Vous êtes sur la page 1sur 63

epistemologia e modernidade

AUTOR: JOS RICARDO CUNHA

1 eDIO

ROTEIRO DE CURSO 2010.1

Sumrio

Epistemologia e modernidade
I. APRESENTAO DO CURSO..........................................................................................................................................................03 II. PROGRAMA DO CURSO ..............................................................................................................................................................05 III. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA .........................................................................................................................................................07 IV. PLANO DAS AULAS ...................................................................................................................................................................10 AULA 1. INTRODUO AO CURSO E SEUS OBJETIVOS. PENSAMENTO E VERDADE.................................................................................10 AULA 2. NOSSA IDIA DE VERDADE: ALETHEIA, VERITAS, EMUNAH ...................................................................................................14 AULA 3. REALIDADE E VERDADE: HERCLITO E PARMNIDES ............................................................................................................17 AULA 4. LINGUAGEM E VERDADE: OS SOFISTAS ................................................................................................................................26 AULA 5. CONCEITO E VERDADE: SCRATES .......................................................................................................................................29 AULA 6. INATISMO: DESCARTES......................................................................................................................................................31 AULA 7. EMPIRISMO: HUME E LOCKE ..............................................................................................................................................35 AULA 8. FORMALISMO JURDICO E REALISMO JURDICO ...................................................................................................................39 AULA 9. CRITICISMO: KANT ............................................................................................................................................................42 AULA 10. O POSITIVISMO: COMTE ...................................................................................................................................................48 AULA 11. MODERNIDADE E IDEOLOGIA CIENTIFICISTA .....................................................................................................................53 AULAS 12 E 13. OS POSITIVISMOS JURDICOS E A CINCIA DO DIREITO ..............................................................................................57

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

i. apresentao do CUrso

Saudaes acadmicas! Este o Curso de Cincia e Modernidade uma introduo ao problema da verdade. Trata-se de um curso de filosofia que caminha entre a filosofia geral e a filosofia do direito e sua misso problematizar o tema da verdade. Dessa forma, serve como pressuposto lgico e didtico para o curso de filosofia do semestre seguinte, que ir problematizar o tema da justia. Assim, o aluno ser inserido nos dois pilares filosficos verdade e justia especialmente escolhidos e pensados para a grade curricular da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundao Getulio Vargas. Toda a tradio jurdica foi forjada tendo como pressuposto conceitual, de forma mais ou menos clara, a idia de verdade: verdade dos fatos, verdade das leis, verdade da constituio, verdade do processo, verdade do discurso, verdade do intrprete, etc. Ainda que o conceito em si de verdade nunca tenha sido tematizado de forma absoluta ou mesmo encontrado um consenso entre filsofos ou juristas, a idia da verdade sempre esteve e ainda est amparando e legitimando o direito e as decises jurdicas. Seja pela recorrncia aos fatos, s normas ou argumentao, a comunidade jurdica busca um amparo de veracidade que responda aos anseios da conscincia epistemolgica de toda a sociedade. Isso deve deixar claro que o problema da verdade no especfico do direito, nem mesmo da filosofia, mas, antes, trata-se de um problema humano e, por isso mesmo, social. Essa imbricao entre sociedade e verdade nunca foi to profunda e to explcita como na modernidade. O laicismo moderno foi convertido em cientificismo moderno e a cincia, tendo na tcnica o seu brao operacional, passou a ocupar o centro do pensamento social e o lugar privilegiado da verdade. Todas as formas de conhecimento e instituies modernas foram, ento, visceralmente marcadas por essa ideologia cientificista. Foi assim com a economia, a poltica, a medicina e, dentre outras, o direito que, rapidamente, converteu-se em cincia do direito. Como se no bastasse, os prprios ramos do direito iniciaram uma corrida alucinada pelo seu prprio estatuto de cientificidade e, por isso, lemos e ouvimos falar em coisas como cincia do direito processual, cincia do direito penal ou direito civil como cincia prpria dentro do direito. Todas essas reflexes tero lugar neste curso de Cincia e Modernidade. No se pode imaginar, hoje, a figura de um profissional crtico e hbil do direito, que seja capaz de pensar por problemas e raciocinar dialeticamente, sem que esteja inserido nesse debate filosfico e preparado para a problematizao da verdade. Portanto, o presente curso no tem carter secundrio ou diletante. Embora esteja cercado pelos prazeres da filosofia, sua tarefa rdua e exige concentrao e aprofundamento. Trata-se de uma oportunidade mpar de experincia do pensamento para a qual esto todos desde j convidados.

FGV DIREITO

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

1. ObjetivO Geral da disciplina

Introduzir noes essenciais para a problematizao do conceito de verdade a partir da compreenso dos fundamentos da epistemologia, tendo em vista o estudo dos limites e possibilidades de uma cincia do direito no contexto da crise e da crtica do paradigma da modernidade.
2. ObjetivOs especficOs da disciplina

2.1. Apresentar a verdade como objeto de um intenso debate histrico filosfico e jurdico sobre o qual no h um consenso definitivo; 2.2. Estudar os principais fundamentos, antigos e modernos, que contriburam para a constituio das idias mais fortes de verdade na cultura ocidental; 2.3. Investigar as bases positivistas do cientificismo moderno e a sua inflexo sobre a chamada cincia do direito.
3. fOrmas de avaliaO

O aluno ser avaliado mediante sua participao qualificada em sala de aula, realizao das leituras obrigatrias, trabalhos e provas que forem aplicados.

FGV DIREITO

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

ii. programa do CUrso

ementa

Objetivos da filosofia e filosofia do direito. O pensamento e as tarefas do pensamento. As idias de verdade e seus desafios intelectuais e sociais. Fundamentos filosficos da antiguidade para a verdade. Fundamentos filosficos da modernidade para a verdade. Modernidade, verdade e cincia. O positivismo e os positivismos jurdicos na cincia do direito.
intrOdUO: a verdade cOmO tema e prOblema

1. Introduo ao curso e seus objetivos. Pensamento e verdade. 2. Nossa idia de verdade: aletheia, veritas, emunah.
Unidade 1: fUndamentOs da antiGUidade

3. Realidade e verdade: Herclito e Parmnides. 4. Linguagem e verdade: os Sofistas. 5. Conceito e verdade: Scrates.
Unidade 2: fUndamentOs da mOdernidade

6. 7. 8. 9.

Inatismo: Descartes. Empirismo: Hume e Locke. Formalismo Jurdico e Realismo Jurdico. Criticismo: Kant.

Unidade 3: cincia e direitO na mOdernidade

10. 11. 12. 13.

O positivismo: Comte. Modernidade e ideologia cientificista. Positivismos jurdicos e a cincia do direito. Os positivismos jurdicos e a cincia do direito II.

FGV DIREITO

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

ObservaO impOrtante

O Curso no se prope a uma abordagem enciclopdica do tema proposto, o que seria impossvel nos limites da carga horria da disciplina, alm de didaticamente questionvel. O fio condutor de todas as reflexes o tema da verdade e os autores sero abordados no com o fim de se conhecer suas respectivas obras, mas como forma de aproche para acepes relevantes ao tema.

FGV DIREITO

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

iii. BiBliograFia sUgerida

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialtica do esclarecimento: fragmentos filosficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. ALEXY, Robert. Derecho e razn prctica. Mxico: Fontamara, 2002. ARAJO, Ins Lacerda. Introduo filosofia da cincia. Curitiba: EdUFPR, 1993. ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1995. ARNAUD, Andr-Jean (Org.). Dicionrio enciclopdico de teoria e sociologia do direito. Rio de Janeiro: Renovar, 1999. ATIENZA, Manuel. As razes do direito: teorias da argumentao jurdica. So Paulo: Landy, 2000. BACON, Francis. Novum Organum ou verdadeiras indicaes acerca da interpretao da natureza. So Paulo: Abril Cultural, 1984. BARKER, Sir Ernest. Teoria poltica grega: Plato e seus predecessores. Braslia: EdUnb, 1978. BATIFFOL, Henri. A filosofia do direito. Lisboa: Editorial Notcias, [s.d.]. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalncia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. BOBBIO, Norberto. O positivismo jurdico: lies de filosofia do direito. So Paulo: cone, 1995. BORNHEIM, Gerd. (Org.). Os filsofos pr-socrticos. So Paulo: Cultrix. BOUDON, Raymond. O justo e o verdadeiro: estudos sobre a objectividade dos valores e do conhecimento. Lisboa: Instituto Piaget, 1998. CANARIS, Claus-Wilhelm. Pensamento sistemtico e conceito de sistema na cincia do direito. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1989. CAPRA, Fritjof. O ponto de mutao: a cincia, a sociedade e a cultura emergente. So Paulo: Cultrix, 1999. CARNAP, Rudolf. Empirismo, semntica e ideologia. So Paulo: Abril Cultural, 1980. ______. Testabilidade e significado. So Paulo: Abril Cultural, 1980. CHAU, Marilena. Convite filosofia. So Paulo: tica, 1994. ______. Introduo histria da filosofia: dos pr-socrticos a Aristteles. So Paulo: Brasiliense, 1994. COING, Helmut. Elementos fundamentais da filosofia do direito. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2002. COLLI, Giorgio. O nascimento da filosofia. Campinas: Unicamp. 1992. COMTE, Augusto. Curso de filosofia positiva. So Paulo: Abril Cultural, 1983. ______. Discurso preliminar sobre o conjunto do positivismo. So Paulo: Abril Cultural, 1983. ______. Discurso sobre o esprito positivo. So Paulo: Abril Cultural, 1983. CUNHA, Jos Ricardo. Direito e esttica: fundamentos para um direito humanstico. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1998.
FGV DIREITO 7

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

DESCARTES, Ren. Discurso do mtodo. So Paulo: Abril Cultural, 1979. ______. Meditaes. So Paulo: Abril Cultural, 1979. DINIZ, Maria Helena. Compndio de introduo cincia do direito. So Paulo: Saraiva, 1993. FERRAZ JR., Trcio Sampaio. A cincia do direito. So Paulo: Atlas, 1980. FEYERABEND, Paul. Contra o mtodo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989. GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Palavra e verdade: na filosofia antiga e na psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990. HABERMAS, Jrgen. Verdade e justificao: ensaios filosficos. So Paulo: Loyola, 2004. HAWKING, Stephen William. Uma breve histria do tempo: do big bang aos buracos negros. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. HESPANHA, Antnio Manuel. Panorama histrico da cultura jurdica europia. Portugal [s.l.]: Europa-Amrica, 1998. HESSE, Reinhard (Org.). Por uma filosofia crtica da cincia. Goinia: Editora da UFG, 1987. HESSEN, Johannes. Teoria do conhecimento. Coimbra: Armnio Amado, 1973. HOLLAND, John. A ordem oculta: como a adaptao gera a complexidade. Lisboa: Gradiva, 1997. HUME, David. Investigao sobre o entendimento humano. So Paulo: Abril Cultural, 1980. JAPIASSU, Hilton. Nem tudo relativo: a questo da verdade. So Paulo: Letras e Letras, 2001. JAPIASSU, Hilton. Questes epistemolgicas. Rio de Janeiro: Imago, 1981. JHERING, Rudolf von. o direito uma cincia? So Paulo: Rideel, 2005. KANT, Immanuel. Crtica da razo pura. So Paulo: Abril Cultural, 1980. KAUFMANN, Arthur (Org.). Introduo filosofia do direito e teoria do direito contempornea. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2002. KIRKHAM, Richard L. Teorias da verdade. So Leopoldo: Unisinos, 2003. KOYR, Alexandre. Estudos de histria do pensamento filosfico. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1991. KUHN, Thomas. A estrutura das revolues cientficas. So Paulo: Perspectiva, 1997. LARENZ, Karl. Metodologia da cincia do direito. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1983. LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. So Paulo: Abril Cultural, 1978. LWY, Mchael. As aventuras de Karl Marx contra o Baro de Mnchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. So Paulo: Cortez, 1994. MARQUES NETO, Agostinho Ramalho. Introduo ao estudo do direito: conceito, objeto e mtodo. Rio de Janeiro: Forense, 1990. MIAILLE, Michel. Introduo crtica ao direito. Lisboa: Estampa, 1989. MORIN, Edgar. Cincia com conscincia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
FGV DIREITO 8

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

______. O mtodo III: o conhecimento do conhecimento. Portugal [s.l.]: Europa-Amrica, 1996. NAGEL, Ernest. La estructura de la ciencia. Buenos Aires: Paidos, 1974. OST, Franois. Elementos para uma teoria crtica del Derecho. Colmbia: Universidad Nacional de Colmbia, 2001. PERELMAN, Cham. Lgica jurdica. So Paulo: Martins Fontes, 1998. PLASTINO, Carlos Alberto. O primado da afetividade: a crtica freudiana ao paradigma moderno. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2001. POPPER, Karl. Lgica das cincias sociais. Rio de Janeiro/Braslia: Tempo Brasileiro/ EdUnb, 1978. PRIGOGINE, Ilya et al. Idias contemporneas: entrevistas do Le Monde. So Paulo: tica, 1989. REALE, Miguel. Filosofia do direito. So Paulo: Saraiva, 1996. RORTY, Richard. Conseqncias do pragmatismo. Lisboa: Instituto Piaget, 1999. RORTY, Richard; GHIRALDELLI JR., Paulo. Ensaios pragmatistas sobre verdade de subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. TEIXEIRA, Antnio Braz. Sentido e valor do direito: introduo filosofia jurdica. Lisboa: Casa da Moeda, 2000. TOURAINE, Alain. Crtica da modernidade. Petrpolis: Vozes, 1994. VERDENAL, Ren. A filosofia positiva de Augusto Comte. In: CHTELET, Franois (Org.). Histria da Filosofia. Lisboa: Dom Quixote, 1995. VIDAL, Vera; CASTRO, Susana de. (Orgs.). A questo da verdade: da metafsica moderna ao pragmatismo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006. WARAT, Luiz Alberto. Introduo geral ao direito I: interpretao da lei temas para uma reformulao. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1994.

FGV DIREITO

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

iV. plano das aUlas aUla 1. introdUo ao CUrso e seUs oBJetiVos. pensamento e Verdade

NOTA AO ALUNO tema da aUla

Apresentao do curso. Introduo ao problema da verdade como tarefa do pensamento.


ObjetivOs da aUla

Apresentar o curso aos alunos e organizar a forma de avaliao; inserir o assunto da verdade mediante uma reflexo acerca do pensamento como experincia humana.
prepare-se para aPARA A AULA 3) PREPARE-SE aUla
Diz Aristteles: Foi, com efeito, pelo espanto que os homens,

Diz Aristteles: Foi, com efeito, pelo espanto que os homens, assim hoje como no comeo, foram filosofar, sendo priassim hoje como no comeo, foram levados alevados a filosofar, sendo meiramente abalados pelas dificuldades mais bvias, e progredinprimeiramente abalados pelas dificuldades mais bvias, e do em seguida pouco a poucopouco a pouco at resolverem problemas at resolverem problemas maiores... progredindo em seguida (Aristteles, Metafsica, I, 2).
maiores... (Aristteles, Metafsica, I, 2).

O que significa o espanto ou estranhamento como condio para a filosofia? O que significa o espanto ou estranhamento como condio para a filosofia? O espanto ou estranhamento apenas pode acontecer diante das coisas que O espanto ou estranhamento apenas pode acontecer diante das coisas que no so familiares? no so familiares? Qual a relao (ou quais as relaes possveis) entre estranhamento e verdade? Nada nos mais familiar do que o tempo. Veja o que diz Santo Agostinho sobre verdade? o tempo:
Qual a relao (ou quais as relaes possveis) entre estranhamento e

Nada nos mais familiar do que o tempo?Tentemos fornecer uma explicao fcil e sobre o tempo? Veja o que diz Santo Agostinho O O que oo tempo. Tentemos fornecer uma explicao fcil e que breve. O O quedeh de mais efamiliar edo que o tempo? que o tempo: breve. que h mais familiar conhecido conhecido do Mas o que o tempo? Quando quero explic-lo, no encontro tempo? Mas o que o tempo? Quando quero explic-lo, no explicao. Se eu disser que o tempo a passagem do passado para O que e do tempo?para o eu disser que o tempo a passagem encontro o presente Tentemos terei que uma explicao o presente explicao. Se futuro, fornecerperguntar: Como fcil e breve. O que h de mais ele passa? O que um o futuro, terei podepassado para Como sei que e do presente paratempo que o do o tempo passar? o presente familiar e conhecido do tempo? Mas o que Como sei que ele passa? O que um que perguntar: Como pode o tempo passar? o tempo? Quando quero explic-lo, no encontro O que Se eu disser que tempo passagem tempo passado? Onde ele est?explicao.um tempo futuro? oOnde ele aest? SeFGV DIREITO 10 o passado o que eu, do do passado para oepresente e doque eu, do presente espero, presente recordo o futuro o presente para o futuro, terei que dizer que o tempo o tempo presente? Mas quanto ento no seria mais corretoperguntar: Como pode apenas o passar? Como sei que

breve. O que h de mais familiar e conhecido do que o tempo? Mas o que o tempo? Quando quero explic-lo, no encontro explicao. Se eu disser que o tempo a passagem do passado para o presente e do presente para o futuro, terei EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE que perguntar: Como pode o tempo passar? Como sei que ele passa? O que um tempo passado? Onde ele est? O que um tempo futuro? Onde ele est? Se o passado o que eu, do presente recordo e o futuro o que eu, do presente espero, passado? Onde ele est? O que um tempo futuro? Onde ele est? Se o passado o que eu, ento do presente recordo e correto dizer eu, doo tempo apenas o seria mais correto quanto no seria mais o futuro o que que presente espero, ento no presente? Mas dizer que o tempo apenas presente? Mas quanto r um presente?? Quando acabo dura um presente?? Quandooacabo de colocar odurano verbo colocar, este r ainda de colocar o no verbo colocar, este r ainda presente ou j passado? A palavra a presente ou j rpassado? A palavra que estou pensando em escrever queseguir, estou pensando em escrever a seguir, presente ou futuro? O que o tempo afinal? (Santo presente ou futuro? O que o tempo afinal? (Santo Agostinho, Confisses) Agostinho, Confisses) Como o tempo familiar e pode ser estranhado, tambm as verdades so familiares e

liares e podem e devem ser estranhadas. Mas para que isso acontea, necessrio abrir-se a uma experincia radical de pensamento. Para tanto, nada melhor do que provocao feita por Heidegger: a provocao feita por Heidegger:

Como o tempo estranhadas. ser estranhado, tambm as verdades so famipodem e devem serfamiliar e pode Mas para que isso acontea, necessrio abrir-se a
uma experincia radical de pensamento. Para tanto, nada melhor do que a

O QUE MAIS DESAFIA O PENSAMENTO NESSA POCA DE DESAFIO DO PENSAMENTO, QUE AINDA NO COMEAMOS A O que mais desafia o pensamento nessa poca de desafio do pensamenPENSAR. no comeamos a pensar. to, que ainda

Deve-se indagar ao aluno:

Diante da afirmao de Heidegger:

Por que ainda no comeamos a pensar?

Por que ainda no comeamos a pensar? O que pensar? O que pensar?


Pensar no divagar ou devanear sem compromissos; ningum se perde no

O debate hoje, dois canalizado para a sntese negativa, isto , o ser superados: Temos deve ser grandes obstculos ao pensamento que devem que no pensar:

a. O individualismo: este nos conduz a achar que nossa subjetividade e oporpensamento, ao contrrio, se acha.

tunidades pessoais somente podem ser forjadas sem o outro ou contra o Pensar no racionalizar na forma de causalidades, antecedentes e outro. conseqentes; pensar no conduz nem ser eficiente. b. A massificao: esta nos clculo perda de nossa singularidade nos definindo apenas como parte de coletivos mais ou mera repetio. repetitivos. Pensar no mimese, no fazer a menos amorfos e
Embora todos estes eelementospor isso ao at fazer parte de umsocial. Tam-maior do experincia existencial histrica, possam mesmo tempo pessoal e contexto

Para se superar tais obstculos, deve-se ter em conta que o pensamento uma

diante da vida; nos sentido s sujeitos ao mundo. Assim, pensar um mera inexistente dando define comocoisas e criadores e capazes de transcender amovimento de
reapropriao do mundo por meio da significao e resignificao do mundo, o que faz

pensamento,ter claro mais do que isso. Pensar uma atitude quepoder fazer surgir o bm deve-se pensar que pensar no um ato, mas criar. Pensar nos define

repetio e a mesmificao. Representa, nesse sentido, 1) uma ruptura com as cartilhas e manuais; e 2) uma exigncia de justificao permanente de todas as normas e padres de conduta. Certamente, a experincia de pensamento vai muito alm da ordem do banal e exige esforo e superao. Leia a parbola abaixo, de Nietzsche, reflita e prepare-se para o debate:

FGV DIREITO 11

normas e padres de conduta. Certamente, a experincia de pensamento vai muito alm da ordem do banal e exige esforo e superao. Nessa linha, vale discutir com os alunos a parbola das Trs Metamorfoses de Nietzsche:

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

Das trs metamorfoses Das trs metamorfoses Trs metamorfoses, nomeio-vos, do esprito: como o esprito se torna camelo e o camelo, leo e o leo, por fim, criana. Trs metamorfoses, h para o esprito, o esprito forte, o esprito Muitos fardos pesados nomeio-vos, do esprito: como o esprito se de suportao, ao qual inere o leo e o cargas por fim, as mais pesatorna camelo e o camelo, respeito; leo, pesadas, criana. das, pede fardos pesados h para o esprito, o esprito forte, o esprito Muitos a sua fora. O que h de pesado?, pergunta o esprito de suportao; e ajoede suportao, ao qual inere o respeito; cargas pesadas, as mais lha como um camelo e quer ficar bem carregado. pesadas, pede a sua fora.h de mais pesado, heris, pergunta o esprito de suporO que tao, para que eu o tome sobre mim e minha fora se alegre? "O que h de pesado?", pergunta o esprito de suportao; e ajoelha como um camelo No ser isto: humilhar-se, para magoar o prprio orgulho? Fazer brilhar a pre quer ficar bem carregado. pria loucura, para escarnecer da prpria sabedoria? "O que h de mais pesado, heris", pergunta o esprito de suportao, "para que eu Ou ser isto: apartar-se da nossa causa, quando ela celebra o seu triunfo? Subir o tome sobre mim e minha fora se alegre? para altos montes, a fim de tentar o tentador? Ou ser isto: alimentar-se das bolotas e da erva do conhecimento e, por amor verdade, padecer fome na alma? 10 Ou ser isto: estar enfermo e mandar embora os consoladores e ligar-se de amizade aos surdos, que no ouvem nunca o que queremos? Ou ser isto: entrar na gua suja, se for a gua da verdade, e no enxotar de si nem as frias rs nem os ardorosos sapos? Ou ser isto: amar os que nos desprezam e estender a mo ao fantasma, quando ele nos quer assustar? Todos estes pesadssimos fardos toma sobre si o esprito de suportao; e, tal como o camelo, que marcha carregado para o deserto, marcha ele para o seu prprio deserto. Mas, no mais ermo dos desertos, d-se a segunda metamorfose: ali o esprito torna-se leo, quer conquistar, como presa, a sua liberdade e ser senhor em seu prprio deserto. Procura ali, o seu derradeiro senhor: quer tornar-se-lhe inimigo, bem como do seu derradeiro deus, quer lutar para vencer o drago. Qual o grande drago, ao qual o esprito no quer mais chamar senhor nem deus? Tu deves chama-se o grande drago. Mas o esprito do leo diz: Eu quero. Tu deves barra-lhe o caminho, lanando fascas de ouro; animal de escamas, em cada escama resplende, em letras de ouro, Tu deves ! Valores milenrios resplendem nessas escamas; e assim fala o mais poderoso de todos os drages: Todo o valor das coisas resplende em mim. Todo o valor j foi criado e todo o valor criado sou eu. Na verdade, no deve mais haver nenhum Eu quero! Assim fala o drago. Meus irmos, para que preciso o leo, no esprito? Do que j no d conta suficiente o animal de carga, suportador e respeitador? Criar novos valores isso tambm o leo ainda no pode fazer; mas criar para si a liberdade de novas criaes isso a pujana do leo pode fazer. Conseguir essa liberdade e opor um sagrado no tambm ao dever: para isso, meus irmos, precisa-se do leo.
FGV DIREITO 12

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

Conquistar o direito de criar novos valores essa a mais terrvel conquista para o esprito de suportao e de respeito. Constitui para ele, na verdade, um ato de rapina e tarefa de animal rapinante. Como o que h de mais sagrado amava ele, outrora, o Tu deves; e, agora, forado a encontrar quimera e arbtrio at no que tinha de mais sagrado, a fim de arrebatar a sua prpria liberdade ao objeto desse amor: para um tal ato de rapina, precisa-se do leo. Mas dizei, meus irmos, que poder ainda fazer uma criana, que nem sequer pde o leo? Por que o rapace leo precisa ainda tornar-se criana? Inocncia, a criana, e esquecimento; um novo comeo, um jogo, uma roda que gira por si mesma, um movimento inicial, um sagrado dizer sim. Sim, meus irmos, para o jogo da criao preciso dizer um sagrado sim: o esprito, agora, quer a sua vontade, aquele que est perdido para o mundo conquista o seu mundo. Nomeei-vos trs metamorfoses do esprito: como o esprito torna-se camelo e o camelo, leo e o leo, por fim criana. Assim falou Zaratustra. (Nietzsche, Assim Falou Zaratustra)

bibliOGrafia complementar

CUNHA, Jos Ricardo. Direito e esttica: fundamentos para um direito humanstico. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1998. (Captulo 2 O Homem como Universo Infinito de Possibilidades, pp. 55-74) GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Palavra e Verdade: na filosofia antiga e na psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990. (Introduo, pp. 7-23)

FGV DIREITO 13

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

aUla 2. nossa idia de Verdade: aletHeia, Veritas, emUnaH

NOTA AO ALUNO tema da aUla

A idia de verdade, suas contradies e possibilidades na filosofia e no direito.


ObjetivOs da aUla

Desenvolver uma reflexo sobre o conceito, sentido e limites da verdade; apresentar as principais tradies que confluram para nossa idia geral de verdade; cotejar a idia de verdade com a experincia jurdica.
prepare-se para a aUla

A busca pela verdade to antiga quanto a existncia do homem no mundo. Trata-se mesmo de um trao antropolgico, pois em todas as relaes que o homem trava (consigo mesmo, com o outro, com a natureza e com Deus) ele busca encontrar nela uma verdade. Essa busca pela verdade gera no homem certo conforto e estabilidade por estar diante de algo que acredita como fidedigno, naturalmente digno de confiana. De efeito, a busca pela verdade acaba por atribuir verdade um valor em si mesmo, de forma que o verdadeiro considerado bom e a verdade um bem. Entretanto, nem tudo pode ser qualificado como verdadeiro: a verdade deve, antes de qualquer coisa, ser buscada. Para isso, historicamente se diferenciou verdade de senso comum. No senso comum, permanecemos com nossas opinies e crenas sem ter nenhum motivo para duvidar delas. Aqui, em geral, se reproduz as afirmaes que so recebidas prontas, correndo-se o srio risco de perpetuar mitos e preconceitos. Quando o senso comum se cristaliza sobremaneira, estamos diante do que pode ser chamado de pensamento mtico, por oposio a um pensamento crtico. Veja e reflita sobre a tabela abaixo:
pensamento mtiCo Preso e modelado Descomprometido e irresponsvel esvaziado de senso tico Simples Subserviente pensamento CrtiCo Livre e criativo Comprometido e responsvel Marcado pelo senso tico Complexo Autnomo.

Evidentemente que a busca da verdade somente pode se realizar de forma crtica, isto , no campo do pensamento crtico. Tambm relacionada com a verdade, mas diferente do senso comum ou do pensamento mtico, a incerteza. Assim como no senso comum ou no pensamento mtico, na ordem da incerteza tambm se est
FGV DIREITO 14

Dessa forma, com a trs grandes tradies herdadas pela filosofia na con no campo do pensamento crtico. Tambm relacionadatemos as verdade, mas diferente

do senso comum ou do pensamento mtico, a incerteza. Assim como no senso comum ou no pensamento mtico, na ordem daver-perceber: liga-se ao que ;est fora da incerteza tambm se verdade. Todavia, diferentemente do que ocorre no senso comum ou pensamento falar-descrever: liga-se ao EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE que foi;
crer-confiar: da ao que ser. mtico, na incerteza tem-se plena conscincia da distncialiga-severdade e da prpria

da idia de verdade:

ignorncia. Na ocorrncia da incerteza, ficamos em dvida sobre em que acreditar ou

fora da verdade. diante dediferentemente do fatos ou situaes. comum ou penem como agir Todavia, certas pessoas, que ocorre no senso Essa dvida gerada pela de uma ou outra forma: samento mtico, na incerteza tem-se plena conscincia da distncia da verdade e da incerteza, quando conectada ao pensamento mtico, gera medo e paralisia; porm, prpria ignorncia. Na ocorrncia da incerteza, ficamos em dvida sobre em que Como alethia (ver-perceber) quando conectada agir diante de certas pessoas, fatos ou situaes. Essa dvida sugere evidncia ou a acreditar ou em como ao pensamento crtico, nos impulsiona na busca pela verdade. correspondncia entre nosso intelecto e a coisa. Nessa segunda hiptese, conectada ao pensamento mtico, gera medo e pagerada pela incerteza, quando condio imprescindvel na dinmica do conhecimento. Como veritas (falar-descrever) sugere validade, coerncia interna ex ralisia; porm, quando conectada ao pensamento crtico, nos impulsiona na busca conceitos Deve-se deixar claro aos alunos como a busca pela verdade envolve trs pelo uso correto das regras da linguagem. pela verdade. Nessa segunda hiptese, condio imprescindvel na dinmica do distintos, mas recorrentes: Como emunah (crer-confiar) sugere confiana em convenes ou co conhecimento.
que so estabelecidos ou herdados pelos sujeitos.

Dependendo do sentido ao qual se atribua mais peso, a verdade pode se ap

VERDADE

SENSO temos: Esquematicamente COMUM

INCERTEZA

Contudo, a pergunta primacial que se coloca sobre a natureza da verdade. O que a verdade? Pense sobre quais seda verdade. O que verdade? Acerca dessa questo riam os sentidos possveis paraaa verdade.
Contudo, a pergunta primacial que05] coloca sobre a natureza [inserir figura se culturais distintas: o grego, o latim e o hebraico. dvidas e inseguranas. Seja

fundamental, somos herdeiros de trs tradies lingstico-

A verdade nos conforta e alivia. Tambm nos oferece uma sensao m estabilidade. Contudo, ela no absoluta ou suficiente para nos afastar de

porque novas situaes e descobertas exige

verdades, seja porque a prpria unidade ontolgica da verdade pode sofrer

Assim, Em nos conforta e alivia. Tambm o A verdadegrego, a verdade comumente diz-se aletheia, significando o no-oculto, estaremos diante de apori das mais conhecidas aporias o c nos oferece Trata-se de descobrir o que da forma que . Portanto, o verdadeiro se revelado. uma sensao maior de estabilidaPARADOXO DO CRETENSE, ou P de. Contudo, ela no absoluta ou suficiente manifesta como tal ao esprito por oposio ao falso, ao dissimulado. O verdadeiro o do mentiroso. Na sua forma o para nos afastar de todas as dvidas e inseguatribudo ao cretense Epimnides, reto, sem porque novas situaes e descoberranas. Sejadistoro ou falseamento. Por isso, evidente razo. tas exigem novas verdades, seja porque a prpria unidade ontolgicaverdade se pode veritas, significando rigor, preciso, exatido na Em Latim, a da verdade diz sofrer fissuras. Assim, estaremos diante de aporias. descrio ou num relato sobre algo. Trata-se de apresentar algo exatamente como Uma das mais conhecidas aporias o chamado ento o que l diz falso. Contudo, se o que ele diz falso, ento o que l diz verdadeiro. ocorreu, numa linguagem fiel ou Paradoxo PARADOXO DO CRETENSE,ao acontecido. O verdadeiro o enunciado ou o relato Claro que, na verdade, no h paradoxo, pois o fato de algum ser mentiroso no quer do mentiroso. Na sua forma original atribudo ao cretense Epimnides, que teria dizer que tudo que ele diz mentira. Mas o problema aponta para o paradoxo real que pode ser apresentado pela frase: Esta sentena falsa. Se a sentena falsa, ento afirmado que todos os cretenses so mentirosos. Como Epimnides ele mesmo um ela verdadeira, mas se for verdadeira, ento ela falsa. Pode-se desqualificar este paradoxo dizendo-se ser ele se ele diz a verdade, um mentiroso; logo est mentido. Assim, se o cretense, ento sem sentido e autoreferenciado. Mas podemos dar uma 18 verso que no auto-referente e tem pleno sentido gramatical: que ele diz verdadeiro, ento o que l diz falso. Contudo, se o que ele diz falso, A SENTENA SEGUINTE diz verdadeiro. ento o que l FALSA A SENTENA ANTERIOR VERDADEIRA Como reagir ao Paradoxo do Cretense??
Estamos diante de uma inconsistncia lgica que vem sendo discutida e enfrentada h muito tempo pela filosofia.1 Independente dos resultados a que se chegue, o fato que mesmo em relao verdade, no h apenas vrias correntes ou definies, mas limites ontolgicos e lgicos com os quais devemos conviver, a despeito da sensao de insegurana que possa gerar em ns.

e o direito?

Como o problema da verdade se relaciona com o Direito? A todo expresses do tipo: verdade dos fatos, verdade das tempo somos confrontados com expresses do tipo: verdade dos faleis, verdade do processo ou verdade do intrprete. tos, verdade das leis, verdade do processo ou verdade do intrprete. possvel falar-se em verdade ou seriam verdades? Como lidar com os problemas de insegurana jurdica? possvel falar-se em verdade ou seriam verdades? Como lidar com os problemas de insegurana jurdica?
E O DIREITO? Como o problema da verdade se relaciona com o Direito? A todo tempo somos confrontados com Aqui, deve-se apresentar aos alunos as categorias trabalhadas por autores como Jerzy Wrblewski e Manuel Atienza: contexto da descoberta e contexto da justificao. No direito no basta a verdade pura e simples. Como fenmeno da cultura o direito importa valores, sentido moral ou tico. Por isso, suas normas genricas ou concretas devem ser justificadas. O justo est para o campo cultural como o verdadeiro est para o campo natural. No direito, verdadeiro e justo se imbricam no campo tico.

FGV DIREITO 15

CONTEXTO DA

Formas pelas quais

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

bibliOGrafia Obrigatria

CHAUI, Marilena. Convite filosofia. So Paulo: tica, 1994. (Unidade 3, Captulo 2 Buscando a Verdade; e Captulo 3 As Concepes de Verdade; pp. 94-107)
complementar

KIRKHAN, Richard. Teorias da verdade. So Leopoldo: Unisinos, 2003. (Captulo 1 Projetos de Teoria da Verdade; e Captulo 9 O Paradoxo do Mentiroso)

FGV DIREITO 16

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE
AULA 3. REALIDADE E VERDADE: HERCLITO E PARMNIDES

aUla 3. realidade e Verdade: HerClito e parmnides


NOTA AO PROFESSOR

NOTA AO ALUNO
1. Tema da aula tema da aUla Ontologia do real: o real: o problemado devir. e Ontologia do problema do ser e do ser

do devir.

ObjetivOs daaula 2. Objetivos da aUla

compreenso da verdade acercareal. real. compreenso da verdade acerca do do


desenvOlvimentO 3. DESENVOLVIMENTO

Introduzir o debate acerca do do devir como problema ontolgico para a Introduzir o debate acerca do ser e ser e do devir como problema ontolgico

para a

res) se destacaram pela visceralidade de seus pensamentos. Herclito de feso e Pardestacaram pela visceralidade de seus pensamentos. Herclito de feso e mnides dede Ela plantaram para toda a a posteridade filosfica a questo do ser e do Parmnides Ela plantaram para toda posteridade filosfica a questo do ser e devir. Duas compreensesdistintas e opostas da ontologia do realdo real que, ao mesmo do devir. Duas compreenses distintas e opostas da ontologia que, ao mesmo tempo, informam e desafiam as concepes de verdade. tempo, informam e desafiam as concepes de verdade.
Herclito de feso
HERCLITO DE FESO No se pode entrar duas vezes no mesmo rio. Dispersa-se e renese; avana e se retira. (Fragmento 91)

No No contexto do pensamento pr-socrtico, dois grandes filsofos (ou pensadocontexto do pensamento pr-socrtico, dois grandes filsofos (ou pensadores) se

No se pode entrar duas vezes no mesmo rio. Dispersa-se e rene-se; avana e se retira. (Fragmento 91)

A mudana, a transformao e, por conseqncia, o conflito, so partes imanentes da filosofia heraclitiana. Tamanha a importncia partes imanentes da filosofia heraclitiana. Tamanha a importncia desse filsofo Pr-Socrtico que alguns autores atribuem a ele uma desse filsofo Pr-Socrtico que alguns autores atribuem a ele uma escola prpria, independente da Escola Jnica: a Escola Mobilista, escola prpria, independente da Escola Jnica: a Escola Mobilista, com tal com tal denominao justamente por conter no cerne de seu raciocnio filosfico denominao justamente por conter no cerne de seu raciocnio filosfico a idia de a idia de movimento. O movimento, que surge a partir da fora dos contrrios , movimento. O movimento, que surge a partir da fora dos contrrios , em si mesmo, em si mesmo, a fora dialtica por excelncia: movendo-se, descansa (o fogo etreo a fora dialtica por excelncia: "movendo-se, descansa (o fogo etreo do corpo do corpo humano) (Fragmento 84 a). O pensamento logolgico de Herclito, ao encontrar-se com o dinamismo do movimento, reveste-se de imprevisibilidade, na medida em que nada , mas vem-a-ser, a partir do encontro com seu24 contrrio: Tudo se faz por contraste; da luta dos contrrios nasce a mais bela harmonia (Fragmento 08). Logo, nada absoluto, pois o movimento constante faz com que as coisas sejam e no sejam numa dinmica sem fim.
A mudana e a transformao e, por conseqncia, o conflito so

FGV DIREITO 17

Claro que, na verdade, no h paradoxo, pois o fato de algum ser mentiroso no quer dizer que tudo que ele diz mentira. Mas o problema aponta para o paradoxo real que pode ser apresentado pela frase: Esta sentena falsa. Se a sentena falsa, ento ela verdadeira, mas se for verdadeira, ento ela falsa. Pode-se desqualificar este paradoxo dizendo-se ser ele sem sentido e autoreferenciado. Mas podemos dar uma verso que no auto-referente e tem pleno sentido gramatical: A SENTENA SEGUINTE FALSA A SENTENA ANTERIOR VERDADEIRA Estamos diante de uma inconsistncia lgica que vem sendo discutida e enfrentada h muito tempo pela filosofia.1 Independente dos resultados a que se chegue, o fato que mesmo em relao verdade, no h apenas vrias correntes ou definies, mas limites ontolgicos e lgicos com os quais devemos conviver, a despeito da sensao de insegurana que possa gerar em ns.

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

OBS: Herclito o pai da dialtica.

e o direito? [inserir figura 07] E O DIREITO?

constante mutao, inclusive o Direito. Se levarmos em conta a estrutura tridimensional intrprete. leis, verdade do processo ou verdade dodo direito, devemos considerar que basta a possvel falar-se em verdade ou seriam verdades? Como devemos considerar que basta a mudana de (norma,seus ou valor) para que fato ou mudana de um de seus elementos um de fato elementos (norma, lidar com os problemas de insegurana jurdica? valor) para que demais tambm se transformem. Veja-seVeja-se Brown x Brown x Board os os demais tambm se transformem. o caso o caso Board Aqui, deve-se apresentar aos alunos da aula). Education (aoEducation (ao trabalhadas poraula). como final as categorias final da autores
expresses tipo: inclusive o Direito.do Se verdade dos fatos, verdade conta a estrutura tridimensional do direito, levarmos em das com o Direito? A todo tempo somos confrontados com Jerzy Wrblewski e Manuel Atienza: contexto da descoberta e contexto da cultura o direito importa valores, sentido moral ou tico. Por isso, suas normas genricas ou concretas devem ser justificadas. O justo est para o campo cultural como o verdadeiro est para o campo natural. No direito, verdadeiro e justo se imbricam no campo tico. justificao. No direito no basta a verdade pura e simples. Como fenmeno da

Acreditar no devir heraclitiano E O DIREITO? Como o problema significa admitir que tudo est em constante Acreditar no devir heraclitiano da verdade se relaciona significa admitir que tudo est em mutao,

PARMNIDES DE ELA
CONTEXTO DA DESCOBERTA

parmnides de ela

Formas pelas quais "Pois bem, eu te direi, e tu recebe a palavra que ouviste, os nicos chega-se deciso. Pois bem, eu te direi, e tu recebe a palavra que ouviste, os nicos cami- Para uma boa sntese cf. KIRKHAM,caminhosVerdade. So Leopoldo: Unisinos, 2003. so a pensar: o primeiro, que e portanto Richard L. nhos deTeorias da de inqurito pensar: o primeiro, que e portanto que no inqurito que so a que 20 que no no caminho (pois verdade caminho o outro, no ser, de Persuaso ser, de Persuaso acompanha);(pois verdade que no e portanto que preciso no ser,portanto que te digo, atalho ser, este acompanha); o outro, que no e este ento, eu preciso no de todo incrvel; pois nem conhecerias o que no (pois no exeqvel), ento, eu te digo, atalho de todo incrvel; pois nem conhecerias o nem o dirias... (Fragmento 2). que no (pois no exeqvel), nem o dirias..." (Fragmento 2).

Parmnides, de uma gerao aps Herclito e seu principal opositor, pode-se considerar como o principal representante da Filosofia e seu Desta forma, ir dis- pode-se Parmnides, de uma gerao aps Herclito, do Ser. principal opositor, tinguir dois caminhos bsicos de reflexo filosfica: a do ser e a do no ser, sendo considerar como o principal representante da Filosofia do Ser. Desta forma, ir a segunda verdadeiramente impossvel, dada sua no-existencialidade, e a primeira distinguir realmente leva bsicos a reflexo altheia. aquela quedois caminhos a certeza,deverdade filosfica: a do ser e a do no ser, sendo Fundamental na leitura do fragmento nos parece o carter totalmente excludente a segunda verdadeiramente impossvel, dada sua no-existencialidade, e a primeira instaurado por Parmnides no paradoxo verdade altheia. proposies mutuaaquela que realmente leva certeza, ser / no ser. So duas mente exclusivas. No havendo intermedirios possveis e sendo o ser o nico caminho ento o que l diz falso. Contudo, se o que ele a verdade, oeste o absoluto, essncia de todo o universo, investigatrio capaz de levar diz falso, ento que l diz verdadeiro. Fundamental paradoxo, physis encontra-se na nos a prpria physis. na leitura do fragmento quer parece o carter totalmente excludente Claro que, na verdade, no h E se a pois o fato de algum ser mentiroso noprxis humana pelo lgos, manifestada na dizer que tudo que ele diz mentira. Mas o problema aponta para o paradoxo real que prtica racional-argumentativa, ento a concluso no poderia ser outra, seno a daproposies instaurado por Parmnides no paradoxo ser / no ser. So duas fipode ser apresentado pela frase: Esta sentena falsa. Se a sentena falsa, ento liao entre se forexclusivas. No Pode-se desqualificar este ela verdadeira, mas ser e pensar. Assim, para Parmnides, o nico caminho filosfico o do ser, mutuamente verdadeira, ento ela falsa. havendo intermedirios possveis e sendo o ser o nico paradoxo dizendo-se ser ele sem sentido e autoreferenciado. Mas podemos dar uma aquele que possibilita o pensar; concomitantemente, o pensar passa a ser atividade inverso que no auto-referente e tem pleno sentido gramatical: caminho ser na sua manifestao lgica: a verdade, este absoluto, essncia trnseca doinvestigatrio capaz de levar ... pois o mesmo aopensar e portanto ser,de todo o A SENTENA SEGUINTE FALSA universo, a prpria physis. de nmero trs. encontra-se na prxis nomeado diz o filsofo no seu fragmento E se a physis O sentido absoluto do serhumana pelo lgos, A SENTENA ANTERIOR VERDADEIRA no exerccio da na prtica demarca o carter de todos os entes:aaquele que , porque manifestada palavra que racional-argumentativa, ento concluso no poderia ser Estamos diante de uma inconsistncia lgica que vem sendo discutida e enfrentada h preciso ser, no pode ser outra coisa, e o que no muito tempo pela filosofia. Independente dos resultados a que se chegue, o fato , est excludo da verdade.
que mesmo em relao verdade, no h apenas vrias correntes ou definies, mas limites ontolgicos e lgicos com os quais devemos conviver, a despeito da sensao de insegurana que possa gerar em ns.

outra, seno a da filiao entre ser e pensar. Assim, para Parmnides, o nico
1

caminho e o direito?filosfico o do ser, aquele que possibilita o pensar; concomitantemente, o pensar passaE aDIREITO? Como o problemaintrnseca do ser na sua manifestao lgica: "... pois o ser atividade da verdade se relaciona O

Acreditar tempo somos confrontadoso filsofo no admitir que tudo nmero com o Direito? mesmo a pensar do A todo no ser fatos, verdade com significaseu fragmento de guarda trs. O e tipo: verdade dos parmendico portanto ser", diz das expresses uma essncia imutvel, ainda que uma camada superficial e acidental possa vir a se modificar, mas no a natureza das coisas. Logo, o Dilidar todos os entes: com os problemas de insegurana jurdica? preciso ser, no pode ser outra coisa, e o que aquele que , porque reito seria marcado por uma essncia imutvel.

leis, sentido absolutoverdadeser verdadeou verdadeverdades? exerccio da palavra,que demarca o carter de do do processo ou seriam do intrprete. nomeado no Como possvel falar-se em

Aqui, deve-se apresentar aos alunos as categorias trabalhadas por autores como Jerzy Wrblewski e Manuel Atienza: contexto da descoberta e contexto da justificao. No direito no basta a verdade pura e simples. Como fenmeno da cultura o direito importa valores, sentido moral ou tico. Por isso, suas normas genricas ou concretas devem ser justificadas. O justo est para o campo cultural como o verdadeiro est para o campo natural. No direito, verdadeiro e justo se

no , est excludo da verdade.

FGV DIREITO 18

26

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

bibliOGrafia Obrigatria

BORNHEIM, Gerd. Os filsofos pr-socrticos. So Paulo: Cultrix, 1999. (Introduo; Seo Herclito de feso; Seo Parmnides de Elia)
complementar

KIRK, G.S. SHOFIELD, M. Os filsofos pr-socrticos. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1994. (Captulo 2 Os Pensadores Jnios; e Captulo 3 A Filosofia no Ocidente)
aneXO brOWn cOntra a secretaria de edUcaO [brOWn v. bOard Of edUcatiOn]: a decisO da sUprema cOrte QUe transfOrmOU Um pas david pitts

Em maio de 1954 em uma deciso histrica, no caso Brown Contra a Secretaria de Educao [Brown v. Board of Education] a Suprema Corte dos Estados Unidos emitiu uma determinao segundo a qual as escolas pblicas segregadas eram inconstitucionais. O nome no caso, Brown, o nome de Oliver Brown, um negro, que iniciou um processo quando sua filha de sete anos, Linda, teve sua matrcula negada em uma escola primria s para brancos na pequena cidade de Topeka, Kansas, no meio-oeste dos Estados Unidos, onde eles viviam. Nosso colaborado, David Pitts, rastreou as origens de uma das mais importantes decises na histria do direito constitucional dos Estados Unidos, que resultou em transformaes no apenas em Topeka, mas na nao inteira. Na primavera de 1954, Oliver Brown era o pai mais famoso dos Estados Unidos. Mas ele no era o nico autor da ao no caso Brown contra a Secretaria de Educao, que originalmente foi iniciado em 1951. Doze outros autores em Topeka se uniram a Brown para representar seus filhos 20 ao todo que, em conformidade com a lei, deveriam freqentar escolas primrias segregadas. A ao inicial foi apoiada pela seo de Topeka da Associao Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor [National Association for the Advancement of Colored People] (NAACP), a organizao de direitos civis mais antiga do pas. O caso Brown, no entanto, no foi a primeira vez que a educao segregada, sancionada pela lei, sofreu um desafio nos Estados Unidos. Em 1849, uma ao havia sido iniciada em Boston, Massachusetts. Somente em Kansas, entre 1881 e 1949, 11 aes foram iniciadas contra os sistemas de escolas segregadas. Quando a ao de Topeka chegou Suprema Corte, a segregao racial era a norma, no a exceo, em boa parte do pas, e era permitida ou legalmente exigida em 24 estados. O caso
FGV DIREITO 19

O caso Brown, no entanto, no foi a primeira vez que a educao segregada, sancionada pela lei, sofreu um desafio nos Estados Unidos. Em 1849, uma ao havia sido iniciada em Boston, Massachusetts. Somente em Kansas, entre 1881 e 1949, 11 aes foram iniciadas contra os sistemas de escolas segregadas. Quando a ao de EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE Topeka chegou Suprema Corte, a segregao racial era a norma, no a exceo, em boa parte do pas, e era permitida ou legalmente exigida em 24 estados. O caso Brown se destaca porque foi o primeiro caso bem sucedido desse tipo, por causa da

Brown se destaca porque foi o primeiro caso bem sucedido desse tipo, por causa da abrangncia determinao da da Suprema Corte, e por causa radical que abrangncia dada determinaoSuprema Corte, e por causa do efeitodo efeito radical que teve sobre a sociedade americana em meados do sculosculo XX. teve sobre a sociedade americana em meados do XX. O heri annimo no processo de Topeka McKinley Burnett, que, na poca, era o presidente da seo McKinley "O heri annimo no processo de Topeka local da NAACP, diz C.E. (Sonny) Scroggins,da seo local da Burnett," que, na poca, era o presidente chefe do Comit de Kansas para a Comemorao do Caso BroNAACP, diz C.E. (Sonny) Scroggins, chefe do Comit de wn Contra a Secretaria de Educao [Kansas CommitKansas para a Comemorao do of Education]. tee to Commemorate Brown v. Board Caso Brown Contra a Foi Burnett que reuniu Oliver Brown e os outros pais e Secretaria de Educao [Kansas Committee to foi em frente comBrown v. legal, com aEducation]. "Foi Burnett o desafio Board of ajuda dos advoCommemorate gados locais, acrescenta Scroggins, um ponto de vista Foto: Cortesia de Marita Davis. que reuniu Oliver Brown e os outros pais e foi em frente com Foto: Cortesia de confirmado por outras fontes em Topeka. Na verdade, esquerda, Walter White, viceMarita Davis. o desafio legal, com ajuda da advogados Burnett com a ajuda daasecretria dosNAACP Lu- locais", president executivo da naacp; esquerda, Walter acrescenta os advogados Charles de vista Scott, direita, mcKinley burnett, presi- cinda Todd eScroggins, um ponto Scott, Johnconfirmado por dente da seo da naacp de to- Elisha Scott e Charles Bledsoe desenvolveram uma White, vice-president outras fontes em Topeka. Na verdade, Burnett -- com a estratgia para ganhar a causa. pekano incio da dcada de 50.
executivo da NAACP; ajuda da secretria da NAACP Lucinda Todd e os Heri Annimo

Heri Annimo

Burnett morreu em 1970. Seu filho, Marcus, que tinha 13 anos na poca do processo inicial e que ainda mora em Topeka, diz que desafiar a segregao foi uma luta qual meu pai se dedicou por toda a sua vida. Ele era um trabalhador comum que acreditava que a segregao poderia ser abolida por meio dos tribunais. O tempo inteiro ele estava convencido de que venceramos. A irm de Marcus Burnett, Marita Davis, que atualmente mora em Kansas City, Kansas, concorda. Meu pai estava sempre lutando pelos seus direitos, ela diz. Eu me lembro de que, at mesmo quando eu era bem pequena, ele estava sempre escrevendo cartas e organizando reunies. A luta contra a segregao nas escolas se tornou uma coisa muito importante para ele. Autores De acordo com algumas fontes em Topeka, Oliver Brown tinha uma posio de liderana entre os autores, principalmente porque ele era o nico homem do grupo. Mas Charles Scott Jr., filho do principal advogado local, diz que Oliver Brown se tornou o lder entre os autores porque o seu nome era o primeiro, por ordem alfabtica. O caso foi levado em frente por meu pai e por outros advogados locais, em colaborao com o Sr. Brunett e a NAACP. Linda Brown Thompson, que atualmente tem 55 anos e ainda mora em Topeka, reluta em falar sobre a sua experincia e sobre o papel do seu pai ao desafiar o sistema, em parte porque ela acha que a mdia concentrou suas atenes em demasia na sua pessoa, ignorando os outros 12 autores da ao em Topeka. Sua irm, Cheryl Brown Henderson, diretora-executiva da Fundao Brown para a Igualdade, Excelncia e Pesquisa na Educao [Brown Foundation for Educational

28

FGV DIREITO 20

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

Equity, Excellence and Research], concorda com a avaliao de Charles Scott Jr. Temos muito orgulho do que nosso pai fez, Henderson diz. Mas importante que o caso Brown no seja simplificado demais no devemos esquecer os advogados, os outros autores em Topeka e os autores nos outros estados, que acabaram sendo includos no caso Brown. Zelma Henderson e Vivian Scales, duas pessoas que fazem parte do grupo de autores de Topeka, e que ainda moram na cidade, eram jovens mes no incio da dcada de 50. As duas mulheres estavam ansiosas para entrar no caso. E as duas so muito gratas a McKinley Burnett e aos advogados locais, dizendo que foi a liderana dessas pessoas que tornou possvel a luta pela integrao.

Eu tinha que levar meus dois filhos de carro at o outro lado da cidade, passando por duas escolas s outro lado da cidade, passando por duas escolas s para para brancos, escola s escola s para negros", diz brancos, at umaat uma para negros, diz Henderson. Henderson. Meus filhos sempre do papel que tiveMeus filhos sempre tiveram orgulhotiveram orgulho do mos naque tivemos na histria, ela continua. "Donald papel histria, ela continua. Donald Andrew ainda est aqui em Topeka. Ele tem 55 anos. Mas minha filha, Andrew ainda est aqui em Topeka. Ele tem 55 anos. Vicki Ann, morreu de cncer em 1984.

"Eu tinha que levar meus dois filhos de carro at o

Mas minha filha, Vicki Ann, morreu de cncer em

Scales tambm diz que tinha que levar sua filha, Ruth Ann escola, passando 1984." por uma escola s para brancos que ficava bem em frente nossa casa. Minha filha, Scales tambm diz que tinha que levar sua filha, Ruth Ann escola, "passando por que ainda mora aqui e est com 57 anos, se sente muito bem devido ao que aconuma Eu acho que fizemos uma coisa muito importante. teceu. escola s para brancos que ficava bem em frente nossa casa. Minha filha, que
ainda mora aqui e est com 57 anos, se sente muito bem devido ao que aconteceu.

O dia de Burnett e dos autores no tribunal em Topeka foi o dia 28 de fevereiro de 1951. Eles compareceram ao Tribunal Federal de Primeira Instncia da CircunsO dia de Burnett e District Court for the District of Kansas]. o dia 28 de fevereiro de crio de Kansas [U.S. dos autores no tribunal em Topeka foi Raymond Carter, que atualmente juiz federal em Tribunal Federal de Primeira Instncia da Circunscrio 1951. Eles compareceram ao Nova York, era, na poca, advogado do Fundo de Defesa Legal da NAACP [NAACP Legalthe District of Kansas]. Raymond Carter, que de Kansas [U.S. District Court for Defense Fund]. Com a ajuda dos outros advogados locais, ele apresentou o caso e solicitou a emisso de um mandado judiatualmente juiz cial que proibisse a federal emnas escolas primrias pblicasadvogado do Fundo de Defesa segregao Nova York, era, na poca, de Topeka. Legal juzes se mostraram favorveisDefense dos autores, dizendo, na suaoutros advogados Os da NAACP [NAACP Legal causa Fund]. Com a ajuda dos deciso: A segregaoapresentou brancas e e solicitou escolas pblicas um mandado judicial que locais, ele de crianas o caso negras nas a emisso de prejudicial para as crianas negras. Mas no final a deciso dos juzes foi contra os autores porque a proibisse a segregao nas escolas primrias pblicas de Topeka. Suprema Corte havia decretado, em uma deciso de 1896 no caso Plessy contra Os juzes que sistemas escolares separados porm iguais para negros e sua deciso: "A Ferguson se mostraram favorveis causa dos autores, dizendo, nabrancos segregao de constitucionais, e e negras nas escolas pblicas Portanto, eram, na verdade,crianas brancas essa deciso no havia sido anulada. prejudicial para as o tribunal de KansasMas no final a deciso uma juzes foifavor da Secretaria de porque a crianas negras." se sentiu forado a tomar dos deciso a contra os autores Educao de Kansas e contra os autores, por causa do episdio de Plessy. Suprema Corte havia decretado, em uma deciso de 1896 -- no caso Plessy contra De certa forma, meu pai, os outros advogados locais e o Sr. Burnett no ficaram Ferguson -- que sistemas Scott Jr. Eles sabiam que a nica formapara negros ae brancos decepcionados, diz Charles escolares "separados porm iguais" de derrubar segregao verdade, constitucionais, eem Topeka, era no havia sido anulada. Portanto, o eram, na no pas inteiro e no apenas essa deciso perder a causa e em seguida entrar com um recurso nasentiu forado a tomar uma deciso a favor da Secretaria de tribunal de Kansas se Suprema Corte.
A Primeira Deciso Educao de Kansas e contra os autores, por causa do episdio de Plessy.
FGV "De certa forma, meu pai, os outros advogados locais e o Sr. Burnett no ficaramDIREITO 21

EuA PrimeirA fizemos uma coisa muito importante." acho que Deciso

decepcionados", diz Charles Scott Jr. "Eles sabiam que a nica forma de derrubar a segregao no pas inteiro e no apenas em Topeka, era perder a causa e em seguida

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

A Deciso DA suPremA corte No dia 1 de outubro de 1951, ao ser preparado para ir ao tribunal que tem a posio hierarquicamente mais elevada no pas, o caso Brown foi combinado a outros processos que desafiavam a segregao nas escolas, na Carolina do Sul, Virgnia, Delaware e no Distrito de Colmbia. O nome do conjunto de casos passou a ser, oficialmente, Oliver L. Brown e Outros Contra a Secretaria de Educao de Topeka e Outros [Oliver L. Brown et al. v. The Board of Education of Topeka, et al]. Thurgood Marshall, que mais tarde foi o primeiro negro a fazer parte da Suprema Corte, era o diretor jurdico da NAACP no nvel nacional. Ele apresentou com sucesso o caso, representando os autores. A deciso unnime declarando que as escolas segregadas eram inconstitucionais foi lida no dia 17 de maio de 1954, pelo juiz-presidente da Suprema Corte Earl Warren. Conclumos, ele disse, que no campo da educao pblica no h lugar para a doutrina de separados porm iguais. Estabelecimentos de ensino separados so inerentemente desiguais. Portanto, declaramos que os autores e outros que se encontram em situao similar, para os quais essas aes foram iniciadas, esto sendo, devido segregao da qual reclamaram, privados da proteo igual das leis, garantida pela Dcima-Quarta Emenda. umA GrAnDe VitriA LeGAL O resultado do caso Brown Contra a Secretaria de Educao foi considerado uma grande vitria legal, um caso histrico que serve para mostrar que, nos Estados Unidos, os tribunais existem no apenas para condenar crimes, mas para afirmar direitos. Trata-se de uma das mais importantes decises da Suprema Corte, diz Robert Barker, professor de direito e especialista em direito constitucional na Faculdade de Direito da Universidade de Duquesne [Duquesne University School of Law] em Pittsburgh, Pensilvnia. importante observar, ele acrescenta, que a Suprema Corte contou com a clusula de proteo eqitativa da Dcima-Quarta Emenda da Constituio dos Estados Unidos, ao apresentar a sua deciso. A Corte aplicou a clusula de proteo eqitativa com a finalidade a que ela se destina proporcionar proteo para os negros, em particular. No entanto, segundo Barker, h um significado mais amplo. A deciso de 1954 resultou em muitos outros casos nos quais a clusula de proteo eqitativa foi citada, beneficiando mulheres e outros grupos que achavam que seus direitos eqitativos lhes estavam sendo negados. Ao ser indagado como a Corte pode tomar uma deciso a favor da segregao no caso Plessy contra Ferguson e contra ela no caso Brown Barker responde que a Corte dispunha de mais de 50 anos de provas de que a segregao racial, da maneira que era praticada, era, na verdade, um mtodo de se oprimir um grupo racial e no algo separado porm igual. Mark Tushnet ecoa o pronunciamento de Barker no seu livro definitivo, Brown v. Board of Education: The Battle for Integration. [traduo livre: Brown Contra a Secretaria de Educao: A Batalha pela Integrao]. At hoje, ele escreve o caso Brown se destaca como a mais profunda afirmao da Corte sobre a questo central
FGV DIREITO 22

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

da histria dos Estados Unidos como os americanos de todas as raas se tratam entre si. Nesse aspecto, trata-se de uma vitria do constitucionalismo americano. Pau Wilson, o procurador-adjunto do estado de Kansas que tratou do caso, no tribunal, a favor da segregao, concorda. A deciso da Suprema Corte, ele diz, ampliou a definio de justia bsica nas relaes entre as comunidades. Wilson, que detalha a histria do processo em A Time To Lose: Representing Kansas in Brown v. Board of Education [traduo livre: Hora de Perder: Representando Kansas no caso Brown Contra a Secretaria de Educao], escreve que a deciso tambm deu uma nova dimenso ao conceito constitucional de proteo eqitativa e do devido processo legal. DePois DA Deciso A Secretaria de Educao de Topeka no esperou a ordem da Corte para unir as suas escolas primrias negras e brancas. Antes do caso Brown, a lei de Kansas havia previsto a segregao das escolas primrias das comunidades com populao superior a 15.000 pessoas. As escolas de nvel mdio (equivalentes s stima e oitava sries do primeiro grau, e s trs sries do segundo grau, no Brasil) nunca havia sido segregadas. Mas em grande parte da nao, a tarefa seria mais difcil. Este um dos motivos pelos quais a Suprema Corte, em um ato posterior, menos conhecido, emitiu, em 1955, uma deciso judicial, determinando um incio imediato e razovel das providncias para a total conformidade e a implementao da integrao das escolas com a devida rapidez. Mesmo assim, houve muita resistncia e a disposio das autoridades do poder executivo de usar a fora para implementar a deciso da Corte se fez necessria em alguns lugares. O caso mais famoso ocorreu em 1957, quando o presidente Dwight Eisenhower enviou tropas federais a Little Rock, Arkansas, depois que o governador do estado desobedeceu uma ordem de um tribunal federal para integrar as escolas locais a primeira vez em que tropas federais entravam em um estado do sul para proteger os negros desde os primeiros anos aps a Guerra Civil. Em outras partes do sul do pas, a situao variava de lugar para lugar. Na maioria dos lugares, a abolio da segregao ocorreu sem problemas, embora nem sempre com rapidez. No ano letivo 1956-1957, o fim da segregao, afetando 300.000 crianas negras, estava em andamento em 723 distritos escolares, de acordo com David Godfield, que conta em detalhes a histria do fim da segregao em Black, White and Southern [traduo livre: Negros, Brancos e Sulistas]. Por outro lado, diz Goldfield, os legisladores promulgaram 45 leis com o objetivo de contornar a determinao da Suprema Corte e at 1960, menos de um por cento dos estudantes do sul do pas estavam freqentando escolas integradas. O andamento do processo foi muito mais rpido em Topeka e no meio-oeste, de modo geral; o sul finalmente recuperou o atraso no final da dcada de 60 e incio da dcada de 70. Embora a luta contra a segregao sancionada pelas leis tenha sido vencida h muito tempo, os tribunais federais, atualmente, ainda esto lidando com questes referentes segregao nos distritos escolares, que so o resultado das tendncias na escolha de reas residenciais.
FGV DIREITO 23

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

os tribunAis cAusAm muDAnAs em Posies trADicionAis A luta contra a segregao mostra como difcil mudar posies e costumes em qualquer sociedade, especialmente as posies que apresentam razes profundas na tradio e na histria, diz John Paul Jones, professor de direito e especialista em questes constitucionais na Universidade de Richmond [University of Richmond], em Virgnia. Um fato importante que as mudanas, quando elas ocorreram, foram, em grande parte, o resultado de atos do judicirio para fazer valer direitos inalienveis assegurados pela Constituio dos Estados Unidos, e no o resultado de medidas sancionadas por legislaturas e executivos eleitos pelo povo. Sem um judicirio independente, e sem as garantias da Constituio no que se refere aos direitos das minorias, ele acrescenta, a luta pelo fim da segregao teria sido muito mais difcil. Gary Orfield e Susan Eaton, concordam. Os tribunais, incluindo a Suprema Corte, tiveram um papel essencial, em comparao com os outros ramos do governo; o que eles escrevem em Dismantling Segregation [traduo livre: Acabando com a Segregao]. Eles acrescentam: Com a exceo do perodo de 1964 a 1968, os tribunais e no o poder legislativo ou o executivo tm sido os elementos dominantes na elaborao de polticas no que se refere ao fim da segregao. Embora a Suprema Corte somente tenha derrubado a segregao nas escolas pblicas, o impacto da iniciativa foi muito mais amplo. Essa ao ajudou a deflagrar uma ofensiva sem trgua contra a segregao em todas as esferas da vida americana, incluindo o servio pblico e o mercado de trabalho. Apenas um ano e meio aps a determinao da Suprema Corte, em dezembro de 1955, o Dr. Martin Luther King Jr. liderou um bem sucedido boicote aos nibus em Montgomery, Alabama, em sinal de protesto contra a segregao no sistema de transporte pblico local. Nos anos seguintes, mandados contra a segregao foram impetrados, como parte de um cenrio de aes populares iniciadas por um grande nmero de organizaes no-governamentais; essas aes, em conjunto, formaram o movimento pelos direitos civis. Com a promulgao da Lei dos Direitos Civis [Civil Rights Act] em 1964, e da Lei do Direito ao Voto [Voting Rights Act] em 1965, a segregao foi praticamente eliminada. Fizemos A coisA certA Os historiadores dos direitos civis, particularmente, ressaltam a importncia do resultado do caso Brown para o progresso nas relaes raciais em geral. A deciso proporcionou um critrio de avaliao de justia independente da cor das pessoas pelo qual os americanos poderiam balizar seu progresso rumo realizao do ideal de oportunidades iguais, escreve Robert Wiesbrot em Freedom Bound: A History of Americas Civil Rights Movement [traduo livre: Rumo Liberdade: Uma Histria do Movimento pelos Direitos Civis nos Estados Unidos]. O fato ainda motivo de muito orgulho para os autores sobreviventes, quase meio sculo mais tarde. Lembro-me como se fosse ontem, diz Zelma Henderson. A primeira notcia que vi sobre isso foi no jornal, o Topeka State Journal. Lembrome bem da manchete, em letras garrafais: Proibida a Segregao nas Escolas. Senti
FGV DIREITO 24

Movimento pelos Direitos Civis nos Estados Unidos]. O fato ainda motivo de muito orgulho para os autores sobreviventes, quase meio sculo mais tarde. Lembro-me como se fosse ontem, diz Zelma Henderson. A

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE primeira notcia que vi sobre isso foi no jornal, o Topeka State Journal. Lembro-me
bem da manchete, em letras garrafais: Proibida a Segregao nas Escolas. Senti uma alegria enorme. Pensei, naquele momento, e penso, agora, que fizemos a coisa

uma alegria enorme. Pensei, naquele Isso aconteceu h muito tempo, mascoisa certa. Vivian Scales acrescenta, momento, e penso, agora, que fizemos a uma coisa certa. Vivian Scales acrescenta, Isso aconteceu h muito tempo, mas uma coisa que voc nunca esquece, que voc nunca esquece, queque fica com voc para sempre. fica com voc para sempre. Marcus Burnett no se lembra, especificamente, da reao do seu pai no dia em que a Suprema Corte reao do segregao.no diaele sempre acreditava queCorte derrubou a seu pai Mas em que a Suprema haveria justia, portanto "Mas ele sempre que ele fiderrubou a segregao.eu tenho certeza de acreditava que cou muito feliz, Burnett diz. Meu pai acreditava que haveria justia, portanto eu tenho certeza de que ele os tribunais eram o lugar certo para se desafiar a segreficou muito feliz",deixou de acreditar pai acreditava que os gao. Ele nunca Burnett diz. "Meu que os tribunais, tribunaisfariam valer alugar certo epara se desafiar a no final, eram o Constituio a Declarao dos Direitos, e eliminariam a segregao. segregao. Ele nunca deixou de acreditar que os No dia 26 de outubro de 1992, o presidente George tribunais, no final, fariam valer a Constituio e a Bush sancionou a Lei Pblica 12-525 [Public Law 12Declarao dos Direitos, e eliminariam a segregao." 525] determinando a criao do Stio Histrico NacioNo dia 26 de Brown Contra a Secretaria de Educao Bush nal do Caso outubro de 1992, o presidente George [Brown v. Board of Education National Historic Site], em memria da deciso da Suprema Corte, de 1954. O stio fica em Topeka, na Escola Primria de Monroe 34 [Monroe Elementary School], a mesma escola freqentada por Linda Brown, quase meio sculo atrs, antes do fim da segregao.
Marcus Burnett no se lembra, especificamente, da

marcus burnett, esquerda, filho Marcus Burnett, do lder da naacp em topeka, mcKinley burnett, e o ativista poda NAACP em Topeka, ltico sonny scroggins, na entrada da escola Burnett, e McKinley primria monroe. o

esquerda, filho do lder

O memorial um trabalho da Fundao Brown [Brown Foundation] e do Comit de Kansas para a Comemorao do Caso Brown Contra a Secretaria de Educao [Kansas Committee to Commemorate Brown v. Board of Education], entre outras entidades e indivduos ter materiais udio-visuais e uma biblioteca para pesquisas, e dever ser aberto ao pblico em 2002. Esperamos que as pessoas visitem o local para compreender melhor a abrangncia e a complexidade da deciso sobre o caso Brown, diz Qefiri Colbert, porta-voz do Servio Nacional de Parques [National Park Service], rgo que ficar encarregado da manuteno do memorial. Oliver Brown, Zelma Henderson, Vivian Scales e os outros pais poderiam, facilmente, se conformar com a decepo, mas eles transformaram sua raiva em ao, diz Sonny Scroggins, do Comit de Kansas para a Comemorao do Caso Brown Contra a Secretaria de Educao. Naquela poca, os pais demonstraram muita coragem, ele acrescenta. O resultado final foi, no apenas o fim da segregao, mas uma mudana fundamental no pensamento dos americanos em relao raa e igualdade, em conformidade com a lei. Eu estou muito velha, mas se tivesse que fazer isso de novo, eu o faria, diz Vivian Scales. Quando voc pensa no assunto, a mensagem da deciso do caso Brown e do memorial, na verdade, que todos os seres humanos e raas nascem iguais, acrescenta Zelma Henderson. Fomos Suprema Corte dos Estados Unidos para afirmar esse fato, e vencemos.
FGV DIREITO 25

AULA 4. LINGUAGEM E VERDADE: OS SOFISTAS

NOTA AO PROFESSOR 1. Tema da aula

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

aUla 4. lingUagem e Verdade: os soFistas A verdade como linguagem na sofstica. NOTA AO ALUNO
2. Objetivos tema da aUlada aula

A verdade debate acerca da relao entre verdade e linguagem a partir do Introduzir o como linguagem na sofstica.
pensamento sofstico.

ObjetivOs da aUla

Introduzir o debate acerca da relao entre verdade e linguagem a partir do pensamento sofstico.
DESENVOLVIMENTO Poucas doutrinas na histria do ocidente foram to atacadas e vitimadas pelo prepare-se para a aUla preconceito como a sofstica. A maior parte do que nos foi passado acerca dos sofistas eram apenas demagogos e enganadores. Contudo, a sofstica preconceito como a sofstica. A maior parte do que nos foi passado acerca dos sofis- um tas foi, justamente, pelos seus inimigos. Na pena de Plato esofisticado do que em geral movimento bem mais profundo e interessante donde Aristteles, os sofistas eram apenas demagogos e enganadores. Contudo, a sofstica um movimento bem se apresenta. Os sofistas foram pensadores que rumaram das colnias para Atenas e, mais profundo e interessante donde sofisticado do que em geral se apresenta. Os por isso, conheciam todo o rumaram das colnias para Atenas e, por ser conhesofistas foram pensadores que debate entre Herclito e Parmnides isso,e devir. Alm de conhecerem o debate Herclito Parmnides ao devir. Alm de conhecerem ciam todo o debate entre filosfico, ededicavam-seser e estudo e ensino da retrica. Esse o debate filosfico, dedicavam-se ao estudo e ensino da retrica. Esse incremento incremento da racionalidade argumentativa foi imprescindvel ao desenvolvimento e da racionalidade argumentativa foi imprescindvel ao desenvolvimento e impulso impulso inicial da filosofia. inicial da filosofia. A questo central dos sofistas (ao menos na sua primeira gerao) era a afirmao desofistas (ao menos na polis primeira gerao) A questo central dos que todas as coisas na sua (poltica, direito, afirmao de resultavam de uma conveno ou (poltica, direito, era a religio etc...) que todas as coisas na polis cultura humana. Assim, nada na polis resultava de uma fora natural religio etc...) resultavam de uma conveno ou cultura humana. superior e intangvel. Como tudo era produto da conveno Assim, nada na polis modificado pelo prprio homem. superior e nomos , tudo poderia ser resultava de uma fora naturalAssim, na primeira gerao de sofistas, a leidaoconveno nomos ,tudo intangvel. Como tudo era produto e direito nada tem de natural ouser modificado construdos polticamente atravs na primeira poderia divino, mas so pelo prprio homem. Assim, do exerccio da retrica na gora. Da a importncia do discurso convincente peith. gerao de direito nada Assim, o logos sofistas, a lei paraoa construo do tem de natural do certo e domas so a ferramenta e legal e do ilegal, ou divino, construdos polticamente atravs do lingstica de quem na Para comprovar errado, e tudo depender da habilidade exerccio da retricafala. gora. Da a importncia esta idia, Grgias de Eleontino, um dos principais sofistas, numa obra intitulada Elogio de Helena (que foi condenada por toda a tradio grega por ter provocado 47 a Guerra de Tria), afirma que Helena no pode ser acusada nem condenada, pois pode ter agido por amor ou por desgnio dos deuses, pela violncia do rapto ou pela seduo da palavra. Grgias chega mesmo ao ponto de marcar um dia para fazer
FGV DIREITO 26

sofistas foi, justamente, pelosdo ocidente foramNa pena de e vitimadas pelo Poucas doutrinas na histria seus inimigos. to atacadas Plato e Aristteles, os

Para comprovar esta idia, Grgias de Eleontino, um dos principais sofistas, numa obra intitulada Elogio de Helena (que foi condenada por toda a tradio grega por ter provocado a Guerra de Tria), afirma que Helena no pode ser acusada nem condenada, pois pode ter agido por amor ou por desgnio dos deuses, pela violncia EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE do rapto ou pela seduo da palavra. Grgias chega mesmo ao ponto de marcar um dia para fazer sua acusao em praa pblica e, no dia seguinte, para ele mesmo fazer sua defesa, demonstrando, com isso, a superioridade da palavra em relao a qualquer conceito convencionado. demonstrando com isso a superioridade da palavra em relao a qualquer conceito

sua acusao em praa pblica e, no dia seguinte, para ele mesmo fazer sua defesa, convencionado.

sofista Protgoras de Abdera:

Prepare-se Protgoras de Abdera sobre a legou a mais conhecida Foi o grandepara o debate, meditandoque nos seguinte frase do
de todas as sentenas sofsticas: O HOMEM A MEDIDA DE

TODAS AS COISAS; portanto, TODASltimo para o certo e o errado, O HOMEM A MEDIDA DE critrio AS COISAS o verdadeiro e o falso. Claro que o homem em questo no o

At que ponto o homem pode instituir suas prprias verdades? indivduo particular, mas o cidado da polis. Com efeito, no se trata Agora, observe atentamente o quadro de Salvador Dali:

de mero relativismo individualstico, mas de relatividade histrica, isto , uma verdade pode ser convencionada na polis at que outra a substitua em outro momento histrico. Essa possibilidade de reinstituir a verdade abre ao homem um extraordinrio campo de possibilidades. No nvel mais radical, nada se mantm imune possibilidade de ser resignificado pela palavra, desde que esta seja articulada no discurso convincente: a
ento o que l diz falso. Contudo, se o que ele diz falso, ento o que l diz verdadeiro.

retrica. A linguagem , portanto, o instrumento mais eficaz no processo social de instituio da verdade. Isso graas ao fato da filosofia sofstica ter desfeito a vinculao parmendica entre realidade e pensamento, ser e pensar. No Tratado do No Ser, Grgias faz suas clssicas afirmaes: 1. 2. 3. Nada ; Mesmo que seja, no pode ser pensado; Mesmo que seja pensado, no pode ser dito.

Claro que, na verdade, no h paradoxo, pois o fato de algum ser mentiroso no quer

dizer que tudo que ele diz mentira. Mas o problema aponta para o paradoxo real que ela verdadeira, mas se for verdadeira, ento ela falsa. Pode-se desqualificar este paradoxo dizendo-se ser ele sem sentido e autoreferenciado. Mas podemos dar uma verso que no auto-referente e tem pleno sentido gramatical: A SENTENA SEGUINTE FALSA

pode ser apresentado pela frase: Esta sentena falsa. Se a sentena falsa, ento

A SENTENA ANTERIOR VERDADEIRA

Estamos diante de uma inconsistncia lgica que vem sendo discutida e enfrentada h muito tempo pela filosofia.1 Independente dos resultados a que se chegue, o fato

que mesmo em relao verdade, no h apenas vrias correntes ou definies, mas limites ontolgicos e lgicos com os quais devemos conviver, a despeito da sensao de insegurana que possa gerar em ns.

e o direito? Para alm da habilidade retrica, fica a distino entre SER, PENSAR e DIZER, como E O DIREITO?
E O DIREITO? Como ona linguagem comoestatuto prprio. Assim, o dizer linguagem Acreditar problema da verdade se como trs planos autnomos com dignidade relaciona campo prprio da verdade significa Acreditar na linguagem e campo prprio da verdade significa

admitir tipo: as verdades jurdicas expresses filosfica e autonomia no possui envergadura doque verdade dos fatos, verdade das paradecorrem de planos metafsicos prpria resignificar os entes na sua
admitir que as verdades jurdicas no decorrem de planos antes, dos agentes lingsticos ou transcendentes, mas, antes, dos agentes lingsticos que a instituem lidar com os problemas de insegurana jurdica? por um ato de fala. Isso implica a conseqncia de que tambm posque . Veja-se o seguinte quadro de Salvador Dali: que no tambm possvel resignificar a momento as categorias das verdade jurdicas. svel resignificar a todo todo momento as categorias das verdade
Aqui, deve-se apresentar aos alunos as categorias trabalhadas por autores como Jerzy Wrblewski e Manuel Atienza: contexto da descoberta e contexto da justificao. No direito no basta a verdade pura e simples. Como fenmeno da cultura o direito importa valores, sentido moral ou tico. Por isso, suas normas genricas ou concretas devem ser justificadas. O justo est para o campo cultural como o verdadeiro est para o campo natural. No direito, verdadeiro e justo se imbricam no campo tico. leis, verdade do processo outranscendentes, mas, metafsicos ou verdade do intrprete.

com o Direito? A todo tempo somos confrontados com

possvel falar-se o princpio da identidade, seriam verdades? Como identidade. Quebra-se em verdade ou por um ato de fala. Isso pois uma coisa pode ser (tornar-se) o que a instituem implica a conseqncia de

jurdicas. * *

bibliOGrafia

Obrigatria

CHAU, Marilena. Introduo histria da filosofia: dos pr-socrticos a Arist- Para uma boa sntese cf. KIRKHAM, Richard L. Teorias da Verdade. So Leopoldo: Unisinos, 2003. teles. So Paulo: Brasiliense, 1994. (Captulo III. Os Sofistas e Scrates: o AULA 4 20 Humano como tema e problema: seo 3 Os Sofistas ou a arte de ensinar) LINGUAGEM E VERDADE: Os Sofistas

CONTEXTO DA DESCOBERTA

Formas pelas quais chega-se deciso.

48

FGV DIREITO 27
49

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

complementar

BARKER, Ernest. Teoria poltica grega. Braslia: EdUnB, 1978. (Captulo IV. A Teoria Poltica dos Sofistas)

FGV DIREITO 28

AULA 5. CONCEITO E VERDADE: SCRATES

NOTA AO PROFESSOR

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

aUla 5. da aula 1. Tema ConCeito e Verdade: sCrates


A verdade como conceito abstrato.

NOTA AO ALUNO tema da aUla 2. Objetivos da aula

A verdade como conceito abstrato.


Introduzir o debate acerca da verdade como conceito puramente racional a partir do pensamento socrtico. ObjetivOs da aUla

Introduzir o debate acerca da verdade como conceito puramente racional a partir do pensamento socrtico. DESENVOLVIMENTO
prepare-se para a divisor O mais conhecido aUla de guas da filosofia ocidental , sem dvida, Scrates. No

O mais conhecido divisor de guas da filosofia ocidental , sem dvida, Scrates. Scrates para demarcar uma etapa inicial e decisiva do pensamento ocidental. A No h comprovao histrica de sua existncia, mas a filosofia se vale do arcabouo partir de Scrates deu-se a clivagem racionalista que pensamento todos at hoje. Scrates para demarcar uma etapa inicial e decisiva do nos marca a ocidental. A partir de Scrates deu-se a clivagem racionalista que nos marca a todos at hoje. A A chamada"reconstruo socrtica recolocou o tema da ver- verdade chamada reconstruo socrtica" recolocou o tema da dade como aletheia no centro de todas as discusses. Trata-se da como aletheia no centro de todas as discusses. Trata-se da opo opo que faz Scrates pela Razo como fundamento primeiro que faz Scrates pela certo e justo. fundamento filsofo, de tudo que verdadeiro, Razo como A partir desse primeiro de tudo aque verdadeiro, certo prtica de partir desse filsofo, a razo deixa razo deixa de ser uma e justo. A comunicabilidade entre os indivduos para se tornarcomunicabilidade entre os indivduos para se inteligibilidade do real. Esta guinada de ser uma prtica de representar um dos mais profundos cortes no pensamento de tornar inteligibilidade do real. Esta guinada representar toda a tradio, marcando todos os aspectos da vida humana. um dos mais profundos cortes pensamento de sentido, sendo marcando todos os Para Scrates, o homemnodotado de razo etoda a tradio,este ltimo o que nosaspectos d acessohumana. Para Scrates, o homem dotadopor modificar-se constanda vida ao mundo emprico, que, porm, superficial de razo e sentido, sendo este temente. J a razo nos possibilita conhecer o mundo inteligvel, aquele onde a ltimo o que nos d acesso ao mundo emprico, que, porm, superficial por verdade e a justia se apresentam de forma definitiva. Verdade e justia tornam-se modificar-se constantemente. J a razo nos possibilita conhecer o para tosinnimos dentro de uma racionalidade universal, necessariamente vlidamundo inteligvel, aquele onde a que reduz a princpios unidades conceituais. dos os homens, verdade e os justia se apresentam de forma definitiva. Verdade e justia A verdade no reside na linguagem racionalidade dxa de cada indivduo. tornam-se sinnimos dentro de umaou na opinio universal, necessariamente vlida Da mesma forma, o real fundamento das relaes no est nas convenes e normas para todos os homens, que reduz os princpios unidades conceituais. nmos especficas que produzem justias singulares. O realmente verdadeiro e realmente justo o que se eleva acima das mltiplas individualidades e somente alcanado pelo sujeito virtuoso que abandona todos os seus preconceitos. O ponto 52 central do pensamento socrtico que a prtica da justia como virtude apenas ser alcanada pelo conhecimento da justia. Assim, a questo epistemolgica ser a
FGV DIREITO 29

h comprovao histrica de sua existncia, mas a filosofia se vale do arcabouo

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

chave de leitura para a compreenso do posicionamento que Scrates assume ante a physis e a plis. desta maneira que podemos entender seu lema conhece-te a si verdadeiro. Claro que, na verdade, no h paradoxo, pois o fato de algum ser mentiroso no quer mesmo: a busca da verdade universal inscrita em conceitos racionais. Para Scrates, dizer que tudo que ele diz mentira. Mas o problema aponta para o paradoxo real que a justia este conceito racional sentena falsa, ento pode ser apresentado pela frase: Esta sentena falsa. Se aque deve ser compreendido por todos os homens. ela verdadeira, mas se for verdadeira, ento ela falsa. Pode-se desqualificar este Para tanto, prope um mtodo que constitudo de dois momentos: o primeiro a paradoxo dizendo-se ser ele sem sentido e autoreferenciado. Mas podemos dar uma verso que no auto-referente e tem de perguntas leva seu interlocutor a reconhecer seus preconceiironia, onde atravs pleno sentido gramatical: tos e sua ignorncia sobre o tema em debate; o segundo a maiutica, onde, tamA SENTENA SEGUINTE FALSA A SENTENA ANTERIOR VERDADEIRA bm atravs de perguntas, leva seu interlocutor a descobrir uma verdade conceitual dentro de si inconsistncia com a utilizao e enfrentada h Estamos diante de uma mesmo lgica que vem sendo discutida da razo.
ento o que l diz falso. Contudo, se o que ele diz falso, ento o que l diz muito tempo pela filosofia.1 Independente dos resultados a que se chegue, o fato que mesmo em relao verdade, no h apenas vrias correntes ou definies, mas limites ontolgicos e lgicos com os quais devemos conviver, a despeito da sensao de insegurana que possa gerar em ns.

e o direito?

Acreditar no conceito como verdade implica admitir que o direito formado por conceitos unvocos que podem ser depreendidos pela expresses do tipo: verdade dos fatos, verdade das leis, verdade do processo ou verdade do intrprete. razo. Assim, mais importante que as experincias jurdicas concretas possvel falar-se em verdade ou seriam verdades? Como so os centros de referncia conceitual do direito. Tais centros, no lidar com os problemas de insegurana jurdica? sistema romano-germnico, so comumente compreendidos como a norma escrita. Da que autores como Aqui, deve-se apresentar aos alunos as categorias trabalhadas por comum o recurso ao texto da lei (ainda que Jerzy Wrblewski e Manuel Atienza: contexto da descoberta e contexto da mediado pela doutrina) para se explicar e entender as categorias jurdicas, mesmo justificao. No direito no basta a verdade pura e simples. Como fenmeno da cultura o muitas vezes, desligado do mundo da vida. Ganha-se em segurana, mas perdeque, direito importa valores, sentido moral ou tico. Por isso, suas normas genricas ou concretas devem ser justificadas. O justo est para o campo cultural se em adaptatividade que essencial realizao da justia. como o verdadeiro est para o campo natural. No direito, verdadeiro e justo se
E O DIREITO? Como o problema da verdade se relaciona com o Direito? A todo tempo somos confrontados com imbricam no campo tico.

bibliOGrafia
1

CONTEXTO DA DESCOBERTA

Formas pelas quais chega-se deciso.

- Para uma boa sntese cf. KIRKHAM, Richard L. Teorias da Verdade. So Leopoldo: Unisinos, 2003.

Obrigatria

20

CHAU, Marilena. Introduo histria da filosofia: dos pr-socrticos a Aristteles. So Paulo: Brasiliense, 1994. (Captulo III. Os Sofistas e Scrates: o Humano como tema e problema: seo 4 Scrates: o elogio da filosofia)
complementar

BARKER, Ernest. Teoria poltica grega. Braslia: EdUnB, 1978. (Captulo V. Scrates e os Socrticos Menores)

FGV DIREITO 30

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

aUla 6. inatismo: desCartes

NOTA AO ALUNO tema da aUla

A verdade como resultado da razo inata.


ObjetivOs da aUla

Introduzir o debate acerca da verdade como resultado de uma razo inata a partir do subjetivismo cartesiano.
prepare-se para a aUla

Na revoluo epistemolgica operada na modernidade, buscou-se novas bases que pudessem ser consideradas seguras e precisas para a fundamentao de uma verdade universal. No h dvida de que o principal nome da constituio da moderna filosofia da cincia Immanuel Kant que, com o seu projeto criticista, lanou as bases mais slidas em termos epistemolgicos. No entanto, o pensamento kantiano se insere num processo histrico que foi acontecendo por sucessivas rupturas na tessitura ontolgica da filosofia e da sociedade, basicamente a partir do sculo XVI, quando a modernidade afasta-se das especulaes metafsicas para empreender uma nova organizao geral do saber. A nova perspectiva em construo considera como fundamentos adequados para o conhecimento apenas a abstrao racional e a concretude experimental. Assim, o binmio razo e experincia passa a capitanear as investidas do homem sobre as foras naturais, sociais, polticas e individuais. O rumo deste caminho levou a modernidade a uma opo pelo problema do conhecimento epistemologia como questo fundamental a ser tratada, o que converteu a teoria do conhecimento em motor da reflexo filosfica do perodo. Nesse contexto, duas correntes destacaram-se como forma de compreender e responder questo proposta: o racionalismo e o empirismo. Enquanto os racionalistas acreditam ser a verdade resultado de uma idia primeira e fundante, os empiristas crem que a verdade resulta de um fato primeiro e fundante. Eis um esquema comparativo para melhor visualizar as diferenas entre as correntes filosficas:
raCionalismo Fundamentado numa razo inata Opera dedutivamente Alcana o mundo externo por meio de uma inferncia (representao) lgica empirismo Fundamentado na percepo dos sentidos Opera indutivamente Alcana o mundo externo por meio de uma experincia possibilitada pela percepo sensvel e por uma operao mental

FGV DIREITO 31

Opera dedutivamente Alcana o mundo externo por meio de uma inferncia (representao) lgica

Opera indutivamente Alcana o mundo externo por meio de uma experincia possibilitada pela percepo sensvel e por uma operao mental EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

Nessa tradio herdada por Kant, vrios filsofos importantes racionalistas e

e empiristas desenvolveram suas teorias epistemolgicas. Dois sero destacados: Descartes e Hume. Descartes e Hume.

empiristas desenvolveram suas teorias filsofos importantes racionalistas Nessa tradio, herdada por Kant, vrios epistemolgicas. Dois sero destacados:

Mas no temerei dizer que penso ter tido muita felicidade de Mas no temerei dizer que penso ter tido muita felicidade me haver encontrado, desde a a juventude, em certos caminhos de me haver encontrado, desde juventude, em certos caminhos que me conduziram a consideraes e mximas, de que de que que me conduziram consideraes e mximas, formei um mtodo, pelo qual me parece que eu tenha meio de formei um mtodo, pelo qual me parece que eu tenha meio de aumentar gradualmente meu conhecimento, e de al-lo, pouco aaumentar mais alto ponto a que a mediocridade de meu esp- al-lo, pouco, ao gradualmente meu conhecimento, e de pouco a pouco, ao minha vida lhe permitam a mediocridade de rito e a curta durao demais alto ponto a que atingir.1

Este pargrafo, registrado no incio do Discurso do Mtodo, sintetiza a perspectiva cartesiana no pensamento moderno. Descartes cria um tipo de construtivismo aliEste pargrafo, registrado no incio do Discurso de conhecimento que haja, cerado sobre duas tarefas bsicas: destruir toda formado Mtodo, sintetiza a perspectiva ao menos, uma boa razo para no se acreditar; reconstruir um novo e seguro tipo cartesiana no pensamento moderno. Descartes cria um tipo de construtivismo de conhecimento duasno se encontre motivo fundamentadode conhecimento que haja, alicerado sobre que tarefas bsicas: destruir toda forma para no acreditar nele. Pode-se dizer que Descartes, como o inaugurador da moderna escola racionaao menos, uma boa razo para no se acreditar; reconstruir um novo e seguro tipo de lista ou idealista, teve os mesmo ideais de pessoas em perspectiva oposta, como Baconhecimento que no se encontre pelas tcnicas e pela matemtica, acreditar nele. con, por exemplo. Tambm influenciadomotivo fundamentado para noprocura lanar as bases de uma nova fundamentao para a prpriamoderna atravs de um Pode-se dizer que Descartes, como o inaugurador da verdade, escola racionalista ou tipo de conhecimento seguro e verdadeiro (cincia) que pudesse desvendarcomo Bacon, por idealista, teve os mesmo ideais de pessoas em perspectiva oposta, as foras e as leis prprias da natureza para que o homem a controlasse definitivamente. exemplo. Tambm influenciado pelas tcnicas e pela matemtica, procura isso que torna a perspectiva cartesiana construtivista, pois no est interessado em,lanar as bases destruir nova fundamentao para a prpria verdade, atravs de um apenas, de uma o tradicional conhecimento sobre o mundo, mas sim em recoloc- tipo de lo sobre bases supostamente mais seguras: conhecimento seguro e verdadeiro (cincia) que pudesse desvendar as foras e as
leis prprias da natureza para que o homem a controlasse definitivamente. isso que No que imitasse, para tanto, os cticos, que duvidam apenas por duvidar e torna afetam por sempre irresolutos: pois ao contrrio, todo oest interessado em, apenas, a perspectiva cartesiana construtivista, pois no meu intuito tendia to destruir o tradicional conhecimento terra movedia e a areia, para encontrar a rocha somente a me certificar e remover a sobre o mundo, mas sim em recoloc-lo sobre ou a argila.2

meu esprito e a curta durao de minha vida lhe permitam atingir.2

Querendo alcanar tal intento, Descartes prope um mtodo para conduzir o esprito ao conhecimento verdadeiro, sem ter que submet-lo s autoridades exteriores. Trata-se da dvida metdica como forma de reconstruir em bases seguras e verdadeiras o prprio mundo nossa volta, ou, como afirma o prprio Descartes, a proposio de um mtodo para bem conduzir a razo e procurar a verdade nas cincias. Como dito, o mtodo que leva verdade implica a dvida como condio epistemolgica: ...mas, por desejar ento ocupar-me somente com a pesquisa da verdade, pensei que era necessrio agir exatamente ao contrrio, e rejeitar como absolutamente falso tudo aquilo que pudesse imaginar a menor dvida, a fim de ver se, aps isso, no restaria algo em meu crdito, que fosse inteiramente indubitvel.3 Praticando este mtodo, segundo Descartes, qualquer pessoa poderia conhecer de maneira ntida e clara as idias que so inatas no esprito e, por

- DESCARTES, Ren. Discurso do Mtodo. So Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 29.

57

DEsCaRTEs, Ren. Discurso do mtodo. so paulo: abril Cultural, 1979. p. 29.


1 2 DEsCaRTEs, Ren. Ob. Cit., p. 44. 3 DEsCaRTEs, Ren. Ob. Cit., p. 46.

FGV DIREITO 32

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

isso mesmo, superiores quelas idias que derivam dos sentidos (adventcias) ou quelas que so fabricadas pela imaginao (fictcias). As idias inatas so racionais e existem porque nascemos com elas, o que significa dizer que a razo, como faculdade inata, o nico lugar possvel para as idias claras e distintas, para o verdadeiro conhecimento. Essa a grande descoberta do penso, logo existo cogito, ergo sum que verifica que a certeza do conhecimento no vem do objeto exterior, mas reside no prprio cogito como evidncia apodctica, irrefutvel:
Mas, logo em seguida, adverti que, enquanto eu queria assim pensar que tudo era falso, cumpria necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa. E, notando que esta verdade: eu penso, logo existo, era to firme e to certa que todas as mais extravagantes suposies dos cticos no seriam capazes de abalar, julguei que podia aceit-la, sem escrpulo, como o primeiro princpio da filosofia que procurava.4

Por isso, somente a razo conduzida logicamente, tendo o cogito como paradigma metodolgico, poder decifrar todos os cdigos do mundo, e o conhecimento apenas dela pode advir. Conforme se infere da leitura do Discurso do Mtodo, Descartes, na busca do conhecimento verdadeiro, toma a realidade sua volta e se prope a dvida como mtodo, ou seja, duvidar de tudo aquilo que se tenha ao menos uma razo para duvidar. Atravs da dvida metdica ele comprova a falsidade de todo tipo de conhecimento sensvel e chega verdade absoluta do cogito, onde a razo distingue as idias inatas e faz delas representaes seguras e verdadeiras que deduzem o mundo, conhecido com exatido geomtrica, cientificamente. Para o racionalismo cartesiano, a razo a natureza perfeita existente num ser imperfeito por fora da ao de um Ser perfeito: Deus. Embora Deus seja a causa operativa ltima, mais importante a razo perfeita, deusa razo,que universaliza o conhecimento e torna acessvel a verdade to necessria ao homem e que jamais seria conhecida se estivesse fora dele. Portanto, o nosso esprito que possui a razo e a verdade e no o mundo externo e justamente por isso que pode ser conhecida com segurana. O modelo epistemolgico das cincias o matemtico, fundado em critrios internos e abstraes, onde o raciocnio lgico o mestre que conduz o pensamento e evita as contradies e vacilaes. Descartes adota, para o alcance da verdade via cincia, quatro preceitos da lgica:
O primeiro era o de jamais acolher alguma coisa como verdadeira que eu no conhecesse evidentemente como tal; isto , de evitar cuidadosamente a precipitao e a preveno, e de nada incluir em meus juzos que no se apresentasse to clara e to distintamente a meu esprito, que eu no tivesse nenhuma ocasio de p-lo em dvida. O segundo, o de dividir cada uma das dificuldades que eu examinasse em tantas parcelas quantas possveis e quantas necessrias fossem para melhor resolv-las. O terceiro, o de conduzir por ordem meus pensamentos, comeando pelos objetos mais simples e mais fceis de conhecer, para subir, pouco a pouco, como por degraus, at o conhecimento dos mais compostos, e supondo mesmo uma ordem

Idem.

FGV DIREITO 33

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

entre os que no se procedem naturalmente uns aos outros. E o ltimo, o de fazer em toda parte enumeraes to completas e revises to gerais que eu tivesse certeza de nada omitir.5 ento o que l diz falso. Contudo, se o que ele diz falso, ento o que l diz
verdadeiro. Claro que, na verdade, no h paradoxo, pois o fato de algum ser mentiroso no quer

Como visto, tal mtodo pode ser associado ao procedimento matemtico para soluo de uma equao. Mas na base desta razo calculadora que Descartes pensa ela verdadeira, mas se for verdadeira, ento ela falsa. Pode-se desqualificar este ter descoberto sem sentido portal de acesso ao conhecimento verdadeiro. Inaugura-se o paradoxo dizendo-se ser eleo novo e autoreferenciado. Mas podemos dar uma verso que no auto-referente e tem pleno sentido gramatical: moderno princpio epistemolgico da razo suficiente, que domina e controla o A SENTENA SEGUINTE FALSA mundo transformando os fenmenos naturais e/ou sociais em frmulas e abstraA SENTENA ANTERIOR VERDADEIRA es. Diferentemente do indutivismo dos empiristas, Descartes abre o caminho do Estamos diante de uma inconsistncia lgica que vem sendo discutida e enfrentada h dedutivismo racionalista moderno.
dizer que tudo que ele diz mentira. Mas o problema aponta para o paradoxo real que pode ser apresentado pela frase: Esta sentena falsa. Se a sentena falsa, ento muito tempo pela filosofia.1 Independente dos resultados a que se chegue, o fato que mesmo em relao verdade, no h apenas vrias correntes ou definies, mas limites ontolgicos e lgicos com os quais devemos conviver, a despeito da sensao de insegurana que possa gerar em ns.

e o direito?

Acreditar na verdade como representao racional do mundo a partir do uma razo inata implica admitir que tambm o direito expresses detipo: verdade dos fatos, verdade das leis, verdade do processo ou verdade do intrprete. uma representao, fruto, portanto, de uma idia fundante. Essa possvel falar-se em verdade ou seriam verdades? Como lidar com os problemas de insegurana jurdica? concepo ideal do direito pode manifestar-se tanto na maneira do jusnaturalismo como do formalismo jurdico. Apesar de serem Aqui, deve-se apresentar aos alunos as categorias trabalhadas por autores como matrizes distintas, ambas so unidas pela idia de que a razo univerJerzy Wrblewski e Manuel Atienza: contexto da descoberta e contexto da sal pode inteligir um verdade pura unvoco, seja da da justificao. No direito no basta a direito e simples. Como fenmeno natureza ou da estrutura lgico-formal cultura o direito importa valores, sentido moral ou tico. Por isso, suas normas do prprio direito. genricas ou concretas devem ser justificadas. O justo est para o campo cultural
E O DIREITO? Como o problema da verdade se relaciona com o Direito? A todo tempo somos confrontados com como o verdadeiro est para o campo natural. No direito, verdadeiro e justo se imbricam no campo tico.

bibliOGrafia DA
DESCOBERTA
1

CONTEXTO

Formas pelas quais chega-se deciso.

Obrigatria

- Para uma boa sntese cf. KIRKHAM, Richard L. Teorias da Verdade. So Leopoldo: Unisinos, 2003.

20

REALE, Miguel. Filosofia do direito. So Paulo: Saraiva, 1996. (Parte I Captulo VIII. Do Conhecimento Quanto a Origem).
complementar

CUNHA, Jos Ricardo. Modernidade e cincia: algumas posies epistemolgicas. In: Direito, Estado e sociedade, Revista do Departamento de Direito da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, n. 16, jan/jul 2000.

5 DEsCaRTEs, Ren. Ob. cit., pp. 37-38.

FGV DIREITO 34

AULA 7. EMPIRISMO: HUME E LOCKE

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE
NOTA AO PROFESSOR

aUla 7. empirismo: HUme e loCKe


Tema da aula

NOTA AO ALUNO A verdade como resultado da experincia emprica. tema da aUla

Objetivos da aula

A verdade como resultado da experincia emprica.

ObjetivOs da aUla Introduzir o debate acerca da verdade como resultado da experincia emprica a partir
do Introduzir o debate acerca da verdade como resultado da experincia emprica a empirismo ingls.

partir do empirismo ingls.

DESENVOLVIMENTO prepare-se para a aUla A A maneira pela qual adquirimos qualquer conhecimento constitui constitui maneira pela qual adquirimos qualquer conhecimento suficiente prova de que no inato. Consiste numa opinio estabelecida suficiente prova de que no inato. Consiste numa opinio entre alguns homens que o entendimento comporta certos princpios estabelecida entre alguns homens que o entendimento comporta inatos, certas noes primrias, koina noiai, caracteres, os quais estacertos princpios inatos, certas noes os recebera koina riam estampados na mente do homem, cuja alma primrias, em seu noiai, ser primordial os quais estariam estampados na mente do homem, cuja caracteres, e os transportara consigo ao mundo. Seria suficiente para convencer os leitores sem preconceito da falsidade desta hiptese se pualma os recebera em seu ser primordial e os transportara consigo ao desse apenas mostrar (o que espero fazer nas outras partes deste tratado) mundo. Seria homens, simplesmente pelo uso deleitores sem preconceito da falsidade desta como os suficiente para convencer os suas faculdades naturais, podem adquirir se o conhecimento que possuem sem que espero fazer nas outras partes hiptese todo pudesse apenas mostrar ( o a ajuda de quaisquer impresses inatas e deste 6 podem alcanar a certeza sem quaisquer pelo noes suas faculdades naturais, podem tratado) como os homens, simplesmente destas uso deou princpios originais. adquirir todo o conhecimento que possuem sem a ajuda de quaisquer impresses inatas e sua luta contra o inatismo dos racionalistas, que afirmavam existir ou princpios tambm podem alcanar a certeza sem quaisquer destas noes uma

Dessa maneira, John Locke inicia seu Tratado sobre o Entendimento Humano e

nhecimento, acessvel apenas pela razo. contra isso que Locke se insurge, lutando contra um dogmatismo j manifesto na tradio do pensamento ocidental. Ao Dessa maneira, John Locke inicia seu Tratado sobre o Entendimento Humano e contrrio dos racionalistas, Locke, como empirista que era, afirmava que os nossos tambm sua luta contra com a experinciaracionalistas que afirmavam existir uma lOCKE, John. Ensaio Acerca do idia conhecimentos comeam o inatismo dos dos sentidos. bastante conhecida sua Entendimento Humano. so 7 afirmao sujeitos e que seria o verdadeiro rasas , ou seja, como verdade e o inata nos de que ao nascermos somos como tbulasfundamento para a folhas paulo: abril Cultural, 1978, p. de papel em branco, prontas para serem preenchidas pelas experincias futuras. 145. conhecimento, acessvel apenas pela razo. contra isso que Locke se insurge,placa de madeira, pequena Locke concorda com Descartes na afirmao de que o conhecimento constitudo marfim ou metal, escavada para por idias, mas diverge de que estas idias sejam inatas no esprito humano. Para conter uma camada de cera, na qual os romanos escreviam com 12 Locke, h uma categoria de pessoas que no Humano. So verdadeiro conhecimentop. 145.estilo. Cf. TBUla. In HOum - LOCKE, John. Ensaio Acerca do Entendimento alcanam o Paulo: Abril Cultural, 1978, lanDa FERREIRa, aurlio em funo da ausncia de um conjunto de vivncias suficientemente significativas arque (Ed.) Novo DicionrioBuda para dar-lhes as idias necessrias ao conhecimento, tais como crianas e idiotas. Lngua Portuguesa. [s.l.] nova Fronteira, 1989. 66
6 7

idia inata nos originais .12 sujeitos que seria o verdadeiro fundamento para a verdade e o co-

FGV DIREITO 35

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

Assim, mesmo as evidncias lgicas mais apodcticas, como os princpios da identidade e no-contradio, so desconhecidas por certas pessoas. Tudo por uma nica razo: mesmos essas idias e princpios no so inatos, devendo ser adquiridos pelos indivduos ao longo de suas vivncias e experincias. Seguindo essa linha de raciocnio, Locke passa a demonstrar que nenhum princpio da vida prtica pode ser considerado inato8, ou seja, no h princpio que possa ser considerado universal, j que todos eles dependem de uma experincia prvia dos sentidos que os transforme em idia real e conhecimento verdadeiro. Mesmo princpios morais basilares, como a justia, no podem ser considerados inatos e universais, pois dependem de uma aquiescncia por parte dos indivduos, bem como de comprovao, coisas que seriam descabidas caso fossem verdadeiramente inatos. Tanto assim, que os homens quando agem virtuosamente o fazem porque costumam tirar benefcios prprios de tal conduta e no porque a tenham inscrita dentro de si; at porque, nem sempre adotam os mesmo princpios prticos ou as mesmas virtudes. Nessa esteira,Locke ainda invoca a diversidade cultural como prova cabal de que no h idia ou princpio inato nos sujeitos, j que naes inteiras chegam mesmo a divergir acerca de certos princpios consagrados em outras naes. Portanto, sujeitos e povos podem convergir ou divergir em suas regras prticas morais conforme as experincias e vivncias que possuam. Se Locke concorda que o conhecimento est nas idias, mas nega que estas sejam inatas, naturais ou universais, como entend-las? Essa a questo enfrentada na Segunda parte do Ensaio, que inicia com a seguinte afirmao:
Idia o objeto do pensamento. Todo homem tem conscincia de que pensa, e que quando est pensando sua mente se ocupa de idias. Por conseguinte indubitvel que as mentes humanas tem vrias idias, expressas entre outras, pelos termos brancura, dureza doura, pensamento, movimento, homem, elefante, exrcito, embriaguez. Disso decorre a primeira questo a ser investigada: como elas so apreendidas? Consiste numa doutrina aceita que o ser primordial dos homens tem idias inatas e caracteres estampados sobre sua mente. J examinei, em linhas gerais, essa opinio, e suponho que o que ficou dito no livro anterior ser facilmente admitido quando tiver mostrado como o entendimento obtm todas as suas idias, e por quais meios e graus elas podem penetrar na mente; com esse fim solicitarei a cada um repoderes do homem, conforme um fim til); e semitica (conhecimento dos smbolos e correr a sua prpria observao e experincia.9 21
sentidos lgicos para o entendimento da realidade). Desenvolvendo o pensamento emprico, temos ainda David Hume.

Desenvolvendo o pensamento emprico, temos ainda David Hume.


Todos admitiro sem hesitar que existe uma considervel diferena entre as percepes da mente quando o homem sente a dor de sente a um calor dor de um calor excessivo ou o prazer de um ar excessivo ou o prazer de um ar moderadamente tpido e moderadamente tpidotarde essa sensao oumais tarde pela imagiquando relembra mais e quando relembra a antecipa essa sensao ou a antecipa pela remedar ou Essas faculdades nao. Essas faculdades podem imaginao. copiar as percepes dos podem remedar ou atingiro a fora e a dos sentidos, mas sentidos, mas jamaiscopiar as percepesvivacidade do sentimento jamais atingiro a fora e a vivacidade do sentimento original.10
diferena entre as percepes da mente quando o homem Todos admitiro sem hesitar que existe uma considervel

lOCKE, John. Ob. Cit., pp. 150152.


8 9

lOCKE, John. Ob. Cit., p. 159.

HUmE, David. Investigao Sobre o Entendimento Humano. so paulo: abril Cultural, 1980. p. 140.
10

original.22

FGV DIREITO 36
Neste pargrafo, Hume lana as bases da filosofia que ir associ-lo ao pensamento

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

Neste pargrafo, Hume lana as bases da filosofia que ir associ-lo ao pensamento empirista, inaugurado por Bacon e continuado por Locke, dentre outros. Contudo, pode-se dizer que o empirismo de Hume o mais inovador e radical, colocando-o em posio de destaque dentre os prprios empiristas. Segundo sua filosofia, no h conhecimento da realidade que no se inicie com as impresses dos sentidos. Na verdade, estes so estimulados por dados internos ou externos ao sujeito, dando incio a um processo psicolgico que vai, etapa a etapa, produzindo um tipo de verdade sobre os dados da realidade. Por isso, no pargrafo em epgrafe, afirma que somente a vivacidade do sentimento original capaz de responder ou explicar uma dada situao. Nesse sentido, pode-se dizer que Hume compreende a verdade sobre o entendimento humano (o que Descartes chamaria de cogito) como a prpria vivncia imediata do pensar estimulado indutivamente por impresses, ou seja, no existe conscincia mas, apenas, vivncias. Numa sntese geral do processo de conhecimento exposto por Hume na sua Investigao sobre o Entendimento Humano11, temos que os conhecimentos comeam com as sensaes (experincia dos sentidos) estimuladas pelos objetos exteriores. a reunio das vrias e diferentes sensaes que permite perceber um objeto exterior, ou seja, as sensaes reunidas formam a percepo. Na medida em que as percepes vo se repetindo, elas se combinam, se associam, quer seja porque so semelhantes (semelhana), porque se repetem no mesmo espao ou prxima umas das outras (contiguidade espacial) ou porque se repetem sucessivamente no tempo (sucesso temporal). O fato que, com esta repetio, ocorre o hbito da associao das percepes, fazendo com que, assim, surjam as idias. Em outras palavras, as idias correspondem associao das percepes trazidas pela experincia sensvel, que so levadas memria, onde a razo forma os pensamentos. a experincia que inscreve as idias em nosso esprito e a razo as arranja (combinando ou separando), formando, desta maneira, os pensamentos. Assim, Hume afirma que a razo nada mais que o hbito de associar idias, seja por semelhana, seja por diferena. Negando fundamentos abstratos e metafsicos, Hume encerra a Investigao criticando a idia do apriorismo como meio de acesso ao conhecimento verdadeiro dos acontecimentos do mundo real, dos fatos; bem como criticando a resposta da velha teologia de que um Ente Supremo precisa ter sido a causa de tudo que foi criado e do que ser criado, j que a relao de causalidade depende de uma experincia pessoal no universalizvel sobre bases seguras. Assim, a causa corresponde imaginao do sujeito afetada por uma determinada experincia dos sentidos.12 Com efeito, para Hume, no pode haver conhecimento pleno e cientificamente vlido fora do campo meramente conceptual, como o caso da matemtica, j que em relao aos fatos, no h demonstrao possvel, na medida em que tudo que pode no ser13, acusando mesmo de enganao e iluso qualquer tentativa de levar o raciocnio das cincias abstratas de quantidade e nmero para os fatos concretos.

HUmE, David. Ob. Cit., pp. 141-157.


11 12 13

HUmE, David. Ob. Cit., p. 204. HUmE, David. Ob. Cit., p. 203.

FGV DIREITO 37

dizer que tudo que ele diz mentira. Mas o problema aponta para o paradoxo real que pode ser apresentado pela frase: Esta sentena falsa. Se a sentena falsa, ento ela verdadeira, mas se for verdadeira, ento ela falsa. Pode-se desqualificar este paradoxo dizendo-se ser ele sem sentido e autoreferenciado. Mas podemos dar uma verso que no auto-referente e tem pleno sentido gramatical: A SENTENA SEGUINTE FALSA A SENTENA ANTERIOR VERDADEIRA Estamos diante de uma inconsistncia lgica que vem sendo discutida e enfrentada h muito tempo pela filosofia.1 Independente dos resultados a que se chegue, o fato que mesmo em relao verdade, no h apenas vrias correntes ou definies, mas limites ontolgicos e lgicos com os quais devemos conviver, a despeito da sensao de insegurana que possa gerar em ns. E O DIREITO? Como o problema da verdade se relaciona com o Direito? A todo tempo somos confrontados com expresses do tipo: verdade dos fatos, verdade das

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

e o direito?

Aqui, deve-se apresentar aos alunos as categorias trabalhadas por autores como

Acreditar na verdade como produto de uma experincia emprica implica admitir que tambm o direito produto de uma experincia leis, verdade do processo ou verdade do intrprete. emprica, fruto, portanto, de um fato fundante. Essa concepo empossvel falar-se em verdade ou seriam verdades? Como lidar com os problemas de insegurana jurdica? prica do direito corrente na common law e da origem ao chamado realismo jurdico.

Jerzy Wrblewski e Manuel Atienza: contexto da descoberta e contexto da justificao. No direito no basta a verdade pura e simples. Como fenmeno da cultura o direito importa valores, sentido moral ou tico. Por isso, suas normas genricas ou concretas devem ser justificadas. O justo est para o campo cultural como o verdadeiro est para o campo natural. No direito, verdadeiro e justo se imbricam no campo tico.

bibliOGrafia
CONTEXTO DA DESCOBERTA

Obrigatria

- Para uma boa sntese cf. KIRKHAM, Richard L. Teorias da Verdade. So Leopoldo: Unisinos, 2003.

REALE, Miguel. Filosofia do direito. So Paulo: Saraiva, 1996. (Parte I Captulo VIII. Do Conhecimento Quanto a Origem).
20

Formas pelas quais chega-se deciso.

complementar

CUNHA, Jos Ricardo. Modernidade e Cincia: algumas posies epistemolgicas. In: Direito, Estado e sociedade Revista do Departamento de Direito da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, n. 16, jan/jul 2000.

FGV DIREITO 38

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

aUla 8. Formalismo JUrdiCo e realismo JUrdiCo

NOTA AO ALUNO tema da aUla

Formalismo e Realismo Jurdico.


ObjetivOs da aUla

Apresentar como Inatismo e Empirismo influenciaram as principais matrizes epistemolgicas do direito.


prepare-se para a aUla

necessrio recordar que razo e experincia foram elevadas s categorias centrais do conhecimento na modernidade. Portanto, todas as reas do saber passaram a seguir uma ou outra matriz. Vejamos, novamente, o esquema apresentado na aula 6:
raCionalismo FUNDAMENTO Fundamentado numa razo inata NO Opera dedutivamente Alcana o mundo externo por meio de uma RACIONALIDADE inferncia (representao) lgica
PRINCPIO DA

empirismo Fundamentado na percepo dos sentidos Opera abstrao Mtodo deindutivamente

conceitual quemundo externo por meio de uma Alcana o confere plenitude de sentido s experincia possibilitada pela percepo prescries sensvel normativas. e por uma operao mental Ordenamento jurdico

DIREITO POSITIVO preciso e completo. No direito, o racionalismo influenciou tanto o jusnaturalismo do sculo XVIII, COERENTE mas, sobretudo, o formalismo positivista do sculo XX. J o empirismo est na base dos realismos jurdicos. Procedimentos de FUNDAMENTO NA LEI
decidibilidade que subsumem o valor justia ao valor segurana, materializado no conceito de legalidade.

fOrmalismO jUrdicO

Luiz Alberto Warat apresenta alguns postulados que podem ser teis na compreenso do formalismo jurdico. Prepare-se podem ser teis na compreenso do formalismo jurdico: para o debate refletindo sobre tais postulados:
Luiz Alberto Warat apresenta alguns postulados que 1)

1. A nica fonte do direito a Lei; 2) As 2. As normas normas positivas constituem um universo significativo significativo auto-suficiente do positivas constituem um universo autosuficiente, do qual se pode inferir , por atos de derivao racional, solues para todos qual se pode os tipos de conflitos jurdicos; inferir , por atos de derivao racional, solues para todos os tipos de conflitos jurdicos;
3) Os cdigos no deixam nenhum arbtrio ao intrprete. Esse no faz o direito porque j o encontra realizado; 4) As determinaes metajurdicas no tem valor jurdico,

A nica fonte do direito a Lei;

FGV DIREITO 39

devendo-se encontrar todas as solues dentro do prprio sistema jurdico;

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

3. Os cdigos no deixam nenhum arbtrio ao intrprete. Esse no faz o direito porque j o encontra realizado; 4. As determinaes metajurdicas no tm valor jurdico, devendo-se encontrar todas as solues dentro do prprio sistema jurdico; 5. A linguagem jurdica formal e, portanto, precisa: possui um unvoco sentido dispositivo; 6. O juiz neutro; 7. A Cincia Jurdica deve estudar, sem formular juzos valorativos, o direito positivo vigente.
realismO jUrdicO

Novamente Luiz Alberto Warat apresenta alguns postulados que podem ser teis na compreenso do realismo jurdico. Continue sua preparao refletindo sobre os novos postulados: 1. A ordem jurdica no oferece segurana. As leis no solucionam todos os casos concretos; ento o que l diz falso. Contudo, se o que ele diz falso, ento o que l diz 2. verdadeiro. As normas jurdicas e os conceitos dogmticos constituem um conjunto de Claro que, na verdade, no h paradoxo, pois o fato de algum ser mentiroso no quer afirmaes metafsicas; dizer que tudo que ele diz mentira. Mas o problema aponta para o paradoxo real que A linguagem jurdica no hermtica pode 3. apresentado pela frase: Esta sentena falsa. Se a sentena falsa, ento nem auto-suficiente. O sentido das ser ela verdadeira, mas se for verdadeira, ento ela falsa. Pode-se desqualificar este normas depender do uso que os juzes dem as mesmas; No h significados paradoxo dizendo-se ser ele sem sentido e autoreferenciado. Mas podemos dar uma verso que no auto-referente e tem pleno sentido gramatical: abstratos claramente definveis; 4. A Cincia do direito constri-se elaborando teses sobre os comportamentos A SENTENA SEGUINTE FALSA A SENTENA ANTERIOR VERDADEIRA judicirios. Os conceitos tericos devem ter base emprica, razo porque s possuem valor se refletem as condutas judiciais e as conseqncias sociais das Estamos diante de uma inconsistncia lgica que vem sendo discutida e enfrentada h muito tempo pela filosofia. Independente dos resultados a que se chegue, o fato relaes jurdicas. que mesmo em relao verdade, no h apenas vrias correntes ou definies, mas
1

limites ontolgicos e lgicos com os quais devemos conviver, a despeito da sensao de insegurana que possa gerar em ns. E O DIREITO? Como o problema da verdade se relaciona com o Direito? A todo tempo somos confrontados com expresses do tipo: verdade dos fatos, verdade das possvel falar-se em verdade ou seriam verdades? Como lidar com os problemas de insegurana jurdica? leis, verdade do processo ou verdade do intrprete.

e o direito?

Quais seriam os principais problemas possveis resultantes dessas matrizes epistemolgicas?

Aqui, deve-se apresentar aos alunos as categorias trabalhadas por autores como Jerzy Wrblewski e Manuel Atienza: contexto da descoberta e contexto da justificao. No direito no basta a verdade pura e simples. Como fenmeno da cultura o direito importa valores, sentido moral ou tico. Por isso, suas normas genricas ou concretas devem ser justificadas. O justo est para o campo cultural como o verdadeiro est para o campo natural. No direito, verdadeiro e justo se imbricam no campo tico.

bibliOGrafia

Obrigatria
CONTEXTO

DA chega-se deciso. TEIXEIRA, Antonio Braz. Sentido e valor do direito: introduo filosofia jurdiDESCOBERTA - Para uma boaca. Lisboa:Richard L. Teorias daMoeda, 2000. (Parte I. Ontologia do Direito. Captulo sntese cf. KIRKHAM, Casa da Verdade. So Leopoldo: Unisinos, 2003. I. Perspectivas contemporneas da ontologia jurdica Sees 17, 18, 19 e 20 20).

Formas pelas quais

FGV DIREITO 40

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

complementar

WARAT, Luiz Alberto. Introduo geral ao direito I: interpretao da lei, temas para uma reformulao. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1994. (Captulo 4: Formalismo, Realismo e Interpretao da Lei).

FGV DIREITO 41

AULA 9. CRITICISMO: KANT

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE
NOTA AO PROFESSOR

aUla 9. CritiCismo: Kant


Tema da aula NOTA AO ALUNO

tema da aUla de inatismo e empirismo. A sntese crtica

A sntese crtica de inatismo e empirismo.


Objetivos da aula ObjetivOs da aUla

Apresentar a sntese crtica entre inatismo e empirismo como formulada no penpensamento kantiano. samento kantiano.
prepare-se para a aUla DESENVOLVIMENTO

Apresentar a sntese crtica entre inatismo e empirismo como formulada no

a nenhum tipo de inconsistncia, Kant se props um saber crtinenhum tipo de inconsistncia, Kant se props um saber crtico. Da co. Da sua filosofia tambm ser conhecida como criticismo, que sua filosofia tambm ser que se pode fazer sobre uma teoria, consiste no exame de valor conhecida como criticismo, que consiste no uma conduta ou uma experincia,fazer sobre uma teoria, uma conduta exame de valor que se pode a fim de buscar suas condies de possibilidade, de validade e os seus limites. Podemos afirmar ou uma experincia, a fim de buscar suas condies de que o criticismo surge do movimento realizado por Kant dianpossibilidade, de validade e te daquilo que considera comoos seus limites. Podemos afirmar que o dois erros, a saber: a) o erro do criticismo racionalista, que confia cegamente Kant diante daquilo que considera como dogmatismosurge do movimento realizado porna razo, caindo, por isso mesmo, numaerros, a saber: a) b) erro do dogmatismoque reduz tudo mera experindois metafsica ilusria; o o erro do empirismo, racionalista que confia cegamente na cia subjetiva, caindo,isso mesmo, numa metafsica ilusria;ao conhecimento e a por isso mesmo, num ceticismo quanto b) o erro do empirismo que razo, caindo, por verdade. Dessa forma, o criticismo kantiano ir buscar as verdadeiras bases para um reduz tudo mera experincia que ela pode e o que ela no mesmo, num uso correto da razo, investigando osubjetiva, caindo, por isso pode, em outrasceticismo quanto suas possibilidades limites. por isso forma, o criticismo kantiano ir buscar as palavras,ao conhecimento ee a verdade. Dessaque comumente se fala sobre o tribunal da razo na filosofia kantiana, onde da razo, investigando o que ela pode e o que verdadeiras bases para um uso correto a razo ocupa, curiosamente, um duplo papel: de juiz e de ru, ou seja, ela est sendo julgada por ela mesma. a razo que ela no pode, em outras palavras, suas possibilidades e limites. por isso que se submete s suas prprias leis. Assim, a razo crtica aquela da qual nada escapa a comumente se fala at mesmo seu agente operador visto e kantiana, onde um minucioso exame; sobre o tribunal da erazo na filosofiaanalisado por ela, a razo ocupa, curiosamente, um duplo papel: dogmticas ru; ou seja, ela est sendo para que nada fique merc de respostasde juiz e de e sem fundamento racional. julgada O conhecimento a razo que se submete s suas prprias leis.ao impriorazo crtica por ela mesma. como cincia , exatamente, esse que submetido Assim, a da razo para se apresentar de forma verdadeira e sistemtica, segundo as caractersticas aquela da qual nada escapa a um minucioso exame; at mesmo seu agente e de um sujeito autnomo, posto que tambm submetido razo. A razo crtica , operador a razo analisado por mesma, impedindo seus delrios megalomaantes de tudo,visto e que se critica a siela, para que nada fique merc de respostas nacos e reconhecendo, humildemente, suas possibilidades: 83
FGV DIREITO 42

Para desenvolver plenamente seus estudos, dar dar margens a Para desenvolver plenamente seus estudos, sem semmargens

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

Em todos os seus empreendimentos a razo tem que se submeter crtica, e no pode limitar a liberdade da mesma por uma proibio sem que isto a prejudique e lhe acarrete uma suspeita desvantajosa. No que tange sua utilidade, nada to importante nem to sagrado que lhe seja permitido esquivar-se a esta inspeo atenta e examinadora que desconhece qualquer respeito pela pessoa. Sobre esta liberdade repousa at a existncia da razo; o veredicto desta ltima, longe de possuir uma autoridade ditatorial, consiste sempre em nada mais do que no consenso de cidados livres dos quais cada um tem que poder externar, sem constrangimento algum, suas objees e at seu veto.14

A forma como Kant responde os problemas colocados teoria do conhecimento pelas correntes racionalista e empirista ficou conhecida como uma espcie de revoluo copernicana. Coprnico j havia demonstrado que o universo infinito e, por isso mesmo, a Terra no poderia ser o centro do cosmo e que o Sol no um planeta, mas uma estrela, sendo a Terra que gira ao seu redor, e no o contrrio, como acreditavam os antigos e medievais. Para Kant, racionalistas e empiristas estavam buscando um centro falso e inexistente, quando afirmavam ser a realidade racional em si mesma e, assim, inteligvel. Dessa maneira, colocaram a realidade exterior ou os objetos do conhecimento no centro e fizeram a razo, ou o sujeito do conhecimento, girar em torno deles15. a que surge a revoluo proposta por Kant, quando este afirma que o sujeito de conhecimento razo crtica que deve ser o centro do conhecimento e no o contrrio:
At agora se sups que todo o nosso conhecimento tinha que se regular pelos objetos; porm todas as tentativas de mediante conceitos estabelecer algo a priori sobre os mesmos, atravs do que ampliaria o nosso conhecimento, fracassaram sob esta pressuposio. Por isso tente-se ver uma vez se no progredimos melhor nas tarefas da Metafsica admitindo que os objetos tm que se regular pelo nosso conhecimento, o que concorda melhor com a requerida possibilidade de um conhecimento a priori dos objetos que se deve estabelecer sobre os mesmos antes de nos serem dados.16

Assim sendo, todo o processo de produo do conhecimento, a partir de Kant, passa a ser visto como o resultado da relao entre sujeito cognoscente e objeto cognoscvel, onde existe uma sobreposio do primeiro em relao ao segundo, quer dizer, da razo em relao realidade, uma vez que aquela que legisla sobre esta ao institu-la como objeto para sua cognio, para seu conhecimento. Em outras palavras, cabe ao sujeito o papel de instituir seus objetos cognitivos para afirmar-se como hegemonia da razo sobre o real. Como podemos ver, a teoria do conhecimento de Kant no exatamente um discurso cientfico, mas um discurso sobre a cincia, sobre como possvel produzir conhecimentos ditos cientficos e, por isso, com pretenso de universalidade e preciso. No prefcio da Crtica da Razo Pura, diz ser esta um tratado do mtodo e no um sistema da cincia mesma; no obstante traa como que todo o seu contorno, tendo em vista tanto os seus limites como tambm toda a sua estrutura interna.17 Temos, assim, que o conhecimento

14 KanT, Immanuel. Crtica da Razo Pura. so paulo: abril Cultural, 1980, p. 363. 15 CHaU, marilena. Convite Filosofia. so paulo: atica, 1994, p. 77.

KanT, Immanuel. Ob. Cit., p. 12.


16

KanT, Immanuel. Ob. Cit., p. 14.


17

FGV DIREITO 43

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

cientfico se opera na forma de uma relao entre sujeito e objeto, conforme as caractersticas e determinaes prprias do sujeito racional, que o fundamento ltimo do prprio conhecimento. No entanto, j sabemos que este sujeito cognoscente tomado criticamente, ou seja, reconhecido nos seus limites como limites da prpria razo. Este reconhecimento dos limites da razo implica numa crtica kantiana ao dogmatismo do racionalismo antigo, medieval e moderno, que pretendia desvendar metafisicamente os atributos ontolgicos da natureza primeira do ente, o nmeo, ou seja, a coisa em si. Esta, no pode ser conhecida, mas apenas a maneira como se apresenta ao homem. Em outras palavras, no se conhece racionalmente o nmeno, mas pode-se conhecer o fenmeno, que significa a maneira pela qual um ente faz-se conhecer, no o ente em si, pois este incognoscvel, mas sim a forma de sua apresentao.18 O nmeno a coisa em si; este no pode ser conhecido cientificamente. O fenmeno a coisa na maneira como se apresenta ao sujeito; este pode ser conhecido cientificamente. Portanto, somente h conhecimento cientfico quando o objeto de conhecimento tomado na sua dimenso fenomnica, ou seja, o objeto cognoscvel sempre um fenmeno. Quando se debrua sobre o problema do conhecimento, Kant no se preocupa em descobrir se possvel a construo de um saber de base universal, tido como cientfico, vez que as cincias da natureza j estavam constitudas como um fato, ou seja, j existia o conhecimento universal, cientfico. Sua questo era, ento, saber como eram possveis tais cincias. Rapidamente, a resposta dada por Kant foi a seguinte: o que torna possvel o conhecimento cientfico so os juzos sintticos a priori. O que remete a outra questo: como possvel um juzo sinttico a priori? Pois bem, sabendo que o centro do conhecimento o sujeito cognoscente, a resposta somente poderia resultar da anlise da faculdade de conhecer do sujeito, o que feito na Critica da Razo Pura. Partindo dos aportes oferecidos tanto por empirismo como por racionalismo, Kant observa e distingue duas formas de conhecimento: 1) o emprico ou a posteriori, sendo o que resulta de nossas experincias sensveis; e 2) o puro ou a priori, sendo o que independe de nossas experincias sensveis. Temos, destarte, que o conhecimento emprico, embora seja concreto e enriquecido pelo dado real dos sentidos ou de nossa experincia pessoal, no pode ser tomado de maneira universal ou necessria, o que j se torna possvel no caso do conhecimento puro, tal qual ocorre nas proposies da matemtica.19 Por outro lado, Kant distingue dois tipos de juzo: 1) o analtico, sendo aquele cujo predicado j est contido no sujeito; e 2) o sinttico, sendo aquele que o conceito admitido no predicado representa uma informao nova em relao ao sujeito. Vejamos que os juzos analticos so sempre universais e necessrios, vlido em qualquer tempo ou lugar, exatamente como deve ser o conhecimento cientfico. Entretanto, estes no fazem o conhecimento em nada avanar, j que aquilo que informam do sujeito j estava contido na prpria idia do sujeito, sendo sabido por todos.20 Tomemos, como exemplo, o juzo a porta abre e fecha. Ora, embora esta seja uma proposio universal, todos sabem que porta abre e fecha, pois, caso contrrio, no seria porta. Agora, vejamos o juzo a porta est aberta. Esta proposio realmente acrescenta um dado novo sobre o sujeito que no era conhecido anteriormente, fazendo o conhecimento avanar. Contudo, este

KanT, Immanuel. Ob. Cit., p. 39.


18

KanT, Immanuel. Ob. Cit., pp. 24-26.


19

KanT, Immanuel. Ob. Cit., p. 27.


20

FGV DIREITO 44

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

conhecimento somente pode ser considerado vlido para aquele sujeito especificamente, no podendo se dizer por que esta porta est aberta, que todas as portas do mundo esto abertas. Dessa forma, o juzo porta abre e fecha analtico, tal qual o juzo o tringulo tm trs lados ou todos os corpos so extensos; j o juzo a porta est aberta sinttico, tal qual todos os corpos se movimentam. Acontece que, isoladamente, estes conceitos ainda no respondem ao problema do conhecimento cientfico, pois os juzos sintticos so empricos e fazem avanar o conhecimento, mas no so universais e necessrios, no servido, portanto, para explicar o funcionamento das cincias. J o conhecimento a priori universal e necessrio, mas apenas traduz juzos analticos, onde no se revela nenhuma novidade sobre o sujeito, de forma que no faz avanar o conhecimento e, tambm, no serve para explicar o funcionamento das cincias. A resposta est numa categoria emprica, onde o predicado no esteja contido no sujeito mas que, ao mesmo tempo, seja universal e necessria: trata-se do juzo sinttico a priori.21 Somente os juzos sintticos fazem a cincia avanar, na medida em que acrescentam uma informao sobre o sujeito; contudo, necessrio, para que haja cincia, que a informao no se restrinja a uma nica observao especfica de um fenmeno, mas possa ser tomada como atributo universal e necessrio de dado objeto cognoscvel. Os juzos sintticos a priori representam o conhecimento cientfico porque so universais e crescentes, ao mesmo tempo:
Ora, se os juzos analticos trazem em si a universalidade e so, por isso, sempre a priori, e se os juzos sintticos da experincia oferecem somente a possibilidade do crescimento do conhecimento dado que naqueles o conhecimento universal, mas no avana, e nestes o conhecimento crescente, mas no universal preciso que existam juzos sintticos a priori que tenham as duas caractersticas, j que sem eles no seria possvel a fsica pura, nem a matemtica, as quais, entretanto, so um fato. O juzo todo acontecimento tem uma causa um juzo sinttico a priori. a priori porque vale universalmente, de modo necessrio, no provindo pois da experincia; sinttico porque no conceito acontecimento no est contido o conceito de causa.22

Ainda o conceito de juzo sinttico a priori revela a hiptese central da filosofia kantiana da cincia: o conhecimento comea com a experincia, mas no surge todo ele da experincia, j que universal e necessrio. Kant faz uma espcie de sntese entre postulados do racionalismo e do empirismo, propondo o conhecimento na forma do resultado de um processo complexo que parte dos dados empricos fornecidos pela intuio sensvel processando-os na forma transcendental das categorias do entendimento, atravs de um esquematismo transcendental, que promove a sntese do prprio conhecimento. Assim descreve Kant:
Denominamos sensibilidade a receptividade de nossa mente receber representaes na medida em que afetada de algum modo; em contrapartida, denominamos

KanT, Immanuel. Ob. Cit., p. 28.


21

salGaDO, Joaquim Carlos. A Idia de Justia em Kant: seu fundamento na liberdade e na igualdade. Belo Horizonte: Editora UFmG, 1995, p. 87.
22

FGV DIREITO 45

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

entendimento ou espontaneidade do conhecimento a faculdade do prprio entendimento produzir representaes. A nossa natureza constituda de um tal modo que a intuio no pode ser seno sensvel, isto , contm somente o modo como somos afetados por objetos. Frente a isto, o entendimento a faculdade de pensar o objeto da intuio sensvel. Nenhuma destas propriedades deve ser preferida outra. Sem sensibilidade nenhum objeto nos seria dado, e sem entendimento nenhum seria pensado. Pensamentos sem contedos so vazios, intuies sem conceitos so cegas. Portanto, tanto necessrio tornar os conceitos sensveis (isto , acrescentar-lhes o objeto na intuio) quanto tornar as suas intuies compreensveis (isto , p-las sob conceitos). Estas duas faculdades ou capacidades tambm no podem trocar as suas funes. O entendimento nada pode intuir e os sentidos nada pensar. O conhecimento s pode surgir da sua reunio.23

Como diz Kant, o conhecimento resulta da reunio das faculdades da sensibilidade intuio sensvel e do entendimento. Pela primeira, entramos em contato com o mundo e, pela segunda, pensamos este mesmo mundo. O conhecimento no , pois, um momento esttico dos sentidos ou da razo, mas, antes, um processo complexo que opera atravs de snteses que conduzem a diversidade dos dados empricos unidade das categorias do entendimento, na forma do sujeito de conhecimento, sujeito transcendental. Dessa forma, o juzo sinttico a priori, que caracteriza o conhecimento concreto e universal das cincias, resulta, como dito anteriormente, desse complexo processo de snteses que acolhe a multiplicidade de percepes dos sentidos e as eleva forma de conceitos inteligveis e universais. No entanto, todas as snteses tem como centro o sujeito cognoscente que institui, sua escolha, os objetos de sua investigao, a fim de pens-los racionalmente. De efeito, o ato de pensar, para Kant, sempre uma postura racional que impe realidade bruta as regras ou leis que a torna inteligvel. Por isso se dizer que na filosofia kantiana a razo que legisla, ou seja, que fornece as condies ltimas de possibilidade do conhecimento ou da verdade, sendo, por isso, a mais alta faculdade do conhecimento.24 Assim, o sujeito racional a prpria unidade do conhecimento na forma do eu penso, ou, como diz Kant, a unidade racional transcendental.25 No resta dvida que a epistemologia kantiana radicaliza a aventura moderna do empreendimento cientfico ao lanar as bases mais sistemticas e slidas de uma nova fundamentao da verdade, tomada como verdade epistemolgica. Embora o tribunal da razo tenha limitado a arrogncia da razo onipotente da metafsica dogmtica, ele elevou ao mais alto pedestal a glria da razo teortica ou cientfica, como ltimo reduto da verdade mesma. Essa perspectiva racionalista kantiana serviu de base para a sustentao de uma sociedade que busca a legitimao de suas instituies e do comportamento de seus agentes em postulados racionalistas. Modernizar passou a significar racionalizar e racionalizar passou a significar estar mais perto da verdade e da liberdade intelectual. Contudo, ocorre que o racionalismo kantiano foi convertido em racionalidade instrumental, ou seja, meio eficaz para a consecuo de um fim qualquer. Muito rapidamente, os meios se autonomizaram

KanT, Immanuel. Ob. Cit., p. 74.


23

salGaDO, Joaquim Carlos. Ob. Cit., p. 129.


24

KanT, Immanuel. Ob. Cit., p. 85.


25

FGV DIREITO 46

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

ento o que l diz falso. Contudo, se o que ele diz falso, ento o que l diz verdadeiro.

em relao aos fins, degenerando na forma de certas condutas consideradas meramente tcnicas, isoladas de fundamentos ticos. Mesmo a moral foi transformada pode ser apresentado pela frase: Esta sentena falsa. Se a sentena falsa, ento em moralismo, como instrumento de dominao de certos grupos sociais. Esse proela verdadeira, mas se for verdadeira, ento ela falsa. Pode-se desqualificar este paradoxo dizendo-se ser ele sem sentido e autoreferenciado. Mas podemos dar uma cesso de embrutecimento da racionalidade cientfica e de autonomizao da cincia verso que no auto-referente e tem pleno sentido gramatical: em relao ao mundo da vida, que retirou de boa parte dos cientistas a sensibilidade A SENTENA SEGUINTE FALSA social e os fundamentos ticos da busca da verdade, atingiu seu pice com a hegeA SENTENA ANTERIOR VERDADEIRA monia absoluta do positivismo, a partir do sculo XIX, que acabou por determinar Estamos diante de uma inconsistncia lgica que vem sendo discutida e enfrentada h o modo de produo do resultados a que se chegue, o fato muito tempo pela filosofia. Independente dos conhecimento em todas as reas do saber.
Claro que, na verdade, no h paradoxo, pois o fato de algum ser mentiroso no quer dizer que tudo que ele diz mentira. Mas o problema aponta para o paradoxo real que
1

que mesmo em relao verdade, no h apenas vrias correntes ou definies, mas limites ontolgicos e lgicos com os quais devemos conviver, a despeito da sensao de insegurana que possa gerar em ns. E O DIREITO? Como o problema da verdade se relaciona com o Direito? A todo tempo somos confrontados com expresses do tipo: verdade dos fatos, verdade das

e o direito?

Acreditar na verdade como produto de uma sntese entre entendimento e sensibilidade admitir que tambm o direito produto leis, verdade do processo ou verdade do intrprete. possvel falar-se em verdade ou seriam verdades? Como de tal sntese, sendo, pois, constitudo concomitantemente por fatos lidar com os problemas de insegurana jurdica? concretos e proposies abstratas que interagem reciprocamente. Para a aula, pesquise a chamada dialtica de integrao-poAqui, deve-se apresentar aos alunos as categorias trabalhadas por autores como laridade e Manuel Atienza: contexto da descoberta do Direito de Miguel Reale e comente sua Jerzy Wrblewski na Teoria Tridimensional e contexto da justificao. No direito no basta a verdade pura e simples. Como fenmeno da relao com o criticismo kantiano. cultura o direito importa valores, sentido moral ou tico. Por isso, suas normas
genricas ou concretas devem ser justificadas. O justo est para o campo cultural como o verdadeiro est para o campo natural. No direito, verdadeiro e justo se imbricam no campo tico.

bibliOGrafia CONTEXTO
DA DESCOBERTA

Formas pelas quais chega-se deciso.

Obrigatria KIRKHAM, Richard L. Teorias da Verdade. So Leopoldo: Unisinos, 2003. - Para uma boa sntese cf.

REALE, Miguel. Filosofia do direito. So Paulo: Saraiva, 1996. (Parte I. Captulo VIII. Do Conhecimento Quanto a Origem).
complementar

20

CUNHA, Jos Ricardo. Modernidade e Cincia: algumas posies epistemolgicas. Direito, Estado e Sociedade Revista do Departamento de Direito da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, n. 16, jan/jul 2000.

FGV DIREITO 47

AULA 10. O POSITIVISMO: COMTE

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

NOTA 10. o positiVismo: Comte aUlaAO PROFESSOR

Tema AO ALUNO NOTAda aula

tema da aUla O positivismo filosfico.

O positivismo filosfico.
Objetivos da aula

ObjetivOs da aUla filosfico conforme desenvolvido por Augusto Comte. Apresentar o positivismo

Apresentar o positivismo filosfico conforme desenvolvido por Augusto Comte. DESENVOLVIMENTO


prepare-se para a aUla
A fora filosfica de maior influncia na modernidade foi, sem dvida, o positivismo. O seu maior formulador, Augusto Comte, afirmou a filosofia como uma espcie de denominador comum de todo tipo de conhecimento, terico ou prtico, dando a ela tambm um papel poltico para a

A fora filosfica de maior influncia na modernidade foi, sem dvida, o positivismo. O seu maior formulador, Augusto Comte, manuteno da ordem. Isso quer dizer que, por um lado, o afirmou a filosofia como uma espcie de denominador comum positivismo se apresenta como uma teoria do conhecimento de todo tipo de conhecimento, terico ou prtico, dando a ela capaz de apreender e desvendar a ordem natural dos tambm um papel poltico para a manuteno da ordem. Isso acontecimentos histrico, descobrindo leis gerais vlidas para quer dizer que, por um lado, o positivismo se apresenta como todos os indivduos e todas as sociedades, supondo uma uma teoria do conhecimento capaz de apreender e desvendar a evoluo intrnseca na base dessa ordem natural; por outro lado, ordem natural dos acontecimentos histrico, descobrindo leis geo positivismo se apresenta como uma coordenao das aes polticas necessrias rais vlidas para todos os indivduos e todas as sociedades, supondo uma evoluo para a manuteno dessa ordem, que traz o desenvolvimento, e para uma eventual intrnseca na base dessa ordem natural; por outro lado, o positivismo se apresenta correo de possveis desvios. Nesse sentido, o positivismo pode ser considerado como uma coordenao das aes polticas necessrias para a manuteno dessa orcomo uma espcie de filosofia das filosofias, pois fornece a regra geral de dem que traz o desenvolvimento e para uma eventual correo de possveis desvios. entendimento e interpretao de todos os acontecimentos histricos ao mesmo tempo Nesse sentido, o positivismo pode ser considerado como uma espcie de filosofia em que delimita os campos de interveno da ao humana e fornece as regras de das filosofias, pois fornece a regra geral de entendimento e interpretao de todos como faz-la. Para tanto, se ope a qualquer tipo de saber que no esteja amparado os acontecimentos histricos, ao mesmo tempo em que delimita os campos de inem condies reais, demonstrveis e histricas de fundamentao, negando qualquer terveno da ao humana e fornece as regras de como faz-la. Para tanto, se ope a ontologia absoluta e transcendente que no surja da histria e no se afirme nela. No qualquer tipo de saber que no esteja amparado em condies reais, demonstrveis e histricas de fundamentao, negando qualquer ontologia absoluta e transcendente que no surja da histria e no se afirme nela. No lugar dessa ontologia99 carter de metafsico, o positivismo, embalado pelo otimismo moderno, apresenta a cincia como verdadeira redentora e realizadora da promessa do conhecimento e do progresso. Comte acredita ter encontrado a filosofia natural a que Bacon tanto se referia sem, contudo, ter descoberto suas verdadeiras regras de funcionamento. Observar e descobrir o funcionamento da natureza o ponto de partida para uma ao racional sobre a prpria natureza que assegure ao homem um lugar privilegiado no mundo, isto , um lugar de domnio que propicie uma natural evoluo. Portanto, a filosofia
FGV DIREITO 48

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

positivista de Comte concede cincia lugar de fundamental destaque, na medida em que a ela cabe fornecer o conhecimento do mundo e o plano de ao adequado ao seu manejo. Eis a sntese da perspectiva cientificista da filosofia positivista: ver para prever e prever para controlar. Afirma Comte:
Sem dvida, ao tomar o conjunto completo de toda sorte de trabalhos da espcie humana, deve-se conceber o estudo da natureza, destinando-se a fornecer a verdadeira base racional da ao do homem sobre ela. O conhecimento das leis dos fenmenos, cujo resultado constante fazer com que sejam previstos por ns, evidentemente pode nos conduzir, de modo exclusivo, na vida ativa, a modificar um fenmeno por outro, tudo isso em nosso proveito... Todas as vezes que chegamos a exercer uma grande ao, somente porque o conhecimento das leis naturais nos permite introduzir, entre as circunstncias determinadas sob a influncia das quais se realizam os diversos fenmenos, alguns elementos modificadores que, em que pese sua prpria fraqueza, bastam, em certos casos, para fazer reverter, em nosso proveito, os resultados definitivos do conjunto das causas exteriores.26

Apesar dessa apresentao dos postulados e das pretenses do positivismo, ainda necessrio um esforo de definio. Usemos o seguinte conceito: positivismo a doutrina que afirma o real em detrimento do transcendente absoluto. uma doutrina porque um conhecimento organizado a partir de um corpo terico prprio e definido. A substncia dessa doutrina filosfica o paradoxo entre o real e o transcendente, onde o primeiro deve ser entendido como uma exterioridade observvel e o segundo como a prpria metafsica. Assim, o positivismo rejeita a cientificidade, ou seja, o carter de verdade, de qualquer explicao baseada em argumentos metafsicos, rejeitando, por conseguinte, todas as idias totalizantes e que no estejam fundamentadas no observvel. Portanto, apenas no plano do real fenomnico possvel praticar a cincia e descobrir a verdade. Deve-se ter em conta que no basta a pura observao, o fenmeno observado dever ser racionalizado para que possa ser apresentado na forma de enunciados, prognsticos e prescries. Considerando a realidade como uma exterioridade observvel, Comte entende que os fenmenos podem ser vistos, previstos e subsumidos por uma lei geral de funcionamento, de modo a ser controlado ou, pelo menos, passvel de controle pela razo humana. Por isso mesmo, estrutura sua filosofia positivista em trs momentos fundamentais: uma filosofia da histria (momento filosfico), uma teoria ou classificao das cincias (momento epistemolgico) e uma reforma das instituies polticas e morais (momento sociolgico). Todos estes momentos devem ser submetidos Lei Fundamental do Progresso do Esprito Humano, consubstanciada na evoluo dos trs estados que marcaram a existncia dos homens: estado teolgico, estado metafsico e estado positivo, sendo este ltimo a grande expresso da natureza e cultura humanas:
No estado teolgico, o esprito humano, dirigindo essencialmente suas investigaes para a natureza ntima dos seres, as causas primeiras e finais de todos os
COmTE, augusto. Curso de Filosofia Positiva. so paulo: abril Cultural, 1983, p. 23.
26

FGV DIREITO 49

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

efeitos que o tocam, numa palavra, para os conhecimentos absolutos, apresenta os fenmenos como produzidos pela ao direta e contnua de agentes sobrenaturais mais ou menos numerosos, cuja interveno arbitrria explica todas as anomalias aparentes do universo. No estado metafsico, que no fundo nada mais do que simples modificao geral do primeiro, os agentes sobrenaturais so substitudos por foras abstratas, verdadeiras entidades (abstraes personificadas) inerentes aos diversos seres do mundo, e concebidas como capazes de engendrar por elas prprias todos os fenmenos observados, cuja explicao consiste, ento, em determinara para cada um uma santidade correspondente. Enfim, no estado positivo, o esprito humano reconhecendo a impossibilidade de obter noes absolutas, renuncia a procurar a origem e o destino do universo, a conhecer as causas ntimas dos fenmenos, para preocupar-se unicamente em descobrir, graas ao uso bem combinado do raciocnio e da observao, suas leis efetivas, a saber, suas relaes invariveis de sucesso e similitude. A explicao dos fatos, reduzida ento a seus termos reais, se resume de agora em diante na ligao estabelecida entre os diversos fenmenos particulares e alguns fatos gerais, cujo nmero o progresso da cincia tende cada vez mais a diminuir.27

Em linhas gerais, pode-se afirmar que, no estado positivo, a crena (in)fundada em agentes sobrenaturais e foras abstratas, prprias dos estados teolgico e metafsico, desaparece para dar lugar a uma nova crena: o poder da observao e da razo que, combinadas, formam a base da cincia. Note-se a influncia de Hume e de Kant, conforme admite o prprio Comte, na descrena em torno de um absoluto ontolgico ou mesmo na apropriao crtica da cincia, estabelecendo seus limites e possibilidades, ou, ainda como quer Kant, na compreenso da cincia como o resultado da articulao entre sentido e razo, com primazia normativa desta ltima, pois ela que determina o significado dos dados empricos absorvidos pelos sentidos. No estado positivo, o conhecimento cientfico que determina a verdade e os seus meios de produo. Por isso, Comte afirma dois postulados epistemolgicos bsicos: 1) a negao de uma unidade absoluta intrnseca realidade; 2) a afirmao de uma relatividade histrica do conhecimento que est sempre em progresso e se liga a dadas situaes sociais.28 Com base nesses postulados, afirma trs regras metodolgicas essenciais para a cincia: 1) A busca do conhecimento implica a delimitao de um objeto especfico de conhecimento; 2) O objeto fenmeno deve ser estudado sistematicamente nas suas relaes constantes de concomitncia e sucesso, at que se encontre sua lei geral de funcionamento; e 3) A descoberta cientfica da lei de funcionamento de um fenmeno, permite a previso racional de seu comportamento, como forma de controle, segundo o dogma da invariabilidade das leis naturais.29 Assim, o positivismo produz uma filosofia da cincia que possui como fundamento a observao que, no entanto, pressupe: 1) a possibilidade da objetividade do conhecimento; 2) uma organicidade prpria dos fenmenos que so sustentados por funes naturalmente determinadas; e 3) uma harmonia intrnseca da realidade que decorre da organicidade dos fenmenos. Em

27 28

COmTE, augusto. Ob. Cit., p. 4.

COmTE, augusto. Discurso Sobre o Esprito Positivo. so paulo: abril Cultural, 1983, p. 63.
29 COmTE, augusto. Discurso Preliminar Sobre o Conjunto do Positivismo. so paulo: abril Cultural, 1983, pp. 108-110.

FGV DIREITO 50

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

outras palavras, se tudo estiver em ordem, haver o progresso, donde a crena que o progresso decorre da ordem. Para garantir a ordem que produz progresso, a cincia com sua pluralidade de objetos e unidade metodolgica descobre as leis gerais imutveis da esttica (ordem) e da dinmica (progresso).30 Segundo o positivismo, exatamente isso que ocorre nas sociedades. Por isso a definio da sociologia como uma fsica social que investiga o fenmeno social como um dado objetivo e natural, chegando s suas leis gerais imutveis. No lugar da democracia, considerada por Comte como sendo anarquista, e da aristocracia, considerada por ele reacionria, prope uma sociocracia fundada no conhecimento cientfico da sociedade e, por isso, capaz de conduzir o esprito humano numa trajetria moral evoluda e verdadeiramente livre. Para tanto, basta compreender que, consoante concepo positivista, toda sociedade formada por uma esttica social e por uma dinmica social, sendo a primeira uma condio constante da sociedade que lhe garante a harmonia: ordem; e sendo a segunda o resultado de suas leis gerais de evoluo que lhe garante o desenvolvimento: progresso. Nesse sentido, para uma boa existncia da sociedade e sua respectiva evoluo, bastaria a implantao de um Estado sociocrata intervencionista que garantisse o funcionamento dos rgo sociais, assegurando a vitalidade do organismo e evitando as disfunes socialmente patolgicas que pudessem ou impedir o progresso. Essa acepo positivista, que torna a poltica dependente da cincia, tambm produz a idia de que a poltica pode ser vista como uma tcnica de arranjo social, ocultando a questo fundamental das correlaes de fora e de busca pelo poder, como se cincia e poltica fossem neutras, isentas de influncias ideolgicas na busca e na realizao de uma verdade pura. Michael Lvy explica como as cincias sociais foram tomadas por este modelo epistemolgico, sendo conduzidas basicamente pelos seguintes princpios: 1) A sociedade regida por leis naturais, isto , leis invariveis, independentes da vontade e da ao humanas; na vida social, ento o que l diz harmonia natural; 2) A sociedade pode, portanto, ser epistemologicareina uma falso. Contudo, se o que ele diz falso, ento o que l diz verdadeiro. mente assimilada pela natureza e ser estudada pelos mesmos mtodos e processos Claro que, na verdade, no h paradoxo, pois o fato de algum ser mentiroso no quer dizer que tudo que ele diz mentira. Mas o problema aponta para o paradoxo real quecincias da sociedade, assim como as empregados pelas cincias da natureza; 3) As pode ser apresentado pela frase: Esta sentena falsa. Se a sentena falsa, ento da natureza, for verdadeira, ento ela falsa. Pode-se desqualificar este ela verdadeira, mas se devem limitar-se observao e explicao causal dos fenmenos, paradoxo dizendo-se ser ele sem sentido e autoreferenciado. Mas podemos dar uma de forma objetiva, neutra, livre de julgamentos de valor ou ideologias, descartando verso que no auto-referente e tem pleno sentido gramatical: previamente todas as prenoes ou preconceitos.31 Todos esses aspectos foram, de A SENTENA SEGUINTE FALSA tal forma, enraizados na conscincia epistemolgica moderna que se expandiram A SENTENA ANTERIOR VERDADEIRA por todas as formas de conhecimento, inclusive pelo direito.
Estamos diante de uma inconsistncia lgica que vem sendo discutida e enfrentada h muito tempo pela filosofia.1 Independente dos resultados a que se chegue, o fato que mesmo em relao verdade, no h apenas vrias correntes ou definies, mas limites ontolgicos e lgicos com os quais devemos conviver, a despeito da sensao de insegurana que possa gerar em ns. E O DIREITO? Como o problema da verdade se relaciona com o Direito? A todo tempo somos confrontados com expresses do tipo: verdade dos fatos, verdade das

e o direito?

De muitas formas o positivismo influenciou o direito. Todo o sculo XIX ,e a maior parte do sculo XX, foram hegemonizados por leis, verdade do processo ou verdade do intrprete. possvel falar-se em verdade ou seriam verdades? Como conceitos positivistas de direito. Isso o que ser aprofundado nas lidar com os problemas de insegurana jurdica? aulas seguintes.
Aqui, deve-se apresentar aos alunos as categorias trabalhadas por autores como Jerzy Wrblewski e Manuel Atienza: contexto da descoberta e contexto da justificao. No direito no basta a verdade pura e simples. Como fenmeno da cultura o direito importa valores, sentido moral ou tico. Por isso, suas normas genricas ou concretas devem ser justificadas. O justo est para o campo cultural como o verdadeiro est para o campo natural. No direito, verdadeiro e justo se imbricam no campo tico.

COmTE, augusto. Ob. Cit., p. 113.


30

lWY, mchael. As Aventuras de Karl Marx Contra o Baro de Mnchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. so paulo: Cortez, 1994, p. 17.
31

FGV DIREITO 51

CONTEXTO DA

Formas pelas quais chega-se deciso.

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

bibliOGrafia Obrigatria

VERDENAL, Ren. A Filosofia Positivista de Augusto Comte. In: CHTELET, Franois. Histria da filosofia. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
complementar

COING, Helmut. Elementos fundamentais da filosofia do direito. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2002. (Captulo I. Principais Doutrinas da Filosofia do Direito Seo VIII A modernidade: positivismo e formalismo).

FGV DIREITO 52

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

aUla 11. modernidade e ideologia CientiFiCista

NOTA AO ALUNO tema da aUla

Delimitaes para a modernidade.


ObjetivOs da aUla

Introduzir o problema da modernidade no contexto do marco epistemolgico a partir da influncia do positivismo.


prepare-se para a aUla

Embora no seja pouco comum o recurso ao conceito de modernidade para explicar ou mesmo adjetivar certas situaes ou fenmenos, ainda no existem consensos slidos quanto ao significado da palavra. De um ponto de vista mais acadmico, h muita diversidade quanto definio do que seja moderno ou modernidade, sem embargo de certos elementos de anlise que so comuns ao tema.32 De um ponto de vista do senso comum, o moderno costuma se ligar ao conceito de modernizao (modernizar ou modernizado) que, por sua vez, se articula com a idia de eficincia, traduzindo uma intuio de que o moderno ou modernizado melhor do que aquilo que lhe antecedia. assim, por exemplo, quando se fala em modernizar o Estado ou modernizar uma empresa. Passa-se a idia de que o Estado ter uma administrao mais eficiente e a empresa uma produo mais eficiente. Por si s, isso j oferece uma noo da fora da modernidade que, como qualquer outra histria, sempre contada pelos vencedores. Trata-se, evidentemente, de um conceito profundamente ideologizado. Buscando marcos para delimitar o perodo moderno, a historiografia costuma apontar alguns acontecimentos histricos considerados como verdadeiras balizas. Os fatos mais citados so a Reforma Protestante, a Revoluo Industrial e a Revoluo Francesa. Uma reforma e duas revolues, conforme os nomes j consagrados, evidenciam que a modernidade surge de uma profunda vocao para a ruptura e a mudana. A Reforma Protestante rompe com o tradicional monoplio da Igreja Catlica na formulao da doutrina crist e institui uma nova relao entre os homens e Deus, manifestando a implicao teolgica da modernidade. A Revoluo Industrial rompe com a base produtiva do feudalismo e institui uma nova relao entre produo e comrcio, manifestando a implicao econmica da modernidade. A Revoluo Francesa rompe com a estrutura estamental do Ancien Rgime e institui uma nova relao entre Estado e sociedade civil, manifestando a implicao poltica da modernidade. Portanto, falar de modernidade falar tambm

Cf. TORaInE, alain. Crtica da Modernidade. petrpolis: Vozes, 1994; BaUman, Zygmunt. Modernidade e Ambivalncia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999; GIDDEns, anthony. As Consequncias da Modernidade. so paulo: Unesp, 1991; BERman, marshall. Tudo que Slido Desmancha no Ar. so paulo: Cia das letras, 1986; HaBERmas, Jrgen. O Discurso Filosfico da Modernidade. lisboa: Dom Quixote, 1990; CasTORIaDIs, Cornelius. As Encruzilhadas do Labirinto I. Rio de Janeiro: paz e Terra, 1987; sanTOs, Boaventura de souza. Pela Mo de Alice: o social e o poltico na ps-modernidade. so paulo: Cortez, 1997; ROUanET, sergio paulo. Mal-estar na Modernidade. so paulo: Cia das letras, 1993. para uma instigante viso psicanaltica da modernidade cf. plasTInO, Carlos alberto. O Primado da Afetividade: a crtica freudiana ao paradigma moderno. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2001.
32

FGV DIREITO 53

e Deus, manifestando a implicao teolgica da modernidade. A Revoluo Industrial rompe com a base produtiva do feudalismo e institui uma nova relao entre produo e comrcio, manifestando a implicao econmica da modernidade. A Revoluo Francesa rompe com a estrutura estamental do Ancien Rgime e institui uma nova EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE relao entre Estado e sociedade civil, manifestando a implicao poltica da modernidade. Portanto, falar de modernidade falar tambm e a um s tempo de teologia, economia e poltica, como conceitos que lhe so fundamentais.

e a um s tempo de teologia, economia e poltica, como conceitos que lhe so fundamentais. No entanto, Hannah Arendt33 ao analisar a era moderna, No entanto, Hannah Arendt75, ,ao analisar a era moderna, aponta aponta outros fatos fatos que considera determinantes: descoberta da dois que considera determinantes: a a desoutros dois coberta da Amrica e a inveno do telescpio. O primeiro Amrica e a inveno do telescpio. O primeiro moencarna, em teoria, aquele otimismo cultural prprio da encarna, em teoria, aquele na defesa astronomia de de da dernidade, agora otimismoda sob a formaCoprnico violento eulinhas bsicas de suas teorias se sustentavamdesnudadocultural prprio um modernidade, agora que, anteriormente, j havia negado o geocentrismo. Ento, por queNovodureza no imaginando buscou rocentrismo que buscou subjugar oviolento eurocentrismo que desnudado sob a forma de um tanta Mundo tratamento com Galileu poder reconstruir (heliocentrismo x geocentrismo) j no os mesmos se o que ele afirmava o paraso terreno sem cometer subjugar o Novo Mundo imaginando poder reconstruir o paraso era assim to original ?erros jcoube a ele no apenas falar, mas tambm provar Porque praticados no Velho Mundo. Entre o sonho de Coterreno sem de Galileu, a cincia passou a combinar suas teorias atravs do Telescpio. A partircometer os mesmos erros j no quetalvez lombo e a realidade da colonizao/invaso, muitas vidas se perderam praticados no Velho uma linguagem o sonho portanto humanidade. O outro colonizao/invaso, muitas vidas Mundo. Entrematemtica, de Colomboee a realidade da experimentos que por Hannah tenha sido o maior genocdio daexata quantificadora, com fato apontado pudessem inveno empiricamente suas teorias. importante frisar este novo Arendt, a demonstrar do telescpio, sim o maior genocdio da humanidade. da se perderam no que talvez tenha sido o cone maior e principal fundamentoO outro fato fundamento epistemolgico matematizado, para o qual conhecer modernidade. Evidentemente, no se trata daoinvenodeve telescpio isoladamente, do ser associado apontado por Hannah Arendt, a inveno dodos objetos, substitudas por ao quantificar, negligenciando as qualidades intrnsecas telescpio, sim o cone maior e principal mas do seu desenvolvimento por Galileu Galilei e 76 todas as grandes transformade Com efeito, houve um quantidades, as quais podem, fundamentosucederam a eventualmente, ser traduzidas. o telescpioda tomado como telescpio es que se da modernidade. da. Dessa maneira, se trata inveno do a partir Evidentemente, no radical deslocamento do lugar da verdade, que deixou de ser a religio para se instalar grande metfora do do seu desenvolvimento por Galileu Galilei e de todas as isoladamente, mas pensamento que realmente revolucionou a tessitura ontolgica grandes na cincia. Dito de outra maneira, a verdade saiu da revelao e foi para a razo. da sociedade ocidental a sucederam a partir da. Dessa transformaes que se partir do sculo XVII: a cincia. maneira, o telescpio tomado Portanto, se a idia de modernidaPortanto, se a idia de como a grande metfora do pensamento que realmente revolucionou a tessitura de est ligada s ligada s novas compreenses modernidade est ontolgica da sociedade ocidental a em torno de sculo XVII: a cincia. Para partir do conceitos teolgicos, ponovas compreenses em torno e econmicos, na compreender melhor a questo, voltemoslticos conceitos telescpio. sabido que este a de Galileu e ao teolgicos, categoria de cincia/tecnologia Tribunais do Santo polticos e econmicos, na cientista sofreu duro processo inquisitrio por parte dos que ela encontra seu Ofcio, mais alto padro de definio, reprecategoria de cincia/tecnologia sentao ou expresso. Evidentemente, que ela encontra seu mais alto 75 toda essa Forense epistemolgica s foi padro de definio, - ARENDT, Hannah. A Condio Humana. Rio de Janeiro: euforia Universitria, 1995, p. 260. representao ou s sucessivas rupturas que foram se produzindo, sobretudo a partir expresso. Evidentemente, toda essa euforia epistemolgica s foi possvel graas possvel graas s onde o rupturas que foram se produzindo, sobretudo a partir do do sculo XVI, sucessivas humanismo renascentista produziu uma nova crena na 111 sculo XVI, e na humanismo do ser humano. importnciaonde o centralidaderenascentista produziuSeuma prprio mundo no mais o nova crena na importncia e na centralidade do ser humano. Se o um mundo no mais visto visto como um cosmo fechado, mas comoprpriouniverso infinito, ento o centro como estar em qualquer lugar, um universo infinito, indivduo. pode estar pode um cosmo fechado, mas como inclusive em cadaento o centro Em todas as reas do em qualquer lugar, conhecimento inclusive em cada indivduo. Em todas as reas do conhecimento economia, poltica, artes, medicina, geografia o homem passa a economia, poltica, artes, medicina, geografia o homem passa a ser reconhecido ser reconhecido como um protagonista que vai, paulatinamente, saindo da condicomo um protagonista que o de estar sujeito avai, paulatinamente, saindo da condio de estar sujeito a Na verdade, para situar-se na condio de ser sujeito de. para situar-se na condio de ser sujeito de. Na verdade, trata-se do prprio conceito trata-se do prprio conceito de sujeito que reinventado para designar aquele que de sujeito que reinventado para designar aquele que pratica a ao. Pratica a ao pratica a ao. Pratica a ao porque controla a ao, controla os fenmenos sociais porque controla a ao, controla os fenmenos sociais e, inclusive, os naturais. Tudo e, inclusive, os naturais. Tudo isso possvel porque o homem se destaca no apenas isso possvel porque o homem se destaca no apenas como ser animal mas, como ser animal mas, sobretudo, como ser racional.poder do sujeito que, que reside na racionalidade sobretudo, como ser racional. na racionalidade que reside o o poder esclarecido, que, uma vez de todas as amarras obscurantistas. Trata-se as amarras do sujeito pode se libertar esclarecido, pode se libertar de todas uma vez obscurantistas. Trata-se do prprio credo Iluminista, to bem exposto por Kant:
76

- PLASTINO, Carlos Alberto. O Primado da crtica freudiana ao paradigma moderno. Afetividade: a

A ilustrao a sada do homem de sua menoridade, da qual ele o prprio responsvel. A menoridade a incapacidade de fazer uso do entendimento sem a 112 conduo de um outro. O homem o prprio culpado dessa menoridade quando

33 aREnDT, Hannah. A Condio Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1995, p. 260.

FGV DIREITO 54

liberdade e da felicidade.79 Trata-se de uma concepo de bem estar que ir perpassar toda a modernidade, especialmente os sculos XIX e XX, atravs de um crescente e sofisticado processo de industrializao e juridicizao. Numa ponta (econmica), a produo ancorada em tcnicas cientficas produz em massa para EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE satisfazer, com custos reduzidos, as necessidades materiais da populao; noutra ponta (poltica), os indivduos se crem livres por estarem submetidos, apenas, ao

sua causa reside no na falta de entendimento, mas na falta de resoluo e coragem imprio da lei, onde o direito apresentado como nico instrumento legtimo de para us-lo sem a conduo de um outro. Sapere aude! Tenha coragem de usar seu mediao dos conflitos. Com efeito, a ordem social , antes de mais nada, uma prprio entendimento esse o lema da ilustrao.34 ideologia de bem estar que promete conforto e segurana. Forma-se, assim, um

conhecer e controlar a realidade mesma. A razo possibilitaa clculo e o discerni- esteve sociedade de indivduos livres e iguais perante o lei. Essa frmula mento, tornando o sujeito livre e capaz, tanto no campo da cincia (clculo) como identicamente presente nas duas principais ideologias modernas de emancipao dos no campo da moral (discernimento). a grande aspirao da autonomia que parece indivduos: sujeito autnomo capaz de80 Sem recair mesmo e conduzir sua realizar-se. Ocapitalismo e comunismo. responder por siem anlises quanto s suas respectivas bifurcaes internas e subtendncias, possvel afirmar, em para vontade conforme seus interesses. Surge a figura do sujeito de direito, capaz linhas gerais, exercer direitos e deveres como comunismo se ampararam na mesma promessa de que tanto capitalismo inerentes sua natureza e posio social. Impulsionada por esse otimismo cultural, a modernidade comea a alicerar as fundaes de uma realizao de liberdade, abundncia e felicidade. O capitalismo pretendeu a liberdade nova ordem. Se num primeiro momento foi caracterizado pelo seu poder revolumetaforizada segundo de livre pensamento o comunismo pretendeu a cionrio, neste na idiamomento oiniciativa, j moderno pode ser caracterizadoliberdade por um profundo conservantismo. Conservar garantir a ordem, a nova ordem, esteve metaforizada na idia de igualdade universal. Quanto abundncia, esta tomada comocentro da maior das conquistas modernas. Na perspectiva da ordem presente no expresso corrida industrial travada pelas maiores potncias capitalista e moderna, a sociedade vista como um conjunto de conhecimentos que, uma vez comunista, apostando a primeira no livre mercado e a segunda no planejamento dominados pelo homem, garantem um caminho previsvel e necessrio aos aconeconmico. J a de uma espcie de sociedade epistemolgica que naturaliza a tecimentos. Trata-se felicidade seria uma conseqncia inevitvel da liberdade e da ordem social, controlando as aes realizao fazendo com que os fenmenos so- (ou as abundncia. Para a garantia da humanas e desta promessa, os dois sistemas ciais-histricos sejam analisados como fenmenos naturais. Alain Touraine enfatiza duas ideologias) adotaram distintos instrumentos estratgicos: no caso do capitalismo a dimenso ordenadora da ideologia modernista:
caberia ao mercado garantir o sonho de liberdade, abundncia e felicidade, j no caso do comunismo oas sociedades onde se desenvolveram o esprito e Estado. da moderPorque mesmo sonho deveria ser garantido pelo as prticas nidade da ordem no em ordem que das ideologias polticas ou do A metafsicaprocuravam mais prapenas a basepr em movimento: organizao econmicas comrcio e das regras de cmbio, criao de uma administrao pblica e do Estado mais conhecidas, mas o prprio fundamento da sociedade moderna, estando de direito, difuso do livro, crtica das tradies, das proibies e dos privilgios. a presente desdeque oatividades cientficas desempenha ento o os modos de Esses razo, mais as capital e o trabalho, que ou tcnicas at papel principal. produo da cultura, difundindo-se por toda a vida social, buscando a homensmais ampla de uma sculos so dominados pelos legistas, filsofos, escritores, todos idia do livro, e as cincias observam, classificam, ordenam para a forma de administrar 35 sociedade racional, comandando tambm descobrir a ordem das coisas. os bens e as

luminoso poder da modernista: a passa a ser entendido como aquele que pode Com o retrato razo, o sujeito produo potencializada pela tecnologia numa

A metafsica da ordem no apenas a base das explica como a razoeconmicasamais conhe- de toda ideologias polticas ou tornou-se viga mestra cidas, mas o prprio fundamento da sociedade a atividade moderna, fazendo da racionalizao o moderna, estando presente desde as atividades cientficas ou tcnicas at os modos 78 - TOURAINE, Alain. Crtica da Modernidade. Petrpolis: Vozes, 1994, p. 36.de produo 79 - TOURAINE, Alain. Ob. Cit., p. 38. da cultura, difundindo-se por toda a vida social, 80 - As expresses capitalismo e comunismo a idia mais ampla buscando uma conotao mais buscando so aqui empregadas de uma sociedaeconmica do que poltica, reservando as expresses liberalismo e socialismo para uma designao de racional, comandando tambm a forma de KanT, Emanuel. O que a mais acentuadamente poltica do que econmica. administrar os bens e as relaes humanas. No- ilustrao in WEFFORT, Francisco (Org.). Os Clssicos da Poltica. vamente, Alain Touraine explica como a razo Vol. 2, so paulo: tica, 1993, 114 tornou-se a viga mestra de toda a atividade moderna, fazendo da racionalizao o pp. 83-84. TOURaInE, alain. Crtica da nico princpio de organizao da vida pessoal e coletiva: s vezes, ela (a moder- Modernidade. petrpolis: Vozes, nidade) imaginou a sociedade como uma ordem, uma arquitetura baseada sobre 1994, p. 36.
34 35

relaes

humanas.

Novamente,

Alain

Touraine

FGV DIREITO 55

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

que mesmo em relao verdade, no h apenas vrias correntes ou definies, mas limites ontolgicos e lgicos com os quais devemos conviver, a despeito da sensao de insegurana que possa gerar em ns.

o clculo; s vezes ela fez da razo um instrumento ao servio dos interesses e do prazer dos indivduos; e s vezes, finalmente, ela a utilizou como uma arma crtica contra todos os poderes, para libertar uma natureza humana que havia esmagado a autoridade religiosa.36 Entretanto, ocorre que, muito rapidamente, a lgica da ordem transformou-se em ordem da lgica, e um certo logicismo passou a predominar na viso de mundo moderna que, se por um lado desencantou a sociedade do sagrado divino e da mo salvadora de Deus, por outro lado reencantou o mundo com um tipo de sagrado profano produzido pelas mos salvadoras do homem. ento o que l diz falso. Contudo, se o que ele diz falso, ento o que l diz Essa espcie de divinizao do homem , na verdade, um tributo deusa razo verdadeiro. que foi adotada como fundamento da ordem Claro que, na verdade, no h paradoxo, pois o fato de algum ser mentiroso no quer da lgica. Hegel, certamente, ainda dizer que tudo que ele diz mentira. Mas o problema aponta para o paradoxo real que um dos que melhor nos oferece uma boa compreenso do racionalismo tpico da pode ser apresentado pela frase: Esta sentena falsa. Se a sentena falsa, ento ela verdadeira, mas se for verdadeira, ento eladebruamos, no este modernidade,quando nos falsa. Pode-se desqualificar prefcio do livro Princpios da Filosofia paradoxo dizendo-se ser ele sem sentido e autoreferenciado. Mas podemos dar uma do que no auto-referente sua famosa afirmao: o que racional real e o que real racioversoDireito, sobre e tem pleno sentido gramatical: nal.37 Nessa esteira de pensamento, toda ordem existente na sociedade s pode ser A SENTENA SEGUINTE FALSA racional, j que somente a razo capaz de consubstanciar-se na histria, como o A SENTENA ANTERIOR VERDADEIRA eterno que presente.38 Eis que a razo se apresenta como consumadora de uma Estamos diante de uma inconsistncia lgica que vem sendo discutida e enfrentada h muito tempo pela filosofia. Independente irresistvel. se chegue, o fato ordem historicamente dos resultados a que
1

e o direito?

E O DIREITO? Como o problema da verdade se relaciona com o Direito? A todo tempo somos confrontados com expresses do tipo: verdade dos fatos, verdade das

Prepare-se para o debate estudando as formas possveis de associao entre direito e ordem. Leve em considerao a importncia da leis, verdade do processo ou verdade do intrprete. possvel falar-se em verdade ou seriam verdades? Como epistemologia positivista no mbito da modernidade.
lidar com os problemas de insegurana jurdica? Aqui, deve-se apresentar aos alunos as categorias trabalhadas por autores como Jerzy Wrblewski e Manuel Atienza: contexto da descoberta e contexto da justificao. No direito no basta a verdade pura e simples. Como fenmeno da cultura o direito importa valores, sentido moral ou tico. Por isso, suas normas genricas ou concretas devem ser justificadas. O justo est para o campo cultural como o verdadeiro est para o campo natural. No direito, verdadeiro e justo se imbricam no campo tico.

bibliOGrafia

Obrigatria
CONTEXTO

DA chega-se deciso. TOURAINE, Alain. Crtica da Modernidade. Petrpolis: Vozes, 1994. (Primeira DESCOBERTA - Para uma boaParteKIRKHAM, Richard L. Teorias da Verdade. So Leopoldo: Unisinos, 2003. sntese cf. A Modernidade Triunfante: Captulo 1 As Luzes da Razo.)

Formas pelas quais

complementar

20

ARENDT, Hannah. A Condio Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1995. PLASTINO, Carlos. O Primado da Afetividade. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2001. (Captulo 1. A Psicanlise e a Questo do Paradigma).

TOURaInE, alain. Ob. Cit., p. 18.


36 37 HEGEl, Georg W. F. Princpios da Filosofia do Direito. lisboa: Guimares Editores, 1990, p. 13.

HEGEl, Georg W. F. Ob. Cit., p. 14. para uma boa anlise cf. VaZ, Henrique de lima. Escritos de Filosofia II: tica e cultura. so paulo: loyola, 1993, pp. 183-184.
38

FGV DIREITO 56

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

aUlas 12 e 13. os positiVismos JUrdiCos e a CinCia do direito

NOTA AO ALUNO tema da aUla

A influncia do positivismo na cincia moderna do direito.


ObjetivOs das aUlas

Apresentar as diferentes formas pelas quais o positivismo se apresenta no direito e na idia de cincia do direito.
prepare-se para as aUlas

A cincia do direito, conforme as premissas positivistas, se enquadra exatamente nesse esquema, j que o prprio positivismo jurdico pode assim ser definido. Da mesma forma que o termo positivismo enseja confuses semnticas, a expresso positivismo jurdico tambm sujeita a ambigidades. A primeira delas resulta da sua contextualizao no sistema jurdico. Para entender melhor: como sabido, o direito ocidental estrutura-se na forma de duas grandes famlias, ou sistemas jurdicos: 1) o Sistema Romano-Germnico ou Civil Law; e o 2) Sistema da Common Law. O primeiro se desenvolveu na Europa continental e hoje est presente na maior parte do mundo, inclusive em alguns pases orientais, como o Japo. Est baseado essencialmente nas normas legisladas, tendo tomado impulso maior atravs da tcnica da codificao. O segundo desenvolveu-se na Inglaterra e est presente em boa parte dos pases de lngua inglesa. Est baseado nas decises judiciais ou no reconhecimento das cortes de justia dado aos costumes e princpios praticados na sociedade.39 Como foi dito, uma das ambigidades do positivismo, no campo do direito, resulta de um vcio intelectual de muitos juristas do sistema romano-germnico, que tendem a confundir positivismo jurdico com legalismo. Donde muitos ao ouvirem a palavra positivismo, logo pensam em aplicao exata da lei. No que esteja errada tal concepo, contudo, por ser reducionista, ela no explica corretamente o conceito e os avatares do positivismo jurdico. Com efeito, diante das ambigidades do positivismo jurdico, e para uma melhor compreenso da idia de cincia do direito que se liga ao conceito de positivismo o melhor refazer os passos percorridos na definio do positivismo. Assim, se positivismo a doutrina que afirma o real em detrimento do transcendente absoluto,positivismo jurdico a doutrina do direito que afirma a realidade jurdica em detrimento do transcendente absoluto. Caracteriza-se, aqui, uma dicotomia inicial que o cerne da abordagem positivista: a diferena entre um direito real e

39 Cf. DaVID, Ren. Os Grandes Sistemas do Direito Contemporneo. so paulo: martins Fontes, 1996; lEaDER, sheldon. Common Law. In aRnaUD, andr-Jean. (Org.) Dicionrio Enciclopdico de Teoria e de Sociologia da Direito. Rio de Janeiro: Renovar, 1999, p. 104.

FGV DIREITO 57

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

um direito ideal: O direito, objeto da cincia jurdica, aquele que efetivamente se manifesta na realidade histrico-social; o juspositivista estuda tal direito real sem se perguntar se alm deste existe tambm um direito ideal (como aquele natural), sem examinar se o primeiro corresponde ou no ao segundo e, sobretudo, sem fazer depender a validade do direito real da sua correspondncia com o direito ideal.40 Nestes termos, a realidade jurdica corresponde ao direito real, enquanto o transcendente absoluto corresponde ao direito ideal. Antes de qualquer coisa, o positivismo jurdico empirista e antimetafsico.41 Na definio proposta para positivismo jurdico doutrina do direito que afirma a realidade jurdica em detrimento do transcendente absoluto destacam-se, pois, os termos dicotmicos: realidade jurdica como direito real versus transcendente absoluto como direito ideal. Este direito ideal assim considerado num sentido moral, portanto, como um direito perfeito e, por isso, superior ao direito real. Na tradio jurdica, este direito eticamente superior reconhecido como o direito natural, sendo considerado pelos positivistas como questo filosfica, no podendo ser objeto do trabalho dos juristas cientficos. Temos, assim, uma clara e slida perspectiva do positivismo jurdico: trata-se, antes de mais nada, de uma doutrina antittica ao direito natural ou jusnaturalismo. Determinado que a realidade jurdica corresponde a uma exterioridade observvel que deve ser objetivamente constatada, resta saber qual , exatamente, esta realidade ou exterioridade, pois a sua explicao precisa tambm define o objeto de estudo da cincia do direito. Esse objeto deve ser isolado dos demais aspectos da realidade social e estudado profundamente para que possam ser conhecidas suas caractersticas intrnsecas, independentemente de influncias externas. O que est em questo a prpria concepo do jurdico que deve conformar o campo do cientista do direito, tornando-o autnomo em relao ao filsofo, ao economista, ao socilogo etc. Evidentemente, o jurdico deve ligar-se s normas do direito, seu funcionamento e sua aplicao, de tal maneira que revele uma lgica inerente ao direito que possa ser convertida pelo cientista em enunciados e prognsticos que conformem uma tcnica jurdica aplicvel pela prtica do direito. Essa busca pelo jurdico como objeto da cincia do direito rendeu muita polmica entre os prprios positivistas, que nem sempre concordaram quanto sua delimitao exata. A nica resposta capaz de pacificar os nimos e manter coerncia doutrinria, foi a seguinte: o objeto de estudo da cincia do direito o fenmeno jurdico. Apesar de vaga, a resposta se mantm firme na idia de que a realidade jurdica deve ser uma exterioridade observvel, ou seja, um fenmeno; no caso, fenmeno jurdico. Antnio Manuel Hespanha fala em vrias escolas positivistas, alegando que cada uma delas entendeu de uma forma determinada o fenmeno jurdico como objeto positivo de estudo.42 De qualquer maneira, todos os positivismos jurdicos43 convergem para o entendimento de que o fenmeno jurdico corresponde ao direito vigente e aplicvel, determinado no tempo e no espao. O positivismo jurdico, como doutrina cientificista acerca do direito ou a cincia do direito como manifestao metodolgica do positivismo jurdico rene as seguintes premissas bsicas: a) recusa a toda forma de subjetivismo ou moralidade;

40 BOBBIO, norberto. O Positivismo Jurdico: lies de filosofia do direito. so paulo: cone, 1995, p. 136. 41 Cf. TROpER, michel. Positivismo. In aRnaUD, andr-Jean. (Org.). Dicionrio Enciclopdico de Teoria e de Sociologia da Direito. Rio de Janeiro: Renovar, 1999, p. 607.

HEspanHa, antnio manuel. Panorama Histrico da Cultura Jurdica Europia. portugal [s.l.]: publicaes Europa-amrica, 1998, p. 174.
42

Cf. BaTIFFOl, Henri. Ob. Cit., pp. 7-50.


43

FGV DIREITO 58

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

b) cultivo de mtodos objetivos e verificveis; c) excluso de consideraes valorativas de carter poltico ou tico; d) produo de um corpo prprio de enunciados tcnicos para aplicao especfica em situaes pertinentes.44 Destarte, todos os tericos do positivismo jurdico se ajustam a estas premissas, ao mesmo tempo em que aceitam que o fenmeno jurdico corresponde ao direito vigente, ao direito positivo. Todavia, o conceito de direito, resultante da observao do fenmeno jurdico,no consenso. Em outras palavras, todos os positivismos jurdicos concordam que o fenmeno jurdico corresponde ao direito positivo. Mas o que conforma o direito positivo? Historicamente, foram vrias as correntes positivistas que se formaram a partir de concepes especficas acerca da idia de direito e fenmeno jurdico, algumas com maior outras com menor projeo. Porm, quatro correntes podem ser apontadas como as mais importantes: legalismo, historicismo, sociologismo e normativismo. Embora bem distintas entre si basta imaginar como, mesmo em casos semelhantes, seria a diferena entre a sentena prolatada por um juiz sociologista e aquela outra por um juiz legalista, por exemplo todas essas correntes so positivistas, pois se enquadram naquela definio geral onde se destacam dois critrios: 1) afirmao da realidade jurdica como fenmeno jurdico; 2) negao do direito natural como transcendncia metafsica. Alm disso, todas esta correntes se sustentam sobre os dois princpios bsicos e fundantes do positivismo jurdico: fora e forma, isto , o direito (positivista) visto na sua maneira pura de manifestao, o fenmeno jurdico, corresponde a uma ameaa ou imposio real de uma fora que se apresenta sob determinada forma. Em outras palavras, o direito um constrangimento que se impe a indivduos e grupos, sendo aceito na medida em que se expressa dentro de A primeira formas, rituais ou procedimentos socialmente estabelecidos, quer espontaneamente das correntes positivistas citadas, o hist jurdico, consubstanciado, basicamente, na Escola Hist pela coletividade, quer artificialmente pelo Estado. Direito, sob a liderana de Savigny, sem dvida a mais p A primeira das correntes positivistas citadas, o historicismo jurdico, consubstan- seu carter positivista. H aqueles que chegam quanto ao que seja ciado, basicamente, na Escola Histrica do Direito, sob a liderana de Savigny, uma forma de positivismo, como Norberto Bo afirmar que sem primeira mais polmica quanto ao seu carter positivista. escola histrica e positivismo jurdico no A dvida a das correntes positivistas citadas, mesma coisa ; todavia, no mesmo passo, Bobbio re o historicismo H aqueles que chegam a negar que seja uma forma de posi-entre ambos: ...contudo, a primeira [escola h uma jurdico, consubstanciado, basicamente, espcie de vinculao na Escola Histrica do tivismo, como Norberto Bobbio, ao afirmar queo escola hist- jurdico] atravs de sua crtica radical d preparou segundo [positivismo Direito, sob a liderana de so a mesma natural. 45; todavia, do historicismo jurdico, que tambm corresponde rica e positivismo jurdico no Savigny, sem dvida absicano polmica coisa A forma mais aspecto mesmo passo, Bobbio reconhece uma espcie fenomnico, a tradio, considerada por Savigny como o esprito d de vinculao quanto ao seu carter positivista. H aqueles que chegam a negar ou, em alemo, volksgeist. entre ambos: ...contudo,deprimeira [escola histrica] preparou a positivismo, como Norberto Bobbio, ao que seja uma forma No incio do sculo XIX, mais precisam o segundo [positivismo jurdico] atravs afirmar queradical do direito natural.46 escola histrica e positivismo jurdico no Frana em 1804, entrou em vigor o novo so a de sua crtica Civil, conhecido como Cdigo de Napoleo. E 102 mesma coisa sculo XIX, mais mesmo passo, Bobbio reconhece No incio do ; todavia, no precihistrico foi o marco para o surgimento samente na Frana em 1804, entrou em vigor o ...contudo, a primeira [escola histrica] corrente positivista: o legalismo jurdico. A su uma espcie de vinculao entre ambos: novo Cdigo bsica a lei manifestada sob o rtulo de Civil, conhecido como Cdigo de Napoleo. Este fato histripreparou o segundo [positivismo jurdico] atravs de sua crtica radical dojurdico. Como afirmado, o paradigma des direito antnio manuel. HEspanHa, co foi o marco para o surgimento da nova corrente positivista: Ob. positivismo foi o Cdigo de Napole 103 de Cit., p. 175. ao seu natural. A forma sua forma historicismo jurdico, que o legalismo jurdico. A bsica do bsica a lei manifestada sobtambm corresponde pretendeunorberto. O PositivisBOBBIO, regular de maneira absoluta a to aspecto fenomnico, a tradio, afirmado, o por Savigny povo das situaes de filosofia do o rtulo de cdigo jurdico. Comoconsiderada paradigma como o esprito do mo Jurdico: liesjuridicamente relevantes na s direito. so paulo: cone, 1995, de abrangncia. Isto gerou no legal desta forma de positivismo foi o Cdigo de Napoleo, que p. 45. ou, em alemo, volksgeist. expectativa de um sistema jurdico c pretendeu regular de maneira absoluta a totalidade das situIdem. coerente e sem lacunas, possvel de ser apl
102 103

44

45

46

No incio do sculo XIX, mais precisamente na para o legalismo jurdico, dir competente que o elaborou e promulgou. Assim, Frana em 1804, entrou em vigor o novo Cdigo
e no h direito fora da lei, por isso, mesmo que dura a lei deve ser aplicada,

maneira mecnica, conforme a vontade exata do legislador que foi a au

FGV DIREITO 59

Escola de Napoleo. do sculo XIX. Civil, conhecido como Cdigo da Exegese, na Frana Este fato

expresso dura lex, sed lex. A principal forma de consubstanciao do legalis

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

aes juridicamente relevantes na sua rea de abrangncia. A principal forma de consubstanciao do legalismo foi a Escola da Exegese, na Frana do sculo XIX. num determinado momento histrico, vo sendoinvestigao socioTransportada para o mundo jurdico, a mais praticadas lgica identifica direito forma do fato ou para os e toleradas num certoo espaonaterritorial, gerandocostume que brota diretamente do seio social.47 Para o sociologismo jurindivduos a convico de que tal prtica corresponde a uma dico, o direito corresponde s prticas sociais que se formam necessidade jurdica, como dever oulei refletir tais prticas. espontaneamente, cabendo direito subjetivo. O sociologismo jurdico enfrentou fortes crticas, especialmente jurdico enfrentou fortes crticas, como um fenO sociologismodaqueles que identificavam o direito especialmente num determinado momento histrico, vo sendo mais praticadas meno normativo, portanto, no passvel de ser procurado no daquelese que identificavam o direito como um fenmeno para os toleradas num certo espao territorial, gerando mundo dos fatos, na medida em que estes dizem respeito s normativo, portanto, a convico de ser procuradocomo devem ser. a uma indivduos elas passvel que tal prtica mundo dos coisas como no so e no, necessariamente, no corresponde fatos, naEsse foi o casojurdica, como dever respeito s coisas como elas so e mais medida em que estes dizem ou direito subjetivo. necessidade de Kelsen, fundador e representante maior de uma das formas no, influentes do positivismo jurdico: o normativismo. Para estafoi o caso de Kelsen, necessariamente, como devem ser. Esse corrente, a forma bsica do direito a norma, que no se reduz lei, como disposta nos cdigos. A norma fundador e representante crticas, uma das formas mais O sociologismo jurdico enfrentou fortes maior de especialmente jurdica ato de vontade da autoridade estatal competente e vai desde a Constituiinfluentes do positivismo jurdico: normativismo. daqueles que identificavam o direito como jurdica aplicvel Para esta o at as sentenas judiciais que configuram norma o um fenmenoao caso concreto. As normas so noforma bsicaser procuradopelamundo dos competente corrente, a passvel de promulgadas norma, que no normativo, portanto, vlidas desde que do direito a no autoridade se reduz em concordncia com outras normas hierarquicamente superiores do ordenamento lei, como disposta nos cdigos. A norma jurdica ato de fatos, na medida em que estes dizem respeito s coisas como elas so e no, jurdico. vontade necessariamente,estatal devem ser. reivindicam caso si, Kelsen, da autoridade como positivismo Esse vai o para de Essas quatro formas de competente e foi desde a Constituio uma a seurepresentante maior de uma dasnorma fundador e modo, o judiciais que configuram formas mais cada at as sentenas estatuto de cincia, acreditando tejurdica rem elaborado umaconcreto. As normas so capaz de desde aplicvel ao do positivismo jurdico:direito vlidas forneinfluentes caso teoria cientfica do o normativismo. Para esta cer enunciados, previses e prognsticos acerca do conjunto que promulgadas pela autoridade competente em concordncia a norma, que no se reduz corrente, a forma bsica do direito com outras normas das situaes juridicamente relevantes. Apesar de todas serem hierarquicamente superiores positivistas, nodisposta aqui Em sntese, norma jurdica ato de do lei, como sentido nos descrito, e A enquadrarem na ordenamento jurdico. cdigos. se o normativismo identifica o direito a partir davontade da autoridade estatal significativas diferenasdesde a estrutura lgica do dever ser sollen que vai mesma obsesso cientificista, existem competente e impe entre descumprimento de destas judiciais que configuram determinadas sanes no caso de elas. Talvez a principalsuas prescries,resida no fato norma Constituio at as sentenas diferenas como forma do legalismo e do normativismo buscarem o fundamento de de garantia da ordem social. jurdica aplicvel ao caso concreto. As normas so vlidas desde validade do direito na idia de vigncia, ou seja, vlida a que promulgadas pela autoridade competente conforme determinado no pr- normas norma jurdica desde que tenha entrado em vigor em concordncia com outras prio formas de jurdico. Issodo ordenamento si, cada Em a seu modo, o Essas quatroordenamentopositivismo reivindicam historicismo e o uma sntese, buscam hierarquicamente superiores porque o para jurdico. sociologismo o normativismo o cincia, acreditando terem elaborado uma teoria dever ser sollencapaz estatuto defundamento de validade do mesmo direito na idiacientfica do direitoeficcia impe identifica o direito a partir da estrutura lgica do de efetividade ou que social, ou seja, vlida a norma jurdica quando conforme as tradies e costumes de fornecer enunciados, previses caso de descumprimento de suas prescries, como forma determinadas sanes no e prognsticos acerca do conjunto das situaes Uma interessante manifesda sociedade. No primeiro caso legalismo e normativismo podemos falar numa tao do sociologismo jurdico juridicamente relevantes. Apesar deou formalista e no segundono sentido aqui descrito, aparece na obra de Eugen Ehrde garantia da ordem social. epistemologia mais idealista todas serem positivistas, caso historicismo e sociologismo mesma obsesso mais realista ou materialista. Enquanto para os direito alemo, socilogo do e se enquadrarem nanuma epistemologia cientificista, existem significativas diferenas lich, importanteao afirmar no seu primeiros os principal destas diferenas resida no fato do legalismosegun- prefcio deo livro que tamocupam papel reivindicam cena si, cada uma seu entre elas. Talvez alegisladoresde positivismode destaque napara jurdica, para os a e do modo, nossa poca, como em Essas quatro formas bm em dos so os juizes que desempenham esse papel, pois traduzem nos casos concretos o todos os tempos, o fundamental normativismo buscarem o fundamento de validade do direito na idiacientfica do direito no desenvolvimento do direito estatuto de cincia, sociedade. Esse aspecto coincide com a vinculao dessas ou capaz direito que emerge daacreditando terem elaborado uma teoria de vigncia,for- no est no ato de legislar nem seja, masfornecer enunciados, sistemas jurdicos romano-germnico evigor conforme na jurisprudncia ou na aplicavlida a norma jurdica desde e prognsticos acerca do conjunto das de de positivismo com os previses que tenha entrado em da common law:situaes o do direito, mas na prpria enquanto o legalismo e o normativismo so Isso do primeiro sistema, o histori- sociedade. determinado no prprio ordenamento jurdico. tpicos porque o historicismo aqui descrito,EHRlICH, Eugen. juridicamente relevantes. Apesar de todas serem positivistas, no sentido e o cismo e o sociologismo so mais afeitos ao segundo. J em termos de flexibilidade, Fundamentos da Sociologia do sociologismo enquadrarem na mesma de validade do mesmo direito na idia de Direito. Braslia: EdUnb, 1986, e se buscam o fundamento obsesso cientificista, existem significativas diferenas temos uma mudana nos pares, pois enquanto o historicismo e o legalismo tendem p. 7.
47

efetividade ou eficcia social, ou seja, destas a norma jurdica quando conforme as entre elas. Talvez a principal vlida diferenas resida no fato do legalismo e do

tradiesnormativismo da sociedade. No primeiro caso legalismo e normativismo e costumes buscarem o fundamento de validade do direito na idia de vigncia, ou DIREITO 60 FGV podemosseja, vlida a norma mais idealista ou formalista e no segundo vigor falar numa epistemologia jurdica desde que tenha entrado em caso conforme historicismo e sociologismo numa epistemologia maisIsso porque materialista. determinado no prprio ordenamento jurdico. realista ou o historicismo e o

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

a maior dureza e conservadorismo, o sociologismo e o normativismo j admitem maior mobilidade no contedo das normas jurdicas. O conservadorismo do historicismo se explica pelo fato das tradies serem sempre muito arraigadas na cultura dos povos, s mudando aps firme e convicta resistncia de muitos anos. J no caso do legalismo, resulta da figura dos cdigos, que so sempre promulgados como obras acabadas e completas para terem longa estabilidade. Na situao inversa, de maior grau de flexibilidade, o sociologismo sem dvida o mais dinmico j que as prticas sociais esto em constante mutao. A dinamicidade do normativismo se explica pela liberdade da vontade do legislador que pode a todo momento modificar as normas jurdicas, alm de serem reconhecidos os diversos nveis hierrquicos do Estado competentes para legislar. Com efeito, a questo da cincia do direito foi enfrentada durante os sculos XIX e XX sob a influncia maior do positivismo e, por isso mesmo, essas formas de positivismos jurdicos apresentadas foram as respostas mais veementes j produzidas no mbito da epistemologia jurdica e da filosofia do direito. Todas negam o direito natural e afirmam a realidade jurdica como um fenmeno observvel,mas divergem quanto explicao em torno do que seja, exatamente, o fenmeno jurdico, isto , a forma observvel do direito.
bibliOGrafia Obrigatria

BATIFFOL, Henri. A Filosofia do Direito. Lisboa: Editorial Notcias, [s.d.]. (Captulo I. Os Positivismos.) HESPANHA, Antnio Manuel. Panorama Histrico da Cultura Jurdica Europia. Portugal: Publicaes Europa-Amrica, 1998. (Captulo 8. O Direito na poca Contempornea Seo 8.2.3. Positivismo e Cientismo; e Seo 8.3. As Escolas Clssicas do sculo XIX).
complementar

MIAILLE, Michel. Introduo Crtica ao Direito. Lisboa: Editorial Estampa, 1989. (Primeira Parte Epistemologia e Direito).

FGV DIREITO 61

EpIsTEmOlOGIa E mODERnIDaDE

Jos riCardo CUnHa Doutor em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de santa Catarina. mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela pUC-Rio e Bacharel em Direito pela UFRJ. professor adjunto e Coordenador da Graduao da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundao Getlio Vargas. professor adjunto da Faculdade de Direito UERJ, onde leciona na graduao, mestrado e doutorado. leciona e pesquisa nas reas de Filosofi a do Direito e Direitos Humanos. membro da associao Brasileira de Ensino do Direito; do Conselho nacional de pesquisa e ps-Graduao em Direito; e da associao nacional de ps-Graduao e pesquisa em Direitos Humanos. autor de livros e artigos em revistas especializadas nas temticas de Filosofi a e Teoria do Direito, Direitos Humanos e Direitos da Criana e do adolescente.

FGV DIREITO 62

EPISTEMOLOGIA E MODERNIDADE

FICHA TCNICA
Fundao Getulio Vargas Carlos Ivan Simonsen Leal PRESIDENTE FGV DIREITO RIO
Joaquim Falco DIRETOR Fernando Penteado Srgio Guerra
VICE-DIRETOR DA GRADUAO VICE-DIRETOR DE PS-GRADUAO

Luiz Roberto Ayoub Ronaldo Lemos

PROFESSOR COORDENADOR DO PROGRAMA DE CAPACITAO EM PODER JUDICIRIO COORDENADOR CENTRO DE TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Evandro Menezes de Carvalho


COORDENADOR DA GRADUAO

Rogrio Barcelos Alves

COORDENADOR DE METODOLOGIA E MATERIAL DIDTICO

Lgia Fabris e Thiago Bottino do Amaral Wania Torres

COORDENADORES DO NCLEO DE PRTICA JURDICA COORDENADORA DE SECRETARIA DE GRADUAO

Diogo Pinheiro Milena Brant

COORDENADOR DE FINANAS COORDENADORA DE MARKETING ESTRATGICO E PLANEJAMENTO

FGV DIREITO RIO

63

Vous aimerez peut-être aussi