Vous êtes sur la page 1sur 10

Abacaxi Festivo

10 min. | Autor: Christine France

Ingredientes

1 unidade(s) abacaxi mdio maduro 1 unidade(s) limo 1 colher(es) de sopa acar mascavo escuro 1 colher(es) de ch pimenta-da-Jamaica

Modo de preparo
1

Corte o abacaxi em 4 partes e retire o miolo. Passe uma faca afiada entre a casca e a polpa para retirala. Corte a polpa em fatias e deixe-as na casca.
2

Retire algumas tirinhas da casca do limo e esprema o suco. Salpique o suco e a casca do limo, o acar e a pimenta-da-Jamaica sobre o abacaxi. Leve a geladeira por cerca de uma hora.

Biscoitinhos de Coco
30 min. | Autor: Ducoco

Ingredientes

2 xcaras (ch) de farinha de trigo 1 xcara (ch) de Achocolatado em p Chomax 100g de Coco Ralado Ducoco 200g de manteiga 2 colheres (ch) de Fermento em P Frutop xcara (ch) de acar 1 ovo
Modo de preparo
1

Em um recipiente, misture todos os ingredientes com a ponta dos dedos at obter uma massa homognea. Retire pequenas pores da massa e modele os biscoitos no formato desejado.
2

Distribua-os sobre uma assadeira previamente untada, deixando espao entre eles e leve para assar em forno mdio por 20 minutos ou at dourar.

Biscoitos Cajuzinhos
40 min. | Autor: Centro Culinrio Po de Acar

Ingredientes

1 xcara(s) castanha de caj torrada e triturada 1 unidade(s) ovo 2 unidade(s) tabletes de manteiga sem sal em temperatura ambiente 1 xcara(s) acar 2 e 1/2 xcara(s) farinha de trigo 1 xcara(s) amido de milho
Modo de preparo
1

Misture todos os ingredientes com as mos at formar uma massa homognea. Forre com papel alumnio o fundo de duas assadeiras retangulares grandes e reserve. Faa bolinhas e coloque-as na assadeira deixando espao de um dedo entre elas.
2

Com uma garfo, achate-as ligeiramente deixando a marca do garfo sobre os biscoitos. Leve ao forno pr aquecido (180C) por aproximadamente 40 minutos, ou at que os biscoitos comecem a douram. Retire a assadeira do forno e espere esfriar.

Bolinho de Chuva
0 min. | Autor: Chef F Guelli
Ingredientes

1 xcara de farinha de trigo 1xcara de amido de milho xcara de leite (se for de sua preferncia, pode ser desnatado) 2 ovos 4 colheres de sopa de acar 1 colher de sopa de fermento em p 1 xcara de caf de licor de amndoa 1 litro de leo para usar na fritura
Modo de preparo
1

Bata os ovos por aproximadamente 1 minuto. Acrescente o leite e continue batendo.


2

Aps, misture a farinha e o restante dos ingredientes at a massa ficar homognea e elstica.
3

Prepare o leo no fogo e com uma colher coloque a massa. Deixe que ela fique l at se tornar dourada. Retirar os bolinhos.

Batata em calda
30 min. | Autor: Sesi Senai Para um sabor mais ctrico, acrescente raspas de limo calda.

Ingredientes

5 xcara(s) Batata - inglesa em lascas 2 xcara(s) gua 2 xcara(s) Acar 2 unidade(s) Canela em casca

Modo de preparo
1

Lave a batata e leve para cozinhar at que fique "al dente". Escorra e reserve.
2

Derreta o acar em uma panela e acrescente gua, fazendo um caramelo.


3

Junte a canela e deixe ferver. Adicione as batatas e cozinhe por alguns minutos. Sirva gelado.

raspas de limo calda.


I

Bolinhos de Arroz, Banana e Canela


15 min. | Autor: Josapar

Ingredientes

1 xcara (ch) de Arroz Tio Joo (170 g) 1 xcara (ch) de acar (160 g) 5 cravos-da-ndia 1 pedao de casca de limo 2 xcaras (ch) de leite integral (500 ml)

2 bananas-da-terra cortadas em cubos pequenos 1 colher (ch) de canela em p xcara (ch) de farinha de trigo (60 g) Para fritar 2 xcaras (ch) de leo (400 ml)* Para polvilhar 1 colher (sopa) de canela em p 4 colheres (sopa) de acar
Modo de preparo
1

Em uma panela mdia, coloque o arroz, o acar, os cravos, a casca de limo, 3 xcaras (ch) de gua e cozinhe em fogo alto por cerca de 15 minutos ou at secar a gua.
2

Acrescente o leite, abaixe o fogo e termine o cozimento por cerca de 25 minutos, mexendo sempre. Desligue o fogo e deixe esfriar. Retire a casca de limo e os cravos.
3

Despeje o arroz em uma travessa, acrescente as bananas, a canela e a farinha e misture bem.
4

Aquea o leo em fogo mdio por 5 minutos e despeje colheradas da massa, quatro de cada vez. Frite por aproximadamente 3 minutos ou at os bolinhos ficarem dourados.
5

Retire com uma escumadeira, coloque sobre papel-toalha e polvilhe a canela e o acar. Sirva em seguida acompanhado de ch quente.

Bolo de Figo e Banana


50 min. | Autor: Andr Boccato

Ingredientes
1 e 1/2 xcara (ch) de caf preparado e frio (300ml) 2 xcaras (ch) de farinha de trigo (200g) 3 ovos mdios 1 xcara (ch) de castanhas-do-par trituradas (145g) 1 xcara (ch) de glicose de milho (280g)

2 colheres (sopa) de acar (38g) 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente (75g) 1 colher (sopa) de fermento em p (22g) 2 bananas-nanicas cortadas em rodelas (180g) 1/2 xcara (ch) de figo em calda escorrido e picado (100g) 2 litros de sorvete de menta margarina para untar

Modo de preparo
1

Unte a forma com margarina, enfarinhe e reserve.


2

Bata no liquidificador o caf, a farinha de trigo, os ovos, as castanhas-do-par, a glicose de milho, o acar, a manteiga e o fermento.
3

Coloque metade da massa na forma, espalhe as bananas e os figos picados e cubra com o restante da massa.
4

Leve ao forno em temperatura mdia (200C) por cerca de 30 minutos.


5

Retire do forno, corte em quadrados e sirva ainda quente com uma bola de sorvete de menta.

Bolo de fub
0 min. | Autor: Yoki

Ingredientes
4 ovos 2 xcaras (ch) de acar 200 g de margarina 2 xcaras (ch) de farinha de trigo 2 xcaras (ch) de Fub Yoki 1 xcara (ch) de Pura Soja Mais Vita 1 vidro de leite de coco (200 ml) 1 colher (sopa) de fermento em p

Modo de preparo
1

Bata bem os ovos, o acar e a margarina. Acrescente a farinha de trigo e o fub, intercalando com o Pura Soja e leite de coco, sempre batendo at a massa ficar homognea. Adicione o fermento e misture sem bater.
2

Coloque a massa em uma assadeira de 25 cm x 30 cm, untada e polvilhada com a farinha. Leve para assar em forno preaquecido a 180 C, por 40 minutos ou at que, ao introduzir um palito, ele saia limpo.
3

Retire do forno, deixe esfriar e desenforme.

Bolo de Fub
0 min. | Autor: Tirolez

Ingredientes
4 gemas 1 xcara (ch) de adoante culinrio 4 colheres (sopa) de margarina light 3/4 xcara (ch) de farinha de trigo peneirada 3/4 xcara (ch) de fub 1 colher (sopa) de fermento em p 3/4 xcara (ch) de leite desnatado 4 claras em neve 2 colheres (sopa) de Requeijo Light Tirolez 1 colher (sopa) de sementes de eva-doce

Modo de preparo
1

Bata na batedeira as gemas com o adoante e a margarina. Desligue o aparelho e misture delicadamente a farinha, o fub e o fermento peneirados e o leite.
2

Acrescente as claras em neve, o Requeijo Light Tirolez e a erva-doce. Coloque em uma frma untada com margarina light e leve ao forno pr-aquecido a 180C durante 45 minutos, aproximadamente.
3

Espere esfriar um pouco, desinforme e polvilhe com canela em p (opcional).

Bolo de Mel com Chocolate


0 min. | Autor: Santa Marina

Ingredientes

Casca lavada de uma laranja 1 xcara (ch) de mel (225 ml) 3 colheres (sopa) de rum 3 1/2 xcaras (ch) de farinha de trigo 1/2 xcara (ch) de chocolate em p 1 colher (sopa) de bicarbonato 1/2 xcara (ch) de acar mascavo 2 colheres (ch) de canela em p 1 colher (ch) de cravo modo 1 colher (ch) de noz-moscada 1 colher (sopa) de manteiga derretida

Modo de preparo
1

Em uma jarra medidora Marinex mea 500 ml de gua e leve ao fogo junto com a casca de laranja. Deixe ferver por cinco minutos at formar um ch bem perfumado.
2

Retire do fogo, junte o mel, o rum e deixe esfriando. Peneire em uma tigela Duralex a farinha de trigo, o chocolate em p e o bicarbonato.
3

Acrescente o acar mascavo, a canela, o cravo, a noz-moscada e v acrescentando aos poucos o ch frio e a manteiga derretida, batendo com uma colher de pau at obter uma massa lisa e homognea.
4

Coloque em uma assadeira retangular mdia Marinex sem untar e sem enfarinhar. Asse em forno mdio sem pr-aquecer por aproximadamente 40 minutos ou at que, ao colocar um palito no centro da massa, este saia limpo.
5

Cobertura
6

1/2 xcara (ch) de creme de leite (100 ml) - 250 g de chocolate picado - 1 colher (sobremesa) de conhaque - cerejas em calda, nozes e folhas de hortel para decorar.
7

Preparo da cobertura: Coloque o creme de leite e o chocolate picado em uma forma para soufl mdia Marinex e leve ao microondas por dois minutos. Retire, adicione o conhaque e mexa com uma esptula at formar um creme liso.

Despeje a cobertura de chocolate sobre o bolo desenformado e finalize decorando com as nozes, cerejas e folhas de hortel.

Brigadeiro de mandioca
30 min. | Autor: SESI / SENAI Esta uma opo de brigadeiro mais nutritiva e menos calrica

Ingredientes
1 1/2 xcara (ch) de mandioca bem cozida 2 colheres (sopa) de margarina 10 colheres (sopa) de acar 1 xcara (ch) de leite em p 3 colheres (sopa) de chocolate em p 200 g (mais ou menos) de chocolate granulado para passar os brigadeiros

Modo de preparo
1

Cozinhe a mandioca at desmanchar. Depois, escorra e amasse. Reserve. parte, derreta a margarina, acrescente a mandioca e misture bem.
2

Junte os demais ingredientes e cozinhe-os at desprender do fundo da panela. Modele os docinhos e passe-os no chocolate granulado.
3

Dica: faa beijinhos substituindo o chocolate em p por coco ralado.


difcil

Bolo gelado
300 min. | Autor: Andr Boccato

Ingredientes

massa 2 ovos mdios 3/4 de xcara (ch) de acar (127,5g) 3/4 de xcara (ch) de farinha de trigo (75g) 1/4 de xcara (ch) de amido de milho (20g) 1/3 de xcara (ch) de leite (67ml) 2 colheres (ch) de fermento em p (12g) margarina para untar

calda 3/4 de xcara (ch) de leite condensado (195g) 1/2 xcara (ch) de leite de coco (100ml) 3/4 de xcara (ch) de creme de leite (135g) 1 colher (ch) de essncia de baunilha (2g) 2 colheres (sopa) de licor de chocolate ou de cacau (30g) coco em flocos para cobrir

Modo de preparo
1

Massa: Unte a forma com margarina, enfarinhe e reserve. Na batedeira, bata os ovos com o acar at a mistura ficar fofa e aumentar o volume. Adicione a farinha e o amido de milho peneirados, intercalando com o leite.
2

Acrescente o fermento e misture bem. Passe para a forma e leve ao forno em temperatura mdia (200C), por cerca 30 minutos. Desenforme morno.
3

Cobertura: Misture o leite condensado, o leite de coco, o creme de leite, a essncia de baunilha e o licor.
4

Faa furos no bolo, despeje essa cobertura sobre ele e leve geladeira por 4 horas. Cubra com o coco em flocos e sirva gelado.

Brigadeiro Rosa
0 min. | Autor: CookMe

Ingredientes

1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite sem soro 2 colheres de sopa de farinha de trigo 1 pacote de gelatina em p sabor morango Acar cristal para decorar

Modo de preparo
1

Levar ao fogo mdio o leite condensado, creme de leite e a farina de trigo.

Quando comear a engrossar, colocar a gelatina em p, misturar por mais 2 minutos.


3

Reservar e esfriar.
4

Untar as mos com manteiga, fazer bolinhas e empanar com acar cristal.

Vous aimerez peut-être aussi