Vous êtes sur la page 1sur 4

PROFESSOR KENNEDY SANTOS http://br.groups.yahoo.com/group/professorkennedy/ http://www.facebook.

com/professorkennedy

Art. 2. So rgos da Justia do Trabalho da Dcima Regio: I - o Tribunal Regional do Trabalho; II - os Juzes do Trabalho, Titulares de Vara ou Substitutos. Art. 4. So rgos do Tribunal:

@prkennedysantos REGIMENTO INTERNO TRT 10 REGIO

DA JUSTIA DO TRABALHO DA 10 REGIO

I - o Tribunal Pleno; II - as Sees Especializadas; III - as Turmas; IV - a Presidncia; (cargo de direo junto com o vice presidente) V - a Corregedoria. (ser exercido cumulativamente pelo Presidente) TRATAMENTO Art. 6.

VISO CONSTITUCIONAL DO TST (cincia propedutica) CF, Art. 92 so rgo do Poder Judicirio IV - os Tribunais e Juzes do Trabalho. NORMA INTERNA CORPORIS CF, Art. 96, I, a. eleger seus rgos diretivos e elaborar seus regimentos internos. DOS TRIBUNAIS E JUZES DO TRABALHO CF, Art. 111. So rgos da Justia do Trabalho: (organizao da Justia do Trabalho) 3. 1 Instncia JUZES DO TRABALHO (Varas do trabalho) 1. 2.

Ao Tribunal cabe o tratamento de egrgio, (ALTA CORTE) s Sees Especializadas e s Turmas, o cabe o tratamento de egrgia; (ALTA CORTE) Aos Desembargadores, cabe o tratamento de Excelncia. Sesses e Audincias Art. 7. Nas sesses e nas audincias, obrigatrio o uso de vestes talares conforme modelo aprovado pelo Tribunal. O representante do Ministrio Pblico do Trabalho que funcionar nas sesses e audincias dever usar veste talar. Os advogados que se dirigirem oralmente ao Tribunal, s Sees Especializadas ou s Turmas, inclusive nas sesses solenes, devero usar beca e sustentar ou discursar da tribuna prpria. DOS ASSENTAMENTOS DA MESA PRINCIPAL Art. 8

2 Instncia TRIBUNAIS REGIONAIS DO TRABALHO; (Juiz) 1. 2. 3. 4. 5. 6.

Nas sesses do Tribunal O Presidente sentar ao centro da mesa principal; A direita do Presidente tomar assento o representante do Ministrio Pblico; A esquerda do Presidente o Secretrio do Tribunal. O Vice-Presidente tomar assento na primeira cadeira da bancada direita da mesa central; o Desembargador mais antigo, na primeira cadeira da bancada esquerda Assim sucessivamente, obedecida antiguidade entre os Desembargadores.

Instncia Superior TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO; (Ministro do Trabalho)

CF, Art. 115. Os Tribunais Regionais do Trabalho compem-se de, no mnimo, sete juzes, recrutados, quando possvel, na respectiva regio, e nomeados pelo Presidente da Repblica dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos, sendo: I um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministrio Pblico do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exerccio, II os demais, mediante promoo de juzes do trabalho por antigidade e merecimento, alternadamente.

OBS: Aplica-se s Sees Especializadas e s Turmas, no que couber.

IMPORTANTE: No se permitir que nenhuma outra pessoa tome assento mesa principal, salvo em SESSES SOLENES, quando para ali podero ser convidados Presidente da Repblica, Presidente do Senado Federal, Presidente da Cmara dos Deputados, Presidente do Supremo Tribunal Federal, Presidente do Tribunal Superior do Trabalho Os demais Presidentes de Tribunais Superiores, Autoridades estrangeiras equiparadas as autoridades, se pessoalmente presentes.

RITRT Art. 3. O Tribunal Regional do Trabalho da Dcima Regio, composto por 17 (dezessete) Juzes, os quais tero o ttulo de Desembargador Federal do Trabalho, sendo: 13 (treze) oriundos da Magistratura do Trabalho, 2 (dois) oriundos do Ministrio Pblico do Trabalho, 2 (dois) oriundos da carreira de advogado, SEDE RITRT Art. 3 tem sede na cidade de Braslia e competncia em todo o territrio do Distrito Federal e do Estado do Tocantins. Art. 3 2 Nas localidades no abrangidas pela competncia da Vara do Trabalho, aquela ser exercida pelo Juiz de Direito da respectiva comarca, exceto enquanto esta estiver sendo atendida por Vara do Trabalho itinerante. CF Art. 115 1 Os Tribunais Regionais do Trabalho instalaro a justia itinerante, com a realizao de audincias e demais funes de atividade jurisdicional, nos limites territoriais da respectiva jurisdio, servindo-se de equipamentos pblicos e comunitrios.

demais

IMPORTATE 2: Em ocasies excepcionais e com a aprovao prvia da maioria efetiva de seus membros, o Tribunal poder convidar outras pessoas emritas a tomarem assento mesa principal, em solenidades pblicas.

A antiguidade dos Desembargadores Art. 9 1. 2. 3. 4. 5. A partir da posse no Tribunal Da data de posse como Juiz Titular Da data de posse como Juiz Substituto O tempo de magistrado em outras regies da Justia do Trabalho O tempo de Magistratura em outros ramos do Poder Judicirio

6. 7.

O tempo de servio pblico em geral A idade

1.

OBS: A antiguidade dos Desembargadores, para a colocao nas sesses do Tribunal, distribuio de servios, substituies e quaisquer outros efeitos. DA DIREO Art. 11. Ao Art. 14. 2. 1. 2. 3. Presidente Vice-Presidente. O cargo de Corregedor Regional cumulativamente pelo Presidente. Sero eleitos 1. Na ltima sesso de dezembro dos anos mpares: Em escrutnio secreto Dentre os Desembargadores elegveis que integrem a primeira quinta parte da antiguidade A eleio do Presidente preceder do VicePresidente. Considerar-se- eleito o Desembargador que obtiver mais da metade dos votos. O Mandato Iniciar-se no dia 23 de maro dos anos pares ou no primeiro dia til subsequente. Para um mandato de dois anos vedada a reeleio, enquanto houver Desembargador que no tenha exercido os cargos. Das regras gerais das eleies ser exercido

Ao incio da votao, sero abertas, em primeiro lugar, as sobrecartas maiores, para ser conferido o ofcio e delas ser retirada a sobrecarta menor. Qualquer impugnao relativa a tais votos dever ser feita imediatamente aps tal procedimento. Se no houver impugnao, ou se o Tribunal no a acolher, a sobrecarta menor ser colocada pelos escrutinadores na urna comum, passando a votar os Desembargadores presentes. No caso de empate, proceder-se- a novo escrutnio entre os Desembargadores cuja votao tenha empatado. Persistindo o empate, ser declarado eleito o mais antigo.

REGIME JURDICO DOS MAGISTRADOS (Art 61 ss) O regime jurdico dos magistrados (conjunto de regras relativas vida funcional do juiz. )

PROMOO DOS JUZES A promoo, forma de vacncia e de provimento no cargo. O Juiz do Trabalho sai de seu cargo l na primeira instncia e passa a ocupar um cargo de Desembargador do Trabalho, na segunda instncia. um tipo de provimento derivado, sem concurso pblico. a promoo dos juzes de carreira. Procedimentos para promoo Abre uma vaga de Desembargador no TRT10. OBS: O Regimento Interno tambm trata de vacncia de cargos dos Juzes Titulares de Vara de primeiro grau. PROMOO POR MERECIMENTO TRT 1. 2. 3. 4. Vacncia do cargo de desembargador O presidente do tribunal envia a todos os juzes do trabalho titulares de vaga um telegrama Abertura das inscries para concorrer promoo os interessados devem fazer uma inscrio com cpia do curriculum vitae.

2.

1.

2.

obrigatria a aceitao do cargo, SALVO recusa manifestada por escrito e aceita antes da eleio, contexto que no altera a posio do Desembargador no quadro de antiguidade nas eleies subsequentes. Observadas as mesmas disposies, na mesma sesso, sero eleitos Os Presidentes das Turmas, pelos prprios membros destas. Conselho da Ordem do Mrito, Comisses permanentes Escola Judicial

PROMOO POR MERECIMENTO TRT NA PRIMEIRA INSTNCIA 1. Vacncia do cargo de juiz do trabalho titular O presidente do tribunal envia a todos os juzes do trabalho substitutos de vaga um telegrama Abertura das inscries para concorrer promoo Os interessados devem fazer uma inscrio com cpia do curriculum vitae. O PRAZO PARA INSCRIO 1. 2. 3. de 15 dias A NO-INSCRIO do magistrado interpretada como NO-ACEITAO da vaga para promoo De todos os que se candidatam promoo, o TRT far uma lista trplice (tribunal pleno)

OBS: observaro, tanto quanto possvel, o rodzio entre os Desembargadores. As eleies obedecero s seguintes normas:

2.

3. 1. 2. Antes de iniciar-se a eleio, o Presidente designar 2 (dois) Desembargadores para a escrutinao. A eleio ser feita por meio de cdulas uniformemente impressas, com os nomes dos Desembargadores elegveis e o cargo para o qual concorrem. Haver, margem de cada nome, espao reservado aposio, pelo votante, de um X, assinalando o escolhido. As cdulas sero inseridas em sobrecarta especfica e lacrada. 4.

3.

QUESTO DE PROVA Aos Desembargadores afastados temporariamente do exerccio de suas funes, salvo em disponibilidade, devem ser remetidas, com antecedncia de 30 (trinta) dias da eleio, cdulas prprias, com a sobrecarta referida, a fim de que possam enviar voto pelo correio, sob registro, caso assim o desejarem. Somente sero apurados os votos que derem entrada no Tribunal at o dia anterior ao da eleio. As sobrecartas, contendo os votos de que trata o item anterior, devero ser lacradas e remetidas em envelope maior, juntamente com ofcio de remessa assinado pelo Desembargador votante. A sobrecarta maior conter, no anverso, alm do endereamento do Tribunal, dizeres relativos eleio em referncia e ser autenticada no verso, pelo votante, mediante sua assinatura. Da Votao

IMPORTANTE. Se houver mais de 1 vaga a ser provida, sero feitas tantas lista trplices quanto forem os nmeros de vagas. Ento, se houver 2 vagas, haver 2 listas trplices. Se houver 3 vagas, haver 3 listas trplices. havendo 2 vagas sero feitas duas listas trplices a primeira lista trplice ser preenchida pelos nomes dos que se inscreveram no atual procedimento. a segunda lista ser preenchida por nomes dos magistrados que se candidataram na lista anterior. MERECIMENTO sempre que o candidato ao acesso figurar por 3 (TRS) VEZES CONSECUTIVAS, OU 5 (CINCO) ALTERNADAS, em lista de merecimento, e se o nome dele no tiver sido aprovado antes, o

Presidente do Tribunal relatar esse fato, no processo correspondente, para fins para que o nome dele venha a figurar na lista. 1. o mrito ser aferido tendo-se em conta os critrios fixados em resoluo administrativa editada com essa finalidade pelo Tribunal. Na promoo por merecimento, a indicao entre os candidatos far-se- por voto nominal (voto no nome do candidato), ABERTO E MOTIVADO, sendo obrigatria a juntada da respectiva declarao por escrito, no prazo de 10 (dez) dias.

A posse deve ocorrer em SESSO SOLENE ESPECIAL e exclusivamente convocada para esta finalidade, no prazo de at 30 dias contados a partir da nomeao (prazo esse prorrogvel por mais 30 dias); POSSE DOS JUIZES Os Juzes Titulares de Vara e os Juzes Substitutos tomaro posse perante o Presidente do Tribunal. OBS: a critrio do Tribunal, a posse dos Juzes Substitutos poder ser dada pelo Presidente, durante sesso plenria especialmente convocada para recepcionar solenemente os novos magistrados. COMPROMISSO DE POSSE:

2.

IMPEDIMENTO DE FIGURAR EM LISTA POR MERECIMENTO 1. O Juiz que houver sofrido a pena de censura NO PODER figurar em lista de promoo por merecimento, pelo prazo de 1 (um) ano, contado da imposio da pena. FORMAO DA LISTA TRPLICE Somente ser includo na lista trplice de merecimento o Juiz que obtiver a maioria absoluta dos votos dos presentes. 1. Se nenhum Juiz alcanar, em primeira apurao, essa maioria, ou os que a conseguirem no bastarem para completar a lista, proceder-se-o a tantas apuraes (rodadas de votao) quantas forem necessrias. 2. Havendo empate, seja para incluso na lista, seja para fins de ordem de classificao, prevalecer a antiguidade dos candidatos no quadro de Juzes Titulares ou, persistindo o empate, vale a antiguidade alcanada pelo magistrado, por ocasio de sua posse, mediante sua classificao no concurso pblico. PROMOO POR ANTIGUIDADE Na promoo por antiguidade, o candidato natural corresponde quele mais antigo como: 2.

Prometo desempenhar bem e fielmente os deveres do cargo, cumprindo e fazendo cumprir a Constituio Federal e as leis da Repblica. SITUAES DA POSSE Havendo nomeao de vrios magistrados da mesma classe, em data idntica, a posse e exerccio se daro em uma mesma ocasio, designada a critrio do Tribunal ou da Presidncia, conforme o caso. Se algum dos nomeados o requerer, poder tomar posse e entrar em exerccio individualmente, em data posterior, arcando com as possveis consequncias no tocante antiguidade.

Regime de Convocaes e de Substituies Convocaes 1. O Juiz Titular, enquanto convocado, ter o ttulo de Juiz Convocado e as mesmas prerrogativas, impedimentos e deveres regimentais de um Desembargador, no Pleno, nas Sees Especializadas ou Turmas onde funcionar. Nas sesses, os Juzes Convocados tomaro assento nos lugares destinados aos Desembargadores a quem estejam substituindo. Mas, para votar, falaro depois dos Desembargadores. em relao a colegas de rgos jurisdicionais diferentes. o tribunal convoca juiz do trabalho para ter assento nas sesses (desde que por mais de 30 dias), ESSA A REGRA!!! 1 Exceo na hiptese de ausncia eventual de desembargador, enquanto durar essa ausncia, bem como para ter assento nas sesses em vaga deixada definitivamente por desembargador, enquanto durar o processo de escolha do prximo desembargador. 2 Exceo Nos casos de afastamento de Desembargador por at 30 (trinta) dias, exceo do gozo de frias, se comprometido o quorum de julgamento, ser convocado Juiz Titular de Vara. Substituies A substituio ocorre quando um colega magistrado fica no lugar do outro, mas em relao a colegas de rgos jurisdicionais iguais. Se a ausncia de um desembargador for por tempo inferior a 30 dias e se puder, outro colega, tambm desembargador, poder substituir o ausente nas sesses das sees ou das turmas, para completar quorum, por exemplo. Ento, quando um desembargador supre a ausncia de outro desembargador, ns falamos em substituio.

mais antigo Juiz do trabalho substituto Juiz do trabalho titular.

Vaga Juiz do trabalho titular. 3. Desembargador Federal Do Trabalho

IMPORTANTE: o nome do juiz mais antigo pode ser rejeitado pelo voto de 2/3 dos membros do Tribunal Pleno OBS: O Desembargador recm-empossado no Tribunal assume a Relatoria de todos os processos de seu colega antecessor. VAGAS DECORRENTES DE VACNCIA DOS CARGOS DESTINADOS AO QUINTO CONSTITUCIONAL, DE PROFISSIONAIS ORIGINRIOS DO MPT OU DA OAB. 1. Ocorrendo 1 vaga de Desembargador do Trabalho, do cargo destinado ao quinto constitucional, Os rgo de origem (MPT ou OAB) enviaro ao TRT10 1 lista sxtupla, Quando o TRT receber lista sxtupla, dever reduzir essa lista para uma composio de lista trplice. Se, na votao da lista, no Pleno do TRT, houver empate entre dois nomes, ser considerado vitorioso aquele que obteve mais votos na sua instituio de origem. POSSE DOS DESEMBARGADORES

2.

3.

4.

REGRAS PARA CONVOCAO TEMPORARIA Seu nome deve ser aprovado por maioria absoluta do Tribunal Pleno; O processo de escolha desse Juiz do Trabalho se d por votao no nome dele;

Perante o Tribunal Pleno Perante o Presidente do TRT10 (confirmado em sesso solene no tribunal)

A votao aberta e a deciso do voto deve ocorrer justificadamente; Esse Juiz do Trabalho tem que estar entre os 33% mais antigos dentre os de sua carreira s podero ser escolhidos os 33% seguintes se da primeira tera parte no houver candidatos eleitos; A convocao no poder incidir sobre Juzes do Trabalho que retiverem autos em seu poder alm do prazo legal injustificadamente ou que tenham sido punidos com advertncia, censura, remoo compulsria, disponibilidade com vencimentos proporcionais ao tempo de servio ou que estejam respondendo a processo para perda do cargo; A rodada de votao iniciar-se- pelo Desembargador a ser substitudo, seguido pelo Presidente e pelos demais Desembargadores, na ordem decrescente de antiguidade. Regime das frias, licenas e concesses frias

pelo Tribunal, aos seus membros pelo Presidente, aos Juzes de primeiro grau

IMPORTANTE: A licena para tratamento de sade por prazo superior a trinta dias, bem como as prorrogaes que importem em licena por perodo ininterrupto, tambm superior a trinta dia, dependem de inspeo por Junta Mdica. Regime da Aposentadoria os magistrados conservam o ttulo e as honras dos cargos, depois de aposentado. Mesmo aposentados os magistrados podero fazer parte do Conselho Editorial da Revista do Tribunal ou de comisses espordicas, IMPORTANTE: remunerada. desde que no exeram outra atividade

Incapacidade do magistrado (invalidez) incapaz o magistrado que, por qualquer causa fsica ou mental, achar-se permanentemente inabilitado para o exerccio do cargo. se houver indcios de que o magistrado realmente esteja invlido para a judicatura, mas esse no se entende assim. O Presidente do Tribunal (em obedincia determinao do Pleno ou a requerimento da Corregedoria) abrir um processo para averiguar o problema de sade do magistrado. Processo Administrativo Para Verificao De Eventual Estado De Invalidez De Magistrado 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Afastamento do exerccio do cargo do magistrado, por at 60 dias O presidente deve instruir o processo ser dado ao magistrado suspeito de invalidez o direito ampla defesa e ao contraditrio O magistrado poder interpor advogado Ser formada uma comisso em forma de junta mdica para averiguar o paciente Finalizados todos os exames, o magistrado far alegaes finais em 10 dias O caso julgado em sesso secreta, no pleno do trt.

Todos os magistrados tm direito a 2 perodos de frias anuais, completando 60 dias de frias por ano. (60 dias corridos ou 2 perodos de 30) QUESTO DE PROVA: No tem FRIAS COLETIVAS O requerimento de frias ser feito com pelo menos 15 dias de antecedncia. acmulo de frias para o ano seguinte s ser permitido se for para atender a imperiosa necessidade de servio, autorizado pelo Pleno. vedado o afastamento, ao mesmo tempo, do Presidente e do VicePresidente. vedado NO TRT10, ficar afastados um nmero tal de Desembargadores do Trabalho que venha a comprometer os quruns de julgamento. Licenas e concesses As licenas para tratamento de sade dos magistrados sero concedidas:

Art. 4. So rgos do TRT 10


Tribunal Pleno;

Sees Especializadas 1 Seo Especializada

Turmas

Presidncia

Corregedoria

todos os Desembar gadores

2 Seo
Especializada

constituda pelo Presidente e VicePresidente do Tribunal e mais 7 (sete) Desembargadore s, no total de 09 (nove) membros.

constituda pelo Presidente e VicePresidente do Tribunal e mais 8 (oito) Desembargadores, no total de 10 (dez) membros.

Cada Turma ser composta de 5 (cinco) Desembargadores e funcionar com o quorum mnimo de 3 (trs) magistrados.

Vous aimerez peut-être aussi