obras sem obedincia das normas tcnicas aplicveis e sem as autorizaes necessrias. O proprietrio descumpriu o ato de interdio e manteve o estabelecimento funcionando. A Administrao, considerando que o prdio apresentava risco de desabamento, procedeu demolio do mesmo. O atributo do ato administrativo que fundamenta a atuao descrita a (A) (B) (C) (D) (E)
o

(E) anulao do ato concessrio, pela prpria Adminis_________________________________________________________ trao, ressalvada a apreciao judicial. _________________________________________________________ 19. Considere os seguintes institutos, previstos na Lei n 8.112/1990: 23.

finalidade. executoriedade. vinculao. supremacia do interesse pblico. motivao.

(C) (D)

I. II. III. IV. V.

exonerao. readaptao. promoo. aposentadoria. redistribuio.

So rgos do Poder Judicirio, conforme estabelece a Constituio Federal, (A) (B) (C) (D) (E) o Superior Tribunal de Justia, o Conselho Nacional do Ministrio Pblico e os Tribunais Eleitorais. os Tribunais Regionais Federais, o Tribunal de Contas e o Supremo Tribunal Federal. o Supremo Tribunal Federal, o Ministrio da Justia e os Tribunais Regionais Federais. o Conselho Nacional de Justia, o Superior Tribunal de Justia e os Tribunais Militares.

De acordo com o referido diploma legal, ensejam a vacncia de cargo pblico o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

III e IV. IV e V. I e IV. I, II, III e IV. II, III e V.

os Tribunais do Trabalho, os juizados de paz e o Ministrio da Justia. _________________________________________________________ 24. Acerca dos direitos fundamentais, considere:

20.

Joo, servidor pblico federal, faltou ao servio, sem justa causa, durante o perodo de 12 meses. De acordo com o regime disciplinar a que se submete, referido servidor sujeita-se pena de (A) demisso, por abandono de cargo, desde que constatadas mais de 15 faltas consecutivas ou 30 interpoladamente. suspenso, na hiptese de mais de 30 faltas, consecutivas ou interpoladas, e demisso, na hiptese de mais de 60 faltas, consecutivas ou interpoladas. suspenso, na hiptese de caracterizada inassiduidade habitual, correspondente a mais de 30 (trinta) faltas, interpoladamente. demisso, na hiptese de caracterizado abandono de cargo, correspondente a mais de 60 faltas, interpoladamente. demisso, por inassiduidade habitual, desde que constatada falta ao servio por perodo igual ou superior a 60 dias, interpoladamente.

I. livre a manifestao do pensamento, sendo permitido o anonimato.

II. assegurada, nos termos da lei, a prestao de


assistncia religiosa nas entidades civis e militares de internao coletiva.

(B)

III. A casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela


pode penetrar sem o consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial. Conforme determina a Constituio Federal, est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E)

(C)

(D)

(E)

II e III, apenas. I, II e III. I e II, apenas. II, apenas. I, apenas.


5

TRF4R-Conhecimentos Gerais1

Caderno de Prova A, Tipo 005


25.

Segundo estabelece a Constituio Federal sobre a organizao poltico-administrativa dos Estados-Membros, correto afirmar: (A) A eleio do Governador e do Vice-Governador de Estado, para mandato de quatro anos, realizar-se- no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, devendo ocorrer segundo turno apenas nos Estados com mais de duzentos mil eleitores. Os recursos minerais, inclusive os do subsolo, so bens dos Estados. O nmero de Deputados Assembleia Legislativa corresponder ao triplo da representao do Estado na Cmara dos Deputados e, atingido o nmero de trinta e seis, ser acrescido de tantos quantos forem os Deputados Federais acima de doze. Os Estados podero, mediante lei ordinria e autorizao do Congresso Nacional, instituir regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e microrregies, constitudas por agrupamentos de municpios limtrofes, para integrar a organizao, o planejamento e a execuo de funes pblicas de interesse comum. O subsdio dos Deputados Estaduais ser fixado por lei de iniciativa da Assembleia Legislativa, na razo de, no mnimo, setenta e cinco por cento daquele estabelecido, em espcie, para os Governadores.

28.

Determina a Constituio Federal, na Seo atinente aos servidores pblicos que (A) os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico tornam-se estveis aps um ano de efetivo exerccio. a aposentadoria compulsria dos servidores ocupantes de cargos pblicos efetivos ocorre aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. o regime geral de previdncia social no se aplica aos servidores ocupantes, exclusivamente, de cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. os servidores ocupantes de cargo pblico no tm direito remunerao do servio extraordinrio superior, no mnimo, em cinquenta por cento do normal, nem adicional para atividades penosas, insalubres ou perigosas. os Ministros de Estado e os Secretrios Estaduais e Municipais no podem ser remunerados por subsdio fixado em parcela nica, embora seja permitido o acrscimo de gratificaes e adicionais em sua remunerao.

(B)

(B) (C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________

29.

O Supremo Tribunal Federal compe-se de (A) nove Ministros, escolhidos dentre cidados com mais de trinta e menos de setenta anos de idade, de notvel saber jurdico e reputao ilibada, os quais so nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta da Cmara dos Deputados. onze Ministros, escolhidos dentre cidados com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notvel saber jurdico e reputao ilibada, os quais so nomeados pelo Presidente do Congresso Nacional, depois de aprovada a escolha pelo Presidente da Repblica. onze Ministros, escolhidos dentre cidados com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notvel saber jurdico e reputao ilibada, os quais so nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal. nove Ministros, escolhidos dentre bacharis formados em Direito com mais de trinta e menos de setenta anos de idade, de notvel saber jurdico e reputao ilibada, os quais so nomeados pelo Presidente do Congresso Nacional, depois de aprovada a escolha pelo Presidente da Repblica. onze Ministros, escolhidos dentre magistrados da carreira com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notvel saber jurdico e reputao ilibada, os quais so nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Congresso Nacional.

_________________________________________________________

26.

Em decorrncia do aumento da criminalidade em determinado Municpio, um grupo de Vereadores locais iniciou campanha para a populao apoiar a aprovao de lei municipal visando ao aumento das penas privativas de liberdade relacionadas aos crimes de roubo e de homicdio. luz do que dispe nossa Constituio Federal sobre a competncia legislativa das unidades da Federao, a referida lei municipal, caso aprovada, ser (A) incompatvel com a ordem constitucional, pois competncia privativa da Unio legislar sobre matria relacionada a sanes penais. incompatvel com a ordem constitucional, na medida em que matria relacionada segurana pblica deve ser objeto de lei complementar federal, a ser suplementada, posteriormente, por decretos regulamentadores estaduais e municipais. compatvel com a ordem constitucional, na medida em que compete aos Municpios legislar sobre assuntos de interesse local. incompatvel com a ordem constitucional, pois competncia privativa dos Estados-Membros tratar de matria legislativa relacionada a polticas de combate criminalidade. compatvel com a ordem constitucional, mas a matria deve, obrigatoriamente, ser submetida a plebiscito nacional antes de ser aprovada pela Cmara Municipal.

(B)

(C)

(B)

(D)

(C)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

27.

Tcio, com vinte e cinco anos de idade e residente no Brasil desde a adolescncia, filho de pai brasileiro e de me italiana. Nasceu no Uruguai porque, poca, seu pai era membro da carreira diplomtica brasileira e trabalhava em Montevidu. Neste caso, segundo estabelece a Constituio Federal, possvel afirmar que Tcio, quanto nacionalidade, bem como ao cargo que, em tese, poderia vir a exercer, no Brasil, so, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) brasileiro naturalizado e membro da carreira diplomtica. brasileiro nato e Prefeito. brasileiro nato e Governador de Estado. uruguaio e Senador. italiano e Governador de Estado.

30.

Determina a Constituio Federal que os princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia aplicam-se administrao pblica (A) (B) (C) (D) (E) apenas direta, mas somente do Poder Executivo da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. direta e indireta, mas somente do Poder Executivo e do Poder Legislativo da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. apenas direta, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. direta e indireta, mas somente do Poder Executivo da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. direta e indireta, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios.
TRF4R-Conhecimentos Gerais1

Caderno de Prova A, Tipo 005


38. CONHECIMENTOS ESPECFICOS 31. Na fase corrente, os documentos so submetidos a (A) (B) (C) (D) (E) anlise, classificao e arquivamento. descrio, difuso e avaliao. fichamento temtico e indexao. leitura paleogrfica, diplomtica e heurstica. controle bibliogrfico e topogrfico. Quando um documento procede intelectualmente de determinado autor, sem ter sido escrito por ele, recebe o atributo de (A) (B) (C) (D) (E) 39. cifrado. apcrifo. holgrafo. autgrafo. hetergrafo.

_________________________________________________________ _________________________________________________________

32.

O ingresso de documentos no arquivo permanente de uma instituio se d por meio de (A) (B) (C) (D) (E) alienao. prescrio. transferncia. recolhimento. descarte.

Para recuperar a alcalinidade dos documentos em papel e fortalecer suas fibras, um dos procedimentos recomendados submet-los a processo de (A) (B) (C) (D) (E) encolagem. emulso. desacidificao. planificao.

encadernao. _________________________________________________________ _________________________________________________________ 33. A organicidade est presente na relao entre (A) (B) (C) (D) (E) 34. a avaliao e a gnese documental. a classificao e a descrio dos documentos. os vrios organismos governamentais. os documentos e as atividades que representam. cada documento e o assunto a que se refere. 40. Constitui atributo de gnero a identificao de um documento como (A) (B) (C) (D) (E) 41. textual. notarial. primrio. confidencial. pblico.

_________________________________________________________

Os documentos acumulados por determinada instituio no devem se misturar aos de origem diversa, conforme estabelece o princpio (A) (B) (C) (D) (E) da imprescritibilidade. da sucesso arquivstica. da provenincia. do respeito ordem original. da inalienabilidade.

_________________________________________________________

Em relao s espcies atestado e certido, correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) a certido pode ser assinada por um particular e o atestado, no. so equivalentes, no havendo restries quanto ao seu uso. o atestado oficial e a certido, particular. o atestado uma transcrio e a certido, um assentamento. o atestado uma declarao e a certido, uma transcrio.

_________________________________________________________

35.

No mundo ocidental, os arquivos pblicos passaram a ser de livre acesso (A) (B) (C) (D) (E) no perodo da Guerra Fria. depois da Revoluo Francesa. no incio da Revoluo Industrial Inglesa. com o Renascimento Italiano. durante o sculo de Pricles, na antiga Grcia.

__________________________________________________________________________________________________________________

36.

Ao contrrio do que ocorre na constituio de um fundo arquivstico, a formao do acervo da maioria das bibliotecas e dos museus resultado de (A) (B) (C) (D) (E) triagem e destinao. seleo temtica e aquisio. autuao e arranjo. avaliao e recolhimento. diagnstico e transferncia.

42.

De acordo com Helosa Bellotto, em sua obra Diplomtica e tipologia documental em arquivos, a petio documento (A) (B) (C) (D) (E) horizontal de correspondncia. informativo ascendente. pactual descendente. dispositivo normativo. testemunhal de assentamento.

__________________________________________________________________________________________________________________

37.

A principal caracterstica do documento de arquivo, quando comparado ao de biblioteca, o fato de NO (A) (B) (C) (D) (E) possuir metadados. tratar de assuntos tcnicos. utilizar o formato-livro. ser publicado ou impresso. dispor de autonomia.

43.

O processo de notao serve para identificar (A) (B) (C) (D) (E) rasuras e falhas. nmero de pginas. unidades de arquivamento. valores primrios. prazos de vigncia. 7

TRF4R-An.Jud.-Arquivologia-A

Caderno de Prova A, Tipo 005


44. Nas tabelas de temporalidade, o perodo estabelecido para que os documentos permaneam no arquivo corrente ou no arquivo intermedirio denominado (A) (B) (C) (D) (E) fase de conservao. data crnica. prazo de reteno. vigncia. durao. (B) (C) 48. Ao formular os requisitos mnimos para um Sistema Informatizado de Gesto Arquivstica de Documentos (SIGAD), o e-ARQ Brasil estabelece a necessidade de (A) liberar a todos os usurios a incluso e alterao dos metadados associados s unidades de arquivamento. assegurar que os termos completos que identificam cada classe sejam nicos no plano de classificao. utilizar apenas o termo mais especfico para identificar a classe a que pertence determinada unidade de arquivamento. admitir a classificao das unidades de arquivamento em classes autorizadas e no autorizadas. limitar a 10 o nmero de unidades de arquivamento inseridas dentro de cada classe.

_________________________________________________________

45.

De acordo com a Lei no 11.419, de 19 de dezembro de 2006, que dispe sobre a informatizao do processo judicial, (A) os documentos digitalizados juntados em processo eletrnico somente estaro disponveis para acesso, por meio da rede interna, para o Ministrio Pblico. a documentao cartorria dever continuar a ser gerada e arquivada em suporte-papel, a fim de garantir a preservao das informaes nela contidas e impedir seu eventual desaparecimento. os documentos cuja digitalizao seja tecnicamente invivel, devido ao grande volume, devero ser apresentados ao cartrio ou secretaria no prazo de 90 (noventa) dias contados do envio de petio eletrnica. os originais dos documentos digitalizados no precisam ser preservados, podendo ser eliminados antes do trnsito em julgado da sentena ou do prazo para interposio de ao rescisria. os documentos produzidos eletronicamente e juntados aos processos eletrnicos com garantia da origem e de seu signatrio sero considerados originais para todos os efeitos legais.

(D) (E)

_________________________________________________________

(B)

49.

O fato de Schellenberg fazer distino entre arquivos correntes e arquivos permanentes, propondo procedimentos diferentes quanto organizao a que devem ser submetidos, levou os profissionais brasileiros ao emprego de dois termos para designar a mesma atividade: (A) (B) (C) (D) (E) ordenao e arranjo. descrio e ordenao. classificao e ordenao. arranjo e classificao. arranjo e descrio.

(C)

(D)

_________________________________________________________

50.

(E)

A medida de nitidez de uma imagem, expressa pelo nmero de linhas discernveis por milmetro, conhecida como (A) (B) (C) (D) (E) reduo. resoluo. numerical optical disk. exposio. winchester.

_________________________________________________________

46.

No caso de acervos arquivsticos danificados por gua, recomenda-se (A) (B) (C) (D) (E) utilizar lmpadas para secar documentos em papel. colocar documentos fotogrficos em ambientes com desumidificadores. expor os documentos ao sol. aplicar cloro nas fitas magnticas. evitar o congelamento de pelculas cinematogrficas. 51.

_________________________________________________________

A propsito de documentos secretos e documentos reservados, correto afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) Ambos representam fases sequenciais do grau de sigilo. Deixaram de existir, graas Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011. S se tem acesso aos documentos reservados mediante habeas data. Os documentos reservados nunca podero ser divulgados. Os documentos secretos so aqueles que se referem intimidade dos agentes pblicos.

_________________________________________________________

47.

O servio de protocolo de uma instituio tem por funo precpua (A) (B) (C) (D) (E) receber e registrar documentos, controlando sua movimentao. digitalizar documentos de valor permanente. realizar o inventrio topogrfico dos documentos arquivados. viabilizar o acesso pblico aos documentos sob sua guarda. desenvolver procedimentos de gesto da informao e do conhecimento.

_________________________________________________________

52.

O processo judicial eletrnico adotado pelo Tribunal Regional Federal da 4a Regio admite que, no caso de segredo de justia, o documento seja visualizado somente (A) (B) (C) (D) (E) pelo magistrado e seu oficial de gabinete. pelas partes e por terceiros. pelos usurios internos e rgos pblicos. pelos usurios internos e pelas partes. pelo magistrado e por quem for por ele designado. TRF4R-An.Jud.-Arquivologia-A

Caderno de Prova A, Tipo 005


53. O critrio utilizado na caracterizao dos chamados arquivos especiais, como eram conhecidos os conjuntos formados por fotografias e filmes, est ligado ao conceito de (A) (B) (C) (D) (E) 54. volume. gnero. raridade. contedo. idade. 58. Planos de classificao, listas de remessa de documentos, tabelas de temporalidade e quadros gerais de constituio de fundos fazem as vezes de instrumentos de busca nos arquivos (A) (B) (C) (D) (E) 59. intermedirios. federais. pessoais. correntes. especiais.

_________________________________________________________

Analise a seguinte configurao institucional norteamericana relativa Guerra de Secesso, citada nas normas ISAD(G): o Comit dos Homens Libertos foi estabelecido no Departamento de Guerra, em 3 de maro de 1865, para supervisionar todas as atividades relativas aos refugiados e libertos e para assumir a custdia de todas as terras ou propriedades abandonadas e confiscadas. Extinto em 10 de maro de 1872, algumas das suas funes, que ainda permaneceram, foram transferidas para o Setor de Homens Libertos do Departamento de Ajudncia Geral e posteriormente, em 1897, para a Diviso dos Negros do mesmo departamento. Do ponto de vista arquivstico, as sries documentais no transferidas passaram a constituir (A) (B) (C) (D) (E) um fundo aberto. um fundo fechado. um fundo incompleto. um anexo do novo fundo. uma srie do fundo do antigo Departamento.

_________________________________________________________

O exame da legislao em vigor permite afirmar que um dos principais objetivos das polticas arquivsticas brasileiras (A) (B) (C) (D) (E) promover a macroavaliao. criar conselhos profissionais. incentivar a privatizao dos acervos. conferir transparncia aos atos do governo. fortalecer a liderana do poder judicirio. As questes de nmeros 60 e 61 tm como reo ferencial a Lei n 12.527, de 18 de novembro de 2011.

_________________________________________________________

Ateno:

_________________________________________________________

55.

A elaborao de tabela de temporalidade supe o trabalho prvio de (A) identificao das sries documentais acumuladas em razo das competncias e atribuies da instituio. microfilmagem ou digitalizao dos documentos cuja guarda temporria foi recomendada. indicao dos documentos a serem eliminados, bem como dos que ficaro preservados indefinidamente. tabulao dos dados referentes entrada e sada de documentos do setor de protocolo. indexao do contedo dos documentos produzidos em cada unidade administrativa.

60.

Se rgo ou entidade do Poder Executivo Federal negar acesso a informao que lhe for solicitada, o requerente poder recorrer (A) (B) (C) (D) (E) ao Ministrio Pblico. ao Tribunal Regional Federal da sua regio. ao Ministrio da Justia. Controladoria Geral da Unio. ao Supremo Tribunal Federal.

(B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

61.

Considere as seguintes disposies:

_________________________________________________________

I. So vedadas quaisquer exigncias relativas aos


motivos determinantes da solicitao de informaes de interesse pblico.

56.

Quando a qualidade informativa de um documento ultrapassa aquela que est atrelada razo imediata de sua criao, converte-se no valor que os arquivistas chamam de (A) (B) (C) (D) (E) intrnseco. jurdico. secundrio. primrio. legal.

II. No poder ser negado acesso informao necessria tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais.

III. A informao em poder dos rgos e entidades


pblicas poder ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada. Est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

57.

Na avaliao dos arquivos, o procedimento que permite selecionar documentos considerados representativos do conjunto a que pertencem (A) (B) (C) (D) (E) o controle de requisio. o registro topogrfico. o plano de destinao. o apensamento. a amostragem.

II e III, apenas. I, apenas. I, II e III. II, apenas. I e III, apenas.


9

TRF4R-An.Jud.-Arquivologia-A

Caderno de Prova A, Tipo 005


62. Ao confrontar documentos convencionais e documentos eletrnicos, Andr Ancona Lopez observa que (A) (B) (C) (D) (E) contedo e suporte so indissociveis nos documentos convencionais. o suporte dos documentos convencionais supe contnuas migraes. a estrutura lgica dos documentos eletrnicos prescinde de metadados. os documentos eletrnicos so identificados como entidades fsicas. o contedo dos documentos convencionais requer atualizao constante. (D) (B) 67. Uma das mais importantes tarefas do arquivista encarregado de levar a cabo os programas de ao educativa em arquivos (A) montar nas escolas, de modo a facilitar o ensino de Histria, exposies permanentes com documentos originais. zelar para que as visitas ao arquivo sejam restritas aos estudantes de escolas de ensino tcnico. selecionar e apresentar documentos que possam ilustrar os contedos programticos do ensino da Histria. ministrar aulas de Histria de forma efetiva junto s escolas de ensino mdio. redigir, para a rede pblica de ensino, programas de Histria baseados em documentos antigos.

(C)

_________________________________________________________

63.

Grande parte dos trabalhos atualmente dedicados ao problema da preservao digital utiliza como modelo de referncia (A) (B) (C) (D) (E) o International Standard Serial Number (ISSN). a Encoded Archival Description (EAD). o International Standard for Archival Authority Records (ISAAR). o Open Archival Information System (OAIS). a Norma Brasileira (NOBRADE). de Descrio Arquivstica

(E)

_________________________________________________________

68.

De acordo com o Cdigo de tica Profissional do Conselho Internacional de Arquivos, cabe aos arquivistas manter a integridade dos arquivos e garantir, assim, que eles constituam um testemunho do passado duradouro e fidedigno. Isso significa que os arquivistas devem (A) organizar dossis temticos que facilitem a pesquisa histrica. eliminar documentos pouco consultados no arquivo permanente. resistir a qualquer presso que envolva a manipulao ou a supresso de documentos. evitar a diviso dos arquivos em fundos, grupos e subgrupos. recolher a documentao in totum, promovendo a microfilmagem do que se pretende descartar.

_________________________________________________________

64.

De acordo com a Lei no 12.682, de 9 de julho de 2012, o processo de digitalizao deve ser realizado de modo a manter a integridade, a autenticidade e, se necessrio, a confidencialidade dos documentos. Para tanto, recomenda-se (A) (B) (C) (D) a contnua migrao dos dados para sistemas que ainda no foram atingidos pela obsolescncia. a microfilmagem concomitante dos documentos, de modo a permitir procedimentos de auditoria. a utilizao de padres abertos e metadados que facilitem a gesto e recuperao de informaes. a emulao, isto , a simulao dos elementos de hardware e software empregados no processo original. o emprego de certificado digital emitido no mbito da Infraestrutura de Chaves Pblicas Brasileira.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

69.

(E)

_________________________________________________________

A gesto das instituies complexas supe, ao lado de outros requisitos, a utilizao de elementos subjetivos, intuitivos e informais, lastreados na experincia acumulada por seus agentes ao longo do tempo. Tais elementos so identificados como (A) (B) (C) (D) (E) inteligncia competitiva. valor agregado. conhecimento tcito. estoque informacional. capital intelectual.

65.

A fim de distinguir o documento originalmente produzido em meio digital (born digital) daquele que resulta de processo posterior de digitalizao, o Conselho Nacional de Arquivos traduziu a expresso digital surrogate por (A) (B) (C) (D) (E) equivalente digital. preposto digital. substituto digital. representante digital. cpia digital.

_________________________________________________________

70.

_________________________________________________________

66.

De acordo com resoluo do Tribunal Regional Federal da 4a Regio (no 17, de 26 de maro de 2010), a partir da implantao do processo judicial eletrnico em cada unidade judiciria, s se receber em suporte-papel (A) (B) (C) (D) (E) habeas corpus impetrado por pessoa fsica. petio inicial de recurso. petio inicial de incidente. habeas data impetrado por pessoa jurdica. petio inicial de ao.

Uma das condies do chamado governo eletrnico a possibilidade de intercmbio coerente de informaes e servios entre sistemas heterogneos, convergindo para uma relao sinrgica entre as partes. Tal requisito conhecido como (A) (B) (C) (D) (E) viabilidade. acessibilidade. escalabilidade. transdisciplinaridade. interoperabilidade. TRF4R-An.Jud.-Arquivologia-A

10

Vous aimerez peut-être aussi