Vous êtes sur la page 1sur 214

NOES DE VLVULAS, TUBULAES INDUSTRIAIS E ACESSRIOS

Autor: Carlos Roberto Firmino

NOES DE VLVULAS, TUBULAES INDUSTRIAIS E ACESSRIOS

NOES DE VLVULAS, TUBULAES INDUSTRIAIS E ACESSRIOS


Autor: Carlos Roberto Firmino
Colaboradores: Dlio Rodrigues da Silva Fernando Costa dos Santos Jnior Hernon Viana Filho
Ao final desse estudo, o treinando poder:
Definir o que cincia dos materiais e sua importncia para a indstria; Classificar materiais quanto s suas caractersticas; Reconhecer a aplicao dos diferentes materiais disponveis no mercado das tubulaes, vlvulas e acessrios utilizados na indstria.

Programa Alta Competncia

Este material o resultado do trabalho conjunto de muitos tcnicos da rea de Explorao & Produo da Petrobras. Ele se estende para alm dessas pginas, uma vez que traduz, de forma estruturada, a experincia de anos de dedicao e aprendizado no exerccio das atividades profissionais na Companhia. com tal experincia, refletida nas competncias do seu corpo de empregados, que a Petrobras conta para enfrentar os crescentes desafios com os quais ela se depara no Brasil e no mundo. Nesse contexto, o E&P criou o Programa Alta Competncia, visando prover os meios para adequar quantitativa e qualitativamente a fora de trabalho s estratgias do negcio E&P. Realizado em diferentes fases, o Alta Competncia tem como premissa a participao ativa dos tcnicos na estruturao e detalhamento das competncias necessrias para explorar e produzir energia. O objetivo deste material contribuir para a disseminao das competncias, de modo a facilitar a formao de novos empregados e a reciclagem de antigos. Trabalhar com o bem mais precioso que temos as pessoas algo que exige sabedoria e dedicao. Este material um suporte para esse rico processo, que se concretiza no envolvimento de todos os que tm contribudo para tornar a Petrobras a empresa mundial de sucesso que ela . Programa Alta Competncia

Como utilizar esta apostila

Esta seo tem o objetivo de apresentar como esta apostila est organizada e assim facilitar seu uso. No incio deste material apresentado o objetivo geral, o qual representa as metas de aprendizagem a serem atingidas.

ATERRAMENTO DE SEGURANA

Autor

Ao final desse estudo, o treinando poder:


Identificar procedimentos adequados ao aterramento e manuteno da segurana nas instalaes eltricas; Reconhecer os riscos de acidentes relacionados ao aterramento de segurana; Relacionar os principais tipos de sistemas de aterramento de segurana e sua aplicabilidade nas instalaes eltricas.

Objetivo Geral

O material est dividido em captulos. No incio de cada captulo so apresentados os objetivos especficos de aprendizagem, que devem ser utilizados como orientadores ao longo do estudo.
48

Riscos eltricos e o aterramento de segurana

Ao final desse captulo, o treinando poder:


Estabelecer a relao entre aterramento de segurana e riscos eltricos; Reconhecer os tipos de riscos eltricos decorrentes do uso de equipamentos e sistemas eltricos; Relacionar os principais tipos de sistemas de aterramento de segurana e sua aplicabilidade nas instalaes eltricas.

Captulo 1

Objetivo Especfico

No final de cada captulo encontram-se os exerccios, que visam avaliar o alcance dos objetivos de aprendizagem. Os gabaritos dos exerccios esto nas ltimas pginas do captulo em questo.

Alta Competncia

Captulo 1. Riscos eltricos e o aterramento de segurana

Captulo 1. Riscos eltricos e o aterramento de segurana

mo est relacionada a

1.6. Bibliografia Exerccios 1.4.


CARDOSO ALVES, Paulo Alberto e VIANA, Ronaldo S. Aterramento de sistemas 1) Que relao podemos estabelecer entre eltricos - inspeo e medio da resistncia de aterramento. UN-BC/ST/EMI aterramento de segurana? Eltrica, 2007.

1.7. Gabarito
riscos eltricos e
1) Que relao podemos estabelecer entre riscos eltricos e aterramento de segurana? O aterramento de segurana uma das formas de minimizar os riscos decorrentes do uso de equipamentos e sistemas eltricos. 2) Apresentamos, a seguir, trechos de Normas Tcnicas que abordam os cuidados e critrios relacionados a riscos eltricos. Correlacione-os aos tipos de riscos, marcando A ou B, conforme, o caso: A) Risco de incndio e exploso (B) B) Risco de contato

_______________________________________________________________ COELHO FILHO, Roberto Ferreira. Riscos em instalaes e servios com eletricidade. _______________________________________________________________ Curso tcnico de segurana do trabalho, 2005.
Norma Petrobras N-2222. 2) Apresentamos, a de segurana em unidades Projeto de aterramento seguir, trechos de Normas Tcnicas que martimas. Comisso de abordam os cuidados e critrios relacionados a riscos eltricos. Normas Tcnicas - CONTEC, 2005. Norma Brasileira ABNT NBR-5410. Instalaes eltricas de baixa tenso. Associao o caso: Brasileira de Normas Tcnicas, 2005.

Correlacione-os aos tipos de riscos, marcando A ou B, conforme, de contato

e do tipo de es durante toda na maioria das mant-los sob is, materiais ou

Todas as partes das instalaes eltricas devem ser projetadas e executadas de modo que seja possvel prevenir, por meios seguros, os perigos de choque eltrico e todos os outros tipos de acidentes. Nas instalaes eltricas de reas classificadas (...) devem ser adotados dispositivos de proteo, como alarme e seccionamento automtico para prevenir sobretenses, sobrecorrentes, falhas de isolamento, aquecimentos ou outras condies anormais de operao. Nas partes das instalaes eltricas sob tenso, (...) durante os trabalhos de reparao, ou sempre que for julgado necessrio segurana, devem ser colocadas placas de aviso, inscries de advertncia, bandeirolas e demais meios de sinalizao que chamem a ateno quanto ao risco. Os materiais, peas, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados aplicao em instalaes eltricas (...) devem ser avaliados quanto sua conformidade, no mbito do Sistema Brasileiro de Certificao.

A) Risco de incndio e exploso B) Risco Norma Brasileira ABNT NBR-5419. Proteo de estruturas contra descargas atmosfricas. Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 2005. ( )

(A)

24

Norma Regulamentadora NR-10. Segurana em instalaes e servios em projetadas e executadas de modo que seja possvel eletricidade. Ministrio do Trabalho e Emprego, 2004. Disponvel em: <http:// prevenir, por meios - Acesso em: www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_10.pdf>seguros, os perigos de choque 14 mar. 2008. eltrico e todos os outros tipos de acidentes. NFPA 780. Standard for the Installation of Lightining Protection Systems. National ( ) Nas instalaes eltricas de Fire Protection Association, 2004.

Todas as partes das instalaes eltricas devem ser


(B)

25

a maior fonte sria, alm das ole, a obedincia na.

reas classificadas (...) devem ser adotados dispositivos de proteo,

21
(A)

como alarme e seccionamento automtico para Manuais de Cardiologia. Disponvel em: <http://www.manuaisdecardiologia.med. br/Arritmia/Fibrilacaoatrial.htm> - Acesso em: 20 mai. 2008. prevenir sobretenses, sobrecorrentes, falhas de isolamento, aquecimentos ou Mundo Educao. Disponvel em: <http://mundoeducacao.uol.com.br/doencas/ parada-cardiorespiratoria.htm> - Acessoanormais 2008.operao. em: 20 mai. de outras condies

Para a clara compreenso dos termos tcnicos, as suas


3) Marque V para verdadeiro e F para falso nas alternativas a seguir: (V) (F) (V) O contato direto ocorre quando a pessoa toca as partes normalmente energizadas da instalao eltrica.

( ) Nas partes das instalaes eltricas Mundo Cincia. Disponvel em: <http://www.mundociencia.com.br/fisica/eletricidade/ choque.htm> - Acesso em: 20 mai. 2008.

sob tenso, (...) durante os trabalhos de reparao, ou sempre que for julgado necessrio segurana, devem ser colocadas placas de aviso, inscries de advertncia, bandeirolas e demais meios de sinalizao que chamem a ateno quanto ao risco. Os materiais, peas, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados aplicao em instalaes eltricas

Apenas as partes energizadas de um equipamento podem oferecer riscos de choques eltricos. Se uma pessoa tocar a parte metlica, no energizada, de um equipamento no aterrado, poder receber uma descarga eltrica, se houver falha no isolamento desse equipamento. Em um choque eltrico, o corpo da pessoa pode atuar como um fio terra.

( )

(V)

3. Problemas operacionais, riscos e cuidados com aterramento de segurana

odas as Unidades de Explorao e Produo possuem um plano de manuteno preventiva de equipamentos eltricos (motores, geradores, painis eltricos, transformadores e outros).

A cada interveno Para a clara avaliam a nestes equipamentosrealizaotcnicos, as suas compreenso ou no da e dispositivos, os dos termos de inspeo mantenedores necessidade definies esto disponveis no glossrio. Ao longo dos nos sistemas de aterramento envolvidos nestes equipamentos. textos do captulo, esses termos podem ser facilmente Para que o aterramento de segurana possa cumprir identificados, pois esto em destaque. corretamente o seu papel, precisa ser bem projetado e construdo. Alm disso, deve ser mantido em perfeitas condies de funcionamento.

Nesse processo, o operador tem importante papel, pois, ao interagir diariamente com os equipamentos eltricos, pode detectar imediatamente alguns tipos de anormalidades, antecipando problemas e, principalmente, diminuindo os riscos de choque eltrico por contato indireto e de incndio e exploso.

49

3.1. Problemas operacionais


Os principais problemas operacionais verificados em qualquer tipo de aterramento so: Falta de continuidade; e Elevada resistncia eltrica de contato. importante lembrar que Norma Petrobras N-2222 define o valor de 1Ohm, medido com multmetro DC (ohmmetro), como o mximo admissvel para resistncia de contato.

Alta Competncia

Captulo 3. Problemas operaciona

3.4. Glossrio
Choque eltrico conjunto de perturbaes de natureza e efeitos diversos, que se manifesta no organismo humano ou animal, quando este percorrido por uma corrente eltrica. Ohm unidade de medida padronizada pelo SI para medir a resistncia eltrica. Ohmmetro instrumento que mede a resistncia eltrica em Ohm.

3.5. Bibliografia

CARDOSO ALVES, Paulo Alberto e VIAN eltricos - inspeo e medio da re Eltrica, 2007.

COELHO FILHO, Roberto Ferreira. Riscos Curso tcnico de segurana do trab NFPA 780. Standard for the Installation Fire Protection Association, 2004.

Norma Petrobras N-2222. Projeto de martimas. Comisso de Normas Tcn

Norma Brasileira ABNT NBR-5410. Instala Brasileira de Normas Tcnicas, 2005.

56

Norma Brasileira ABNT NBR-5419. Pr atmosfricas. Associao Brasileira d

Norma Regulamentadora NR-10. Seg eletricidade. Ministrio do Trabalho www.mte.gov.br/legislacao/normas_ em: 14 mar. 2008.

Caso sinta necessidade de saber de onde foram retirados os insumos para o desenvolvimento do contedo desta apostila, ou tenha interesse em se aprofundar em determinados temas, basta consultar a Bibliografia ao final de cada captulo.

86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 98 100 102 104 105 106 108 110 112 114 115

Alta Competncia

Captulo 1. Riscos eltricos e o aterramento de segurana

1.6. Bibliografia
CARDOSO ALVES, Paulo Alberto e VIANA, Ronaldo S. Aterramento de sistemas eltricos - inspeo e medio da resistncia de aterramento. UN-BC/ST/EMI Eltrica, 2007. COELHO FILHO, Roberto Ferreira. Riscos em instalaes e servios com eletricidade. Curso tcnico de segurana do trabalho, 2005. Norma Petrobras N-2222. Projeto de aterramento de segurana em unidades martimas. Comisso de Normas Tcnicas - CONTEC, 2005. Norma Brasileira ABNT NBR-5410. Instalaes eltricas de baixa tenso. Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 2005. Norma Brasileira ABNT NBR-5419. Proteo de estruturas contra descargas atmosfricas. Associao Brasileira de Normas Tcnicas, 2005. Norma Regulamentadora NR-10. Segurana em instalaes e servios em eletricidade. Ministrio do Trabalho e Emprego, 2004. Disponvel em: <http:// www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_10.pdf> - Acesso em: 14 mar. 2008. NFPA 780. Standard for the Installation of Lightining Protection Systems. National Fire Protection Association, 2004. Manuais de Cardiologia. Disponvel em: <http://www.manuaisdecardiologia.med. br/Arritmia/Fibrilacaoatrial.htm> - Acesso em: 20 mai. 2008. Mundo Educao. Disponvel em: <http://mundoeducacao.uol.com.br/doencas/ parada-cardiorespiratoria.htm> - Acesso em: 20 mai. 2008. Mundo Cincia. Disponvel em: <http://www.mundociencia.com.br/fisica/eletricidade/ choque.htm> - Acesso em: 20 mai. 2008.

1.7. Gabarito
1) Que relao podemos estabelecer entre riscos eltricos e aterramento de segurana? O aterramento de segurana uma das formas de minimizar os riscos decorrentes do uso de equipamentos e sistemas eltricos. 2) Apresentamos, a seguir, trechos de Normas Tcnicas que abordam os cuidados e critrios relacionados a riscos eltricos. Correlacione-os aos tipos de riscos, marcando A ou B, conforme, o caso: A) Risco de incndio e exploso (B) B) Risco de contato

NVEL DE RUDO DB (A) 85 86 87 88 89 90 91 92 93 25 94 95 96 98 100 102 104 105 106 108 110 112 114 115

Todas as partes das instalaes eltricas devem ser projetadas e executadas de modo que seja possvel prevenir, por meios seguros, os perigos de choque eltrico e todos os outros tipos de acidentes. Nas instalaes eltricas de reas classificadas (...) devem ser adotados dispositivos de proteo, como alarme e seccionamento automtico para prevenir sobretenses, sobrecorrentes, falhas de isolamento, aquecimentos ou outras condies anormais de operao. Nas partes das instalaes eltricas sob tenso, (...) durante os trabalhos de reparao, ou sempre que for julgado necessrio segurana, devem ser colocadas placas de aviso, inscries de advertncia, bandeirolas e demais meios de sinalizao que chamem a ateno quanto ao risco. Os materiais, peas, dispositivos, equipamentos e sistemas destinados aplicao em instalaes eltricas (...) devem ser avaliados quanto sua conformidade, no mbito do Sistema Brasileiro de Certificao.

(A)

24

(B)

Ao longo de todo o material, caixas de destaque esto presentes. Cada uma delas tem objetivos distintos.
(A) (V) (F) (V)

3) Marque V para verdadeiro e F para falso nas alternativas a seguir: O contato direto ocorre quando a pessoa toca as partes normalmente energizadas da instalao eltrica. Apenas as partes energizadas de um equipamento podem oferecer riscos de choques eltricos. Se uma pessoa tocar a parte metlica, no energizada, de um equipamento no aterrado, poder receber uma descarga eltrica, se houver falha no isolamento desse equipamento. Em um choque eltrico, o corpo da pessoa pode atuar como um fio terra. A queimadura o principal efeito fisiolgico associado passagem da corrente eltrica pelo corpo humano.

A caixa Voc Sabia traz curiosidades a respeito do contedo abordado Alta Competnciadeterminado item do captulo. de um
(V) (F)

Captulo 1. Riscos elt

atribudo a Tales de Mileto (624 - 556 a.C.) a primeira observao de um fenmeno relacionado com a eletricidade esttica. Ele teria esfregado um fragmento de mbar com um tecido seco e obtido um comportamento inusitado o mbar era capaz de atrair pequenos pedaos de palha. O mbar o nome dado resina produzida por pinheiros que protege a rvore de agresses externas. Aps sofrer um processo semelhante fossilizao, ela se torna um material duro e resistente.

Trazendo este conhecimento para a realid observar alguns pontos que garantiro o incndio e exploso nos nveis definidos pela durante o projeto da instalao, como por ex

A escolha do tipo de aterramento fu ao ambiente;

A seleo dos dispositivos de proteo

A correta manuteno do sistema elt

Os riscos VoC SaBIa? eltricos de uma instalao so divididos em dois grupos principais:

MXIMA EXPOSIO DIRIA PERMISSVEL 8 horas 7 horas 6 horas 5 horas 4 horas e 30 minutos 4 horas 3 horas e 30 minutos 3 horas 2 horas e 40 minutos 2 horas e 15 minutos 2 horas 1 hora e 45 minutos 1 hora e 15 minutos 1 hora 45 minutos 35 minutos 30 minutos 25 minutos 20 minutos 15 minutos 10 minutos 8 minutos 7 minutos

petrleo pelo pig de limpeza parafina. questes essenciais do Importante umtemperaturas do oceano, adasna seDevido s lembrete a parafi acumula baixas nas paredes da tubulao. Com o tempo, a massa pode contedo tratadovirno captulo. em um processo similar a bloquear o fluxo de leo, ao da arteriosclerose.

14

Uma das principais substncias removidas em poos de

O aterramento funcional do sist como funo permitir o funcion e eficiente dos dispositivos de pro sensibilizao dos rels de prote uma circulao de corrente para a por anormalidades no sistema eltr

Observe no diagrama a seguir os principais ris ocorrncia de incndio e exploso:

1.1. Riscos de incndio e exploso


Importante! Podemos definir os riscos de incndio e exploso da seguinte forma: muito importante que voc conhea os tipos de pig de limpeza e de pig instrumentado mais utilizados na Situaes associadas presena de sobretenses, sobrecorrentes, sua Unidade. Informe-se junto a ela! fogo no ambiente eltrico e possibilidade de ignio de atmosfera potencialmente explosiva por descarga descontrolada de eletricidade esttica.

ateno Os riscos de incndio e exploso esto presentes em qualquer instalao e muito importantetraduz principalmente em os seu descontrole se que voc conhea danos pessoais, procedimentos especficos para passagem de pig materiais e de continuidade operacional. em poos na sua Unidade. Informe-se e saiba quais so eles.

reSUmInDo...

Recomendaes gerais
Antes do carregamento do pig, inspecione o interior do lanador; Aps a retirada de um pig, inspecione internamente o recebedor de pigs; Lanadores e recebedores devero ter suas

7 horas 6 horas 5 horas 4 horas e 30 minutos 4 horas 3 horas e 30 minutos 3 horas 2 horas e 40 minutos 2 horas e 15 minutos 2 horas 1 hora e 45 minutos 1 hora e 15 minutos 1 hora 45 minutos 35 minutos 30 minutos 25 minutos 20 minutos 15 minutos 10 minutos 8 minutos 7 minutos

ao da arteriosclerose.

Importante! muito importante que voc conhea os tipos de pig de limpeza e de pig instrumentado mais utilizados na sua Unidade. Informe-se junto a ela!

J a caixa de destaque Resumindoconhea os verso compacta muito importante que voc uma procedimentos especficos para passagem de pig dos principais pontos abordados no captulo. em poos na sua Unidade. Informe-se e saiba
quais so eles.

ateno

reSUmInDo...

Recomendaes gerais
Antes do VoC SaBIa? carregamento do pig, inspecione o interior do lanador; Uma das principais substncias removidas em poos de Aps a retirada de um pig, a parafina. Devido s petrleo pelo pig de limpeza inspecione internamente baixasrecebedor de pigs; oceano, a parafina se acumula o temperaturas do nas paredes da tubulao. Com o tempo, a massa pode Lanadores e recebedores devero ter suas vir a bloquear o fluxo de leo, em um processo similar ao da arteriosclerose.

MXIMA EXPOSIO DIRIA PERMISSVEL 8 horas 7 horas 6 horas 5 horas 4 horas e 30 minutos 4 horas 3 horas e 30 minutos 3 horas 2 horas e 40 minutos 2 horas e 15 minutos 2 horas 1 hora e 45 minutos 1 hora e 15 minutos 1 hora 45 minutos 35 minutos 30 minutos 25 minutos 20 minutos 15 minutos 10 minutos tricos e o aterramento de segurana 8 minutos 7 minutos

Em Ateno esto destacadas as informaes que no Importante! devem ser esquecidas. muito importante que voc conhea os tipos de pig
de limpeza e de pig instrumentado mais utilizados na sua Unidade. Informe-se junto a ela!

ateno
muito importante que voc conhea os procedimentos especficos para passagem de pig em poos na sua Unidade. Informe-se e saiba quais so eles.

reSUmInDo...

dade do E&P, podemos controle dos riscos de as normas de segurana xemplo:

Todos os recursos Antes do carregamento do pig, inspecione o didticos presentes nesta apostila tm interior do lanador; como objetivo facilitar o aprendizado de seu contedo.
Aps a retirada de um pig, inspecione internamente o recebedor de pigs; Lanadores e recebedores devero ter suas

Recomendaes gerais

uncional mais adequado

o e controle;

Aproveite este material para o seu desenvolvimento profissional!

trico.

tema eltrico tem namento confivel oteo, atravs da o, quando existe a terra, provocada rico.

15

scos eltricos associados

Sumrio
Introduo Captulo 1 - Cincia dos materiais
Objetivos 1. Cincia dos materiais 1.1. Metais
1.1.1. Ao

15

17 19 20
21

1.2. Estrutura cristalina de ferro


1.2.1. Estrutura cristalina do ao no resfriamento lento transformao no estado slido

27
29

1.3. Tratamento trmico do ao


1.3.1. Tipos de tratamentos trmicos do ao 1.3.2. Fatores que influenciam no tratamento trmico dos aos

34
36 45

1.4. Metais no-ferrosos e ligas 1.5. Materiais plsticos


1.5.1. Propriedades comuns dos plsticos 1.5.2. Classificao dos plsticos 1.5.3. A obteno dos plsticos

50 53
56 57 65

1.6. Ensaios de materiais 1.7. Exerccios 1.8. Glossrio 1.9. Bibliografia 1.10. Gabarito

67 101 103 105 106

Captulo 2 - Tubulaes e acessrios de tubulao


Objetivos 2. Tubulaes e acessrios de tubulao 2.1. Principais materiais para tubos 2.2. Processos de fabricao de tubos 2.3. Tubos de ao-carbono
2.3.1. Especificaes para tubos de ao-carbono 2.3.2. Aos-liga e aos-inoxidveis - casos gerais de emprego 2.3.3. Tubos de aos-liga 2.3.4. Tubos de aos inoxidveis

109 111 111 113 118


120 122 123 124

2.4. Dimetros comerciais dos tubos para conduo


2.4.1. Dados para encomenda ou requisio de tubos

125
127

2.5. Acessrios

128

2.5.1. Classificao de acessrios quanto ao sistema de ligao empregado 129 2.5.2. Outros tipos de acessrios de tubulao 137 2.5.3. Flanges 142

2.6. Cuidados na montagem de flanges e juntas


2.6.1. Juntas de vedao 2.6.2. Limpeza e lavagem de linhas 2.6.3. Secagem

154
159 160 162

2.7. Teste de estanqueidade e teste hidrosttico de linhas 2.8. Exerccios 2.9. Glossrio 2.10. Bibliografia 2.11. Gabarito

162 166 169 171 172

Captulo 3 - Vlvulas
Objetivos 3. Vlvulas 3.1. Classificao das vlvulas 3.2. Componentes das vlvulas 3.3. Meios de operao das vlvulas 3.4. Vlvulas que controlam a presso a montante 3.5. Vlvulas que controlam a presso a jusante 3.6. Vlvulas de esfera
3.6.1. Tipos: caracterstica de operao

175 177 177 178 179 180 181 181


182

3.7. Vlvulas globo


3.7.1. Vlvulas agulha

183
184

3.8. Vlvulas de reteno 3.9. Vlvulas de borboleta 3.10. Teste de estanqueidade em vlvulas 3.11. Atuadores
3.11.1. Atuadores lineares 3.11.2. Atuadores rotativos

184 186 187 188


189 190

3.12. Vlvulas acionadas eletricamente 3.13. Exerccios 3.14. Glossrio 3.15. Bibliografia 3.16. Gabarito

193 196 198 199 200

Introduo

O fim do sculo XIX e o incio do sculo XX foram marcantes no que se refere ao avano dos estudos sobre o interior da estrutura atmica dos elementos. Isso permitiu compreender a formao dos elementos e, portanto, o progresso das pesquisas em busca de materiais mais resistentes e adequados s necessidades que foram se criando a partir do desenvolvimento tecnolgico. Ao mesmo tempo, esses avanos impulsionariam outras descobertas. A possibilidade de investigar a estrutura dos materiais se tornava,finalmente, uma realidade, superando a era das especulaes em torno do tema. Barros (2008) afirma que os tomos do sculo XIX eram considerados esferas perfeitas, agrupadas lado a lado, unidas por ligaes qumicas semelhantes a molas. Essa concepo mudaria a partir de 1848, quando o cristalgrafo francs Bravais determinou matematicamente que esferas poderiam ser arranjadas no espao atravs de, no mximo, 14 arranjos, que ficaram conhecidos como os catorze slidos desse cientista. Alcanar o perfil topolgico de amostras permitiria, portanto, a manipulao das caractersticas conhecidas dos elementos estudados. No sculo XX, tornou-se possvel a criao de inmeros tipos de ao, ligas de alumnio, do uso da cermica para fins industriais. Entramos no sculo XXI com materiais mais resistentes, plsticos de difcil deteriorao, o concreto (Barros, 2008). Enfim , abriu-se uma verdadeira revoluo na indstria, cada vez mais voltada ao controle de custos, velocidade de produo e absorvida pelas exigncias de diminuio da agresso ao meio ambiente.

15

CORPORATIVA

Alta Competncia

Grande parte desses avanos se deve s contribuies dos estudos da mecnica quntica cincia dos materiais que possibilitou a explorao da composio qumica de metais, a identificao da estrutura cristalina dos vrios elementos com reflexos diretos sobre a indstria eletrnica, de metais e mecnica, da construo civil, naval e aeronutica, por exemplo. Podemos afirmar seguramente que o fim da evoluo dos mtodos atuais e o surgimento de novos materiais est longe de ser alcanada (BARROS, 2008). Neste estudo sero apresentados alguns princpios sobre a cincia dos materiais e sua importncia na fabricao e adequada aquisio dos equipamentos, assim como os procedimentos de operao da Companhia. Sero tambm detalhadas as estruturas das tubulaes e vlvulas presentes no dia a dia dos funcionrios.

16
Portanto, este contedo ser fundamental para que os tcnicos de operao possam reconhecer as necessidades referentes manuteno, aquisio, bem como segurana e adequao dos equipamentos utilizados.

CORPORATIVA

Cincia dos materiais

Ao final desse captulo, o treinando poder:


Explicar o que cincia dos materiais; Identificar as propriedades e o comportamento dos materiais a partir das suas caractersticas; Reconhecer as tcnicas de tratamento trmico do ao; Reconhecer os tipos de ensaios dos materiais.

CORPORATIVA

Captulo 1

Alta Competncia

18

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

1. Cincia dos materiais

uando imaginamos a confeco e a utilizao de um determinado produto devemos pensar na seleo do material que ir constitu-lo.

Esse material dever atender a exigncias tcnicas, como durabilidade e resistncia, por exemplo, e tambm ser necessrio avaliar seu uso sob os aspectos econmicos. A cincia dos materiais uma rea de estudos multidisciplinar voltada para o desenvolvimento de materiais cada vez mais resistentes, baratos e adequados s exigncias do mercado e de preservao do meio ambiente. Classificao dos materiais A seguir ser apresentada uma classificao dos materiais mais comumente utilizados na indstria petrolfera, principalmente nas tubulaes e vlvulas, tendo cada um deles sua importncia e emprego definidos em funo de suas caractersticas e propriedades. Observe o esquema a seguir.

19

Materiais

Metais

No - Metais

Ferrosos

No - ferrosos

Sintticos

Naturais

Ferro fundido

Resinides

Classificao de materiais

Plsticos

CORPORATIVA

Madeira Couro Borracha etc.

Pesados

Leves

Ao

Alta Competncia

1.1. Metais
A classe dos metais pode ser dividida em dois grupos: os ferrosos e os no-ferrosos.
Metais Descrio Tipos Ao Material tenaz, de excelentes propriedades e de fcil manipulao, constitudo basicamente de ferro e carbono. Desde a sua descoberta, os metais ferrosos tornaram-se de grande importncia na construo mecnica. Os metais ferrosos mais importantes so o ao e o ferro fundido. Ferro fundido (FoFo) Material amplamente empregado na construo mecnica e pode substituir o ao em diversas aplicaes, muitas vezes com grande vantagem, embora no possua grande resistncia. Como esses materiais so fceis de serem trabalhados, eles so usados na maioria das vezes para construir bases de mquinas, ferramentas e estruturas.

Ferrosos

20

So todos os demais metais empregados na construo mecnica. Possuem as mais diversas aplicaes, podendo substituir materiais ferrosos em vrias aplicaes, embora nem sempre o contrrio possa ser feito. Metais no ferrosos Esses metais so utilizados geralmente isolados ou em forma de ligas metlicas. Algumas delas so amplamente empregadas na construo de mquinas, instalaes, automveis etc. Em funo da densidade pode-se dividir os no-ferrosos basicamente em dois tipos, em metais pesados e leves.

Metais pesados ( > 5kg/dm3), cobre, estanho, zinco, chumbo, platina etc. Metais leves ( < 5kg/dm 3) alumnio, magnsio, titnio etc.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Importante! Normalmente, os metais no-ferrosos so caros e seu uso em componentes que possam ser substitudos por materiais ferrosos deve ser evitado. Os metais no-ferrosos so amplamente utilizados em peas sujeitas oxidao, devido sua resistncia, assim como em componentes eltricos e no tratamento galvnico de superfcies. Nos ltimos anos, a importncia dos metais leves e de suas ligas tem aumentado consideravelmente, principalmente na construo de veculos, nas construes aeronuticas e navais, bem como na mecnica de preciso. Isso se deve obteno de ligas metlicas de alta resistncia e menor peso. Conseqentemente, h uma tendncia substituio do ao e do ferro fundido por esses metais.

21

1.1.1. Ao O ao uma liga basicamente de ferro x carbono com percentual de carbono abaixo de 2% e as ligas acima desse valor so consideradas ferros fundidos, que podem chegar at 6,67%. O produto gerado em uma siderrgica tem, no incio do seu processo de produo, um material bruto conhecido como ferrogusa, liga com alta quantidade de carbono, que nos processos posteriores transformado em ao na retirada e controle do carbono contido na liga.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Classificao do ao necessrio, embora insuficiente, para uma correta caracterizao de um tipo de ao que a respectiva composio qumica lhe seja conhecida. Essa composio vulgarmente expressa atravs das classificaes ou dos cdigos definidos por instituies internacionais. As referncias mais relevantes so as fornecidas pelas instituies American Iron and Steel Institute (AISI) e a DIN, de origem alem. a) Sistema de classificao americano AISI/SAE O sistema de classificao da Society of Automotive Engineers (AISI/ SAE) freqentemente adaptado pela Society of Automotive Engineers (SAE), pelo que referido abreviadamente por AISI/SAE. Seu sistema de classificao consiste em um sistema numrico de quatro ou cinco algarismos, indicando nos dois (ou trs) ltimos, o teor de carbono do ao em centsimos. Os dois primeiros indicam se o ao ou no ligado e qual o tipo de liga. Na prtica, o sistema de classificao mais adotado o AISI/SAE. Nele, o ao carbono identificado pelo grupo 1xxx. Os algarismos base para os vrios aos-carbono e aos ligados e as porcentagens aproximadas dos elementos de liga mais significativos recebem classificao da seguinte forma: Tipos de ao - exemplos
Fonte: AISI/SAE

22

1XXX - ao sem liga 1045 - ao sem liga com 0,45C 1145 - ao de corte fcil com 0,45C (com MnS) 1345 - ao de elevada resistncia com 0,45C e 1,75Mn 2XXX - ao ao Ni 2345 - ao com 0,45C e 3,5Ni 2545 - ao com 0,45C e 5,0Ni 3XX - ao austentico resistente corroso ou refractrio 3XXX - ao ao Cr Ni 3145 - ao com 0,45C 1,25Ni e 0,60Cr 3245 - ao com 0,45C 1,75Ni e 1,0Cr 3345 - ao com 0,45C 3,50Ni e 1,55Cr 4XX - ao ferrtico ou martenstico resistente corroso ou refractrio 4XXX - ao ao Mo

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Fonte: AISI/SAE

4045 - ao com 0,45C e 0,25Mo 4145 - ao com 0,45C 0,50 ou 0,95Cr e 0,25Mo 4345 - ao com 0,45C 1,80Ni 0,50 ou 0,80Cr e 0,25Mo 4645 - ao com 0,45C 1,80Ni e 0,25Mo 4845 - ao com 0,45C 3,5Ni e 0,25Mo 5XXXX - ao ao Cr 50100 - ao com 1C e 0,50Cr 51100 - ao com 1C e 1,00Cr 52100 - ao com 1 C e 1,45 Cr 6XXX - ao ao Cr V

Os dois nmeros representados pelas letras "xx" indicam a quantidade de carbono do ao. Por exemplo: o ao 1020 apresenta 0,2% de carbono. Os aos que possuem requisitos de temperabilidade adicionais recebem um H aps a sua classificao.
Fonte: AISI/SAE

10xx - aos-carbono 11xx - aos-carbono com muito enxofre e pouco fsforo 12xx - aos-carbono com muito enxofre e muito fsforo 13xx - mangans (1,75%) 23xx - nquel (3,5%) 25xx - nquel (5%) 31xx - nquel (1,5%), cromo (0,6%) 33xx - nquel (3,5%), cromo (1,5%) 40xx - molibdnio (0,2 ou 0,25%) 41xx - cromo (0,5; 0,8 ou 0,95%), molibdnio (0,12; 0,2 ou 0,3%) 43xx - nquel (1,83%), cromo (0,5 ou 0,8%), molibdnio (0,25%) 44xx - molibdnio (0,53%) 46xx - nquel (0,85 ou 1,83%), molibdnio (0,2 ou 0,25%) 47xx - nquel (1,05%), cromo (0,45%), molibdnio (0,25%) 48xx - nquel (3,50%), molibdnio (0,25%) 50xx - cromo (0,28% ou 0,40%) 51xx - cromo (0,80, 0,90, 0,95, 1,00 ou 1,05%) 61xx - Cromo (0,80 ou 0,95%), vandio (0,10 ou 0,15%) 86xx - Nquel (0,55%), cromo (0,50 ou 0,65%), molibdnio (0,20%) 87xx - Nquel (0,55%), cromo (0,50%), molibdnio (0,25%) 92xx - Mangans (0,85%), silcio (2,00%) 93xx - Nquel (3,25%), cromo (1,20%), molibdnio (0,12%) 94xx - Mangans (1,00%), nquel (0,45%), cromo (0,40%), molibdnio (0,12%) 97xx - Nquel (0,55%), cromo (0,17%), molibdnio (0,20%) 98xx - Nquel (1,00%), cromo (0,80%), molibdnio (0,25%)

23

CORPORATIVA

Alta Competncia

b) Sistema de classificao American Society for Testing and Materials dos aos estruturais - cdigos de identificao Os aos para uso estrutural so identificados pela letra A, seguida por dois, trs ou quatro dgitos. Os aos com especificao de quatro dgitos so usados para aplicaes de engenharia mecnica, mquinas e veculos e formam uma classificao distinta, que no ser apresentada aqui. A tabela a seguir lista algumas especificaes para os aos estruturais do grupo A, englobando aplicaes de construo civil, construo naval e ferroviria. Estas especificaes (com dois e trs dgitos) aplicam-se a laminados planos, formas estruturais, chapas-perfis interconectveis e barras.

24

Fonte: ASTM - American Society for Testing and Materials

Designao ASTM A 36/A 36M A 131/A 131M A 242/A 242M A 283/A 283M A 284/A 284M A 307 A 325 A 328/A 328M A 441/A 443M A 449 A 500 A 601 A 514/A 514M A 529/A 529M A 572/A 572M A 573/A 573M

Denominao da especificao Ao estrutural Ao estrutural para navios Ao estrutural de alta resistncia e liga baixa Chapas, formas e barras de ao de carbono e mdia resistncia Chapas de de ao de carbono - silcio de biaxa e mdia resistncia para partes de mquinas e construo em geral Parafusos e pinos de ao de carbono Parafusos estruturais com tratamento trmico Chapas, perfis interconectveis Ao mangans vandio de alta resistncia e baixa liga Parafusos de cabea sextavada e pinos de ao tratado termicamente Tubos estruturais de ao carbono conformados a frio Tubos estruturais de ao carbono conformados a quente Chapas de ao liga de alta tenso de alta resistncia, temperado e revenido adequado para soldagem Ao estrutural com escoamento mnimo de 42 000 psi N(290 Mpa) (espessura mxima 12,7 mm) Ao nibio - vandio de alta resistncia e baixa liga com qualidade estrutural Chapas de ao carbono de tenacidade melhorada

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Fonte: ASTM - American Society for Testing and Materials

Designao ASTM A 588/A 588M A 606 A 615/A 615M A 616 A 617 A 618 A 633/A 633M A 656/A 656M A 678/A 678M A 690/A 690M A 699 A 709 A 710/A 710M A 769 A 786/A 788M A 808/A 808M A 827 A 829 A 830 A 847 A 852 A 992/A 992M A 1011/A 1011M

Denominao da especificao Aos de alta resistncia e baixa liga, com escoamento mnimo de 50 ksi (345 MP a) at (at 4`` de espessura) Chapas e tiras de ao de alta resistncia e baixa liga laminados a frio ou a quante com resistncia corroso atmosfrica melhorada Barras de ao lisas e rachuradas para reforo de concreto Barras de ao para trilho lisas e rachuradas para reforo de concreto Barras de ao de eixo, lisas e rachuradas para reforo de concreto Tubos estruturais de ao de alta resistncia e baixa liga conformados a quente Ao estrutural de alta resistncia e baixa liga normatizado Chapa de ao de alta resistncia e baixa liga, laminada a quente com deformidade melhorada Chapas de ao carbono temperadas e revenidas para aplicaes estruturais Chapas - perfis interconectveis H de ao de alta resistncia e baixa liga para uso em ambientes martimos Placas , formas estruturais e barras de ao mangans molibidnio nibio de baixo carbono Ao estrutural para pontes Ao envelhecvel Ni-Cu-Cr-Mo-Nb , Ni-Cu-Nb e Ni-Cu-Mn-Mo-Nb Formas de ao soldadas por resistncia eltrica Chapas laminadas de ao para piso Ao carbono, mangans, nibio, vandio de alta resistncia e baixa liga de qualidade estrutural, com tenacidade ao entalhe melhorada Chapas, ao carbono para forjamento e aplicaes similares Chapas, ao liga , qualidade estrutural Chapas, ao carbono , qualidade estrutural Tubos estruturais de ao de alta resistncia e baixa liga conformados a frio Ao estrutural de alta resistncia temperado e revenido para construes soldadas ou parafusadas de pontes e edifcios com resistncia corroso melhorada Formas estruturais para edificaes, pontos e e outros usos Chapas e tiras laminadas a quente, de ao carbono estrutural, ao de alta resistncia e baixa liga com ductilidade melhorada

25

CORPORATIVA

Alta Competncia

c) Sistema de classificao alem DIN A especificao DIN 17 006 estabelece o modo de abreviar as diferentes composies de aos. Os aos sem liga so designados pela letra C seguida do respectivo teor de carbono em centsimos, Ck se o ao de qualidade superior, aos ditos especiais, conforme critrios apresentados a seguir. Sistema de abreviatura DIN C45 - ao sem liga com 0,45C; Ck 45 - semelhante ao anterior, mas de qualidade superior, dito ao especial;

26

45CrMo 4 - ao fracamente ligado com 0,45C; 1Cr e Mo - elementos no quantificados; X200Cr12 - ao fortemente ligado com 2C 12Cr. Os aos ligados so classificados como fraca e fortemente ligados, conforme a existncia ou ausncia de um elemento cujo teor seja pelo menos de 5%p. Os aos fracos ligados so designados pelo seu teor em carbono em centsimos e pela descrio da natureza dos diferentes elementos de liga, pelo respectivo smbolo qumico, e por um ou mais nmeros que indicam o teor do(s) elemento(s) de liga, afetados por um fator multiplicador (4 ou 10) para que esse teor seja expresso por um nmero inteiro. Os aos fortemente ligados so designados pela letra X seguida do respectivo teor em carbono (em centsimos) e da descrio da natureza dos diferentes elementos de liga atravs do respectivo smbolo e de seu teor nominal.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

1.2. Estrutura cristalina de ferro


A curva de solidificao (liquefao) de ferro puro pode ser apresentada como mostra o grfico a seguir. Fuso 911 769
no magntico magntico

C 1400 1200 1000 800 600

1536 1392

Fe-

Slido

Fe-

27

Tempo A curva apresenta vrias caractersticas importantes: Existem quatro pontos de parada; Existem intervalos na solidificao. O ponto de parada a 1536C o da liquefao (fuso). Os outros pontos de parada referem-se a uma mudana de estrutura cristalina do ferro no estado slido. Acima da temperatura de 911C at 1392C, os tomos do ferro puro formam uma rede cbica de face centrada (cfc) chamada ferro (gama). Observe a ilustrao a seguir.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Cubo de face centrada

3,6 A

tomos

Fe - Formao: 911- 1392 C

Abaixo de 911 C, os tomos transformam-se em uma rede cbica de corpo centrado (ccc) chamada ferro (alfa), conforme ilustrado pela imagem que se segue.

28

Cubo de corpo centrado

2,9 A Fe - Formao: cte - 911 C

Importante! A distncia entre os tomos na estrutura do cubo de face centrada maior do que na estrutura de cubo de corpo centrado, portanto, neste estado mais fcil aceitar outros tomos, como, por exemplo, tomos de carbono. A esse fenmeno d-se o nome de solubilidade no estado slido.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Abaixo de 769C o ferro magntico. Acima da temperatura de 1392C, o ferro transforma-se novamente em rede cbica de corpo centrado chamada ferro (delta) que, para o tratamento trmico, no tem importncia. 1.2.1. Estrutura cristalina do ao no resfriamento lento transformao no estado slido Nesta situao, o material resultante denominado liga metlica. As ligas metlicas podem ser classificadas como monofsicas ou polifsicas, dependendo do nmero de fases observadas em uma determinada condio de composio, temperatura e presso. Fases em materiais so definidas como regies que se diferenciam de outras em termos de estrutura e/ou composio. O estudo de um sistema de um, dois ou mais componentes, sendo monofsico ou polifsico, pode ser feito a partir dos diagramas de fases. Os diagramas de fases so representaes grficas das fases presentes em um sistema, em funo da temperatura, presso e composio. A maioria dos diagramas de fases obtida em condies de equilbrio e usada para entender e prever o comportamento dos materiais. A ilustrao a seguir representa a parte do diagrama de fases ferro carbono destinada ao resfriamento lento de uma liga ferro-carbono (eutenide) com aproximadamente 0,76% de carbono.

29

CORPORATIVA

Alta Competncia

1000 G 900 Temperatura em C y Fe-y+C X 800 +y s 727C

+Fe3C

700

600

+Fe3C

Fe3C

500

0,76% em peso Hipereutetide

2.0

Hipoeutetide

30

Eutetide
Diagrama de fases

A presena do carbono faz com que o ferro com rede cbica de corpo centrado (ccc) (ferro ) se transforme em uma rede cbica de face centrada (CFC; ferro ) temperatura diferente de 911C. Essa temperatura varia em funo do teor de carbono no ferro e representada na figura anterior pela linha G-S-E.

VoC SaBIa? Chamamos austenita a soluo slida Fe-+C, na qual o centro C est totalmente dissolvido.

Aps o resfriamento lento, temperatura ambiente, na maioria dos aos o carbono est quimicamente ligado ao ferro como cementita (Fe3C), que a estrutura mais dura do ao. Vejamos alguns corpos de prova com diferentes teores de carbono. Comecemos com o corpo de prova com 0,77% de carbono.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Esperamos que este corpo de prova seja o mais fcil de analisar, pois temos apenas um ponto de parada nos 727C. Este ponto se chama ponto eutetide.
1000 G 900 Temperatura em C y Fe-y+C X 800 +y s 727C +Fe3C +Fe3C Fe3C E

700

600

500

0,76% em peso Hipereutetide

2.0

31

Hipoeutetide

Eutetide
Diagrama de fases

Abaixo de 727C existe uma distribuio bem proporcionada (eutetide) de ferro puro e Fe3C (cementita). A estrutura do eutetide recebe o nome de perlita, por seu brilho aperolado. No uniforme; uma mistura de lminas claras de ferro puro chamadas de ferrita (estrutura mole) e de lminas escuras de carboneto de ferro (Fe3C).

VoC SaBIa? O ao de 0,76% de teor de carbono tambm denominado ao eutetide. A concentrao do carbono na perlita de 0,76%.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Agora, ser analisado o corpo de prova com 0,6% C, ao hipereutetide.


1100 1000 G 900 c 800 Te
y


+ Cementia

Temperatura em C

d Ne f

700

600

Cementia

}
+ Cementia

Perlita

32
500
y`

Ferrita

400 0

1.0 C0

2.0

Composio % de carbono

Composio % de carbono

As manchas claras caracterizam a presena de ferrita. Como nosso corpo de prova s contm 0,6% de carbono e a estrutura perltica necessita de 0,77%, ento uma parte de ferrita agrupa-se em ncleos separados ou quase isolados. Encontramos no ao com menos de 0,77% C, sempre ncleos de ferrita pura, sendo maiores quando a porcentagem de carbono menor. Quando a perlita se transforma em austenita, consumindo calor, a ferrita permanece em sua forma original. Observe a figura anterior e veja que, ao elevarmos a temperatura, a ferrita tambm comea a se transformar em austenita.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Chegamos linha G - S com toda a ferrita j transformada em austenita; temos em nosso corpo de prova uma estrutura puramente austentica. Desse ponto em diante, a temperatura aumenta rapidamente. Vale ressaltar que o ao que possui teor de carbono entre 0,05% at 0,76% se chama ao hipoeutetide. O ao com um teor de carbono entre 0,76% at 2,06% chama-se ao hipereutetide. Agora ser analisado o corpo de prova com 1,2% C, ao hipereutetide. O que acontece quando se aquece o corpo de prova? Podemos projetar o seguinte: em 727C, transforma-se toda a perlita em austenita, logo a temperatura comea a subir e a cementita em excesso comea a se soltar at chegar no ponto (linha S - E) onde a estrutura passa a ser austentica. Observe a ilustrao a seguir.
1100 E

33

P
+ Cementita

1000 G G

Cementita

900

800

h S i

700

}
Ferrita Cementita

Perlita

600

500

+ Cementita z`

400 0

2.0 1.0 C1 Composio % de carbono Composio % de carbono

CORPORATIVA

Alta Competncia

Vendo a estrutura da ilustrao anterior, podemos reconhecer as partes lamelares como perlita. As nervuras claras so de cementita. Se analisarmos o excesso de cementita, temos 1,2% C - 0,8% C (perlita) 0,4% C, representando os restantes 0,4% C, excesso de cementita.

1.3. Tratamento trmico do ao


O tratamento trmico do ao pode ser definido como um processo de ciclos trmicos compostos por fases de aquecimento, permanncia e resfriamento. Tem como objetivo alterar a estrutura natural dos metais, e principalmente conferir ou melhorar propriedades mecnicas ou corrigir defeitos ou distores causados por passagens anteriores do tratamento dos metais (laminao, forjamento, tratamentos anteriores, fundio etc.).

34
T (C)

Cbico face centrada Termometria


A3 A1

Resfriamento

Aquecimento

Cbico de corpo centrado

Tetragonal de corpo centrado

T1

T2

T3

T (seg)

Estruturas cristalinas

Nos aos, em particular, para que se consigam alteraes nas propriedades mecnicas, necessrio em alguns tratamentos que o aquecimento se d a temperaturas em que o carbono esteja totalmente solubilizado. Assim, para esses tipos de tratamento, a temperatura a ser atingida estar no campo austentico.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

A seguir ilustrado um diagrama ferro-carbono: 1000 G 900 Temperatura em C y Fe-y+C X 800 ferrita ferrita + ys ferrita b + 50C _ ferrita +cementita

700

600

perlita 0

cementita

500

35
0,76% em peso Hipereutetide 2.0

Hipoeutetide

Eutetide
Diagrama Ferro-carbono (aos)

Onde: - ferrita; Y - austenita; Fe3C - cementita; + Fe3C - perlita.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Observe atentamente o diagrama de Equilbrio Ferro-Carbono (Fe C).


1600 1534 1394 1200 2.10 910 800
0.02 0.77

0.16

0.51 1495

Lquido 6.69 4.30

Fe3C 400 C

36

% Carbono

Diagrama de equilbrio

O ao uma liga de ferro e carbono. O teor de carbono varia entre 0,02% a 2,1%. J o ferro com um teor de carbono superior a 2,1% at 6,7% chamado ferro fundido. No ferro fundido, o carbono no totalmente dissolvido e apresentase na forma de veios de grafite, que so extremamente frgeis. 1.3.1. Tipos de tratamentos trmicos do ao O tratamento trmico do ao pode ser classificado em dois tipos: Normais: quando ocorre apenas mudana estrutural - recozimento, normalizao, tmpera e revenimento; Termoqumicos: quando ocorre mudana na composio qumica cementao e nitretao.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

a) Tratamentos trmicos normais Recozimento o tratamento trmico realizado com a finalidade de alcanar um ou vrios dos seguintes objetivos: Remover tenses de trabalhos mecnicos a frio ou a quente; Reduzir a dureza do ao; Melhorar propriedades resistncia etc.; mecnicas como ductibilidade,

Regularizar textura, remover gases etc.;

37
Eliminar efeitos de quaisquer tratamentos trmicos. O recozimento uma forma de tratamento trmico que consiste em reaquecer o metal, a uma temperatura desejada, dependendo da finalidade, e em resfri-lo a uma velocidade inferior velocidade crtica para os aos.

Ae3

Temperatura
Mi

Ae3 - Temperatura de austenitizao 727C. Mi - Temperatura inicial de martensita Mf - Temperatura final de martensita

Mf Produto :Perlita (ou ferrita mais perlita ou perlita mais cementita)

CORPORATIVA

Alta Competncia

Normalizao A normalizao consiste em aquecer as peas cerca de 20 C a 30 C acima da temperatura de transformao (linha G-S-K). feita normalmente em ao e ferro fundido para se obter uma granulao mais fina e a uniformizao dos cristais. As peas normalizadas possuem maior limite de escoamento, resistncia trao e dureza que os aos recozidos.

Ae3

38
Mi

Ae3 - Temperatura de austenitizao 727C Produto: Perlita fina (ou ferrita mais perlita ou perlita mais cementita) Mi - Temperatura inicial de martensita Mf - Temperatura final de martensita

Mf

Essas curvas so conhecidas como TTT (Tempo x Temperatura x Transformaes prprias) e tm caractersticas prprias para cada tipo de liga. Tmpera A tmpera um tratamento trmico executado em um ao quando se deseja aumentar sua dureza e resistncia mecnica. A operao consiste basicamente em trs etapas. Observe a tabela a seguir.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Etapas

Descrio O ao deve ser aquecido em torno de 50C acima da linha G-S-K (zona crtica) para transformar a perlita definitivamente em austenita. Para um ao com mais de 0,86% de carbono suficiente transformar somente a perlita (linha S-K), pois contm Fe3 C em excesso, apresentando uma estrutura muito dura. Podemos definir manuteno da temperatura como o tempo necessrio para solubilizar totalmente o carbono e garantir que toda a pea chegue mesma temperatura. O resfriamento deve ser feito em um meio que possibilite uma velocidade crtica, fazendo com que a estrutura austentica se transforme diretamente na estrutura desejada. Esse meio pode ser: gua, salmoura, leo, ou mesmo o prprio ar, dependendo da velocidade de resfriamento necessria.

Aquecimento

Manuteno da temperatura

Resfriamento

Estrutura martenstica A principal finalidade da tmpera a obteno de uma estrutura martenstica, pois essa estrutura que aumenta consideravelmente a dureza do ao e tambm eleva o seu limite de resistncia trao. Acima da zona crtica, o ao fica austenitizado, possuindo uma rede cbica de face centrada CFC (ferro Y), possibilitando assim a solubilidade do carbono. A partir da reao austentica, em condies de resfriamento lento, a estrutura final ser perlita + ferrita e perlita + cementita para os aos hipereutetides. Porm, com o resfriamento rpido, no h tempo para que haja a liberao do carbono para formar a cementita. O resfriamento rpido tem como objetivo o aumento da dureza (martensita), da resistncia ao desgaste, trao e diminuio da ductilidade. A estrutura do Fe, no entanto, tem que sofrer a transformao CFC (Y) para CCC (). Assim, tem-se o Fe com estrutura CCC () e o carbono continuar dissolvido.

39

CORPORATIVA

Alta Competncia

Como o tamanho do CCC menor que o CFC, h uma grande tenso na estrutura devido presena do carbono. Assim, a estrutura CCC sofre uma deformao, gerando uma estrutura tetragonal de corpo centrado (TCC), saturado com tomos de carbono. Tal estrutura propicia grande dureza e resistncia, porm causando fragilidade bastante acentuada. Como a reao s ocorre com a austenita, nos hipereutetides, a frao que se mantm como cementita no resfriamento fica como est e tem-se, no final, cementita e martensita. Veja o grfico a seguir: C A austenita
au st pe eni rli ta ta

40

perlita

au bainita + st ba en in ita ita

revenido para a dureza desejada

Mi Mf

transformao

Curva de tmpera com revenido no grfico TTT

Ao passar do estado austentico resfriando o ao bruscamente, temos um estado intermedirio, chamado martensita. O ao no estado martenstico frgil, duro, com grandes tenses internas e com coeficiente de segurana quase nulo. Por esta razo, a maioria dos aos temperados precisam de um revenimento depois da tmpera.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Revenimento Processo que consiste em aquecer o ao temperado sob a temperatura de transformao e deixar que se resfrie lentamente. O resfriamento pode ser acelerado mergulhando-se o ao em leo ou gua fria. O revenimento um processo aplicado nos aos temperados imediatamente aps a tmpera, e tem como objetivo corrigir os excessos causados pelo processo anterior. b) Tratamentos termoqumicos Os processos termoqumicos so aplicados nos tratamentos superficiais dos aos com baixo teor de carbono com o objetivo de aumentar a dureza superficial e a resistncia ao desgaste. Absorvendo um elemento endurecedor, o material modifica sua composio qumica superficial. Esse tratamento pode ser feito com substncias slidas, lquidas ou gasosas. Cementao A cementao se aplica a aos com at 0,20% de carbono. O ao aquecido temperatura de austenitizao, quando ocorre a difuso do carbono em sua superfcie na forma de CO. Esse carbono em forma de CO fornecido pela mistura cementante e absorvido pela matriz ferro (Fe), forma a austenita, que a estrutura para tmpera. O resfriamento o mesmo que o da tmpera.

41

CORPORATIVA

Alta Competncia

Ncleo tenas e dctil

Ncleo tenas e dctil

Camada perifrica endurecida

42

A superfcie apresenta as caractersticas de um ao hipereutetide, enquanto que o ncleo possuir as caractersticas e ductilidade de um ao hipoeutetide. Como o processo se d por difuso, a camada superficial apresentar maior saturao do elemento carbono, decrescendo em direo ao ncleo. Temperatura de cementao As temperaturas de cementao mais elevadas favorecem a penetrao do carbono, reduzindo o tempo de durao do processo, porm conferem uma granulao mais grosseira, o que reduz os limites de resistncias trao, toro, flexo etc. Os valores mais usuais de temperatura de cementao oscilam de 850C a 950C. Tempo de cementao O tempo de cementao determinado em funo da espessura da camada cementada desejada e do meio cementante. Obviamente, quanto maior for o tempo e mais alta a temperatura, mais profunda ser a camada.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Meios de cementao A cementao, quanto aos meios carbonetantes, pode ser:


Cementao Slida - caixa Meios cementantes Carvo vegetal duro Carvo coque 20% Atividades 5 a 10% Cianetos de sdio Cianetos de brio Outros sais Gs metano Gs propano etc.

Lquida- banho em sais fundidos Gasosa - fornos de atmosfera

Aplicao da cementao O processo de cementao recomendado para peas como engrenagens, eixos, parafusos etc., que necessitam de resistncia mecnica e de alta dureza na superfcie e ncleo dctil com boa tenacidade. Nitretao Assim como a cementao, a nitretao tem como funo provocar alteraes na composio das camadas superficiais do ao. Isso ocorre atravs de um processo qumico de enriquecimento da superfcie do ao feito com nitrognio, formando uma camada rica em nitretos. Entretanto, a camada modificada no necessita ser temperada, considerando-se que os nitretos que se formam ao longo do processo apresentam dureza elevada, o que evita processos de empenamento. A temperatura de nitretao em torno de 500 C a 600 C. Esse fator tambm contribui para a reduo das possibilidades de empenamento por no ocorrer mudana de fase no momento do resfriamento. A composio de alguns tipos de ao-liga como os que possuem alumnio, cromo, vandio e molibdnio, apresentam uma dureza final maior pela formao de nitretos mais complexos.

43

CORPORATIVA

Alta Competncia

A camada nitretada apresenta menor espessura do que a obtida a partir da cementao, girando em torno de 0,8 mm. Para ampliar esses valores, o tempo empregado no processo seria muito longo e o mtodo se tornaria pouco vivel financeiramente. O tempo de nitretao curto, variando em torno de 1 a 4 horas. Aplicao da nitretao O processo de nitretao apresenta como resultados vantajosos: Alta dureza com alta resistncia ao desgaste; Alto grau de estabilidade dimensional;

44

Maior resistncia corroso; Baixa sensibilidade ao entalhe; Alta resistncia fadiga. Tipos de nitretao A nitretao pode ser de dois tipos: A gs: neste processo, a amnia o elemento utilizado. Ela injetada no forno aquecido geralmente a 510 C; Nitretao por via lquida: processo semelhante ao do banho utilizado na cementao lquida. Os elementos utilizados so, normalmente, o cianeto de sdio ou potssio, carbonato de sdio ou de potssio e cloreto de potssio ou de sdio.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

1.3.2. Fatores que influenciam no tratamento trmico dos aos Os fatores que influenciam no tratamento trmico dos aos so: Velocidade de aquecimento; Tempo de permanncia temperatura; Resfriamento. a) Velocidade de aquecimento Deve-se considerar a velocidade de aquecimento adequada sempre em funo da composio do material. Essa velocidade no deve ser muito lenta, pois haver um crescimento excessivo dos gros. Por outro lado, os materiais em elevado estado inicial de tenses no devem ser aquecidos rapidamente porque isso poder provocar deformao, fissuras, empenamento etc.
T (C) Liga (1) Liga (2)

45

Aquecimento

T1 T2 T2 > T1 Vaq2 < Vaq1

T (seg)

Temperatura de aquecimento

CORPORATIVA

Alta Competncia

Dependendo da liga, a temperatura deve ser superior de recristalizao. Se for inferior, no ocorrero a transformao e as modificaes estruturais desejadas. Se for muito superior, ocorrer um crescimento excessivo dos gros ou superaquecimento do material. b) Tempo de permanncia temperatura A manuteno da temperatura, ou seja, o tempo de permanncia temperatura deve ser o suficiente para que as peas se aqueam de modo uniforme em toda a seo e os tomos de carbono se solubilizem totalmente.

46
T (C) Liga (1)
Liga (2)

A3 A1

Aquecimento

T1 (T2>T1)

T2

T (Seg)

Se o tempo de permanncia do material ultrapassar o necessrio, pode haver indesejvel crescimento dos gros, alm da oxidao em determinadas ligas.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

c) Resfriamento Para algumas ligas, entre as quais os aos, que so os mais importantes do ponto de vista dos tratamentos trmicos, o resfriamento fundamental, pois atravs dele pode-se conseguir, em funo da velocidade de resfriamento, a estrutura e as propriedades finais desejadas. Os meios de resfriamento so os responsveis pelas diferentes velocidades de resfriamento. Em ordem decrescente de velocidade, alguns meios de resfriamento so: Soluo aquosa a 10% NaOH; Soluo aquosa a 10% NaCl; Soluo aquosa a 10% Na2 CO3; gua a 0 C; gua a 18 C; gua a 25 C; leo; gua a 50 C; Tetracloreto de carbono; gua a 75 C; gua a 100 C; Ar lquido; Ar; Vcuo.

47

CORPORATIVA

Alta Competncia

T (C)

Liga (1)

Liga (2)

A3 A1

Aquecimento

T1 T2 T3

T (Seg)

48

Tempo de resfriamento V1> V2 > V3

Os elementos de liga no ao diminuem a velocidade crtica de resfriamento para a formao da martensita. Portanto, o meio de resfriamento deve ser mais brando, como , por exemplo, o leo, ou mesmo o ar, em funo do teor dos elementos de liga. Ferros fundidos - So ligas ferrosas com teores de carbono acima de 2,4%. Na prtica, contm entre 3 e 4,5% de carbono somados a outros elementos de liga. A cementita (Fe3C), sob algumas circunstncias, pode-se fazer com que se dissocie para formar ferrita () e grafita. Fe3C ____ 3Fe +C (grafita) Essa tendncia de formar grafita (grafitizao) regulada pela taxa de resfriamento e concentrao de silcio, acima de 1%.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Na maioria dos ferros fundidos, o carbono existe como grafita e o comportamento mecnico e a microestrutura dependem da composio qumica e do tratamento trmico. Os tipos mais comuns de ferro fundidos so os cinzentos, nodulares, brancos e maleveis. Ferro fundido cinzento - A microestrutura dos ferros fundidos so compostos de grafita em forma de flocos de milho e circundados por uma matriz de ferrita () ou pelita. Uma superfcie fraturada apresenta uma cor acinzentada, por isso tem o nome de ferro fundido cinzento. O ferro fundido cinzento largamente utilizado no amortecimento de energia vibracional. Nesse caso, usado nas estruturas das mquinas e equipamentos pesados. Outras vantagens so possurem elevada resistncia ao desgaste e baixo custo. Ferro fundido nodular - Na adio de uma pequena quantidade de magnsio e/ou crio ao ferro cinzento. Produz uma microestrutura e propriedades mecnicas bem diferentes do ferro cinzento. A grafita nessa microestrutura tem o formato de esfera, elevando a ductilidade do material. Esse material usado em vlvulas, corpo de bombas, virabrequins, engrenagens e outros componentes veiculares. Ferro fundido branco e malevel - Para materiais com baixo teor de silcio e resfriamento rpido, o carbono existente nessa matriz est na forma de cementita (Fe3C) sem a presena de grafita e a superfcie da fratura apresenta uma aparncia esbranquiada. O uso desse material limitado, pois apresenta uma dureza e fragilidade muito alta. Ele usado em situao na qual haja a necessidade de uma superfcie resistente a abraso, como cilindros de laminao. A outra utilizao o uso como material intermedirio para outro tipo de ferro fundido, o malevel.

49

CORPORATIVA

Alta Competncia

Quando o ferro fundido branco aquecido entre 800C e 900C, por um determinado perodo de tempo prolongado, causa uma decomposio da cementita, formando grafitas na forma de aglomerados ou rosetas. Com microestrutura semelhante ao ferro fundido nodular, o material apresenta uma alta resistncia e ductilidade considervel, usado na indstria automotiva, nas engrenagens de transmisso e em servios martimos nos flanges, conexes de tubulaes e peas de vlvulas.

1.4. Metais no-ferrosos e ligas


Metais no-ferrosos so todos os metais puros ou ligados. Os metais no-ferrosos podem ser classificados em funo de sua densidade em: Metais leves; Metais pesados. A maioria dos metais puros macio e tem baixa resistncia trao. Quanto maior for a pureza, mais alto ser o ponto de fuso, maior a condutibilidade eltrica e a resistncia corroso. Na designao dos metais no-ferrosos puros, deve-se usar a designao qumica do elemento somada ao grau de pureza.

50

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Exemplo: Zn 99,99 Elemento qumico Pureza = 99,99%

Metais no-ferrosos Metais Pesados P 5Kg/dm3 Cobre Chumbo Zinco Nquel Estanho Tungstnio Molibdnio Cromo Cu Pb Zn Ni Sn w Mo Cr Metais leves P 5Kg/dm3 Mangans Vandio Cobalto Cdmio Alumnio Magnsio Titnio Mn V Co Cd Al Mg Ti

51

Normalmente, os metais no-ferrosos so materiais caros e seu uso deve ser evitado nas composies em que possam ser substitudos por materiais ferrosos, por se tratar de uma opo economicamente mais adequada. Os metais no-ferrosos so amplamente utilizados em peas sujeitas oxidao, devido a sua resistncia, sendo muito utilizados em tratamentos galvnicos superficiais de materiais. So tambm bastante utilizados em componentes eltricos. Nos ltimos anos, a importncia dos metais no-ferrosos e suas ligas tem aumentado consideravelmente, principalmente na construo de veculos, nas construes aeronuticas e navais, bem como na mecnica de preciso, pois a produo de ligas metlicas de alta resistncia e de menor peso vem se intensificando e, com isto, tendese a trocar o ao e o ferro fundido por esses metais. Podemos citar como exemplo de aplicao da liga de cobre utilizada em plataformas offshore.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Liga Cobre-Nquel (CuNi) 90/ 10 principalmente caracterizada por: Excelente resistncia corroso sob tenso e fadiga; Virtualmente imune contaminao biolgica marinha; Excelente resistncia eroso e ataque biolgico da gua do mar; Boa resistncia corroso por pitting; Boa propriedade para conformao a frio; Boa soldabilidade. Alm das aplicaes da liga de cobre em plataformas offshore existem ainda aplicaes em navios de pesca, em empresas de energia eltrica e tambm em indstrias qumicas. Os equipamentos normalmente fabricados so condensadores e trocadores de calor, tubos para conduo de gua salgada, centrais de destilao e o revestimento dos pores nos navios de pesca onde as qualidades anti-corrosivas do ao UNS C70600 so comprovadas. A maioria das ligas cobre-nquel oferece solues j comprovadas e teis ao mercado.

52

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Importante! Todos os materiais no-metlicos possuem seu campo de aplicao, porm os materiais sintticos, produzidos quimicamente, vm sendo cada vez mais empregados nos dias de hoje. Os chamados materiais plsticos esto sendo aplicados, de maneira excelente, em um grande nmero de casos como substitutos de metais, de forma mais eficiente e econmica. Da a necessidade de conhecermos um pouco mais esses materiais que vm se tornando uma presena constante nos campos tcnico, cientfico e domstico, por exemplo. Existem numerosos materiais no-metlicos que podem ser divididos em: Naturais - Madeiras, couro, fibras e outros; Artificiais ou sintticos - Baquelite, celulide, acrlico e outros.

53

1.5. Materiais plsticos


Plsticos so materiais orgnicos, obtidos atravs do craqueamento do petrleo, da hulha e do gs natural liquefeito, ao contrrio de materiais naturais, como madeira e metal. Materiais plsticos so tipos de um largo e vasto grupo de materiais, constitudos basicamente, ou em sua maior parte, da combinao entre o carbono e hidrognio, oxignio, nitrognio e outros compostos orgnicos e inorgnicos de origem direta ou indireta do petrleo. Os plsticos, quando submetidos a determinadas condies de temperatura e presso, apresentam-se no estado slido e lquido pastoso.

CORPORATIVA

Alta Competncia

A matria-prima utilizada para a fabricao dos plsticos possibilita a larga combinao de elementos, resultando em novos polmeros, que tero propriedades individuais. Alguns plsticos so semelhantes borracha, enquanto algumas borrachas, tratadas quimicamente, so consideradas plsticas. Outros plsticos so obtidos a partir de substncias naturais, como o caso da celulose e da casena (protena extrada do leite). Os plsticos so materiais considerados nobres e capazes de substituir vrios outros materiais. O amplo uso dos plsticos na era moderna pode ser atribudo, em grande parte, s combinaes de propriedades e vantagens somente oferecidas por essa classe de substncias. O plstico moldvel, verstil, leve e barato, quando comparado madeira, ao alumnio, ao cobre e ao ao. Ele pode transformar-se em vrios produtos, assumindo as mais diversas formas, desde as mais comuns do dia-a-dia, aos projetos mais sofisticados, como os plsticos resistentes temperatura e altamente impermeveis corroso, os chamados termofixos em geral, criados para resistir temperatura alcanada pelas naves espaciais. Os plsticos podem ser transformados em fios, moldados ou laminados, usinados, flexveis ou rgidos, transparentes ou opacos, incolores ou pigmentados (coloridos), pintados ou metalizados. As borrachas sintticas so tambm chamadas de elastmeros e atendem, em grande parte, s necessidades mundiais. Isto se justifica porque a borracha sinttica apresenta vantagens sobre a borracha natural, como maior resistncia a abraso e ao calor, mais uniformidade no processamento, fluidez na moldagem e diversidade dos tipos. composio da borracha podem ser adicionados vrios elementos que proporcionaro as caractersticas desejadas, conforme o fim desejado.

54

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

O negro de fumo, por exemplo, insubstituvel na fabricao de certos tipos de borrachas, plsticos e tintas, sendo 90% de sua produo mundial aplicadas indstria de borracha, no setor de pneumticos. Definies bsicas Elasticidade Quando submetida a uma carga ou fora, uma pea deforma-se e, quando cessa a carga ou a fora que sobre ela atua, a pea deve voltar sua forma ou posio original. Plasticidade Quando submetida a uma carga ou fora, uma pea deforma-se permanente e definitivamente, no ocorrendo o fenmeno do retorno, como na elasticidade. Isso ocorre quando essa fora aplicada superior ao limite elstico do material. Combinao qumica orgnica uma combinao entre carbono, hidrognio, oxignio, nitrognio e outros compostos, os quais tambm existem nos organismos vivos. Monmero a menor unidade molecular do plstico, constitui sua partcula elementar. Polmero a combinao de monmeros por um processo chamado polimerizao, formando uma cadeia.

55

CORPORATIVA

Alta Competncia

Molcula a menor partcula de uma combinao qumica e consiste em pelo menos dois tomos. Pode ser separada (decomposta) em tomos atravs de processos qumicos. Macromolculas Consistem em milhares de molculas formando grandes fios (macro- grande). 1.5.1. Propriedades comuns dos plsticos Todos os plsticos consistem em macromolculas com o elemento qumico carbono (C); por isso, chamam-se tambm combinaes orgnicas. De um modo geral, os plsticos apresentam as seguintes vantagens: Pouco peso (y = 0,9 - 2,2 bg/ cm3); Alta resistncia corroso; Baixo coeficiente de atrito; Baixa condutibilidade trmica e eltrica; Boa aparncia; Facilidade de trabalho; Boa resistncia aos lcalis, s solues salinas e cidas.

56

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Entre as desvantagens podemos enumerar: Baixa resistncia ao calor; Baixa resistncia mecnica (a = 15 100 N/ mm2); Pouca estabilidade dimensional. Deformam-se facilmente com qualquer variao de temperatura; Alto coeficiente de dilatao (15 vezes maior que o do ao C); No resistem aos cidos concentrados, aos solventes orgnicos e aos hidrocarbonetos. 1.5.2. Classificao dos plsticos

57
Os plsticos podem ser classificados em trs grupos, a saber: Termoplsticos; Duroplsticos; Elsticos. a) Termoplsticos So resinas que amolecem com o calor superior a 80 C e endurecem com o frio. As macromolculas formam fios ou linhas e so ligadas somente pelas foras de coeso e adeso, chamadas de foras de Van der Waals, no existindo, portanto, na polimerizao uma reao qumica. Durante o aquecimento essas foras diminuem e as macromolculas tornam-se mveis. O plstico ento amolece e pode ser transformado vrias vezes. Os termoplsticos tambm podem ser soldados. Observe a ilustrao que se segue.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Estruturas dos termoplsticos

58

A tabela a seguir apresenta as matrias-primas que do origem aos principais termoplsticos. Observe-a.
Petrleo Gs natural Carvo

Fenol

Etileno

Acetileno

Poliamida (PA)

Polietileno (PE)

Politetra fluor Etileno (PTFE) Teflon

Polimetil Metacrilato Plexigls (acrlico) (PMMA)

Policloreto de vinila (PVC)

Os tipos e caractersticas dos termoplsticos sero descritos a seguir e acompanhados de sua aplicabilidade na indstria.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Tipos/Caractersticas Policloreto de vinila (PVC) Massa especfica 1,35 kg/ dm3 O PVC incolor, transparente e inodoro, mas possvel lhe dar qualquer cor. resistente aos cidos, lixvia, sal e gasolina. Recebemos o PVC normalmente endurecido, mas, atravs de adies especiais; fabricamse tambm elstico ou plstico que so parecidos com a borracha e o couro. Polietileno (PE) levemente corado, mas se deixa tingir, assumindo qualquer cor. Pegando-o na mo, parece que estamos segurando sabo; liso e escorregadio. Resiste aos cidos e lixvia. Polietileno macio Massa especfica 0,92 kg/dm3 Resiste a temperaturas entre 50 C e 70 C. Polietileno duro Massa especfica 0,94 kg/dm3 Resiste a temperaturas entre - 250 C e 100 C.

Aplicao O PVC elstico usado na tapearia de mveis estofados, mangueiras, guarnies para vedao em juntas e acoplamentos, luvas, roupas de proteo contra cidos e guas, escovas para limpeza. O PVC normal empregado em tubos, vlvulas, caixas de bombas, elementos isolantes e paletas de ventiladores. O PVC no resiste ao calor e, em gua fervente, amolece.

muito utilizado como isolante eltrico.

Fabricao de vasilhas e frascos para produtos qumicos, cintas, espuma para mveis e guarnies para vedao em juntas e acoplamentos. Fabricao de vlvulas, cilindros, engrenagens, guarnies, cabos de ferramentas, recipientes, baldes e tubos.

59

CORPORATIVA

Alta Competncia

Tipos/Caractersticas Polimetil metacrilato ou acrlico (PMMA) Massa especfica 1,18 kg/dm3, metade da massa especfica do vidro. incolor e transparente, resistente luz, no apresenta mudana de cor quando exposto a ela, assim como gasolina, ao leo, aos cidos suaves e lixvia. No resistente ao lcool e benzol, os quais lhe produzem rachaduras superficiais. O acrlico mais resistente que o vidro contra choques e quando quebra no estilhaa. No resiste ao atrito, risca facilmente. Como termoplstico se deixa modelar a 70C. produzido em pranchas, barras e tubos e tambm moldvel sob presso. Poliamida (PA) Massa especfica 1,13 kg/dm3, Tambm conhecido como: pelon, nylon, ultra-mid, durethan. Todos resistem a temperaturas de at 100C e sua cor natural branca. Poliamidas so inspidos, como a acetona, por exemplo. So tenazes, resistentes frico e a abraso, amortecem o som e a vibrao. Deixam-se usinar com facilidade. Politetra fluoretileno (PTFE) Massa especfica 2,2 kg/ dm3. Possui mxima resistncia contra toda influncia atmosfrica e produtos qumicos. A resistncia temperatura tambm muito boa, resiste de 150 C at 250C. usinvel numa velocidade de corte at 180 m/min. Sua qualidade como material antifrico superior do nylon.

Aplicao

Utilizado na produo de vidros e lentes para instrumentos, relgios e de proteo, modelos transparentes e oferece ainda muitas outras aplicaes.

60

Fabricao de buchas, engrenagens, roldanas, correntes transportadoras, cabos, faixas e correias. Tambm os conhecemos aplicados na confeco de camisas, blusas, roupas ntimas e meias.

Utilizado na produo de buchas, caixas para bombas (em qumica), guarnies, protees contra corroso, isolante eltrico.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Tipos/Caractersticas Poliestireno (PS) Tipo muito consumido por apresentar estabilidade dimensional, excelentes propriedades eltricas, alto ndice de refrao, possibilidade ilimitada de cores.

Aplicao muito empregado na indstria eltrica para a confeco de peas de rdio e televiso; componentes de mquinas, embalagens (garrafas, caixas, copos); utenslios domsticos, como pratos, por exemplo, e brinquedos.

b) Duroplsticos (termofixos) So resinas obtidas atravs de um processo irreversvel a uma temperatura que varia entre 170C e 220C. O material bruto pode apresentar-se em forma lquida ou granulada. As macromolculas so ligadas quimicamente atravs de cadeias laterais, formando, assim, uma estrutura tridimensional difcil de ser rompida. Na polimerizao por condensao representada pela figura que se segue. ocorre reao qumica,

61

Os duroplsticos so duros, irreversveis e no fusveis. A formao das macromolculas termina aps a fabricao das peas. Os duroplsticos no so transformveis aps a primeira formao e tambm no podem ser soldados.

Estruturas dos duroplsticos

CORPORATIVA

Alta Competncia

Os duroplsticos so resinas sintticas que encontramos no mercado em forma lquida ou granulada. Para os lquidos, h necessidade de se usar um aditivo qumico a fim de atingir o processo de endurecimento. Os granulados so moldados sob presso e calor em uma temperatura de 170 C a 220 C, atravessando uma fase lquida antes de endurecer definitivamente. Os duroplsticos no so soldveis com maarico e ar quente e as sobras no so reaproveitveis. As principais resinas sintticas so resina fenlica, resina urica e resina melamina. A partir da resina fenlica conseguem-se dois tipos de materiais plsticos distintos: material plstico para moldar e material plstico aglomerado.

62
Os tipos e caractersticas dos duroplsticos so descritos a seguir, acompanhados de sua aplicabilidade na indstria.
Tipos/Caractersticas Resina Epxi (EP) Massa especfica 1,2kg/dm3. Resina epxi um produto de um derivado do acetileno e fenol. Existem variedades desta resina: lquidas, slidas, transparentes, incolores e pastosas. O epxi inodoro e sdico. Em estado lquido venenoso, os vapores irritam a pele; endurecido torna-se atxico. O epxi resiste aos cidos e lixvia. Existe resina epxi que (misturada com endurecedor) endurece a uma temperatura de 80C e outras que endurecem em ambiente normal. A resistncia dessa resina trao de 5,5 a 8,0 kg/mm2 e a resistncia temperatura mxima (fuso) est entre 120 C e 150 C para as que endurecem sob temperatura, e de 60 C para as demais. Utilizada para fazer o isolamento de interruptores, condensadores, conectores e aparelhos eltricos em geral; adesivos para metais, verniz ao fogo. A partir da mistura com materiais como quartzo, talco e grafite obtemos uma resina colante. Com esses produtos so feitos moldes e ferramentas para repuxar peas de chapas. Misturando-se a resina com epxi e fibra de vidro obtm-se um produto com boa tenacidade. Aplicao

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Tipos/Caractersticas Resina do polister - Polister Insaturado (UP) Massa especfica 1,3 Kg/ dm3. Resina de polister um derivado do acetileno e do alcatro da hulha. incolor e transparente, mas pode-se obter qualquer cor a partir do uso de corantes. Essa resina endurece sob presso quando se usa o lquido apropriado (endurecedor). A resistncia ao calor de 110 C e, com adies, chega a 200 C. A resina polister resiste menos corroso do que a resina epxi, mas, em geral, as duas so bem semelhantes.

Aplicao

Utilizadas para fabricao de tubos para transporte de gua, esgotos etc. Com ou sem presso. Podem ser fabricados pelos processos de rotomoldagem, filament winding, centrifugao ou laminao manual. As tubulaes produzidas com resina polister permitem tambm suas utilizaes em irrigao, drenagens virias, efluentes, e processos qumicos e industriais nos quais h necessidade de alta resistncia qumica.

c) Elsticos Substncia elstica feita do ltex coagulado de vrias plantas, principalmente a seringueira, a goma-elstica, o caucho etc. Ou por processos qumicos-industriais. Beneficiados para a indstria, a borracha usada para gaxetas e retentores em vrios ambientes e para componentes mecnicos em maquinrio de todos os tipos. tambm aceitvel para peas que devam ter razovel resistncia a contaminantes comuns. Na aplicao especfica, o que muda o ambiente, ou seja, a reao qumica e a temperatura.

63

Estruturas dos elsticos

CORPORATIVA

Alta Competncia

Os elastmeros mais usados e suas caractersticas so:


Tipos/Caractersticas Aplicao

Natural (NR) Produto extrado de plantas tropicais, possui excelente elasticidade, flexibilidade e baixa resistncia qumica. Limites de temperatura: -50C a 90C.

Devido ao ataque pelo oznio, tal produto sofre um processo de envelhecimento e no recomendado para uso em locais expostos ao sol ou em presena de oxignio.

Sinttica (SBR) o mais comum dos elastmeros. Foi desenvolvido como alternativa borracha natural apresentando caractersticas similares com melhor resistncia temperatura. Limites de temperatura: -50C a 120C. Nitrlica (NBR) Tambm conhecida como Buna-N. Limites de temperatura: -50C a 120C. Cloroprene (CR) Conhecida pela sua marca comercial Neoprene. Limites de temperatura: -50C a 120C. Fluorelastmero (Viton) Limites de temperatura: -40 C a 230C. Excelente resistncia aos cidos fortes, leos, gasolina, solventes clorados e hidrocarbonetos. Possui excelente resistncia aos leos, gasolina, oznio, luz solar, envelhecimento e baixa permeabilidade aos gases. Recomendado para trabalho em gua, os cidos fracos e lcalis.

64

Possui boa resistncia a leos, gasolina, solventes e hidrocarbonetos.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

1.5.3. A obteno dos plsticos Os produtos bsicos dos materiais plsticos so as resinas sintticas, obtidas atravs de reaes qumicas. Vejamos uma breve descrio dos processos que do origem a esses produtos. Polimerizao So reaes qumicas que ocorrem entre molculas iguais (monmeros) quimicamente no saturadas, que se unem a partir do rompimento das duas ligaes em longas cadeias, formando macrolculas (polmeros). Essas reaes no alteram a composio qumica molecular, portanto, so reversveis. Observe a ilustrao a seguir.
Monmeros

65

Rompimento das ligaes

Formao de macromolculas

Molcula A H

Molcula B O

CORPORATIVA

Alta Competncia

Policondensao Policondensao pode ser definida como reaes qumicas que ocorrem entre molculas iguais ou diferentes, contendo grupos funcionais caractersticos que, ao reagirem entre si, originam molculas mais complexas, com eliminao de gua, lcool ou outro composto simples. Essas reaes alteram a composio qumica molecular, portanto, so irreversveis. Trata-se, portanto, de uma reao que ocorre entre molculas de iguais ou diferentes caractersticas funcionais, sem a eliminao de nenhum outro elemento. Um tomo da primeira molcula une-se segunda molcula. Exemplo qumico de poliadio O H C H H N H H C H R

66

C H

Grupo Epxi OH R C H H C H N H H C H

Amino

Molculas singulares

Reao qumica com eliminao de gua

+
Poliadio

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

1.6. Ensaios de materiais


Os ensaios so procedimentos realizados para que seja verificado se os produtos esto, de fato, adequados s suas finalidades de uso. No passado, como a produo era basicamente artesanal, a avaliao da qualidade das mercadorias se dava informalmente, a partir do uso. No momento em que o mercado ganhou maior organizao e aumentou as exigncias de qualidade e padronizao, sobretudo com o avano do processo de globalizao, tornou-se necessrio, pois, que os procedimentos de avaliao tambm fossem estruturados e sistemticos. Atualmente, esse processo comea normalmente com a matria-prima envolvida at que se chegue ao produto final. Os ensaios podem ser realizados em oficinas ou laboratrios especializados, em que so simuladas as condies reais de uso da matria-prima, dos produtos em processo ou j finalizados, fazendo com que se testem os limites extremos de resistncia. Todos os procedimentos e resultados so referenciados por normas tcnicas, atravs de clculos, grficos, tabelas. Os ensaios podem ser de dois tipos: Destrutivos; No-destrutivos. a) Ensaios destrutivos As caractersticas dos materiais so obtidas atravs dos ensaios e so fundamentais para o dimensionamento dos elementos estruturais. Pode-se definir ensaio como a observao do comportamento de um material quando submetido ao de agentes externos.

67

CORPORATIVA

Alta Competncia

Os ensaios so executados sob condies padronizadas, em geral definidas por normas, de forma que seus resultados sejam significativos para cada material e possam ser facilmente comparados, impacto, dureza e dobramentos. So bastante usados para aos, inclusive para alguns no metlicos. Ensaio de trao Esse tipo de ensaio consiste em submeter um corpo de prova a um esforo e trao na direo axial at sua ruptura. A ruptura ocorre depois de um alongamento do corpo de prova. O ponto de ruptura, em funo da resistncia e da deformao do corpo de prova, uma caracterstica diferenciada de cada material.

68

Esforo e alongamento so testados atravs de instrumentos e registrados no diagrama tenso-deformao. Coloca-se na ordenada a tenso (N/mm 2) e na abscissa a deformao . Observe atentamente as ilustraes que se seguem e os dados nelas disponveis:

Resistncia ruptura

r
Ruptura

Resistncia ao escoamento

Resistncia associada ao limite de proporcionalidade p

Patamar de escoamento

8n
regime esttico linear

8y
regime plstico

8s
encruamento

8t

8u

Diagrama tenso-deformao

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Corpo de prova Fora

do Lo = 5. do ou 10. do

Fora

Posicionamento do corpo de prova no tracionador Do - dimetro original Lo - comprimento original

69

Clculo : Tenso: F S Fora Seco em N/mm2 Deformao: L LO .100 %

Observe nas frmulas anteriores como realizado o clculo do alongamento. L = L - L0 L = alongamento (mm); Lo = comprimento inicial (mm); L = comprimento final do corpo deformado (mm).

CORPORATIVA

Alta Competncia

Para facilitar o estudo, o diagrama ser dividido em duas partes: I - o regime elstico; ll - o regime plstico.

[N/mm2]
A Po

0 I II
I - Regime elstico II - Regime plastico P- Limite de proporcionalidade A- Limite de elasticidade B- Limite de escoamento

[%]

70

Comprimento Cabea L0 til

4 3 2

1 23

4 5

6 7

Ruptura

1 1 df

2 L

Na primeira parte, verifica-se que o diagrama linear at o ponto P. O material obedece Lei de Hooke, ou seja, as tenses so proporcionais s deformaes. O regime elstico termina no ponto A e recebe este nome porque o material voltar ao seu tamanho natural como um elstico, quando estiver sem a ao da carga.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Terminada a fase elstica, tem incio o regime plstico (ll), onde comea a ocorrer o fenmeno chamado escoamento. O escoamento caracterizado por uma deformao permanente (plstica), sem que haja um aumento de carga, e tambm com aumento da velocidade de deformao. maior tenso atingida no escoamento d-se o nome de tenso limite de escoamento (ponto B). Ainda na regio plstica, a mxima tenso atingida corresponde ao limite de resistncia (ponto C). Devemos ficar atentos para no confundir limite de resistncia com tenso de ruptura (ponto F). A partir do ponto C ocorre um alongamento com a reduo da tenso causada pela deformao do corpo de prova (reduo de dimetro). Existem materiais, como o ao endurecido, Cu, Al, por exemplo, que no apresentam o fenmeno com nitidez (escoamento). Mas o limite de escoamento (ponto B) necessrio para clculos de resistncia. Para solucionar esse problema foi convencionado um valor internacional que define o limite de escoamento, isto , nmero de deformao permanente.

71

CORPORATIVA

Alta Competncia

[N/mm2]

II C

A P

72

I - Regime elstico II - Regime plstico P - Limite de proporcionalidade A - Limite de elasticidade B - Limite de escoamento C - Limite de resistncia F - Limite de ruptura Exemplo - 0,2% para ao endurecido.

[%]

[N/mm2]

0,2%

[%]

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Traa-se uma paralela ao trecho linear e, quando esta interceptar a curva, determinar o limite de escoamento (n). Diagrama tenso x deformao para diversos materiais A figura representa caractersticas de diversos materiais.

(N/mm2) Ao ferramenta

Lato Ao doce Cobre Fofo

73

Alumnio

Diagrama tenso x deformao para diversos materiais

(%)

Ensaios de impacto Um fator muito importante que contribui para o aparecimento de fraturas do tipo frgil em peas a alta velocidade de aplicao da carga, isto , carga aplicada por impacto. Faz-se necessrio padronizar um tipo de ensaio para determinar a resistncia ao impacto (ou choque), ou melhor, a energia absorvida pelo corpo de prova por ao de impacto, expressa em Nm. Como a energia de impacto medida depende das condies do ensaio, ou seja, forma e dimenso do corpo de prova, maneira de aplicao da carga, h necessidade de padronizao dos tipos de ensaios para permitir, posteriormente, a comparao entre os valores obtidos para o mesmo ou diferentes materiais.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Existem, portanto, diversos mtodos de ensaios, mas os principais so: Mtodo de impacto com trao; Mtodo Charpy; Mtodo Izod. Ns vamos falar apenas do mtodo Charpy, porque os demais so bem semelhantes. Mtodo Charpy Consiste em se percutir um corpo de prova, de dimenses padronizadas, convenientemente apoiado, com um martelo de dimenso tambm padronizado, e medir a energia desprendida na ruptura.

74

Brao do martelo

Martelo

A B h

30

h2

Corpo de prova

Cunho de martelo Corte A -B

Corpo de prova

Os resultados dos ensaios indicam se o material tem um comportamento dctil, isto , se absorve muita energia de deformao, ou ento, se o comportamento frgil, isto , se absorve pouca energia de deformao. A energia necessria para fraturar o corpo de prova dada por: E = G (h 1 - h2 ) Nm.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Onde: E= G= energia em Nm; peso do martelo em N;

h1 = posio inicial do pndulo; h2 = posio final do pndulo. As principais aplicaes desse tipo de ensaio so: Depois de processos de tratamento trmico; Para comprovar o envelhecimento do material.

75
55 10+0,1 -

40

Ensaio de dobramento O ensaio de dobramento nos fornece informaes quanto qualidade do material. Consiste em dobrar um corpo de prova de eixo retilneo e de seco constante, assentado em dois apoios afastados a uma distncia especificada de acordo com o tamanho do corpo de prova, por meio de um cutelo que aplica um esforo de flexo no centro do corpo de prova at que seja atingido um ngulo de dobramento especificado.

10+0,1 -

7+ 0,1 CORPORATIVA

2+0,1 -

Alta Competncia

O ensaio realizado na mquina universal de ensaios, mediante a adaptao do cutelo na parte superior e dos pontos de apoio na inferior. A carga atingida no ensaio no levada em considerao, pois exprime valores inexatos devido ao forte atrito que ocorre entre o corpo de prova e os pontos de apoio, mesmo porque o objetivo que rege a realizao do ensaio dirigido para a obteno de dados relativos ductilidade do material.

76

ngulo de dobramento

Dobramento guiado Cutelo

C.P.

Zona tracionada

b) Ensaios no destrutivos Os ensaios no destrutivos so assim chamados por terem como finalidade a realizao dos testes necessrios preservando-se o funcionamento e a integridade das peas em questo. H ensaios no destrutivos difrenciados, especialmente planejados para detectar defeitos na superfcie das peas ou no seu interior.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Todas as peas contm anomalias, sejam elas superficiais ou no. Essas imperfeies resultam dos processos de solidificao na produo das ligas. Entretanto, nem todas as imperfeies so consideradas defeitos graves que afetam de forma profunda o funcionamento das peas. preciso, portanto, diferenciar, a partir de critrios tcnicos, os diversos graus de sensibilidade de deteco dos processos no destrutivos. Isso faz com que se revele mais precisamente a extenso ou gravidade de uma anomalia. A formao e a experincia dos profissionais envolvidos nesses processos tambm so fundamentais para que um parecer tcnico adequado seja emitido e as decises necessrias sobre as correes e descartes sejam ainda mais criteriosas. Vejamos alguns dos mtodos no destrutivos aplicados s peas e equipamentos utilizados pela Companhia. Ensaios de dureza Por definio, a dureza de um metal a resistncia que ele oferece penetrao de um corpo duro. Efetuamos o ensaio de dureza com os seguintes objetivos: Conhecer a resistncia do material quanto ao desgaste e penetrao; Comparar sua resistncia e avaliar o tratamento realizado; Verificar as possibilidades de usinagem do material.

77

CORPORATIVA

Alta Competncia

Em funo das diferenas existentes entre os materiais, caractersticas e mtodos dos ensaios, temos vrios tipos de escalas de dureza, a saber: Brinell; Rockwell; Vickers; Shore; Mohs. A escala de dureza Mohs, por exemplo, foi baseada na capacidade que possui um material de riscar outro. Observe o exemplo a seguir a partir da ilustrao. O talco classe Mohs1; O diamante classe Mohs 10.

78

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Vickers Diamante 10000 Metal duro safira 2000

Mohs Diamante 10 9 Corindo

1400 1000 Aos temperados Aos Metais leves Ligas de chumbo

Topzio

RockwellC 68 7 1000 60 6 Brinell 50 400 400 40 5 100 100 20 4 1


Escalas de dureza

Quartzo Feldspato Apatita Fluorita Talco

79

Mtodos de ensaio Brinell Este mtodo baseado na relao existente entre a carga F aplicada a uma esfera sobre a pea a ser controlada e a rea da impresso produzida pela esfera na pea. A carga F aplicada esfera forma na pea uma impresso semelhante a uma calota esfrica de dimetro d. A dureza Brinell dada pela frmula:

HB =

F A

2F . D . (D- v D2 - d2)

opcional

F = fora aplicada A = rea da calota esfrica (impresso) HB = dureza Brinell

CORPORATIVA

Alta Competncia

O dimetro da esfera, a carga do ensaio e a durao so padronizados. Os dimetros D padronizados em funo da espessura da pea testada so 1 mm, 2,5 mm, 5 mm e 10 mm. O dimetro da impresso deve estar na relao: 0,30 < 0 > 0,60. Para cada carga de ensaio foram padronizados cinco nveis de carga, a saber: 30; 10; 5; 2,5 e 1,25. Estes nveis devem ser empregados preferencialmente de acordo com cada grupo de material. A carga de ensaio determinada pelo dimetro da esfera, pelo nvel de carga e pela durao do ensaio, que normalmente dura entre 10 e 15 segundos.

80

d Na prtica, utiliza-se a tabela a seguir para se determinar a carga em funo do material, da sua espessura e do dimetro da esfera.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Carga F em N Nvel de carga Material de carga Faixa de ensaio HB esfera 1mm 10mm 2,5 5mm espessura acima 1,5 ...3mm 3-6mm do material 5mm 0,6 ..1,5mm 294 1840 7355 29420

30

19

5 2,5

1,25

Ao, ferro fundido Ligas de Al, bronze, lato duro, cobre Al puro, zinco Metais para mancais Pb, Sn,metais moles

67...450

22...345

98

613

2450

9800

11...158 6...78

49 26,5

306,5 153,2

1225 613

4900 2450

3...39

12,25

76,6

306,5

1225

81

O ensaio Brinell usado especialmente para metais no-ferrosos, ferros fundidos, aos, produtos siderrgicos em geral e peas no temperadas. amplamente empregado pela facilidade de aplicao, pois pode ser efetuado em qualquer mquina compresso ou mesmo com aparelhos portteis de baixo custo. A dureza Brinell possui uma indicao completa que fornece, inclusive, as condies do ensaio, como apresenta o exemplo: Quando o ensaio realizado segundo norma, ou seja, com dimetro 10 mm, carga 30000 N e durao de 10 a 15 segundos, apresentamos a dureza apenas na forma de 350 HB.

CORPORATIVA

Alta Competncia

12GHB5/250/30

120 - Dureza Brinell 5 - Dimetro da esfera 250 - Carga vezes 10 igual a 2500 N 30 - Durao de ensaio
Especificao do ensaio

Alguns cuidados especiais na aplicao do mtodo devem ser observados: A espessura da pea a ser medida deve corresponder, no mnimo, a duas vezes o dimetro da impresso obtida; A superfcie a ser medida deve ter um raio de curvatura no mnimo cinco vezes maior que o dimetro da esfera utilizada; Cada impresso deve estar distante de uma impresso vizinha, no mnimo, o correspondente a 2,5 vezes o seu dimetro (distncia de centro a centro); A carga de ensaio deve ser mantida sobre a pea a ser medida no mnimo durante 30 segundos. Excees: para materiais em que HB > 300, este tempo pode ser reduzido a 10 segundos. Para materiais moles em que HB < 60, a carga deve ser mantida durante 60 segundos. Mtodo de ensaio Rockwell Neste mtodo, as foras de ensaio agem em etapas. Nos aparelhos modernos de ensaio tipo Rockwell, o grau de dureza pode ser verificado imediatamente no relgio acoplado ao aparelho. Esse tipo de ensaio possui uma seqncia que deve ser respeitada. 1. Inicialmente, a pea, atravs do penetrador, sofre uma pr-carga de 98 N. Quando o ponteiro fica imvel, zera-se o relgio;

82

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

2. Em seguida aplicamos a carga de ensaio 1373 N, ou seja, uma carga total de 1471 N. O ponteiro se move para a esquerda at parar; 3. Retira-se a carga e o ponteiro retrocede, registrando-se em mm a penetrao real t aps a recuperao elstica do material.

75 50

25

75 50

25

75 50

25

F1 = 1373N F0 = 98N D

F1 F0 D

F1 F0

t0

Pea Pr - carga Relgio em 0 Carga total Retirar a carga. Fazer leitura

83

O mtodo Rockwell, muito usado por seu rpido emprego, subdividido em dois grupos: Rockwell normal; Rockwell superficial. Esses dois grupos normal e superficial - so ainda divididos em vrias escalas, conforme a carga e o penetrador utilizados no ensaio. Os tipos mais importantes so os chamados B e C. Observemos que B significa que o resultado uma esfera, enquanto C representa um cone de diamante.

CORPORATIVA

Alta Competncia

D = Penetrador Fo = Pr-carga Fo+F 1 = Carga nominal U = Relgio 1 rotao = O,2 mm; Diviso = 0,002 mm to = Profundidade de penetrao para pr-carga f = Deflexo

84

T = Profundidade de penetrao, inclusive elasticidade da pea e da mquina t = Profundidade de penetrao real

Ao escolhermos o tipo de ensaio devemos levar em considerao diversos fatores, tais como o material e o tratamento trmico eventual, a espessura do material a ser controlado e a porosidade, por exemplo. O ensaio do tipo HRB deve ser aplicado a materiais moles e o tipo HRC a materiais duros e de mdio tempo de durao. A seguir, fornecido um exemplo de uma tabela de ensaio Rockwell, com pr-carga de 100 N.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Escala Rockwell A Rockwell D Rockwell C Rockwell F Rockwell B Rockwell G Rockwell H Rockwell E Rockwell K Rockwell L Rockwell M Rockwell P Rockwell R Rockwell S Rockwell V

Penetrador Cone de diamante 120 Cone de diamante 120 Cone de diamante 120 Esfera de 1/16`` Esfera de 1/16`` Esfera de 1/16`` Esfera de 1/8`` Esfera de 1/8`` Esfera de 1/8`` Esfera de 1/4`` Esfera de 1/4`` Esfera de 1/4`` Esfera de 1/2`` Esfera de 1/2`` Esfera de 1/2``

Carga total 600 1000 1500 600 1000 1500 600 1000 1500 600 1000 1500 600 1000 1500

Campo de aplicao Ao cementado ou temperado Ao cementado ou temperado Ao cementado ou temperado Ao, ferro, bronze, lato etc. at 240 Brinell Ao, ferro, bronze, lato etc. at 240 Brinell Ao, ferro, bronze, lato etc. at 240 Brinell Ao, ferro, bronze, lato etc. at 240 Brinell Ao, ferro, bronze, lato etc. at 240 Brinell Ao, ferro, bronze, lato etc. at 240 Brinell Material plstico Material plstico Material plstico Material plstico Material plstico Material plstico

85

Tabela de ensaio Rockwell

Mtodo de ensaio Vickers O mtodo de ensaio Vickers pode ser descrito como o processo de compresso de um penetrador piramidal de diamante na pea. A pirmide possui uma base tetragonal com um ngulo entre faces de 136.

CORPORATIVA

Alta Competncia

A compresso do penetrador na pea provoca uma impresso e determina-se a superfcie da impresso medindo-se as diagonais da rea quadrada. Como sempre ocorrem diferenas entre as diagonais, devemos calcular a mdia dos resultados para a obteno da medida da rea. F

86

136

Diamante piramidal

Pirmide de base tetragonal

d1 d2

Impresso

d=

d1 + d2 2
Pea de prova

Conhecendo-se a rea e a carga aplicadas, podemos estabelecer a dureza pela seguinte frmula: HV = F A = *0,189 . F d2 (N/mm2)

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Onde: HV = dureza Vickers (N/mm2); F = carga aplicada em (N); A = rea; *0, 189 = constante; d = mdia das diagonais da impresso.

Importante! O resultado da rea aplicado s tabelas e encontramos a dureza. Podemos apontar como vantagens do mtodo Vickers: A dureza Vickers possui uma escala contnua, enquanto a Brinell somente vai at o valor de 3000 N/mm2; A dureza Vickers produz uma impresso pequena, o que evita a inutilizao da pea; Possui grande preciso de medidas, pois o penetrador no sofre deformao. Podemos utilizar o mtodo Vickers para determinar macro ou microdureza. Para macrodureza, a carga normal de 300 N, porm podemse usar cargas entre 50 e 1000 N.

87

CORPORATIVA

Alta Competncia

Podem tambm ser utilizadas cargas reduzidas, que variam de 1N a 20 N. A macrodureza se aplica a uma vasta gama de materiais, exceto ferros fundidos e materiais sintetizados. O ensaio com cargas reduzidas usado para pequenas molas, grampos, dureza de dentes de engrenagens e na determinao da camada efetiva de cementao.

ateno
Muitas aplicaes da dureza Vickers, mencionadas anteriormente, esto atualmente voltadas somente para o ensaio de microdureza. Sendo assim, temos dificuldades relativas determinao das profundidades de superfcie carbonetada, de tmpera etc. Ensaio de dureza Shore O ensaio de dureza Shore um ensaio dinmico, que produz a impresso em um corpo de prova por meio de penetrador que bate na sua superfcie plana. O choque produzido por um mbolo que tem em sua ponta um penetrador. A dureza Shore est relacionada com a medida do ressalto do corpo que cai ao bater na superfcie do corpo de prova. Essa altura do ressalto mede a perda da energia cintica do peso, absorvida pelo corpo de prova. A dureza Shore foi introduzida para ensaios em aos temperados em que o mtodo Brinell no podia ser utilizado. Atualmente, porm, podemos verificar que mais empregada nos ensaios de materiais plsticos, borrachas e similares.

88

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

A altura do ressalto aps o choque tomada como a dureza do material, sendo registrada por um ponteiro que indica a altura da graduao existente no tubo de vidro cuja escala varia de 0 a 140. O nmero de dureza indicado um nmero relativo e serve apenas para comparao de materiais, porm existe uma boa margem de comparao da dureza Shore com a Brinell, sendo necessrio utilizar uma tabela de equivalncia.
Dureza Brinell Esfera de ao temperado 10mm Cerca 3000 kgf 496 465 397 360 322 284 247 209 190 171 152 133
Tabela de equivalncia

Dureza shore 69 62 57 52 47 42 37 32 29 26 24 21

89

A impresso Shore pequena e serve para medir durezas de peas j acabadas ou usinadas. O equipamento leve e porttil podendo ser adaptado em qualquer lugar e com isso fazer medies em peas grandes impossveis de serem colocadas em mquinas de dureza por penetrao. A correta fixao do corpo de prova e o correto posicionamento vertical do tubo graduado permitem considervel preciso no ensaio e leitora. Peas muito finas ou com superfcies no lisas oferecem durezas menores que as reais quando ensaiadas.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Ensaio hidrosttico ou pneumtico O chamado ensaio hidrosttico ou pneumtico consiste em submeter tubulaes, dutos e peas desse tipo a uma presso interna, utilizando, para isso, um lquido ou um gs. A presso exercida: Deve corresponder a duas vezes a presso de servio ou 1,5 vez a presso de projeto, no caso de no haver uma norma especfica para o ensaio; Pode ser tanto interna, feita atravs de bombas ou compresses e ainda externa, com bomba de vcuo.

90

Ar comprimido gua

Ensaio pneumtico

Lquidos penetrantes Lquidos penetrantes so utilizados para detectar descontinuidades (trincas) superficiais, provenientes do tratamento trmico ou dos processos de transformao-conformao. As etapas a serem cumpridas na realizao do ensaio esto descritas abaixo.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

a) Limpeza da superfcie A limpeza da superfcie a ser ensaiada fundamental para a revelao precisa e confivel das descontinuidades porventura existentes na superfcie de ensaio. O objetivo da limpeza remover tinta, camadas protetoras, xidos, areia, graxa, leo, poeira ou qualquer resduo que impea o penetrante de entrar na descontinuidade. Para remover esses resduos sem contaminar a superfcie de ensaio utilizam-se solventes, desengraxantes ou outros meios apropriados. Superfcie de exame

Descontinuidade

91

Vista em corte

b) Aplicao do lquido penetrante Consiste em aplicar, por meio de pincel, imerso, pistola ou spray, um lquido, geralmente de cor vermelha ou fluorescente, capaz de penetrar nas descontinuidades depois de um determinado tempo em contato com a superfcie de ensaio. O lquido deve permanecer sobre a superfcie por algum tempo e depois o excesso ser removido. Lquido penetrante

CORPORATIVA

Alta Competncia

Decorrido o tempo mnimo de penetrao, deve-se remover o excesso de penetrante, de modo que a superfcie de ensaio fique totalmente isenta do lquido. O lquido, portanto, ficar retido somente nas descontinuidades. Essa etapa do ensaio pode ser feita com um pano ou papel, seco ou umedecido com solvente. Em alguns casos, lava-se a pea com gua, secando-a posteriormente, ou aplica-se algum agente ps-emulsificvel, fazendo, posteriormente, a lavagem com gua. Excesso removido

Lquido penetrante

92
Revelador

Importante! Uma operao de limpeza deficiente pode mascarar os resultados, revelando at descontinuidades inexistentes. Neste tipo de ensaio, aplica-se o revelador, que nada mais do que um talco branco, a fim de que as descontinuidades existentes sejam evidenciadas.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Esse talco pode ser aplicado a seco ou misturado em algum lquido. O revelador atua como se fosse um mata-borro, sugando o penetrante das descontinuidades e revelando-as. Da mesma forma que na etapa de penetrao, aqui tambm deve-se prever um tempo para a revelao, em funo do tipo da pea, do tipo de defeito a ser detectado e da temperatura ambiente. Geralmente faz-se uma inspeo logo no incio da secagem do revelador e outra quando a pea est totalmente seca. Revelao

93
Ensaio radiogrfico O ensaio radiogrfico um ensaio no destrutivo de aplicao muito verstil. Consiste na aplicao de raios x e y, visando obteno de uma imagem ntida e fiel dos efeitos que possam existir na estrutura de uma pea. Baseia-se nas propriedades das radiaes ionizantes de atravessarem os materiais opacos luz, e serem absorvidos em maior ou menor proporo em funo da natureza e espessura desses materiais. Raios x e y Os raios x so radiaes eletromagnticas geradas por um tubo de raios x, sendo sua energia e intensidade regulveis.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Os raios emitidos por istopos radioativos tambm so radiaes eletromagnticas procedentes da desintegrao de ncleos atmicos de um elemento radioativo.
Fonte

Pea com acentuada porosidade

94
Porosidade Filme protegido

Aspecto de um filme radiogrfico radiogrfico Aspecto de um filme

A quantidade de radiao que atravessa a pea varivel e depende da espessura e densidade do material no ponto em questo. Depende tambm da freqncia de radiao. Quanto maior a freqncia, maior sua capacidade de penetrar e atravessar os materiais. Essa variao de radiao que atravessa a pea captada e registrada em filme radiogrfico que, aps a revelao, mostra uma imagem da pea com regies claras, referentes s maiores espessuras, e escuras, referentes s menores espessuras.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Os raios x e y tm como propriedades: So invisveis ao olho humano; Propagam-se em linha reta e velocidade da luz; Atravessam a matria; Podem destruir clulas vivas. A aplicao dos raios x e y recomendvel para a deteco de trincas ou poros em peas fundidas, soldadas e similares. Importante! A superexposio a raios x ou y pode provocar danos aos tecidos ou rgos do corpo humano. Por esta razo, h regras, regulamentos e procedimentos que devem ser sempre observados, visando proteo radiolgica, tanto dos operadores como daqueles que trabalham nas proximidades dos locais de teste. Ensaio magntico Esse ensaio consiste em magnetizar um corpo de prova e cobri-lo com finas partculas magnetizveis, a fim de interpretar a ocorrncia de concentrao local das partculas na superfcie da pea. Ao criar-se um campo magntico homogneo em um material ferro magntico, as linhas de fora se distribuem homogeneamente no seu interior, exceto nas descontinuidades, onde sofrem distores que provocam um fluxo magntico mais denso. Quando existem defeitos na pea, o local da trinca atrai um maior nmero de partculas formando uma camada larga e concentrada.

95

CORPORATIVA

Alta Competncia

Acmulo de p na trinca

Corrente

96

Campo magntico
Princpio de funcionamento do Ensaio Magntico

Os defeitos superficiais devem possuir certa profundidade para que sejam detectados. Alm de assinalar a existncia de defeito, o ensaio tambm indica a sua profundidade, que proporcional concentrao das partculas acumuladas. O ensaio deve ser realizado em duas direes ortogonais, porque as descontinuidades ocorrem em vrias direes. Nos materiais laminados ou trefilados suficiente uma s direo, pois, em funo do processo, as descontinuidades so sempre longitudinais. As partculas magnticas sob a forma de p so de materiais de baixo poder remanescente. Podemos aplicar o p seco em suspenso em um lquido como leo ou querosene, por exemplo.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Geralmente, adicionam-se ao p ou ao fluxo partculas fluorescentes que, ao serem submetidas a radiaes ultravioletas, aps a magnetizao, localizam os defeitos facilmente atravs dos brilhos caractersticos. Para maior realce e preciso na localizao, as peas devem ser previamente limpas e desengraxadas.

Radiaes ultravioletas

Pea

Partculas fluorescentes

Visualizao das partculas fluorescentes agrupadas na trinca realadas atravs da Radiao ultravioleta. (Lmpada).

97

Ensaios de ultra-som Os ensaios de ultra-som consistem na propagao de vibraes sonoras de alta freqncia atravs de um material. Quanto mais alta a freqncia das ondas sonoras, tanto mais concentradas elas se propagaro. Essas ondas tm um grande poder de penetrao e propagam-se em linha reta. Os ensaios de ultra-som so empregados para deteco de defeitos internos dos materiais, como trincas, bolhas, incrustaes, assim como para averiguar sua profundidade na pea.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Aparelho de ensaio ultra-som


Cabeote ou transdutor
S1 S3 S2

Superfcie 1 (S1) Superfcie 3 (S3) Pea

10

Superfcie 2 (S2)

Esquema bsico de ultra-som Ensaio por ultra-som processo de transparncia Indicao na tela
Emissor

Pea

Receptor

98
Indicao na tela
Emissor Receptor

Defeito Indicao na tela


Emissor Receptor

Defeito Esquema bsico de ultra-som

Os ensaios de ultra-som podem ser de dois tipos: Ensaios de ultra-som por transparncia Esse processo utiliza a poro ultra-snica que se propaga diretamente atravs do corpo de prova.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

Em um dos lados do corpo de prova encosta-se um emissor sonoro e, no outro, um receptor. As duas interfaces da pea emissor e pea receptor exercem influncia sobre a intensidade de som no receptor. O posicionamento relativo exato entre o emissor e o receptor muito importante, pois, como mostra a figura abaixo, poder evidenciar um defeito inexistente se no for observado.
Irregularidade no posicionamento dos cabeotes
Indicao na tela
Emissor Receptor

99

Ensaio de ultra-som pelo processo impulso-eco Este processo, tambm chamado processo de reflexo do impulso, avalia defeitos nas peas atravs da parte do som que refletida. A figura ilustra o princpio de formao do eco. Aps a emisso da onda sonora, ela se propaga no material at encontrar a parede posterior. Quando isto ocorre, ela se reflete em um intervalo de tempo conhecido. A reflexo da onda sonora ocorre no s nas superfcies posteriores, como tambm em regies com defeitos, fissuras, trincas e outras imperfeies.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Pea

Indicao na tela

Indicao na tela

Defeito

100

Indicao na tela

Defeito

Indicao na tela

Defeito

Importante! A diferena do tempo de reflexo que nos oferece a deteco da extenso do defeito, bem como sua localizao na estrutura da pea.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

1.7. Exerccios
1) Elabore, utilizando suas palavras, uma pequena definio de cincia dos materiais. _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ ________________________________________________________________ 2) De acordo com os contedos estudados no primeiro captulo, faa a correta associao entre os materiais e suas caractersticas ou exemplos. Material 1 - Ao ( ) Caractersticas Alumnio e magnsio so exemplos desse tipo de material. Trata-se de um material utilizado em larga escala na construo mecnica e pode substituir o ao na fabricao de diversas peas e equipamentos. So exemplos desse tipo de material: cobre, estanho, zinco, chumbo, platina. considerado um material de fcil manipulao. O ferro e o carbono esto em sua constituio bsica.

2 - Metais pesados ( )

101

3 - Ferro fundido

( )

4 - Metais leves

( )

3) Complete as lacunas com os tipos de tratamento trmico do ao. Eles podem ser de dois tipos: Quando ocorrem apenas mudanas estruturais, eles so chamados de __________________. Quando ocorrem mudanas na composio qumica, eles so denominados de ____________________________.

CORPORATIVA

Alta Competncia

4) Leia as afirmativas abaixo e escreva V, para as verdadeiras, e F para as falsas. ( ) Os ensaios de materiais so procedimentos realizados para que seja verificado se os produtos esto, de fato, adequados s suas finalidades de uso. ( ) Os ensaios de materiais podem ser realizados informalmente, nas prprias empresas, em que so simuladas as condies reais de uso da matria-prima, dos produtos em processo ou j finalizados. ( ) Todos os procedimentos e resultados so referenciados por normas tcnicas, atravs de clculos, grficos, tabelas. ( ) Os ensaios podem ser de dois tipos: destrutivos e no destrutivos.

102

( ) Ensaios destrutivos so aqueles em que as superfcies de componentes so testadas para que anomalias sejam detectadas, de acordo com padres pr-estabelecidos. Os ensaios no destrutivos so assim chamados por terem como finalidade a realizao dos testes necessrios, preservando-se o funcionamento e a integridade das peas em questo. ( ) Os ensaios no destrutivos so aqueles que geram uma marca, um sinal na pea ou corpo de prova, mesmo que eles no fiquem inutilizados.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

1.8. Glossrio
AISI - American Iron and Steel Institute. Instituto Americano de Ferro e Ao. ASTM - American Society for Testing and Materials. Sociedade Americana para Teste e Materiais. Corpo de prova - amostras de materiais retirados de peas ou peas separadas de lotes, preparadas e identificadas, destinadas a ensaios que garantam suas propriedades fsicas ou qumicas. DIN - a especificao DIN 17 006 estabelece o modo de abreviar as diferentes composies de aos. Elastmero - polmero com propriedades fsicas parecidas com as da borracha. Flange - disco, em forma de aro, adaptado ou fundido na extremidade de um tubo e com que se faz ligao a outro tubo idntico. Fora de Van der Waals - fora responsvel pela unio e adeso entre as molculas (fora de ligao). Essa fora influenciada pela temperatura, alterando as propriedades mecnicas dos materiais. HRB - Hardness Rockwell Ball. (Dureza Rockwell utilizando uma esfera). HRC - Hardness Rockwell Cone (Dureza Rockwell utilizando um cone) . Lixvia - soluo ou suspenso de materiais, resultante de um processo industrial. Martensita - soluo slida de carbono, ou de carboneto de ferro, em ferro beta, presente em diversos tipos de ao, aumentando sua dureza. Negro de fumo - fuligem obtida pela combusto parcial (em meio rarefeito de oxignio) de compostos orgnicos, principalmente do metano ou acetileno. Nitreto - composto binrio constitudo por nitrognio e um metal. Offshore - produo em plataformas martimas. Pitting - corroso localizada causada por BRS. Polmero - macromolculas formadas pelo encadeamento de molculas menores, denominadas monmeros. PTFE - Politetra Fluoretileno (Teflon). PVC - policloreto de vinila.

103

CORPORATIVA

Alta Competncia

SAE - Society of Automotive Engineers. Sociedade dos Engenheiros Automotivos. Tenacidade - se um material tenaz, ele pode sofrer um alto grau de deformao sem romper. Por outras palavras, tenacidade uma medida de quantidade de energia que um material pode adsorver antes de fraturar. Os materiais cermicos, por exemplo, tm uma baixa tenacidade. Usinar - ato ou efeito de desbastar, arrancar, furar ou cortar, parcialmente ou totalmente, a superfcie de um material utilizando mquinas operatrizes com ferramentas de cortes ou abrasivos, de forma controlada.

104

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

1.9. Bibliografia
BARROS, Alexandre M. Quntica e a cincia dos materiais. Disponvel em: <http:// www.comciencia.br/reportagens/fisica/fisica12.htm> e <http://www.comciencia. br/comciencia>. Acesso em: 27 out 2008. Companhia Siderrgica de Tubaro. ASME VIII e IX. Apostila. Disponvel em: <http:// www.hitork.com.br/AP-RM-PG44.asp>. Acesso em: 16 out 2008. Discoverybrasil. Disponvel em: <http://www.discoverybrasil.com/guia_tecnologia/ materiais_basicos/aco/index.shtml>. Acesso em: 28 out 2008. Hi-tork Automao. Disponvel em: <http://www.hitork.com.br/AP-RM-PG44.asp>. Acesso em: 16 out 2008. Infosolda. Disponvel em: <http://www.infosolda.com.br/jc_perg_down/id8.pdf?>. Acesso em: 29 set 2008. MSPC Informaes Tcnicas. Disponvel em: <http://www.mspc.eng.br/ciemat/ aco150.shtml>. Acesso em: 29 set 2008.

105

CORPORATIVA

Alta Competncia

1.10. Gabarito
1) Elabore, utilizando suas palavras, uma pequena definio de cincia dos materiais. A cincia dos materiais uma rea de estudos voltada para o desenvolvimento de materiais cada vez mais adequados s suas finalidades, considerando-se resistncia, custo, durabilidade e outras caractersticas importantes para cada tipo de atividade. 2) De acordo com os contedos estudados no primeiro captulo, faa a correta associao entre os materiais e suas caractersticas ou exemplos. Material 1 - Ao 2 - Metais pesados (4) (3) Caractersticas Alumnio e magnsio so exemplos desse tipo de material. Trata-se de um material utilizado em larga escala na construo mecnica e pode substituir o ao na fabricao de diversas peas e equipamentos. So exemplos desse tipo de material: cobre, estanho, zinco, chumbo, platina. considerado um material de fcil manipulao. O ferro e o carbono esto em sua constituio bsica.

3 - Ferro fundido

(2) (1)

106

4 - Metais leves

3) Complete as lacunas com os tipos de tratamento trmico do ao. Eles podem ser de dois tipos: Quando ocorrem apenas mudanas estruturais, eles so chamados de normais. Quando ocorrem mudanas na composio qumica, eles so denominados de termoqumicos.

CORPORATIVA

Captulo 1. Cincia dos materiais

4) Leia as afirmativas abaixo e escreva V, para as verdadeiras, e F para as falsas. ( V ) Os ensaios de materiais so procedimentos realizados para que seja verificado se os produtos esto, de fato, adequados s suas finalidades de uso. (F) Os ensaios de materiais podem ser realizados informalmente, nas prprias empresas, em que so simuladas as condies reais de uso da matriaprima, dos produtos em processo ou j finalizados. Justificativa: os ensaios de materiais podem ser realizados em oficinas ou laboratrios especializados, em que so simuladas as condies reais de uso da matria-prima, dos produtos em processo ou j finalizados, fazendo com que se testem os limites extremos de resistncia.

( V ) Todos os procedimentos e resultados so referenciados por normas tcnicas, atravs de clculos, grficos, tabelas. ( V ) Os ensaios podem ser de dois tipos: destrutivos e no destrutivos. (F) Ensaios destrutivos so aqueles em que as superfcies de componentes so testadas para que anomalias sejam detectadas, de acordo com padres prestabelecidos. Os ensaios no destrutivos so assim chamados por terem como finalidade a realizao dos testes necessrios, preservando-se o funcionamento e a integridade das peas em questo. Justificativa: trata-se de ensaios no destrutivos. Os ensaios no destrutivos so aqueles que geram uma marca, um sinal na pea ou corpo de prova, mesmo que eles no fiquem inutilizados. Justificativa: trata-se, na verdade, de ensaios destrutivos.

107

(F)

CORPORATIVA

CORPORATIVA

Tubulaes e acessrios de tubulao

Ao final desse captulo, o treinando poder:


Classificar e caracterizar os principais materiais usados para tubulao e acessrios; Identificar os processos de fabricao de tubos; Relacionar os tipos de acessrios s suas finalidades; Memorizar os cuidados a serem adotados na montagem e limpeza de acessrios.

CORPORATIVA

Captulo 2

Alta Competncia

110

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

2. Tubulaes e acessrios de tubulao

ntende-se por tubulao o conduto forado, usado para o transporte de fluidos. Uma tubulao composta por tubos de tamanhos padronizados colocados em srie. As tubulaes so utilizadas para o transporte de todos os fluidos, materiais fluidos com slidos em suspenso e slidos fluidizados. O conjunto de tubos possui classificao e caractersticas distintas, em funo do tipo de material empregado (metlicos e no metlicos), e tambm dos processos usados na sua fabricao. Tais caractersticas iro definir as escolhas adequadas para determinadas aplicaes e os tipos de acessrios a serem utilizados. A escolha do material adequado para uma determinada aplicao sempre um problema complexo, cuja soluo depende principalmente da presso e temperatura de trabalho, do fluido a ser conduzido (aspectos de corroso e contaminao), do custo, do maior ou menor grau de segurana necessrio, das sobrecargas externas que existirem e, tambm, em certos casos, da resistncia ao escoamento (perdas de carga).

111

2.1. Principais materiais para tubos


Uma variedade de materiais empregada atualmente para a fabricao de tubos. S a American Society for Testing and Materials (ASTM) Sociedade Americana para Teste e Materiais especifica mais de 500 tipos diferentes de materiais. A seguir, um resumo dos principais materiais usados:

CORPORATIVA

Alta Competncia

Ferrosos

Ao-carbono Ao-liga Ao-inoxidvel Ferro fundido Ferro forjado Ferro ligado Ferro modular Cobre Lates Cupro-nquel Alumnio Chumbo Nquel e ligas Metal Monel Chumbo Titnio, Zircnio

Metlicos

No ferrosos

112

Materiais plsticos

No metlicos

Cloreto de poli-vinil (PVC) Polietileno Acrlicos Acetato de celulose Epxi Polisteres Fenlicos etc.

Cimento-amianto Concreto-armado Barro vibrado Borrachas Vidro Cermica, porcelana etc.

Esses materiais so usados tambm para os revestimentos externos e internos dos tubos, que podem ser de plstico, borracha, concreto etc. As tubulaes para gua salgada, por exemplo, so geralmente de ao-carbono, revestidas internamente com concreto. Dessa maneira, consegue-se, com baixo custo, no s alta resistncia mecnica, como corroso tambm.

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

Vale lembrar que os tubos podem ter constituio mista, isto , de parte metlica e no metlica. Os mangotes de borracha com armao de ferro pertencem a esse tipo. Alguns dos principais tipos de revestimento interno dos tubos so: Zinco; Materiais plsticos; Elastmeros (borrachas), ebonite, asfalto; Concreto; Vidro, porcelana etc.

113 2.2. Processos de fabricao de tubos


H quatro tipos de processos industriais de fabricao de tubos, que podem ser sem costura (seamless pipe) ou com costura (welded pipe). Neste ltimo caso, a parede do tubo ou contnua ou apresenta partes soldadas, dependendo do tipo do proces so de fabricao do tubo. Sem costura: laminao (rolling), extruso (extrusion), fundio (casting); Com costura: fabricao por solda (welding).

ateno
Os processos de laminao e de fabricao por solda so os de maior importncia e por eles so feitos mais de 2/3 de todos os tubos usados em instalaes industriais.

CORPORATIVA

Alta Competncia

a) Processos de fabricao de tubos sem costura Laminao (rolling) Os processos de laminao so os mais importantes para a fabricao de tubos de ao sem costura; empregam-se para a fabricao de tubos de aos-carbono, aos-liga e aos inoxidveis, desde 8 cm at 65 cm de dimetro. H vrios processos de fabricao por laminao, o mais importante dos quais o processo Mannesmann, que consiste, resumidamente, nas seguintes operaes: Um lingote cilndrico de ao, com o dimetro externo aproximado do tubo que se vai fabricar aquecido a cerca de 1.200C e levado ao denominado laminador oblquo; Laminador oblquo Mannesmann.
Rolos oblquos Lingote Haste

114

Primeira etapa Lingote

Haste

Tubo formado

Primeira etapa

Depois das duas passagens pelos laminadores oblquos, o tubo est bastante empenado. Passa, ento, em uma ou duas mquinas desempenadoras de rolos;

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

O tubo sofre, finalmente, uma srie de operaes de calibragem dos dimetros (externo e interno) e alisamento das superfcies (externa e interna). Essas operaes so feitas em vrias passagens em laminadores com mandris e em laminadores calibradores.
Tubo

Laminador calibrado Rolos laminadores Tubo

Rolos de retorno Mandril

115

Laminador com mandril

Extruso (extrusion) Na fabricao por extruso, um tarugo macio do material em estado pastoso colocado em um recipiente de ao debaixo de uma poderosa prensa. Em uma nica operao, que dura no total poucos segundos, ocorrem as seguintes fases:

Recipiente Mandril mbolo Matriz calibrada

Tarugo de ao

Sobra

3 Tubo formado

CORPORATIVA

Alta Competncia

O mbolo da prensa, cujo dimetro o mesmo do tarugo, encostase no tarugo. O mandril, acionado pela prensa, fura completamente o centro do tarugo. Em seguida, o mbolo empurra o tarugo, obrigando o material a passar pelo furo de uma matriz calibrada e por fora do mandril, formando o tubo. Para tubos de ao, a temperatura de aquecimento da ordem de 1.200C; as prensas so sempre verticais e o esforo da prensa pode chegar a 1.500 t. Os tubos de ao saem dessa primeira operao curtos e grossos e so levados ainda quentes a um laminador de rolos para reduo do dimetro. Vo finalmente para outros laminadores que desempenam e ajustam as medidas do dimetro e da espessura das paredes. Fundio (casting) Neste processo, o material do tubo, em estado lquido, despejado em moldes especiais, solidificando-se e adquirindo a forma final. Por este processo fabricam-se tubos de ferro fundido, de alguns aos especiais no-forjveis, e da maioria dos materiais nometlicos, tais como: barro vidrado, concreto, cimento amianto, borrachas etc. Para os tubos de ferro fundido e de boa qualidade, usa-se a fundio por centrifugao, em que o material lquido lanado em um molde com movimento rpido de rotao, sendo ento centrifugado contra as paredes do molde. O tubo resultante da fundio centrifugada tem uma textura mais homognea e compacta e tambm paredes de espessura mais uniforme. Os tubos de concreto armado so tambm vibrados durante a fabricao para o adensamento do concreto.

116

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

b) Processo de fabricao de tubo com costura Fabricao por solda (welding) A solda de topo usada em todos os tubos soldados por qualquer dos processos com adio de metal, e tambm nos tubos de pequeno dimetro, soldados por resistncia eltrica. A solda sobreposta empregada nos tubos de grande dimetro, soldados por resistncia eltrica. Existem duas disposies da costura soldada: Longitudinal (ao longo de uma geratriz do tubo)
Linha de solda

117

Espiral (em forma de espiral ao longo do tubo)


Largura da bobina de chapa

Os processos industriais mais importantes de execuo da solda so os seguintes: Solda eltrica por arco protegido (com adio de metal do eletrodo) Solda por arco submerso (submerged arc welding); Solda com proteo de gs inerte (inert gas welding).

CORPORATIVA

Alta Competncia

Solda por resistncia eltrica (Electric Resistance Welding ERW) - sem adio de metal Nos processos de solda por resistncia eltrica, a bobina de chapa, depois de cortada na largura certa, conformada inteiramente a frio, em uma mquina de fabricao contnua com rolos que comprimem a chapa de cima para baixo e depois lateralmente, como mostra a ilustrao a seguir.

Corte lateral da chapa Rolos conformadores (1 Etapa)

Para soldagem

118
Uma vez atingido o formato final do tubo, d-se a solda pelo duplo efeito da passagem de uma corrente eltrica local de grande intensidade e da forte compresso de um bordo contra o outro pela ao de dois rolos laterais. Imediatamente depois da solda, a rebarba externa removida e em seguida o tubo resfriado, desempenado, calibrado e cortado no comprimento certo. Os tubos de boa qualidade soldados por resistncia eltrica costumam ser normalizados para o refinamento da estrutura prximo solda, e para alvio das tenses resultantes da solda.

2.3. Tubos de ao-carbono


Devido ao seu baixo custo, excelentes qualidades mecnicas e facilidade de solda e de conformao, o ao-carbono o denominado "material de uso geral" em tubulaes industriais, isto , o aocarbono s deixa de ser usado quando houver alguma circunstncia especial que proba.

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

Dessa forma, todos os outros materiais so usados apenas em alguns casos especficos.

ateno
Em indstrias de processamento, mais de 80% dos tubos so de ao-carbono, que usado para gua doce, vapor de baixa presso, condensado, ar comprimido, leos, gases e muitos outros fluidos pouco corrosivos, em temperaturas desde - 45C e a qualquer presso. Alguns tubos de ao-carbono so galvanizados, ou seja, com um revestimento interno e externo de zinco depositado a quente, com a finalidade de dar maior resistncia corroso. A resistncia mecnica do ao-carbono comea a sofrer uma forte reduo em temperaturas superiores a 400C, devido principalmente ao fenmeno de deformaes permanentes por fluncia (creep), que comea a ser observado a partir de 370C e que deve ser obrigatoriamente considerado para qualquer servio em temperaturas acima de 400C. Essas deformaes sero tanto maiores e mais rpidas quanto mais elevada for a temperatura, maior for a tenso no material e mais longo for o tempo durante o qual o material estiver submetido temperatura. Em temperaturas superiores a 530C o ao-carbono sofre uma intensa oxidao superficial (scaling), quando exposto ao ar, com formao de grossas crostas de xidos, o que o torna inaceitvel para qualquer servio contnuo. Deve ser observado que, em contato com outros meios, essa oxidao pode se iniciar em temperaturas mais baixas. A exposio prolongada do ao carbono temperatura superior a 440C pode causar ainda uma precipitao de carbono grafitizao, que faz o material ficar quebradio. Por todas essas razes, no se recomenda o uso de ao-carbono para tubos trabalhando permanentemente a mais de 450C, embora possam ser admitidas temperaturas eventuais at 550C, desde que sejam de curta durao e no coincidentes com grandes esforos mecnicos.

119

CORPORATIVA

Alta Competncia

Recomenda-se o emprego de aos-carbono acalmados sempre que ocorrerem temperaturas acima de 400C, ainda que por pouco tempo ou para temperaturas inferiores a 0C. Os aos de baixo carbono (at 0,25%C) tm limite de ruptura da ordem de 31 a 37 kg/mm2 e limite de escoamento de 15 a 22 kg/mm2. Para os aos de mdio carbono (at 0,35%C) esses valores so respectivamente 37 a 54 kg/mm2 e 22 a 28 kg/mm2. Em temperaturas muito baixas, o ao-carbono apresenta um comportamento quebradio, estando sujeito a fraturas frgeis repentinas. Esse efeito melhorado quando o ao de baixo carbono e normalizado para a obteno de uma granulao fina. Por esse motivo, os aos para trabalho em temperaturas inferiores a 0C devem ser aos acalmados, com o mximo de 0,3% de carbono, e normalizados para uma granulao fina. Em todos os tubos operando nessa faixa de temperatura pode ser exigido o ensaio de impacto "Charpy" para verificao de sua ductilidade. A temperatura mnima limite para uso desses aos carbono dada pela norma ANSI.B.31. 2.3.1. Especificaes para tubos de ao-carbono As principais especificaes americanas para tubos de ao carbono "Tubos de Conduo" (Nomenclatura da Comisso Pan-Americana de Normas Tcnicas - COPANT) com ou sem costura (welded and seamless pipes) so as seguintes: ASTM A 106 - Especificao para tubos sem costura de 1/8" a 24" de dimetro nominal, de alta qualidade, de ao-carbono acalmado, para uso em temperaturas elevadas. Recomenda-se o uso de tubos A-106 quando ocorrerem temperaturas de trabalho acima de 400C.

120

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

ASTM A 333 (Gr. 6) - Especificao para tubos de ao carbono, sem costura, especiais para baixas temperaturas. O ao para esses tubos tem uma taxa de carbono at 0,3% e de mangans de 0,4 a 1,05b; sempre normalizado para refinamento do gro e submetido ao ensaio de impacto "Charpy" a - 46C. API-SL - Especificao do "American Petroleum Institute" para tubos de ao-carbono de qualidade mdia. Abrange tubos de 1/8" a 64" de dimetro nominal, pretos, com ou sem costura. Os materiais dessa especificao no devem ser usados em servio permanente acima de 400C. API-SLX - Especificao para tubos com e sem costura, fabricados com aos-carbono de alta resistncia, especiais para oleodutos. Distinguem-se seis graus de material, todos de aos de mdio carbono: Grau X 42 Grau X 46 Grau X 52 Grau X 60 Grau X 65 Grau X 70 Grau X 80 42 kg/mm2 44 kg/mm2 46 kg/mm2 Ruptura: 52 kg/mm2 54 kg/mm2 58 kg/mm2 63 kg/mm2 Escoamento: 29 kg/mm2 32 kg/mm2 36 kg/mm2 42 kg/mm2 45 kg/mm2 49 kg/mm2 56 kg/mm2

121

De acordo com a norma ANSI.B.31.3, os tubos desta especificao no devem ser empregados para temperaturas acima de 200C. Estritamente falando, os tubos dos graus X 56 a X 80 no so de ao-carbono e sim de aos de baixa liga, porque tm pequenas quantidades de Ti, V e Nb.

CORPORATIVA

Alta Competncia

De acordo com as exigncias de composio qumica e propriedades mecnicas, os graus A e B, das especificaes A 53, A 106, A 135, e API- 5L, e o grau C, da especificao A 106, tm os seguintes valores do teor mximo de carbono e mnimo dos limites de resistncia e de escoamento:
Limite resistncia (Kg/mm2) 34 42 48 Limite escoamento (Kg/mm2) 21 24 27

Graus A B C

% C (Max) 0,25 (baixo C) 0,30 (baixo C) 0,35 (mdio C)

2.3.2. Aos-liga e aos-inoxidveis - casos gerais de emprego Denominam-se "aos-liga" (alloy-steel) todos os aos que possuem qualquer quantidade de outros elementos alm dos que entram na composio dos aos-carbono. Dependendo da quantidade total de elementos de liga, distinguem-se os aos de baixa liga (low alloy-steel), com at 5% de elementos de liga; aos de liga intermediria (intermediate alloy-steel), contendo entre 5% e 10%; e os aos de alta liga (high alloy-steel), com mais de 10%. Os aos inoxidveis (stainless steel) so os que contm pelo menos 12% de cromo, o que lhes confere a propriedade de no se enferrujarem, mesmo em exposio prolongada a uma atmosfera normal. Os principais casos em que se justifica o emprego dos aos especiais (aos-liga e inoxidveis) so os seguintes:

122

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

Altas temperaturas

Temperaturas acima dos limites de uso dos aos-carbono ou mesmo abaixo desses limites, quando for exigida grande resistncia mecnica, resistncia fluncia ou resistncia corroso. Temperaturas inferiores a - 45C, para as quais os aoscarbono ficam sujeitos fratura frgil. Servios com fluidos corrosivos, mesmo quando dentro da faixa de emprego dos aos-carbono. De um modo geral, os aos-liga e inoxidveis tm melhores qualidades de resistncia corroso do que os aos-carbono. Existem, entretanto, numerosos casos de exceo: a gua salgada, por exemplo, destri os aos especiais to rapidamente como os aos-carbono. Servios para os quais no se possa admitir a contaminao do fluido circulante (produtos alimentares e farmacuticos, por exemplo). A corroso, ainda que s seja capaz de destruir o material do tubo depois de muito tempo, pode causar a contaminao do fluido circulante, quando os resduos da corroso so carregados pela corrente fluida. Por essa razo, nos casos em que no possa haver contaminao, empregam-se muitas vezes os aos especiais, embora do ponto de vista propriamente da corroso no fossem necessrios. Servios com fluidos perigosos (muito quentes, inflamveis, txicos, explosivos etc.), quando seja exigido o mximo de segurana contra possveis vazamentos e acidentes. Tambm nesses casos, estritamente devido corroso, no seriam normalmente necessrios os aos especiais.

Baixas temperaturas

Alta corroso

123

Necessidade de no contaminao

Segurana

2.3.3. Tubos de aos-liga Existem tubos de duas classes gerais de aos-liga: Os aos-liga molibdnio e cromo-molibdnio; Aos-liga nquel.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Os aos-liga molibdnio e cromo-molibdnio contm at 1% de Mo e at 9% de Cr, em diversas propores, como mostra a tabela a seguir, sendo materiais ferrticos (magnticos) especficos para emprego em temperaturas elevadas. O cromo causa principalmente uma sensvel melhoria na resistncia oxidao em altas temperaturas e na resistncia corroso em geral, sobretudo aos meios oxidantes, sendo esses efeitos tanto mais acentuados quanto maior for a quantidade de cromo. Por essa razo, esses aos podem ser empregados em temperaturas mais elevadas do que o permitido para o ao-carbono, como mostram os limites indicados nesta tabela:

Especificao ASTM e grau tubos sem costura

Elementos de liga ( % )

Limites de temperatura para servio contnuo no corrosivo (C )

124
A-335 Gr. P1 A-335 Gr. P5 A-335 Gr. P7 A-335 Gr. P9 A-335 Gr. P11 A-335 Gr. P22 A-335 Gr. 3 A-335 Gr. 7

Cr 5 7 9 1 2 -

Mo 1 1 -

Ni 3 2 480 480 480 600 520 570 -100 -60

2.3.4. Tubos de aos inoxidveis Existem duas classes principais de aos inoxidveis para tubulaes: Os austenticos (no-magnticos), contendo basicamente 16% a 26% de Cr e 6% a 22% de Ni; Os ferrticos (magnticos), contendo basicamente 12% a 30% de Cr, sendo os austenticos o grupo mais importante. A tabela a seguir mostra os tipos de aos inoxidveis mais empregados para tubos.

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

Tipos (denominao do AISI) 304 304 L 316 316 L 321 347 405

Estrutura metalrgica Austentica Austentica Austentica Austentica Austentica Austentica Ferrtica

Elementos de liga (%) Cr 18 18 16 16 17 17 12 Ni 8 8 10 10 9 9 C (mx.): 0,03 Mo: 2 Mo: 2; C (mx.): 0,03 Ti: 0,5 Nb + Ta: 1 Al: 0,2 Outros

Limites de temperatura (C) Mxima 600 400 650 400 600 600 470 Mnima -255 sem limite -195 -195 -195 -255 Zero

Os austenticos apresentam uma extraordinria resistncia fluncia e oxidao, razo pela qual so bem elevados os valores das temperaturas limites de utilizao, exceto para os tipos de muito baixo carbono (304 L e 316 L) em que o limite de 400C, em razo da menor resistncia mecnica desses aos. Todos os aos austenticos mantm o comportamento dctil, mesmo em temperaturas extremamente baixas, podendo alguns serem empregados at prximo de zero absoluto. Esses aos so todos materiais de solda fcil, no exigindo nenhum tratamento trmico.

125

2.4. Dimetros comerciais dos tubos para conduo


Os dimetros comerciais dos "tubos para conduo" (steel pipes) de ao-carbono e de aos-liga esto definidos pela norma americana ANSI.B.36.10, e para os tubos de aos inoxidveis, pela norma ANSI.B.36.19.

ateno
Essas normas abrangem os tubos fabricados por qualquer um dos processos usuais de fabricao.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Todos esses tubos so designados por um nmero chamado "Dimetro Nominal IPS" (Iron Pipe Size), ou "bitola nominal". A norma ANSI.B.36.10 abrange tubos desde 1/8" at 36" , e a norma ANSI.B.36.19 abrange tubos de 1/8" at 12" . De 1/8" at 12", o dimetro nominal no corresponde a nenhuma dimenso fsica dos tubos; de 14" at 36", o dimetro nominal coincide com o dimetro externo dos tubos. Para cada dimetro nominal fabricam-se tubos com vrias espessuras de parede. Entretanto, para cada dimetro nominal, o dimetro externo sempre o mesmo, variando apenas o dimetro interno de acordo com a espessura dos tubos. Por exemplo, os tubos de ao de 8" de dimetro nominal tm todos um dimetro externo de 8,625". Quando a espessura deles corresponde srie 20, a mesma vale 0,250" e o dimetro interno vale 8,125". Para a srie 40, a espessura vale 0,322" e o dimetro interno 7,981"; para a srie 80, a espessura vale 0,500" e o dimetro interno 7,625"; para a srie 160, a espessura vale 0,906" e o dimetro interno 6,813", e assim por diante. A ilustrao a seguir mostra as sees transversais de trs tubos de 1" de dimetro nominal, com diferentes espessuras.

126

Srie 40 DIA INT. = 1,049`` ESP = 0,133

Srie 80 DIA INT. = 1,957`` ESP = 0,179

Srie 160 DIA INT. = 0,815`` ESP = 0,250

Sees transversais em tubos de 1 de dimetro nominal (Dimetro externo 3,34 cm = 1,315 pol.)

A lista completa de 1/8" at 36" inclui um total de cerca de 300 espessuras diferentes. Dessas todas, na prtica, so usuais apenas cerca de 100, fabricadas correntemente; as demais espessuras fabricam-se por encomenda. Os dimetros nominais padronizados pela norma ANSI. B.36.10 so os seguintes: 1/8", 1/4", 3/8", 1/2", 3/4", 1", 11/4'', 11/2'', 2", 21/2'', 3", 31/2", 4", 5", 6", 8", 10", 12", 14", 16", 18", 20", 22", 24", 26", 30" e 36".

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

Os tubos de ao so fabricados com trs tipos de extremidade, de acordo com o sistema de ligao a ser usado: Pontas lisas, simplesmente esquadrejadas; Pontas chanfradas, para uso com solda de topo; Pontas rosqueadas (rosca especificao API-SB e ANSI.B.2.1).

Cone da rosca

Ponta lisa

Ponta chanfrada

Ponta rosqueada

2.4.1. Dados para encomenda ou requisio de tubos

127
Os "tubos para conduo" so sempre referidos ao seu dimetro nominal. Para a encomenda ou requisio de tubos, os seguintes dados devem ser indicados: Quantidade (em unidades de comprimento ou de peso); Dimetro nominal; Espessura de parede ou nmero de srie; Norma dimensional que deva ser obedecida; Descrio completa do material (especificao, grau ou classe do material); Tipo de extremidades (especificao do chanfro ou da rosca, quando for o caso). Em alguns casos, ainda necessrio indicar no documento de compra o processo de fabricao dos tubos, revestimentos internos ou externos, e condies ou exigncias especiais que houver em particular quando existirem exigncias fora ou alm do que exigido pelas normas.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Exemplo: 500 m de tubos para conduo de 8" de dimetro nominal, espessura srie 40, de acordo com a norma ANSl .B.36.10, de ao carbono, sem costura, API 5L Gr B, extremidades para solda de topo com chanfro de acordo com a norma ANSI.B.16.25.

2.5. Acessrios
De acordo com as finalidades e tipos dos principais acessrios de tubulao, possvel fazer a seguinte classificao:
Finalidades 1. Permitir mudanas de direo/sentido em tubos Tipos Curvas de raio longo Curvas de raio curto Curvas de reduo Joelhos (elbows) Joelhos de reduo Ts normais (de 90) Ts de 45 Ts de reduo Peas em Y Cruzetas (crosses) Cruzetas de reduo Selas (saddles) Colares (sockolets, weldolets etc.) Anis de reforo Redues concntricas Redues excntricas Redues bucha Luvas (couplings) Unies Flanges Niples Virolas (para uso com flanges soltos) Tampes (caps) Bujes (plugs) Flanges cegos

De 22 45, 90 e 180

128

2. Fazer derivaes de tubos

3. Permitir mudanas de dimetro em tubos

4. Fazer ligaes de tubos entre si

5. Fechar extremidades de tubos

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

Os diversos meios empregados para conectar tubos servem no s para lig-los entre si como tambm para ligar os tubos s vlvulas, aos diversos acessrios e a outros equipamentos. No existe uma distino muito rgida entre as denominaes curva e joelho, chamados s vezes de cotovelos. De modo geral, os acessrios de raio grande so chamados de curvas e os de raio pequeno so chamados de joelhos. 2.5.1. Classificao de acessrios quanto ao sistema de ligao empregado Os acessrios de tubulao podem tambm ser classificados de acordo com o sistema de ligao empregado. Teremos, ento: a) Acessrios para solda de topo; b) Acessrios para solda de encaixe; c) Acessrios rosqueados; d) Acessrios flangeados; e) Acessrios de ponta e bolsa; d) Outros tipos de acessrios: para ligaes de compresso etc. A seguir, um exemplo do emprego de acessrios de tubulao:

129

CORPORATIVA

Alta Competncia

3 2
1 - Curva em gomos em tubo de grande dimetro.

4 5

2 - Boca de lobo. 3 - Acessrios para solda de topo soldados diretamente um ao outro. 4 - Derivao com colar. 5 - Derivao com luva. 6 - Acessrios para solda de encaixe (ou com rosca) com niples intermedirios.

130

Os acessrios de tubulao costumam tambm ser chamados de conexes. Esse nome, entretanto, mal empregado porque a maioria dos acessrios no tem por finalidade especfica conectar tubos. Os tipos de acessrios sero descritos a seguir de acordo com o sistema de ligao empregado: a) Acessrios para solda de topo So desse tipo quase todos os acessrios usados em tubulaes de 1/2 ou mais, inclusive na prtica industrial. Fabricam-se em ao carbono e aos-liga (especificao ASTM A 234), e em aos inoxidveis (especificao ASTM-A-403), a partir de tubos, chapas e tarugos forjados. Todos os acessrios tm os extremos com os chanfros padro para solda. A espessura de parede dos acessrios deve sempre ser igual do tubo a que esto ligados, para permitir soldas perfeitas.

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

As dimenses bsicas de todos os tipos de acessrios fabricados para solda de topo esto padronizadas na norma ANSI.B.16.9. Todos os acessrios cujas dimenses obedeam a essa norma so admitidos pela norma ANSI/ASME.B.31.3 como tendo resistncia equivalente ao tubo de mesma espessura.

Joelho 90

Joelho 45

Joelho 180

Te

Te de reduo

Cruzeta

Reduo concentrica

Reduo excntrica

131

Te a 46

Virola par flange

Tampo

Sela

Acessrios para solda de topo

Os joelhos para solda de topo so fabricados em dois tipos denominados de raio longo e de raio curto. Nos joelhos de raio longo, o raio mdio de curvatura vale 1 vez o dimetro nominal e nos de raio curto igual ao dimetro nominal. Existem acessrios para solda de topo com alguns tipos de revestimentos internos anti-corrosivos j aplicados. Note-se que todos os acessrios para solda de topo podem ser ligados diretamente um ao outro.

CORPORATIVA

Alta Competncia

b) Acessrios para solda de encaixe Os acessrios para solda de encaixe so os geralmente usados na prtica industrial, em tubulaes at 1 inclusive. So fabricados de ao-carbono forjado (especificaes ASTM-A 105, ASTM-A 181 e ASTM-A 350), aos-liga e aos inoxidveis (especificao ASTM-A 182), metais no-ferrosos e diversos plsticos. Os metais no-ferrosos so freqentemente para uso com brazagem; muitos tm por dentro do encaixe um anel embutido de metal de solda: para fazer a solda, basta introduzir a ponta do tubo no encaixe e aquecer pelo lado de fora para fundir a liga de solda. A ilustrao a seguir apresenta tipos de acessrios para solda de encaixe.

132

Joelho 90

Joelho 45

Tampo

T a 45

Colar Cruzeta

Luva

Luva de reduo

Unio

Os acessrios para encaixe de materiais plsticos devem ser soldados por aquecimento ou colados aos tubos com um adesivo adequado resina plstica. As dimenses de todos esses tipos de acessrios esto padronizadas na norma ANSI.B.16.11. Essa mesma norma admite que a resistncia mecnica dessas peas seja equivalente do tubo de mesmo material, de espessura correspondente respectiva classe.

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

Solda topo (Buttweld) Chanfrado (Bevel)


d

Encaixe para solda brazagem (capilar) Silver ring


d

40 40 Intet Weldolet (W.O.L) Encaixe para rosca NPT Encaixe para solda
d

Intet Brazolet (B.O.L.)

H1

40 Intet Threadolet (T.O.L.)

40 Intet
Socketolet (S.O.L.)

Colar (tipos)

133

c) Acessrios rosqueados Os acessrios rosqueados so usados normalmente em tubulaes prediais e em tubulaes industriais secundrias (gua, ar, condensado de baixa presso etc.), todas at 4. Esses acessrios tambm so utilizados nas tubulaes em que devido ao tipo de material ou ao servio sejam permitidas as ligaes rosqueadas, tais como boa parte das tubulaes de ferro fundido, ferro forjado, materiais plsticos, cobre etc., geralmente at o limite de 4. O emprego desses acessrios est sujeito s mesmas exigncias e limitaes impostas s ligaes rosqueadas para tubos. Os acessrios de ferro malevel so os normalmente empregados com os tubos de ferro forjado. Esses materiais no podem ser usados para nenhum servio txico; as limitaes para uso com vapor e com hidrocarbonetos so as mesmas relativas aos tubos de ferro forjado. As dimenses desses acessrios esto padronizadas em diversas normas e as dimenses dos filetes de rosca esto padronizadas nas normas ANSI.B.2.1 e API.6A (roscas para flanges, vlvulas e acessrios).

CORPORATIVA

Alta Competncia

Joelho 90

Joelho 45

Te a 45

Te

Cruzeta

Luva

Luva de reduo

Meia-lua

Bucha de reduo

Tampo

Bujo (cabea redonda)

Bujo (cabea quadrada)

Bujo (cabea hexagonal)

Niple (com encaixe sextavado)

Joelho 90 (macho e fmea)

134
d) Acessrios flangeados

Acessrios rosqueados

Os acessrios flangeados fabricados principalmente de ferro fundido so de uso bem mais raro do que os flanges e os acessrios dos outros tipos j citados. Os acessrios de ferro fundido so empregados em tubulaes de grande dimetro (adutoras, linhas de gua e de gs) e baixa presso, onde seja necessria grande facilidade de desmontagem. Essas peas so fabricadas com flanges de face plana, em duas classes de presso (125# e 250#), abrangendo dimetros nominais de 1 at 24. Os acessrios flangeados de ferro fundido esto padronizados na norma P-PB-15 e ABNT e ANSI.B.16.1, que especificam dimenses e presses de trabalho.

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

Os acessrios flangeados de ao fundido, de uso bastante raro na prtica, podem ser usados em tubulaes industriais para uma grande faixa de presses e temperaturas de trabalho, mas o seu emprego deve ser restringido apenas aos casos em que seja indispensvel uma grande facilidade de desmontagem ou a algumas tubulaes com revestimentos internos, devido ao custo elevado, grande peso e volume, necessidade de manuteno e risco de vazamentos. As dimenses, presses, e temperaturas de trabalho so as estabelecidas na norma ANSI.B.16.5. Existem, ainda, acessrios flangeados de muitos outros materiais, tais como lates, alumnio, plsticos reforados com fibras de vidro (para tubos FRP - Fiberglass Reinforced Plastic), e tambm ferro com alguns tipos de revestimentos internos anti-corrosivos. Nos acessrios com revestimentos internos, o revestimento deve abranger obrigatoriamente tambm as faces dos flanges, para garantir a continuidade da proteo anti-corrosiva.

135

Curva 90

Curva 45

Curva 90 com PE

Cruzeta

Te

Te de 45

Reduo concntrica

Reduo excntrica

Acessrios flangeados

e) Acessrios de ligao (niples) Os niples so pedaos de tubos preparados especialmente para permitir a ligao de dois acessrios entre si ou de uma vlvula com um acessrio em tubulaes nas quais se empregam ligaes rosqueadas ou para solda de encaixe. fcil entender que os acessrios e vlvulas rosqueadas ou para solda de encaixe no podem ser diretamente ligados um ao outro, ao contrrio do que acontece com os acessrios para solda de topo e flangeados. Os niples servem tambm para fazer pequenos trechos de tubulao.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Os niples podem ser paralelos, isto , de mesmo dimetro, ou de reduo, com extremidades de dimetros diferentes. Os niples paralelos so fabricados de pedaos de tubos cortados na medida certa e com as extremidades preparadas. Os niples de reduo so em geral fabricados por estampagem (repuxamento) de pedaos de tubos (swaged niples). Embora os niples sejam fabricados at 12 de dimetro nominal, so empregados principalmente nos dimetros pequenos (at 4), faixa em que se usam tubulaes com rosca ou com solda de encaixe. Existe uma grande variedade de tipos de niples. Os principais so os seguintes:

Ambos os extremos rosqueados (both end threaded - BET);

136

1. Niples paralelos

Ambos os extremos lisos (both end plain - BEP); Um extremo rosqueado e outro liso (one end threaded OET). Ambos os extremos rosqueados (BET); Ambos os extremos lisos (BEP);

2. Niples de reduo

Extremo maior rosqueado e menor liso (large end threaded, small end plain - LET-SEP); Extremo maior liso e menor rosqueado (large end plain, small end threaded - LEP SET).

A ilustrao a seguir apresenta tipos de niples e exemplos de emprego:

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

Niple paralelo OET

Niple de reduo LEP -SET Vlvulas

Niple paralelo LO BEP

Niple paralelo BET Niple de reduo LEP-SET

Unio

O comprimento dos niples varia em geral de 50 a 150 mm. Os niples rosqueados tm s vezes uma parte sextavada no centro para facilitar o aperto. 2.5.2. Outros tipos de acessrios de tubulao Existem ainda vrias outras classes de acessrios de tubulaes, tais como: Acessrios com pontas lisas, tubos de plsticos reforados (tubos FRP); Acessrios de ponta e bolsa; Acessrios para ligao de compresso; Acessrios para juntas dresser, victaulic etc. Todos esses acessrios so fabricados nos dimetros e com os materiais adequados ao uso com os tubos que empreguem cada um desses sistemas de ligao.

137

CORPORATIVA

Alta Competncia

Os acessrios com extremidades lisas, para tubo FRP, so fabricados em vrios tipos (curvas, ts, redues, flanges, niples etc.), em toda faixa de dimetros desses tubos, para uso com os sistemas de ligao. Os acessrios de ferro fundido, de ponta e bolsa, so fabricados de 2 a 24, nas classes de presso nominal 125# e 250#. Os principais tipos so os seguintes: joelhos, curvas (90, 45 e 22 ), ts, redues, peas em Y, cruzetas e peas para adaptao a vlvulas flangeadas.

Curva 90

Curva 45

Te

Cruzeta

138
Reduo Luva Pea de ligao ( ange - bolsa)

Te a 45

Acessrios de ponta e bolsa

Os acessrios para ligao de compresso so fabricados em pequenos dimetros (at 50-60 mm), de ao-carbono, aos inoxidveis e metais no-ferrosos, sendo empregados nas tubulaes em que se permite esse tipo de ligaes. Encontra-se uma grande variedade dessas peas no comrcio, dentre as quais: luvas e unies de ligao, joelhos de 45, 90, ts e conectores macho e fmea, conforme apresentado na ilustrao a seguir:

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

Conector macho

Unio

Conector fmea

Joelho 90

Joelho 45

Acessrios para ligao de compresso

Existem ainda em uso corrente alguns outros acessrios de tubulao, tais como: Peas (spectacle flanges); Raquete (paddle blinds); Juntas giratrias (swivel joints); Discos de ruptura.
Lado cheio Lado vazado

139

Raquete

Pea

Acessrios de uma tubulao

CORPORATIVA

Alta Competncia

As peas, as raquetes e as vlvulas de flange cego so acessrios que se instalam em uma tubulao quando se deseja um bloqueio rigoroso e absoluto na tubulao. Esses acessrios so empregados algumas vezes em lugar das vlvulas, por motivo de economia ou em locais onde o bloqueio da tubulao s precise ser feito esporadicamente. Alm dos diversos tipos de acessrios vistos nos itens anteriores, outros recursos empregados nas tubulaes industriais para realizar mudanas de direo e fazer derivaes so as curvas em gomos e as derivaes soldadas. Essas peas so usadas principalmente em tubulaes de ao-carbono e, eventualmente, em tubulaes de materiais termoplsticos. Curvas em gomos (mitre bends)

140
As curvas em gomos so feitas de pedaos de tubo cortados em ngulo e soldados de topo um em seguida do outro, como mostra a figura.
Cortes de maarico 1 2 1 2
B

3 3

Preparao da curva

90 com 3 gomos

45 com 2 gomos

90 com 4 gomos

Dependendo do nmero e do ngulo de inclinao dos cortes, possvel conseguir curvas com qualquer ngulo de mudana de direo. As curvas de 90 costumam ter 3 ou mais gomos, raramente 4; as de 45 costumam ter 2 ou 3 gomos. Essas curvas tm uma resistncia e uma flexibilidade bem menores, em relao s curvas sem costura de dimetro e espessura iguais. Alm disso, tanto a resistncia como a flexibilidade podem variar muito, dependendo das propores da curva e dos cuidados no corte e na soldagem das peas. As arestas e soldas so pontos de concentrao de tenses e tambm pontos especialmente sujeitos corroso e eroso.

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

As concentraes de tenses diminuem medida que aumenta o nmero de gomos e o espaamento entre eles. As curvas em gomos so usadas principalmente nos seguintes casos: Para tubulaes em dimetros acima de 20, devido ao alto custo e dificuldade de obteno de outros tipos de curvas de grande dimetro. Para tubulaes de presses e temperaturas moderadas (classes de presso 150# a 400# inclusive), em dimetros acima de 8, por motivo de economia. Derivaes soldadas diretamente Existem muitos tipos de derivaes feitas de tubos soldados um contra o outro que podem ser empregadas em tubulaes de qualquer tipo de ao, ao-carbono, aos-liga, e inoxidveis. Para ramais pequenos, at 2 de dimetro, usual o emprego de uma luva (rosqueada ou para solda de encaixe), soldada diretamente ao tubo-tronco, desde que este ltimo tenha pelo menos 4 de dimetro. A norma ANSI.ASME.B.31.3 admite este sistema para ramais at 2, sem limitaes de presso e temperatura e sem necessidade de reforos locais, desde que as luvas tenham resistncia suficiente e desde que a relao entre os dimetros nominais do tubo-tronco e da derivao seja igual ou superior a 4. Os ramais de quaisquer dimetros, acima de 1, podem ser feitos com o uso de selas ou de colares, que so peas forjadas especiais, soldadas ao tubo-tronco, servindo tambm como reforo da derivao. Com essas peas possvel fazer, inclusive, ramais com o mesmo dimetro do tubo-tronco, admitindo as normas esse sistema de derivaes sem limitaes de presso, temperatura ou classe de servio.

141

CORPORATIVA

Alta Competncia

Solda

Anel de chapa

Solda

Anel

Solda

Derivao de tudo contra tubo

Derivao com anel de reforo

Derivao com anel e nervuras

Bocas-de-lobo (ramal de 2 ou maior) Solda ou rosca Colar Solda de topo

Solda

Luva

Solda

Sela

Derivao com luva soldada (ramal at 1 1/2 )

Derivao com colar

Derivao com sela soldada (ramal > 2)

2.5.3. Flanges

142

Os flanges so acessrios usados nas ligaes de tubulaes industriais, facilmente desmontveis e utilizados principalmente para tubos de 2 ou maiores. As ligaes flangeadas so utilizadas, principalmente, para tubos de ao de qualquer classe e para quaisquer presses e temperaturas, mas devem ser usadas no menor nmero possvel porque so peas caras, pesadas e volumosas, alm de serem pontos de possveis vazamentos. Um par de flanges, um jogo de parafusos com porcas e uma junta de vedao so os componentes das ligaes flangeadas, conforme demonstrado na ilustrao a seguir:
Flanges
Tubo

Porca Parafuso
Tubo

Solda Junta

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

a) Tipos de flanges Os tipos mais usuais de flanges so os seguintes: Flange integral Os flanges integrais para tubos so usados apenas em alguns casos para tubos de ferro fundido ou de alguns plsticos laminados, sempre para dimetros de 2 ou maiores. o tipo mais antigo de flange e tambm o que proporcionalmente mais resistente.

143

Flange integral

Flange de pescoo (welding-neck - WN) o tipo de flange mais usado em tubulaes industriais para quaisquer presses e temperaturas, para dimetros de 1 '' ou maiores. De todos os flanges no integrais o mais resistente, que permite melhor aperto, e que d origem a menores tenses residuais em conseqncia da soldagem e das diferenas de temperatura. Esse flange ligado ao tubo por uma nica solda de topo, ficando a face interna do tubo perfeitamente lisa, sem descontinuidades que facilitem a concentrao de esforos ou a corroso. A montagem com esses flanges mais cara porque cada pedao de tubo deve ter os extremos chanfrados para solda e tem de ser cortado na medida certa, com muito pequena tolerncia no comprimento.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Solda de topo

Flange de pescoo

Flange sobreposto (slip-on - SO) um flange mais barato e mais fcil de ser instalado do que o anterior, porque a ponta do tubo encaixa no flange, facilitando o alinhamento e evitando a necessidade do corte do tubo na medida exata. O flange ligado ao tubo por duas soldas em ngulo, uma interna e outra externa. Esse flange s pode ser usado para tubulaes em servios no severos, porque o aperto permissvel bem menor, as tenses residuais so elevadas e as descontinuidades de seo do origem concentrao de esforos e facilitam a eroso e a corroso. De acordo com a norma ANSI.B.31, esses flanges no so permitidos para os fluidos de "Categoria M"). Em tubulaes de vapor, s so permitidos nas classes de presso 150# e 300#. So desaconselhados para servios cclicos, servios sujeitos grande variao de temperatura ou sujeitos corroso sob contato (crevice corrosion). No devem tambm ser empregados para servios com hidrognio. Os flanges sobrepostos so sempre pontos fracos na tubulao, porque a sua resistncia mecnica inferior do prprio tubo. Essa mesma observao se aplica tambm a todos os outros tipos de flanges citados a seguir.

144

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

Soldas de ngulo

Flange sobreposto

Flange rosqueado (screwed - SCR) Em tubulaes industriais, estes flanges so usados apenas para tubos de metais no-soldveis (ferro fundido, por exemplo) e para alguns tipos de tubos no-metlicos, como os de materiais plsticos. Empregam-se tambm para tubos de ao e de ferro forjado em tubulaes secundrias (gua, ar comprimido etc.) e em redes prediais. A norma ANSI.B.31 recomenda que sejam feitas soldas de vedao entre o flange e o tubo, quando em servios com fluidos inflamveis, txicos, ou perigosos de um modo geral. O aperto permissvel com esses flanges pequeno, as tenses desenvolvidas so elevadas e a rosca age como um intensificador de esforos e tambm como uma permanente causa de vazamento.

145

Rosca

Flange rosqueado

CORPORATIVA

Alta Competncia

Flange de encaixe (socket-weld - SW) Este flange semelhante ao sobreposto, porm mais resistente e tem um encaixe completo para a ponta do tubo, dispensando-se, por isso, a solda interna. o tipo de flange usado para a maioria das tubulaes de ao de pequeno dimetro, at 2". Por causa da descontinuidade interna no se recomendam esses flanges para servios sujeitos corroso sob contato. Solda de ngulo

146
Flange de encaixe

Flange solto (lapjoint) Estes flanges, que so tambm chamados de "van Stone", no ficam como os demais, presos tubulao, e sim soltos, capazes de deslizar livremente sobre o tubo. Quando se empregam esses flanges, soldase ao topo, na extremidade do tubo, uma pea especial denominada virola (stub-end), que servir de batente para o flange. A grande vantagem desses flanges o fato de ficarem completamente fora do contato com o fluido circulante, sendo, por isso, muito empregados em servios que exijam materiais caros e especiais, tais como aos inoxidveis, ligas de Ni etc., bem como para tubos com revestimentos internos. Para todos esses servios os flanges podem ser de material barato, como ferro ou ao-carbono, ficando apenas os tubos e a virola de material especial.

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

Virola Solda de topo

Flange solto

Flange cego (blind) So flanges fechados, usados para extremidades de linhas ou fechamento de bocais flangeados.

147

Flange cego

b) Faceamento dos flanges A face de assentamento dos flanges pode ter vrios tipos de acabamentos, dos quais os mais usuais so os descritos a seguir: Face com ressalto (Raised Face - RF) o tipo de face mais comum para flanges de ao, aplicvel a quaisquer condies de presso e temperatura. O ressalto tem 2,0 mm de altura para as classes de presso 150# e 300#, e 7 mm de altura para as classes de presso mais elevadas. A superfcie do ressalto pode ser ranhurada (com ranhuras concntricas ou espiraladas, tambm chamadas de "fonogrficas") ou lisa, sendo as ranhuras espiraladas o acabamento mais comum e mais barato.

CORPORATIVA

Alta Competncia

De acordo com a norma MSS-SP-6, da "Manufacturers Standardization Society" (que no seguida por todos os fabricantes), as ranhuras devem ter uma profundidade de at 0,15 mm e passo de 0,5 a 1,0 mm. O ressalto liso pode ter vrios graus de acabamento. A seleo entre os diversos tipos de superfcie do ressalto depende basicamente do tipo das juntas adotado e tambm do servio.

Ressalto
Flange com ressalto

148

Face plana (flat face - FF) o faceamento usual nos flanges de ferro fundido e de outros materiais frgeis, como os plsticos, por exemplo. O aperto da junta muito inferior ao obtido em igualdade de condies com os flanges de face com ressalto. Entretanto, se os flanges de ferro fundido e de outros materiais frgeis tivessem faces com ressalto, o aperto dos parafusos poderia causar fraturas nas bordas do flange em conseqncia da flexo. importante observar que para acoplar com os flanges de face plana das vlvulas e equipamentos fabricados de ferro fundido, s se devem usar flanges tambm de face plana, mesmo quando esses flanges forem de ao. Os flanges de face plana podem ter o acabamento de face lisa ou ranhurada, tal como os flanges de face com ressalto. O acabamento mais comum so as ranhuras espiraladas, para emprego com juntas no-metlicas.

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

Flange plana

Face para junta de anel (ring type joint - RTJ) Esse tipo de face usado em flanges de ao para servios severos de altas presses e temperaturas, como por exemplo vapor (para flanges de classe 600#, ou acima), ou hidrocarbonetos (para flanges de classe 900#, ou acima) ou, em quaisquer casos, para temperaturas acima de 550C. empregado, tambm, para fluidos perigosos, txicos etc., em que deva haver maior segurana contra vazamentos.

149

Rasgo

Junta de anel
Flange para junta de anel

A face dos flanges tem um rasgo circular profundo, onde se encaixa uma junta em forma de anel metlico. Consegue-se, nesses flanges, uma melhor vedao com o mesmo grau de aperto dos parafusos, no s devido ao de cunha da junta de anel nos rasgos dos flanges como, tambm, porque a presso interna tende a dilatar a junta de anel, apertando-a contra as paredes dos rasgos. Os flanges para junta de anel garantem tambm melhor vedao em servios com grandes variaes de temperatura.

CORPORATIVA

Alta Competncia

A dureza da face dos flanges deve ser sempre superior do anel metlico da junta, recomendando-se os seguintes valores mnimos, de acordo com o material: Ao-carbono: 120 Brinell; Aos de baixa liga e aos inoxidveis tipos 304, 316, 347 e 321: 160 Brinell; Aos inoxidveis tipos 304L e 316L: 140 Brinell. Face de macho e fmea (male & female) Face de lingeta e ranhura (tongue & groove)

150

Esses faceamentos, bem mais raros do que os anteriores, so usados para servios especiais com fluidos corrosivos, porque neles a junta est confinada, no havendo quase contato da mesma com o fluido. Note-se que, com esses faceamentos os flanges que se acoplam entre si so diferentes um do outro.

Face de macho e fmea

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

c) Juntas para flanges Em todas as ligaes flangeadas existe sempre uma junta, que o elemento de vedao. Quando em servio, a junta est submetida a uma forte compresso provocada pelo aperto dos parafusos e tambm a um esforo de cisalhamento devido presso interna do fluido circulante. Para que no haja vazamento atravs da junta necessrio que a presso exercida pelos parafusos seja bem superior presso interna do fluido, que tende a afastar os flanges. Por esse motivo, quanto maior for a presso do fluido, tanto mais dura e resistente ter de ser a junta, para resistir ao duplo esforo de compresso dos parafusos e de cisalhamento pela presso. A junta tambm dever ser suficientemente deformvel e elstica para se amoldar s irregularidades das superfcies dos flanges, garantindo a vedao. Assim, as juntas duras, se por um lado resistem a presses mais altas, por outro, exigem maior perfeio no acabamento das faces dos flanges e no alinhamento dos tubos e vice-versa. O material das juntas dever, ainda, resistir ao corrosiva do fluido, bem como a toda faixa possvel de variao de temperaturas. So os seguintes os tipos mais usuais de juntas para flanges: Juntas no-metlicas So sempre juntas planas, usadas para flanges de face com ressalto ou de face plana. As espessuras variam de 0,7 a 3 mm, sendo 1,5 mm a espessura mais comum. A tabela a seguir apresenta os principais materiais empregados:

151

CORPORATIVA

Alta Competncia

Borracha natural Borrachas sintticas Materiais plsticos

Usada para gua, ar, condensado at 60C. Usadas para leos at 80C. Usados para fluidos corrosivos em baixas presses e temperatura ambiente. um nome genrico para designar diversas classes de juntas de amianto comprimido grafitado com um material aglutinante.

Papelo hidrulico

Os tipos principais dessas juntas esto listados na tabela a seguir, de acordo com as especificaes da ABNT:
Amianto com composto de borracha; para gua, ar, vapor saturado, solues neutras at 200C. Amianto com composto especial de borracha; para hidrocarboneto, vapor, amnia, custicos, gua, cidos fracos, salmoura etc. at 500C. Amianto com composto resistente a cidos; para cidos em geral at 455C. Amianto com armao metlica inserida; para vapor, leos, hidrocarbonetos etc. at 590C.

EB-216 EB-212 EB-313 EB-227

152

Juntas semi-metlicas, em espiral Estas juntas so constitudas de uma lmina metlica (geralmente de ao inoxidvel), torcida em espiral, com enchimento de amianto entre cada volta. prtica usual empregar essas juntas nos seguintes casos: Flanges de classes de presso 600# em qualquer temperatura. Flanges de classe de presso 150# e 300#, para temperaturas inferiores a zero C ou para servios com necessidades de maior segurana contra vazamentos.

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

Essas juntas so padronizadas na norma EB-234, da ABNT e na norma ASME B.16.20. Para emprego com essas juntas recomenda-se o acabamento liso para a face dos flanges, com rugosidade mdia mxima de 0,003 mm (125 RMS). Juntas metlicas folheadas So juntas com uma capa metlica, plana ou corrugada, e enchimento de amianto. A espessura da junta de 2 a 3 mm. Os casos de emprego so os mesmos das juntas semi-metlicas em espiral, sendo que essas juntas tm geralmente vedao mais difcil, exigindo flanges com acabamento liso com rugosidade mdia mxima de 0,002 mm ou com ranhuras concntricas. Dependendo das condies de servio, a capa metlica pode ser de ao-carbono, aos inoxidveis ou metal Monel etc. Juntas metlicas macias So juntas metlicas com faces planas ou ranhuradas. Usam-se essas juntas com flanges de face com ressalto (para presses muito altas), e com flanges de face de macho e fmea ou de ranhura e lingeta. Os materiais empregados so os mesmos das juntas folheadas. Em todas as juntas metlicas importante que o material da junta seja menos duro do que o material dos flanges. Juntas metlicas de anel (JTA) So anis metlicos macios de seo ovalada ou octogonal, sendo a ovalada a mais comum. As dimenses do anel, que variam com o dimetro e com a classe de presso nominal do flange, esto padronizadas na norma ANSI.B.16.20. Esses anis so geralmente de ao inoxidvel, fabricando-se tambm de ao-carbono, aos-liga, nquel e metal Monel, sendo sempre peas de fabricao cuidadosa. A dureza do material da junta de anel deve ser sempre menor do que a dureza do material do flange, sugerindo-se uma diferena mnima de 30 Brinell.

153

CORPORATIVA

Alta Competncia

As juntas de anel so empregadas para vapor e hidrocarboneto ou hidrognio (com flanges de classe 600#, ou mais altas) e outros servios de grande risco. Costumam tambm ser usadas para quaisquer servios em temperaturas acima de 550C, ou com flanges de classes de presso 900#, ou mais altas. Devido pequena rea de contato da junta com os flanges, a fora de aperto necessria para essas juntas bem inferior mesma fora para as juntas metlicas macias. A ilustrao a seguir apresenta tipos de juntas para flanges.
Juntas planas
c) Junta semi-metlica em espiral V. detalhe d) Junta metlica folheada Capa metlica Enchimento de amianto e) Junta metlica macia

154

Flange
a) Para flange com face de ressalto

b) Para flange com face plana Lmina metlica espiral f)

Juntas de anel Oval

g) Enchimento detalhe

Octogonal

Tipos de juntas para flanges

2.6. Cuidados na montagem de flanges e juntas


Uma ligao flangeada composta de dois flanges, um jogo de parafusos ou estojos com porcas e uma junta de vedao.

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

Flanges Tubo Tubo

Junta de vedao

Parafuso Ligao angeada

Porca

Os flanges devem ter suas faces protegidas contra choques mecnicos e corroso. Aps a remoo desta proteo, devem ser examinados criteriosamente.

155
Salvo indicao em contrrio, os flanges so montados no tubo de maneira que os planos vertical ou horizontal que contm a linha de centro da tubulao dividam igualmente a distncia entre os furos dos parafusos do flange. Quando usados flanges sobrepostos, estes devem ser soldados interna e externamente na tubulao, de maneira que a extremidade do tubo fique afastada da face do flange de uma distncia igual parede do tubo mais 3 mm. A solda interna deve ser executada de maneira que a face do flange no exija reusinagem. No permitido o acoplamento de flange de face com ressalto com flange de face plana, assim como as peas de insero entre flanges devem ter suas faces compatveis com as faces dos flanges entre os quais so montados. Os parafusos e as porcas devem ser lubrificados quando da montagem, exceto para aos inoxidveis ou salvo restrio tcnica.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Identificao simples porca j torqueada Flange Estojo Porca

Fio de rosca
Montagem com rosqueamento completo aps o torque final

156

Antes do torque final, as porcas devem ficar completamente roscadas no corpo do parafuso ou estojo. Quando se tratar de estojo, as porcas devem ficar preferencialmente a igual distncia das extremidades, deixando passar para cada lado pelo menos um fio de rosca, mas no mais que a metade da extenso da porca. O aperto deve ser feito gradativamente e numa seqncia em que sejam apertados parafusos diametralmente opostos. Quando especificado no projeto, uma tenso de aperto deve ser conseguida utilizando-se torqumetro ou medindo-se a extenso do parafuso.
1 5 7

3 8 2 6

No permitido o uso de extenses nas chaves para aperto dos parafusos de flanges ou ainda a utilizao de marreta ou martelo na aplicao de torque sem controle.

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

ateno
Os parafusos j apertados devem ser identificados durante a montagem final.

Em nenhuma hiptese permitido o ponteamento com solda das porcas nos parafusos ou peas. As vlvulas devem ser montadas corretamente verificando-se sua identificao e o sentido de fluxo, bem como se os acionadores esto colocados conforme o projeto e de forma a facilitar a operao.

Sentido do fluxo Fig 8

157

Operador volante engrenagem

Identificao da vlvula

Raquete

Identificao de montagem das vlvulas

As vlvulas de segurana, alvio e controle, devidamente calibradas, com seus respectivos certificados, bem como os discos de ruptura, somente devem ser instaladas definitivamente aps a limpeza da tubulao. Para o ajuste de montagem e teste hidrosttico devem ser utilizados carretis, flanges cegos ou peas de insero. As tubulaes devem ser montadas de acordo com o projeto e dentro das tolerncias dimensionais estabelecidas pela norma de projeto - pr-tensionamento (cold spring) que deve ser detalhado em procedimento especfico ou na falta deste, pela ilustrao representada a seguir:

CORPORATIVA

Alta Competncia

1 - Tolerncias para distncia face a face, centro a centro: 3 mm. 2- Alinhamento da juno: 1,50 mm. 3 - Afastamento mximo do flange da posio indicada no projeto: 1,50 mm.

1 4

4 - Desalinhamento dos furos por rotao do flange em relao posio correta: 1,5 mm, medido da maneira indicada na figura. 5 - Deslocamento do flange ou derivaes da posio indicada no projeto: 1,5 mm. 6 - Em tubos curvados, a diferena entre o mximo e o mnimo dimetro (achatamento) no pode ser maior que 8% do dimetro externo, com presso interna, e 3% com presso externa. 7 - ngulo de inclinao do flange em relao linha _ de centro de tubulao: 90 + 0,5 .
2

158
1

Notas: 1) Inclinao entre trechos soldados de uma mesma linha: 2 mm em 1 mm; 2) As tolerncias no so acumulativas.

O estado geral da superfcie dos spools vindos da fabricao deve ser inspecionado antes da montagem, quanto a avarias no transporte. Na entrada de vasos, compressores, turbinas, bombas e outros equipamentos que possam ser prejudicados por detritos e que no tenham sido isolados do sistema devem ser colocados filtros temporrios, de acordo com a norma Petrobras N-118. Esses filtros devem ficar no sistema durante o teste de presso, limpeza, properao e incio de operao. Em casos especiais em que no seja admitida qualquer contaminao pelo fluido de limpeza ou de teste devem ser instalados dispositivos de isolamento, considerando os limites dos subsistemas na entrada e sada dos equipamentos.

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

Tubos ou conexes fabricados no campo ou ligaes entre tubos ou entre tubos e conexes que apresentem variaes dimensionais fora dos limites tolerados, principalmente com relao aos dimetros, devem ser verificados previamente, de modo a orientar a ajustagem dos spools conforme a norma de projeto, de acordo com o escopo de aplicao dos cdigos ASME da norma Petrobras N-1673. 2.6.1. Juntas de vedao Antes da montagem, todas as juntas de vedao sujeitas presso de teste, inclusive as provisrias, devem estar de acordo com as especificaes de material do projeto da tubulao. Exemplos: Material; Tipo de junta; Material do enchimento; Dimetros; Classe de presso; Padro dimensional de fabricao; Marca do fabricante. Sempre que forem utilizadas juntas de vedao provisrias, as ligaes flangeadas nas quais as juntas so colocadas devem ser indicadas no campo de forma facilmente identificvel. Todas as juntas devem ser instaladas limpas, sem sulcos, riscos, mossas ou quaisquer deformaes visveis. O estado da superfcie quanto corroso, amassamento, avarias mecnicas e trincas deve ser verificado em todas as juntas tipo anel (JA).

159

CORPORATIVA

Alta Competncia

2.6.2. Limpeza e lavagem de linhas Antes da limpeza da tubulao, deve ser elaborada uma Anlise Preliminar de Riscos (APR), considerando a captao do fluido, o descarte para o ambiente e o plano de contingncia para o caso de falha ou acidentes. A limpeza das tubulaes deve ser executada de acordo com procedimento de limpeza que atenda, pelo menos, s seguintes recomendaes gerais: a) A limpeza das linhas deve ser executada, de preferncia, por conjunto ou sistema de tubulaes, visando remoo de depsitos de ferrugem, pontas de eletrodos, salpicos de solda, escrias, poeiras, rebarbas e outros corpos estranhos do interior das tubulaes. b) O sistema de limpeza deve incluir todos os pontos internos da tubulao, inclusive locais onde existam drenos e suspiros.

160

c) A limpeza interna pode ser realizada com gua, ar comprimido, vapor, nitrognio, produtos qumicos (tais como soluo de detergentes, cidos inibidos e solues alcalinas), ou com leo, incluindo ou no dispositivos do tipo pig, conforme o procedimento da executante. d) Antes da limpeza, deve-se verificar se foram removidos os seguintes equipamentos e acessrios: Purgadores; Raquetes; Vlvulas de controle; Instrumentos; Discos de ruptura; Vlvulas de segurana e de alvio;

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

Vlvulas de sede resiliente; Todos os componentes que causem restries ao fluxo como, por exemplo, placas de orifcio. e) Todos os acessrios que forem removidos devem ser limpos em separado e, quando necessrio, substitudos por carretis. f) Os suspiros e drenos das tubulaes devem ser abertos. g) As vlvulas devem ficar totalmente abertas. h) As vlvulas de reteno, quando o suprimento de fluido de limpeza for a jusante das mesmas, devem ser retiradas ou travadas na posio aberta. i) As tubulaes de suco de compressores e seu sistema de lubrificao e de alimentao de vapor ou gs de turbina devem ter toda sua superfcie interna limpa por processo mecnico ou qumico at o metal branco. j) Deve ser prevista a instalao de linhas provisrias para atender ao abastecimento e drenagem do fluido para a execuo da limpeza das tubulaes. k) Antes de iniciar a limpeza deve-se verificar a compatibilidade dos materiais de revestimentos e internos de vlvulas com o processo a ser utilizado. l) As vlvulas s podem ser acionadas depois de realizada a limpeza da linha. m) Algumas vlvulas, consideradas essenciais operao, podem ser retiradas para verificao da possvel existncia de detritos depositados em suas sedes, decorrentes do arraste durante a lavagem das linhas. n) O primeiro acionamento deve ser realizado cuidadosamente, objetivando detectar a existncia de possveis detritos na sede.

161

CORPORATIVA

Alta Competncia

o) Todos os equipamentos e acessrios removidos para a limpeza das tubulaes devem ser remontados em suas posies corretas. p) Incluir preservao quando necessrio. q) O procedimento de limpeza deve mencionar os cuidados com relao ao descarte para o meio ambiente do fluido e produtos envolvidos e removidos na limpeza. r) O procedimento de limpeza deve estabelecer um critrio eficaz para se decidir pela concluso da limpeza na qualidade requerida. s) Prever a instalao de filtros provisrios. t) Prever, quando aplicvel, procedimento de secagem e inertizao.

162

2.6.3. Secagem Quando necessrio, as linhas devem ser secas, conforme o procedimento de secagem e requisito de projeto, de forma a no comprometer a qualidade dos produtos ou a integridade dos equipamentos, quando da entrada em operao. Especial ateno deve ser dada s vlvulas e suas cavidades.

2.7. Teste de estanqueidade e teste hidrosttico de linhas


Antes dos testes devem ser executadas as Anlises Preliminares de Risco (APR), detalhando as medidas necessrias de segurana, principalmente onde, em caso de falha, haja perigo para o pessoal ou para as instalaes adjacentes. O teste pneumtico aceitvel para as linhas de ar de instrumentos e de servio, porm, nos demais casos, s pode ser realizado com autorizao da Petrobras, conforme procedimento especfico previamente aprovado.

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

O teste de presso deve ser executado preferencialmente por sistemas de tubulaes, ao invs de tubulaes individuais. A quebra de continuidade, atravs da instalao de raquetes para o teste de presso, deve ser reduzida ao mnimo, mantendo interligadas as tubulaes e equipamentos passveis de se submeterem mesma presso de teste. No caso de o sistema se estender alm dos limites da construo e de nesses limites no haver flanges, ligao roscada, ligao soldada ou vlvula de bloqueio, o teste deve ser aplicado at o acessrio de bloqueio mais prximo. Alguns equipamentos, tais como vasos, trocadores de calor, separadores, filtros, bombas, turbinas ou qualquer outro equipamento instalado na linha, j testados, que no causem dificuldades ao teste do sistema de tubulaes, podem ser novamente testados simultaneamente com o sistema de tubulaes a que estiverem conectados. Ateno especial deve ser dada possibilidade desse teste vir a propagar noconformidades subcrticas nos equipamentos. A presso de teste no deve exceder em nenhum ponto a presso de teste permitida para os equipamentos e deve atender norma de projeto da tubulao especfica. Antes do teste, os seguintes equipamentos e acessrios devem ser removidos: Purgadores; Separadores de linha; Instrumentos (inclusive vlvulas de controle); Controladores pneumticos; Todos os dispositivos que causem restrio ao fluxo (tais como placa de orifcio e bocal de mistura).

163

CORPORATIVA

Alta Competncia

Os discos de ruptura e as vlvulas de segurana e alvio devem ser isolados do sistema ou removidos. Todas as partes retiradas devem ser substitudas por peas provisrias, se necessrio. importante que haja uma previso para a instalao de filtros temporrios. Em tubulaes que possuam linhas de aquecimento, estas devem ser testadas preferencialmente com vapor, a fim de se verificar a estanqueidade e a garantia de fluxo em todos os pontos do sistema e sua flexibilidade. Nos limites do sistema de teste, o fluido de teste deve ser bloqueado atravs de flange cego, raquete, tampo, chapa de bloqueio ou bujo. Os bloqueios devem ser executados nos pontos indicados pelo projeto. As raquetes devem ser selecionadas de acordo com a norma Petrobras N-120. As chapas de bloqueio so selecionadas atravs do cdigo ASME Section VIII - Division 1, conforme o detalhe utilizado. As ligaes existentes nos limites do sistema, bem como aquelas situadas na entrada de equipamentos, devem ser verificadas durante a pr-operao. As vlvulas de reteno devem ser pressurizadas no sentido da abertura. Se isso no for possvel, deve-se travar a parte mvel na posio aberta. Todas as outras vlvulas devem ser mantidas na posio totalmente aberta durante o teste. As juntas de expanso, quando se constituem no elemento mais fraco do sistema, do ponto de vista de resistncia presso de teste, devem ser isoladas ou substitudas por carretel temporrio. Quando submetidas ao teste devem ser travadas e suportadas temporariamente, para evitar excessiva distenso e abaulamento do fole. importante que seja feita uma inspeo de todo o sistema de suportes das tubulaes para se avaliar previamente o seu comportamento quando da aplicao do fluido de teste, que por ser freqentemente mais pesado que o fluido circulante, constitui a maior carga esttica que age sobre os suportes.

164

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

Tubulaes projetadas para vapor ou gs que sejam testadas com gua, em geral necessitam que se usem suportes provisrios adicionais. A verificao da necessidade ou no desse suporte adicional deve fazer parte da APR. obrigatria a instalao de no mnimo dois manmetros, sendo um no ponto de maior elevao e outro no ponto de menor elevao do sistema. Os manmetros devem ser adequados presso de teste de tal forma que a leitura da presso esteja entre 1/3 e 2/3 da escala e que as divises sejam, no mximo, de 5 % da presso do teste, com mostrador de dimetro mnimo igual a 75 mm. Alm disso, os manmetros precisam estar em perfeitas condies, testados e aferidos a cada trs meses. Em tubulaes novas, todas as junes (por exemplo: juntas soldadas, flangeadas e roscadas) devem ser deixadas expostas, sem isolamento ou revestimento, para exame durante o teste, sendo permitida a pintura conforme ASME B31.3. O mesmo critrio se aplica s juntas reparadas ou modificadas de tubulaes em servio. As tubulaes enterradas devem ficar com as ligaes expostas, exceto as ligaes enclausuradas em concreto que j tiverem sido testadas previamente de acordo com esta norma. No entanto, as tubulaes que operam enterradas devem, durante o teste, ser adequadamente suportadas. Os dispositivos de teste de presso devem ser de classe de presso igual ou superior da linha a ser testada e devem atender ao cdigo ASME B31.3. Onde no houver possibilidade de execuo de teste hidrosttico, os ensaios alternativos previstos na norma de projeto aplicvel devem ser executados.

165

ateno
Toda dispensa de teste de presso tem que ser fundamentada pelo executante e aprovada pela Petrobras.

CORPORATIVA

Alta Competncia

2.8. Exerccios
1) Classifique os materiais a seguir, usados para a fabricao de tubos, colocando M para os metlicos e NM para os no-metlicos: ( ) Ao-inoxidvel. ( ) Chumbo. ( ) Acrlico. ( ) Ferro forjado. ( ) Polister. ( ) Alumnio. ( ) Concreto-armado.

166

2) Coloque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas a seguir a respeito da fabricao de tubos. ( ) ( ) ( ) ( ) Laminao, extruso e fundio so processos industriais de fabricao de tubos sem costura. No caso da fabricao de tubos com costura a parede do tubo contnua ou apresenta partes soldadas. Fundio um tipo de processo com costura. Na fabricao por laminao, um tarugo macio do material em estado pastoso colocado em um recipiente de ao debaixo de uma poderosa prensa. Pelo processo de extruso fabricam-se alguns aos especiais no-forjveis e a maioria dos materiais nometlicos, tais como barro vidrado, concreto, cimento amianto, borrachas etc.

( )

3) Os processos de fabricao de tubos mais usados em instalaes industriais so: ( ) fundio e laminao. ( ) laminao e fabricao por solda. ( ) extruso e fundio. ( ) fundio e laminao por solda.

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

4) Assinale nas opes a seguir qual material denominado de uso geral devido ao seu baixo custo, s excelentes qualidades mecnicas e facilidade de solda: ( ) ao-carbono. ( ) ferro fundido. ( ) chumbo. ( ) ao-liga. ( ) cimento-amianto. 5) Relacione os tipos de acessrios e suas finalidades: 1. Permite mudanas ( ) Cruzetas, ts e anis de reforo. de direo em tubos. 2. Faz derivaes de tubos. ( ) Flanges, niples, luvas e virolas.

3. Permite mudanas ( ) Curvas e joelhos. de dimetro em tubos. 4. Faz ligaes de tubos entre si. 5. Fecham extremidades de tubos. ( ) Tampes, bujes e flanges cegos. ( ) Redues concntricas, excntricas e bucha.

167

6) Com relao aos cuidados a serem adotados na montagem de flanges e juntas, complete as lacunas das afirmativas a seguir: a) Os flanges devem ter suas faces protegidas contra _____________ e _____________. b) As porcas devem ficar completamente _____________ no corpo do parafuso ou estojo antes do _____________. c) Devem ser colocados _____________ na entrada de vasos, compressores, turbinas, bombas e outros equipamentos que possam ser prejudicados por detritos e que no tenham sido isolados do sistema. d) Os filtros temporrios devem ficar no sistema durante o _____________, _____________, _____________, e _____________.

CORPORATIVA

Alta Competncia

7) Com relao limpeza e lavagem de linhas, marque a opo correta: ( ) O sistema de limpeza deve incluir todos os pontos internos da tubulao, exceo dos locais onde existam drenos e suspiros. ( ) Os suspiros e drenos das tubulaes devem ser mantidos fechados. ( ) A limpeza das linhas deve ser executada de preferncia por um conjunto ou sistema de tubulaes, visando remoo de depsitos de ferrugem, pontas de eletrodos, salpicos de solda, escrias, poeiras, rebarbas e outros corpos estranhos do interior das tubulaes. ( ) As vlvulas de reteno, quando o suprimento de fluido de limpeza for a montante das mesmas, devem ser retiradas ou travadas na posio aberta. ( ) No h necessidade de previso de instalao de filtros provisrios.

168

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

2.9. Glossrio
ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas. ANSI - American National Standards Institute. Instituto Nacional Americano de Padronizao. API - American Petroleum Institute. Instituto Americano de Petrleo. APR - Anlise Preliminar de Riscos. ASME - American Society of Mechanical Engineers. Sociedade Americana de Engenheiros Mecnicos. ASTM - American Society for Testing and Materials. Sociedade Americana para Teste e Materiais. BEP - Both End Plain. Niples com ambos extremos lisos. BET - Both End Threaded. Niples com ambos extremos rosqueados. Chanfro - arestas retiradas. Cisalhamento - tenso que um corpo sofre em funo de foras que nele so aplicadas. Essas formas provocam uma deformao, em geral tendem a causar um deslizamento de partes de um corpo, geralmente partes contguas em direo paralela ao plano de contato. COPANT - Comisso Pan-Americana de Normas Tcnicas. Crevice corrosion - corroso de contato. EB - Especificaes da ABNT ex: EB-216 Pgina 118. Elastmero - polmero com propriedades fsicas parecidas com as da borracha. Extruso - processo de conformao mecnica em que um bloco forado a passar por uma matriz sob alta presso de modo a ter sua seco transversal reduzida. Flange - disco, em forma de aro, adaptado ou fundido na extremidade de um tubo e com que se faz ligao a outro tubo idntico. FRP - Fiberglass Reinforced Plastic. Tubos de plsticos reforados com fibra de vidro. JA - juntas do tipo anel. IPS - Iron Pipe Size. Bitola nominal.

169

CORPORATIVA

Alta Competncia

LET - Large End Threaded. Niples de reduo com o extremo maior rosqueado. Mandril - eixo ou fuso de mquina-ferramenta, geralmente pontudo, que inserido em um orifcio numa pea a ser trabalhada, para segur-la durante a usinao. Dispositivo que segura e gira a broca nas furadeiras e arcos de pua; porta-broca. Pea para alisar os furos grandes em certos trabalhos mecnicos. Manmetro - instrumento usado para medir a presso (tenso) ou fora elstica dos fluidos (gases, vapores e lquidos). MSS - Manufacturers Standardization Society. Sociedade de Padronizao de Manufaturados. Niples - tubo curto usado para instalar equipamentos internos na coluna. OET - One End Threaded. Niples paralelos com um extremo rosqueado e outro liso. Resiliente - refere-se elasticidade; elstico. SEP - Small End Plain. Niples de reduo com o menor dimetro liso.

170

SET - Small End Threaded. Niples de reduo com o menor dimetro rosqueado. Spools - trecho de uma linha de tubulao fabricado em oficina para ser unido no campo a outros trechos pr-fabricados. Tarugo - cavilha de madeira com que se ligam duas peas de madeira ou de outra substncia.

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

2.10. Bibliografia
OSCAR, Rodrigo e CASALOTTI, Glauco e SILVA, Fernando Almeida e TREVIZOLI, Eduardo A. Flanges. Disponvel em: <http://www.infosolda.com.br/jc_perg_ down/id63.pdf>. Acesso em: 31 out 2008. MOTA, Rui. Tubulaes, Acessrios e Vlvulas. Apostila. CEFET Centro Federal de Educao Tecnolgica. Bahia, 2006. Educao Continuada Internacional Distncia (ECID). Disponvel em: <http:// www.ecid.com.br/tubulacao/aulagratis/aulagratisinstrumentacao/aula01.htm>. Acesso em: 31 out 2008.

171

CORPORATIVA

Alta Competncia

2.11. Gabarito
1) Classifique os materiais a seguir, usados para a fabricao de tubos, colocando M para os metlicos e NM para os no-metlicos: ( M ) Ao-inoxidvel. ( M ) Chumbo. (NM) Acrlico. ( M ) Ferro forjado. (NM) Polister. ( M ) Alumnio. (NM) Concreto-armado. 2) Coloque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas a seguir a respeito da fabricao de tubos. (V)

172

Laminao, extruso e fundio so processos industriais de fabricao de tubos sem costura. No caso da fabricao de tubos com costura a parede do tubo contnua ou apresenta partes soldadas. Fundio um tipo de processo com costura. Justificativa: falsa, pois um tipo de fabricao sem costura. Na fabricao por laminao, um tarugo macio do material em estado pastoso colocado em um recipiente de ao debaixo de uma poderosa prensa. Justificativa: falsa, esta a descrio para a fabricao por extruso. Pelo processo de extruso fabricam-se alguns aos especiais no-forjveis e a maioria dos materiais no-metlicos, tais como barro vidrado, concreto, cimento amianto, borrachas etc. Justificativa: falsa, pois os aos especiais no-forjveis e a maioria dos materiais no-metlicos, tais como barro vidrado, concreto, cimento amianto, borrachas etc. alm de tubos de ferro fundido so produzidos pelo processo de fundio.

(V) (F) (F)

(F)

3) Os processos de fabricao de tubos mais usados em instalaes industriais so: ( ) fundio e laminao.

( X ) laminao e fabricao por solda. ( ( ) extruso e fundio. ) fundio e laminao por solda.

CORPORATIVA

Captulo 2. Tubulaes e acessrios de tubulao

4) Assinale nas opes a seguir qual material denominado de uso geral devido ao seu baixo custo, s excelentes qualidades mecnicas e facilidade de solda: ( X ) ao-carbono. ( ( ( ( ) ferro fundido. ) chumbo. ) ao-liga. ) cimento-amianto.

5) Relacione os tipos de acessrios e suas finalidades: 1. Permite mudanas de ( 2 ) direo em tubos. 2. Faz derivaes de tubos. (4) Cruzetas, ts e anis de reforo. Flanges, niples, luvas e virolas. Curvas e joelhos. Tampes, bujes e flanges cegos. Redues concntricas, excntricas e bucha.

3. Permite mudanas de ( 1 ) dimetro em tubos. 4. Faz ligaes de tubos ( 5 ) entre si. 5. Fecham extremidades ( 3 ) de tubos.

173

6) Com relao aos cuidados a serem adotados na montagem de flanges e juntas, complete as lacunas das afirmativas a seguir: a) Os flanges devem ter suas faces protegidas contra choques mecnicos e corroso. b) As porcas devem ficar completamente roscadas no corpo do parafuso ou estojo antes do torque final. c) Devem ser colocados filtros temporrios na entrada de vasos, compressores, turbinas, bombas e outros equipamentos que possam ser prejudicados por detritos e que no tenham sido isolados do sistema. d) Os filtros temporrios devem ficar no sistema durante o teste de presso, limpeza, pr-operao e incio de operao.

CORPORATIVA

Alta Competncia

7) Com relao limpeza e lavagem de linhas, marque a opo correta: ( ( ) ) O sistema de limpeza deve incluir todos os pontos internos da tubulao, exceo dos locais onde existam drenos e suspiros. Os suspiros e drenos das tubulaes devem ser mantidos fechados.

( X ) A limpeza das linhas deve ser executada de preferncia por um conjunto ou sistema de tubulaes, visando remoo de depsitos de ferrugem, pontas de eletrodos, salpicos de solda, escrias, poeiras, rebarbas e outros corpos estranhos do interior das tubulaes. ( ( ) ) As vlvulas de reteno, quando o suprimento de fluido de limpeza for a montante das mesmas, devem ser retiradas ou travadas na posio aberta. No h necessidade de previso de instalao de filtros provisrios.

174

CORPORATIVA

Vlvulas

Ao final desse captulo, o treinando poder:


Classificar as vlvulas de acordo com as suas funes; Identificar a importncia do teste de estanqueidade em vlvulas; Distinguir tipos de atuadores de vlvulas.

CORPORATIVA

Captulo 3

Alta Competncia

176

CORPORATIVA

Captulo 3. Vlvulas

3. Vlvulas

s vlvulas so dispositivos destinados a estabelecer, controlar e interromper o fluxo em uma tubulao. Esses acessrios so os mais importantes existentes nas tubulaes. Por isso, devem receber a mxima ateno no momento da especificao para compra. Sua localizao/instalao deve ser estudada com cuidado, de modo a permitir fcil acesso para o manuseio, manuteno etc. Recomenda-se, em qualquer instalao, que se use o menor nmero possvel de vlvulas, isto porque alm de serem equipamentos caros, possibilitam vazamentos, causando perda de carga. As vlvulas representam 8% do custo de uma instalao de processo.

177
VoC SaBIa? As vlvulas foram inventadas no sculo XV, por Leonardo da Vinci.

3.1. Classificao das vlvulas


As vlvulas podem ser classificadas da seguinte maneira: Vlvulas que controlam a presso a montante; Vlvulas que controlam a presso a jusante; Vlvulas que permitem o fluxo em um sentido nico; Vlvulas de regulagem; Vlvulas de bloqueio.

CORPORATIVA

Alta Competncia

3.2. Componentes das vlvulas


As vlvulas so compostas por: Corpo e tampa/castelo; Castelo roscado, castelo preso ao corpo por uma porca solta de unio e castelo aparafusado; Mecanismos internos e gaxetas; Hastes, sedes, obturadores, retentores e gaxetas; Extremidades das vlvulas; TRIM, rolamentos, anis

178
Flangeadas (FR e FJA), para solda de encaixe (SW), para solda de topo (BW) e roscadas (NPT). A ilustrao a seguir apresenta um exemplo de materiais de uma vlvula esfera (Velan)

2a

13b 14b

8a 15b

9a 15a

10a

11a

11b

16a

20b

21b 4a 4

4h

CORPORATIVA

Captulo 3. Vlvulas

1 2a 3 4 4a 4h 5 7 8a 9a 10a 10b 10c 11a

Corpo Tampa Esfera Sede Anel de apoio Anel de reteno Haste Protetor / Vedao da haste Flange de fixao do operador Chaveta da haste Vedao do corpo/tampa Vedao da haste Anel de vedao do protetor/ tampa Anel O-ring do corpo / tampa

11b 11c 11d 13b 14b 15a 15b 16a 16b 17a 20b 21a 21b 22b

Anel O-ring de vedao da haste Anel O-ring de vedao do protetor / tampa Anel O-ring da sede do protetor / tampa Parafuso de fixao do corpo / tampa Porca sextavada de fixao do corpo /tampa Parafuso Allen de fixao do protetor/tampa Parafuso Allen de fixao do Flange/protetor Mola da sede Mola anti-esttico Lubrificador da haste Bucha da esfera / tampa Acento da haste Acento da esfera Pino de trava do Flange operador

179

3.3. Meios de operao das vlvulas


As vlvulas podem ser operadas da seguinte forma: Operao manual; Por meio de volante, alavanca, caixa de engrenagem, parafusos sem-fim, correntes etc.; Operao motorizada; Ao pneumtica, hidrulica ou eltrica; Operao automtica; Pela ao do prprio fluido (por diferenas de presso geradas pelo escoamento), por meio de molas ou contrapesos.
CORPORATIVA

Alta Competncia

3.4. Vlvulas que controlam a presso a montante


So vlvulas ajustveis que controlam a presso dentro da tubulao a montante, ou seja, a presso acumulada na parte anterior da vlvula. Enquanto a presso for menor que a presso para a qual a vlvula est regulada, ela se mantm fechada. Caso a presso exceda o limite estabelecido, a vlvula se abre e a tubulao sofre um alvio. Quando a presso retorna ao seu nvel normal, a vlvula se fecha automaticamente. O funcionamento da vlvula se d por meio de molas, com porca de regulagem, e essas vlvulas so utilizadas como dispositivos emergenciais.

180

Vlvula de segurana (PSV) Dispositivo automtico de alvio de presso, atuado pela presso esttica a montante da vlvula e caracterizado por uma abertura rpida e total (pop). utilizada em servios de vapores e gases. Vlvula de alvio (RV) Dispositivo automtico de alvio de presso, atuado pela presso esttica que, a montante da vlvula, abre gradativamente em proporo ao aumento da presso de ajuste. utilizada em servios com lquidos. Vlvula de segurana e/ou alvio Dependendo da aplicao, um dispositivo utilizvel como PSV ou como RV.

CORPORATIVA

Captulo 3. Vlvulas

PSV Pressure Safety Valve ou vlvula de segurana de presso. RV Relief Valve ou vlvula de alvio.

3.5. Vlvulas que controlam a presso a jusante


Vlvulas automticas, basicamente utilizadas nas reas de instrumentao, destinadas a controlar a presso acumulada na parte posterior vlvula. So vlvulas redutoras e reguladoras de presso, tendo um princpio muito simples: Se a presso de jusante (aquela que vem depois da vlvula) estiver baixa, a vlvula se abre; Se estiver muito alta, ela se fecha. Para isso, essas vlvulas possuem ajuste manual e detectores de presso (manmetros) na parte posterior vlvula.

181

3.6. Vlvulas de esfera


Derivadas das vlvulas macho, possuem o macho no formato de esfera e so classificadas como vlvulas de bloqueio, sendo consideradas as substitutas das vlvulas de gaveta. Podem ser construdas com passagem plena ou reduzidas, flangeadas, de encaixe, soldadas, encaixe para solda, roscadas, em ao carbono, fundido ou forjado, ferro fundido, bronze fundido, ou lato forjado. O sistema de operao desta vlvula pode ser por meio de alavancas, parafusos sem-fim, caixas de engrenagens, por atuadores pneumticos, hidrulicos ou eltricos. Algumas vlvulas so classificadas como fire-tested, por se mostrarem prova de fogo, por conseqncia das propriedades dos materiais empregados na sua fabricao.

CORPORATIVA

Alta Competncia

3.6.1. Tipos: caracterstica de operao Esfera fixada por eixos (montagem Trunnion) Tipo de montagem interna, cuja esfera suportada por eixos. Toda vlvula Trunnion de uso geral deve ser duplo bloqueio (double block and bleed).

Trunnion

182
Esfera

Esfera flutuante Tipo de montagem interna, cuja esfera suportada pelas sedes, com bloqueio na sede a jusante por sentido no fluxo.

Flutuante Esfera Esfera

CORPORATIVA

Captulo 3. Vlvulas

3.7. Vlvulas globo


So consideradas como vlvulas de regulagem, mas tambm podem ser usadas como vlvulas de bloqueio. Possuem uma vedao muito boa, melhor do que nas vlvulas gaveta, e pode-se conseguir, principalmente em vlvulas pequenas, uma vedao absolutamente estanque, e tambm um tampo ligado haste, que quando acionada comprime o mesmo contra o orifcio de escoamento de fluido que faz a vedao da vlvula. Nas vlvulas globo, o fluido manipulado de modo que siga verticalmente atravs de um orifcio, geralmente em sentido paralelo ao sentido geral de escoamento do fluido. Essas vlvulas causam fortes perdas de carga, em qualquer posio, devido s mudanas de direo e turbilhonamento do fluido.

183

Vlvulas Globo - Detalhes da forma do Vlvulas Globo - Detalhes da forma do bloqueio do fludo passagem em "S" bloqueio do fludo ee passagem em S

Na maioria das vlvulas, a vedao metal contra metal, fazendo delas vlvulas prova de fogo fire-tested. So muito utilizadas nas linhas de by-pass.

CORPORATIVA

Alta Competncia

3.7.1. Vlvulas agulha uma variante da vlvula globo. O tampo substitudo por uma pea cnica denominada agulha, que permite um controle de preciso do fluxo. So vlvulas usadas para regulagem fina de lquidos e gases, em dimetros at 2 (linhas de instrumentao).

184

Vlvula globo de agulha com tampa roscada ao corpo e sede postia, para DN 1 e maiores

3.8. Vlvulas de reteno


As vlvulas de reteno permitem a passagem do fluxo num s sentido e tm o fechamento mais rpido. So subdivididas em duas categorias: De reteno de levantamento, que tem fechamento por meio de um tampo (obturador), semelhante ao da vlvula globo. De reteno de portinhola, que tem o fechamento feito por uma portinhola articulada que se assenta no orifcio da vlvula.

CORPORATIVA

Captulo 3. Vlvulas

Tipo portinhola simples


7 1 - Parafuso e porca da tampa 2 - Junta da tampa 3 - Tampa 4 - Corpo 5 - Brao da portinhola 6 - Eixo 7 - Bujo 8 - Elementos de fixao da portinhola 9 - Portinhola (obturador) 10 - Anel da sede 11- Contrapeso

Tipo pisto
Tampa Porca de unio

10

65

11

Obturador pisto Corpo

4 10 9

Vlvula de reteno horizontal vista em corte

Existem modelos para trabalhar na horizontal ou na vertical. H tambm a vlvula de reteno de esfera, semelhante vlvula de reteno de levantamento, sendo o tampo substitudo por uma esfera. H duas variantes das vlvulas de reteno: As vlvulas de p, que so como a vlvula de reteno de levantamento, mas feitas para funcionar na vertical; As vlvulas de reteno e fechamento, que funcionam como uma vlvula de levantamento, mas podem ser bloqueadas manualmente.
4 7
A A

185

Sentido do fluxo 1 2 5 Bocal de sada Pino Guia Tampo

3 8 9 6 Fechada Parcialmente aberta

Corte A-A
1 - Corpo 2 - Portinhola 3 - Eixo da portinhola 4 - Bujo do eixo da portinhola 5 - Pino limitador da portinhola 6 - Bujo do pino limitador 7 - Mola 8 - Arruela da portinhola 9 - Arruela do corpo

Grade de entrada Vlvula de p

Vlvula de reteno wafer portinhola dupla

CORPORATIVA

Alta Competncia

3.9. Vlvulas de borboleta


As vlvulas de borboleta so basicamente vlvulas de regulagem, mas tambm podem trabalhar como vlvulas de bloqueio. O fechamento desta vlvula se d pela rotao de uma pea circular (disco) em torno de um eixo perpendicular direo de escoamento do fluido. H dois tipos de vlvulas de borboleta: Convencionais (com flanges e corpo); Tipo wafer (que s possuem o disco e uma estrutura perifrica, para instalao entre as emendas da tubulao, porm de instalao mais trabalhosa).

186

Podem ser fabricadas com anis de sede no metlicos (PTFE, Neoprene, Buna-N etc.) com os quais se consegue uma vedao muito boa e tambm anis metlicos, com funo de vlvula fire-tested. Podem ser acionadas por meio de um punho com catraca na alavanca, com marcaes de posio aberta, fechada, e vrias posies intermedirias, por caixas de engrenagens e por atuadores pneumticos, hidrulicos e eltricos.

Vlvula tipo lug

Vlvula tipo wafer

CORPORATIVA

Captulo 3. Vlvulas

3.10. Teste de estanqueidade em vlvulas


Toda vlvula deve passar, obrigatoriamente, por um teste de presso para a verificao de possveis vazamentos, sendo essa uma exigncia comum a todas as normas construtivas de vlvulas. Na maioria dos casos, o teste feito por presso de gua (teste hidrosttico).

ateno
Em algumas situaes especiais em que no se possa permitir a presena de gua ou umidade na vlvula, o teste feito com ar comprimido ou, mais raramente, com outros fluidos. O teste realizado em duas etapas:

187
Teste de eventuais vazamentos da carcaa da vlvula para o exterior; Teste de estanqueidade do sistema interno de vedao da vlvula, efetuado com a vlvula totalmente fechada. O teste de corpo feito de forma semelhante ao teste de presso das tubulaes, aplicando-se uma presso interna igual a 1,5 vez a presso mxima de trabalho da vlvula, em temperatura ambiente, como definido pela norma dimensional ou pela classe de presso da vlvula. O teste de estanqueidade interna feito aplicando-se ao mecanismo interno da vlvula, com esta completamente fechada, uma presso igual a 1,1 vez a presso mxima de trabalho da vlvula, como definido acima. preciso que a vlvula esteja com todas as extremidades fechadas com flanges cegos ou devidamente tamponadas. Nesse teste, permite-se um pequeno gotejamento, pr-fixado pelo fabricante ou por normas, dependendo do tipo de vlvula e do dimetro nominal.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Para esse teste pode ser empregada gua, querosene, ou outro lquido cuja viscosidade no seja maior que a da gua. importante dizer que esse teste para vlvulas de dimetro nominal acima de 2. A temperatura ambiente de teste no deve ser inferior a 15 C.

3.11. Atuadores
Possuem a funo de aplicar ou fazer atuar energia mecnica sobre a vlvula, levando-a a realizar um determinado trabalho. Os atuadores que utilizam fluido sob presso podem ser classificados segundo dois critrios diferentes: a) Quanto ao tipo de fluido:

188

Pneumticos: quando utilizam ar comprimido; Hidrulicos: quando utilizam leo sob presso. b) Quanto ao movimento que realizam: Lineares: quando o movimento realizado linear (ou de translao); Rotativos: quando o movimento realizado giratrio (ou de rotao); J os atuadores rotativos podem ser classificados em: Angulares: quando giram apenas em um ngulo limitado, que pode, em alguns casos, ser maior que 360. Contnuos: quando tm possibilidade de realizar um nmero indeterminado de rotaes. Nesse caso, seriam semelhantes roda dgua e ao catavento mencionados anteriormente. So os motores pneumticos ou hidrulicos.

CORPORATIVA

Captulo 3. Vlvulas

3.11.1. Atuadores lineares Os atuadores lineares so conhecidos como cilindros ou pistes. Um exemplo de pisto uma seringa de injeo, daquelas comuns, venda nas farmcias. S que ela funciona de maneira inversa dos atuadores lineares. Numa seringa, voc aplica uma fora mecnica na haste do mbolo. O mbolo, por sua vez, desloca-se segundo um movimento linear (de translao), guiado pelas paredes do tubo da seringa, e faz com que o fluido (no caso, o medicamento) saia sob presso pela agulha, ou seja, est ocorrendo uma transformao de energia mecnica em energia de presso do fluido. Agora vamos inverter o funcionamento da seringa. Se injetarmos um fluido (gua, por exemplo) pelo ponto onde a agulha acoplada ao corpo da seringa, o mbolo ir se deslocar segundo um movimento linear. Estaremos, ento, transformando energia de presso do fluido em energia mecnica. Cilindros hidrulicos e pneumticos tm construo muito mais complexa do que simples seringas de injeo, pois as presses dos fluidos e os esforos mecnicos so muito maiores. Como esses cilindros realizam operaes repetitivas, deslocando-se ora num sentido ora em outro, devem ser projetados e construdos de forma cuidadosa, para minimizar o desgaste de componentes e evitar vazamento de fluidos, aumentando, assim, sua vida til. Os cilindros so compostos normalmente de um tubo cuja superfcie interna polida, um pisto (ou mbolo) fixado a uma haste e duas tampas montadas nas extremidades do tubo. Em cada uma das tampas h um orifcio por onde o fluido sob presso entra no cilindro e faz com que o pisto seja empurrado para um lado ou para outro dentro do tubo. Entre as vrias peas (fixas ou mveis) que compem o conjunto, existem vedaes de borracha ou outro material sinttico para evitar vazamentos de fluido e entrada de impurezas e sujeira no cilindro. Essas vedaes recebem nomes diferentes de acordo com seu formato, localizao e funo no conjunto. Assim, temos retentores, anis raspadores e anis O, entre outros.

189

CORPORATIVA

Alta Competncia

Em alguns casos, utilizam-se amortecedores de fim de curso. Durante o movimento do mbolo, antes que o pisto atinja a tampa, um mbolo menor penetra num orifcio e reduz a passagem que o fluido atravessa. A velocidade do pisto diminui e, conseqentemente, o choque entre o pisto e a tampa do cilindro menos violento. Os cilindros pneumticos e hidrulicos encontram grande campo de aplicao em mquinas industriais, automticas ou no, e outros tipos de equipamentos. Cilindro de dupla ao

190

Simbologia

Cilindros

3.11.2. Atuadores rotativos Os atuadores rotativos, conforme classificao anterior, podem ser angulares ou contnuos. Os atuadores rotativos angulares so mais conhecidos como cilindros rotativos.

ateno
Nos atuadores lineares, o movimento do pisto de translao. Muitas vezes, no entanto, o movimento a ser feito pela mquina acionada requer do atuador um movimento de rotao.

CORPORATIVA

Captulo 3. Vlvulas

Esses atuadores podem ser de dois tipos: Cremalheira; Aleta rotativa. O primeiro tipo constitui-se da unio de um cilindro pneumtico com um sistema mecnico. Na haste do pisto de um atuador linear usinada uma cremalheira. A cremalheira aciona uma engrenagem, fazendo girar o eixo acoplado a ela. No cilindro de aleta rotativa, apresentado na figura a seguir, uma p ou aleta pode girar de um determinado ngulo ao redor do centro da cmara do cilindro. A aleta, impulsionada pelo fluido sob presso, faz girar o eixo preso a ela num ngulo que raramente ultrapassa 300. Exemplo de aplicao: vlvula borboleta.
Atuador dupla ao (cremalheira)
Cremalheira Cremalheira

191

Cremalheira

Cremalheira

Off P

On

Os atuadores rotativos contnuos so mais conhecidos como motores pneumticos ou hidrulicos, conforme o fluido que os acione seja ar comprimido ou leo.

CORPORATIVA

Alta Competncia

Conexo de ar comprimido

Palhetas com molas, sem lubrificao Standard

Eixo chavetado Corpo de ao fundido

Engrenagem sem fio Engrenagem planetria Engrenagem dentada

192

Motor bsico

Um motor hidrulico ou pneumtico consta de um rotor ao qual fixado um eixo. Ao longo da periferia do rotor existem ranhuras radiais, onde deslizam pequenas placas de metal denominadas palhetas. As palhetas so mantidas em contato com a parte interna do corpo do motor por meio de molas denominadas balancins ou pela ao da fora centrfuga que age sobre elas quando o rotor gira. Na carcaa do motor existem dois orifcios, respectivamente para entrada e sada do fluido sob presso. Ao entrar na cmara em que se encontra o rotor, o fluido sob presso empurra as palhetas do rotor. O rotor gira e, conseqentemente, o eixo preso a ele tambm. Esse movimento de rotao ento utilizado para acionar outra mquina.

CORPORATIVA

Captulo 3. Vlvulas

1 5

1 - Cilindro do motor 2 - Rotor 3 - Palhetas 4 - Molas 5 - Tampas

3 Entrada esquerda

4 Entrada direita

Sada do ar remanescente 1 2

4 3

Para os atuadores funcionarem necessrio que o fluido (leo ou ar comprimido) chegue at eles. Ainda no explicamos como isso ocorre, porm no difcil imaginar uma tubulao de ao, borracha ou outro material ligando o compressor ou a bomba hidrulica ao atuador. Se o ar ou o leo contiverem impurezas que possam danificar os atuadores, ser preciso acrescentar um filtro no caminho. Se o ar contm muito vapor dgua, ento acrescentado tubulao o que denominamos purgador, para separar a gua do ar. 3.12. Vlvulas acionadas eletricamente As mquinas automticas que utilizam energia hidrulica ou pneumtica no precisam necessariamente de eletricidade para acionar suas vlvulas. Pode-se usar um conjunto de vlvulas manuais, acionadas pelo prprio fluido sob presso, para que a mquina execute seus movimentos e realize seu trabalho.

193

CORPORATIVA

Alta Competncia

Desenergizada

Suprimento de ar Corpo Vazo

Sinal do controlador

194

No entanto, utilizando-se vlvulas acionadas eletricamente, os circuitos hidrulicos e pneumticos tendem a ficar mais simples. Alm disso, com o emprego crescente de computadores para controlar mquinas, o uso de vlvulas acionadas eletricamente tornou-se quase obrigatrio, uma vez que as ordens enviadas pelo computador mquina so sinais eltricos. As vlvulas acionadas eletricamente so normalmente chamadas solenides. Solenide um fio eltrico enrolado num carretel. uma bobina. Quando ligamos os terminais deste fio rede eltrica, digamos 110 volts, acontecem alguns fenmenos fsicos chamados eletromagnticos. Devido a esses fenmenos, a pea denominada ncleo da bobina, localizada na parte interna do carretel, sofre a ao de uma fora magntica e se desloca dentro do carretel.
Solenides

Carretel

Vlvula solenide

CORPORATIVA

Captulo 3. Vlvulas

Carretel uma pea cilndrica com vrias ranhuras radiais. Quando se aciona a vlvula, o carretel desloca-se em movimento linear, abrindo algumas passagens para o fluido e fechando outras. Assim, dependendo da posio do carretel no interior da vlvula, o fluido percorre um caminho ou outro. O carretel apresenta movimento nos dois sentidos: para a direita ou para a esquerda.
1. Quando o solenide energizado...

2. ...o campo magntico gerado pela bobina atrai o mbolo da vlvula para cima

3. ...abrindo a passagem do ar comprimindo de P para A. P A

195

1. Com o solenide desligado...

2. ...a mola mantm o mbolo apoiado em seu assento inferior.

3. O fluxo do ar comprimido de P para A permanece fechado pela junta de vedao montada na base do mbolo.

Alm do acionamento eletromagntico utilizado nas vlvulas solenides, os acionamentos que comandam os movimentos do carretel podem ser: Manual: por meio de botes, alavancas ou pedais; Mecnico: por meio de batentes, roletes e molas; Pneumtico ou hidrulico: por meio do prprio fluido.

CORPORATIVA

Alta Competncia

3.13. Exerccios
1) Classifique as vlvulas a seguir, numerando-as de acordo com as suas funes, a seguir listadas: ( 1 ) Vlvulas de regulagem, mas ( podem atuar como vlvulas de bloqueio. ( 2 ) Controlam a presso a montan- ( te, para segurana e/ou alvio. ( 3 ) Controlam a presso a montante. ( ( 4 ) Vlvula de regulagem, uma ( variante da vlvula globo. ) Vlvula de borboleta.

) PSV. ) Vlvulas automticas. ) RV. ) Vlvula agulha. ) Vlvula globo.

196

( 5 ) Controlam a presso na parte ( posterior vlvula (a jusante). (

2) Com relao ao teste de estanqueidade em vlvulas, responda: a) Qual o seu principal objetivo? ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _ b) Como feito o teste? Explique. ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _

CORPORATIVA

Captulo 3. Vlvulas

3) Complete as lacunas com os tipos de atuadores: a) Nos atuadores _______________ o movimento do pisto de translao. b) A funo dos atuadores ___________________ sobre a vlvula, levando-a a realizar um determinado trabalho. c) Os _______________ so conhecidos como cilindros ou pistes. d) Os atuadores que utilizam ar comprimido como fluido sob presso so classificados como do tipo _______________. e) Os atuadores que utilizam leo sob presso como fluido so classificados como do tipo _______________.

197

CORPORATIVA

Alta Competncia

3.14. Glossrio
Aleta - aleta ou nervura; um artifcio usado para aumentar a rea de troca e, portanto, melhorar o desempenho do conjunto sem grande variao no espao fsico ocupado. BW - solda de topo. By-pass - desvio, contorno. Flange - disco, em forma de aro, adaptado ou fundido na extremidade de um tubo e com que se faz ligao a outro tubo idntico. FR / FJA - Flangeada. Gaxeta - elemento de vedao usualmente utilizados em bombas. Manmetro - instrumento usado para medir a presso (tenso) ou fora elstica dos fluidos (gases, vapores e lquidos).

198

NPT - roscadas. PSV - Pressure Safety Valve ou vlvula de segurana de presso. PTFE - Politetra Fluoretileno (Teflon). RV - Relief Valve ou vlvula de alvio. SW - solda de encaixe. TRIM - superfcie de vedao e haste.

CORPORATIVA

Captulo 3. Vlvulas

3.15. Bibliografia
MSPC Informaes Tcnicas. Disponvel em: <http://www.mspc.eng.br/ciemat/ aco150.shtml>. Acesso em: 29 set 2008. Infosolda. Disponvel em: <http://www.infosolda.com.br/jc_perg_down/id8.pdf?> Acesso em: 29 set 2008. Companhia Siderrgica de Tubaro. ASME VIII e IX. Apostila. Disponvel em: <http:// www.hitork.com.br/AP-RM-PG44.asp>. Acesso em: 16 out 2008.

199

CORPORATIVA

Alta Competncia

3.16. Gabarito
1) Classifique as vlvulas a seguir, numerando-as de acordo com as suas funes, a seguir listadas: ( 1 ) Vlvulas de regulagem, mas podem atuar ( 1 ) como vlvulas de bloqueio. ( 2 ) Controlam a presso a montante, para ( 2 ) segurana e/ou alvio. ( 3 ) Controlam a presso a montante. (5) Vlvula de borboleta. PSV. Vlvulas automticas. RV. Vlvula agulha. Vlvula globo.

( 4 ) Vlvula de regulagem, uma variante da ( 3 ) vlvula globo. ( 5 ) Controlam a presso na parte posterior ( 4 ) vlvula (a jusante). (1)

2) Com relao ao teste de estanqueidade em vlvulas, responda:

200

a) Qual o seu principal objetivo? Verificar possveis vazamentos. b) Como feito o teste? Explique. O teste realizado em duas etapas, por presso de gua (teste hidrosttico). A primeira etapa verifica o vazamento da carcaa da vlvula para o exterior. A segunda fase verifica o sistema interno de vedao da vlvula, efetuado com a vlvula totalmente fechada. 3) Complete as lacunas com os tipos de atuadores: a) Nos atuadores lineares o movimento do pisto de translao. b) A funo dos atuadores aplicar ou fazer atuar energia mecnica sobre a vlvula, levando-a a realizar um determinado trabalho. c) Os atuadores lineares so conhecidos como cilindros ou pistes. d) Os atuadores que utilizam ar comprimido como fluido sob presso so classificados como do tipo pneumticos. e) Os atuadores que utilizam leo sob presso como fluido so classificados como do tipo hidrulicos.

CORPORATIVA

Anotaes

Anotaes

201

Anotaes

202

Anotaes

Anotaes

203

Anotaes

204

Anotaes

Anotaes

205

Anotaes

206

Anotaes

Anotaes

207

Anotaes

208

Anotaes

Anotaes

209

Anotaes

210

Vous aimerez peut-être aussi