Vous êtes sur la page 1sur 17

DIAMANTE

Salvador, 28/11/2007. Joo Tarcisio de Almeida Gelogo do 7Ds/DNPM/BA 7Distrito do Departamento Nacional de Produo Mineral. E-mail: joo.almeida@dnpm.gov.br

O MINERAL DIAMANTE

Diamante Branco

Diamante Preto

Diamante Cinza

Diamante Marrom

Diamante rosa

Diamante vermelho

Diamante Champanha

Diamante Amarelo

Diamante Azul

Diamante Verde

Diamante Laranja

Bracelete

Anl

Corrente

Colar Nome do diamante O nome diamante vem do latim adamas e do grego admas, que significa invencvel, imbatvel, indomvel, e foi dado em referncia a grande dureza do mineral.

Qumica: C, Carbono elementar. Classe: Elemento Nativo Sub Classe: No metlico. Grupo: Carbono. Usos: Como gema em joalheria e uso industrial como abrasivo.

As gemas so chamadas de as flores do reino mineral. To coloridas como o arco-ris, e brilhantes como cristais finos, as gemas tm captado h sculos a imaginao e o desejo dos homens e especialmente das mulheres. A posse de gemas tem sido objeto de lendas, conto de fadas, picos e importantes filmes ao longo da histria. Atualmente, muito mais gemas finas, tm sido disponibilizadas pra as pessoas comuns, do que em qualquer outro tempo da histria. O que faz uma pedra ser considerada uma gema? Geralmente falando, uma gema uma pedra, melhor dizendo um mineral que bonito, raro e durvel (resistente a abraso, ao faturamento, a reaes qumicas etc.). Alguns minerais pedem ser bastante bonitos, porm so bastante moles, so riscados facilmente, a exemplo da fluorita que extremamente colorida e bonita, porm tem dureza 4 na escala de Moh, e tem 4 perfeitas direes de clivagem, o que torna esta gema uma raridade estranha quando lapidada. Outros minerais so to comuns que so dados o status de
8

semipreciosos (exemplo as gatas). A maioria das gemas tem boa dureza, ou seja, maior do que 5 na escala de Moh e um alto ndice de refrao ( quanto mais alto o ndice de refrao maior o brilho). Todas as gemas tm seu grau de imperfeio, mesmo o mais perfeito dos diamantes, tem quatro direes de clivagem. A maioria das gemas so silicatos, que podem ser bastante estveis. Umas poucas gemas so xidos, e apenas uma nica gema, o diamante, composta de um simples elemento o carbono. Existem tambm algumas gemas que no so verdadeiramente minerais e so chamadas de mineralides, como a opala, o mbar e a moldavita. A gema diamante O diamante a gema insupervel, ela tem poucos pontos fracos e muitos pontos fortes. bem conhecido que o diamante a substncia mais dura encontrada na natureza. Mais poucas pessoas sabem que o diamante quatro vezes mais duro do que o corndon (safira e rubi) que o outro dos minerais mais duros da natureza. Porm mesmo duro como ele , no significa que ele seja inquebrvel, impenetrvel. O diamante tem quatro direes de clivagem, significando que se ele recebe uma pancada em uma dessas direes ele se clivar ou se parir. Um engastador habilitado em diamantes ou um joalheiro experiente se previnir ao lapidar e engastar gema na pea de joalheria escolhida. Como gema, um dos poucos defeitos do diamante (sua clivagem perfeita) pode ser ignorada levando-se em conta a soma das suas qualidades. O diamante ocorre em vrias cores, tem alto ndice de refrao, alta disperso ou fogo, baixa reatividade a produtos qumicos, raro e transparente, tem alta dureza e durabilidade. O diamante a pedra dos aniversariantes do ms de abril. Em termos de propriedades fsicas o diamante insupervel em vrias delas: Dureza: o diamante perfeito, o diamante 10, ou seja, o topo da escala de dureza. Transparncia: O diamante transparente a vrios comprimentos de onda (do ultravioleta ao infravermelho) mais do que qualquer outra substancia slida ou lquida, nenhuma delas chega perto do diamante.
9

Condutividade Trmica: os diamantes conduzem calor melhor de qualquer substncia, cinco vezes melhor do que a prata que o segundo colocado. Ponto de Fuso: o diamante tem o mais alto ponto de fuso (3.546, 84 gruas Centgrados). Densidade atmica: os tomos de diamante so empacotados to juntos entre si, maiores do que os tomos de qualquer substncia. O diamante um polimorfo do elemento carbono. A grafite outro polimorfo. Os dois compartilham a mesma qumica, ou seja, ambos so carbonos, porm eles tm diferentes estruturas e propriedades. O diamante duro, a grafite mole (lembre do miolo do lpis) O diamante um excelente isolante de eletricidade e a grafite um bom condutor de eletricidade. O diamante o melhor abrasivo e a grafite um timo lubrificante. O diamante transparente a grafite opaca. O diamante se cristaliza no sistema isomtrico e a grafite no sistema hexagonal. Caractersticas Fsicas: Cor: varivel e , incolor, branco, rosa, amarelo, marrom, cinza, azul, vermelho, verde, etc. E ocorre em vrios tons do plido ao escuro. Brilho: adamantino a ceroso. Transparncia: so transparentes a translcidos nos cristais brutos. Sistema Cristalino: isomtrico. Hbito Cristalino: incluem formas isomtricas como cubos, octaedros e formas geminadas tambm ocorrem. Dureza: 10 na escala de Moh. Densidade: 3,5 Clivagem: perfeita em quatro direes formando octaedros. Fratura: conchoidal. Trao: branco.

10

Minerais associados: aqueles encontrados nos quimberlitos e em rochas gneas ultramficas compostas principalmente de olivina. ndice de Refrao: 2,4 (bastante alto). Disperso: 0,044. Ocorrncias Notveis: frica do Sul, e outros paises da frica, ndia, Brasil, Rssia, Austrlia, Estados Unidos etc. MINERAO DE DIAMANTES. De todos os diamantes minerados no mundo a cada ano, menos da metade so de qualidade gemolgica, a outra parte classificada em duas categorias principais, a primeira como quase gema e a outra como diamante industrial. O diamante qualificado como gema, mostra um alto padro de excelncia em qualidade e usado em joalheria. A pureza destes diamantes vai do limite sem defeitos ao de incluses visveis. Os diamantes classificados como quase gemas, representam aquelas pedras de qualidade entre as gemas e os diamantes industriais, e de fato podem ser usados para qualquer um dos fins, dependendo da qualidade da pedra individualmente. Os limites de variao destas pedras vo de incluses visveis ao diamante industrial. Os diamantes de qualidade industrial so de baixa qualidade gemolgica, tem bastantes incluses e s so adequados ao uso industrial, como, por exemplo, usados nas brocas de dentista, em brocas de sondagem de rochas e em outros equipamentos de movimentao de terra. Minas de diamantes. Os diamantes so recuperados por meio de minas denominadas cachimbos ou chamins (pipes) ou minas aluvionares. Minas em cachimbos ou chamins As minas em chamins referem-se s extraes ou lavras de diamantes de chamins vulcnicas. Tipicamente uma grande rea tem que ser coberta. Uma

11

mdia de 250 toneladas de minrio deve se minerada a fim de produzir um quilate de gema de qualidade. Na maioria das minas em chamins a rocha hospedeira o quimberlito ou tambm escrita kimberlito, chamada de rocha azul, quando a rocha foi bastante serpentinizada ou rocha amarela quando a rocha prxima superfcie foi bastante intemperizada e oxidada. Inicialmente o quimberlito lavrado a cu aberto e depois em minas subterrneas. A rocha minerada transportada para plantas de beneficiamento onde os diamantes so separados da rocha. Minas Aluvionares. Estas minas envolvem a lavra de diamantes de camadas de rochas de praias de rios e oceanos. Milhes de anos atrs, no tempo em que as chamins de diamantes foram formadas, a intemperizao retirou os diamantes da rocha hospedeira e os arrastou a grandes distncias ao longo de rios chegando at aos oceanos. A fim de se extrair estes diamantes das praias, paredes tm que ser construdas para deter a fora das ondas. s vezes camadas de mais de 25 metros de profundidade de areia tem que ser retiradas para se alcanar camada rica em diamante. Uma vez alcanada a camada rica, a mesma minerada e transportada para plantas de beneficiamento onde os diamantes so separados. Lapidao e Polimento de diamantes. A histria da lapidao e polimento de diamantes teve sua origem na ndia, onde ele foi descoberto h muitos anos atrs pelos lapidadores indianos, que comearam a polir os diamantes esfregando-os uns aos outros. Hoje os diamantes e seu p tm um importante papel na lapidao e polimento do diamante e de outras gemas. Hoje as mquinas modernas tomaram lugar das ferramentas tradicionais de lapidao. A lapidao e o polimento de diamantes em qualquer lugar requerem de diversas horas e at meses para serem feitos. Durante este processo o diamante perde em media metade de seu peso original.

12

Todos os tipos de lapidao de diamante tm frmulas geomtricas que foram deixadas como legados e aperfeioadas por mestres lapidadores atravs dos anos. A moderna lapidao tipo brilhante (a mais difundida no mundo) foi inventada em 1919 por Marcel Tolkowsky. Esta lapidao tem 57 ou 58 facetas, cada uma ajustada para cobrir uma superfcie definida em um ngulo determinado. Mesa o nome do topo plano da lapidao chamada de brilhante. A mesa tambm a maior face ou faceta o brilhante. A face oposta mesa a costeleta, a menor, a minscula faceta da base do brilhante. Vide figura abaixo:

A lapidao brilhante tem vrias formas, como a redonda, oval, pra, marquesa, corao, radiante, esmeralda, princesa etc. Vide figura abaixo:

13

Na figura acima vemos diferentes tipos de lapidao, do alto, da esquerda para direita, de cima para baixo: redondo, marquesa, oval, esmeralda, pra, corao, lapidao simples e baguete. A lapidao princesa uma forma quadrada da lapidao tipo brilhante, enquanto a lapidao chamada de tipo esmeralda refere-se variao da lapidao tipo brilhante na qual as facetas so alongadas na forma de um retngulo. PESQUISA DE DIAMANTE A seguir falaremos de uma maneira sucinta como se realiza a pesquisa de diamante. A pesquisa ou explorao de diamante uma atividade de alto risco, que requer grandes investimentos e um compromisso de longo prazo pra se alcanar devida recompensa econmica. Deste modo, somente grandes e experientes empresas em geral se comprometem e se arriscam nesta rea. Prospeco mineral Geoqumica O mtodo geoqumico usado na explorao mineral do diamante baseia-se principalmente no reconhecimento de minerais indicadores da presena de diamante em rochas do manto superior da terra, das quais falaremos adiante. O diamante estvel sob altas presses. Depsitos econmicos de diamantes so encontrados em quimberlitos e lamproitos e tambm em aluvies. Os quimberlitos e lamproitos so rochas gneas originadas de grandes profundidades na crosta terrestre. Elas contm minerais pesados e possivelmente diamantes, que so transportados at a superfcie da crosta, quando estas rochas entram em erupo. Os minerais pesados so muito mais abundantes do que o diamante, mais ocorrem associados com ele, nos quimberlitos e lamproitos erodidos. Por isto, na prospeco do diamante, analisamos amostras para estes minerais indicadores, muito mais do que inicialmente para o prprio diamante. Amostras de solos, tilitos, sedimentos de corrente e rochas so coletadas e cuidadosamente processadas para se separar os minerais pesados que so inspecionadas gro por gro para se determinar o espcime e a abundancia destes minerais indicadores e se h diamantes presentes. O conhecimento dos mecanismos e as direes de transporte destes materiais nos permitem traar a localizao fonte
14

dos quimberlitos ou lamproitos e tambm identificar depsitos aluviais de interesse econmico. Um gro individual do mineral indicador analisado e atravs das informaes coletadas podemos determinar a que temperatura e presso ele foi formado. E se estas temperaturas e presses coincidirem com as presses e temperaturas de formao do diamante, ento altamente provvel que o quimberlito e lamproito fonte possa conter diamante. Ento poderemos focar a pesquisa nestas ocorrncias com indicadores muito mais de que em ocorrncias sem indicadores. Certos minerais esto presentes nas rochas mo manto superior que ocorrem com diamantes nos cachimbos ou dutos de quimberlito e lamproitos, tambm encontrados nas proximidades destes corpos de rochas em casos como xenlitos ou incluses de diamantes. Alguns destes minerais, como so resistentes ao intemperismo e como so mais densos do que as areias quartzosas, se concentram nos fundos dos canais de drenagem. Minerais indicadores - porque eles ocorrem mais abundantemente do que os diamantes, os gelogos de explorao mineral procuram por estes minerais chamados de indicadores e tambm de satlites, nos cascalhos das regies a serem exploradas, com potencial de serem ricas em diamantes. Os minerais indicadores de diamante, em ordem decrescente de importncia so: granada, cromita, ilmenita, clinopiroxnio, olivina e zirco. E em ordem de persistncia nas drenagens so; zirco, ilmenita, granada, diopsdio cromitfero, e olivina. O diamante obviamente o mais importante indicador.

A maioria dos minerais indicadores tem uma cor distinta. Vistos acima temos piropo, granadas vermelhas, piroxnios cromitferos verdes, ilmenitas e cromitas pretas, e olivinas amarelo

15

esverdeadas. Foto: George E. Harlow.

Geofsica A maioria dos quimberlitos e lamproitos ocorre como canos ou cachimbos ou corpos em forma de cenouras com dimetro que vo de poucos metros a centenas de metros. E por causa de sua origem especial de profundidades da terra, eles so distintivamente magnticos e condutivos. Estas propriedades podem ser medidas a despeito destas rochas ocorram aflorando ou cobertas por solos, outras rochas ou por gua.

Por esta razo pesquisas geofsicas so conduzidas para se medir as propriedades magnticas e eltricas das rochas prximas a superfcie da crosta. Estas medidas podem ser feitas usando avies ou helicpteros ou podem ser feitas no solo. Feies magnticas ou eltricas circulares, subcirculares (anomalias) possivelmente refletindo a presena de quimberlitos e lamproitos podem ser investigadas ento para se verificar a presena de

16

minerais indicadores e diamante e depois a pesquisa pode ser prosseguida com sondagens. Sondagens As sondagens fornecem amostras de fragmentos, lascas e testemunhos das rochas da superfcie da terra que so perfuradas ou sondadas. E estas amostras permitem testes e analises para as fontes de minerais indicadores e de diamante, dos locais de anomalias eltricas e magnticas. As sondagens so os passos finais e mais caros da explorao mineral, a depender dos locais que se encontram as anomalias e da necessidade de sondagens de grande dimetro, para retirada de amostras de grande volume. As sondagens de grande volume so importantes, pois os resultados das analises destas amostras, so estatisticamente mais representativos do que as de sondagens de menor dimetro. Os dados coletados das anlises das amostras de sondagens so usados na avaliao de reservas do depsito mineral. As amostras de fragmentos e testemunhos de sondagens so em geral transportadas para laboratrios, onde so digeridas por soda custica que dissolve a maioria dos minerais exceto os diamantes. A deteco da presena de diamante bastante encorajadora para continuidade da explorao mineral. Enquanto que o nmero de diamantes recuperados por quilograma d uma indicao preliminar do potencial econmico do depsito. Se as sondagens de reconhecimento revelam diamante de potencial econmico, sondagens posteriores e amostras de grande volume so retiradas para se determinar o teor do depsito (quilates por toneladas) e o valor dos diamantes (dlares por quilates).

Salvador, 28/11/2007. Joo Tarcisio de Almeida Gelogo do 7Ds/DNPM/BA 7Distrito do Departamento Nacional de Produo Mineral. e-mail: joo.almeida@dnpm.gov.br

17

Vous aimerez peut-être aussi