Vous êtes sur la page 1sur 3

Unesp - Universidade Estadual Paulista

Vestibular 2001

Prova de Conhecimentos Gerais

HISTRIA

49. Dentre os legados dos gregos da Antigidade Clssica que se mantm na vida contempornea, podemos citar: (A) a concepo de democracia com a participa o do voto universal. (B) a promoo do esprito de confraternizao por intermdio do esporte e de jogos. (C) a idealizao e a valorizao do trabalho manual em todas suas dimenses. (D) os valores artsticos como expresso do mundo religioso e cristo. (E) os planejamentos urbansticos segundo padres das cidades-acrpoles.

50. H mil anos atrs, em partes da Europa, vigorava o sistema feudal, cujas principais caractersticas foram: (A) sociedade hierarquizada, com predomnio de uma economia agrria, que favoreceu intensa troca comercial nos burgos e cidades italianas. (B) fraca concentrao urbana, com predomnio da economia agrria sob a organizao do Estado monrquico, apoiado pelo clero e pela burguesia. (C) poder do Estado enfraquecido, ritmo de trocas comerciais pouco intenso, uso limitado da economia monetria, predominando uma sociedade agrria. (D) ampliao do poder do Estado, uma sociedade organizada em trs camadas - clrigos, guerreiros e trabalhadores - e predomnio da economia rural. (E) intensificao da produo agrcola pelo uso da mo-de -obra de servos e escravos, poder descentralizado e submisso dos burgos ao domnio da Igreja.

51. O tempo das descobertas foi, ainda, o tempo de Lutero, Calvino, Erasmo, Thomas Morus, Maquiavel, ... Leonardo da Vinci, Michelangelo, Van Eyek, da Companhia de Jesus
(Adauto Novaes, Experi ncia e destino.)

O perodo e os nomes citados no texto correspondem a: (A) cultura do Renascimento cientfico e art stico italiano, poltica Iluminista e Humanista e Contra -reforma religiosa. (B) cultura Iluminista e Renascentista, poltica do Absolutismo Real e Reforma Presbiteriana. (C) cultura do Renascimento e Humanismo, poltica Absolutista, Reforma e Contra -reforma. (D) cultura do Renascimento e do Iluminismo, reformas da pol tica Absolutista e difuso do paganismo. (E) cultura do Renascimento artstico e cient fico, Despotismo Esclarecido e polticas de liberdade religiosa.

52. No decorrer dos s culos XVI e XVII, as lutas religiosas na Europa provocaram a separa o entre os cristos, tendo como conseq ncias muitos conflitos polticos e sociais. Est associada a esse movimento religioso: (A) (B) (C) (D) (E) a colonizao de parte do territ rio do que so, atualmente, os Estados Unidos. a independncia das colnias americanas. a instalao da Inquisio nas col nias espanholas. a expuls o dos jesutas das colnias portuguesas. a ao dos missionrios contra a escravid o indgena.

53. Nossa milcia, Senhor, diferente da regular que se observa em todo o mundo. Primeiramente nossas tropas com que vamos conquista do gentio bravo desse vastssimo serto no de gente matriculada no livro de Vossa Majestade, nem obrigada por soldo, nem por pagamento de munio.

(Carta de Domingos Jorge Velho ao rei de Portugal, em 1694.)

De acordo com o autor da Carta, pode-se afirmar que (A) os bandeirantes possuam tropas de mercenrios, pagas pela metr pole, com o objetivo de exterminar indgenas. (B) havia proibio oficial de capturar ndios para a escravizao e os bandeirantes pretendiam evitar ser punidos pelos colonos e pelos espanhis. (C) os exrcitos portugueses, organizados na colnia, tinham a particularidade de serem compostos por indgenas especializados em destruir quilombos. (D) algumas tribos indgenas ameaavam a segurana dos colonos e as bandeiras eram tropas encarregadas de transportar os nativos para as redu es religiosas. (E) muitas das bandeiras paulistas eram constitudas por exrcitos particulares, especializados em exterminar e capturar indgenas para serem escravizados.

54. Sobre o processo de independncia da colnia portuguesa na Amrica, no incio do sculo XIX, correto afirmar que: (A) foi liderado pela elite do comrcio local, por intermdio de acordos que favoreceram colonizados e a antiga metrpole. (B) a ruptura com a metrpole europia provocou reaes e, dentre elas, guerras em algumas provncias, entre portugueses e brasileiros. (C) os acordos comerciais com a Inglaterra garantiam o comrcio portugu s de escravos para a agricultura brasileira. (D) a vinda da famlia real limitou o comrcio de exportao para portugueses e ingleses, assegurando o monoplio da metrpole. (E) as antigas colnias espanholas, recm emancipadas, auxiliaram os brasileiros nas guerras contra a metrpole portuguesa.

55. Nas ltimas dcadas do sculo XIX, na Europa, dois pases ainda lutavam pela unidade e pela consolidao de um Estado Nacional. Esses pases so: (A) (B) (C) (D) (E) Frana e It lia. Frana e Alemanha. It lia e Espanha. Alemanha e Itlia. Espanha e Frana.

56. Restaurao e Ant nio Conselheiro tornam-se sinnimos, pois ambos surgem como antpodas de republicanismo e jacobinismo. Os jornais so os maiores veculos desta propaganda imaginativa, de conseq ncias trgicas (...).
(Edgar Carone. A Repblica Velha.)

A citao relaciona -se a: (A) (B) (C) (D) (E) Monarquismo e Guerra de Canudos. Federalismo e Revoluo Farroupilha. Revolu o Federalista e Proclamao da Repblica. Deposio de D. Pedro II e Aboli o. Guerra do Paraguai e Questo Militar.

57. A d cada de 1920 no Brasil foi marcada por expressivos movimentos polticos e culturais. So daquele perodo: (A) (B) (C) (D) (E) Semana de Arte Moderna e formao da Aliana Liberal. Movimento Tenentista e Conv nio de Taubat. Formao da Aliana Liberal e Campanha da Cisplatina. Fundao do Partido Comunista Brasileiro e Convnio de Taubat. Campanha da Cisplatina e Semana de Arte Moderna.

58. De forma geral, denominam-se populistas os governos de Juan Domingos Pern (1946-1955), na Argentina, e de Getlio Vargas (1930-45/1951-54), no Brasil. So caractersticas comuns aos governos citados: (A) (B) (C) o atendimento s reivindicaes das organizaes camponesas, promovendo a reforma agr ria e sindicalizao de trabalhadores. a implementa o de demandas das populaes urbanas por maior participa o poltica e independncia das organiza es sindicais. o nacionalismo e criao de condi es para a legaliza o de inmeros partidos polticos de esquerda, democratizando a disputa pelo poder.

(D) a manuteno das Constituies dos dois pases, elaboradas por Assemblias Constituintes, eleitas pelo povo. (E) o estabelecimento de forte interveno do Estado na economia e ampla mobilizao das classes populares urbanas.

59. Frases como Ningu m segura este Pas, Ame-o ou deixe-o, O Brasil feito por ns, veiculadas atravs de cartazes, adesivos e document rios de televiso e cinema e o uso poltico da marchinha Pr frente, Brasil, que marcou a conquista do tricampeonato mundial de futebol pelo Brasil, expressam: (A) euforia nacional pelas conquistas democrticas, asseguradas pela Constituio de 1967. (B) incentivo abertura poltica democrtica, que levou anistia de presos e exilados polticos. (C) comemorao nacionalista pela vitria dos pa ses Aliados na Segunda Guerra Mundial. (D) campanha de integrao nacional da ditadura militar, no chamado milagre econmico. (E) mobilizao dos meios de comunicao, para comemorar a inaugurao de Braslia.

60. A necessidade de integrao regional de pa ses latino-americanos, para enfrentar os grandes blocos econmicos mundiais, resultou na cria o do Mercosul, no incio da dcada de 1990. Indique os pa ses que participaram dessa tentativa de integrao. (A) (B) (C) (D) (E) Paraguai, Argentina, Brasil e Peru. Peru, Paraguai, Brasil e Chile. Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Uruguai, Brasil, Paraguai e Bolvia. Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Vous aimerez peut-être aussi