Vous êtes sur la page 1sur 2

Embrapa M Sistemas de P ISSN 1678-8818 Verso

Agricultura Familiar
Incio
Introduo Instalaes Manejo Produtivo Manejo Sanitrio Alimentao Reproduo Custos

Manejo Alimentar

Tem como objetivo principal suprir as necessidades nutricionais das aves e todos os seus estgios de desenvolvimento e produo, otimizando o crescimento, a eficincia produtiva e a lucratividade da explorao, j que custo com alimentos representa 75% do custo total de produo.

O manejo alimentar proposto para o sistema alternativo de criao de galin caipiras prev a integrao das atividades agropecurias, com o aproveitam de resduos oriundos da atividade agrcola. Tal fato no s permite a redu custos de produo, como tambm, a agregao de valores aos produtos, utiliza resduos agrcolas, como a parte area da mandioca (folhas), que normalmente so abandonados no campo, transformando-os em protena animal. Alm da parte area da mandioca, que rica em protena, possv utilizar as razes de mandioca, suas cascas e crueiras, que so subprodutos fabricao da farinha e da goma de mandioca (Figura 15).

Figura 15. Fontes alternativas de alimento para a criao de galinhas caipiras.

Outra fonte de alimento rico em protena que normalmente pouco aprove embora apresente enorme potencial para a alimentao de galinhas caipira farelo de arroz, cujos teores de protena bruta so de aproximadamente 15 Este produto resulta do processo de beneficiamento dos gros de arroz par consumo, sendo relativamente fcil de ser obtido, principalmente nas unid agrcolas familiares que adotam o sistema de cultivo do arroz.

Por serem animais no ruminantes, as aves exigem que os alimentos conte pouca fibra vegetal e sejam fornecidos de forma balanceada e devidament triturados, a fim de facilitar a digesto. Alimentos fibrosos apresentam baix digestibilidade, elevam os custos e atrasam o desenvolvimento das aves. D forma, a dieta deve ser estabelecida de acordo com a exigncia nutricional cada fase do seu desenvolvimento, sendo que a formulao da rao deve feita com base nos teores de protena apresentados por cada um de seus componentes, na sua eficincia alimentar (Tabela 13).

Tabela 13. Exemplo de uma rao formulada a partir de vrios ingredientes e conside se as diferentes fases de desenvolvimento das aves.

Alm dos produtos indicados, podem-se utilizar vrios outros produtos, com fonte alternativa de alimentos para as aves, tais como fenos de feijo-guan leucena, ou vagens modas de faveira (Parkia platicephala), que uma esp abundante no Piau. No caso de se utilizar qualquer uma dessas fontes de alimento, os seus teores de protena devem ser considerados, a fim de per formulao correta das raes e proporcionar um desempenho adequado d aves, conforme Tabela 14.

Tabela 14. Desempenho esperado para as aves no sistema alternativo de criao de galinhas caipiras.

Os clculos para estimativa de desempenho advm da evoluo zootcnica espcie, onde com base no consumo de rao (CR) e do ganho de peso (G cada fase ou de todo o ciclo reprodutivo estima-se, tambm, a converso alimentar (CA), que a razo entre as duas variveis inicialmente citadas.

Copyright 2002, Embrapa

Vous aimerez peut-être aussi