Vous êtes sur la page 1sur 18

FACUNICAMPS Ncleo de Pesquisa e Extenso Goinia, GO, Brasil, Maro de 2011

O FLUXO DE CAIXA COMO INSTRUMENTO DE GERENCIAMENTO FINANCEIRO NAS EMPRESAS


CARNEIRO, Rodrigo Borges (FacUnicamps)
127borgesinfa@ibest.com.br

Este artigo objetiva analisar o fluxo de caixa como instrumento de gerenciamento financeiro nas empresas, tendo como foco o fluxo de caixa operacional que trata das receitas e despesas. Ressalta-se a importncia deste estudo, uma vez que a acirrada competitividade e as constantes mudanas no mundo dos negcios exigem das empresas maior eficincia na gesto de seus recursos, principalmente os financeiros. Cabe destacar que tomadas de decises rpidas e seguras no que diz respeito captao e aplicao de recursos da empresa pode ser a diferena entre o sucesso e o fracasso do empreendimento. Mesmo em momentos de equilbrio e estabilidade financeira as empresas devem administrar bem seus recursos, mantendo um rgido controle financeiro sobre eles, pois a situao pode mudar de um momento para outro provocando retrao de mercado e escassez de recursos, diminuindo a liquidez da empresa, comprometendo assim seu desempenho financeiro. Da a importncia de se utilizar o fluxo de caixa operacional no gerenciamento financeiro das empresas. PALAVRAS CHAVE: Fluxo de Caixa Operacional. Gerenciamento Financeiro.

FACUNICAMPS Ncleo de Pesquisa e Extenso Goinia, GO, Brasil, Maro de 2011

Introduo O mercado se apresenta cada vez mais competitivo e exigente, caractersticas do mundo globalizado. Nota-se ento, a necessidade de aumentar eficcia e eficincia das empresas na busca de melhor desempenho em suas atividades para assim diminuir custos proporcionando melhor qualidade e menor preo ao mercado consumidor, vencendo, dessa maneira, a concorrncia no intuito de se manter no mercado e garantir sua sobrevivncia. Para uma empresa se manter num mercado cada vez mais competitivo necessrio que seu gestor financeiro tome suas decises apoiadas em informaes precisas e atualizadas. Essas informaes devem ser buscadas e analisadas em todas as reas da empresa, entretanto nesse trabalho ser abordada apenas a rea financeira, no por desmerecer as demais reas, mas por ser ela o ponto determinante de situao problema citada anteriormente. Para minimizar o efeito dos problemas financeiros necessrio manter um equilbrio entre receitas e despesas onde as entradas de recursos devem ser suficientes para cobrir as sadas dos mesmos. Para gerenciar com eficincia a rea financeira de qualquer empresa torna-se necessrio implantar alguns relatrios gerenciais, como alguns indicadores de desempenho para que se faa o acompanhamento peridico da sua performance. Um instrumento de suma importncia para que as empresas visualizem a existncia ou no desse equilbrio o fluxo de caixa operacional que permite projetar entradas e sadas de recursos em tempo futuro, mostrando qual o montante que a empresa pode desembolsar sem prejudicar sua capacidade de cumprir com suas obrigaes no prazo certo. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo demonstrar o fluxo de caixa operacional como instrumento de apoio ao gerenciamento financeiro na empresas. Portanto, ressalta sua importncia na tomada de decises, sua contribuio e influncia que a gerao futura de caixa exerce sobre a estrutura, comportamento e desempenho dessas empresas.

FACUNICAMPS Ncleo de Pesquisa e Extenso Goinia, GO, Brasil, Maro de 2011

Histrico do Fluxo de Caixa A histria mostra que a busca do entendimento do homem sobre a capacidade financeira de seus negcios, data de muitos sculos, aproximadamente 600 a.C. com Tales de Mileto, que teria estudado contabilidade no Egito. De acordo com S (2004, p. 1) as primeiras publicaes contbeis surgiram em 1494, quando o monge franciscano Luca Pacciolo publicou a obra denominada Mtodo das Partidas Dobradas. A obra foi considerada a base da doutrina contbil, pois se destinava a explicar a contabilidade aos comerciantes da poca. No entanto, as primeiras normas contbeis surgiram apenas no sculo XVIII, aps a Revoluo Industrial, formuladas pela escola Inglesa para atender aos interesses dos comerciantes em relao aos sistemas de controle financeiro e patrimonial. J no sculo XX, mais precisamente com a crise mundial que se instalou aps a quebra da bolsa de valores no ano de 1929, as empresas perceberam a necessidade de utilizar a contabilidade e os sistemas de controle na tomada de decises financeiras. Assim comearam a ser realizados os primeiros estudos sobre o fluxo de caixa e sua importncia nas empresas. O primeiro estudo sobre a anlise de balanos, baseados nos ndices de Balano, foi publicado pelo Americam Institute of Certified Public Accountants (AIPA) em 1934. Em 1961 o interesse pelo estudo do fluxo de caixa ressaltado pela publicao do Accounting Research 2, denominado Cash Flow: Analysis and the Funds Statement. Em 1986, o Financial Accounting Standards Board (FASB), publicou o Boletim n 23 propondo s empresas americanas a adoo do relatrio de Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais em lugar da tradicional DOAR. Silva (2006, p. 3) menciona que:
A demonstrao de fluxo de caixa foi normatizada pelo pronunciamento do Board do Financial Accounting Standards Board (Fasb), pelo boletim n. 95, que instituiu o fluxo de caixa em substituio Demonstrao de Origem e Aplicaes de Recursos (Doar), datado de novembro de 1987, sendo colocado em vigor a partir de julho de 1988.

FACUNICAMPS Ncleo de Pesquisa e Extenso Goinia, GO, Brasil, Maro de 2011

A publicao do Boletim n. 95 de 1987: Statement of Cash Flows foi seguida internacionalmente em pases como Japo, Nova Zelndia, Canad, frica do Sul e Inglaterra. Nesse perodo, as Demonstraes Contbeis no Brasil contavam apenas Balano Patrimonial e a Demonstrao do Resultado do Exerccio. Usava-se pouco uma demonstrao relativa s Mutaes do Patrimnio Lquido. A partir das duas ltimas dcadas surgiu a necessidade de uma demonstrao que, alm das receitas e despesas ocorridas em determinado perodo, mostrasse tambm o fluxo completo de toda a movimentao financeira da empresa durante um determinado perodo. Comeou ento a busca por outro demonstrativo que envolvesse as movimentaes de recursos financeiros no encontrados na Demonstrao do Resultado do Exerccio. Silva (2006, p. 3) menciona que:
O Brasil passou a utilizar no de forma obrigatria, mas at mesmo com um aconselhamento da Comisso de Valores Mobilirio (CVM), a partir de 1992, com a reviso da Norma Internacional de Contabilidade NIC 7, que recebia a denominao, at ento, de Demonstrao das Mutaes na Posio Financeira, que fora aprovada em julho de 1977.

No Brasil, o uso dessa Demonstrao no obrigatrio, mas aps a emisso da Lei n 6404/76, em 1999, todas as Sociedades por Aes com Patrimnio Lquido igual ou maior de 20.000 ORTNs passaram a ser obrigadas a publicar a Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos (DOAR), o que reforava a possibilidade da Demonstrao do Fluxo de Caixa (DFC) vir a ser obrigatria no Brasil. A diferena fundamental entre as duas demonstraes que a DOAR elaborada com base no conceito de capital circulante lquido, dentro do regime de competncia, apresentando, portanto, a disponibilidade de mdio prazo, a Demonstrao do Fluxo de Caixa baseia-se no conceito de disponibilidade imediata, dentro do regime de caixa puro, mostrando a modificao ocorrida no saldo de disponibilidades da empresa durante determinado perodo, por meio dos fluxos de recebimentos e pagamentos. Acredita-se que com a Demonstrao do Fluxo de Caixa mais fcil entender o fluxo financeiro da empresa, inclusive os usurios menos familiarizados com a Contabilidade.

FACUNICAMPS Ncleo de Pesquisa e Extenso Goinia, GO, Brasil, Maro de 2011

Conceitos do Fluxo de Caixa As definies existentes sobre o fluxo de caixa, apesar de aparentemente simples, geram uma srie de interpretaes. Mas em todas as definies possvel notar que o fluxo de caixa uma ferramenta que possui um importante papel no planejamento financeiro das empresas. Para compreender melhor o assunto a seguir sero expostas algumas definies de diversos autores para que se possa verificar o que vem a ser fluxo de caixa. Para Zdanowicz (2000, p. 125), o fluxo de caixa [...] um dos instrumentos mais eficientes de planejamento e controle financeiro [...], constituindo-se, em conseqncia, em elemento bsico e indispensvel para o administrador, sendo de grande importncia para avaliar a posio financeira da empresa a longo prazo. O fluxo de caixa um poderoso instrumento de planejamento financeiro, que estabelece projees atravs de informaes detalhadas sobre as entradas e sadas de recursos, trazendo um auxlio pertinente s necessidades financeiras de curto e longo prazo, demonstrando com antecedncia a real situao financeira da empresa e facilitando o controle dos custos e despesas de um determinado perodo. Assaf Neto e Silva (1997, p.35) define que o fluxo de caixa de fundamental importncia para as empresas, constituindo-se numa indispensvel sinalizao dos rumos financeiros dos negcios, pois a falta de caixa pode causar uma sria descontinuidade em suas operaes. Essa ferramenta essencial para a administrao e avaliao financeira das organizaes, pois permite gerenciar os recursos financeiros e evitar situaes de insolvncia ou falta de liquidez que representam srias ameaas continuidade das organizaes. Sua utilizao tambm possibilita o conhecimento do grau de independncia financeira das organizaes, com base na avaliao do seu potencial para gerao de recursos no futuro para saldar seus compromissos e para pagar a remunerao dos seus empreendedores. Para Frezatti (1997), em algumas organizaes, o fluxo de caixa serve como um instrumento ttico e, em outras, o alcance maior, ou seja, sua utilizao

FACUNICAMPS Ncleo de Pesquisa e Extenso Goinia, GO, Brasil, Maro de 2011

estratgica. A abordagem ttica refere-se a um uso restrito e de acompanhamento do fluxo de caixa, aparecendo como um cumpridor de determinaes mais amplas e complexas, em que a empresa j possui um escopo mais definido em termos estratgicos e quer apenas manter o rumo. A abordagem estratgica aquela que afeta o nvel de negcios da empresa no curto prazo, e principalmente no longo prazo, assim o fluxo de caixa tem efeito sobre questes ligadas s decises realmente estratgicas da empresa. Viabiliza, ainda, a avaliao da capacidade de financiamento do seu capital de giro ou se depende de recursos externos, permitindo conhecer a capacidade de expanso com recursos prprios, gerados a partir de suas prprias operaes a aferir o potencial efetivo das organizaes para implementar decises de investimento, financiamento, distribuio de lucros e pagamento de dividendos. Tambm, gera indicadores do momento ideal para a realizao de emprstimos ou captaes de recursos externos, tanto para a cobertura de eventuais situaes dficits, como para implementar decises que dependem de aportes adicionais, alm de orientar as aplicaes dos excedentes de caixa (supervites) no mercado financeiro, possibilitando maiores ganhos para a organizao e melhor compatibilizao dos prazos. A importncia do fluxo de caixa tambm est na abrangncia de sua interferncia, pois no s a rea financeira deve estar comprometida com os resultados de caixa, mas tambm as demais reas da empresa, conforme destaca Assaf Neto e Silva (1997, p. 36):
a) A rea de produo muda os prazos de fabricao dos produtos, por conseqncia promove alteraes nas necessidades de caixa; da mesma forma, os custos de produo tm significativos reflexos sobre o caixa; b) As decises de compras devem estar em sintonia com a existncia de saldos disponveis de caixa, ou seja, deve haver preocupao com a sincronizao dos fluxos de caixa, avaliando-se a relao entre os prazos obtidos para pagamento das compras com os definidos para recebimento das vendas; c) Polticas de cobrana mais geis e eficientes permitem a disponibilizao dos recursos financeiros de uma forma mais rpida, resultando em um importante reforo de caixa; d) A rea de vendas deve manter um controle mais prximo sobre os prazos concedidos e sobre os hbitos de pagamentos dos clientes, de maneira a no pressionar negativamente o fluxo de caixa, ou seja, as

FACUNICAMPS Ncleo de Pesquisa e Extenso Goinia, GO, Brasil, Maro de 2011

decises envolvendo vendas devem ser tomadas somente aps uma prvia avaliao de suas implicaes sobre os resultados de caixa; e) A rea financeira deve avaliar cuidadosamente o perfil de seu endividamento, de forma que os desembolsos necessrios ocorram concomitantemente gerao de caixa da empresa.

Entre as vrias finalidades do controle do fluxo de caixa, destacam-se, segundo Zdanowicz (2000, p. 179):
Controlar a atividade financeira, pois a noo de responsabilidade relacionase com todas as operaes da empresa, controlar a atividade da empresa, em geral, quando as faltas, no so apenas imputveis s atividades financeiras; deve-se analisar todo o sistema operacional da empresa.

Assim, uma reduo no nvel de entradas, seja, por reduo da venda, ou por atraso na entrega, deve ser analisado para poder manter o nvel desejado de caixa. A objetividade e a eficcia do controle do fluxo de caixa tende a beneficiar a empresa em suas atividades operacionais. Isso porque, o fluxo de caixa, como uma ferramenta de informao gerencial permite identificar o processo de circulao do dinheiro, a liquidez da empresa e as necessidades futuras de caixa, demonstrando se o fluxo de recebimento em determinado perodo suficiente para cobrir os pagamentos deste mesmo perodo. Essas informaes, associadas s outras obtidas atravs das demonstraes contbeis, proporciona maior segurana na tomada de decises. Demonstrao do Fluxo de Caixa A Demonstrao de Fluxo de Caixa (DFC) propicia aos analistas financeiros uma fonte segura para melhor elaborar seus planejamentos financeiros, como tambm serve a outros usurios a forma com que a empresa gerou o caixa, ou at mesmo como utilizou os recursos e valores equivalentes ao caixa. Essa demonstrao propicia ao micro-empreendedor financeiro a elaborao de melhor planejamento, pois uma economia tipicamente inflacionria no aconselhvel, excesso de caixa, mas o estritamente necessrio para fazer face aos seus compromissos. Atravs do planejamento financeiro o empreendedor saber o

FACUNICAMPS Ncleo de Pesquisa e Extenso Goinia, GO, Brasil, Maro de 2011

montante certo em que contrair emprstimos para cobrir a falta de fundos, bem como quando aplicar no mercado financeiro o excesso de dinheiro, evitando, assim a corroso inflacionria e proporcionando maior rendimento microempresa. A demonstrao do fluxo de caixa uma ferramenta muito valiosa para o administrador financeiro para um planejamento futuro onde a empresa vai apresentar os recursos providos de vrias formas como vendas, financiamento e outras. E as despesas fixas e variveis tendo uma viso da situao lucrativa ou no, visando assim uma melhor lucratividade para a empresa. A demonstrao de fluxo de caixa mostra as alteraes lquidas que ocorrem na empresa, e as atividades do fluxo criam essas mudanas. De uma forma condensada, segundo Marion (2003, p.380), a DFC indica a origem de todo o dinheiro que entrou no caixa, bem como a aplicao de todo o dinheiro que saiu do caixa em determinado perodo, o mesmo autor lembra tambm que deve apresentar o Resultado do Fluxo Financeiro. A DFC diferencia-se das demais demonstraes contbeis por no ser influenciada pela constituio de provises contbeis, e assim pode-se analisar o impacto dessas provises nos resultados da empresa. Seu objetivo prover informaes relevantes sobre os pagamentos e recebimentos, em dinheiro de uma empresa, ocorridos durante um determinado perodo, facilitando o processo de administrao dos recursos disponveis na empresa. H dois tipos de demonstrao do fluxo de caixa, so eles: mtodo direto e indireto, conforme ser apresentado a seguir. Mtodo Direto O fluxo pelo mtodo direto tambm denominado fluxo de caixa no sentido restrito. Este parte do saldo do caixa do perodo anterior, como saldo inicial, assim adiciona as entradas e subtrais as sadas do caixa, evidenciando-as a comear das vendas, por seus valores efetivamente realizados (recebidos). Muitos se referem a ele como o verdadeiro fluxo de caixa, por que, nele so demonstrados todos os recebimentos e pagamentos que efetivamente concorreram para a variao das

FACUNICAMPS Ncleo de Pesquisa e Extenso Goinia, GO, Brasil, Maro de 2011

disponibilidades do perodo e permitem melhor visualizao e compreenso das principais transaes de encaixe e desembolso de caixa. Marion (2003, p. 431), descreve o mtodo direto como:
o fluxo de caixa pelo mtodo direto tambm denominado fluxo de caixa no sentido restrito. Muitos se referem a ele como o verdadeiro fluxo de caixa, porque, (...) nele so demonstrados todos os recebimentos e pagamentos que efetivamente concorreram para a variao das disponibilidades no perodo.

No mtodo direto, as atividades operacionais, so apresentados primeiro os itens referentes s entradas depois s sadas. Por exemplo: primeiro apresenta o valor da receita de vendas de mercadorias e servios, depois se subtraem os pagamentos a serem efetuados: fornecedores, salrios e encargos sociais, impostos e outras despesas legais, em seguida so adicionados os dividendos recebidos e recebimentos de seguros. O mtodo direto apresenta uma forma bem simples para a anlise dos recebimentos e pagamentos, pois este mtodo retrata o que a empresa tem a receber e a pagar oriundo da atividade desenvolvida pela empresa. Hoji (2003, p. 208) assinala que, fluxo de caixa direto facilita a visualizao e a compreenso do fluxo financeiro, pois demonstra os recebimentos e pagamentos provenientes das atividades operacionais. Nos termos do Conselho Regional de Contabilidade de So Paulo - CRCSP (1997, p.111):
O fluxo de caixa referente s transaes originadas de atividades operacionais poder ser apresentado tanto pelo mtodo direto quanto pelo indireto. O Financial Accounting Standard Board (FASB), atravs da FAS95, incentiva, mas no exige a utilizao do mtodo direto. Com relao s transaes originadas em atividades de investimento ou financiamento, tanto pelo mtodo direto como pelo indireto no apresentam diferena na demonstrao do fluxo de caixa.

Esse mtodo relaciona os fluxos que efetivamente geram ou consomem caixa das operaes. Possui como principal vantagem sua simplicidade relativa, embora possa parecer-se em parte com a demonstrao de resultado numa base caixa. Este mtodo no realiza a reconciliao entre o lucro contbil e o caixa operacional. H ainda outras vantagens como: criar condies favorveis para que a classificao dos recebimentos e pagamentos siga critrios tcnicos e no fiscais;

FACUNICAMPS Ncleo de Pesquisa e Extenso Goinia, GO, Brasil, Maro de 2011

permitir que a cultura de administrar pelo caixa seja introduzida mais rapidamente nas empresas; e disponibilizar as informaes de caixa diariamente. Como desvantagens o mtodo direto apresenta: o custo adicional para classificar os recebimentos e pagamentos; e a falta de experincia dos profissionais da rea financeira em usar as partidas dobradas para classificar os recebimentos e pagamentos. Quadro 1 Demonstrao do Fluxo de Caixa Mtodo Direto
FLUXO DE CAIXA - MTODO DIRETO Entradas e sadas de caixa e equivalentes de caixa Fluxo de caixa das atividades operacionais: Venda de mercadorias e servios (+) Pagamento de fornecedores (-) Salrios e encargos sociais dos empregados (-) Dividendos recebidos (+) Impostos e outras despesas legais (-) Recebimento de seguros (+) Caixa lquido das atividades operacionais (+/-) Fluxo de caixa das atividades de investimento: Venda de imobilizado (+) Aquisio de imobilizado (-) Aquisio de outras empresas (-) Caixa lquido das atividades de investimento (+/-) Fluxo de caixa das atividades de financiamento: Emprstimos lquidos tomados (+) Pagamento de leasing (-) Emisso de aes (+) Caixa lquido das atividades de financiamento (+/-) Aumento / Diminuio lquido de caixa e equivalente de caixa Caixa e equivalentes de caixa - incio do ano Caixa a equivalentes de caixa - final do ano Fonte: Conselho Regional de Contabilidade de So Paulo CRCSP (1997, p. 111)

Para a realidade da maioria das empresas brasileiras, o mtodo direto traz mais benefcios, principalmente para a reduo dos custos financeiros, pois demonstra os recebimentos e pagamentos derivados das atividades operacionais da empresa, em vez do lucro lquido ajustado, alm de mostrar efetivamente as movimentaes ocorridas no perodo. Mtodo Indireto

FACUNICAMPS Ncleo de Pesquisa e Extenso Goinia, GO, Brasil, Maro de 2011

O mtodo indireto estruturado por meio de um procedimento semelhante ao da DOAR podendo mesmo ser considerado como uma ampliao da mesma. Consiste em estender a anlise dos itens no circulantes prprias daquele relatrio a alterao ocorrida nos itens circulantes (passivo e ativo circulante), excluindo, logicamente, as disponibilidades, cuja variao estamos buscando demonstrar.
Fluxo de caixa indireto semelhante Demonstrao das Origens e Aplicao de Recursos (DOAR), pois os recursos gerados pelas atividades operacionais so calculados por meio de lucro lquido ajustado complementado com aumento ou reduo dos saldos das contas do ativo e passivo circulante (HOJI, 2003, p. 208).

Tambm denominado como fluxo de caixa no sentido amplo. Isto se explica pela anlise dos fundamentos de sua elaborao. Assim, parti-se do lucro lquido, no qual efetuado ajuste pelo valor das operaes considerado receitas ou despesas, mas que no afetaram as disponibilidades, de forma que se possa demonstrar sua variao no perodo. O mtodo indireto parte do resultado lquido do exerccio at chegar ao FCO aps uma srie de ajustes. Num primeiro momento elimina os efeitos que no afetam o caixa, mas que esto includos no resultado lquido; em seguida converte esse valor no FCO pelos ajustes de acrscimos ou decrscimos nos ativos e passivos operacionais de curto e de longo prazo. Sua principal vantagem consiste em reconciliar o Lucro Lquido ao caixa operacional. Marion (2003, p. 431), descreve tambm o mtodo indireto:
O Mtodo Indireto estruturado por meio de um procedimento semelhante ao da Doar podendo mesmo ser considerado como uma ampliao da mesma. Consiste em estender anlise dos itens no circulantes prpria daquele relatrio as alteraes ocorridas nos itens circulantes (passivo e ativo circulante).

O mtodo indireto consiste na integrao entre o lucro lquido da Demonstrao do Resultado do Exerccio e os valores que no representam desembolso: depreciao e amortizao; proviso para devedores duvidosos;

FACUNICAMPS Ncleo de Pesquisa e Extenso Goinia, GO, Brasil, Maro de 2011

aumento ou diminuio referente a fornecedores, aumento ou diminuio de valores em contas a receber. O mtodo demonstra vantagens como: o baixo custo, pois basta utilizar dois balanos patrimoniais (o do incio e o do final do perodo), a demonstrao de resultados e algumas informaes adicionais obtidas na contabilidade; e a conciliao do lucro contbil com fluxo de caixa operacional lquido, mostrando como se compe a diferena. Como desvantagens o mtodo apresenta: o tempo necessrio para gerar as informaes pelo regime de competncia e s depois convert-las para regime de caixa. Se isso for feito uma vez por ano, por exemplo, podem surgir surpresas desagradveis e tardiamente; em casa de interferncia da legislao fiscal na contabilidade oficial, e geralmente h, o mtodo indireto ir eliminar somente parte dessas distores. Quadro 2 Demonstrao do Fluxo de Caixa Mtodo Indireto
FLUXO DE CAIXA - MTODO INDIRETO Entradas e sadas de caixa e equivalentes de caixa Fluxo de caixa das atividades operacionais: Lucro lquido Depreciao e amortizao (+) Proviso para devedores duvidosos (+) Aumento / diminuio em fornecedores (+/-) Aumento / diminuio em contas a pagar (+/-) Aumento / diminuio em contas a receber (+/-) Aumento / diminuio em estoques (+/-) Caixa lquido das atividades operacionais (+/-) Fluxo de caixa das atividades de investimento: Venda de imobilizado (+) Aquisio de imobilizado (-) Aquisio de outras empresas (-) Caixa lquido das atividades de investimento (+/-) Fluxo de caixa das atividades de financiamento: Emprstimos lquidos tomados (+) Pagamento de leasing (-) Emisso de aes (+) Caixa lquido das atividades de financiamento (+/-) Aumento / diminuio lquido de caixa e equivalente de caixa Caixa e equivalentes de caixa - incio do ano Caixa a equivalentes de caixa - final do ano Fonte: Conselho Regional de Contabilidade de So Paulo CRCSP (1997, p. 112)

FACUNICAMPS Ncleo de Pesquisa e Extenso Goinia, GO, Brasil, Maro de 2011

Esse mtodo consiste em estender anlise dos itens no circulantes e a alterao ocorrida nos itens circulantes (passivo e ativo circulante), excluindo as disponibilidades. Assim, parte-se do lucro lquido, no qual efetuado ajuste pelo valor das operaes considerado receitas ou despesas, mas que no afetaram as disponibilidades, de forma que se possa demonstrar sua variao no perodo. Fluxo de Caixa Operacional O fluxo de caixa operacional (FCO) o resultado financeiro produzido pelos ativos identificados diretamente com a atividade da empresa (ASSAF NETO e SILVA, 2002). obtido na Demonstrao do fluxo de Caixa, no primeiro grupo de operaes: das atividades operacionais. Esse grupo contm o resultado das operaes relacionado s atividades fins da empresa. Atravs deste pode-se calcular um ndice de liquidez diferente daquele obtido no Balano Patrimonial. Assaf Neto e Silva (2002) descrevem o fluxo de caixa operacional como sendo os resultados financeiros, no sentido estrito de caixa, produzidos pelos ativos identificados diretamente com a atividade da empresa. E complementam que o FCO representa uma medida dos recursos financeiros gerados pelas atividades estritamente operacionais e disponveis em termos de caixa. Essas, por sua vez, envolvem todas as atividades relacionadas com a produo e entrega de bens e servios e os eventos que no sejam definidos como atividades de investimento e financiamento. Normalmente, relacionam-se com as transaes que aparecem na Demonstrao de Resultado. O clculo do fluxo de caixa operacional pode ser efetuado da seguinte forma:
Fluxo de Caixa Operacional = Lucro Operacional IR sobre Lucro Operacional +/Despesas / Receitas Operacionais que no envolvem Recursos Financeiros. O FCO pode ser calculado de duas formas: a partir da receita bruta ou tomando como ponto de partida o lucro operacional. Ambas as formas utilizam-se dos dados da

FACUNICAMPS Ncleo de Pesquisa e Extenso Goinia, GO, Brasil, Maro de 2011

Demonstrao de Resultado do Exerccio (DRE), no primeiro grupo de operaes: das

atividades operacionais. Esse grupo contm o resultado das operaes relacionado s atividades fins da empresa. Quadro 3 - Clculo do FCO a partir da Receita Bruta.
Receita bruta de vendas e servios (-) Devolues, abatimentos e impostos (=) Receita lquida (-) Custo dos produtos e servios (=) Lucro bruto (-) Despesas com vendas (-) Despesas gerais e administrativas (=) Lucro antes dos juros e Imposto de Renda (LAJIR ou EBIT) (-) Imposto de Renda e Contribuio Social (34%) (=) Lucro operacional lquido depois dos impostos (+) Despesas com depreciao, amortizao e exausto (=) Fluxo de Caixa Operacional (FCO) Fonte: Adaptado de Hoji (2004, p. 5)

Atualmente, no Brasil, as alquotas dos impostos para a maioria das empresas so de 34%, conforme dados da Secretaria da Receita Federal SRF apud Oliveira e Arajo (2006). Esse percentual formado pela soma de uma alquota de 15% de Imposto de Renda da Pessoa Jurdica (IRPJ), mais um adicional de 10% sobre o excedente de certo limite de lucro, mais um acrscimo de 9% de alquota referente contribuio social sobre o lucro lquido (CSLL). Quadro 4 - Clculo do FCO a partir do Lucro operacional.
Lucro Operacional (+) Despesas financeiras lquidas (-) Receitas de dividendos, equivalncia patrimonial e outros (=) Lucro antes dos juros e Imposto de Renda (LAJIR ou EBIT) (-) Imposto de Renda e Contribuio Social (34%) (=) Lucro operacional lquido depois dos impostos (+) Despesas com depreciao, amortizao e exausto (=) Fluxo de Caixa Operacional (FCO) Fonte: Adaptado de Hoji (2004)

Contudo, existem formas alternativas de chegar ao valor do Fluxo de Caixa Operacional, a partir da Demonstrao de Resultado, como o caso do EBITDA (Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization), tambm conhecido como LAJIDA (Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciao e Amortizao.). O

FACUNICAMPS Ncleo de Pesquisa e Extenso Goinia, GO, Brasil, Maro de 2011

FCO apurado adicionando-se de volta a depreciao, amortizao e exausto, o que corresponde ao EBITDA deduzido dos impostos sobre o lucro das operaes.
O EBITDA um indicador financeiro que mostra se os ativos operacionais esto gerando caixa. considerado pelos analistas financeiros o melhor indicador de gerao de caixa operacional, pois entram em seu clculo somente os resultados operacionais que afetam o caixa, desconsiderandose despesas e receitas operacionais como a depreciao, amortizao e exausto, o resultado de equivalncia patrimonial, as despesas e receitas financeiras, as outras receitas e despesas operacionais no rotineiras e, tambm, os impostos sobre o lucro (Imposto de Renda e Contribuio Social sobre o Lucro). (HOJI, 2004, p. 3).

O que se pretende com o EBITDA, segundo Oliveira e Arajo (2006) o valor do caixa, ou melhor, o potencial de gerao de caixa, sem considerar as depreciaes produzidas pelos ativos operacionais (excluindo-se as receitas financeiras), sem os efeitos decorrentes da forma de financiamento da empresa (excluindo-se as despesas financeiras) e antes dos efeitos dos tributos sobre o resultado (Imposto de Renda e Contribuio Social sobre o lucro, no caso brasileiro). Diferenas entre Fluxo de Caixa Operacional e DFC Como diferenas entre esses dois instrumentos de gerenciamento financeiro, pode-se dizer que a Demonstrao do Fluxo de Caixa (DFC) uma valiosa ferramenta para analisar os efeitos das atividades operacionais, de investimento e de financiamento no fluxo de caixa de um determinado perodo. J o Fluxo de Caixa Operacional (FCO) amplamente utilizado pelos usurios da contabilidade para fins de avaliao do desempenho de uma empresa, considerando as receitas e despesas. Para Almeida (2000, p.108), o FCO representa a fonte principal de recursos da empresa, sendo nele registradas as entradas e sadas derivadas das atividades operacionais, como o recebimento de clientes e o pagamento de fornecedores. Ele o resultado financeiro produzido pelos ativos identificados diretamente com a atividade da empresa, obtido a partir da DFC, no primeiro grupo de operaes, ou seja, as atividades operacionais, cujo resultado est relacionado s atividades fins

FACUNICAMPS Ncleo de Pesquisa e Extenso Goinia, GO, Brasil, Maro de 2011

da empresa. O FCO constitui-se no principal indicador da capacidade da empresa gerar recursos suficientes, a partir de suas operaes, para amortizar emprstimos, manter a capacidade operacional da empresa, pagar dividendos e fazer novos investimentos sem precisar, para isso, recorrer a financiamentos externos. Consideraes finais Ao longo deste artigo, procurou-se demonstrar o fluxo de caixa operacional como uma importante ferramenta estratgica que empresas podem utilizar para o gerenciamento financeiro do seu negcio. Esse instrumento tornou-se uma ferramenta estratgica vital e extremamente importante para o gerenciamento de todas as organizaes, assim como em seus processos e operaes, pois, permite a visualizao de sobras ou faltas de caixa num perodo estabelecido antes mesmo que estes ocorram, possibilitando ao empresrio planejar melhor suas aes, alm de auxili-lo a tomar decises com preciso e rapidez. Atravs do fluxo de caixa o administrador da sua empresa pode planejar suas aes, voltando-as para uma correta administrao do caixa, aplicando os recursos disponveis da melhor forma possvel. Outro fator que se nota com clareza no estudo realizado que objetivo do Fluxo de Caixa no demonstrar o lucro, sua finalidade demonstrar as movimentaes de entrada e sada de recursos que ocorrero na empresa, a fim de estimar a capacidade de quitar seus compromissos, de se autofinanciar, visualizar a necessidade de financiamento e as oportunidades de investimento, com antecedncia. Portanto, facilita as decises do gestor financeiro, no que diz respeito identificao dos recursos prprios e de terceiros, bem como a busca de recursos menos onerosos. Referncias Bibliogrficas ALMEIDA, R. S. G. de. Anlise da demonstrao dos fluxos de caixa. UnBContbil, V. 3, n 2, segundo semestre de 2000.

FACUNICAMPS Ncleo de Pesquisa e Extenso Goinia, GO, Brasil, Maro de 2011

ASSAF NETO, Alexandre, SILVA, Csar Augusto Tibrcio. Administrao do capital de giro. 2.ed. So Paulo: Atlas, 1997. _________. Administrao do capital de giro. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2002. CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DE SO PAULO CRCSP. Contabilidade no Contexto Internacional. So Paulo: Atlas, 1997. FREZATTI, Fbio. Gesto do fluxo de caixa dirio. So Paulo: Atlas, 1997. HOJI, Masakazu, Indicadores financeiros baseados em fluxo de caixa: EBITDA e fluxo de caixa livre. Boletim IOB Pasta Temtica Contbil e Balanos, So Paulo, n. 15, abr.2004.

_________.

Administrao financeira: uma abordagem prtica. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2003.

MARION, Jos Carlos. Contabilidade empresarial. 10. ed. So Paulo: Atlas, 2003. OLIVEIRA, Ruber Camlo de, ARAJO, Antonio Maria Henri Beyle de. Anlise do comportamento do fluxo de caixa livre nas indstrias de roupa de malha, do segmento vesturio, listadas na Bovespa. Trabalho de concluso do curso de Graduao de Cincias Contbeis da UCB Universidade Catlica de Braslia. Braslia: UCB, 2006. S, Carlos Alexandre. Mestre em Finanas e Economia Empresarial. O fluxo de caixa, este desconhecido. 2004. Disponvel em: www.catho.com.br/cursos/index.php? Acessado em 03 mar 2010. SILVA, Amado Francisco da. Fluxo de caixa. In: Revista ECCO, ano I, n 1, 2 semestre de 2006. So Paulo: Universidade Metodista de So Paulo, 2006.

FACUNICAMPS Ncleo de Pesquisa e Extenso Goinia, GO, Brasil, Maro de 2011

ZDANOWICZ, Jos Eduardo. Fluxo de caixa: uma deciso de planejamento e controle financeiros. 8. ed. Porto Alegre: Sagra-DC Luzzatto, 2000.

Vous aimerez peut-être aussi