Vous êtes sur la page 1sur 29

1

Alunos: Paulo Fernando O.P de Mattos, Pricles Oliveira da Silva, Rafaela Guedes dos Santos, Rayara Silva Santos, Rodrigo Rosrio dos Santos, Ruan de Almeida Costa.

RELATRIO DE FSICA -PTICA


GEOMTRICA-

Salvador, 15 de Setembro de 2010

Alunos: Paulo Fernando O.P de Mattos (N. 16) Pricles Oliveira da Silva (N. 17) Rafaela Guedes dos Santos (N. 19) Rayara Silva Santos (N. 20) Rodrigo Rosrio dos Santos (N. 23) Ruan de Almeida Costa. (N. 25)

Este relatrio ser apresentado disciplina de Fsica, tendo como orientador o professor Jonas Barros, como parte das atividades avaliativas da 3 unidade.

PTICA GEOMTRICA
Salvador, 15 de Setembro de 2010.

Sumrio
Fundamentao terica ....................................................................................... Pg. 4 Procedimentos Prticos ...................................................................................... Pg. 19 Experimento 1 Reflexo da luz em espelho plano ..................................... Pg. 19 Experimento 2 Associao de espelhos planos .......................................... Pg. 20 Experimento 3 Propriedades do raio luminoso no espelho cncavo ......... Pg. 21 Experimento 4 Propriedades do Raio Luminoso no Espelho Convexo ... Pg. 23 Experimento 5 Determinao do ndice de refrao do acrlico ............... Pg. 24 Experimento 6 Determinao do ndice de refrao do ar ....................... Pg. 26 Consideraes Finais ......................................................................................... Pg. 27 Referncias Bibliogrficas ................................................................................. Pg. 27 Anexos ................................................................................................................ Pg. 28 Ren Descartes, Gauss Carl Friedrich e a ptica geomtrica ...................... Pg. 28 As contribuies de Newton e Galileu para a tica geomtrica ................... Pg. 29

Fundamentao Terica

Principios fundamentais da tica geomtrica 1. Consideraes Iniciais Certos fenmenos luminosos podem ser estudados sem que se conhea previamente a natureza da luz. Bastam, para tanto, a noo de raio de luz, alguns princpios fundamentais e consideraes de Geometria. O estudo desses fenmenos constitui a ptica Geomtrica. Assim, para representar graficamente a luz em propagao, como, por exemplo a emitida pela chama de uma vela, utilizamos a noo de raio de luz. RAIOS DE LUZ so linhas orientadas que representam graficamente a direo e o sentido de propagao de luz.

Os fenmenos estudados em ptica Geomtrica podem ser descritos com a simples noo de raio de luz. Um conjunto de raios de luz constitui um feixe de luz. Este pode ser convergente, divergente ou paralelo. Os corpos que emitem a luz que produzem so chamados de corpos luminosos. o caso do Sol, das estrelas, de uma vela acesa, das lmpadas eltricas etc. Se o corpo reenvia para o espao a luz que recebe de outros corpos, ele chamado de corpo luminoso. o caso da Lua ( que reenvia para o espao a luz recebida do sol), das paredes, das roupas etc. Os corpos luminosos e iluminados constituem as fontes de luz. Os primeiros so ditos fontes primarias de luz e os outros so ditos fontes secundarias de luz. No caso da fonte de luz ter dimenses desprezveis em confronto com as distncias que a separam de outros corpos, ela denominada fonte puntiforme ou pontual. Em caso contrario, ela denominada fonte extensa. Uma estrela, dada grande distncia que se encontra de ns, pode ser considerada uma fonte pontual. O Sol, embora seja tambm uma estrela, considerado uma fonte extensa, porque est bem mais prximo. Conforme a fonte, a luz pode ser: Simples ou Monocromtica de uma s cor, como a luz amarela emitida por lmpadas de vapor de sdio. Composta ou policromtica que resulta da superposio de cores diferentes , como a luz solar (branca).

Qualquer que seja o tipo de luz monocromtica (vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, anil ou violeta), sua velocidade de propagao no vcuo sempre a mesma e aproximadamente igual a 300.00 km/s. Em um meio material, a velocidade da luz varia conforme o tipo de luz monocromtica. Seu valor sempre menor que a velocidade da luz no vcuo. 2. Meios Transparentes, translcidos e opacos. Os Objetos so vistos com nitidez atravs de diversos meios matrias, como vidro comum, a gua em pequenas camadas e o ar. Estes so denominados de meios transparentes. O vidro fosco, o papel de seda e o papel vegetal, por exemplo, permitem a visualizao dos objetos, mas sem nitidez. So meios translcidos. Outros meios, como a madeira e o concreto, no permitem a visualizao dos objetos. So os meios opacos.

3. Fenmenos pticos. Considere um feixe de raios paralelos propagando se num meio 1 (por exemplo, ar ) e incidindo sobre a superfcie plana S de separao com um meio 2 (por exemplo, gua, papel, chapa metlica polida etc.). Dependendo da natureza do meio 2 e da superfcie S, ocorrem simultaneamente, com maior ou menor intensidade, os fenmenos de reflexo regular, reflexo difusa, refrao regular e difusa da luz e a absoro da luz. REFLEXO REGULAR Quando o feixe de luz paralelo a, incide sobre uma superfcie plana e retorna ao meio sem perder seu paralelismo. REFLEXO DIFUSA Quando o feixe de luz paralelo, incide sobre uma superfcie plana e retorna perdendo todo o paralelismo e mudando de direo. Tudo isso graas a irregularidade da superfcie. REFRAO REGULAR e DIFUSA A regular quando o feixe de luz (ex: luz do sol), incide no meio 1 (ex: o ar) e passa pelo meio 2 (uma superfcie no plana, Ex: a gua) e no muda seu paralelismo. Se o meio 2 for translucido o feixe de luz perde o paralelismo e a direo, ento a refrao difusa. ABSORO DA LUZ Quando o feixe de luz incidido na superfcie no retorna ao meio, e nem passa pelo meio 2, a uma absoro da luz e o meio absorvido devido a tal situao permanece aquecido.

4. A Cor de um Corpo por Reflexo. A luz branca que o sol emite constituda por uma infinidade de cores monocromticas sendo as principais ( vermelha, verde, alaranjada, amarela , azul, anil e violeta). A cor que um corpo apresenta por reflexo determinada pelo tipo de luz que ele reflete difusamente. Ex: um corpo vermelho , porque a luz branca reflete difusamente a vermelha e absorve as outras. Quando uma luz branca incidida sobre um corpo, deixa o corpo branco porque reflete difusamente a luz de todas as cores e quando um corpo negro porque absorve todas as cores. CORES PURAS Refletem exclusivamente cada cor e absorvem outras, ou reflete todas ou absorve todas.

5. Campo visual de um espelho plano Um espelho tem um campo visual restrito para um dado observador. O campo visual a regio do espao dentro do qual todos os objetos nela situados sero vistos. Objetos fora dessa regio no so observados. O campo visual depende do tamanho do espelho, da distncia do observador ao espelho e da localizao do espelho em relao ao observador.Os motoristas se referem muitas vezes a um ponto cego. Isto , uma regio na qual eles no tm acesso nem pela observao direta, nem atravs dos espelhos do carro. Muitos acidentes so provocados porque o motorista muda de faixa achando que no existe nenhum veculo ali. No entanto, em alguns casos, ele no v o veculo do lado porque o outro veculo estava no ponto cego.A razo da existncia do campo visual que os raios luminosos provenientes dos objetos devem ser refletidos pelo espelho e devem chegar at o olho humano. Consideremos um ponto prximo de um espelho. Ele ser acessvel ao observador (na figura representada pelo olho do mesmo) se os raios luminosos refletidos atingirem o olho.

Para determinarmos o campo visual consideremos a imagem do olho no espelho. A partir da imagem do olho tracemos duas retas as quais interceptaro o espelho pelas duas extremidades. A regio do espao compreendida entre as duas retas e o espelho o campo visual do mesmo. Nota-se que o campo visual depende da posio do observador em relao ao espelho e das dimenses do mesmo. Reflexo da Luz 1.Leis da Reflexo Vimos que a luz, propagando-se num meio 1 e incidindo sobre uma superfcie de separao com um meio 2, apresenta simultaneamente os fenmenos: reflexo regular, reflexo difusa, refrao e absoro. A reflexo regular o fenmeno predominante quando o meio 2 opaco e a superfcie de separao polida. Nessas condies, a superfcie recebe o nome de refletora ou espelho. De acordo com a forma da superfcie, os espelhos podem ser planos ou curvos (esfricos, parablicos etc.). Nos espelhos comumente usados, a superfcie refletora obtida pela deposio de uma pelcula de prata sobre uma das faces de uma lmina de vidro. Essa lmina tem por finalidade proteger a pelcula refletora e no caso dos espelhos curvos, facilitar a obteno da curvatura desejada. Consideremos a reflexo de um raio de luz numa superfcie. Se RI o raio incidente no ponto I da superfcie, o qual forma com a normal superfcie (N) o ngulo de incidncia i. O raio refletido RR, que se individualiza aps a reflexo, forma com a normal N o ngulo de reflexo r.

A reflexo da Luz regida pelas leis enunciadas a seguir.

Primeira Lei: O Raio refletido, a normal e o raio incidente esto situados no mesmo plano. Segunda Lei: O ngulo de reflexo igual ao ngulo de incidncia: r=i. Com o auxilio dessas leis, explicaremos a formao de imagens nos espelhos planos.

2. Imagem de um ponto num espelho plano. Consideremos um ponto P, luminoso ou iluminado, diante de um espelho plano E, conforme se ilustra a seguir (Fig.1):

Dentre todos os raios de luz que passam ou emanam de P e que incidem na superfcie refletora E, selecionemos dois deles: um R1, que incide perpendicularmente ao espelho (ngulo de incidncia q1 = 0o) e outro, R2 , qualquer, que incide sobre E segundo um ngulo de incidncia q2 0o. Indiquemos por R'1 e R'2, respectivamente, os raios refletidos conjugados de R1 e R2. Pela lei da reflexo, q'1 = q1 = 0o, portanto, o raio R'1, emergente de E, voltar sobre o prprio raio incidente R1 ; pela mesma lei o angulo de reflexo q'2 = q2. Os raios emergentes de E, dos quais destacamos R' 1 e R'2, definem assim, um pincel cnico divergente, cujo vrtice indicamos por P'. 3. Imagem de um objeto extenso O que vimos at ento, sobre espelhos planos, diz respeito a um nico ponto objeto. Vejamos, agora, como se comporta a imagem que um espelho plano conjuga, de um objeto extenso (com forma geomtrica simples) colocado diante dele. Seja, por exemplo, o objeto ABCDEF, da Fig. 6, luminoso ou iluminado, postado diante do espelho plano E .

A rigor, para construirmos a imagem desse hexgono deveramos determinar os pontos imagens dos infinitos pontos objetos que constituem ABCDEF; todavia, fcil observar que suficiente tomar os

simtricos A', B', C', D', E' e F' dos pontos significativos A, B, C, D, E e F respectivamente. Unindo-se convenientemente esses pontos imagens, dois a dois, teremos o contorno da imagem do hexgono objeto dado.

Espelhos esfricos
Ao cortar uma superfcie esfrica, um plano divide-a em duas partes denominadas calotas esfricas. Observe a imagem abaixo, tem-se um plano cortando a superfcie esfrica nas calotas C1 e C2:

C1

C2

Denominamos espelho esfrico a calota esfrica, na qual uma das superfcies (interna ou externa) a refletora (polida ou lisa). Quando a superfcie refletora a interna, o espelho denominado cncavo , e quando a superfcie refletora for a externa, o espelho convexo.

Os elementos geomtricos que caracterizam um espelho esfrico so listados abaixo: Centro de curvatura (C) o centro da superfcie esfrica a qual a calota pertence.

Raio de curvatura (R) o raio da superfcie esfrica que originou a calota (espelho). Vrtice do espelho (V) o plo da calota esfrica. Eixo principal a reta definida pelo centro de curvatura e pelo vrtice. Eixo secundrio- qualquer reta que passa pelo centro de curvatura, mas no pelo vrtice. Abertura do espelho () o ngulo plano determinado pelos eixos secundrios que passam por pontos diametralmente opostos do contorno do espelho. Foco (F) - o ponto mdio do segmento que une o centro de curvatura e o vrtice e por onde so refletidos a maior parte dos raios. A Distncia focal (f) - a medida da distncia entre o foco e o vrtice. Como o foco est situado no ponto mdio do eixo centro vrtice pode-se afirmar que a sua medida a metade da medida do raio de curvatura.

R 2

Vale para os espelhos esfricos as leis da reflexo j enunciadas nos itens anteriores deste relatrio, a normal N um dos eixos secundrios, ou seja, passa pelo centro de curvatura (C). Os espelhos esfricos cujos raios incidentes obedecem s condies de nitidez de Gauss, so denominados espelhos esfricos de Gauss. As condies de nitidez de Gauss so: Os raios incidentes sobre o espelho devem ser paralelos ou pouco inclinados em relao ao eixo principal e prximos do espelho. O foco um ponto de um sistema ptico qualquer que tem por conjugado um ponto imprprio (situado no infinito). Quando um feixe de raios paralelos incide sobre um espelho esfrico, paralelamente ao eixo principal, origina um feixe refletido convergente, no caso do espelho cncavo, e divergente, no caso do espelho convexo. O vrtice F do feixe situa-se no eixo principal e denominado foco principal do espelho esfrico. O foco principal real, nos espelhos cncavos; e virtual nos convexos.

Propriedades dos espelhos esfricos de Gauss

a) Todo raio de luz que incide paralelamente ao eixo principal reflete-se numa direo que passa pelo foco principal.

10

b) Todo raio de luz que incide numa direo que passa pelo foco principal reflete-se paralelamente ao eixo principal.

c) Todo raio de luz que incide numa direo que passa pelo centro de curvatura reflete-se sobre si mesmo.

d) Todo raio de luz que incide sobre o vrtice do espelho reflete-se simetricamente em relao ao eixo.

11

Construo Geomtrica de Imagens Espelhos Convexos A imagem AB que um espelho esfrico convexo fornece de um objeto real AB sempre: VIRTUAL, DIREITA E MENOR do que o objeto.

Espelhos Cncavos a imagem tem caractersticas diversas, conforme a posio do objeto relativamente ao centro de curvatura e ao foco do espelho. Podemos ter cinco tipos diferentes, conforme as cinco posies diferentes do objeto:

1.0 Objeto alm do centro de curvatura: a imagem est entre o foco F e o centro de curvatura C e : REAL, INVERTIDA e MENOR que o objeto.

2.0 Objeto sobre o centro de curvatura: a imagem formada est sobre o centro de curvatura C e : REAL, INVERTIDA e do MESMO TAMANHO que o objeto.

3.0 Objeto entre o centro de curvatura e o foco: a imagem est alem do centro de curvatura C e : REAL,INVERTIDA e MAIOR que o objeto.

12

4.0 Objeto no plano focal: os raios refletidos so paralelos, a imagem IMPRRIA (imagem no infinito).

5.0 Objeto entre o foco e o vrtice: a imagem est atrs do espelho sendo: VIRTUAL, DIREITA e MAIOR que o objeto.

Estudo Analtico (o referencial de Gauss) Dada a posio e a posio de um objeto real, relativamente a um espelho esfrico, a posio e a altura da imagem podem ser determinadas analiticamente, adotando-se um sistema de coordenadas conhecido como sistema de coordenadas de Gauss, no qual temos:

Origem- vrtice do espelho; Eixo das abscissas- direo do eixo principal e sentido contrario o da luz incidente. Eixo das ordenadas- direo da perpendicular ao eixo principal sentido ascendente. p: abscissa do objeto; p: abscissa da imagem; f: abscissa do foco, tambm denominada distncia focal; R: abscissa do centro de curvatura C (R= 2f); o: ordenada do ponto objeto; i: ordenada do ponto imagem.

13

Em relao ao referencial de Gauss valem as seguintes propriedades: 1.0 Objetos e imagens reais tero abscissas positivas: p > 0 p' > 0

2.0 Objetos e imagens virtuais tero abscissas negativas: p' < 0 p< 0

3.0 As abscissas f do foco F e R do centro de curvatura C so positivas so positivas para espelhos cncavos (F e C na frente do espelho) e negativas para espelhos convexos (F e C atrs do espelho). Espelho cncavo: f > 0; R > 0. Espelho convexo: f < 0; R < 0. O foco principal F situa-se no ponto mdio do segmento determinado pelo centro de curvatura C e pelo vrtice V, logo temos:

R 2

4.0 O extremo A da imagem e o extremo A da imagem tero ordenadas positivas ou negativas, conforme se situem acima ou abaixo do eixo principal. Indicando-se por o e i, respectivamente, estas ordenadas, resulta: i e o tem o mesmo sinal: imagem direita em relao ao objeto i e o tem sinais contrrios: imagem invertida em relao ao objeto. Equao dos pontos conjugados: a equao que relaciona a abscissa do objeto (p), a abscissa da imagem (p) e a distancia focal do espelho (f):

1 1 1 f p p
Aumento linear transversal: por definio a relao entre a ordenada da imagem e a ordenada do objeto, relaciona-se, como mostrado no quadro abaixo, com as abscissas p e p do objeto e da imagem, segundo a expresso:

p i p o

A > 0 significa: i e o tm o mesmo sinal: imagem direita p e p tm sinais opostos: sendo o objeto real (p > 0), a imagem virtual (p<0).

14

A < 0 significa: i e o tm sinais opostos: imagem invertida p e p tm o mesmo sinal: sendo o objeto real (p > 0), a imagem real (p>0).

Refrao da Luz
Quando um feixe de luz que se propaga inicialmente em um meio (o Ar, por exemplo) atinge a superfcie que o separa de outro meio (a gua, por exemplo), pode haver absoro, reflexo ou transmisso da luz.

Tanto o raio refletido como o raio transmitido so perpendiculares superfcie. Em geral, quando a luz incide obliquamente superfcie (figura acima), o raio transmitido tem direo diferente do raio incidente; como se o raio incidente se quebrasse quando passasse de um meio para o outro. Por esse motivo, os primeiros estudiosos do comportamento da luz de um meio a outro de refrao, palavra derivada do latim refractus, que significa quebrar.

Esta imagem de um lpis em um copo dagua deixa evidente a quebra do raio luminoso ao passar do ar para a gua. A imagem da parte inferior do lpis parece estar atrs da posio original.

Mais tarde os fsicos constataram que esse desvio do raio de luz se deve ao fato de que a velocidade da luz no a mesma nos dois meios. Essa constatao, aliada ao fato de que nem sempre os raios se quebram, levou definio moderna de refrao Quando a transmisso da luz de um meio para outro acompanhada de mudana de velocidade, dizemos que houve refrao da luz.

15 Em geral, quando dois meios A e B so feitos de materiais diferentes, a luz se propaga com velocidades diferentes em um e em outro. Porm, h excees; por exemplo, no liquido tetracloreto de carbono (CCl 4), a luz propaga-se com a mesma velocidade que em certo tipo de vidro. Por isso, quando a luz passa desse liquido para o vidro, essa transmisso no chamada de refrao; nesse caso, mesmo que a incidncia seja oblqua, no h mudana de direo do raio de luz.

ndice de refrao
Sabemos que a luz se propaga no vcuo com velocidade c= 3 .108 m/s. Porm, nos meios materiais, a velocidade da luz menor que c, e vai depender tanto da natureza do meio como da freqncia da luz. Para comparar a velocidade da luz em um meio material com a velocidade da luz no vcuo, foi definido um nmero denominado ndice de refrao. Dado um meio A, o ndice de refrao desse meio para uma dada freqncia de luz o nmero n A, definido por:

vA a velocidade dessa luz nesse meio.

Leis da refrao
Consideremos um raio de luz monocromtica que se propaga no meio A, incidindo obliquamente na superfcie que separa o meio A do meio B e sofrendo refrao. Sejam nA e nB os ndices de refrao absolutos e v1 e v2 as velocidades de propagao da luz nos meios A e B, respectivamente. Sejam ainda: RI raio incidente RR raio refratado N normal superfcie no pondo de incidncia i ngulo de incidncia r ngulo de refrao

As leis que regem a refrao da luz so: 1 lei: O raio incidente RI, a normal e o raio refratado RR esto num mesmo plano.

2 lei ou lei de Snell - Descartes: Ao se refratar, o produto do ndice de refrao do meio em que o raio se encontra pelo seno do ngulo que este faz com a normal constante. Desta forma, temos:

Da igualdade acima, resulta:

16

Se por exemplo, o meio B for mais refringente do que o meio A, isto , nB > nA, da lei de Snell-Descartes resulta sen r < sen i e sendo os ngulos menores do que 90, vem r < i. Portanto nB > nA (vA<vB) r < i. Podemos ento concluir: Quando a luz passa de um meio menos refringente para um meio mais refringente, o raio de luz se aproxima da normal e a velocidade de propagao da luz diminui. Reciprocamente, quando a luz passa de um meio mais refringente para um meio menos refringente, o raio de luz se afasta da normal e a velocidade de propagao da luz aumenta. Na figura abaixo podemos perceber que quanto maior o ndice de refrao de um material, em relao ao ar, maior ser o desvio da luz quando passa do ar para esse material. Esse desvio maior para o diamante, que tem o maior ndice de refrao.

ngulo limite de refrao


Consideremos a luz monocromtica propagando-se do meio menos refringente para o meio mais refringente, como por exemplo do meio A para o meio B (nB > nA). Quando o raio de luz incide normalmente (i=0), no ocorre desvio, isto , r=0 (fig. 1a). Ao incidir obliquamente, o raio de luz se refrata aproximando-se da normal. Aumentando-se o ngulo de incidncia i, o ngulo de refrao r tambm aumenta e tem-se sempre i > r. Quando o ngulo de incidncia atinge seu valor extremo, isto , i=90 (incidncia rasante), o ngulo de refrao atinge um valor limite r=L, denominado ngulo limite de refrao (fig. 9b). Assim, o ngulo de incidncia i varia de 0 a 90 e o ngulo de refrao r varia de 0 a L.

Fig.1b Fig. 1a

17

A lei de Snell-Descartes aplicada situao acima permite calcular o seno do ngulo limite:

Como n1 < n2, vem:

Lentes esfricas
Voc j deve ter visto ou usado lentes muitas vezes: em culos, mquinas fotogrficas, binculos, lunetas, microscpios. No cinema, so usadas lentes para a projeo da imagem dos filmes. Uma lente um sistema ptico que consiste de dois ou mais dioptros, sendo pelo menos um deles curvo (no plano). As lentes que possuem apenas dois dioptros so denominadas lentes simples; se forem mais de dois, denominam-se lentes compostas. Uma lente simples feita de material transparente (vidro, plstico ou outros) e possui duas faces. A face curva ou no plana , em geral, esfrica.

Biconvexa

Bicncava

Plano-convexa

Plano-cncava

Cncavo-convexa

As lentes podem ser ainda classificadas por sua espessura, como finas (delgadas) ou grossas (espessas), conforme seja possvel ou no desprezar os efeitos de sua espessura. As lentes apresentam comportamento parecido com o dos espelhos esfricos, que j estudamos anteriormente. Os raios luminosos so agora refratados (em vez de refletidos), mas haver tambm convergncia (ou divergncia) para um foco e formao de imagens, que podem ser reais ou virtuais. Como a luz pode incidir por dois lados, agora temos dois focos, F1 e F2. Mais frente vamos demonstrar que, se o meio em ambos os lados da lente for o mesmo e a lente for delgada, a distncia de qualquer um deles lente a mesma, representada pela letra f e denominada distncia focal da lente. Lentes convergentes e divergentes Na Figura abaixo, vemos o trajeto de dois raios de um feixe que emana de um ponto luminoso (objeto O) e incide sobre uma lente biconvexa espessa. Suponha que a lente esteja envolta em um meio menos refringente do que o material de que feita (n1<n2), por exemplo, uma lente de vidro no ar. Um dos raios coincide com o eixo da lente, no sofrendo desvios, pois cruza perpendicularmente as duas superfcies. Outro raio refrata-se nas duas superfcies da lente e termina por convergir para o eixo, formando uma imagem I do objeto O, na interseo com o primeiro raio. Nesse caso podemos dizer que a lente biconvexa uma lente convergente.

18

Nas mesmas condies, como mostrado na figura abaixo, numa lente bicncava o segundo raio diverge do eixo e seu prolongamento para trs intercepta o primeiro raio, formando a uma imagem virtual do objeto O. Dizemos que a lente bicncava uma lente divergente.

Conveno de Sinais (referencial de Gauss) constitudo por um par de eixos ortogonais com origem no centro ptico da lente.

O eixo das abscissas o prprio eixo principal. eixo dos objetos: contrria luz incidente eixo das imagens: a mesma da luz emergente

Orientao do eixo das abscissas

19

O eixo das ordenadas tem origem no centro ptico da lente, perpendicular ao eixo principal e tem sentido de baixo para cima. De acordo com esta conveno temos: Lente convergente f > 0 Lente divergente f < 0 Equao das lentes esfricas So as mesmas dos espelhos esfricos. Assim, temos:

1 1 1 f p p
Equao de Gauss

p i p o

Equao do aumento linear transversal

Vergncia ou convergncia C de uma lente o inverso de sua distncia focal.

1 f

Uma lente tanto mais poderosa quanto maior for a sua convergncia, isto , produz um desvio maior na luz incidente.

Procedimentos Prticos: Experimento 1: Reflexo da Luz em Espelho Plano Leis da Reflexo Objetivo do Experimento Verificar a relao entre os ngulos de incidncia e de reflexo de um feixe de luz em um espelho plano. Material Necessrio - 01 fonte de luz branca 12V-21W, chave liga-desliga, alimentao bivolt e sistema de posicionamento do filamento; - 01 base metlica 8x70x3 cm com duas mantas magnticas e escala lateral de 700 mm; - 01 superfcie refletora conjugada: cncava, convexa e plana; - 01 diafragma com uma fenda; - 01 lente cristal convergente plano-convexa com 6 cm e distncia focal de 12 cm, em moldura plstica com fixao magntica; - 01 cavaleiro metlico; - 01 suporte para disco giratrio; - 01 disco giratrio 23 cm com escala angular e subdivises de 1; Procedimentos 1. Montar o equipamento conforme a foto abaixo.

20

2. Colocar em um lado do cavaleiro metlico o diafragma com uma fenda e do outro lado uma lente convergente de distncia focal 12 cm. Ajustar a posio do conjunto para que o filamento da lmpada fique no foco da lente. 3. Ligar a fonte de luz e ajustar o raio luminoso bem no centro do transferido. 4. Colocar o espelho plano no disco tico e girar o disco de forma que o ngulo de incidncia varie de 10 em 10. Anotar as medidas dos ngulos de reflexo correspondentes na tabela abaixo. ngulo de Incidncia (i) 0 10 20 30 40 50 60 70 ngulo de Reflexo (r) 0 10 20 30 40 50 60 70

5. Com base nos valores da tabela acima, que relao existe entre o ngulo de incidncia e o ngulo de reflexo? A partir destes resultados pde-se constatar na prtica a Segunda Lei da reflexo a qual diz que na reflexo o ngulo de incidncia igual ao ngulo de reflexo. 6. Com base nas observaes acima escrever as leis da reflexo. Primeira Lei - O raio de incidente, a reta normal superfcie de separao entre os dois meios, e o raio refletido esto no mesmo plano, ou seja, so coplanares. Segunda Lei - O ngulo de reflexo igual ao ngulo de incidncia.

Experimento 2: Associao de Espelhos Planos Objetivo do Experimento Verificar a relao entre o ngulo formado pelos dois espelhos e o nmero de imagens fornecidas por eles. Material Necessrio - 02 espelhos planos 60x80 mm; - 02 fixadores de espelho plano;

21

- 01 suporte para disco giratrio; - 01 disco giratrio 23 cm com escala angular e subdivises de 1; Procedimentos 1. Montar o equipamento conforme foto abaixo;

2. Colocar os espelhos planos sobre o transferidor formando um ngulo de 60 entre eles. 3. Colocar um objeto entre os espelhos e contar o nmero de imagens formado pelos espelhos. N = 5 imagens (contada por todos os componentes da equipe) 4. Calcular o nmero de imagens. O resultado obtido foi o esperado? N= - 1 = 5 imagens. O resultado acima era sim esperado.

5. Realizar os mesmos procedimentos para a associao de espelhos com ngulos de 30, 45 e 90. 30 N = 45 N = 90 N = -1 = 11 imagens - 1 = 7 imagens -1 = 3 imagens

Experimento 3: Propriedades do Raio Luminoso no Espelho Cncavo Objetivo do Experimento Este experimento tem por objetivo observar como os raios de luz se comportam quando so refletidos por um espelho cncavo.

22

Material Necessrio - 01 fonte de luz branca 12V-21W, chave liga-desliga, alimentao bivolt e sistema de posicionamento do filamento; - 01 base metlica 8x70x3 cm com duas mantas magnticas e escala lateral de 700 mm; - 01 superfcie refletora conjugada: cncava, convexa e plana; - 01 diafragma com cinco fendas; - 01 lente cristal convergente plano-convexa com 6 cm e distncia focal de 12 cm, em moldura plstica com fixao magntica; - 01 cavaleiro metlico; - 01 suporte para disco giratrio; - 01 disco giratrio 23 cm com escala angular e subdivises de 1; Procedimentos 1. Montar o equipamento conforme foto abaixo.

2. Utilizar a mesma montagem do primeiro experimento e colocar no disco tico o espelho cncavo. 3. Substituir o diafragma de uma fenda pelo diafragma de cinco fendas e ligar a fonte de luz. Posicionar a lente convergente para correo do feixe, isto , para que fiquem paralelos entre si. 4. Ajustar o feixe luminoso paralelamente ao eixo principal do espelho cncavo.

5. Identificar os elementos principais do espelho cncavo Centro de curvatura que o centro da superfcie esfrica a qual a calota pertence; Raio de curvatura que o raio da superfcie esfrica que originou a calota (espelho); Vrtice do espelho o plo da calota esfrica; Eixo principal a reta definida pelo centro de curvatura e pelo vrtice; Eixo secundrio qualquer reta que passa pelo centro de curvatura; Abertura do espelho o ngulo plano determinado pelos eixos secundrios que passam por pontos diametralmente opostos do contorno do espelho. Foco - o ponto mdio do segmento que une o centro de curvatura e o vrtice e por onde so refletidos a maior parte dos raios. A Distncia focal - a medida da distncia entre o foco e o vrtice. Como o foco est situado no ponto mdio do eixo centro vrtice pode-se afirmar que a sua medida a metade da medida do raio de curvatura.

23

6. Como se chama o ponto de cruzamento do feixe refletido com o eixo principal do espelho cncavo? Foco Principal. 7. No espelho cncavo o foco real ou virtual? Nos espelhos cncavos, todos os raios efetivamente refletidos convergem num ponto F, no eixo principal, denominado foco principal real. 8. Enunciar as propriedades do raio luminoso do espelho cncavo. 1. Todo raio de luz que, ao incidir no espelho esfrico cncavo, passa pelo centro de curvatura refletese sobre si mesmo. 2. Todo raio de luz que, ao incidir no espelho cncavo, passa pelo foco principal reflete-se paralelamente ao eixo principal. 3. Todo raio de luz que incide no espelho cncavo paralelamente ao eixo principal, ao refletir-se, passa pelo foco principal. 4. Todo raio de luz que incide no vrtice do espelho, ao refletir-se, forma com o eixo principal ngulo de reflexo igual ao de incidncia (raios simtricos em relao ao eixo principal). 5. Todo raio de luz que incide no espelho cncavo obliquamente ao eixo principal, ao refletir-se, passa pelo respectivo foco secundrio. Experimento 4: Propriedades do Raio Luminoso no Espelho Convexo Objetivo do Experimento Este experimento tem por objetivo observar como os raios de luz se comportam quando so refletidos por um espelho convexo. Material Necessrio - 01 fonte de luz branca 12V-21W, chave liga-desliga, alimentao bivolt e sistema de posicionamento do filamento; - 01 base metlica 8x70x3 cm com duas mantas magnticas e escala lateral de 700 mm; - 01 superfcie refletora conjugada: cncava, convexa e plana; - 01 diafragma com cinco fendas; - 01 lente cristal convergente plano-convexa com 6 cm e distncia focal de 12 cm, em moldura plstica com fixao magntica; - 01 cavaleiro metlico; - 01 suporte para disco giratrio; - 01 disco giratrio 23 cm com escala angular e subdivises de 1; Procedimentos 1. Montar o equipamento conforme foto abaixo.

24

2. Utilizar a mesma montagem do experimento anterior, porm colocar agora no disco tico o espelho convexo. 3. Ajustar o feixe luminoso paralelamente ao eixo principal do espelho convexo. 4. Identificar os elementos principais do espelho convexo. Centro de curvatura que o centro da superfcie esfrica a qual a calota pertence; Raio de curvatura que o raio da superfcie esfrica que originou a calota (espelho); Vrtice do espelho o plo da calota esfrica; Eixo principal a reta definida pelo centro de curvatura e pelo vrtice; Eixo secundrio qualquer reta que passa pelo centro de curvatura; Abertura do espelho o ngulo plano determinado pelos eixos secundrios que passam por pontos diametralmente opostos do contorno do espelho. Foco - o ponto mdio do segmento que une o centro de curvatura e o vrtice e por onde so refletidos a maior parte dos raios. A Distncia focal - a medida da distncia entre o foco e o vrtice. Como o foco est situado no ponto mdio do eixo centro vrtice pode-se afirmar que a sua medida a metade da medida do raio de curvatura. 5. Como se chama o ponto de cruzamento do feixe refletido com o eixo principal do espelho convexo? Foco Principal. 6. No espelho convexo o foco real ou virtual? Nos espelhos convexos, todos os raios refletidos divergem, sendo que os seus prolongamentos tm um ponto comum F, no eixo principal, denominado foco principal virtual. 7. Enunciar as propriedades do raio luminoso do espelho convexo. 1. Todo raio de luz que, ao incidir no espelho esfrico convexo, tem seu prolongamento passando pelo centro de curvatura reflete-se sobre si mesmo. 2. Todo raio de luz que, ao incidir no espelho esfrico convexo, tem seu prolongamento passando pelo foco principal reflete-se paralelamente ao eixo principal. 3. Todo raio de luz que incide no espelho convexo paralelamente ao eixo principal, ao refletir-se, tem seu prolongamento passando pelo foco principal. 4. Todo raio de luz que incide no vrtice do espelho, ao refletir-se, forma com o eixo principal ngulo de reflexo igual ao de incidncia (raios simtricos em relao ao eixo principal). 5. Todo raio de luz que incide no espelho convexo obliquamente ao eixo principal, ao refletir-se, tem seu prolongamento passando pelo respectivo foco secundrio.

Experimento 5: Determinao do ndice de Refrao do Acrlico em Relao ao Ar Objetivo do Experimento Verificar a existncia de uma relao simples entre o seno do ngulo de incidncia e o seno do ngulo de refrao.

25

Material Necessrio - 01 fonte de luz branca 12V-21W, chave liga-desliga, alimentao bivolt e sistema de posicionamento do filamento; - 01 base metlica 8x70x3 cm com duas mantas magnticas e escala lateral de 700 mm; - 01 superfcie refletora conjugada: cncava, convexa e plana; - 01 diafragma com uma fenda; - 01 lente cristal convergente plano-convexa com 6 cm e distncia focal de 12 cm, em moldura plstica com fixao magntica; - 01 cavaleiro metlico; - 01 suporte para disco giratrio; - 01 disco giratrio 23 cm com escala angular e subdivises de 1; - 01 perfil em acrlico semicircular; Procedimentos 1. Montar o equipamento conforme a foto abaixo.

2. Colocar em um lado do cavaleiro metlico o diafragma com uma fenda e do outro lado uma lente convergente de distncia focal 12 cm. Ajustar a posio do conjunto para que o filamento da lmpada fique no foco da lente. 3. Ligar a fonte de luz e ajustar o raio luminoso bem no centro do transferidor. 4. Colocar o semicrculo no disco tico, conforme foto e ajust-lo no disco tico de tal modo que o ngulo de incidncia seja igual 0, o ngulo de refrao tambm 0. 5. Girar o disco variando o ngulo de incidncia de 10 em 10. Anotar os valores dos ngulos de refrao na tabela abaixo. ngulo de Incidncia (i) 10 20 30 40 50 sen i 0,17 0,34 0,5 0,64 0,76 ngulo de Refrao (r) 6,5 13 19 25 31 sen r 0,113 0,22 0,32 0,42 0,51 sen i / sen r 1,5 1,5 1,5 1,5 1,5

26

6. A razo sen i / sen r constante.

Experimento 6: Determinao do ndice de Refrao do Ar em Relao ao Acrlico Objetivo do Experimento Verificar a existncia de uma relao simples entre o seno do ngulo de incidncia e o seno do ngulo de refrao. Material Necessrio Idem ao experimento anterior.

Procedimentos 1. Montar o equipamento conforme a foto abaixo. Utilizar a mesma montagem do experimento anterior. 2. Ligar a fonte de luz e ajustar o raio luminoso bem no centro do transferidor. 3. Colocar o semicrculo no disco tico, conforme a foto, e girar o disco tico variando o ngulo de incidncia de 5 em 5. Anotar os valores dos ngulos de refrao na tabela abaixo. ngulo de Incidncia (i) 5 10 15 20 25 30 35 40 45 sen i 0,09 0,17 0,25 0,34 0,42 0,5 0,6 0,64 0,70 ngulo de Refrao (r) 8 15 24 32 42 51 63 76 no deu para identificar sen r 0,13 0,25 0,40 0,53 0,66 0,8 0,9 0,97 -sen i / sen r 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 --

4. Por que no foi possvel completar a tabela para o ngulo de 45? Porque a luz branca se decompe e comea a retornar, a partir do ngulo limite, a luz passa a refletir e no mais refratar. 5. A razo sen i por sen r constante. 6. O raio luminoso ao passar do acrlico para o ar, o raio luminoso se afasta da reta normal. Pois, o ndice de refrao do acrlico maior do que o do ar. 7. Que fenmeno ocorreu no ngulo de incidncia de 45? Reflexo total. 8. Observar novamente o experimento e definir ngulo limite. Qual o valor do ngulo limite para o acrlico?

27

O ngulo limite de 42,5. 9. Quais so as condies necessrias para que ocorra reflexo total? A luz incidente deve estar se propagando do meio mais refringente para o menos refringente. E, o ngulo de incidncia deve ser maior que o ngulo limite.

Consideraes Finais
Ao trmino desse trabalho pudemos constatar na prtica os diversos fenmenos da tica geomtrica, inclusive comparando elementos e informaes da teoria com efeitos prticos observados nas experincias. Conclumos que a luz ao passar de um meio a outro sofre diversas mudanas, dentre elas a sua direo e o seu ngulo. Ao realizarmos um experimento percebemos que aps certo ngulo o raio de luz no podia mais ser visto e a teoria nos informa claramente que esse fenmeno se d devido ao ngulo de reflexo exceder o ngulo limite. Dentre esses e outros fenmenos essa prtica pode nos fornecer uma dimenso ampla das leis da tica geomtrica.

Referncias Bibliogrficas
Livros: FUKE, CARLOS, KAZUHITO. Os Alicerces da Fsica, Editora Saraiva, 2007. Sampaio, Jos Luiz e Calada, Caio Srgio. Universo da fsica, Atual Editora, Vol.2, 2005. Links: http://educar.sc.usp.br/otica/refracao.htm Acesso em: 20 de Agosto de 2010 http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u38.jhtm Acesso em: 10 de Setembro de 2010 http://www.seara.ufc.br/tintim/fisica/refracao/refracao1.htm Acesso em: 10 de Setembro de 2010

Anexos

Ren Descartes, Gauss Carl Friedrich e a ptica geomtrica

A ptica Geomtrica descreve os fenmenos atravs da geometria, sem se preocupar com o que a luz. A ptica um ramo da Fsica que estuda a luz ou, mais amplamente, a radiao eletromagntica, visvel ou no. A ptica explica os fenmenos de reflexo, refrao e difrao, a interao entre a luz e o meio, entre outras coisas. Geralmente, a disciplina estuda fenmenos envolvendo a luz visvel, infravermelha, e ultravioleta; entretanto, uma vez que a luz uma onda eletromagntica, fenmenos anlogos acontecem com os raios X, microondas, ondas de rdio, e outras formas de radiao eletromagntica. A ptica, nesse caso, pode se enquadrar como uma subdisciplina do eletromagnetismo. Alguns fenmenos pticos dependem da natureza da luz e, nesse caso, a ptica se relaciona com a mecnica quntica.

28

So

dois

os

criadores

da

ptica

geomtrica:

Ren

Descartes

Carl

Friedrich

Gauss.

Ren Descartes: Filsofo e matemtico Francs, considerado um dos fundadores da filosofia moderna. Aos oito anos estudou lnguas clssicas, lgica, tica, matemtica, fsica e metafsica. Desde logo impressionou seus mestres pela profundidade e independncia de carter e pela insistncia em no aceitar sem reflexo s ensinamentos e opinies recebidos. Aos 17 anos, j havia aprendido tudo que, em seu tempo, era ensinado nas escolas. A partir de 1612, pouco se sabe o que fez, isso at 1618, quando saiu da Frana. Entre 1619 e 1620, que deve ter tido a intuio da geometria analtica e de um novo mtodo para a organizao de sua filosofia. Escreveu a maioria de suas obras na Holanda. Em 1650 faleceu na cidade de Estocolmo, na Sucia. Sua filosofia esfora-se em suma, por conciliar a religio e a cincia, sofrendo a influencia da ideologia burguesa do sculo XVII, que refletia, ao lado das tendncias progressistas da classe em ascenso na Frana, o temor das massas populares. Foi Descartes o fundador da Geometria Analtica. Em sua fsica, sustentava que a natureza um conjunto de partculas materiais. A essncia da matria seria a extenso e o movimento do mundo material eterno, desenvolvendo-se de acordo com as leis da mecnica. Suas principais Obras fora: Regras para a Direo do Esprito, o Tratado do Homem (1628); e O Mundo ou Tratado da Luz (1633); Discurso do Mtodo (1637); Meditaes sobre a Filosofia Primeira (1641), Princpios da Filosofia (1644).

Gauss Carl Friedrich: como expresses do reconhecimento de suas importantes contribuies para a fsica e a matemtica moderna, o alemo Gauss, matemtico, fsico e astrnomo, teve seu nome utilizado para designar uma unidade de medida magntica e uma conhecida lei de probabilidade, definida graficamente por meio da chamada curva de Gauss. Johann Friedrich Carl Gauss nasceu em Braunschweig em 30 de abril de 1777. Filho de camponeses pobres, encontrou apoio do tio e da me para estudar. Aos trs anos j era capaz de efetuar algumas operaes aritmticas. Aos 10 anos, Gauss iniciou seus estudos regulares de matemtica, surpreendendo os professores pela facilidade com que realizava complicadas operaes e com que aprendia lnguas. Em 1792, estudou obras mais notveis de Euler, Lagrange e Newton. nessa fase que Gauss principiou suas pesquisas sobre a aritmtica superior, que o imortalizaram com o titulo de prncipe da matemtica. Em 1799 doutorou-se com uma tese cujo tema era uma prova do teorema fundamental da lgebra. Alm disso, Gauss formulou e provou esse teorema sem recursos a nmeros complexos. Nomeado em 1807 professor de astronomia e diretor do observatrio da Universidade de Gttingen, ampliou seu interesse pela resoluo de problemas astronmicos. Seus clculos a respeito da mecnica celeste resultaram no desenvolvimento de um novo mtodo para a determinao da rbita dos asterides. Em 1812, Gauss publicou seu famoso algoritmo dos mnimos quadrados, que lhe permitiu pela primeira vez o tamanho e forma aproximados da Terra. Os trabalhos de Gauss estenderam-se tambm fsica, principalmente nos setores da ptica e do magnetismo. Dotado de grande habilidade manual, construiu e aperfeioou instrumentos de medio da luz e das distancias astronmicas. Deve-se, a ele ainda a inveno do telegrafo eltrico e do magnetmetro. Aos 68 anos, Gauss aprendeu russo. Nessa poca, a maior parte de seu tempo era absorvido pela poltica internacional e pela matemtica. Entre suas obras principais, a maioria publicada postumamente, devem-se

29

lembrar as Discusses Aritmticas (1798) e a Teoria do Movimento dos Corpos Celestes (809). Gauss morreu em Grtingen em 23 de fevereiro de 1855. As Contribuies de Newton e Galileu para a tica geomtrica Newton: Sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, considerada uma das mais influentes em Histria da cincia. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitao universal e as trs leis de Newton, que fundamentaram a mecnica clssica. Ao demonstrar a consistncia que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que o movimento de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, so governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. O poder unificador e proftico de suas leis era centrado na revoluo cientfica, no avano do heliocentrismo e na difundida noo de que a investigao racional pode revelar o funcionamento mais intrnseco da natureza. Galileu Porm a importncia de Galileu no se resume defesa do sistema heliocntrico. Ele elaborou vrios trabalhos fundamentais para o surgimento da nova fsica. Realizando cuidadosos experimentos ele verificou que: desde que a resistncia do ar possa ser desprezada, todos os corpos caem da mesma maneira, independente de sua massa e com acelerao constante, descobrindo assim as leis da queda livre dos corpos. Descobriu tambm a lei que rege o movimento do pndulo. Alm do campo da Mecnica, Galileu deu tambm enorme contribuio no desenvolvimento da Astronomia. Ele conseguiu construir o primeiro telescpio com o qual realizou uma srie de descobertas, que inclusive contrariava as crenas religiosas e filosficas da poca, as quais eram baseadas nos ensinamentos de Aristteles. Dentre as contribuies na Astronomia podemos destacar: observou que a superfcie da lua era rugosa, descobriu quatro satlites girando ao redor de Jpiter, verificou que o planeta Vnus apresenta faces ( como as da Lua) concluindo que ele girava em torno do sol - o que o levou a confirmar o heliocentrismo. Estas descobertas foram apresentadas em sua obra Dilogo sobre os Dois Grandes Sistemas do Mundo publicada em 1632 a qual causou enorme tumulto tendo como consequncia sua condenao por heresia pela Igreja Catlica onde foi preso e submetido a julgamento. Para se livrar de ser condenado a morte (queimado vivo) teve de renegar suas idias perante o Santo Conselho da Igreja, Mesmo assim foi condenado ao confinamento, mas embora doente e cego ainda produziu a obra Duas Novas Cincias, na qual lanava as bases da Mecnica. Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princpio da inrcia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecnica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescpio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vnus, quatro dos satlites de Jpiter[1], os anis de Saturno, as estrelas da Via Lctea. Estas descobertas contriburam decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contribuio de Galileu foi para o mtodo cientfico, pois a cincia assentava numa metodologia aristotlica. O fsico desenvolveu ainda vrios instrumentos como a balana hidrosttica, um tipo de compasso geomtrico que permitia medir ngulos e reas, o termmetro de Galileu e o precursor do relgio de pndulo. O mtodo emprico, defendido por Galileu, constitui um corte com o mtodo aristotlico mais abstrato utilizado nessa poca, devido a este Galileu considerado como o "pai da cincia moderna". Fonte: http://fisica-com-quimica.blogspot.com/2007/12/galileu-galilei-perodo-1564-1642.html Acesso em 26/09/2010.

Vous aimerez peut-être aussi