Vous êtes sur la page 1sur 4

Ano 07 n 74

PREVENO
Caros associados e moradores Considerando a expanso e freqncia com que vem ocorrendo os atos de violncia nas cidades brasileiras, a AMORQC pensa que tomar os devidos cuidados com a segurana pessoal essencial e percebe que isso deve ser feito com freqncia atravs de atitudes individuais ou administrativas e embora no tenha um especialista na rea de segurana em sua Diretoria, vem colaborando na divulgao de regras elaboradas por estudiosos e autoridades no assunto, que certamente contribuiro na preveno da segurana dos moradores do Quebra Coco, reunindo nestas divulgaes, procedimentos simples de segurana individual e familiar. Mais do que adquirir uma nova postura precisamos estar conscientes da importncia da preveno e reforar no dia-adia atitudes adequadas realidade em que vivemos, modificando nossos hbitos para reduzir o risco de nos tornamos vtimas da violncia na vida pessoal e profissional. Como conseqncia, estaremos garantindo maior bem-estar para nossa famlia. Devemos ficar permanentemente atentos e transmitir nossas orientaes para todos os familiares e empregados. Nas recomendaes pode estar a diferena entre a preveno eficaz e o registro de uma ocorrncia policial. A responsabilidade pela preveno de cada um de ns. A partir deste nmero, nosso B.I. far referncia a diversas situaes relacionada a nossa segurana. Bom proveito!
Jairo Chrispim Diretor Presidente-AMORQC

O CONCEITO DE SEGURANA PBLICA


Numa sociedade em que se exerce democracia plena, a segurana pblica garante a proteo dos direitos individuais e assegura o pleno exerccio da cidadania. Neste sentido, a segurana no se contrape liberdade e condio para o seu exerccio, fazendo parte de uma das inmeras e complexas vias por onde trafega a qualidade de vida dos cidados. Quanto mais improvvel a disfuno da ordem jurdica maior o sentimento de segurana entre os cidados. As foras de segurana buscam aprimorar-se a cada dia e atingir nveis que alcancem a expectativa da sociedade como um todo, imbudos pelo respeito e defesa dos direitos fundamentais do cidado e, sob esta ptica, compete ao Estado garantir a segurana de pessoas e bens na totalidade do territrio brasileiro, a defesa dos interesses nacionais, o respeito pelas leis e a manuteno da paz e ordem pblica. Paralelo s garantias que competem ao Estado, o conceito de segurana pblica amplo, no se limitando poltica do combate criminalidade e nem se restringindo atividade policial. A segurana pblica enquanto atividade desenvolvida pelo Estado responsvel por empreender aes de represso e oferecer estmulos ativos para que os cidados possam conviver, trabalhar, produzir e se divertir, protegendo-os dos riscos a que esto expostos. As instituies responsveis por essa atividade atuam no sentido de inibir, neutralizar ou reprimir a prtica de atos socialmente reprovveis, assegurando a proteo coletiva e, por extenso, dos bens e servios. Norteiam esse conceito os princpios da Dignidade Humana, da Interdisciplinaridade, Pluralismo da Imparcialidade, da da Participao Estrutural e comunitria, da Legalidade, da Moralidade, do Profissionalismo, do Organizacional, Descentralizao Separao de Poderes, da Flexibilidade Estratgica, do Uso limitado da fora, da Transparncia e da Responsabilidade.

Ligue e encaminhe sua denncia. 17 Batalho de Polcia Militar 2334-6331, 2334-6334, 2334-6330 Radiopatrulha 190 Ambulncia 192 Corpo de Bombeiros 193 Defesa Civil 199 Contribuinte da Amorqc:
Em caso de Emergncia voc ainda conta com os telefones celulares em poder dos vigilantes

A violncia tem amplo campo para progredir no Brasil devido aos seguintes aspectos: misria social, drogas, consumismo estimulado pela mdia, facilidade de obteno de armas, organizao arcaica do Sistema de Segurana Pblica, legislao defasada e complacente, Estatuto da Criana e maioridade penal inadequados realidade brasileira, etc. Admite que urgente o dilogo entre os diversos setores da sociedade, a valorizao do policial, o policiamento comunitrio, polticas sociais que valorizem os jovens e a famlia, criao de empregos, saneamento bsico, habitao decente e melhoria do ensino pblico. Mesmo que tudo isso parea grande e demorado demais em face de um problema to urgente como o da criminalidade, aes que privilegiem apenas o indivduo, buscando somente a segurana pessoal no vo diminuir em nada as causas da criminalidade em nosso pas. Precisamos estar atentos s causas da violncia e da criminalidade, tendo a conscincia de que o problema complexo, que respostas simples no iro nos ajudar a compreender e a modificar a realidade que nos cerca e que polticas srias voltadas para a segurana pblica so urgentes. So necessrias aes pr-ativas de cunho social e educacional, aes preventivas de toda a sociedade para evitar o delito, mas mais do que nunca uma grande mobilizao de carter permanente que demonstre realmente a soberania do Estado. Mas enquanto impera o jogo de empurra, o que podemos fazer: PREVENIR E EXIGIR. A Segurana a segunda maior preocupao do cidado brasileiro, s perdendo para o desemprego. Atinge todas as camadas sociais, do barraco da favela aos grandes palacetes, do desempregado ao mega empresrio. Um grande percentual do Produto Interno Bruto Brasileiro perdido com a violncia e criminalidade. A legislao inadequada ao contexto da sociedade para auxiliar na preveno da violncia no dia a dia, na residncia e no trnsito.

CIDADANIA: COMO AGIR E EXIGIR


At a Constituio de 1988 a segurana pblica era assim definida: Segurana Pblica, dever do Estado.
A nova Constituio veio diferente e trouxe no seu artigo 144 a inovao: A Segurana Pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Quando disse direito, quis dizer exatamente que o titular desse direito voc cidado. O patro da polcia deixou de ser o Estado e passou a ser o cidado. Portanto, voc cidado, no tem mais que pedir ou suplicar segurana pblica e sim EXIGIR. No se deixe seduzir com propaganda de entrega de viaturas e equipamentos; so fatores importantes, mas por si s no promovem segurana. Exija investimento de verdade nos policiais; salrio digno e preparo constante. O policial tem vedaes constitucionais que impedem mobilizao para reivindicar direitos e salrio justos; cabe, portanto, a cada cidado, defender aquele que o defende exigindo das autoridades governamentais o respeito e dignidade que estes merecem. Participe dos CONSEG - Conselhos Comunitrios de Segurana que existem em todo o Estado, com a participao de membros natos da Polcia Militar e Polcia Civil, onde se renem todos os segmentos da sociedade para discutir, buscar e encontrar solues para melhoria da segurana do bairro ou da cidade. Informe-se na Unidade Policial de seu bairro sobre a data e local das reunies e passe a participar e a levar seus amigos. Faa o registro de crimes. Segundo pesquisas, poucos casos de roubos e furtos so registrados, ou seja, de cada quatro casos apenas um notificado. Esta subnotificao favorece a omisso governamental, pois quando o governo anuncia os ndices criminais e comemora as redues, saiba que a sua inrcia ou descrena em fazer um B.O. (boletim de ocorrncia) redunda em prejuzo a toda a sociedade. Por outro lado, saiba que o seu registro poder ajudar a elucidar ou at inibir outros crimes e evitar novas vtimas. Pense nisso! Disque Denncia: como a maldita lei do silncio impera principalmente na populao mais humilde, a sociedade civil bem intencionada e organizada criou o Disque Denncia, onde o cidado no precisa se identificar para denunciar crimes e criminosos. Procure saber o nmero usado na sua localidade e tenha consigo. Isto poder salvar sua vida. Acione 190: caso perceba o perigo para voc ou para qualquer pessoa, acione o nmero de emergncia da Polcia Militar. Procure ser calmo, passando as informaes ao operador do 190. Com o mximo de informaes para uma pronta resposta mais efetiva. Oriente e eduque as pessoas ao seu redor a jamais usar o 190 para trote, pois alm de ser crime, ocupar a linha que poderia salvar a vida de outra pessoa que realmente esteja em perigo. Quando o artigo 144 da Constituio disse responsabilidade de todos, quis dizer que cada um de ns de fato responsvel pela segurana pblica, no podendo ser um de ns algum que direta ou indiretamente est participando da cadeia de crime. Paz: atitudes concretas sim, hipocrisia no. A violncia um fenmeno mundial impossvel de ser neutralizado, mas seus efeitos podem ser.
REFLITA, EXIJA E TOME ATITUDES! No prximo boletim daremos continuidade ao assunto!

Vous aimerez peut-être aussi