Vous êtes sur la page 1sur 10

SCODB

Manual do Snior DeMolay

Associao DeMolay Alumni do Estado de Minas Gerais

INDICE
1 Apresentao....................................3 2 - O Snior DeMolay..............................4 2.1- No Captulo........................................4 2.2 - No Conselho Consultivo....................5 2.3 Maom.............................................5 2.4 Acadmico.......................................6 2.5 Profissional....................................6 3 - O Colgio Alumni..............................7 3.1 - Estrutura..........................................7 3.2 - Para que serve?................................7 3.3 - Como fundar?...............................8 4 - A Alumni Minas Gerais......................8 4.1 - Estrutura..........................................8 4.2 - Para que serve?................................9 4.3 Comunicao...................................10 4.4 Regularizao..................................10

Associao DeMolay Alumni do Estado de Minas Gerais Manual do Snior DeMolay 2010

Apresentao

Estimado Snior DeMolay,

A Alumni Minas Gerais tem o prazer de lhe entregar este pequeno manual para orient-lo em relao sua atuao dentro de seu Colgio e demais corpos DeMolay. Buscaremos estabelecer novas possibilidades de auxiliar os DeMolays ativos, o Conselho Consultivo e a comunidade em que est inserido. Esperamos que este trabalho seja til e que incentive outros Irmos a continuarem ajudando aos mais novos na jornada da maioridade e na construo de novos lderes que o princpio de nossa sublime Ordem.

Muito fraternalmente,

Equipe Alumni Minas Gerais

Associao DeMolay Alumni do Estado de Minas Gerais Manual do Snior DeMolay 2010

2- O Snior DeMolay

2.1- No Captulo
Por definio, Snior DeMolay aquele que atingiu a maioridade, ou seja, completou 21 anos. Isso d incio a uma nova forma de atuao dentro da Ordem DeMolay, especialmente no seu lugar essencial: o Captulo. preciso ter em mente que quando se atinge a maioridade, pressupe-se que foi percorrido um longo caminho. Neste momento, deixa-se de carregar a Coroa da Juventude e a troca pela Coroa da Maioridade, deixando certas posies para trs e assumindo novas. O Snior DeMolay deve ser aquele que trabalha nos bastidores. Sim, difcil de conceber tal desempenho, principalmente quando o processo DeMolay ativo > Snior DeMolay ainda recente. No entanto, essencial o prprio Snior reconhecer que necessrio se colocar de lado, dando prioridade aos DeMolays ativos, optando pelo auxlio e no pela liderana.. No queremos dizer que no h nada para se fazer alm de ficar sentado no Oriente. Pelo contrrio, entendemos por bastidores a atuao velada, que no necessariamente vista (a no ser em casos especiais). Os Seniores DeMolays podem ajudar na criao de projetos que envolvem filantropia, ritualstica e treinamento, por exemplo. Sua experincia nestes casos essencial e normalmente agiliza os trabalhos a serem realizados. Muitos Mestres Conselheiros recorrem aos seus Irmos mais velhos a fim de tirar dvidas, ocupar certos cargos e preencher posies nas Comisses estes so os pontos principais a serem assistidos pelos maiores de 21 anos. A presena dos Seniores nas reunies do Captulo ajuda a criar um vnculo entre o passado e o presente. A prpria histria do Captulo guardada na memria daqueles que j foram DeMolays ativos. Quando os Seniores esto presentes, podem muito bem dar sugestes de projetos bem sucedidos, atividades feitas em outras gestes e possveis resolues de problemas que j aconteceram outrora. Alm disso, conhecem muitos Tios Maons, melhorando a comunicao com os mesmos. Pelas antigas viagens e congressos, tambm tm contato com diversos Irmos de outros Captulos e outros que possivelmente Associao DeMolay Alumni do Estado de Minas Gerais Manual do Snior DeMolay 2010

ocupam cargos importantes. Este conhecimento pode ser extremamente til para que o Captulo cobre de seus dirigentes e mantenha o elo entre outros Captulos e Irmos. Os cargos que o Snior DeMolay pode ocupar no Captulo so de Escrivo e Tesoureiro, de acordo com as normas e regulamentos expedidos pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil. Em ltimo caso, pode ocupar outros, mas nunca substituir um DeMolay ativo em cargo efetivo. O trabalho nas Comisses tambm estimulado, mas no existe a possibilidade de ser nomeado Presidente de alguma delas.

2.2- No Conselho Consultivo


O Snior DeMolay pode e deve participar do Conselho Consultivo de seu Captulo e Convento. Da mesma forma que sua experincia aproveitada pelos DeMolays ativos, ela pode ser fundamental para os Maons que esto conhecendo e adentrando as portas dos Captulos pela primeira vez, apresentando a eles normas especficas e regras de ritualstica da Ordem DeMolay. O Snior pode ser membro do Conselho ou Consultor. Lembramos que para ser Presidente do Conselho Consultivo, necessrio ainda ser Maom. Quando o Conselho Consultivo tem muitos Seniores, a presena dos prprios DeMolays garantida e as discusses se tornam mais democrticas e abrangentes garantidas pelas Seniores.

2.3- Maom
Mesmo quando o Snior inicia na Maonaria, seu papel ainda deve ser ativo na Ordem DeMolay. A melhor forma de ajudar e se manter prximo do Captulo fazendo parte do Conselho Consultivo, neste caso podendo-se at mesmo ser Presidente do Conselho. Mas mais que isso, a presena do Snior na Loja Manica significa um canal de discusso com aqueles que no passaram pelas cerimnias da Ordem DeMolay. Sua funo a de divulgar e cobrar sempre por patrocnio e presena nas reunies e eventos do Captulo.

Associao DeMolay Alumni do Estado de Minas Gerais Manual do Snior DeMolay 2010

2.4- Acadmico
A partir dos 21 anos, muitos dos Seniores ingressam em universidades a fim de se graduarem para a vida profissional. Eles esto presentes em vrias instituies de ensino e extenso, mas muitas vezes no sabem que esto prximos. Os Seniores ento podem mandar e-mails s listas ou procurar a Alumni Minas Gerais para se informar sobre outros Irmos que j moram na cidade para onde se mudaro. O Snior DeMolay pode ajudar a recepcionar e tirar dvidas de Irmos que faro vestibular, bem como oferecer hospedagem. Em cidades que concentram grandes centros universitrios, a divulgao dos Seniores de que existem outros DeMolays ou mesmo Captulo/Convento/Colgio essencial para a adaptao de jovens que esto longe de suas famlias e amigos.

2.5- Profissional
H Seniores DeMolays de todas as idades, desde os 21 at os 40 anos. Essa diversidade de pessoas tambm acolhe uma variedade de profissionais das mais diversas reas. Mdicos, professores, advogados, publicitrios, militares etc. O Snior DeMolay, mesmo mais velho, pode ajudar seu Captulo em campanhas especficas de sua rea profissional, na hora de tirar dvidas das famlias nas sindicncias, ao fazer contato com outros profissionais etc. A ajuda em forma de estgios e primeiro emprego tambm pode ser o primeiro passo para o progresso de outros Irmos. Descontos e parcerias com os Corpos DeMolay ajudam a divulgar sua atuao profissional e o acesso dos Irmos a diversos servios.

Associao DeMolay Alumni do Estado de Minas Gerais Manual do Snior DeMolay 2010

3 - O Colgio Alumni 3.1 - Estrutura


Um Colgio Alumni funciona de maneira muito simples. As reunies so sempre administrativas e normalmente mensais, mas cada Colgio pode estipular seu perodo (quinzenal ou semanal, por exemplo). Seus cargos se distribuem da seguinte forma: Presidente, Vice-Presidente, Secretrio e Tesoureiro. O Presidente aquele que guia a reunio e representa o Colgio nos Corpos DeMolay e eventos. O Vice-Presidente substitui o Presidente quando necessrio, como nas reunies em que ele no v, por exemplo. O Secretrio cuida para que as atas, documentos e o expediente estejam sempre em ordem, bem como a relao de todos os membros que fazem parte do Colgio. ele quem deve manter contato com o Captulo na hora de enviar os dados dos Seniores que sero regularizados. O Tesoureiro mantm o livro-caixa atualizado, recebe a taxa de regularizao anual e mensalidade, se o Colgio tiver e faz repasses ao Captulo quando necessrio. Podem ser criados outros cargos e Comisses, mas isso fica a critrio do prprio Colgio.

3.2- Pra qu serve?


A funo principal de um Colgio Alumni servir de incentivo para os Seniores DeMolays, que j ultrapassaram a barreira dos 21 anos, deixando, assim, de serem DeMolays ativos, no perderem o contato com seu antigo Captulo. , tambm, funo do Colgio dar suporte aos membros ativos do Captulo, orientando-os em suas atividades, j que a manuteno de antigas lideranas fundamental para que os jovens lderes sintam-se incentivados a desenvolver suas habilidades e capacidades individuais. Por outro lado, o Colgio tem por funo congregar os Seniores DeMolays, preservando-se, assim, os laos de amizade e histria de um Captulo em seus membros mais antigos.

Associao DeMolay Alumni do Estado de Minas Gerais Manual do Snior DeMolay 2010

3.3- Como fundar?


Para fundao de um Colgio Alumni, necessrio que haja, no mnimo, cinco Seniores DeMolays (inclusive Seniores Maons) interessados em fundar a associao local, devidamente autorizados pelo Conselho Consultivo do (s) Captulo (s) a que estejam vinculados. Convm lembrar que o Colgio Alumni no formado, necessariamente, por membros de um s Captulo. Em todos os casos, entretanto, os interessados devero, tambm, comunicar ao Captulo a respeito da inteno de fundar o Colgio. Os membros fundadores devero estar regulares para com o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil. Na data marcada para a fundao, os interessados se reuniro, escolhendo, assim, o nome do Colgio e a primeira diretoria, de tudo lavrando-se ata que dever ser assinada por todos os presentes. Escolhido o nome e eleita a diretoria, o presidente dever, ento, comunicar os fatos Associao DeMolay Alumni Minas Gerais, encaminhando a seu secretrio cpia da ata de fundao e o formulrio de fundao do Colgio, devidamente assinado pelos interessados e pelo presidente do Conselho Consultivo. O envio dos documentos poder ser feito on line, pelo e-mail alumni@demolaymg.com.br, ou pelo fax (31) 3295-4443. Caber, ento, Associao DeMolay Alumni Minas Gerais a expedio da Carta Constitutiva e numerao do Colgio, homologando, assim, a fundao do mesmo. No h taxa para fundao de Colgio ou expedio de Carta Constitutiva.

4 - A Alumni Minas Gerais 4.1 - Estrutura


A Associao DeMolay Alumni Minas Gerais, pessoa jurdica de direito privado, a entidade que representa, em nvel estadual, os Seniores DeMolays e Colgios Alumni locais de Minas Gerais. Possui estatuto e CNPJ, gozando de legalidade como associao, perante a legislao civil brasileira. A Diretoria da Alumni estadual formada por cinco membros, sendo eles: Presidente, Associao DeMolay Alumni do Estado de Minas Gerais Manual do Snior DeMolay 2010

Vice-presidente, Secretrio, Tesoureiro e Diretor Administrativo. O Presidente o responsvel pela associao, por ela respondendo judicial ou extrajudicialmente. Ele faz parte, inclusive, da Diretoria Executiva do Grande Captulo, ao lado do Grande Mestre e seus adjuntos, dos Grandes Oficiais e do Mestre Conselheiro Estadual. Cabe a ele, tambm, nomear o Secretrio, Tesoureiro e o Diretor Administrativo, alm de assessores e outros auxiliares para o cumprimento de sua gesto. O Vice-presidente substitui o Presidente em suas faltas e impedimentos, e o auxilia na administrao da associao. O Secretrio o responsvel pelas atas e documentaes da associao, bem como de toda a correspondncia oficial. Ao Tesoureiro cabe a direo das finanas da associao, a arrecadao dos valores referentes s regularizaes, os pagamentos e despesas, mantendo tudo devidamente organizado em livros prprios. O Diretor Administrativo tem por obrigaes a coordenao dos projetos da Diretoria, a direo das aes sociais e a organizao de eventuais campanhas de cunho filantrpico e de interesse da Ordem DeMolay no mbito estadual. Presidente e Vice-presidente sero eleitos pela Assemblia geral, que se rene ordinariamente durante o Congresso Estadual da Ordem DeMolay. Os demais cargos so de livre nomeao e exonerao do Presidente da Alumni estadual. Cabe Assemblia, tambm, a aprovao das contas, a fiscalizao do exerccio da Diretoria, a aplicao de sanes disciplinares, a modificao do Estatuto e, em ltimo caso, a dissoluo da associao.

4.2- Pra que serve?


A Alumni estadual tem por finalidade a representao dos Seniores DeMolays de Minas Gerais perante o Grande Captulo e tambm perante a Associao DeMolay Alumni do Brasil, bem como assessorar os Colgios locais em suas funes, dando-lhes suporte e orientaes, assim como, tambm, incentivar os Seniores DeMolays dos Captulos fundao de novos Colgios, dando-lhes as informaes necessrias. Alm de seus objetivos principais, citados acima, a Alumni Minas Gerais tambm Associao DeMolay Alumni do Estado de Minas Gerais Manual do Snior DeMolay 2010

10

coopera com a Ordem DeMolay na defesa de seus princpios e virtudes, e auxilia as demais organizaes ligadas Ordem DeMolay, como Captulos, Conventos, Cortes e Tvolas, no que for necessrio e de sua competncia, respeitando, sempre, a autonomia de cada uma delas. A Alumni Minas Gerais mantm filiao ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil e Associao DeMolay Alumni do Brasil, entidade que congrega todos os Seniores, em mbito nacional, a eles dando regularidade, bem como aos Colgios locais.

4.3 - Comunicao

A Associao DeMolay Alumni Minas Gerais reconhece a importncia da comunicao entre suas instncias administrativas e os Seniores DeMolays e Colgios locais, e mantm possibilidades de franco acesso Diretoria e seus administradores, atravs do e-mail alumni@demolaymg.com.br, por meio do qual podem ser enviadas dvidas, sugestes, reclamaes e outras informaes de interesse da associao. Por ser competncia exclusiva do Presidente, cabe a ele, tambm, a nomeao de delegados ou assessores regionais, para superviso dos trabalhos em cada regio do Estado, instalao de novos Colgios e maior proximidade da associao estadual com os Seniores de cada parte de Minas Gerais.

4.4 - Regularizao Assim como os DeMolays ativos em seus Captulos, importante, tambm, que o Snior DeMolay esteja regular perante o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil e tambm perante a Associao DeMolay Alumni do Brasil. Atualmente, o processo de regularizao do Snior, em Minas Gerais, em tudo semelhante ao do DeMolay Ativo, sendo feito por meio de protocolo via SISDM e recolhimento da taxa (10% do Salrio Mnimo) em conta do Grande Captulo. Regularizado o Snior DeMolay, ele recebe do Supremo Conselho a CID para o ano vigente. de fundamental importncia que todos os Seniores estejam conscientes de seu dever em estar regular, uma vez que a receita da Associao Alumni Minas Gerais oriunda, principalmente, do repasse de taxas de regularizao de seus membros.

Associao DeMolay Alumni do Estado de Minas Gerais Manual do Snior DeMolay 2010

Vous aimerez peut-être aussi