Vous êtes sur la page 1sur 20

INTRODUO APRESENTAO O maior capital que a Empresa possui seu Pessoal.

. Na preveno da integridade fsica desse pessoal, a CIPA desempenha papel preponderante. Dela so emanadas as prticas prevencionistas, cujo fim reduzir a infelicidade de um acidente e, conseqentemente contribuir para a continuidade operacional e para o aumento da produtividade. sabido que o CIPISTA ocupa um cargo de RESPONSABILIDADE. Mas, o que RESPONSABILIDADE? Se pintarmos essa palavra e usarmos as tonalidades de preveno, veremos que RESPONSVEL aquele que responde legal e/ou moralmente por sua segurana e a de outrem, aquele que tem compromisso, aquele que cr num ideal e transmite-o, aquele que participa de maneira decisiva em um grupo. Portanto, os CIPISTAS, indicados e eleitos, o foram devido sua demonstrao e competncia para a causa prevencionista e principalmente RESPONSABILIDADE. Vale a pena lembrar que a conduta humana s mudada pelo contato humano. Pessoas que mudam pessoas, e o CIPISTA deve ser um multiplicador e atravs do contato humano, do companheirismo e amizade, to marcante nos grupos modernos e democrticos. BREVE HISTRICO Apesar de a CIPA j existir em muitos pases deste 1921, somente em 1944 que foi legalmente implantada em nosso Pas. Nessa poca a Organizao Internacional do Trabalho OIT, recomendava a todos pases membros, que organizassem Comisses de Segurana, e as fbricas com mais de 25 empregados, formassem essas Comisses. Alguns Pases antecederam o Brasil nesse particular, como

Pgina 1 de 20

simples decorrncia de seu maior desenvolvimento econmico e de seu grau de industrializao, no s mais elevado como tambm mais antigo. Durante os anos que se seguiram, no Brasil, a CIPA foi sofrendo alteraes com objetivos de atender s necessidades resultantes do nosso desenvolvimento industrial e, tambm, crescente proteo do trabalhador, inserida na legislao trabalhista. Em 08 de junho de 1978, o Ministrio do Trabalho expediu a portaria 3214, composta de 28 Normas regulamentadoras, relativas segurana e Medicina do Trabalho. O assunto que nos prende no momento, especificamente organizao e funcionamento da Comisso Interna de Preveno de Acidentes, e dentre as NRs, a nmero 5 e a Portaria SSMT n 033, de 27 de outubro de 1983, referem-se a esta Comisso da qual elaboramos uma sinopse para estudos LOGOTIPO CIPA - Comisso Interna De Preveno De Acidentes

O logotipo da CIPA composto pela combinao de dois smbolos muitos antigos: continuidade da vida.

CRCULO: Smbolo da perfeio da famlia, da felicidade e da CRUZ: Oriunda do smbolo da longevidade, de uso hospitalar, enfatiza o sentimento de integridade e proteo.
Pgina 2 de 20

Logotipo da CIPA, de cor verde, estampado nos capacetes, crachs, cartazes, etc..., representa que algum est zelando pela sua segurana. COMO DESENHAR O SMBOLO DA SEGURANA DO TRABALHO Determine um mdulo quadrado. A medida desse mdulo fica a critrio do desenhista, conforme o tamanho desejado do smbolo.

A cruz dever ser constituda com cinco mdulos iguais

A largura do circulo de um mdulo, e o espao entre a cruz e o circulo de meio mdulo

Pgina 3 de 20

1. O verde a cor que caracteriza Segurana do Trabalho. A cor verde-folha, referencial Suvinil Esmalte Sinttico Brilhante 0114. Na impossibilidade de ser impresso sobre fundo verde, opta-se por preto e branco.

Pgina 4 de 20

GRUPO DE TRABALHO DA CIPA

PRESIDENTE / VICE-PRESIDENTE NOME:__________________________________________________

SECRETARIA / ACESSORIA TEC. SEGURANA

COMISSO ELEITORAL

EVENTOS

MAPAS DE RISCOS E PPRA

INVESTIGAO E ANLISE ACD/QA

PREVENO DE ACIDENTES E INSPEO RESPONSAVEL: -_______________

TITULAR: -_______________

RESPONSAVEL: -_______________

RESPONSAVEL: -_______________

RESPONSAVEL: -_______________

-_______________ SUPLENTE: -_______________ ASSESSORIA TEC / SEG -_______________ ASSESSORIA TEC / SEG

-_______________

-_______________

-_______________

-_______________ ASSESSORIA TEC / SEG

-_______________ ASSESSORIA TEC / SEG

-_______________ ASSESSORIA TEC / SEG

Pgina 5 de 20

O que ? Quem Atua? Representantes do empregador e dos empregados, a definir no curso de CIPA. Onde Atuar? Nos Escritrios e reas de trabalho dos colaboradores pertencentes a CIPA de atuao. Quando Atuar? Porque Atuar? Atender portaria 3.214/78, NR 5, item 5.16 d. Manter organizado e limpo o ambiente de trabalho, com vistas a diminuir e/ou eliminar os riscos de acidentes provocados por materiais e ferramentas fora do lugar. Como Atuar? Conforme planejado e de posse da planilha padro, visitar o local. Utilizar os princpios do 5S. Verificar a conformidade dos itens da planilha e atribuir o percentual de itens atendidos. Aps concluso enviar uma planilha para rea inspecionada. A rea inspecionada dever deixar a planilha em lugar de fcil visualizao. Trimestral, conforme plano de ao desenvolvido no curso de CIPA. Grupo de inspeo de Segurana (5-S)

Pgina 6 de 20

INSPEO DE SEGURANA Uma inspeo de segurana consiste na observao cuidadosa dos ambientes de trabalho, com o fim de descobrir e identificar riscos que podero transformar-se em CAUSAS DE ACIDENTES. Possibilita a determinao de meios preventivos antes da ocorrncia de acidentes. Quando bem processada e envolvendo todos os que devem assumir sua parte de responsabilidade, a inspeo proporciona resultados compensadores e ajuda a desenvolver e fixar uma conscincia preventiva nos agentes de inspeo. Colabora com a administrao, indicando medidas a serem tomadas para evitar prejuzos e tornar o local e as condies de trabalho o mais propcio possvel. Boa parte da consolidao das Leis do Trabalho, Decretos Leis, Portarias e livros tcnicos sobre Segurana do Trabalho servem de base para todos que realizam inspees na empresa em busca de possveis causas de acidentes para elimina-las. Numa inspeo de segurana podem participar, isoladamente ou em equipe, pessoas com funes e responsabilidades diferentes. Exemplo: Membros da CIPA, Tcnicos, Mdicos, Engenheiros, Supervisores, Eletricistas, Mecnicos, Assistentes Sociais, Psicloga, Gerentes, Dentre outros. FASES DA INSPEO Durante uma inspeo de segurana, realizada pela CIPA, por exemplo, o agente deve obedecer a cinco fases, a saber: PRIMEIRA FASE: OBSERVAR os atos das pessoas, as condies de mquinas, equipamentos, ferramentas e o ambiente de trabalho.
Pgina 7 de 20

SEGUNDA FASE: REGISTRAR o que foi observado e o que deve ser feito, contendo, entre outros, os dados do local da realizao, dos riscos encontrados, dos pontos positivos, dos problemas ou das propostas feitas pelos inspecionados, colocando-se data e assinatura. TERCEIRA FASE: ANALIZAR E RECOMENDAR medidas que visem a eliminar, isolar ou, no mnimo, sinalizar riscos em potencia advindos de condies ambientais ou atos e procedimentos inseguros. Nesta fase recomendamos que haja consenso da CIPA relacionado aos aspectos levantados na inspeo. QUARTA FASE: ENCAMINHAR para que os responsveis possam providenciar as medidas corretivas. QUINTA FASE: ACOMPANHAR as providncias at que ocorra a soluo.

PROPRIEDADES EM UMA ANLISE DE RISCO ELIMINAR (quando for possvel...) ISOLAR (quando no for possvel...) SINALIZAR

OBS.: Risco Iminente Ao Imediata. NOTA: antes do inicio de cada inspeo, dever ser comunicado ao responsvel o que se pretende e, aps o trmino, comentar as anotaes realizadas, alm das planilhas, outros formulrios tambm auxiliam no registro de situaes possveis que venham a transformar em acidentes (Livro Ocorrncia QUACs).

Pgina 8 de 20

PLANO DE AAO O que Quem Onde Quando Porque Como

Pgina 9 de 20

O que? Grupo de Eventos

Quem Participa? Representantes do empregador e dos empregados definido no curso de CIPA. Onde Atuar? Quando? Na realizao do curso de CIPA, programar mensalmente reunies para as reas de manuteno, produo e administrao. Programar e realizar SIPAT Semana Interna de Preveno de Acidentes juntamente com o SESMET. Porque? A CIPA acompanhar aes das reas de manuteno e operao mediante ata com vistas a reduzir e/ou eliminar acidentes. Cumprir a legislao vigente. Manter as reas integradas com preveno de acidentes e doenas profissionais. Desenvolver uma cultura preventiva e humana no ambiente de trabalho. Como? Programar e preparar eventos conforme necessidade do grupo, mediante pesquisa de necessidade ou solicitao de uma equipe ou indicao. Programar reunies mensais das reas de manuteno e operao, solicitando ata para que as dificuldades das equipes sejam transcritas, levantadas na reunio da comisso, e apresentadas s gerencias competentes para apreciao e possvel soluo.
Pgina 10 de 20

Na rea de abrangncia de atuao da CIPA.

Pgina 11 de 20

O que?

PLANO DE AAO O que Quem Onde Quando Porque Como

Grupos de Mapas de Mapas de Riscos e PPRA Programa de Preveno de Riscos Ambientais.

Quem ? Cursos de CIPA.

Onde Atuar? Na rea de abrangncia de atuao da CIPA.

Quando Atuar? Conforme Cronograma a ser definido pelo grupo durante o curso de CIPA, com base na legislao vigente.
Pgina 12 de 20

Porque? Cumprir lei 6.514/77, portaria 3.214/78, norma regulamentadora n 9 Despertar e fortalecer o esprito prevencionista. Trabalhar de forma a despertar a cultura dos colaborados com a identificao e graduao dos riscos nos locais de trabalhos. Como? Mapa de Riscos: Demonstrando graficamente os riscos inerentes as atividades com fundamentos na legislao vigente Confeco grfica dos mapeamentos em toda a rea de abrangncia da CIPA, onde no houver. Reviso de todos os mapas confeccionados na gesto anterior. PPRA: Apoiar a rea de segurana na confeco do programa de preveno de riscos ambientais, conforme NR 9, para todas as atividades.

O Que? Grupo de anlise de acidentes e quase acidentes (Q.As).

Quem Participa Representantes do empregador e empregados definidos nos cursos de CIPA Na ocorrncia de acidentes dever ser convidado um profissional da rea que domine o processo da atividade em que ocorreu o acidente, caso necessrio. Onde Atuar? Quando?
Pgina 13 de 20

Na rea de abrangncia de atuao da CIPA

Porque? Como Aturar?

Na ocorrncia de acidentes, o mais rpido possvel. Quase acidentes quando a relevncia justificar.

Para atender a Dinmica dos acidentes, propiciar aos gestores e colaboradores prevenir futuros acidentes. Atuar nas variaes do processo da atividade e seus componentes. Criar um banco de dados (histrico) visando preveno futura.

De posse de todos os dados do acidente e o grupo reunido: Faz a listagem e avaliao das variaes da atividade conforme a metodologia da rvore de causas. Elabora a parte grfica da rvore de causas. Emite recomendaes Soluo REAL e Soluo PALEATIVA. As solues entendidas pelo grupo devem ser baseadas em fundamentos tcnicos e normativos.

Pgina 14 de 20

REUNIO DA CIPA uma reunio de trabalho onde um grupo formal de empregados se renem periodicamente em local previamente estabelecido, com os seguintes objetivos: Proporcionar intercmbio de informao para que as aes dos trabalhadores sejam desenvolvidas com segurana. Debater e analisar os riscos, os quase acidentes e os acidentes, decorrentes das inspees de segurana, e das investigaes, visando a elimina-los, propondo aes que melhorem condies e/ou mtodos de trabalhos.

LOCAL DA REUNIO O local da reunio deve ser escolhido observando-se a facilidade de acesso, boa ventilao e iluminao, que no tenha muito barulho, enfim, que oferea conforto e tranqilidade suficientes para evitar dificuldades na concentrao dos participantes. Quando possvel, o local escolhido para reunio deve dispor de cadeiras com apoio ou mesas para que os participantes possam fazer anotaes. Quando houver muitos convidados, convm deixar os membros em destaque, podendo ser utilizada uma das posies a seguir, visando aproximar e facilitar a comunicao do grupo.

Pgina 15 de 20

PAUTA DA REUNIO Pauta um rol de assuntos a serem tratados durante uma reunio. conveniente que a pauta de cada reunio seja encaminhada aos convocados com, no mnimo, trs dias teis de antecedncia para que todos possam participar do evento preparado. Membros ou convidados que queiram apresentar algum assunto durante a reunio poder encaminha-lo secretaria da CIPA com, no mnimo, cinco dias teis de antecedncia. Os assuntos que no fazem parte da pauta somente podero ser tratados como aval do Presidente da reunio. PAUTA DA REUNIO DE CIPA Data: ____/____/____ Incio s: __________ horas Local: ______________________________________________________________ 1ABERTURA 1.1 1.2 1.3 Objetivos a Alcanar ........................................................ Confirmao de Presenas .............................................. Apresentao de Convidados ..........................................

Presidente

Tempo: _____________ 2ATA DA REUNIO ANTERIOR 2.1 2.2 Leitura ..............................................................................Secretrio (a) Aprovao ........................................................................Membros

Tempo: _____________ 3PREVENO ATIVA 3.1 3.2 3.3 3.4 Registro de Inspeo de Segurana RIS......................( Mapas de Riscos Ambientais............................................( Anlise de Quase Acidentes..........................................( Plano de Ao (Qualidade Total)......................................( min.) min.) min.) min.)
Pgina 16 de 20

3.5 -

Pendncias.......................................................................(

min.)

Tempo: _____________ 4PREVENO PASSIVA 4.1 4.2 4.3 Acidentes da Empresa RAL ou ERA.............................( Acidentes com Empreiteiras ou com Terceiros RGT....( Acidentes com Veculos RAV........................................( min.) min.) min.)

Tempo: _____________ 5ANLISE DE DADOS ESTATSTICOS 5.1 5.2 5.3 Estatsticas por CIPAs.....................................................( Estatsticas Locais............................................................( Estatsticas de Acidentes com Veculos...........................( min.) min.) min.)

Tempo: _____________ 6ASSUNTOS GERAIS 6.1 6.2 6.3 Trabalhos Apresentados por Membros............................( Palavra Livre.....................................................................( Prelees..........................................................................( min.) min.) min.)

Tempo: _____________ 7ENCERRAMENTO 7.1 7.2 Agradecimentos................................................................( Trmino.............................................................................( min.) min.)

Tempo: _____________ TEMPO TOTAL: _____________ Obs: A participao dos representantes s reunies da CIPA de fundamental importncia j que uma reunio de trabalho, onde se desenvolve o plano de ao da comisso, cuja meta estabelecer o controle e a eliminao dos acidentes do trabalho na empresa.

Pgina 17 de 20

COMPORTAMENTO POSITIVO DA REUNIO No ser prepotente: acatar, discutir e ilustrar tudo o que foi anteriormente determinado; Liderar no momento certo apontando o caminho quando o grupo estiver indeciso; Ajudar aqueles que tm dificuldades em expor suas idias; Buscar o mesmo objetivo que o grupo e com a mesma vontade; Citar exemplos reais, sempre que for possvel; Fazer perguntas quando o assunto no ficou bem entendido; Ouvir com ateno, com vontade de ouvir, pensar no que o colega esta dizendo; Procurar imaginar o que o colega esta sentindo; Falar com calma e procurar transmitir segurana aos colegas; Apresentar idias que facilitem o desempenho do grupo; Perceber se no esta falando muito e dar oportunidade para o colega; Fale sempre para o grupo, evite conversas paralelas; No chegar atrasado a reunio e no sair antes do trmino; Procurar animar os colegas que possam estar desanimados.

Pgina 18 de 20

Pgina 19 de 20

TCNICAS DE CONDUO DE REUNIO PLANO DE AAO O que


Presidir reunio CIPA.

Quem
a Presidente da indicado pelo empregador e vice-eleito pelos empregados

Onde
Nos locais programados pelo grupo de evento

Quando

Porque
ABERTURA: Cumprimentar o pessoal.

Como

Conforme Gerenciar a CIPA de calendrio forma gil no menor montado pelo tempo possvel, com grupo de qualidade. eventos.

SOLICITAR A SECRETRIA: Confirmao de presena; Leitura e aprovao da ata anterior; anotar nome membros com ressalvas, em ordem de solicitao; Cronmetrar tempo para cada ressalva evitando divagaes. ANALISE DOS DADOS ESTATISTICOS Faz a exposio dos dados estatsticos, metas e a posio de seu departamento, superintendncia. ACOMPANHAMENTO DOS GRUPOS DE TRABALHO: Apresentam os cumprimentos do plano programado e a prxima programao. GRUPO DE EVENTOS. GRUPO DE MAPA DE RISCO E PPRA. GRUPO DE COMISSO ELEITORAL. GRUPO DE PREVENO DE ACIDENTE E INSPEO DE GRUPO DE SEGURANA. GRUPO DE INVESTIGAO, ANLISE DE ACIDENTES E QUASE ACIDENTES. ASSUNTOS GERAIS: Devem ser agendados junto a secretria antecipadamente: Trabalhos, Palestras e Apresentaes. ENCERRAMENTO. Pgina 20 de 20 da CIPA

Vous aimerez peut-être aussi