Vous êtes sur la page 1sur 15

Estudos em Jornalismo e Mdia - Vol.

9 N 1 Janeiro a Junho de 2012 ISSNe 1984-6924

DOI 10.5007/1984-6924.2012v9n1p78

Longe da rede: como se organiza o canal regional de cobertura jornalstica no maior portal de notcias do Maranho
THAISA CRISTINA BUENO
Universidade Federal do Maranho (UFMA) - thaisabu@gmail.com Possui graduao em Comunicao Social - Jornalismo (2001) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007). Atualmente, professora da UFMA em Imperatriz.

RAFAEL MORAES
Universidade Federal do Maranho (UFMA) - rafaelzix@gmail.com Curso de Jornalismo da UFMA.

Resumo A proposta deste artigo cientfico , a partir das principais caractersticas apontadas pelos autores como marcas do webjornalismo, entender como se apresenta o portal de notcias Imirante.com, em particular no canal voltado para a cobertura do interior, na cidade de Imperatriz, MA. O Imirante.com o hoje o maior portal de notcias do Maranho. Em Imperatriz a equipe conta com apenas um profissional na redao. Palavras-Chave Imirante.com, Webjornalismo, Caractersticas. Abstract The purpose of this scientific article is, from the main characteristics highlighted by the authors as brands of web journalism, understand how to present the news portal Imirante.com, particularly in the channel intending to cover the countryside, on Imperatriz city (MA). The Imirante.com, at the moment, is the biggest news portal of Maranho state. On Imperatriz the team has only one professional on the editorial. Keywords Imirante.com, Webjournalism, Characteristics.

Artigo recebido em 29/08/2011 Aprovado em 13/03/2012


78

Estudos em Jornalismo e Mdia - Vol. 9 N 1 Janeiro a Junho de 2012 ISSNe 1984-6924

DOI 10.5007/1984-6924.2012v9n1p78

esde a metade dos anos 1990 que os meios de comunicao tradicionais impressos, rdios e televiso vm se instalando e se adequando s mudanas institudas com a popularizao da rede mundial de computadores

como uma ferramenta de comunicao. Segundo Cardozo (2010) o grande salto da Internet foi a dado nesta dcada, quando a criao do World Wide Web popularizou-se chegando ao cidado comum. Inclusive o autor lembra que foi neste perodo que os meios tradicionais como o impresso, a televiso e o rdio foram se adaptando a essa nova ferramenta e agregando seus contedos em um nico meio. Depois disso, a busca dos internautas por informaes mais geis e segmentadas, aliadas possibilidade que a rede tem de ampliar as fronteiras com o pblico foi fundamental para promover a transio das mdias tradicionais para a internet e, paulatinamente, o surgimento de verses online dos grandes veculos. Apesar de no ter sido simultneo o surgimento da internet e a estria da imprensa na rede o que se pode dizer que esta modificou a imprensa em vrios aspectos, seja na divulgao ou na prpria produo da informao. Diversas nomenclaturas so utilizadas para representar o jornalismo na internet. Os holandeses Bardoel e Deuse (2000) utilizam o termo jornalismo em rede. No Brasil, Palacios (2001) prefere Jornalismo Online ou Webjornalismo. H ainda outras classificaes, como jornalismo digital, jornalismo em rede, ciberjornalismo e etc. Na verdade, h vrias ponderaes sobre o que marcaria cada uma das caractersticas que separaria um termo do outro, no entanto, para este artigo a proposta, em carter didtico, tomar essas expresses como sinnimas, j que no cabe enveredar pela discusso sobre a melhor definio lingstica para o modelo de jornalismo praticado na web. No h um consenso entre os autores sobre o incio do webjornalismo no Brasil. Segundo Mattoso (2001), os primeiros trabalhos na rede apareceram em 1995. J Mielniczuk (2001) considera que em 1992 alguns sites, de jornais impressos, j desenvolviam trabalhos na rede.
Moherdaui (2002) lembra que a experimentao para o que e se entende como mdia on line comeou no Estados Unidos, na dcada de 80, com o aparecimento de produes jornalsticas embrionrias, os futuros jornais digitais. Apenas para situar o leitor da pouca idade desta mdia no Brasil, ainda conforme o autor, vale lembrar que a
79

Estudos em Jornalismo e Mdia - Vol. 9 N 1 Janeiro a Junho de 2012 ISSNe 1984-6924

DOI 10.5007/1984-6924.2012v9n1p78

Internet comercial s iniciou no pas em 1995, quando apareceram verses on line de jornais impressos, agncias de notcias, portais e sites noticiosos. A primeira iniciativa foi do grupo O Estado de S. Paulo que, no mesmo ano, colocou sua agncia de notcias Agncia Estado no ar na rede mundial. Ao JB (Jornal do Brasil) fica o mrito de ser o primeiro veculo nacional a fazer uma cobertura completa no espao virtual. (BUENO, 2007, p. 38, grifos do autor).

A informao tambm partilhada por Mielniczuk (2001) que aponta ser o ano de 1995 aquele em que o Jornal do Brasil publicou uma verso completa para Internet, abrindo as portas para o jornalismo na rede. Em 1996 o Universo Online, site que pertence ao grupo Folha Online publicou, ainda em carter experimental, o primeiro jornal online em tempo real e de lngua portuguesa. Para Moherdaui (2007) somente no ano 2000 foi lanado ento o primeiro portal de notcias no Brasil, o ltimo Segundo, site do provedor Internet Grtis IG. A partir destes, surgiram os portais das grandes redes de notcia: globo.com, zero hora, estado.com.br, folha online, entre outros. No Maranho, os primeiros sites demoraram um pouco para tomar seu espao na rede, nascendo no fim da dcada de 1990. Os jornais impressos nesta localidade entraram na rede publicando as mesmas edies de seus respectivos jornais na verso online: O Estado do Maranho, com 52 anos de existncia, teve a sua verso digital lanada no ano 2000; j O Jornal Pequeno, tambm da capital, com quase 60 anos de histria, em 2002, lanou uma verso digital de seu contedo impresso. Em Imperatriz, cidade localizada ao sul do Maranho, e com pouco mais de 250 mil habitantes, conforme dados do ltimo censo do IBGE, apenas o jornal O Progresso mantinha, nessa poca, uma pgina na Internet. Ela foi disponibilizada em 1999. Recentemente outros jornais entraram no mercado na cidade, como Tribuna do Tocantins (www.tribunadotocantins.com.br) e Correio Popular (www.jornalcorreiopopular.com). O primeiro mantm na sua pgina online atualizaes dirias de informaes postadas no impresso e atualiza com notcias nacionais; e o segundo, teve sua verso online lanada no ano de 2009, mas mantm a atualizao voltada para a cobertura do jornal impresso, j que sua maior vitrine.
80

Estudos em Jornalismo e Mdia - Vol. 9 N 1 Janeiro a Junho de 2012 ISSNe 1984-6924

DOI 10.5007/1984-6924.2012v9n1p78

Na cidade no existe, at o momento desta ipesquisa, um site comercial exclusivo de produo jornalstica para este formato, desvinculado de outros veculos. O nico site da cidade ativo que possui as caractersticas de portal de notcias o site Imperatriz Notcias (www.imperatriznoticias.com.br), mas ainda assim no chega a ser uma referncia exata por no ser um site comercial, mas sim um produto acadmico. Trata-se de um projeto de extenso, vinculado ao curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranho (UFMA) e desenvolvido h um ano. O site entrou na rede no dia 18 de abril de 2010 e, conforme Bueno e Reino (2011) recebe em mdia 100 mil visitas mensais. Alm dele, quem navega em busca de informaes sobre Imperatriz encontra o portal Imirante (www.imirante.com). Em formato informativo e de cunho comercial, o Portal Imirante ainda o que mais se aproxima do modelo comercial de notcias na Internet e pode ser reconhecido como um modelo de grande imprensa no formato digital no Maranho. O Imirante.com o maior portal do Maranho e pertence empresa afiliada da Rede Globo, Mirante Comunicao. O site surgiu no ano 2000 e de l pra c sofreu diversas mudanas, entre as mais significativas est o fato de ter ampliado sua cobertura, que inicialmente ficava restrita capital - So Lus - e hoje, inclui 10 cidades do interior, incluindo Imperatriz. Esse espao recebeu o nome de canal Imirante Cidades. Trata-se de uma pgina de notcias que produzida por uma redao exclusiva, na prpria cidade a que se refere. E justamente esta pgina que vai servir de subsdio para este artigo. Assim, a proposta apresentar o site Imirante.com, em particular na cobertura sobre Imperatriz, e a partir da anlise do material ali publicado entender que caractersticas do webjornalismo so exploradas neste portal e em que fase do webjornalismo est inseridoii. A ideia , a partir deste veculo, que representa uma realidade bem comum a outras redaes em mdios centros urbanos, conhecer as potencialidades do jornalismo da web nesse contexto. Este artigo analisa os elementos utilizados na construo das notcias no canal Imirante Cidades e as matrias postadas de Imperatriz/MA durante um perodo de 30 dias, de 30 de maro a 30 de abril de 2011. No total foram averiguadas 78 matrias de
81

Estudos em Jornalismo e Mdia - Vol. 9 N 1 Janeiro a Junho de 2012 ISSNe 1984-6924

DOI 10.5007/1984-6924.2012v9n1p78

diversas editorias. O levantamento quantitativo aponta a realidade da mdia local, as potencialidades do setor no mbito regional, bem como permite pensar um dilogo entre a teoria e a prtica da redao no canal exclusivo de Imperatriz. A metodologia inclui pesquisa bibliogrfica, entrevistas de profundidade com os editores do portal em Imperatriz e em So Lus, alm de um estudo de caso do canal regional.

Imirante Cidades
Na tentativa de incluir as cidades do interior no contexto do jornalismo online, o portal Imirante.com lanou no comeo do ano de 2011 o canal Imirante Cidades. A criao do canal faz parte da filosofia do site, que quer manter o status de maior portal do Maranho. Segundo Roberta Gomesiii, a finalidade oferecer o contedo especfico para os maranhenses, de forma que ele saiba o que est acontecendo na sua cidade ou em outras regies do Estado. Assim, as questes econmicas, sociais, entre tantas outras, passariam a ter um olhar mais prximo. Mas apesar de a produo ter um foco regional, a equipe interiorana no tem muita independncia, a comear pela postagem do material, que fica a cargo da redao-sede, em So Lus, formada por 11 funcionrios. O material produzido em Imperatriz, pelos jornalistas desta localidade, so enviados equipe da redao que est na capital, para que sejam postadas no sistema. A pgina de exibio segue o padro da Rede Globo na definio do layout. A configurao bem parecida com a pgina de entrada do site principal da emissora nacional, seguindo as mesmas linhas de organizao e lembrando sempre a pgina do globo.com. Na pgina de Imperatriz, so exibidas apenas notcias da cidade e algumas matrias da regio mais prxima. O site dividido em quatro colunas, sendo que a primeira, do lado esquerdo, traz as matrias mais recentes. Ao lado dessa primeira coluna de notcias, do lado direito, aparece uma matria-destaque, que encabeada por um vdeo. Abaixo dessas duas colunas so dispostos quatro vdeos de notcias dos dias anteriores. Para completar o layout de exibio da pgina, as duas ltimas colunas do lado direito e esquerdo exibem matrias antigas. Na medida em que o material atualizado, esses textos vo se movendo respeitando uma hierarquia de exibio a partir

82

Estudos em Jornalismo e Mdia - Vol. 9 N 1 Janeiro a Junho de 2012 ISSNe 1984-6924

DOI 10.5007/1984-6924.2012v9n1p78

da primeira coluna no incio da pgina at esta ltima. H ainda espao para baixar o pdf do jornal impresso O Estado do Maranho, que integra o grupo miditico Mirante.

Fases e Caractersticas
Como bem pontua Palacios (2001), para entender o jornalismo atual importante no ignorar as fases pelas quais ele passou para chegar at aqui. Para isso o autor prope dividir a histria da imprensa nacional na internet em trs grandes momentos: a primeira fase, Transposio, seria a postagem pura das verses impressas dos grandes jornais no novo suporte; a segunda, classificada pelo autor como Metfora, marcada pela insero das matrias mais importantes dos jornais impressos, que ganhavam destaque nos sites, alm a incluso de links de pesquisa e acesso a outros textos; e por fim, a terceira fase seria a atual, em que as empresas comercializam seus contedos e desenvolvem produtos especficos para a web. Segundo Mielniczuk (2003) nessa fase que a comeam as produes de contedos noticiosos originais desenvolvidos especificamente para a web, assim como o reconhecimento desta como um novo meio de comunicao. E sobre este modelo de jornalismo que muitos estudiosos buscaram encontrar caractersticas marcantes, que permitiram classific-lo como ciberjornalismo especificamente. Bardoel e Deuse (2000), por exemplo, apresentam em seus estudos quatro caractersticas que marcam esta mdia como singular. So elas: Interatividade, que permite ao usurio participar da construo das notcias; Customizao de Contedo, que permitiria o internauta personalizar a partir de suas preferncias a distribuio hierrquica do contedo; Hipertextualidade, marcada pelo uso do link, que permite ao leitor navegar por outros assuntos que complementam o texto que est sendo lido; e a Multimidialidade, que engloba todas as ferramentas de udio, vdeo e texto em um s lugar. Alm dessas, Palacios (1999) tambm destaca a Memria, que possibilita um armazenamento e acesso fcil a contedos antigos da pgina; e a Instantaneidade, que seria a atualizao dinmica, hoje intitulada em tempo real.

83

Estudos em Jornalismo e Mdia - Vol. 9 N 1 Janeiro a Junho de 2012 ISSNe 1984-6924

DOI 10.5007/1984-6924.2012v9n1p78

Essas no so as nicas classificaes sobre o que marcaria o webjornalismo, no entanto, para este artigo selecionamos essas que em geral esto em na maioria dos estudos sobre o assunto.
evidente que nem todos esses elementos so novos. Com efeito, se buscamos entender o processo de transformao por que passa o jornalismo nesse novo formato, uma das palavras-chave dessa busca deve ser potencializao. Caractersticas que podem ser identificadas em outros suportes (impresso, rdio, Tv) so estendidas e potencializadas na prtica do jornalismo online. (PALACIOS, 2001. p. 02)

No Portal
A primeira coisa que se nota na anlise do Portal Imirante.com, em particular no Canal voltado para Imperatriz, que este veculo, apesar de ter entrado no ar em 2000, ou seja, num momento em que o modelo de webjornalismo j estava se consolidando com mdia autnoma, no acompanhou essas mudanas e est, ainda, na segunda fase proposta por Palacios (2001), ou seja, ainda funcionando como uma vitrine para um veculo tradicional, embora tenha alguma iniciativa de produo prpria. A diferena com relao aos apontamentos do autor que contrariamente aos outros portais nacionais, que em geral passaram por esta fase para divulgar seus veculos impressos, o Imirante.com, mesmo tendo um jornal de papel como suporte, mais uma vitrine da televiso regional, afiliada da rede globo. Das 78 matrias postadas no site de Imperatriz durante os 30 dias de anlise, 64 foram importadas da televiso, com transcrio do texto na ntegra, ou seja, 82% dos posts colocam o portal como um suporte de divulgao da TV. Neste perodo apenas nove matrias foram apuradas exclusivamente para o site e quatro foram notas de outras fontes. O nmero demonstra total desinteresse da produo na construo dessa informao, some-se a isso a prpria estrutura do portal na cidade, com apenas um jornalista para fazer todo trabalho de apurao, edio e envio. Apesar dos dados, Roberta Gomesiv negou que exista uma dependncia de contedo vindo da televiso, mas o que se percebe que, pelo menos em Imperatriz, a
84

Estudos em Jornalismo e Mdia - Vol. 9 N 1 Janeiro a Junho de 2012 ISSNe 1984-6924

DOI 10.5007/1984-6924.2012v9n1p78

situao bem diferente. Com reportagens produzidas pelas equipes dos jornais Bom Dia Mirante e JM TV Primeira Edio, o material colocado no site para justificar a produo do mesmo na cidade. Alm disso, 93% dessas matrias analisadas aqui no so assinadas, nem pelo reprter da TV, nem pelo redator. Elas trazem como crdito como informaes do Imirante. Ao encontrar-se na fase intitulada por Palacios (2011) como Metfora natural que ainda no explore todas as caractersticas do jornalismo de Portal. Ainda assim, para que se possa ter um conhecimento aprofundado da realidade local, cabe aqui explanar sobre como o veculo tem trabalhado cada uma das caractersticas. Interatividade: A interao uma caracterstica tpica do webjornalismo. Segundo Mielniczuk (2001), ela se difere das outras mdias principalmente por permitir ao usurio uma resposta rpida no mesmo canal de divulgao da informao, o que no acontece com a mesma facilidade em outros meios. Primo (2000), aponta nveis de interao que marcariam essa ao: a Interatividade Reativa, que permite ao leitor uma condio individual e limitada, onde o autor dos textos que permite quais caminhos sero percorridos por ele, e a Interatividade Mtua, que oferece ao leitor uma troca de produtos bem mais ampla, rompendo barreiras entre autor e leitor. Neste ltimo modelo a construo passa a ser coletiva.
[...] no ciberespao, as alternativas disponveis ao usurio permitem que ele tenha voz ativa, algum que o escute - ainda que isso signifique uma nica pessoa - e um lugar para obter informao relevante do seu ponto de vista. Com isso, os meios de comunicao tradicionais e as suas verses digitais voltam a se preocupar com a possvel migrao de sua audincia para blogs ou outras experimentaes interativas na rede mundial dos computadores. (QUADROS, 2005. p. 04).

No Cantal Imirante Cidades de Imperatriz a interao com o leitor ainda Reativa. O prprio reprter Joo Rodriguesv aponta e-mails e enquetes como as principais ferramentas usadas para interagir com o internauta. Este tipo de interao pouco abrangente, mas tendo em vista a organizao da redao na cidade a possvel e dialoga com o estgio em que o site se encontra. No mbito estadual, o portal tem
85

Estudos em Jornalismo e Mdia - Vol. 9 N 1 Janeiro a Junho de 2012 ISSNe 1984-6924

DOI 10.5007/1984-6924.2012v9n1p78

tentado outras iniciativas para se aproximar do usurio. A que mais se aproxima do que Primo (2000) chamou de interao Mtua o canal Voc no Imirante, no qual ficam disponveis vdeos e fotos enviadas por internautas. O material no editado. A equipe posta da forma como so enviados, incluindo erros de ortografia e cortes pouco convencionais. O site recebe uma mdia de 15 arquivos por dia, entre vdeos, udios e fotos. Hipertextualidade: Essa caracterstica vem a ser a mais especfica do jornalismo na web, j que s este formato permite que o usurio possa se interconectar com outros textos complementares e conforme sua escolha. A leitura no-linear configura uma independncia do leitor com relao ao jornalista e se apresenta como um dilogo com toda rede.
Assim o leitor tem condies de definir interativamente o fluxo de sua leitura a partir de assuntos tratados no texto sem se prender a uma seqncia fixa ou a tpicos estabelecidos por um autor. Trata-se de uma forma de estruturao textual que faz do leitor simultaneamente co-autor do texto final. O hipertexto caracteriza-se, pois, como um processo de escritura/leitura eletrnica multilinearizado, multiseqencial e indeterminado [...]. (MARCUSHI, 2006, p.01).

A hipertextualidade uma caracterstica to importante e que marca o jornalismo online, que segundo Mielniczuk (2001) ela seria exatamente a compilao da maioria das caractersticas do webjornalismo.
[...] torna-se possvel afirmar que as caractersticas de multimidialidade, de interatividade e de personalizao so constitutivas da hipertextualidade. Pois essa ltima vai implicar na existncia de textos escritos, sonoros e visuais, que esto organizados em blocos de informaes interconectados. E a leitura ser feita atravs da navegao interativa por estes caminhos. Cada leitor ir percorrer um caminho nico (personalizado) ditado pelas suas escolhas entre as opes possveis (MIELNICZUK, 2001. p. 03).

Na pgina principal do portal Imirante.com as ferramentas de hipertexto so bastante comuns, no entanto, no contexto jornalstico a presena dos links muito menor. Nos 30 dias de anlise do link de Imperatriz nenhuma das matrias postadas
86

Estudos em Jornalismo e Mdia - Vol. 9 N 1 Janeiro a Junho de 2012 ISSNe 1984-6924

DOI 10.5007/1984-6924.2012v9n1p78

usava o recurso do link, exceto s 40 reportagens transcritas da TV que traziam o vdeo a que se referiam na ntegra. Mas neste caso, como a matria funciona apenas como uma transcrio do material do vdeo, no configura efetivamente o modelo de hipertextualidade discutida aqui. Ou seja, neste formato o canal ainda no explorou a potencialidade deste recurso. Multimidialidade/Convergncia: Esta a caracterstica que trata da incluso das ferramentas de udio e vdeo e texto numa mesma postagem. Mielniczuk (2001) afirma que no contexto do webjornalismo, multimidialidade trata-se da convergncia dos formatos das mdias tradicionais (imagem, texto e som) na narrao do fato jornalstico. Para Frana e Viana (2011), a convergncia de mdias apenas parte de um processo, tendo em vista que se convergem muito mais atributos ao meio Web.
Suzana Barbosa (2007) lembra que, para o jornalismo, a convergncia alm de significar integrao entre meios distintos, significa tambm: produo de contedos combinando multiplataformas para publicao e distribuio; convergncia estrutural com a reorganizao das redaes e a introduo de novas funes para os jornalistas; uso associado de tecnologias da informao, softwares, sistemas inteligentes, audincia ativa, explorao do potencial interativo, hipertextual e multimdia da internet; e tambm a construo de narrativas jornalsticas em conformidade com tais recursos. Assim, a convergncia jornalstica seria uma oportunidade para renovar o jornalismo e atualiz-lo diante das demandas do pblico do sculo XXI. (FRANA; VIANA, 2011. p.07)

No portal Imirante.com o uso da multimdialidade seria positivo se este fizesse uso de diferentes plataformas para analisar um assunto, o que no acontece de fato. Embora mescle texto e vdeo, s vezes imagens fotogrficas tambm, no chegam a fazer uso deste recurso porque no so complementares, no se trata de uma narrativa transmdia, em sua essncia, mas de uma repetio exclusivamente voltada para a divulgao do material televisivo. Customizao de Contedos/Personalizao: Personalizar informaes de forma individual um privilgio do webjornalismo. Mielniczuk (2001) afirma que personalizao ou individualizao consiste na existncia de produtos jornalsticos configurados de acordo com os interesses individuais do usurio. As diversas formas de se obter um contedo de escolha do prprio leitor so descritas por Ribas (2004, p. 05):
87

Estudos em Jornalismo e Mdia - Vol. 9 N 1 Janeiro a Junho de 2012 ISSNe 1984-6924

DOI 10.5007/1984-6924.2012v9n1p78

A informao personalizada, individualizada ou customizada, pode ser oferecida para o usurio de vrias formas: configurando pginas de acordo com seus interesses para que em cada acesso obter informaes atualizadas referentes aos temas previamente escolhidos; indicando preferncias por hierarquia de dados, formatos de apresentao visual, cores, tipos e tamanhos de fontes; recebendo por e-mail notcias sobre assuntos anteriormente indicados como sendo de seu interesse.

Segundo Palacios (2003) a customizao do contedo sugere ao leitor uma individualizao do material em relao pgina universal. Assim, quando o site acessado, a pgina de abertura carregada na mquina do usurio atendendo a padres previamente estabelecidos, de sua preferncia (PALACIOS, 2003, p. 29). Segundo Roberta Gomesvi a personalizao ou customizao a nica ferramenta que no existe ainda no site. Ela afirma que este recurso ainda no est disponvel para os leitores do portal, mas est entre as metas das prximas atualizaes. Memria: Na rede os veculos podem disponibilizar, a baixo custo e com mais facilidade, as postagens anteriores, contribuindo para a pesquisa e a prpria histria de si e da sociedade a quem se referem. De certa forma as mdias tradicionais mantm em seus espaos material de arquivo, mas segundo Palacios (2003) essa caracterstica foi potencializada na web dando um suporte mais gil e prtico aos sites e portais de notcias.
Evidentemente, com relao Memria, possvel caracterizar-se tambm uma situao de Continuidade com relao a suportes anteriores. Os jornais impressos, desde longa data, mantm arquivos fsicos das suas edies passadas, abertos consulta do pblico e utilizados por seus editores e jornalistas no processo de produo de informao noticiosa [...]. O mesmo ocorre com relao s emissoras de rdio e TV, que mantm arquivos sonoros e de imagem, eventualmente utilizados na produo de material noticioso de carter jornalstico ou documental. No entanto, na produo jornalstica em Rede, altera-se o lugar da documentao e da Memria que, de complemento informativo, desloca-se para uma posio de fonte noticiosa direta (MACHADO, 2002, p. 63).

O portal Imirante.com possui um link de buscas por arquivos postados no site. Nesse link o internauta pode digitar o arquivo que procura ou notcias relacionadas que o processador interno do site localizar esses arquivos em sua plataforma de dados.
88

Estudos em Jornalismo e Mdia - Vol. 9 N 1 Janeiro a Junho de 2012 ISSNe 1984-6924

DOI 10.5007/1984-6924.2012v9n1p78

Instantaneidade: Esta caracterstica tem uma relao estreita com a velocidade com que o material postado na web e possibilitou um novo modelo de propagao de notcias, as notcias instantneas, atualizadas em tempo real. Palacios (2003) afirma que a velocidade consequncia da prpria internet.
A rapidez do acesso, combinada com a facilidade de produo e de disponibilizao, propiciadas pela digitalizao da informao e pelas tecnologias telemticas, permitem uma extrema agilidade de atualizao do material nos jornais da Web. Isso possibilita o acompanhamento contnuo em torno do desenvolvimento dos assuntos jornalsticos de maior interesse (PALACIOS, 2003. p. 05)

Segundo Gonalves e Toldo (2002, p. 03) a rapidez pode ser verificada na atualizao dos contedos que so recebidos em tempo real pelos usurios-leitores, ou seja, na medida em que os fatos ocorrem, as informaes podem ser divulgadas naquele mesmo instante. Segundo Bueno (2007) a busca pela velocidade uma expectativa tanto do jornal quanto do internauta, que em meio gil como esse vai categorizar como menos competente o jornal que informar depois.
O jornalismo na rede est especificamente ligado questo da velocidade para garantir o diferencial com relao s outras mdias. O furo jornalstico no uma novidade inventada pelo jornal on line e integra o prprio fazer jornalstico. A diferena que, na mdia da Rede Mundial, esse espao para se conseguir chegar antes est cada vez menor e se aproxima de uma irracionalidade em termos de condies de apurao. (BUENO, 2007 p. 65)

Em Imperatriz as notcias do portal no ganham status de instantneas tendo em vista que a pgina, embora atualizada diariamente, tem uma freqncia bem menor, com dias em que no ultrapassam duas postagens. A falta de uma estrutura tanto fsica quanto de pessoal impossibilita o trabalho no site, tendo em vista a equipe toda do portal em Imperatriz formada por um nico profissional.

Consideraes finais

O portal Imirante.com um grande portal e tem a si aliado uma empresa que

representa a Rede Globo no Maranho. Essa aliana ajuda em muito na imagem que o site representa para a sociedade, no entanto, o veculo est longe de conseguir se
89

Estudos em Jornalismo e Mdia - Vol. 9 N 1 Janeiro a Junho de 2012 ISSNe 1984-6924

DOI 10.5007/1984-6924.2012v9n1p78

configurar como um portal que pratica o webjornalismo na sua essncia. Da forma como est sendo produzido est longe do modelo pensado para a rede.

Referncias
BARBOSA, Suzana. A informao de proximidade no jornalismo online. FACOM/Salvador. 2001. __________. Jornalismo Online: Dos sites noticiosos aos portais locais. Intercom Campo Grande MS. 2001. 11 p. BARDOEL, Jo; DEUSE, Mark. Jornalismo de rede: competncias convergentes do velho e novo profissional da mdia. Verso Traduzida. Amsterd. 2000. 19 p. BUENO, Thasa. Em tempo (quase) real: Anlise semitica do jornalismo na Web. Dissertao apresentada ao Programa de Ps-graduao em Letras, rea de concentrao Estudos Lingsticos, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Trs Lagoas, nvel Mestrado. Orientadora: Prof. Dr. Rita de Cssia Pacheco Limberti. Trs Lagoas: UFMS, 2007. BUENO, Thasa; REINO, Lucas Santiago. Anlise de usabilidade do webjornal Imperatriz Notcias. Trabalho a ser apresentado ao Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao, XIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Nordeste Macei, AL., com realizao de 15 a 17 de junho 2011. CARDOZO, Andr. A Histria da Internet. 2010. Disponvel em < http://aniversario10anos.ig.com.br/histria+da+internet.html > acesso em 22 abr. 2011 FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. 3ed. So Paulo: Contexto, 2006. 119 p. FRANA, Lilian Cristina Monteiro. VIANA, Jlia da Escssia Melo. Convergncia e Multimidialidade no Jornal El Pas. Revista INICIACOM. Vol 3. n 3. 2001. 23 p. GOMES, Rui Miguel. A Importncia da Internet para jornalistas e fontes. Lisboa: Novos Horizontes. 2009. GONALVES, Leila Lais. TOLDO, Claudio Jos. Webjornalismo miditico na Web 2.0: o uso de ferramentas gratuitas para notcias. PUC So Paulo. 2008. 13 p. MASSIP, Pere; QUADROS, Claudia Irene de; QUADROS. Itanel. WEBJORNALISMO: DA FORMA AO SENTIDO: Os casos da Gazeta do Povo e La Vanguardia. Revista E-Comps. Belo Horizonte. 2009. Disponvel em: < http://compos.com.pucrio.br/media/gt9_claudia_quadros_itanel_quadros_pere_massip.pdf > acesso em: 28 mai. 2011. MATTOSO, Guilherme de Queirs. Internet, jornalismo e Weblogs: uma nova alternativa de informao. Disponvel em: < http://www.bocc.ubi.pt/pag/mattoso-guilherme-webjornalismo.html > Acesso em: 17 fev. 2011. MIELNICZUK, Luciana; PALCIOS, Marcos. Consideraes para um estudo sobre o formato da notcia na Web: O link como elemento paratextual. Salvador. 2001. 14 p. MIELNICZUK, Luciana. Caractersticas e implicaes do jornalismo na Web. Salvador. 2001. 09 p. ______. Interatividade no jornalismo online: O caso do NetEstado. Salvador. 1999. 20 p. MOHERDAUI, Luciana. Guia de Estilo Web: Produo e edio de notcias online. 3 ed. rev e ampl So Paulo: Ed SENAC SP, 2007. 279 p. PALCIOS, Marcos Silva. Hipertexto, Fechamento e o uso do conceito de no-linearidade discursiva. Lugar Comum, Rio de Janeiro, n. 08. 1999. p. 111-121. 90

Estudos em Jornalismo e Mdia - Vol. 9 N 1 Janeiro a Junho de 2012 ISSNe 1984-6924

DOI 10.5007/1984-6924.2012v9n1p78

PALCIOS, Marcos Silva. Educao em tempo de vdeo game revisando algumas idias de Mcluhan. Revista da FACED. Bahia. 2007. ______. Jornalismo online, informao e memria: apontamentos para debate. In: JORNADAS DE JORNALISMO ONLINE, Covilh: Universidade da Beira Interior, 2002. Disponvel em: < http://grupojol.wordpress.com/2011/04/24/palacios-2002/ > acesso em: 29 mai.11 PINHO, Jos Benedito. Jornalismo na Internet: planejamento e produo da informao on-line. v.71. So Paulo: Summus, 2003. 282 p. PRIMO, Alex Fernando Teixeira; TRASEL, Marcelo. Webjornalismo participativo e a produo aberta de notcias. Contracampo (UFF). V. 14, 2006. p. 36-57. PRIMO, Alex Fernando Teixeira. Interao Mtua e Interao Reativa: Uma proposta de estudo. Revista FAMECOS, n 12. Porto Alegre, 2010. QUADROS, Claudia Irene de. A participao do pblico no webjornalismo. Revista E-Comps. Florianpolis. 2005. Disponvel em: < http://www.compos.org.br/seer/index.php/ecompos/article/view/56/56 > Acesso em 12 mai. 2011. RIBAS, Beatriz. Caractersticas da notcia na Web - consideraes sobre modelos narrativos. Salvador. 2004. 12 p.

91

Esta pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 201. Palacios (2001) fez uma classificao dos modelos de webjornalismo por fases e que servem de base para este estudo.

ii

iii

Roberta Gomes gerente de contedo do site e trabalha e h oito anos no portal Imirante.com. As informaes fornecidas por ela integram a entrevista realizada por Rafael Moraes, no dia 20 de maio de 2011, como parte da sua monografia de concluso de curso intitulada Sob a luz das caractersticas do webjornalismo: Um estudo sobre o Portal de notcias Imirante.com em Imperatriz, sob orientao da professora mestre Thasa Bueno, no curso de Comunicao Social - Jornalismo da UFMA (Universidade Federal do Maranho).
iv

Idem, nota anterior.

Joo Rodrigues reprter do Portal Imirante.com em Imperatriz. Trabalha h nove anos sendo correspondente de Imperatriz para o Portal. As informaes aqui apresentadas integram a entrevista realizada pelo acadmico Rafael Moraes, no dia 20 de maio de 2011, como parte da monografia Sob a luz das caractersticas do webjornalismo: Um estudo sobre o Portal de notcias Imirante.com em Imperatriz, sob orientao da professora mestre Thasa Bueno, no curso de Comunicao Social Jornalismo, da UFMA (Universidade Federal do Maranho).
vi

Gerente de contedo do site. Trabalha a oito anos no portal Imirante.com. Entrevista realizada pelo Acadmico Rafael Moraes, no dia 20 de Maio de 2011, para complemento de informaes para a monografia, cujo projeto aborda o tema: Sob a luz das caractersticas do webjornalismo: Um estudo da construo das notcias no Portal de notcias Imirante.com em Imperatriz.

Vous aimerez peut-être aussi