Vous êtes sur la page 1sur 3

1. L atentamente as cartas que se seguem.

Carta n 1 Carta informal/pessoal Idanha-a-Nova, 9 de Junho de 2010 Querido Z: Passaram cinco meses depois da tua ltima carta. Bem sei que no tenho desculpa, mas, tenho andado ocupado com umas cenas. Agora, indo direito ao assunto: estou apaixonado. Foi tiro e queda. Bora, Maria? ... Pois. a Maria a felizarda que, desta vez, no resistiu aos meus encantos. Anda mesmo caidinha: liga-me muitas vezes para o telemvel ou tecla o seu amor no messenger. Convida-me para ir a lugares fixes: cinema para adultos e dancingues medida do que eu mereo! Pois . Aqui este modesto rapaz continua irresistvel. E tu? O que tens feito? J comeaste a andar com algum?...Olha que uma bela coisa!... Fico-me por aqui, que a Maria j me bate porta. Vai dando notcias tuas. Um abrao deste sempre teu amigo T P.S.: Quando que tens internet em casa?

Carta n 2 Carta formal Idanha-a-Nova, 9 de Junho de 2010 Exmo. Senhor Presidente da Cmara de Idanha-a-Nova, Ns, os alunos da turma A, do 6 ano, da Escola Bsica e Secundria Jos Silvestre Ribeiro, vimos informar V. Ex. de que produzimos, nas aulas de rea de Projecto, trabalhos sobre Educao Rodoviria e Educao Ambiental. Por considerarmos que era importante dar a conhecer estes trabalhos, gostaramos de fazer um pequeno folheto a cores com o texto e algumas imagens sugestivas, para distribuir pela comunidade educativa. Como a nossa escola no tem verbas para esse efeito, vimos solicitar o apoio da Cmara a que V. Ex. preside de forma a podermos concretizar o nosso projecto. Muito gratos pela ateno que V. Ex. possa dispensar a este assunto, subscrevemo-nos atenciosamente. O delegado de turma Pedro Alves Anexo: Folhetos produzidos nas aulas.

2. Preenche a tabela comparativa, de acordo com as informaes fornecidas nas cartas que acabaste de ler. Carta n 1 Carta informal Frmula de saudao de despedida Querido Z Um abrao deste sempre teu amigo Carta n 2 Carta formal Exmo. Senhor Presidente da Cmara de Idanha-a-Nova, Muito gratos pela ateno que V. Ex. possa dispensar a este assunto, subscrevemo-nos atenciosamente. Remetente (quem redige a T carta) Destinatrio destina) Relao entre remetente e Proximidade, amizade destinatrio Intencionalidade Distncia/ Respeito (a quem se Ao amigo Z Senhor Presidente da Cmara de Idanha-a-Nova, Turma do 6 A

Contar-lhe a novidade: A Maria est apaixonadssima por Solicitao apoio da Cmara Municipal para conseguirem ele. a concretizao do Projecto, para a disciplina de rea de Projecto Cuidada O delegado de turma Pedro Alves Anexo: Folhetos produzidos nas aulas.

Registo de lngua Assinatura

Corrente T

P.S.: Quando que tens internet em casa? O que segue a assinatura

Vous aimerez peut-être aussi