Vous êtes sur la page 1sur 9

SECRETARIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO COORDENADORIA REGIONAL METROPOLITANA IV COLGIO ESTADUAL COLLECCHIO U.A.

182871 CENSO: 33079358 PLANO DE CURSO 2013 Modalidade de Ensino: Ensino Mdio Disciplina: Artes Ano: 2 Professoras: Priscila Moraes, Sheyla Valria e Simone Aparecida. Ementa:
Artes Visuais: arte contempornea brasileira e internacional, suas tendncias e proposies; arte, mdia, indstria cultural e suas relaes no mundo contemporneo; o mundo do trabalho em artes: as diversas profisses na rea; o cenrio do sistema das artes no Rio de janeiro.

Competncia Geral da Disciplina:


No 2 ano do ensino mdio devero ser estudadas, atravs de trs eixos Contextualizar, Apreciar e Experimentar, as diversas modalidades de criao prprias da atualidade articuladas s novas tecnologias e s artes urbanas e digitais e suas possveis inseres no campo do trabalho, o que podemos chamar de Tendncias contemporneas e mundo do trabalho, conforme o Currculo Mnimo de 2012 Arte.

1 BIMESTRE: - Contedo Programtico:

- Competncias Especficas:

Desmitificar os conceitos e preconceitos acerca da arte na contemporaneidade e as relaes com os universos da elite e da indstria cultural. Panorama arte ps anos 60 (a partir da Pop Art e do Neoconcretismo, as transformaes nos processos de concepo e conceituao da arte). Diferentes produes, mesma sociedade:

Identificar na arte contempornea brasileira dilogos com principais elementos da Arte Internacional e da Amrica Latina.

Fruir o contedo expressivo das diferentes produes artsticas.

Cildo Meirelles, Marina Abramovich, Mrcia X, Vik Muniz.

Produo de objetos ou aes pautados na proposta contempornea de arte.

Desenvolver a capacidade de produzir criativamente a partir das diferentes proposies da arte contempornea.

2 BIMESTRE: - Contedo Programtico: - Competncias Especficas:

- Discutir criticamente quadrinhos, grafite, poster arte, diferentes - Reconhecer o Ps-Modernismo e suas diferentes ideologias estilos de filmes (traillers de documentrios, fico, filmes de utilizando obras de arte, imagens do cotidiano, cinema, artistas), propagandas e obras de arte. televiso, internet, grafite, histria em quadrinhos etc. - Artistas de diferentes tendncias artsticas: Banksy, Alexandre rion, Jeff Koons, Adriana Varejo, Felipe Barbosa, Ron Mueck, Ernesto Neto, Sebastio Salgado, Rubem Valentim, Miguel Rio Branco. - Arte e Publicidade: de Toulouse- Lautrec (cartaz) ao BijaRi (publicidade). - Semana de Arte (09/07): Exposio das produes dos alunos de acordo com as propostas do Currculo Mnimo dos 1 e 2 bimestres. - Projeto de Cdigos e Linguagens: Afrollecchio pensar a miscigenao brasileira a partir de nossas matrizes negra, indgena e branca na leitura de artistas contemporneos e da histrias africanas e indgenas sobre a origem humana. Produo dos alunos sobre a temtica.

-Ler criticamente a cultura visual.

- Experimentar a variedade de propostas artsticas contemporneas, considerando a necessidade de conceituao.

3 BIMESTRE: - Contedo Programtico:

- Competncias Especficas:

Arte, propaganda, mercado cultural , o uso da internet e suas conexes.

Discutir arte, mdia, consumo, globalizao e novas tecnologias no contexto do sculo XXI.

Compreenso de artistas que discutam o sistema da arte, como Damien Hirst e Santiago Sierra, que investigam as questes prprias da filosofia da arte e do papel da arte na sociedade contempornea; Ai Weiwei e Hlio Oiticica, tratando de identidade.

Construir o pensamento crtico, visual e verbal e discutir as relaes entre arte, filosofia, indstria cultural e mdia. Experimentar o intercruzamento das diversas linguagens artsticas com as artes visuais.

Experincias com performance, videoarte (com celulares e cmeras digitais), aproveitando as linguagens para criar trabalhos que discutam a arte e a sociedade brasileiras.

4 BIMESTRE: - Contedo Programtico:

- Competncias Especficas:

O papel do artista, do curador, do produtor cultural, do cineasta, do educador. A relevncia da produo cultural fluminense no panorama da arte nacional. Conceitos de Patrimnio Material e Imaterial. O IPHAN e a preservao da memria Monumentos pblicos do Rio de Janeiro de Mestre Valentim a Jos Resende. Produo de fotografias feitas pelos alunos de monumentos preservados na cidade. Elaborao de blog (ou pgina em rede social) para divulgar os monumentos e eventos da cidade que fale sobre o Patrimnio Material e Imaterial.

Reconhecer as diferentes profisses na rea de artes visuais, cinema e o lugar do arranjo produtivo da economia da cultura fluminense no cenrio brasileiro.

Conhecer o acervo patrimonial material e imaterial do Estado do Rio de Janeiro, levando em conta a cultura popular.

Criar portflio em suporte fsico, programas de edio digital ou em hipertexto.

- METODOLOGIA:
Aulas dialgicas acerca do tema, fazendo sempre com que o aluno se envolva com a aula e participe da construo do

conhecimento.
Leitura de imagens, como parte do eixo Apreciar e para conhecer o cdigo visual prprio da contemporaneidade. Apresentao de seminrios que discutam o tema proposto. Produo de trabalhos de acordo com a proposta do contedo.

- AVALIAO
Avaliao diagnstica e no somente do produto final realizado, mas tambm do processo de criao. Observao do empenho, do comprometimento e do capricho em atividades elaboradas em grupos ou individualmente, seja

em trabalhos de aula ou casa.


Examinao da adequao do trabalho proposta sugerida. Compreenso e ateno aos contedos, respeitando sempre as dificuldades de cada um. Prova bimestral, valendo 5 pontos. Trabalhos valero 5 pontos, exceto no segundo bimestre, com o projeto Afrollecchio que valer 3 pontos e os trabalhos, 2

pontos.
Assiduidade e participao nas aulas.

BIBLIOGRAFIA:

Artes Visuais ARCHER, Michael. Arte Contempornea: uma histria concisa. So Paulo: Martins Fontes, 2005, 2 ed. BARBOSA, A (org.). Arte/Educao Contempornea. So Paulo: Cortez, 2005. _____. Arte/Educao como mediao cultural e social. So Paulo: Editora UNESP, 2009. BAYER, Raymond. Histria da Esttica. Lisboa: Editorial Estampa, 1995. BRASIL + 500 Anos. Catlogo da Mostra do Redescobrimento. SP: 2000. CHILVERS, Ian. Dicionrio Oxford de Arte. So Paulo: Martins Fontes, 2001. CONDURU, Roberto. Arte Afro-Brasileira. Belo Horizonte: C/Arte, 2007. COSTA, Mauro J. O Artista na sala de aula. Tese de Doutorado. Faculdade de Educao da UFRJ, 1994. COSTELLA, A. F. Para apreciar arte: roteiro didtico. S. Paulo: SENAC, 2002. DOMINGUES, Diana. A arte no sculo XXI: a humanizao das tecnologias. SP; FUNESP, 1997 (Primas). DUARTE, Roslia. Cinema & Educao. Belo Horizonte: Autntica, 2002 FERRAZ & FUSARI. Arte na Educao Escolar. S. Paulo: Cortez, 1993. FERREIRA, Sueli (org.). O ensino das artes: construindo caminhos. Campinas/SP: Papirus, 2001. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. SP: Paz e Terra, 1996. GOMBRICH, E. H. A Histria da Arte. RJ: LTC, 1999.

HERNNDEZ, F. Cultura visual, mudana educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 2000. IAVELBERG, Rosa & ARSLAN, Luciana. Ensino de Arte. So Paulo: Thomson Learning, 2006. ______. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formao de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003. LINS, Consuelo. Filmar o real: sobre o documentrio brasileiro contemporneo. RJ: Jorge Zahar, 2008. LOSADA, Teresinha. A interpretao da imagem: subsdios para o ensino da arte. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2011. MARTINS, Miriam Celeste. Mediando contatos com arte e cultura. UNESP, Instituto de Artes. Ps-Graduao. SP: v. 1, n. 1, novembro de 2007. MASON, Rachel. Por uma Arte-Educao Multicultural. SP: Mercado de Letras, 2001. MORAIS, Frederico. Arte o que eu e voc chamamos Arte. RJ: Record, 1998. MOREIRA, A. F. B. & SILVA, T. T. (org.). Currculo, cultura e sociedade. SP: Cortez, 2002. OSTROWER, F. Universos da arte. Rio de Janeiro: Campus, 1996. Parmetros Curriculares Nacionais Arte (Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental). Braslia/DF: Ministrio da Educao / Secretaria da Educao Fundamental, 1998. Parmetros Curriculares Nacionais: ensino mdio. Braslia/DF: Ministrio da Educao / Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica, 2002, 360 p. PILLAR, Analice Dutra (org.). A Educao do OLhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediao, 2006. PROENA, Graa. Histria da Arte. So Paulo: Editora tica, 2002. RIO DE JANEIRO. Secretaria de Educao do Estado do Rio de Janeiro. Proposta Curricular: um novo formato. Educao Artstica. Rio de

Janeiro, 2010. REIS, Ronaldo Rosa. Educao e esttica: ensaios crticos sobre arte e formao humana no ps-modernismo. SP: Cortez, 2005. RODRIGUES, Cristina. Frans Krajcberg: o intrprete da natureza. RJ: Maanaim Informtica Ltda, 2002. ROSSI, M. H. W. Imagens que falam. Porto Alegre: Mediao, 2003. SADDI, Maria Luiza Saboya. Arte contempornea e o ensino contemporneo em arte. In: Revista Concinitas. Rio de Janeiro: UERJ, DEART, 1997. SANT`ANNA, Affonso Romano de. Desconstruir Duchamp: arte na hora da reviso.RJ: Vieira & Lent, 2003. SCHLICHTA, Consuelo. Arte e educao: h um lugar para a Arte no Ensino Mdio? Curitiba: Aymar, 2009. TOURINHO, Irene. Transformaes no Ensino da Arte: algumas questes para uma reflexo conjunta. In: BARBOSA, A. M. Inquietaes e mudanas no ensino da arte. 2. ed. SP: Cortez, 2003. VICTORIO FILHO, A. Cultura dos jovens: frices e colises entre a oficializao e a rebeldia da beleza. In: BARBOSA, Ins (org.) Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expresso. Petrpolis, RJ: DP ET Alii: Rio de Janeiro: FAPERJ, 2010. ZOLADZ, R. W. V (org.). Profisso Artista. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2011. _____. O Impressionismo de Guido: um menino ndio Bororo. RJ: Editora Universitria Santa rsula, 1990. XAVIER, Ismail. O cinema brasileiro moderno. SP: Paz e Terra, 2001.

Assinatura do (a) Professor (a): _________________________________________________________________________

Vous aimerez peut-être aussi