Vous êtes sur la page 1sur 10

Eletromagnetismo

Cargas Eltricas e Lei de Coulomb

ELETROMAGNETISMO

Eletromagnetismo

Cargas Eltricas e Lei de Coulomb

Cargas Eltricas e Lei de Coulomb Lei de Coulomb Em 1785, Charles Augustin Coulomb (1736 - 1806), utilizando uma balana de toro inventada por ele e por John Mitchell determinou empiricamente os valores de atrao e repulso eltricas. A balana de toro consiste em uma haste isolante com duas esferas metlicas nas pontas (sendo uma delas de contrapeso) suspensa por uma fibra fina ligada a um ponteiro com uma escala graduada (vide figura abaixo).

Para a experincia, Coulomb aproximou uma terceira esfera (q2) metlica carregada eletricamente de uma das esferas presas haste (q1 , tambm carregada) repelindo-a e fazendo com que a fibra rotacionasse de um certo ngulo . Girando o ponteiro Coulomb compensava esta rotao, e lia na escala graduada o valor deste ngulo. Este valor passou a ser uma medida relativa da fora de atrao. Repetindo estas experincias e colocando a carga eletrizada a vrias distncias, Coulomb percebeu que a fora eltrica era inversamente proporcional ao quadrado da distncia:

Eletromagnetismo

Cargas Eltricas e Lei de Coulomb

1 d2

A fora entre as esferas diretamente proporcional as suas cargas eltricas. Portanto, temos que:
F q1 q 2 d2

Para transformarmos em igualdade necessrio que tenhamos uma constante de proporcionalidade. Esta constante de proporcionalidade o k. No sistema CGS k=1. No sistema SI, mais utilizado, o k definido como:
Nm 2 = 10 7 c 2 2 C 4 0 1 Nm 2 8,9876 10 9 2 C

Onde: c a velocidade da luz no vcuo e vale 299.792.458 m/s, e 0 a permissividade do espao livre. A fora eltrica resultado desta interao entre as esferas q1 e q2 um vetor. Por isto necessrio explicitar a direo desta fora. Convencionaremos que a fora sentida por q2 devido a carga q1 ser representada por fora sentida por q1 devido a carga q2 por e a

. Desta forma a equao que

representa a fora eltrica na esfera q1 dada como:

Onde:

o vetor unitrio da direo de 2 para 1.

Vimos que quando duas cargas so colocadas prximas uma da outra, uma fora de atrao ( polaridades opostas ) ou de repulso ( mesma polaridade ) entre elas aparece. A na carga q2 e a na carga q1. Estas

foras tem o mesmo mdulo e direo, porm sentidos opostos.


3

Eletromagnetismo

Cargas Eltricas e Lei de Coulomb

Para o clculo da fora, por exemplo na carga q2 utilizamos a equao:

Neste caso teremos:

Vamos analisar agora quando temos mais de duas cargas. A fora resultante numa determinada carga ser a soma das foras individuais de cada carga agindo sobre ela. Porm como se trata de um vetor, teremos uma soma vetorial de foras, como indica a figura abaixo.

Eletromagnetismo

Cargas Eltricas e Lei de Coulomb

Pela figura temos que a fora eltrica sobre a carga Q5 ser dada pelo somatrio das foras devido a cada uma das cargas. Ento:

Genericamente teremos:

A este princpio damos o nome de Princpio de Superposio.

Eletromagnetismo

Cargas Eltricas e Lei de Coulomb

Campo Eltrico

Para estudarmos o campo eltrico gerado por uma carga Qj qualquer utilizaremos uma segunda carga qi muito menor que a primeira: a chamada carga de prova qi. Assim, estudaremos os efeitos causados em qi pela carga Qj. Desta forma, dizemos que o campo eltrico dado pela fora sentida pela carga qi por unidade de carga. Ou seja:

A unidade de campo eltrico o N/C. Ento, mais precisamente, teremos:

O clculo do campo eltrico num ponto P qualquer devido presena de uma carga Q dado pela equao:

Onde: o vetor r a distncia da carga Q ao ponto P.


6

Eletromagnetismo

Cargas Eltricas e Lei de Coulomb

Linhas de Fora Vimos que a toda carga eltrica est associado um campo eltrico que a envolve. Sabemos disto pois, ao analisar-se um ponto qualquer desta regio, colocando-se uma carga de prova, detectamos a presena de uma fora ( fora de natureza eltrica ) neste ponto. Mas como "visualizar" este campo? Quando espalhamos limalha de ferro sobre um campo magntico de um im permanente verificamos um alinhamento da limalha na direo do campo, concentrando-se nas reas de maior intensidade do campo. Foi inspirado na limalha de ferro que Faraday introduziu o conceito de linhas de fora do campo. Linha de fora definida como uma curva tangente em cada ponto direo do campo neste ponto. Assim, dada uma linha de fora, fica fcil determinarmos a direo do campo eltrico em cada ponto, pois ser a tangente curva. Alm da direo, as linhas de fora nos fornecem tambm o sentido do campo no ponto, indicado por sua orientao. Somente no possvel determinar a magnitude (intensidade) do campo . No entanto, ao se analisar a densidade de linhas num determinado ponto teremos uma idia de regies cujos campos so mais ou menos intensos. Convencionaremos que as linhas de fora de uma carga puntiforme tero direo radial apontando para "fora" se for positiva ou para "dentro" se for negativa ( veja a figura abaixo ).

Eletromagnetismo

Cargas Eltricas e Lei de Coulomb

Isto posto, como ficariam as linhas de fora em um dipolo eltrico? Como as cargas positivas e negativas se atraem, as linhas de fora que "saem" da carga positiva encontram-se com as linhas que "entram" na carga negativa. Esquematicamente, as linhas de fora se distribuiriam conforme a ilustrao:

Devemos nos lembrar que existe ainda a simetria axial em torno do eixo z. As figuras esto representadas somente no plano ( x y ). A figura acima, por exemplo, dever ser repensada fazendo-se a rotao em torno do eixo que une as duas cargas. Como ilustrao, as linhas de fora de uma carga positiva, por exemplo, seria representada como na figura abaixo:

importante reconhecer os eixos de simetria de um problema, pois nos permite prever a simetria das linhas de fora. Isto nos ser muito til ao estudarmos o fluxo eltrico e a Lei de Gauss. No caso da figura acima, correspondente a uma esfera carregada, as linhas de fora so radiais, sendo portanto de simetria esfrica. Agora imagine um plano carregado
8

Eletromagnetismo

Cargas Eltricas e Lei de Coulomb

positivamente. Teremos uma simetria plana com as linhas de fora paralelas entre si e perpendiculares ao plano. Repare que o sentido das linhas acima e abaixo do plano so opostos. Em um fio cilindrico carregado teremos a simetria radial, com as linhas de fora radiais em planos perpendiculares ao fio. Tem a direo do vetor unitrio
a

em coordenadas cilindricas

Plano eletricamente carregado

Dois planos paralelos, eletricamente carregados

Eletromagnetismo

Cargas Eltricas e Lei de Coulomb

Carga eltrica positiva

Dipolo eltrico

Fio uniformemente carregado

10

Vous aimerez peut-être aussi