Vous êtes sur la page 1sur 2

Ricardo Mendes Posser

ma das maiores dificuldades na implantao de sistemas que utilizem gerenciamento de cor baseado em perfis ICC a configurao correta dos programas, principalmente do Photoshop. Nesta e na prxima edio abordaremos a configurao do sistema do Mac e como definir corretamente todo o processo. Vrias so as maneiras de implementao do fluxo de trabalho baseado na utilizao de ICC profiles. Mostrar uma das opes de configurao mais utilizadas explicando cada etapa do seu processo de configurao e utilizao de perfis.

Como configurar o ColorSync

Configurao do monitor
O primeiro passo para a caracterizao do monitor a escolha da temperatura da luz do mesmo, mas o que temperatura da luz e como podemos medi-la? medida que aquecemos um determinado objeto (chamado de corpo negro), a temperatura dele aumenta e o objeto comea a emitir luz. Inicialmente, vai ficando laranja, depois amarelo, branco e azul. Quando a luz emitida pelo objeto torna-se branca, a temperatura absoluta medida prxima a 5000 K (Kelvin), logo diz-se que a luz branca aproximadamente 5000 K. A luz padro utilizada em ambientes grficos 5000 ou 6500 K, que so temperatuIndica a relao entre ras de cor que correspondem luz branca, temperatura e cor da luz situao em que existe pouca interferncia de outras cores, possuindo medidas iguais ou prximas, das cores vermelho, verde e azul (RGB). Apesar de no percebermos, a maioria dos monitores sai de fbrica com o ponto branco tendendo para o branco azulado, ou seja, um branco com a temperatura de cor prxima a 9300. Para calibrar corretamente um monitor para simulao em ambientes grficos, necessrio deixar o ponto branco o mais neutro possvel. Para isto, preciso indicar ao software de calibragem que a temperatura desejada de 5000 K. Monitores mais antigos, com o fsforo desgastado ou de baixa luminosidade podem apresentar uma aparncia amarelada ou suja depois da calibragem, neste caso pode-se tentar uma temperatura de 6500 K, que mais agradvel visualmente. Outro parmetro a ser definido o gama do monitor. Em geral basta utilizar o valor 1.8 para o Mac e 2.2 para PC.

Depois destes dois itens definidos, possvel caracterizar o monitor e gerar o perfil ICC. A maioria dos bons programas de calibragem j ativam o perfil do monitor logo depois que so gerados, de qualquer forma bom verificar no painel de controle Monitors se o perfil ativado o correto.

Janela do System Preferences/ Displays do sistema X

Janela do System Preferences/ColorSync do sistema X

Apesar de parecer que isto o suficiente para a calibragem do monitor, ainda preciso informar ao sistema o perfil no painel de controle ColorSync, programas como o Photoshop podem apresentar a imagem de forma inconsistente caso este passo no seja verificado, pois baseiam-se nesta informao para corrigir a imagem na tela.

Como configurar o Photoshop?


Se todos os passos acima foram respeitados, o Photoshop j est quase preparado para mostrar as cores corretamente na tela, mas ainda falta definir uma srie de parmetros.

Ricardo Mendes Posser (compucolor@compumac.com.br) especialista em ColorSync, Adobe Certified Expert e consultor na plataforma Macintosh

62

www.publish.com.br | Novembro/Dezembro 2001

Espao de cor RGB


Quando uma imagem digitalizada em scanner ou originria de uma cmera digital, ela obrigatoriamente est em RGB, a menos que seja feita a converso durante a captura da imagem. Imagine o espao de cor como um balo, que enchemos com todas as cores que podemos representar. Quanto maior o balo, maior ser a capacidade de representao de cores que aquele espao possui. Deve-se, ento, escolher um espao de cor RGB que mais se aproxime das nossas necessidades. No adianta utilizarmos um espao Wide Gammut, por exemplo, que ir possuir cores to vivas que so impossveis de serem impressas e at mesmo demonstradas no monitor. gama de cores prxima da que os monitores podem representar. Existem ainda alguns espaos bem conhecidos como BruceRGB, Apple RGB, sRGB e outros.
Mas por que se preocupar com o espao de cor RBG se a maioria sempre trabalha em CMYK? No processo baseado em ColorSync, o ideal que as imagens permaneam em RGB durante a maior parte do tempo, sendo convertidas para CMYK somente na impresso ou gravao do filme. Isto pode parecer absurdo, j que imagens em RGB normalmente no so separadas diretamente pela maioria dos software de DTP ou pelos RIPs e consequentemente, no podem ser impressas com qualidade. Na verdade, no processo tradicional, se enviarmos uma imagem para o RIP em RGB, a converso para CMYK, quando possvel de ser feita, torna o resultado imprevisvel se no houver um controle por parte do bir ou grfica. No sistema baseado em ICC profiles, podemos trabalhar o tempo todo em RGB, bastando que o perfil de sada seja indicado para que o software possa fazer as converses para CMYK de forma correta.

A principal vantagem deste processo que a imagem original em RGB pode ser utilizada para vrios tipos de sadas diferentes sem que haja necessidade de guardar vrias cpias ou escanear novamente o original.

Exemplo prtico:
No processo tradicional, para preparar uma imagem para sada em jornal deve-se corrigir as cores CMYK de acordo com as curvas de sada de papel jornal e cuidar da carga mxima para algo prximo de 240% (dependendo das caractersticas das impressoras do jornal). Desta forma a imagem estaria pronta para ir para a impresso em papel jornal. Mas, se depois de tudo feito fosse necessrio usar a mesma imagem para impresso em papel couch e publicar na Internet? Certamente teramos que digitaliz-la novamente. Depois do tratamento para jornal, a imagem teria perdido muito da sua qualidade original. No processo Colorsync, baseado em ICC profiles, as correes so feitas sempre em RGB e os programas iro mostr-la na tela de acordo com o perfil de cor definido pelo software. Ento digitaliza-se a imagem e, para utiliz-la em jornal, basta configurar os programas para utilizarem o perfil de jornal durante todo o processo. Se depois a imagem tiver de ser publicada na Internet, basta salv-la no formato adequado sem se importar com as cores, pois ela est com todas as informaes de cor originais. Em todo o processo ColorSync, as transformaes de cor devem sempre possuir uma origem e um destino. Para entender as transformaes de cor necessrias em um processo baseado em ColorSync, vamos estudar o seguinte caso scanner de cromo, monitor e fotocompositora: Crie um perfil para o scanner, um para o monitor e outro para a sada. O perfil do scanner deve ser criado a partir de algum software de gerao de perfis. Pode ser um software especfico como o Profilemaker, da Gretag, ou o aplicativo de caracterizao que geralmente acompanha o scanner. Uma vez que possumos o perfil do scanner, temos a descrio da capacidade colorimtrica dele e ,portanto, podemos fazer a converso do perfil de scanner para o nosso espao de cor padro. importante notar que a converso no feita do perfil do scanner para o do monitor e sim para o espao de cor RGB definido para uso no Photoshop. O perfil de cor do monitor ir variar de equipamento para equipamento no podendo servir como referncia.

Espectro de cores comparativo entre Monitor, ColorMatch e Cromalin

Existem vrios espaos de cor que podem ser utilizados. Eu utilizo o ColorMatch, que acompanha o Photoshop e possui uma

Como converter o perfil do scanner para o espao RGB padro


Photoshop 5
Utilize o comando Profile to Profile no menu Image/Mode para converter do scanner para o espao RGB desejado, no caso, o ColorMatch. pixel - ele somente indica ao Photoshop 6 que aquela determinada imagem deve ser visualizada baseada naquele perfil, ao contrrio do comandos Profile to Profile e Convert to Profile, que alteram a imagem. A partir deste ponto o perfil de scanner j foi aplicado e a imagem est corrigida. Isto no quer dizer que ela esteja boa ou ruim e sim que ela est o mais prxima possvel da original. Este processo ainda recebe muita resistncia dos birs que ainda costumam digitalizar as imagens e j entreg-las aos clientes no modo CMYK, o que diminui a possibilidade de uso da imagem. O perfil de monitor no faz parte de nenhuma destas converses, serve somente para mostrar a imagem na tela e no deve ser utilizado a no ser pelo prprio sistema operacional de acordo com as configuraes do painel de controle ColorSync.

Photoshop 6
Utilize o comando Assign Profile para indicar o perfil do scanner e depois escolha a opo Convert to Profile para converter realmente para o espao RGB desejado, o ColorMatch. Este passo far com que as cores do arquivo sejam realmente convertidas e corrigidas para que a imagem chegue o mais prximo possvel da original. O Assign Profile um comando que no altera os valores de cor de cada

Assign Profile - Indica qual o perfil associado a imagem Profile to Profile (P2P) - Converso do perfil do scanner para ColorMatch

Convert to Profile - Converte do perfil de scanner para ColorMatch

Novembro/Dezembro 2001 | www.publish.com.br

63

Vous aimerez peut-être aussi