Vous êtes sur la page 1sur 10

Exerccios de Fsica Pingim

Mecnica - Lista 10 Dinmica Leis de Newton e Atrito


1. (Uerj 2005) Uma funcionria, de massa 50 kg, utiliza patins para se movimentar no interior do supermercado. Ela se desloca de um caixa a outro, sob a ao de uma fora F, durante um intervalo de tempo de 0,5 s, com acelerao igual a 3,2 m/s. Desprezando as foras dissipativas, determine: a) o impulso produzido por essa fora F; b) a energia cintica adquirida pela funcionria. 2. (Ufpe 2005) Um bloco de 1,2 kg empurrado sobre uma superfcie horizontal, atravs da aplicao de uma fora , de mdulo 10 N conforme indicado na figura. Calcule o mdulo da fora normal exercida pela superfcie sobre o bloco, em newtons. 4. (Ufpe 2006) Um bloco A homogneo, de massa igual a 3,0 kg, colocado sobre um bloco B, tambm homogneo, de massa igual a 6,0 kg, que por sua vez colocado sobre o bloco C, o qual apoia-se sobre uma superfcie horizontal, como mostrado na figura a seguir. Sabendo-se que o sistema permanece em repouso, calcule o mdulo da fora que o bloco C exerce sobre o bloco B, em newtons.

5. (Ufrj 2004) O sistema representado na figura abandonado sem velocidade inicial. Os trs blocos tm massas iguais. Os fios e a roldana so ideais e so desprezveis os atritos no eixo da roldana. So tambm desprezveis os atritos entre os blocos (2) e (3) e a superfcie horizontal na qual esto apoiados.

3. (Ufpe 2006) Uma vassoura, de massa 0,4 kg, deslocada para a direita sobre um piso horizontal como indicado na figura. Uma fora, de mdulo F(cabo) = 10 N, aplicada ao longo do cabo da vassoura. Calcule a fora normal que o piso exerce sobre a vassoura, em newtons. Considere desprezvel a massa do cabo, quando comparada com a base da vassoura.

O sistema parte do repouso e o bloco (1) adquire uma acelerao de mdulo igual a a. Aps alguns instantes, rompe-se o fio que liga os blocos (2) e (3). A partir de ento, a acelerao do bloco (1) passa a ter um mdulo igual a a'. Calcule a razo a' / a. 6. (Ufrj 2005) Quando o cabo de um elevador se quebra, os freios de emergncia so acionados contra trilhos laterais, de modo que esses passam a exercer, sobre o elevador, quatro foras verticais constantes e iguais a f , como indicado na figura. Considere g = 10m/s.

Mecnica - Lista 10 Leis de Newton e Atrito Pingim

pag.1

Considerando g = 10,0 m/s, calcule a) o coeficiente de atrito . b) a trao T no fio. 9. (Unesp 2006) Dois blocos, A e B, com A colocado sobre B, esto em movimento sob ao de uma fora horizontal de 4,5 N aplicada sobre A, como ilustrado na figura. Suponha que, numa situao como essa, a massa total do elevador seja M = 600kg e que o mdulo de cada fora f seja | f | = 1350N. Calcule o mdulo da acelerao com que o elevador desce sob a frenagem dessas foras. 7. (Ufrj 2006) Um bloco de massa m abaixado e levantado por meio de um fio ideal. Inicialmente, o bloco abaixado com acelerao constante vertical, para baixo, de mdulo a (por hiptese, menor do que o mdulo g da acelerao da gravidade), como mostra a figura 1. Em seguida, o bloco levantado com acelerao constante vertical, para cima, tambm de mdulo a, como mostra a figura 2. Sejam T a tenso do fio na descida e T' a tenso do fio na subida.
Pingim

Considere que no h atrito entre o bloco B e o solo e que as massas so respectivamente m = 1,8 kg e m = 1,2 kg. Tomando g = 10 m/s, calcule a) a acelerao dos blocos, se eles se locomovem juntos. b) o valor mnimo do coeficiente de atrito esttico para que o bloco A no deslize sobre B. 10. (Ufrj 2004) Deseja-se manter um bloco em repouso sobre um plano inclinado 30 com a horizontal. Para isso, como os atritos entre o bloco e o plano inclinado so desprezveis, necessrio aplicar sobre o bloco uma fora. Numa primeira experincia, mantm-se o bloco em repouso aplicando uma fora horizontal , cujo sentido est indicado na figura 1. Numa segunda experincia, mantm-se o bloco em repouso aplicando uma fora ' paralela ao plano inclinado, cujo sentido est indicado na figura 2.

Determine a razo T'/T em funo de a e g. 8. (Unesp 2005) A figura ilustra um bloco A, de massa m = 2,0 kg, atado a um bloco B, de massa m = 1,0 kg, por um fio inextensvel de massa desprezvel. O coeficiente de atrito cintico entre cada bloco e a mesa . Uma fora F = 18,0 N aplicada ao bloco B, fazendo com que ambos se desloquem com velocidade constante. Calcule a razo | ' | / | |

Mecnica - Lista 10 Leis de Newton e Atrito Pingim

pag.2

11. (Ufrj 2006) Um plano est inclinado, em relao horizontal, de um ngulo cujo seno igual a 0,6 (o ngulo menor do que 45). Um bloco de massa m sobe nesse plano inclinado sob a ao de uma forca horizontal , de mdulo exatamente igual ao mdulo de seu peso, como indica a figura a seguir.

Calcule o mdulo da velocidade de cada uma das massas na situao mostrada na figura (b). 14. (Ufrj) A figura adiante mostra um sistema constitudo por fios inextensveis e duas roldanas, todos de massa desprezvel. A roldana A mvel, e a roldana B fixa.

Supondo que no haja atrito entre o bloco e o plano inclinado, calcule o mdulo da acelerao do bloco. 12. (Ufpe 2006) Uma vassoura, de massa 0,4 kg, est posicionada sobre um piso horizontal como indicado na figura. Uma fora, de mdulo F(cabo), aplicada para baixo ao longo do cabo da vassoura. Sabendo-se que o coeficiente de atrito esttico entre o piso e a base da vassoura e= 1/8, calcule F(cabo), em newtons, para que a vassoura fique na iminncia de se deslocar. Considere desprezvel a massa do cabo, quando comparada com a base da vassoura.

Calcule o valor da massa m para que o sistema permanea em equilbrio esttico. 15. (Ita 2006) Considere um automvel de peso P, com trao nas rodas dianteiras, cujo centro de massa est em C, movimentando-se num plano horizontal. Considerando g = 10 m/s, calcule a acelerao mxima que o automvel pode atingir, sendo o coeficiente de atrito entre os pneus e o piso igual a 0,75.

13. (Ufrj) O sistema ilustrado na figura a seguir uma mquina de Atwood. A roldana tem massa desprezvel e gira livremente em torno de um eixo fixo perpendicular ao plano da figura, passando pelo centro geomtrico da roldana. Uma das massas vale m e a outra, 2m. O sistema encontrase inicialmente na situao ilustrada pela figura (a), isto , com as duas massas no mesmo nvel. O sistema ento abandonado a partir do repouso e, aps um certo intervalo de tempo, a distncia vertical entre as massas h, figura (b).

16. (Pucpr 2005) Complete corretamente a frase a seguir, relativa primeira lei de Newton: "Quando a fora resultante, que atua numa partcula, for nula, ento a partcula: a) estar em repouso ou em movimento retilneo uniforme". b) poder estar em movimento circular e uniforme".

Mecnica - Lista 10 Leis de Newton e Atrito Pingim

pag.3

c) ter uma acelerao igual acelerao da gravidade local". d) estar com uma velocidade que se modifica com o passar do tempo". e) poder estar em movimento uniformemente retardado". 17. (Uel 2005) Em 21 de junho de 2004, a nave espacial "SpaceShipOne" realizou um fato memorvel: foi o primeiro veculo espacial concebido pela iniciativa privada a entrar em rbita em torno da Terra, em uma altura pouco superior a 100 km. Durante o intervalo de tempo em que a nave alcanou sua mxima altitude, e com os motores praticamente desligados, seu piloto abriu um pacote de confeitos de chocolates para v-los flutuar no interior da nave. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a explicao da flutuao dos confeitos. a) A gravidade praticamente zero na altitude indicada. b) No h campo gravitacional fora da atmosfera da Terra. c) A fora gravitacional da Terra anulada pela gravidade do Sol e da Lua. d) As propriedades especiais do material de que feita a nave espacial blindam, em seu interior, o campo gravitacional da Terra. e) Nave e objetos dentro dela esto em "queda livre", simulando uma situao de ausncia de gravidade. 18. (Ufscar 2005) Leia a tirinha a seguir na figura 1. Imagine que Calvin e sua cama estivessem a cu aberto, em repouso sobre um ponto P do equador terrestre, no momento em que a gravidade foi "desligada" por falta de pagamento da conta, ver figura 2.Tendo em vista que o ponto P' corresponde ao ponto P horas mais tarde, e supondo que nenhuma outra fora atuasse sobre o garoto aps "desligada" a gravidade, o desenho que melhor representa a posio de Calvin (ponto C) no instante considerado

Pingim

19. (Unifesp 2005) A figura representa um caixote transportado por uma esteira horizontal. Ambos tm velocidade de mdulo v, constante, suficientemente pequeno para que a resistncia do ar sobre o caixote possa ser considerada desprezvel.

Pode-se afirmar que sobre esse caixote, na situao da figura, a) atuam quatro foras: o seu peso, a reao normal da esteira, a fora de atrito entre a esteira e o caixote e a fora motora que a esteira exerce sobre o caixote. b) atuam trs foras: o seu peso, a reao normal da esteira e a fora de atrito entre o caixote e a esteira, no sentido oposto ao do movimento. c) atuam trs foras: o seu peso, a reao normal da esteira e a fora de atrito entre o caixote e a esteira, no sentido do movimento. d) atuam duas foras: o seu peso e a reao normal da esteira. e) no atua fora nenhuma, pois ele tem movimento retilneo uniforme. 20. (Fgv 2006) Usado para misses suborbitais de explorao do espao, o VS-30, foguete de sondagem brasileiro, possui massa total de decolagem de, aproximadamente, 1 500 kg e seu propulsor lhe imprime uma fora de 9510 N. Supondo que um desses foguetes seja lanado verticalmente em um local onde a acelerao da gravidade tem valor 10 m/s, desconsiderando a gradual perda de massa devido combusto, a acelerao imprimida ao conjunto nos instantes

Mecnica - Lista 10 Leis de Newton e Atrito Pingim

pag.4

iniciais de sua ascenso, relativamente ao solo, , aproximadamente, a) 15 m/s. b) 24 m/s. c) 36 m/s. d) 42 m/s. e) 53 m/s. 21. (Pucpr 2005) A acelerao adquirida por um automvel de 1,5 m/s e a fora resultante que age sobre ele 3000 N. Com base nessas informaes, analise as proposies: I. A massa do automvel igual a 2000 kg. II. A massa do automvel igual a 4500 N. III. Se o automvel partir do repouso, aps 4 segundos sua velocidade ser igual a 6 m/s. IV. Se o automvel partir do repouso, aps 2 segundos ter percorrido um espao igual a 1,5 metros. V. Se quisermos reduzir a acelerao metade, basta dividirmos por dois a intensidade da fora aplicada. Esto corretas: a) apenas I e II. b) apenas I e III. c) I, III e V. d) I, II, IV. e) II, III e V. 22. (Pucsp 2005) Certo carro nacional demora 30 s para acelerar de 0 a 108 km/h. Supondo sua massa igual a 1200 kg, o mdulo da fora resultante que atua no veculo durante esse intervalo de tempo , em N, igual a a) zero b) 1200 c) 3600 d) 4320 e) 36000 23. (Ufpel 2005) Considere que um caminhotanque, ao abastecer um posto de gasolina, se encontra em repouso, apoiado sobre um piso plano e horizontal, sem atrito. correto afirmar que a menor fora capaz de deslocar esse caminho a) uma fora que depende da natureza das superfcies de contato. b) uma fora que est relacionada com a rea de contato entre as suas superfcies. c) igual fora de atrito esttico mxima. d) uma fora proporcional reao normal de apoio. e) qualquer fora, por menor que seja, desde que haja uma componente horizontal. 24. (Pucmg 2004) De acordo com a terceira lei de
Pingim

Newton, a toda fora corresponde outra igual e oposta, chamada de reao. A razo por que essas foras no se cancelam :a) elas agem em objetos diferentes.b) elas no esto sempre na mesma direo.c) elas atuam por um longo perodo de tempo.d) elas no esto sempre em sentidos opostos. 25. (Ufmg 2006) Jos aperta uma tachinha entre os dedos, como mostrado nesta figura:

A cabea da tachinha est apoiada no polegar e a ponta, no indicador. Sejam F(i) o mdulo da fora e p(i) a presso que a tachinha faz sobre o dedo indicador de Jos. Sobre o polegar, essas grandezas so, respectivamente, F(p) e p(p). Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que a) F(i) > F(p) e p(i) = p(p). b) F(i) = F(p) e p(i) = p(p). c) F(i) > F(p) e p(i) > p(p). d) F(i) = F(p) e p(i) > p(p). 26. (Fatec 2006) Dois blocos A e B de massas 10 kg e 20 kg, respectivamente, unidos por um fio de massa desprezvel, esto em repouso sobre um plano horizontal sem atrito. Uma fora, tambm horizontal, de intensidade F = 60N aplicada no bloco B, conforme mostra a figura.

O mdulo da fora de trao no fio que une os dois blocos, em newtons, vale a) 60. b) 50. c) 40. d) 30. e) 20. 27. (Fgv 2005) Dois carrinhos de supermercado podem ser acoplados um ao outro por meio de uma pequena corrente, de modo que uma nica

Mecnica - Lista 10 Leis de Newton e Atrito Pingim

pag.5

pessoa, ao invs de empurrar dois carrinhos separadamente, possa puxar o conjunto pelo interior do supermercado. Um cliente aplica uma fora horizontal de intensidade F, sobre o carrinho da frente, dando ao conjunto uma acelerao de intensidade 0,5 m/s.

mesma distncia H, atingir uma velocidade V igual a

Sendo o piso plano e as foras de atrito desprezveis, o mdulo da fora F e o da fora de trao na corrente so, em N, respectivamente: a) 70 e 20. b) 70 e 40. c) 70 e 50. d) 60 e 20. e) 60 e 50. 28. (Fuvest 2006) Para vencer o atrito e deslocar um grande continer C, na direo indicada, necessria uma fora F = 500N. Na tentativa de mov-lo, blocos de massa m = 15kg so pendurados em um fio, que esticado entre o continer e o ponto P na parede, como na figura. Para movimentar o continer, preciso pendurar no fio, no mnimo,

a) 1/4 V b) 1/3 V c) 1/2 V d) 2 V e) 3 V 30. (Uel 2005) Partindo do repouso, e utilizando sua potncia mxima, uma locomotiva sai de uma estao puxando um trem de 580 toneladas. Somente aps 5 minutos, o trem atinge sua velocidade mxima, 50 km/h. Na estao seguinte, mais vages so agregados e, desta vez, o trem leva 8 minutos para atingir a mesma velocidade limite. Considerando que, em ambos os casos, o trem percorre trajetrias aproximadamente planas e que as foras de atrito so as mesmas nos dois casos, correto afirmar que a massa total dos novos vages : a) 238 ton. b) 328 ton. c) 348 ton. d) 438 ton. e) 728 ton. 31. (Uerj 2004) Um passageiro est no interior de um elevador que desce verticalmente, com acelerao constante "a".Se "a" vale 1/5 da acelerao da gravidade, a razo entre a intensidade da fora que o piso do elevador exerce sobre o passageiro e o peso do passageiro igual a: a) 5 b) 6/5 c) 1 d) 4/5

a) 1 bloco b) 2 blocos c) 3 blocos d) 4 blocos e) 5 blocos Obs: sen 45 = cos 45 0,7

tan 45 = 1

29. (Fuvest 2006) Uma esfera de massa m est pendurada por um fio, ligado em sua outra extremidade a um caixote, de massa M=3 m, sobre uma mesa horizontal. Quando o fio entre eles permanece no esticado e a esfera largada, aps percorrer uma distncia H, ela atingir uma velocidade V, sem que o caixote se mova. Na situao em que o fio entre eles estiver esticado, a esfera, puxando o caixote, aps percorrer a

Mecnica - Lista 10 Leis de Newton e Atrito Pingim

pag.6

32. (Ufg 2005) O bloco A da figura desliza sobre uma superfcie horizontal sem atrito puxado pelo bloco B. O fio e a polia so ideais. O grfico que representa qualitativamente a energia cintica do sistema em funo do tempo a partir do instante em que o bloco A atinge o ponto P

35. (Unifesp 2006) A figura representa um bloco B de massa m apoiado sobre um plano horizontal e um bloco A de massa m a ele pendurado. O conjunto no se movimenta por causa do atrito entre o bloco B e o plano, cujo coeficiente de atrito esttico .

33. (Ufu 2005) Uma pessoa de massa m est no interior de um elevador de massa M, que desce verticalmente, diminuindo sua velocidade com uma acelerao de mdulo a.Se a acelerao local da gravidade g, a fora feita pelo cabo que sustenta o elevador a) (M+m)(g-a) b) (M+m)(g+a) c) (M+m)(a-g) d) (M-m)(g+a) 34. (Unesp 2006) Um bloco de massa m desliza no solo horizontal, sem atrito, sob ao de uma fora constante, quando um bloco de massa m depositado sobre ele. Aps a unio, a fora aplicada continua sendo a mesma, porm a acelerao dos dois blocos fica reduzida quarta parte da acelerao que o bloco A possua. Podese afirmar que a razo entre as massas, m/m, a) 1/3. b) 4/3. c) 3/2. d) 1. e) 2.

Pingim

No leve em conta a massa do fio, considerado inextensvel, nem o atrito no eixo da roldana. Sendo g o mdulo da acelerao da gravidade local, pode-se afirmar que o mdulo da fora de atrito esttico entre o bloco B e o plano a) igual ao mdulo do peso do bloco A. b) no tem relao alguma com o mdulo do peso do bloco A. c) igual ao produto m . g . , mesmo que esse valor seja maior que o mdulo do peso de A. d) igual ao produto m . g . , desde que esse valor seja menor que o mdulo do peso de A. e) igual ao mdulo do peso do bloco B. 36. (Unifesp 2006) Suponha que um comerciante inescrupuloso aumente o valor assinalado pela sua balana, empurrando sorrateiramente o prato para baixo com uma fora de mdulo 5,0 N, na direo e sentido indicados na figura.

Com essa prtica, ele consegue fazer com que uma mercadoria de massa 1,5 kg seja medida por essa balana como se tivesse massa de a) 3,0 kg. b) 2,4 kg. c) 2,1 kg. d) 1,8 kg. e) 1,7 kg.

Mecnica - Lista 10 Leis de Newton e Atrito Pingim

pag.7

37. (Fatec 2005) Um fio, que tem suas extremidades presas aos corpos A e B, passa por uma roldana sem atrito e de massa desprezvel. O corpo A, de massa 1,0 kg, est apoiado num plano inclinado de 37 com a horizontal, suposto sem atrito. Adote g = 10m/s, sen 37 = 0,60 e cos 37 = 0,80.

Para o corpo B descer com acelerao de 2,0 m/s, o seu peso deve ser, em newtons, a) 2,0 b) 6,0 c) 8,0 d) 10 e) 20 38. (Ufpel 2005)

Considerando g = 10,0 m/s, a altura em que o bloco se encontrava em t = 0,4 s era a) 0,5 m. b) 1,0 m. c) 1,6 m. d) 2,5 m. e) 3,2 m. 40. (Pucsp 2006) Um bloco de borracha de massa 5,0 kg est em repouso sobre uma superfcie plana e horizontal. O grfico representa como varia a fora de atrito sobre o bloco quando sobre ele atua uma fora F de intensidade varivel paralela superfcie.

Um caminho-tanque, aps sair do posto, segue, com velocidade constante, por uma rua plana que, num dado trecho, plana e inclinada. O mdulo da acelerao da gravidade, no local, g=10m/s, e a massa do caminho, 22t, sem considerar a do combustvel. correto afirmar que o coeficiente de atrito dinmico entre o caminho e a rua a) = cot . b) = csc . c) = sen . d) = tan . e) = cos . 39. (Unesp 2005) Um bloco sobe uma rampa deslizando sem atrito, em movimento uniformemente retardado, exclusivamente sob a ao da gravidade, conforme mostrado na figura 1. Ele parte do solo no instante t = 0 e chega ao ponto mais alto em 1,2 s. O mdulo da velocidade em funo do tempo apresentado no grfico na figura 2.

O coeficiente de atrito esttico entre a borracha e a superfcie, e a acelerao adquirida pelo bloco quando a intensidade da fora F atinge 30N so, respectivamente, iguais a a) 0,3; 4,0 m/s b) 0,2; 6,0 m/s c) 0,3; 6,0 m/s d) 0,5; 4,0 m/s e) 0,2; 3,0 m/s 41. (Ufg 2005) Um catador de reciclveis de massa m sobe uma ladeira puxando seu carrinho. O coeficiente de atrito esttico entre o piso e os

Mecnica - Lista 10 Leis de Newton e Atrito Pingim

pag.8

Pingim

seus sapatos e e e o ngulo que a ladeira forma com a horizontal e . O carrinho, por estar sobre rodas, pode ser considerado livre de atrito. A maior massa do carrinho com os reciclveis que ele pode suportar, sem escorregar, e de a) m [e (sen /cos ) - 1] b) m (e cos - sen ) c) m [e - (cos /sen )] d) m (e sen - cos ) e) m [e (cos /sen ) - 1] 42. (Ufrrj 2004) Um bloco se apia sobre um plano inclinado, conforme representado no esquema:

44. (Unesp 2005) Dois blocos idnticos, A e B, se deslocam sobre uma mesa plana sob ao de uma fora de 10N, aplicada em A, conforme ilustrado na figura.

Se o movimento uniformemente acelerado, e considerando que o coeficiente de atrito cintico entre os blocos e a mesa = 0,5, a fora que A exerce sobre B : a) 20N. b) 15N. c) 10N. d) 5N. e) 2,5N. 45. (Mackenzie) No sistema a seguir, a massa do corpo A 11kg e o coeficiente de atrito esttico entre esse corpo e a superfcie de apoio 0,5. Para que o sistema permanea em equilbrio, a maior massa que o corpo pode ter :

Dados: sen 30 = 0,5Se o bloco tem peso de 700N, a menor fora de atrito capaz de manter o bloco em equilbrio sobre o plano a) 350N .b) 300N. c) 250N. d) 200N. e) 150N. 43. (Ufrrj 2005) Um professor de Educao Fsica pediu a um dos seus alunos que deslocasse um aparelho de massa m, com velocidade constante, sobre uma superfcie horizontal, representado na figura a seguir.

Dados:cos 37 = 0,8sen 37 = 0,6 a) 2 kg b) 3 kg c) 4 kg d) 5 kg e) 6 kg 46. (Pucmg) A figura mostra um bloco, de peso igual a 700N, apoiado num plano horizontal, sustentando um corpo de 400N de peso, por meio de uma corda inextensvel, que passa por um sistema de roldanas consideradas ideais. O mdulo da fora do plano sobre o bloco :

O aluno arrastou o aparelho usando uma fora F. Sendo o coeficiente de atrito entre as superfcies de contato do aparelho e o cho, correto afirmar que o mdulo da fora de atrito a) . (m . g + F . sen ) b) . (F - m . g). c) F . sen . d) F . cos .e) F .

a) 1100 N d) 300 N

b) 500 N e) 900 N

c) 100 N

Mecnica - Lista 10 Leis de Newton e Atrito Pingim

pag.9

47. (Ufrrj 2006) Um homem est puxando uma caixa sobre uma superfcie, com velocidade constante, conforme indicado na figura 1. Escolha, dentre as opes a seguir, os vetores que poderiam representar as resultantes das foras que a superfcie exerce na caixa e no homem.

Denominemos por N a fora normal que atua em Aracneide e por F(pata) a fora mdia exercida em cada pata quando esta se encontra em contato com o teto. Nessas condies, pode-se afirmar que N vertical e aponta para a) cima e que F(pata) maior ou igual a 5,010. b) baixo e que F(pata) menor ou igual a 3,310N. c) cima e que F(pata) menor ou igual a 3,310N. d) baixo e que F(pata) maior ou igual a 5,010N. 50. (Pucpr 2005) Um pedao de ferro colocado prximo de um m, conforme a figura a seguir:

48. (Pucpr 2005) Duas esferas rgidas 1 e 2, de mesmo dimetro, esto em equilbrio dentro de uma caixa, como mostra a figura a seguir. Considerando nulo o atrito entre todas as superfcies, assinale o diagrama que representa corretamente as foras de contato que agem sobre a esfera 2 nos pontos A, B e C.

Assinale a alternativa correta: a) o ferro que atrai o m. b) a atrao do ferro pelo m igual atrao do m pelo ferro. c) o m que atrai o ferro. d) a atrao do m pelo ferro mais intensa do que a atrao do ferro pelo m. e) a atrao do ferro pelo m mais intensa do que a atrao do m pelo ferro.
Pingim

GABARITO
1. a) 80 N.s b) 64 J 2. 17 N. 3. 12 N. 4. 90 N. 5. 3/2 6. a = 1,0 m/s. 7. T'/T = (g + a)/(g - a) 8. a) 0,60 b) 12,0N 9. a) 1,5 m/s b) 0,1 10. (3)/2 11. a = 2,0 m/s. 12. F(cabo) = 1 N 13. v = (gh/3) 14. 1,0 kg 15. a 2,7 m/s 16. [A] 17. [E] 18. [C] 19. [D] 20. [E] 21. [C] 22. [B] 23. [E] 24. [A] 25. [D] 26. [E] 27. [C] 28. [D] 29. [C] 30. [C] 31. [D] 32. [A] 33. [B] 34. [A] 35. [A] 36. [D] 37. [D] 38. [D] 39. [B] 40. [A] 41. [E] 42. [A] 43. [D] 44. [D] 45. [D] 46. [B] 47. [C] 48. [A] 49. [C] 50. [B]

49. (Ufrn 2005) Aracneide uma aranha que mora no teto de um quarto. Ela marrom, mede 1,5 cm e pesa 2,010 N. Considere que Aracneide est andando de cabea para baixo em um teto horizontal e, enquanto anda, no mnimo seis de suas patas permanecem em contato com o teto.

Mecnica - Lista 10 Leis de Newton e Atrito Pingim

pag.10

Vous aimerez peut-être aussi