Vous êtes sur la page 1sur 58

DIREITO EMPRESARIAL II Prof. Markson W. Andrade (Advogado Esp. Direito Penal e Direito Empresarial).

). Teoria Geral do Direito Societrio Sociedade Sociedade ser sempre a unio de duas ou mais pessoas com o mesmo objetivo, ou seja, explorar uma atividade e partilhar entre si resultado dessa explorao. (Vander Brusso da Silva) A formao da sociedade decorre do affectio societatis, ou seja, da vontade dos scios em constituir uma sociedade. o Diz o artigo 981 do Cdigo Civil Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou servios, para o exerccio de atividade econmica e a partilha, entre si, dos resultados. o Pargrafo nico A atividade pode restringir-se realizao de um ou mais negcios determinados. Associao Nos termos do artigo 53 do Cdigo Civil: "Art. 53 - Constituem-se as associaes pela unio de pessoas que se organizem para fins no econmicos. Pargrafo nico No h, entre os associados, direitos e obrigaes recprocos" Pode-se definir, portanto, associao como a entidade de direito privado, dotada de personalidade jurdica e constituda por um grupo de pessoas que objetivam um determinado fim no lucrativo, tais como, morais, literrios, artsticos, em suma, finalidades no econmicas ou ideais. As associaes so regidas por um contrato ou estatuto social, com ou sem capital.

Fundaes A fundao pode ser definida como uma universalidade de bens, dotada de personalidade jurdica, que por vontade de seu instituidor, pessoa fsica ou jurdica, lhe atribuda uma finalidade social. A fundao constituda em proveito dos seus destinatrios, em um estabelecimento permanente, ou em uma receita ou renda vitalcia, ou em uma perpetuidade de qualquer outro modo garantida. Regulada pelo CC , artigos 62 a 69 e 2.031 a 2.034.

Associao x Sociedade As associaes diferem das sociedade uma vez que esta ltima tem uma finalidade econmica, alm de ser formada por um grupo reduzido de pessoas. De acordo com a definio do artigo 981 do Cdigo Civil: "celebram contrato de sociedade as pessoas que, reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou servios, para o exerccio de atividade econmica e a partilha, entre si, dos resultados."

Fundao, Associao e Sociedade Assim, diferentemente das associaes e sociedades, as fundaes obedecem a critrios mais rigorosos para sua constituio, funcionamento e extino.

Distino com Associaes e Fundaes As principais diferenas entre as associaes e as fundaes podem ser resumidas conforme demonstra o quadro a seguir: Associaes Fundaes Fins prprios (scios) Fins alheios (do instituidor) Fins alterveis Fins imutveis Patrimnio: Patrimnio: Scios vo formando; Fornecido pelo instituidor; S instrumento. Essencial. Deliberaes livres. Deliberaes delimitadas pelo instituidor e fiscalizadas pelo Ministrio Publico. rgos dominantes. rgos servientes. Sociedades empresrias e no empresrias O Novo Cdigo Civil eliminou o conceito de atos de comrcio. Assim, a distino entre sociedades comerciais e sociedades cveis, existente antes da promulgao do Novo Cdigo Civil, tambm deixou de existir. Afastou-se, pois, a teoria dos atos de comrcio para fixar-se na denominada teoria da empresa (Livro II, arts. 966 a 1195, CC). Nessa sistemtica passa a disciplinar a atividade empresaria, consubstanciada na produo, circulao de bens ou servios. A atual legislao no definiu o que sociedade empresria, mas sim o sujeito ativo que desenvolve a atividade, o empresrio, conforme abaixo: Art. 966 CC. Considera-se empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens e servios. Todavia, quando a empresa for exercida por uma pessoa jurdica, estaremos diante de uma sociedade empresria.

As sociedades empresrias so: As que tem por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio, sujeitas a registro; So sociedades regulares ou de direito; Possuem personalidade jurdica. sendo essa sociedades - empresrias ou simples. As sociedades no empresrias so: As sociedade no levada a registro (independe saber se tinha contrato e no foi registrado ou se nada tinha), So as - sociedades em comum, denominadas no Personificadas.

Artigo 982 Cdigo Civil Art. 982. Salvo as excees expressas, considera-se empresria a sociedade que tem por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio sujeito a registro (art. 967); e, simples, as demais. Pargrafo nico. Independentemente de seu objeto, considera-se empresria a sociedade por aes; e, simples, a cooperativa.

Sociedades Empresrias, Simples e Em Comum As sociedades empresrias, so as que tm por objeto o exerccio de atividades prprias de empresrio, e sujeitas a registro (art. 982 CC); Sociedade simples aquela que no estrutura os meios de produo de forma empresarial, constituindo-se em sucednea das sociedades civil; Sociedades em comum, so as sociedades no personalizadas, equivalente s sociedades irregulares ou de fato.

Tipos de Sociedades Segundo as regras do art. 983 CC que diz que: a sociedade empresria deve constituir-se segundo um dos tipos regulados nos art. 1039 a 1042, a sociedade simples pode constituir-se de conformidade com um desses tipos, e, no o fazendo, subordina-se s normas que lhe so prprias os tipos previsto no cdigo so: o sociedade em nome coletivo, (arts. 1039 a 1044); o sociedade em comandita simples, (arts. 1045 a 1051); o Sociedade limitada, (arts. 1052 a 1087); o Sociedade annima, (arts. 1088 a 1089, c/c a Lei n 6.404/76); o sociedade em comandita por aes , (arts. 1090 a 1092). Registro faz o registro na junta comercial das sociedades empresrias.

Sociedades empresrias Simples

Sociedade simples - quando a sociedade explorar um objeto que tenha atividade intelectual (cientfica, artstica) ou comercial (porm sem organizao empresarial), e quando essa atividade no empresarial, ser ela sociedade simples; Registro das sociedades simples sero feitos no registro civil de pessoa jurdica, que no cartrio. OBS.: a sociedade empresria registra-se na junta comercial e a sociedade simples no cartrio, h duas excees: a sociedade de advogados o registro na OAB; o registro de uma cooperativa, apesar de ser obrigatoriamente um sociedade simples, o seu registro precisa ser na junta comercial. ( no entendemos assim, mas o que acontece);

Classificao das sociedades empresrias H trs classificaes importantes para as sociedades empresrias: 1 - Quanto a responsabilidade dos scios; 2 Quanto ao regime de constituio e dissoluo; 3 Quanto a composio;

1 - Quanto a responsabilidade dos scios A responsabilidade dos scios pelas obrigaes da sociedade empresria sempre subsidiria. A vista do disposto no art. 1.024 do CC e art. 596 do CPC, que asseguram aos scios o direito de exigirem o prvio exaurimento do patrimnio social, a subsidiariedade a regra na responsabilizao deles por obrigaes da sociedade. Quando a lei qualifica de "solidria" a responsabilidade de scios ela se refere s relaes entre eles; quer dizer, se um scio descumpre sua obrigao, esta pode ser exigida dos demais, se solidrios. Art. 1.024. Os bens particulares dos scios no podem ser executados por dvidas da sociedade, seno depois de executados os bens sociais. segundo o critrio que considera a responsabilidade dos scios pelas obrigaes sociais, dividem-se em: a) Sociedade ilimitada em que todos os scios respondem ilimitadamente pelas obrigaes sociais. Ex. sociedade em nome coletivo (N/C). b) Sociedade mista em que uma parte dos scios tem responsabilidade ilimitada e outra parte tem responsabilidade limitada. So desta categoria as seguintes sociedades: em comandita simples (C/S), cujo scio comanditado responde ilimitadamente pelas obrigaes sociais, enquanto o scio comanditrio responde limitadamente; e a sociedade em comandita por aes (C/A), em que os scios diretores

tm responsabilidade ilimitada pelas obrigaes sociais e os demais acionistas respondem limitadamente. c) Sociedade limitada em que todos os scios respondem de forma limitada pelas obrigaes sociais. So desta categoria a sociedade limitada(Ltda.) e a annima (S/A). A limitao ou ilimitao de responsabilidade dos scios diz respeito sua responsabilidade pessoal por dvidas da sociedade, ou seja, possibilidade de os credores da sociedade executarem o patrimnio pessoal dos scios para satisfao de obrigaes sociais. A responsabilidade dos scios que ser limitada ou ilimitada. A responsabilidade da sociedade, por sua vez ser sempre ilimitada.

2 Quanto ao regime de constituio e dissoluo a) So Contratuais cujo ato constitutivo e regulamentar o contrato social. ex. a sociedade limitada, que so constitudas por um contrato social e dissolvidas segundo as regras prevista no Cdigo Civil, b) Institucionais - cujo ato regulamentar o estatuto social. Podem ser dissolvidas por vontade da maioria societria e h causas dissolutrias que lhes so exclusivas como a interveno e liquidao extrajudicial. por ex. a sociedade annima, dissolvidas segundo as regras previstas na Lei n 6.404/76. 3 Quanto a composio Quanto a composio ou condies de alienao da participao societria as sociedades podem ser de pessoas (sociedade intuitu personae) ou de capital (sociedades intuitu pecuniae). Obs.: nas sociedades em que a figura do scio muito importante, chamada, por isso, de sociedade de pessoas, a entrada de estranhos ao quadro social depende de consentimento dos demais scios. por outro lado nas chamadas sociedades de capital, em que to somente o importante o capital investido pelo scio, a entrada de pessoas estranhas ao quadro social independe de consentimento dos demais scios.

Sociedades de pessoas e Sociedades de capital Sociedades de pessoas em que os scios tm direito de vetar o ingresso de estranho no quadro associativo. Sociedades de capital em relao s quais vige o princpio da livre circulabilidade da participao societria (Fabio Ulhoa).

Sociedades no empresarias no Personificadas

Sociedade no personificada no tem pessoa jurdica constituda; So as Sociedade em comum art. 986 996 do CC. O art. 985 do CC diz que adquire-se a personalidade jurdica com o registro. Os contratos das sociedades em comum no so levados a registro, antes eram chamadas de sociedade irregular. chamada de sociedade em comum a sociedade que no foi levada a registro. Conceito - a sociedade no levada a registro (independe saber se tinha contrato e no foi registrado ou se nada tinha);

Da sociedade no personificada Posicionamento doutrinrio para designar as sociedades no personificada, com exceo da conta de participao. o Sociedade de fato aquela sociedade sem contrato escrito; o Sociedade em comum sociedade em formao, aquela que tem contrato escrito, mas que ainda no foi devidamente registrado no rgo competente; o Sociedade irregular - aquela com contrato escrito e registrado, mas que apresenta irregularidade superveniente ao registro. Obs. Nada impede, todavia que se apliquem as normas da sociedade em comum (art.s 986 a 990 do CC) s sociedades de fato e irregulares, por analogia. Responsabilidade dos scios na sociedade em comum regra geral do direito societrio que os scios respondem subsidiariamente pelas obrigaes sociais, em virtude da autonomia patrimonial das pessoas jurdicas, principio consagrado pelo cdigo em seu art. 1.024, segundo o qual: Art. 1.024. Os bens particulares dos scios no podem ser executados por dvidas da sociedade, seno depois de executados os bens sociais. Ocorre todavia que para a aplicao do disposto no artigo em ref. necessrio que se reconhea a existncia de uma pessoa jurdica devidamente constituda. - O que fazer? A resposta est no art. 988 CC Art. 988. Os bens e dvidas sociais constituem patrimnio especial, do qual os scios so titulares em comum. Assim , de fato pode-se dizer que o patrimnio social da sociedade em comum pelo disposto no art. 988, CC, formado por todos os bens que esto diretamente afetados ao exerccios da atividade constitutivo do objeto social. contra esses bens que os credores sociais devem se voltar. Os bens no afetados ao exerccio da empresa so bens

pessoais, portanto s pedem ser executados depois de exaurido o patrimnio social a que se refere o artigo 988, CC, Personalidade Jurdica A personalidade jurdica o reconhecimento da sociedade como sujeito de direitos, ou seja, como ente autnomo dotado de personalidade distinta da pessoa dos seus scios e com patrimnio tambm autnomo, que no se confunde com o patrimnio dos scios. Assim podemos destacar que a prpria sociedade, como pessoa jurdica, que exerce a atividade empresarial. (Andre Luiz Sana Cruz Ramos. Curso de Direito Empresarial. Pag. 321/322).

Caractersticas da personalidade jurdica 1 a capacidade de determinar-se e agir para defesa e consecuo de sues fins, por meio dos indivduos que figuram como seus rgos; 2 o patrimnio autnomo, isto , no pertence a nenhum dos indivduos que a compe; 3 as obrigaes ativas e passivas a seu cargo exclusivo; 4 a representao em juzo;

Inicio da Personalidade Jurdica A personalidade jurdica tem incio com registro dos atos constitutivos no rgo de registro competente, a depender do caso na Junta Comercial ou no Cartrio; A existncia legal as pessoas jurdicas de direito privado, pelo disposto no artigo 45, CC Comea a existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado com a inscrio do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessrio, de autorizao ou aprovao do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alteraes por que passar o ato constitutivo.

Trmino da Personalidade Jurdica O procedimento do trmino da personalidade jurdica tem trs fases: a) Primeira - Dissoluo - o ato pelo qual se manifesta a vontade ou se constata a obrigao de encerrar a existncia de uma firma individual ou sociedade. b) Segunda - Liquidao - arrecadao dos bens da sociedade e venda desses bens, com posterior pagamento aos credores da sociedade.

c) Terceira - Partilha - se sobrar algum patrimnio, esse ser partilhado entre os scios de acordo com a proporo de participao de cada um na sociedade. Material disponvel pasta empresarial II Receita Federal

Ato constitutivo da Sociedade Conforme prescreve o artigo 997, CC, o ato constitutivo da sociedade (contrato social) deve conter, necessariamente: Art. 997. A sociedade constitui-se mediante contrato escrito, particular ou pblico, que, alm de clusulas estipuladas pelas partes, mencionar: I - nome, nacionalidade, estado civil, profisso e residncia dos scios, se pessoas naturais, e a firma ou a denominao, nacionalidade e sede dos scios, se jurdicas; II - denominao, objeto, sede e prazo da sociedade; III - capital da sociedade, expresso em moeda corrente, podendo compreender qualquer espcie de bens, suscetveis de avaliao pecuniria; IV - a quota de cada scio no capital social, e o modo de realiz-la; V - as prestaes a que se obriga o scio, cuja contribuio consista em servios; VI - as pessoas naturais incumbidas da administrao da sociedade, e seus poderes e atribuies; VII - a participao de cada scio nos lucros e nas perdas; VIII - se os scios respondem, ou no, subsidiariamente, pelas obrigaes sociais. Pargrafo nico. ineficaz em relao a terceiros qualquer pacto separado, contrrio ao disposto no instrumento do contrato.

Requisitos essenciais s sociedades empresrias A sociedade seja empresria ou simples, se constitui por um contrato firmado por duas ou mais pessoas fsicas ou jurdica, que conjugam bens ou servios para o exerccio da atividade econmica, com finalidade lucrativa. Pela personalidade jurdica conferida s sociedades empresrias, essas devem possui, necessariamente: o Nome; o Nacionalidade; o Domicilio; o Patrimnio Requisitos obrigatrios para sua devida qualificao. Nome

Ao projetar no mundo dos negcios, a sociedade empresria tem necessidade de um nome. Visto sua projeo no plano das relaes com terceiros. Pode ser: Firma ou Denominao Firma para as chamadas sociedades de pessoas, aquelas que se fundam no relacionamento pessoal entre o scios, a affectio societatis. Forma-se pelo nome abreviado ou por extenso dos scios solidrios. Denominao ou companhia, reserva-se s sociedades por aes, podendo estas designar um nome fantasia: Casa Anglo-Brasileira S.A Nacionalidade Diversos so os critrios para a determinao da nacionalidade das sociedades empresrias. Assim Estabelece-se a nacionalidade da pelo domicilio ou sede; podendo se fixar ainda no critrio do local onde constituda; ou ainda no local onde se constituiu o capital social; ou onde se encontra o objeto principal de suas operaes. Adota o Brasil, adota a primeira e a segunda posio, considerando nacionais as sociedades constitudas no Pas e que nele tenham sede.

Domicilio O Cdigo Civil, em seu artigo 75, IV, fixa o domiclio das pessoas jurdicas de direito privado no lugar onde funcionam as respectivas diretorias e administraes, salvo a eleio de domicilio especial em seus estatuto ou ato constitutivo. Em se tratando de sociedade sediada no estrangeiro haver-se- por domiclio, no tocante s obrigaes contradas por cada uma de suas agncias, o lugar do estabelecimento, sito no Brasil, a que ela corresponder (art. 75, 2, CC).

Artigo 75, Cdigo Civil Art. 75. Quanto s pessoas jurdicas, o domiclio : I - da Unio, o Distrito Federal; II - dos Estados e Territrios, as respectivas capitais; III - do Municpio, o lugar onde funcione a administrao municipal; IV - das demais pessoas jurdicas, o lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administraes, ou onde elegerem domiclio especial no seu estatuto ou atos constitutivos. 1o Tendo a pessoa jurdica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles ser considerado domiclio para os atos nele praticados. 2o Se a administrao, ou diretoria, tiver a sede no estrangeiro, haverse- por domiclio da pessoa jurdica, no tocante s obrigaes

contradas por cada uma das suas agncias, estabelecimento, sito no Brasil, a que ela corresponder. Patrimnio

lugar

do

Como decorrncia da prpria personalidade, as sociedades empresrias devem possuir, necessariamente, um patrimnio. o complexo de bens suscetveis de avaliao pecuniria, no se confunde com o capital social, que a parcela inicial investida quando da constituio da sociedade. O patrimnio da sociedade inteiramente autnomo do patrimnio de sues respectivos scios, e a estes no pertence. Somente o quinho de lucros, se houver, e partilha em caso de liquidao social.

Outros requisitos/pressupostos So tambm pressupostos indispensveis sociedades: A existncia, no mnimo, de duas pessoas; Objeto lcito; Contrato Social; Capital Social. constituio das

A existncia, no mnimo, de duas pessoas A sociedade a conjuno de esforos de duas ou mais pessoas. O nmero pode ser limitado ou ilimitado, ms nunca inferior a dois. No se concebe a existncia de pessoa jurdica com um s membro. (Washington de Barros Monteiro)

E as empresa individuais?

Ressalta-se que a equiparao das empresas individuais s pessoas jurdicas, para fins tributrios, no tem, obviamente, o condo de transform-las em entes coletivos. Devem as pessoas que se proponha a constituir sociedade ser Capazes, como estatui o art. 972 do CC Podem exercer a atividade de empresrio os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e no forem legalmente impedidos.

Quanto ao menor, pode integrar a sociedade? Embora a determinao legar dizer Atividade de empresrio podem exerc-la os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e no

forem impedidos pelo que dispe o artigo 974, CC, o menor poder integrar o corpo associativo, assistido por seu representante legal. o Art. 974. Poder o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herana. Objeto lcito A sociedade empresria ter, necessariamente, um fim econmico, lucrativo e, por isso mesmo, determinado. Tal fim, contudo dever ser, por imperativo legal, lcito. no podem, diz Washington de Barros, adquirir personalidade jurdica entidade de fins imprecisos, fsica ou legalmente impossveis, imorais ou contrrias ordem pblica e aos bons costumes. Art. 5 XVII, CF (Dos Direitos e Garantias Individuais) plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada a de carter paramilitar. Contato Social O contrato social o ato jurdico em virtude do qual duas ou mais pessoas se obrigam a dar, fazer ou no fazer alguma coisa, ou, como j o definia Ulpiano - o mtuo consenso de duas ou mais pessoas sobre o mesmo objeto. Dispe o artigo 981, CC em se tratado de sociedade:Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou servios, para o exerccio de atividade econmica e a partilha, entre si, dos resultados. Pargrafo nico. A atividade pode restringir-se realizao de um ou mais negcios determinados. Contrato Social por escritura pblica ou instrumento particular O contrato social, por escritura pblica, ou por instrumento particular, deve conter necessariamente: a) A espcie da sociedade; b) A qualificao completa dos scios; c) O nome (ou firma ou denominao) da sociedade; d) O nome do scio administrador, ou dos scios administradores, com direito ao uso da firma (no discriminando o contrato, presume-se que todos os scios, excetuados aqueles que, pela caracterstica da sociedade, no podem gerir, esto aptos a exercer a administrao); e) O capital social; - estabelecer a diviso de quotas de cada scio, bem como sua integralizao, e ainda se em moeda corrente do Pas; f) Fixar o prazo de durao do sociedade, que tanto poder ser determinado quanto indeterminado;

g) Especificar a participao de cada scio nos lucros e nas perdas, podendo-se estabelecer, inclusive, a formao de um fundo especial de reservas; h) Fixar ainda a sede social ou domiclio da sociedade; - podendo manter sucursais ou filiais em outras regies; i) O objeto da sociedade; Observado o dispositivo legal do artigo 104 e 997, do Cdigo Civil. o Art. 104. A validade do negcio jurdico requer: o I - agente capaz; o II - objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel; o III - forma prescrita ou no defesa em lei. Contrato Social de Sociedade de Advogados 1 Qualificao dos Scios 2 Da Razo Social e Sede 3 Dos Objetivos Sociais 4 Do Capital Social 5 Da Responsabilidade dos Scios 6 Da Administrao Social 7 Do Exerccio Social, Balano e Resultados Sociais 8 Da Durao da Sociedade e Eventos de Dissoluo 9 Da Cesso e Transferncia de Cotas 10 Das Disposies Gerais Capital Social um fundo autnomo disposio dos seus rgos administrativos para a realizao dos fins previstos no ato institucional. O capital representa a totalidade, expressa em dinheiro, dos contingentes realizados ou prometidos pelos scios. Cada scio, na medida das quotas que possua, contribui com bens ou dinheiro, constituindo, assim o capital social, que , portanto, a soma do fundo inicialmente amealhado, o qual no se confunde com o patrimnio, que compreende a soma de todos os bens da sociedade. Scios So scio as pessoas que: - entram para a formao da sociedade, no momento em que ela se constitui; - as que so depois admitidas por alguma clusulas do pacto social ou por contrato posterior com todos os scios; - ou por todos os modos compatveis como o direito da sociedade. Deveres dos Scios Dentre os deveres fundamentais dos scios, trs se destacam pela relevncia: a) Cooperao Recproca;

a)

b) Formao e administrao do Capital Social; c) Responsabilidade para com Terceiros. Cooperao Recproca Traduz-se na inteno de conjugar esforos, ou a vontade de colaborao ativa dos scios, sendo imprescindvel constituio da sociedade Ulpiano denomino affectio societatis, ou seja vontade de constituir em sociendade. Affectio societatis elemento caracterizado do contrato de sociedade difere dos demais pactos contratuais, em que os pactuantes so absolutamente conflitantes.

b) Formao e administrao do Capital Social Sendo o capital social o montante inicial com que se constitui a sociedade dividi-se em fraes denominadas quotas ou aes Assim na medida das quotas ou aes subscritas, devem os scios contribuir para a formao do capital social. Enquanto no integralizadas as respectivas fraes, os scios permanecem devedores da sociedade. A integralizao pode constituir-se em: a) dinheiro; b) bens mveis ou imveis, materiais ou imateriais (aqueles que constituem o fundo empresarial: estabelecimento, a freguesia, o ponto, a patente de inveno, etc).

c) Responsabilidade para com Terceiros Relativamente responsabilidade para com terceiros, os scios so de duas espcies: a) Solidrios responde pelas obrigaes sociais, mas apenas subsidiariamente; b) de responsabilidade limitada uma vez constitudo o capital social, nenhuma responsabilidade tem para com a sociedade, ou para com terceiros. Salvo as hipteses de violao lei ou ao contrato. Direitos dos Scios A questo tem dividido as opinies de renomados juristas, entendendo alguns a existncia de condomnio e outros em propriedade para a respectiva quota social. A opinio acolhida entretanto (Carvalho de Mendona) o scio possui um direito patrimonial e outro pessoal. Direito patrimonial o direito de crdito: a) perceber o quinho de lucros durante a existncia social;

b) participar na partilha da massa residual, em caso de liquidao da sociedade. Direto Pessoal participar da administrao e fiscalizao dos atos da sociedade. Scio Menor Conforme o Art. 972, CC Podem exercer a atividade de empresrio os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e no forem legalmente impedidos. A maioridade plena adquirida ao 18 anos Art. 5 CC - A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada prtica de todos os atos da vida civil. Pargrafo nico. Cessar, para os menores, a incapacidade: I - pela concesso dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento pblico, independentemente de homologao judicial, ou por sentena do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos; II - pelo casamento; III - pelo exerccio de emprego pblico efetivo; IV - pela colao de grau em curso de ensino superior; V - pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existncia de relao de emprego, desde que, em funo deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia prpria. Diz o Art. 974. Poder o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor de herana. Pargrafos.... 1o Nos casos deste artigo, preceder autorizao judicial, aps exame das circunstncias e dos riscos da empresa, bem como da convenincia em continu-la, podendo a autorizao ser revogada pelo juiz, ouvidos os pais, tutores ou representantes legais do menor ou do interdito, sem prejuzo dos direitos adquiridos por terceiros. 2o No ficam sujeitos ao resultado da empresa os bens que o incapaz j possua, ao tempo da sucesso ou da interdio, desde que estranhos ao acervo daquela, devendo tais fatos constar do alvar que conceder a autorizao. 3o O Registro Pblico de Empresas Mercantis a cargo das Juntas Comerciais dever registrar contratos ou alteraes contratuais de sociedade que envolva scio incapaz, desde que atendidos, de forma conjunta, os seguintes pressupostos: (Includo pela Lei n 12.399, de 2011) I o scio incapaz no pode exercer a administrao da sociedade; (Includo pela Lei n 12.399, de 2011)

II o capital social deve ser totalmente integralizado; (Includo pela Lei n 12.399, de 2011) III o scio relativamente incapaz deve ser assistido e o absolutamente incapaz deve ser representado por seus representantes legais. (Includo pela Lei n 12.399, de 2011) Art. 976. A prova da emancipao e da autorizao do incapaz, nos casos do art. 974, e a de eventual revogao desta, sero inscritas ou averbadas no Registro Pblico de Empresas Mercantis. Pargrafo nico. O uso da nova firma caber, conforme o caso, ao gerente; ou ao representante do incapaz; ou a este, quando puder ser autorizado. Sociedade entre Marido e Mulher Art. 977. Faculta-se aos cnjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, desde que no tenham casado no regime da comunho universal de bens, ou no da separao obrigatria. Vrios entendimentos Scio Pessoa Jurdica

A pessoa jurdica pode ser scia, porm no pode ser ela a administradora. Ex. - no caso de uma sociedade limitada participarem somente 2 ou mais pessoas jurdicas como scias? Resposta: Deve-se ento indicar um administrador no scio. Somente pessoas naturais, ou seja, pessoas fsicas podem ser administradoras. Sociedade Unipessoal

J uma realidade no Direito Brasileiro de que exemplo a instituio da Empresa/Empresrio Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) Lei 12.441, de 11 de junho de 2011. Classificao das Sociedades

Vrios so os critrios de classificao das sociedades comerciais: 1 Pela sua distino: Sociedades de Pessoas e Sociedades de Capital; 2 Pela Responsabilidade dos Scios: a) Sociedade de responsabilidade Limitada Annima e Limitada; b) Sociedade de responsabilidade ilimitada em nome coletivo, irregular e de fato;

c) Sociedade de responsabilidade mista em comandita simples, em comandita por aes. Espcies de Sociedades pelo Cdigo Civil O cdigo Civil -art.982 divide as sociedades em: a) Sociedade empresria regular ou de direito (personalizada), explora atividade econmica organizada; b) Sociedade simples no possui estrutura empresarial (empresrio, estabelecimento, empregados e atividade elementos constitutivos de empresa). Constituem-se A) SOCIEDADE EMPRESRIA dividem em: So sociedades de Pessoas: a) sociedade em comandita simples; b) Sociedade em nome coletivo; c) Sociedade em conta de participao; So sociedades de Capital: a) Sociedade em comandita por aes; d) Sociedade annima A sociedade limitada, por sua natureza hbrida (mista) ocupa lugar a parte nem de pessoas nem de capital. B) SOCIEDADE SIMPLES no possui estrutura empresarial objeto, atividade prpria da profisso intelectual. O que distingue a sociedade empresria da sociedade simples?

A distino entre sociedade simples e empresrias no reside, como se poderia pensar, no intuito lucrativo. O que ir, caracterizar a pessoa jurdica de direito privado no estatal como sociedade simples ou empresria, ser o modo de explorar seu objeto. O objeto social explorado sem empresarialidade (isto , sem profissionalmente organizar os fatores de produo) confere sociedade o carter de simples, enquanto a explorao empresarial do objeto social caracteriza a sociedade como empresria. Classificam ou tem ainda como espcies

Em grandes grupos como: a) Sociedade Personalizadas as regulares ou de direito registro na Junta Comercial; ( Sociedades Simples; em Nome Coletivo; em Comandita Simples; Limitada; Annima; em Comandita por Aes e Cooperativa).

b) Sociedades no Personalizadas constituem sem as regras disposta em lei no adquirem personalidade jurdica, (Sociedade em Comum, em Conta de Participao). c) Sociedade de propsito especfico d) Sociedade de Capital autorizado. Normas aplicveis ao Direito Societrio As disposies finais e transitrias do CC de 2002, referentes s sociedades empresrias assim se resumem: - empresrios e sociedades empresariais devero se adaptar s disposies do CC at 11 de janeiro de 2007; - referido prazo no se estende s modificaes de atos constitutivos, transformao, incorporao, ciso ou fuso. (alcanados pelo art. 2.033, CC); - a dissoluo e a liquidao das sociedades empresrias, quando iniciadas antes da viengncia do CC de 2002, observam os dispositivos das leis anteriores; - as normas legais relativas s sociedades comerciais, no revogadas pelo CC de 2002 (LSA), continuam sendo aplicadas s sociedades empresrias. Sociedades no personificadas

Sociedade em Comum Sociedade em Conta de Participao Sociedade em comum

Trata-se de sociedade no personificada - a sociedade no levada a registro (independe saber se tinha contrato e no foi registrado ou se nada tinha) Artigos 986 990 CC. Art. 986. Enquanto no inscritos os atos constitutivos, reger-se- a sociedade, exceto por aes em organizao, pelo disposto neste Captulo, observadas, subsidiariamente e no que com ele forem compatveis, as normas da sociedade simples. Responsabilidade do scio em uma sociedade em comum

Art. 990. Todos os scios respondem solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais, excludo do benefcio de ordem, previsto no art. 1.024, aquele que contratou pela sociedade. A responsabilidade ilimitada uma forma que a lei encontrou de forar as pessoas a fazerem o registro, chegando diretamente nos bens dos scios.

Art. 988. Os bens e dvidas sociais constituem patrimnio especial, do qual os scios so titulares em comum. (grifo). A responsabilidade tambm solidria Alm de ilimitada a responsabilidade tambm solidria -neste ponto preciso cuidado, porque quando temos uma sociedade comum e temos o scio A e o B, por exemplo: A comprou alguns materiais de escritrio (cadeiras, mesas), o B uns itens de informtica (rede, computadores) e esto prestando servios na sociedade - esse patrimnio no da sociedade porque no personificada e no tem autonomia patrimonial, ento os bens so do A e do B, conforme (art. 988), que diz que os bens e dvidas sociais constituem patrimnio especial (porque so os bens utilizados pela sociedade), do qual os scios so titulares em comum, se essa sociedade eventualmente possuir uma dvida, eventualmente precisam recair pelos bens que esto sendo utilizados pela sociedade, depois nos bens particulares dos scios, que s chegar a eles se os bens usados pela sociedade no forem suficientes para saldar as dvidas, isso o que chamamos de benefcio de ordem. Beneficio de ordem

Ento se eventualmente essa sociedade possuir uma dvida, recai em primeiro lugar os bens utilizados pela sociedade (patrimnio especial) e depois no patrimnio pessoais do scio (art. 1024 CC). Em funo deste benefcio de ordem no se pode dizer que a responsabilidade dos scios solidria e sim subsidiria, porque se assim fosse poderia recair no patrimnio pessoal de qualquer dos scios, ento, entre sociedade e scio a responsabilidade subsidiria, apesar do art. 990 dizer que solidria porque o legislador ressalvou o benefcio de ordem. Patrimnio especial

Os scios sero os titulares e no a sociedade - so cotitulares. O patrimnio especial responde pelas dvidas e obrigaes sociais, respondendo pelos atos praticados pelos scios. Art. 988. Os bens e dvidas sociais constituem patrimnio especial, do qual os scios so titulares em comum Prova da sociedade em comum

Como se faz prova de uma sociedade que no foi levada a registro? preciso cuidado, nos temos o terceiro e temos a sociedade, o terceiro se quiser provar que aquela sociedade existe e apesar de no ter registro

ele contratou com uma sociedade, este pode utilizar qualquer tipo de prova (documento por escrito, testemunha), a exemplo - contratou a prestao de servio e no teve este prestado. Contudo, o inverso mais complicado, quando o scio quer provar a existncia da sociedade entre os prprios scios ou com um terceiro, s podem ser provada esse tipo de relao com provas por escrito, no vale a prova testemunhal, ou outro tipo de prova (art. 987 CC prova da sociedade); Artigo 987 CC

Art. 987. Os scios, nas relaes entre si ou com terceiros, somente por escrito podem provar a existncia da sociedade, mas os terceiros podem prov-la de qualquer modo. IMORTANTE Na sociedade em comum caso queira pegar o ato constitutivo e levar a registro ela passa a ser uma sociedade personificada, deixa de ser uma sociedade comum, deixa de ser no personificada, pela regra do art. 985 CC. Sociedade em conta de participao

a que a doutrina chama de sociedade secreta. Na verdade, no se trata, propriamente, de uma sociedade, mas de um contrato de investimento. (Andr Santa Cruz). Se d quando duas ou mais pessoas se renem, sem firma social, para lucro comum, em uma ou mais operaes empresariais, trabalhando uma, algumas ou todas, em seu nome individual para o fim social. Tambm conhecida como acidental ou momentnea. Pelo que dispe a legislao temos: Duas categorias de scios: a)- scio ostensivo b)- scio participante

a) Scio ostensivo, Essa categoria de scio ter trs pontos fundamentais, em que o scio ostensivo vai: exercer o objeto social - exercer a administrao. ter responsabilidade exclusiva - a reponsabilidade do scio ostensivo (dvidas trabalhistas, etc);

agir em seu nome individual - no tem nome empresarial no tem personalidade jurdica.

b) Scio participante Este vai apenas participar dos resultados correspondentes. O scio participante s ir participar nos resultados, trata-se de um investimento, no tendo nenhuma responsabilidade, no fazem nada em nome prprio; Caractersticas da SCP

a) Ausncia de personificao; b) Aplicao subsidiria das normas da sociedade simples; c) Independe de formalidades; d) Efeitos do Contrato escrito; e) Realizao do objeto da conta; f) Administrao, escriturao e responsabilidade pela conta; g) A falncia do scio ostensivo e a liquidao da conta; h) A falncia do scio de participao; i) Regras para ingresso e retirada de scio integrante da conta. a) Ausncia de personificao

Esse tipo societrio no possui personalidade jurdica, nem nome empresarial, nem patrimnio, no precisa de contrato escrito, nem manter livros obrigatrios. Contudo, na sociedade em conta de participao se for registrada no confere personalidade jurdica sociedade, ela vai continuar sendo uma sociedade no personificada b) Aplicao subsidiria das normas da sociedade simples Art. 996. Aplica-se sociedade em conta de participao, subsidiariamente e no que com ela for compatvel, o disposto para a sociedade simples, e a sua liquidao rege-se pelas normas relativas prestao de contas, na forma da lei processual. Pargrafo nico. Havendo mais de um scio ostensivo, as respectivas contas sero prestadas e julgadas no mesmo processo. c) Independe de formalidades

Art. 992. A constituio da sociedade em conta de participao independe de qualquer formalidade e pode provar-se por todos os meios de direito.

Essa sociedade no est sujeita s formalidades prescritas para a formao das outras sociedades e pode provar-se por todo gnero de provas admitidas nos contratos empresariais. uma sociedade sui generis, apenas com efeitos interna corporis, ou seja, entre seus membros. d) Efeitos do Contrato escrito Art. 993. O contrato social produz efeito somente entre os scios, e a eventual inscrio de seu instrumento em qualquer registro no confere personalidade jurdica sociedade. Como a sociedade em conta de participao no tem personalidade jurdica no dever ir a registro, porque a ideia que com o registro passa a ter personalidade jurdica e j que no tem como passar a ter essa personalidade jurdica mesmo sendo registrada, a maioria no tem registro, com isso quem contrata com a sociedade s v o nome do scio ostensivo e se for no cartrio ou junta comercial no aparece o nome dos scio, dificilmente se chegar aos scios participantes, por isso que ele chamado de scio oculto, isso ocorre muito na prtica. e) Realizao do objeto da conta

Art. 991. Na sociedade em conta de participao, a atividade constitutiva do objeto social exercida unicamente pelo scio ostensivo, em seu nome individual e sob sua prpria e exclusiva responsabilidade, participando os demais dos resultados correspondentes. a prpria administrao do objeto social para a qual foi criada a sociedade.

f) Administrao, escriturao e responsabilidade pela conta A administrao compete exclusivamente ao scio ou aos scios ostensivos. A escriturao no est sujeita obrigatoriedade. Quanto a responsabilidade pela conta: Art. 994. A contribuio do scio participante constitui, com a do scio ostensivo, patrimnio especial, objeto da conta de participao relativa aos negcios sociais. 1o A especializao patrimonial somente produz efeitos em relao aos scios. Perante terceiros somente o scio ostensivo se obriga exclusiva e ilimitadamente os scios participantes obrigam-se apenas com o scio ostensivo e entre si. e) A falncia do scio ostensivo e a liquidao da conta Art. 994...

2o A falncia do scio ostensivo acarreta a dissoluo da sociedade e a liquidao da respectiva conta, cujo saldo constituir crdito quirografrio. Crdito quirografrio um crdito simples, que no possui qualquer tipo de garantia, no possui qualquer vantagem preferencial. h) A falncia do scio de participao Art. 994... 3o Falindo o scio participante, o contrato social fica sujeito s normas que regulam os efeitos da falncia nos contratos bilaterais do falido. Se se tornar insolvente, no incide em falncia, que ser decretada apenas contra o scio ostensivo. i) Regras para ingresso e retirada de scio integrante da conta.

Art. 995. Salvo estipulao em contrrio, o scio ostensivo no pode admitir novo scio sem o consentimento expresso dos demais. Exemplo SCP

A construtora Alfa que compra um terreno e quer levantar um edifcio com construo de flats e no tem condies de fazer sozinha - a pessoa que compra o flat ser na sociedade o scio participante. Acontece que quem vai levantar o edifcio a construtora que o scio ostensivo, a sociedade foi criada com o objetivo de fazer o flat, ela que vai construir o objeto social, e depois do empreendimento construdo ter que ter a administrao do empreendimento, que tambm ser feito pela construtora que vai: - exercer o objeto social, administr-lo. - responsabilidade exclusiva- caso esse prdio desabasse, a responsabilidade do scio ostensivo (dvidas trabalhistas de quem construiu a obra, etc); - no tem nome empresarial no tem personalidade jurdica, pode at chamar flat Aracaju, como fantasia, mas se for comprar sof, tinta, tudo ser feito no nome do scio ostensivo e no da sociedade, porque essa no possui personalidade jurdica, como j vimos essa uma sociedade no personificada, assim no pode ter nome empresarial (art. 1162, diz que a sociedade em conta de participao no pode ter firma ou denominao, ou seja, no tem nome empresarial); - participao nos resultados- o scio participante s ir participar nos resultados, trata-se de um investimento, no tendo nenhuma responsabilidade, no fazem nada em nome prprio; Exemplo responsabilidade perante terceiros na SCP

somente o scio ostensivo que responde perante terceiros alm de estar no caput do art. 991, o legislador reafirmou no pargrafo nico. Exemplo interessante que foi objeto de prova com base na deciso do STJ o Flat Aracaju precisava de mveis para as unidades autnomas, a empresa de mveis emitiu uma duplicata contendo o nome do Flat e no o nome dos scio ostensivo, o Flat no pagou a duplicata e a empresa de mveis faz a execuo do Flat e este alega ilegitimidade do polo passivo, e foi deferido, est correto, porque a duplicada deveria estar figurando o scio ostensivo e no o Flat. Obs. Importantes

OBS.: o scio ostensivo pode ser pessoa fsica ou jurdica. Forma-se, geralmente, para determinados negcios temporrios ou transitrios. Sociedades Personificadas

Sociedades Empresrias Sociedades Simples sociedades personificadas, quanto ao objeto temos:

a)- Sociedade empresria - quando a sociedade explorar um objeto que seja uma atividade de empresrio, ser uma sociedade empresria. Aqui temos na regra do art. 983 CC que diz que a sociedade empresria deve constituir-se segundo um dos tipos regulados nos art. 1039 a 1042, a sociedade simples pode constituir-se de conformidade com um desses tipos, e, no o fazendo, subordina-se s normas que lhe so prprias, so tipos: Tipos de sociedade empresria

- sociedade em nome coletivo - sociedade em comandita simples - sociedade em comandita por aes - sociedade annima - sociedade limitada Registro faz o registro na junta comercial Sociedade Simples b)- Sociedade simples - quando a sociedade explorar um objeto que tenha atividade intelectual (cientfica, artstica) ou comercial (porm sem

organizao empresarial), quando essa atividade no empresarial de sociedade simples; Registro das sociedades simples sero feitos no registro civil de pessoa jurdica, que no cartrio. OBS.: h duas excees: a sociedade de advogados o registro na OAB; o registro de uma cooperativa, apesar de ser obrigatoriamente uma sociedade simples, o seu registro precisa ser na junta comercial ( o prof. acha errado, mas o que acontece); Artigo 997 CC Dentro do CC no art. 997 temos o captulo que se chama Da sociedade simples, s que essa sociedade simples pode ser considerada quanto a natureza que pode ser simples ou empresria, mas temos tambm a chamada de sociedade simples pura, porque no optou por se registrar como outro tipo societrio, ento a sociedade simples pode ser: Quanto a sua natureza: - sociedade simples - sociedade empresria Quanto ao tipo: - sociedade simples pura Temos a teoria geral das sociedades

Aqui temos a chamada pela doutrina de Teoria Geral das Sociedades, porque quando a legislao de uma sociedade tiver falta de algum regramento se socorrer das regras da sociedade simples. Exemplos: - O art.1040 do CC diz que a sociedade em nome coletivo se rege pelas normas deste captulo e no que seja omisso pelas regras da sociedade simples. - art. 1053 do CC diz que a sociedade limitada rege-se, nas omisses de suas prprias regras, pelas normas da sociedade simples. Classificao das sociedades personificadas a) Sociedade de pessoa ou sociedade de capital. b) - A sociedade pode ser contratual ou sociedade institucional. c) A sociedade pode ser sociedade de responsabilidade ilimitada, responsabilidade limitada ou responsabilidade mista. d)- A sociedade pode ser nacional ou estrangeira. a) sociedade de pessoa ou sociedade de capital

Critrio a ser adotado:

- leva em conta o grau de dependncia da sociedade em relao as qualidades subjetivas dos scios, quando as caractersticas pessoais dos scios forem importantes para o desenvolvimento da sociedade, teremos uma sociedade de pessoas. J na sociedade de capital pouco importa as caractersticas subjetivas o que importa o capital investido (ocorre com as sociedades annimas, v-se quanto custa uma ao, compra-se j se scio, Petrobrs; Tim; Natura, etc). Caiu em concurso - TRF da 5 regio perguntou em relao ao art. 1030, pediu para falar da excluso dos scios por incapacidade superveniente, a resposta que quando se tratar de uma sociedade de pessoa tem mesmo que aplicar a excluso e quando for de capital no tem sentido a excluso por incapacidade.

b) - A sociedade pode ser contratual ou sociedade institucional. c) Critrio a ser adotado: d) - regime de constituio e dissoluo do vnculo societrio, porque a sociedade contratual o seu ato constitutivo o contrato social. J a sociedade institucional o a seu ato constitutivo inicia-se atravs de um estatuto social. A diferena que o contrato social regem-se os princpios contratuais, representa a vontade dos scios, na sociedade institucional incidir a lei das S/A 6.404/76, aqui no fica tanto a critrio dos scios, est mais submetida a vontade do legislador, seguir o que est na lei (Ex.: Joo da Silva scio de uma limitada, morrendo tendo um herdeiro, o filho vai ingressar na sociedade se ele quiser, porque temos um princpio que s contrata quem quiser, diferente da lei 6404, se ele tiver aes de uma sociedade annima so transferidas automaticamente, a no ser que renuncie a herana, caso ele as queira s cabe a venda no mercado de aes); c) A sociedade pode ser sociedade de responsabilidade ilimitada, limitada ou mista Critrios a serem adotados: Trata-se da responsabilidade dos scios pelas obrigaes sociais. - responsabilidade ilimitada - o scio responde com seu patrimnio pessoal pelas dvidas da pessoa jurdica (ex.: sociedade em nome coletivo cooperativa); - responsabilidade limitada o scio no responder com seu patrimnio pessoal pelas dvidas da sociedade (ex.: sociedade limitada e a sociedade annima);

- responsabilidade mista essa sociedade possui scio com responsabilidade limitada e ilimitada (ex. sociedade em comandita simples); d)- A sociedade pode ser nacional ou estrangeira. Critrio a ser adotado: - Leva em conta a nacionalidade da pessoa jurdica. Para ser nacional precisa respeitar os requisitos do art. 1126 CC, que so dois: - a sociedade tem que estar de acordo com a legislao brasileira; - a sede da adm tem que estar no pas; esses requisitos so cumulativos, faltando um deles, no nacional e passa a ser estrangeira. Sendo sociedade estrangeira preciso observar o art. 1. 134 do CC, no importa a atividade exercida por ela, sempre depender de autorizao do poder executivo federal. Sociedades Contratuais a sociedade que tem como ato constitutivo o contrato social, com isso vai ter que observar algumas regras. CONSTITUIO DAS SOCIEDADES CONTRATUAIS Requisitos comuns: a) - agente capaz b) - objeto lcito c) - forma legal a) Agente capaz at o ano passado no tnhamos legislao dizendo que era possvel o menor ser scio de uma sociedade, porm era aceito pela doutrina e jurisprudncia. Agora, foi inserido no CC art. 974, 3 pela lei 12399/11, diz que para que o menor possa ser scio preciso de trs requisitos cumulativos: o menor precisa estar devidamente assistido ou representado; o menor no pode exercer a administrao; At aqui no temos nenhuma novidade, era o que j vinha sendo aceito. o capital social deve estar totalmente integralizado. b) Objeto lcito dispensa qualquer comentrio j tratado anteriormente. c) Forma legal O ato constitutivo do contrato pode ser por instrumento pblico, vai ao tabelionato de notas e faz uma escritura pblica, expressando a vontade dos scios perante o tabelio. Pode tambm ser por instrumento particular, elaborado por advogado, atravs de uma minuta contratual.

O Estatuto da OAB (lei 8906/94 art.1 2), diz que o ato constitutivo no tiver a assinatura de um advogado, ser nulo, com uma exceo, se for uma micro empresa e empresa de pequeno porte esto dispensadas do visto do advogado (Art. 9, 2 da LC123/06);

Requisitos especficos do contrato social A) - Pluralidade de scios B) - Contribuio dos Scios C) - Distribuio dos resultados D) - affetio societatis A) - Pluralidade de scios (uma sociedade precisa de dois ou mais scios para sua constituio), a sociedade tem que ser pluripessoal. Excees: teremos em relao a sociedade institucionais, em especial para as sociedades annimas. Na sociedade contratual temos alguma exceo de sociedade unipessoal? No, na constituio contratual no pode. Agora, preciso CUIDADO a partir de janeiro/2012, foi inserido o art. 980-A no CC pela lei 12.441/11, com isso, teremos a EIRELI, que a empresa individual de responsabilidade limitada, no temos uma posio ainda consolidada, mas os civilistas, que no entendem muito de comercial vem defendendo que a EIRELI uma sociedade de um scio s, pode ser que eventualmente um examinador pode adotar um posicionamento civilista.

Depois de constituda a sociedade pluripessoal pode se tornar unipessoal (ex.: em uma sociedade entre Joo e Maria, Joo faleci, a sociedade se torna unipessoal, o art. 1033 do CC coloca o prazo de 180 dias para que Maria coloque um novo scio na sociedade e durante estes 180 dias ficar como sociedade unipessoal. Art. 1.033. Dissolve-se a sociedade quando ocorrer: IV - a falta de pluralidade de scios, no reconstituda no prazo de cento e oitenta dias; B) - Contribuio dos Scios Os scios devem contribuir com a constituio do capital social (ex.: o capital social de 100.000,00 e temos Joo -40%; Maria 30%; Joana 20%; Roberto 10%, essa a subscrio, que o comprometimento

da integralizao do capital, quando eles fazem a contribuio formando o capital social ocorre a integralizao do capital social). Caso o scio no contribua com a integralizao do capital social? Temos a figura do scio remisso, o scio caloteiro, o art. 1004 do CC, diz que os scios podem: Artigo 1004 CC

- excluir o scio; - executar o valor contra o scio remisso; - reduzir a cota (ex.: Maria que tinha que integralizar 30.000 e integraliza apenas 10.000, os scios decidem que ela continua na sociedade com a cota menor); Art. 1.004. Os scios so obrigados, na forma e prazo previstos, s contribuies estabelecidas no contrato social, e aquele que deixar de faz-lo, nos trinta dias seguintes ao da notificao pela sociedade, responder perante esta pelo dano emergente da mora. Pargrafo nico. Verificada a mora, poder a maioria dos demais scios preferir, indenizao, a excluso do scio remisso, ou reduzir-lhe a quota ao montante j realizado, aplicando-se, em ambos os casos, o disposto no 1o do art. 1.031.

c) - Distribuio dos resultados Se temos uma sociedade que tem os scios, assim como compromisso deles contriburem para a integralizao do capital eles precisam participar do lucro, o art. 1008 diz que nula clusula contratual que exclui scio de participao nos lucros, todavia, pode ter essa participao no lucro limitada, mesmo que essa participao no corresponda ao valor das cotas D) - affetio societatis o ajuste de vontade entre os scios, a vontade comum. Sociedade Simples A sociedade simples pode ser a natureza da sociedade simples - ou o tipo empresrio. A natureza a regra geral do direito societrio, o CC diz que se na sociedade limitada no tiver regramento, ter essa que se recorrer das regras da sociedade simples, ou seja a regra geral. Constituio da sociedade simples Constitui-se por contrato social, que pode ter: A) Clusulas essenciais;

B) Clusulas acidentais A) Clusulas essenciais So as previstas no art. 997 do CC (essa regra se aplica em todas as sociedades), so clusulas essenciais: preciso da qualificao dos scios (pode ser PJ ou PF); preciso de denominao, o objeto que a atividade a ser explorada, a sede, o prazo (normalmente o prazo indeterminado, so raros as de prazo determinado); o contrato social tem que trazer o capital social e precisa estar expresso em moeda corrente ( muito cobrado em prova); cota do capital social de cada scio; as pessoas naturais incumbidas de administrar a sociedade; a participao de cada um dos scios nos lucros, precisa trazer a de cada - que no necessariamente corresponder as cotas; qual o tipo de responsabilidade. Essas clusulas no podem faltar no contrato social, essas so essenciais para a constituio da sociedade. B) Clusulas acidentais Ex.: Pro labore comum olhar para o contrato social e identificar o pro labore, esse diferente de lucro, este decorrente do investimento que o scio faz na sociedade. Agora, quando o scio trabalha em funo da sociedade, este ter direito a uma remunerao decorrente do trabalho, o que a lei diz que essencial na participao o lucro, esse clusula essencial, o 997 no fala do pro labore, apesar de vir em todos os contratos sociais, o pro labore acidental e no essencial. Registro na sociedade simples

O art. 998 do CC diz que o contrato social tem que ser registrado em 30 dias; Art. 998. Nos trinta dias subsequentes sua constituio, a sociedade dever requerer a inscrio do contrato social no Registro Civil das Pessoas Jurdicas do local de sua sede. 1o O pedido de inscrio ser acompanhado do instrumento autenticado do contrato, e, se algum scio nele houver sido representado por procurador, o da respectiva procurao, bem como, se for o caso, da prova de autorizao da autoridade competente. 2o Com todas as indicaes enumeradas no artigo antecedente, ser a inscrio tomada por termo no livro de registro prprio, e obedecer a nmero de ordem contnua para todas as sociedades inscritas. Cotas sociais na Sociedade simples

So fraes do capital social que conferem ao seu titular direito de scio de uma sociedade contratual. Formas de integralizao do capital social

pode ser pago: - em dinheiro; - bens (imvel, carro, computadores, etc); - crditos (uma duplicata que vai vencer daqui a 90 dias, etc); - ATENO quando se tratar de sociedade simples o capital social pode ser integralizado com prestao de servios, o prprio art. 1006 do CC diz isso claramente. Art. 1.006. O scio, cuja contribuio consista em servios, no pode, salvo conveno em contrrio, empregar-se em atividade estranha sociedade, sob pena de ser privado de seus lucros e dela excludo. Integralizao por prestao de servio

O que acontece quando integraliza com a prestao de servio? Quando me comprometo a integralizar com a prestao de servios no posso fazer mais nenhuma atividade estranha a sociedade ( ex.: em uma empresa de programas de computador, eu vou para dentro da empresa criar os programas, no posso prestar servios paralelos a empresa, tenho que ser exclusivo da sociedade, se isso ocorrer o scio pode ser privado das participaes dos lucros e at mesmo ser excludo da sociedade). Cesso de cotas (art. 1003, caput - CC)

Para que possa ser transferida as cotas preciso: - modificao do contrato social; - aceitao unanime dos scios Art. 1.003. A cesso total ou parcial de quota, sem a correspondente modificao do contrato social com o consentimento dos demais scios, no ter eficcia quanto a estes e sociedade. Pargrafo nico. At dois anos depois de averbada a modificao do contrato, responde o cedente solidariamente com o cessionrio, perante a sociedade e terceiros, pelas obrigaes que tinha como scio.

Responsabilidade dos scios pela integralizao das cotas na sociedade simples Quando olhamos para a regra do art. 997, VIII do CC que diz: se os scios respondem, ou no, subsidiariamente, pelas obrigaes sociais.

Olhando para a regra parece que o contrato social pode decidir se a responsabilidade do scio solidria ou subsidiria; limitada ou ilimitada, quem define a princpio o contrato social. o que se pergunta se o contrato for omisso, qual o tipo de responsabilidade? Teremos que atentar a regra do art. 1023 do CC (est dentro do captulo da sociedade simples), que diz que se os bens da sociedade no lhe cobrirem as dvidas, os scios responderam pelo saldo. Veja Ex...

Exemplo da responsabilidade pela integralizao Ex.: dvida de 100.000,00, se a sociedade tem 80.000,00 os scios respondero por 20.000,00 - na proporo em que participem das perdas sociais, salvo clusula de responsabilidade solidria. Essa responsabilidade subsidiria. (se fosse sociedade limitada o scio no responde por nada, o patrimnio dele no responde por dvidas da sociedade), quando estamos diante de scio que responde pela dvida da sociedade alm da responsabilidade ser subsidiria a responsabilidade ilimitada. Assim, na sociedade simples o tipo de responsabilidade subsidiria e ilimitada. Direito dos Scios na sociedade simples a) - direito de participao nos lucros sociais; b) - direito de participar das deliberaes sociais; c)- Direito de retirada. a) - direito de participao nos lucros sociais Participao nos lucros sociais no necessariamente correspondentemente s suas cotas. b) - direito de participar das deliberaes sociais Importante - como so tomadas as decises na sociedade simples? Art. 1010 do CC, trata da forma de deliberao na sociedade simples a exemplo temos Joo - 51%, Maria 29%; Pedro 20%. A questo se vo ou no ampliar as instalaes? Joo votou que sim, Maria diz que no, e Pedro tambm vota que no, vai prevalecer que sim, porque a lei diz que deve prevalecer a deciso de maioria do capital social. Excees: - a) Mudana de qualquer clusula essencial do contrato preciso unanimidade dos scios (e no maioria do capital social, como foi dito

acima) - ex.: mudar o objeto da sociedade; - b) Venda de Imvel preciso da maioria dos scios (desde que a venda de imvel no seja objeto da sociedade, ex.: uma construtora); Importante cai em provas S que o examinador complica, se houver empate, em que na diviso das cotas 50% diz sim e 50% diz que no, o primeiro critrio de desempate o nmero de scios, se quem tinha 50% era apenas um e os outros 50% tnhamos dois, vai prevalecer no voto que tem dois scios, se empatar novamente, tendo dois scios de cada lado, o critrio de desempate ser deciso judicial, buscando atender o interesse da sociedade, as vezes fica fcil vislumbrar que se trata de disputas pessoais. c)- Direito de retirada. Tecnicamente o direito de retirada a possibilidade que o scio tem de sair da sociedade, no tem nada haver com lucro, para isso preciso respeitar as regras do art. 1029 do CC, preciso analisar: a) - sociedade com prazo determinado; b) - sociedade com prazo indeterminado; c) - o scio que se retirar, for excludo, ou no caso de sua morte, ficar com os herdeiros a responsabilidade pelas obrigaes sociais anteriores, at dois anos, aps averbada a resoluo da sociedade, se no averbar, no caso de excluso e de retirada, responder por dois anos, pelas obrigaes sociais posteriores (art. 1032 CC). a) sociedade com prazo determinado Ex.: comum em copas do mundo montarem sociedades somente para o evento, quando encerrar a copa, tambm encerra a sociedade, no justo, percebendo que o Brasil vai mal na copa e um dos scios pede para retirar da sociedade, esse tipo de conduta pode comprometer a sociedade, visto que nessa situao no vai ter outro scio para entrar na sociedade. Assim o CC acertadamente diz que ser preciso - justa causa que dever ser provada judicialmente; b) sociedade com prazo indeterminado Neste caso no se pode permitir que um scio seja obrigado a ficar eternamente scio, sendo assim, no precisa de justa causa, exige-se to somente que seja feita uma notificao com antecedncia de 60 dias; c) - o scio que se retirar, for excludo, ou no caso de sua morte.

Ficar com os herdeiros a responsabilidade pelas obrigaes sociais anteriores, at dois anos, aps averbada a resoluo da sociedade, se no averbar, no caso de excluso e de retirada, responder por dois anos, pelas obrigaes sociais posteriores (art. 1032 CC). Excluso de scio

O art. 1030 traz uma regra muito importante para a excluso de scios. Art. 1.030. Ressalvado o disposto no art. 1.004 e seu pargrafo nico, pode o scio ser excludo judicialmente, mediante iniciativa da maioria dos demais scios, por falta grave no cumprimento de suas obrigaes, ou, ainda, por incapacidade superveniente. Pargrafo nico. Ser de pleno direito excludo da sociedade o scio declarado falido, ou aquele cuja quota tenha sido liquidada nos termos do pargrafo nico do art. 1.026. Art. 1.026 - Pargrafo nico. Se a sociedade no estiver dissolvida, pode o credor requerer a liquidao da quota do devedor, cujo valor, apurado na forma do art. 1.031, ser depositado em dinheiro, no juzo da execuo, at noventa dias aps aquela liquidao. Requisitos para Excluso de scio

a) scio remisso; b) falta grave; ou c) - incapacidade superveniente;

a) scio remisso O scio que tinha que integralizar o capital e no o fez. B) - falta grave Ex.: desvio de dinheiro; um scio que pratica atos desleais, que so os atos que contrariam os interesses da sociedade, ex.: tem uma construtora que constri alguns imveis, o scio faz o desvio de clientela. So situaes que podem provocar a excluso do scio, so situaes expressamente previstas na lei (falta grave); c) - incapacidade superveniente Ex.: uma esquizofrenia; um acidente grave, a jurisprudncia pacfica, se no for possvel o scio ser assistido ter que ser excludo. No porque o scio foi excludo que ele no tem direito a receber nada, no funciona assim, no mesmo sentido o direito de retirada explicado acima, isso chamado de apurao de haveres. Apurao de haveres

preciso atentar a regra especfica do art. 1031, preciso fazer o chamado balano patrimonial especial, chamado assim porque elaborado especialmente com esse fim. Art. 1.031. Nos casos em que a sociedade se resolver em relao a um scio, o valor da sua quota, considerada pelo montante efetivamente realizado, liquidar-se-, salvo disposio contratual em contrrio, com base na situao patrimonial da sociedade, data da resoluo, verificada em balano especialmente levantado.

Administrao na sociedade simples Pode acontecer a administrao por: - scio/no scio

pessoa jurdica pode ser administrador de sociedade simples? 1C diz que possvel a PJ ser administradora de sociedade simples, com o fundamento que no h impedimento legal. Posio minoritria. 2C- no pode a PJ ser administradora de sociedade simples, com base no art. 997, VI, as pessoas naturais incumbidas da administrao da sociedade, e seus poderes e atribuies deixa bem claro que s pode ser PF; Posicionamento legal.

Quando o contrato social no define o adm. Ex.: a sociedade tem 4 scios, todos pessoas naturais e o contrato social no define quem o administrador, pergunta: quem ser, neste caso, o adm da sociedade? O art. 1013 do CC diz que neste caso, todos os scios iro adm, no ser apenas o majoritrio. Art. 1.013. A administrao da sociedade, nada dispondo o contrato social, compete separadamente a cada um dos scios. 1o Se a administrao competir separadamente a vrios administradores, cada um pode impugnar operao pretendida por outro, cabendo a deciso aos scios, por maioria de votos. 2o Responde por perdas e danos perante a sociedade o administrador que realizar operaes, sabendo ou devendo saber que estava agindo em desacordo com a maioria.

Os poderes do adm so revogveis ou irrevogveis? Primeiro precisamos saber que o administrador pode ser nomeado no contrato social ou em ato separado (em uma reunio eleito um administrador, vai ter que ter uma ata descrevendo tudo que ocorreu,

assim, a eleio vai constar em ata de reunio ou ata de assembleia), o chamado ato em separado. Os poderes do administrador esto no art. 1018 e 1019 do CC. Arts. 1.018 e 1.019 CC Art. 1.018. Ao administrador vedado fazer-se substituir no exerccio de suas funes, sendo-lhe facultado, nos limites de seus poderes, constituir mandatrios da sociedade, especificados no instrumento os atos e operaes que podero praticar. Art. 1.019. So irrevogveis os poderes do scio investido na administrao por clusula expressa do contrato social, salvo justa causa, reconhecida judicialmente, a pedido de qualquer dos scios. Pargrafo nico. So revogveis, a qualquer tempo, os poderes conferidos a scio por ato separado, ou a quem no seja scio.

Scio

Contrato social Ato em separado - se o adm for um scio e ele for - se o adm for scio, nomeado no contrato social os seus mas nomeado em ato poderes sero irrevogveis salvo separado seus poderes justa causa reconhecida so revogveis; judicialmente, a pedido de qualquer dos scios. No sendo scio no importa se for nomeado no contrato social ou em ato separado, seus poderes so revogveis.

No scio

SOCIEDADE LIMITADA A maioria das sociedades no Brasil so sociedades limitadas (chega a ser 98%), temos muitas sociedades annimas, mas comparando-as com as limitadas o seu quantitativo pequeno, por isso cai com muita frequncia em concursos a respeito dessa sociedade. Conceito Sociedade Limitada O N. Cdigo Civil, ao disciplinar a sociedade por quotas de responsabilidade limitada (arts. 1.052 a 1.087), deu-lhe nova denominao: sociedade limitada. Tal como a legislao anterior, no a conceituou, deixando essa tarefa para os doutrinadores. aquela formada por duas o mais pessoas, assumindo todas, de forma subsidiria, responsabilidade solidria pelo total do capital social. (Fran Martins);

aquela de cujas firma ou denominao consta a palavra limitada ou sua abreviatura, e na qual a responsabilidade dos scios limitada ao valor das quotas por ele subscritas no capital social, quando ele estiver totalmente integralizado, sendo, porm, solidria e limitada ao total do capital social, quando esse no estiver totalmente integralizado. (Modesto Carvalhosa) Histrico SL

O progresso contnuo dos negcios, como resultado lgico da evoluo econmica, impe frente as sociedades, que constituam intuitu personae, ou seja, as sociedades de pessoas, a necessidade de aglutinao de maiores capitais para a formao das empresas, surgindo em consequncia , as sociedades de capitais. Em meio aos inconvenientes da solidariedade, trao marcante das sociedades de pessoas, e complexidade das sociedades por aes, sugiria na Alemanha, em 1892, a Gesellschaft mit beschrankter Hanftung a sociedade por quotas de responsabilidade limitada, ou simples sociedade por quotas. Outro posicionamento

Para alguns autores, entretanto, a origem da sociedade por quotas no estaria na Alemanha, mas na Inglaterra, nas private companies. Contudo, como uma opo entre as sociedades de pessoas e as sociedades de capital, surgiu a sociedade por quotas, inequivocamente uma criao do direito alemo. Regulao - Legislao aplicvel as SLtda

No CC temos um captulo tratando apenas de sociedade limitada Captulo IV Das sociedades limitadas. ATENO - muitas vezes ocorre do captulo da sociedade limitada no tratar de determinado assunto, vem o art. 1053 e diz que na omisso deste captulo aplica-se as regras da sociedade simples. preciso cuidado, porque o art. 1053, pargrafo nico diz que o contrato social de uma sociedade limitada pode prever a regncia supletiva da lei de sociedade por aes, das S/A, se tiver isso no contrato social vai ser aplicado essas regras e no as normas da sociedade simples. Contrato Social na SLtda

Art. 1.053. Pargrafo nico. O contrato social poder prever a regncia supletiva da sociedade limitada pelas normas da sociedade annima.

Pode adotar firma ou razo social, tal como as sociedades de pessoas, quanto denominao, prpria das sociedades de capital. Scios na SLtda

A sociedade limitada, possui apenas uma categoria de scio o de responsabilidade limitada. Este, em conformidade com o art. 1.052 do N. CC, em princpio assume para com a sociedade a obrigao fundamental de contribuir com o valor de sua quota-parte, para a formao do capital social Responsabilidade do scio na SLtda Regra geral Art. 1.052. CC - Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada scio restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralizao do capital social. Caso em que na sociedade limitada a responsabilidade do scio est restrita ao valor de suas cotas, mas todos os scios respondem de forma solidria pelo que faltar na integralizao do capital social Exemplo

. Ex.: uma farmcia que ter um capital social de 100.000,00, tendo Joo 40%; Maria 30%; Pedro 20%; Jos 10%, o comprometimento chama-se subscrio, quando h o pagamento ocorre a integralizao do capital social. Se caso um dos scios integralizarem o capital social, a responsabilidade dos scios de forma pessoal acaba aqui, porque a responsabilidade est restrita ao valor das cotas. No desenvolvimento da sociedade ela contrai uma dvida de 250.000,00 ao Banco, a sociedade no paga essa dvida, este ter direito ao capital social que de 100.000,00, s que falta o saldo remanescente de 150.000,00, o Banco no pode cobr-los dos scios, isso prejuzo do Banco (por isso que o Banco pede que o scio seja avalista da PJ; ou pede outra garantia); Outra situao

Imaginando que um dos scios no integralizou, Pedro deixa de integralizar 20.000,00, acontece que o capital social est com apenas 80.000,00, o Banco recebe apenas os 80.000,00, mas tem direito aos outros 20.000,00 podendo cobrar no somente de Pedro e sim de todos os scios, porque todos respondem de forma solidria para o que falta na integralizao, os 20.000,00 pode ser cobrados de qualquer um deles ou de todos. Excees

Quando falamos que h uma exceo na sociedade limitada porque trata-se de situaes em que a responsabilidade vai ser ilimitadas: a)- dvida trabalhista o scio vai ter que pagar caso a sociedade no pague a dvida, j pacfico na jurisprudncia, todos os scios respondem de forma ilimitada; b)- art. 1080 do CC, as deliberaes infringentes do contrato ou da lei tornam ilimitada a responsabilidade dos que expressamente as aprovam traz uma regra que precisa de cuidado, somente responder de forma ilimitada os scios que praticaram o ilcito. Ex.: o contrato traz uma clusula que a PJ no pode ser fiadora, e um ou mais scios autorizam a fiana, ento quem concordou responde com o patrimnio pessoal; Essas regras so de responsabilizao dos scios, agora, temos as dvidas tributrias. Dividas Tributrias

c)- dvidas tributrias o art. 135,III do CTN, caso a sociedade deixa de pagar os tributos a responsabilidade ser do administrador (diretor, gerente), caso em que viole a lei ou contrato. O STJ diz que o simples inadimplemento no pagamento de tributo no pode o administrador responder diretamente. Sendo provada caso de sonegao, a sociedade tinha o capital para o pagamento do tributo e o aplicou em outra coisa, neste caso responde seno vejamos: Nome empresarial na SLtda

As sociedades empresrias, posicionam-se no mundo das atividades econmicas por meio de um no me - o nome empresarial firma ou denominao. Art. 1.158. Pode a sociedade limitada adotar firma ou denominao, integradas pela palavra final "limitada" ou a sua abreviatura. Capital Social na SLtda

Art. 1.055. O capital social divide-se em quotas, iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversas a cada scio. Este artigo esta inserido no Capitulo IV da sociedade limitada assim o capital social das sociedades limitadas divide-se em quotas. Para a formao deste capital o scio pode concorrer com dinheiro ou bens suscetveis de avaliao pecuniria (art. 997, III N CC) Formas de Integralizao de quotas na SLtda

O scio pode pagar a integralizao da cota na sociedade limitada com: - dinheiro - bens - crditos IMPORTANTE: de acordo com o art. 1055, 2, no ser admitido a integralizao de quotas com prestao de servios na sociedade limitada. (diferente da sociedade simples que pode) 2o vedada contribuio que consista em prestao de servios. As quotas na SLtda

Quando se fala em sociedade a impresso que se tem que as quotas sempre precisam ser iguais, mas o - Art. 1.055. O capital social divide-se em quotas, iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversas a cada scio. Quotas iguais

Ex.: quotas iguais - temos como scio Alfredo que tem 30% das quotas e Joana que tem 70% das quotas, imaginando que eles tem uma prestadora de servios e o capital de 10.000,00, dividindo o capital por 10.000 quotas o valor da cota ser de 1,00 cada, assim o Alfredo ter 3.000 quotas no valor de 1,00 cada cota e a Joana ter 7.000 no valor de 1,00 cada cota, Joana tem quotas com o mesmo valor que as de Alfredo, porm tem mais quotas. Quotas desiguais

Ex.: quotas desiguais - imaginemos que o capital de 10.000 e esse capital vai ser dividido em 2 quotas, o Alfredo vai ter 1 cota no valor de 3.000,00 e a Joana 1 cota no valor de 7.000,00, neste caso, cada um possui uma cota e no tocante ao valor essas quotas so distintas. Na pratica essas quotas desiguais so quase inexistentes, isso porque na gerncia da sociedade mais complicado. Scio remisso na SLtda

Diz o Art. 1.058. No integralizada a quota de scio remisso, os outros scios podem, sem prejuzo do disposto no art. 1.004 e seu pargrafo nico, tom-la para si ou transferi-la a terceiros, excluindo o primitivo titular e devolvendo-lhe o que houver pago, deduzidos os juros da mora, as prestaes estabelecidas no contrato mais as despesas. Cesso de Quotas Sociais SLtda

Art. 1.057. Na omisso do contrato, o scio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem seja scio, independentemente de audincia dos outros, ou a estranho, se no houver oposio de titulares de mais de um quarto do capital social. Pargrafo nico. A cesso ter eficcia quanto sociedade e terceiros, inclusive para os fins do pargrafo nico do art. 1.003, a partir da averbao do respectivo instrumento, subscrito pelos scios anuentes. Analisando Art. 1.057

O contrato social que vai trazer se ou no possvel a transferncia das quotas sociais, e tambm pra quem pode ou no transferir. Na prova o que trazem so as regras de transferncia no caso de omisso. Caso eu seja scio e quero transferir as minhas quotas para quem j scio no vou precisar da autorizao de ningum; Agora, sendo scio e querendo transferir minhas quotas a um terceiro estranho sociedade, somente ser possvel essa cesso se no houver oposio de mais de do capital social, ou seja, no pode ter a rejeio de mais de 1/4, precisa de aprovao de , com isso teremos a cesso de quotas. possvel a penhora de quotas na Sltda? Uma parte da doutrina entende que depende: - se a sociedade uma sociedade de pessoas - que aquela cuja a caracterstica pessoal do scio importante para o desenvolvimento da sociedade, ex. sociedade de mdicos, de engenheiros, etc. - isso porque temos que a penhora de quotas, bem mvel vai a leilo e vir um terceiro estranho a sociedade - para evitar essa pessoa que no tem nada haver com a sociedade a doutrina diz que no possvel. - se a sociedade for de quotas - no se leva em conta os atributos pessoais dos scios e sim o capital, nesse caso pouco importa quem vir para a sociedade, a doutrina considera possvel. Penhora das quotas para STJ

O STJ diz que tanto faz se a sociedade de pessoas ou de capital, defende que possvel a penhora de quotas, fundamentando em primeiro lugar o art. 591 do CPC, que diz que o devedor tem que responder com todos os seus bens presentes e futuros, como diz que todos os bens, a partir do momento que sou scio de uma sociedade as suas quotas so bens mveis ento dentro de todos os bens deve estar as quotas sociais e o STJ diz mais...

Se for para as regras dos bens impenhorveis, o art.649 do CPC traz um rol de bens impenhorveis e nele no tem as quotas sociais, ento as quotas no so bens impenhorveis. Por outro lado, temos ainda a regra do art. 655 do CPC que traz uma ordem de penhora, dizendo que observar preferencialmente a seguinte ordem: no inciso IV traz as aes e quotas de sociedades empresarias. Para concluir o STJ ameniza um pouco e diz que pode haver penhora, mas que os scios da sociedade tero preferncia na arrematao. Ns falamos de penhora, mas temos que falar de uma outra regra, quando o credor pede penhora de quota porque no tem mais o que pedir, porque geralmente o credor no est interessado em arrematar as quotas, difcil a venda das cotas, com isso CC trouxe uma sada muito boa, em que o credor evita toda essa discusso, a sada usar o art. 1026 do CC, que diz que o credor particular de scio pode fazer recair a execuo sobre o que a este couber nos lucros da sociedade. Menor - Scio da Sociedade Limitada

O menor pode ser scio da sociedade limitada? J sabemos que sim desde que respeitada a regra do art. 974, 3, tem que estar devidamente assistido ou representado, no pode exercer administrao e o capital social tem que estar totalmente integralizado. O Administrador da Sociedade Limitada O administrador traz alguns detalhes importantes, que geralmente traz perguntas tpicas, sempre so as mesmas, com base nos art. 1060-1061 do CC. Nomeao do administrador pode ser nomeado no contrato social ou em ato separado (art. 1060 do CC), ato separado trata-se de ata de assembleia que elege o administrador, no contrato social. Quem pode ser o administrador na SLtda

Podemos ter o scio como administrador, mas tambm podemos ter o no scio, s que para isso, temos um detalhe importante, at a pouco tempo atrs precisava de dois requisitos: - previso no contrato social; tinha que ter aprovao do no scio como administrador. Esses eram os requisitos para que o no scio fosse administrador na sociedade limitada, era o que trazia a redao antiga do art. 1061. O art. 1061 foi alterado pela lei 12375/10, hoje no precisa mais de previso no contrato social, basta agora a aprovao do no scio como administrador, o qurum vai depender do capital social, se estiver totalmente integralizado ou se no estiver totalmente integralizado.

Quorum conforme integralizao do capital Aprovao do administrado com o capital totalmente integralizado precisa da aprovao de 2/3 do capital social; Aprovao do administrador com o capital no estando totalmente integralizado ser preciso unanimidade. Responsabilidades do administrador na SLtda Deduz-se do Art. 1.016. Os administradores respondem solidariamente perante a sociedade e os terceiros prejudicados, por culpa no desempenho de suas funes. E ainda - Art. 1.011. O administrador da sociedade dever ter, no exerccio de suas funes, o cuidado e a diligncia que todo homem ativo e probo costuma empregar na administrao de seus prprios negcios. Regras de Responsabilidade do Adm na SLtda Quando o adm. age em um primeiro momento a regra que a responsabilidade da sociedade e no do adm. porque ele est agindo em nome da sociedade, ele vai responder de forma solidria com a sociedade se ele agir com culpa no desempenho de suas funes. Agora temos ainda uma terceira hiptese que somente o adm. responde, a sociedade est fora, s vai responder o adm. essa regra vem pela chamada Teoria Ultra Vires. Teoria Ultra Vires Ultra vires significa alm das foras. O ato ultra vires aquele praticado pelo adm. que vai alm de suas foras, das que foram atribudas no contrato social, isso , com estrapolao dos limites contratuais. Segundo esta teoria no imputvel sociedade o ato ultra vires. Conselho Fiscal na SLtda rgo facultativo, no obrigatrio (Art. 1066 do CC), o dispositivo traz a expresso pode e no como dever. Composio do conselho fiscal ter o mnimo de trs membros, eles podero ser scio ou no scio, ser residente no pas e eleito em assembleia geral (diferente da S/A que o rgo obrigatrio). Art. 1.066. Sem prejuzo dos poderes da assembleia dos scios, pode o contrato instituir conselho fiscal composto de trs ou mais membros e

respectivos suplentes, scios ou no, residentes no Pas, eleitos na assembleia anual prevista no art. 1.078. Deliberaes sociais na SLtda Como sero tomadas as decises em uma sociedade limitada? Podero ser tomadas: - em reunio - em assembleia Porm tem uma regra importante no art. 1072, 1, que diz que se a sociedade possuir mais de 10 scios, ou seja, 11 scios ou mais, obrigatria a realizao de assembleia. Formalidades para realizao da assembleia - Precisa de edital de convocao, vai ter que constar local, data, horrio e o tema que ser discutido, ser publicado em jornal de grande circulao ou na imprensa oficial para dar publicidade, muito oneroso as vezes, com isso fazem uma carta e pega a assinatura do scio, se fizer isso com todos os scios essa regra de convocao ser dispensada. (art. 1072, 2). - a realizao da assembleia tambm pode ser dispensada, ocorrer quando todos os scios decidirem por escrito sobre a matria objeto da assembleia ou da reunio; - sendo realizada a assembleia vai ter que ser analisada as mesmas regras da sociedade civil do art. 1010 CC... Art. 1.010. Quando, por lei ou pelo contrato social, competir aos scios decidir sobre os negcios da sociedade, as deliberaes sero tomadas por maioria de votos, contados segundo o valor das quotas de cada um. OBS.: ns temos um qurum que diferente da regra geral e bastante cobrado em concurso, trata-se da alterao do contrato social da sociedade limitada que ser de do capital social, isso est na conjugao do art. 1071 cc art. 1076 do CC. Art. 1.071. Dependem da deliberao dos scios, alm de outras matrias indicadas na lei ou no contrato: V - a modificao do contrato social; Art. 1.076. Ressalvado o disposto no art. 1.061 e no 1 o do art. 1.063, as deliberaes dos scios sero tomadas: I - pelos votos correspondentes, no mnimo, a trs quartos do capital social, nos casos previstos nos incisos V e VI do art. 1.071; Matrias objeto de apreciao e qurum

I designao de administrador no scios: a) no estando integralizado o capital social unanimidade dos scios; b) integralizado o capital social 2/3 do capital. II destituio de administrador nomeado no contrato social 2/3 do capital social, salvo disposio contratual diversa; III modificao do contrato social do capital social; IV incorporao, fuso, dissoluo ou cessao do estado de liquidao do capital social;... V designao de administradores, quando feita em separado mais da metade do capital social; VI destituio de administradores (salvo a hiptese prevista no inciso II) mais da metade do capital social; VII fixao da remunerao dos administradores, quando no estabelecida no contrato mais da metade do capital social. Dissoluo da Sociedade Limitada

A dissoluo pode ser parcial ou total. - Dissoluo Parcial um ou mais scios saem da sociedade, mas a sociedade mantida preservada. - Dissoluo Total a sociedade se extingue totalmente, deixa de existir. Hipteses de dissoluo parcial

- Pela vontade dos scios, um scio quer sair e os outros querem mesmo que ele saia; - direito de retirada , a possibilidade do scio sair da sociedade, os outros scios querem que ele permanea na sociedade; - falecimento do scio - falncia do scio - liquidao da cota a pedido do credor, verifica o valor da cota do scio e repassa para seu credor; - excluso do scio de sociedade limitada nesse caso vamos aplicar a regra que j vimos do art. 1030, incapacidade superveniente, cometimento de falta grave. Excluso de scio minoritrio

Agora, o art. 1085 do CC trata da excluso do scio minoritrio, importante porque a excluso extra judicial, no precisa de ao judicial, contudo, precisa ser observado algumas regras: - ser scio minoritrio;

- praticar ato de inegvel gravidade; - o ato tem que colocar em risco a sociedade; - previso no contrato social permitindo a excluso por justa causa; - mediante alterao do contrato social. Ex.: um scio saiu de frias com a famlia e quando voltou estava apenas uma notificao e cpia da alterao do contrato social, a lei prev a excluso - mas no podemos esquecer que se o scio foi acusado de ter cometido falta grave, ele precisa ter direito de contraditrio e ampla defesa, essa excluso s ter validade se o scio a ser excludo for avisado da assembleia ou reunio e esteja presente e tenha o direito de defesa, depois disso que poder ser feita a excluso (art. 1085 CC). Hipteses de dissoluo total da SLtda

- vontade dos scios; - decurso do prazo para as sociedade que foram constitudas com prazo determinado. Ex.: s que se a sociedade foi determinada a dissolver em 05/01/11 e no se manifestam na dissoluo e continuam na sociedade, vai ter prorrogao por prazo indeterminado; - falncia da sociedade; - unipessoalidade por mais de 180 dias eu s posso ter apenas um scio na sociedade limitada se for por um prazo mximo de 180 dias, superou esse prazo caso de dissoluo total, lembrando que temos hoje uma soluo, depois da lei 12441/11 possvel transformar a sociedade limitada em EIRELI, que a sociedade de um scio apenas; - extino de autorizao para funcionamento (Art. 1033, V do CC), s que tem um detalhe importante, caiu no MP de SP, nos casos de dissoluo no tem participao do MP, no entanto quando pergunta sobre dissoluo total essa questo que cobrada, quando ocorre isso os scios precisam fazer a liquidao da empresa para sua dissoluo no prazo de 30 dias, os scios no fazendo isso dentro do prazo, o MP promover a liquidao judicial da sociedade nos 15 dias subsequentes ao recebimento da comunicao; - anulao do ato constitutivo se o contrato social foi anulado judicialmente haver a dissoluo total da sociedade; - inexequibilidade do objeto social exaurimento do objeto social, nada mais do que perda de mercado, ausncia. Ex.: uma empresa que s fabricava antenas de UHF, antenas internas de TV, perdeu mercado, ningum mais usa isso hoje, ocorreu a ausncia de mercado, precisa de ser dissolvida; Empresa Individual de Responsabilidade Ltda EIRELI

NOVA LEI FAVORECE O EMPRESARIO INDIVIDUAL Lei n 12.441 de 11 de julho de 2011 Evoluo histrica-Eireli

At 07 de janeiro de 2012, o empresrio individual brasileiro sempre que fosse abrir uma empresa de responsabilidade limitada, se via em dificuldades para conseguir um scio, pois no era possvel constituir uma sociedade limitada sem a figura de pelo menos um scio. A Lei 12.441 de 2011 alterou a redao dos artigos 44 e 980 do Novo Cdigo Civil (Lei 10.406 de 2002), para permitir a constituio de empresas sem a formao tradicional das sociedades, conhecida como EIRELI Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. O DNRC Departamento Nacional de Registro do Comercio regulamentou os procedimentos para a Constituio, Alterao, Abertura de filial e Extino da EIRELI, alm dos procedimentos para Transformao de Empresrio Individual em EIRELI e de Sociedade Limitada em EIRELI, ou vice-versa, por meio da INSTRUO NORMATIVA DNRC 117, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2011. Esta nova forma de pessoa jurdica, que vigora a partir de 08 de janeiro de 2012 permitir o exerccio da atividade empresarial de forma individual (unipessoal), sem imputar responsabilidade ilimitada ao patrimnio particular da pessoa fsica, como acontece com o empresrio individual. Principais Caractersticas da Eireli

1) 2) 3) 4) 5) 6) 7)

Vigncia das regras da EIRELI; Sociedade Unipessoal; Integralizao Imediata e Valor Mnimo do Capital Social; Nome Empresarial; Vedao de Participao em outra EIRELI; Possibilidade de Transformao; Aplicao Subsidiria das regras das Limitadas.

1) Vigncia das regras da EIRELI - O artigo 3 da Lei 12.441 de 2011 determinou que as regras da EIRELI entram em vigor em 180 dias a partir de 12 de julho de 2011, isto , em 08 de janeiro de 2012. 2) Sociedade Unipessoal - A Lei 12.441 de 2011 acrescentou o inciso VI ao art. 44 da Lei 10.406 de 2002 (Cdigo Civil), determinando que a EIRELI uma pessoa jurdica de direito privado.

- Foi includo o artigo 980-A ao Cdigo Civil, determinando que: "A empresa individual de responsabilidade limitada ser constituda por uma nica pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que no ser inferior a 100 (cem) vezes o maior salrio-mnimo vigente no Pas". - Assim, foi institudo no ordenamento jurdico brasileiro a pessoa jurdica constituda apenas por um nico scio, isto , uma sociedade unipessoal de prazo indeterminado. - O pargrafo nico do artigo 1.033 do Cdigo Civil teve sua redao alterada, e passou a permitir a transformao da EIRELI. 3) Integralizao Imediata e Valor Mnimo do Capital Social - O art. 980-A includo no Cdigo Civil estabelece que a totalidade do capital social dever ser totalmente subscrito e integralizado por ocasio do ato constitutivo e no poder ser inferior a 100 vezes o maior salrio-mnimo vigente no Pas (R$ 62.200,00). 4) Nome Empresarial - O art. 980-A includo no Cdigo Civil tambm estabelece que o nome empresarial dever ser formado pela incluso da expresso "EIRELI" aps a firma ou a denominao social. - A EIRELI utilizar o nome de seu nico scio, completo ou abreviado, aditando-lhe, se quiser, designao mais precisa da sua pessoa ou do gnero de atividade. 5) Vedao de Participao em outra EIRELI - O art. 980-A includo no Cdigo Civil estabelece que a pessoa natural que constituir EIRELI somente poder figurar em uma nica empresa dessa modalidade. 6) Possibilidade de Transformao - O art. 980-A estabelece que a EIRELI tambm poder resultar da concentrao das quotas de outra modalidade societria num nico scio, independentemente das razes que motivaram tal concentrao. A Instruo Normativa DNRC 118 de 2011 regulamentou a transformao envolvendo a EIRELI. 7) Aplicao Subsidiria das regras das Limitadas. - O art. 980-A includo no Cdigo Civil estabelece que aplicam-se EIRELI, no que couber, as regras previstas para as Sociedades Limitadas (Arts. 1052 a 1087 do Cdigo Civil). Art. 980-A NCC - (Includo pela Lei n 12.441, de 2011) (Vigncia) DA EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA Art. 980-A. A empresa individual de responsabilidade limitada ser constituda por uma nica pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que no ser inferior a 100 (cem) vezes o

maior salrio-mnimo vigente no Pas. (Includo pela Lei n 12.441, de 2011) (Vigncia) 1 O nome empresarial dever ser formado pela incluso da expresso "EIRELI" aps a firma ou a denominao social da empresa individual de responsabilidade limitada. (Includo pela Lei n 12.441, de 2011) (Vigncia) 2 A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poder figurar em uma nica empresa dessa modalidade. (Includo pela Lei n 12.441, de 2011) (Vigncia) 3 A empresa individual de responsabilidade limitada tambm poder resultar da concentrao das quotas de outra modalidade societria num nico scio, independentemente das razes que motivaram tal concentrao. (Includo pela Lei n 12.441, de 2011) (Vigncia) 4 ( VETADO). (Includo pela Lei n 12.441, de 2011) (Vigncia) 5 Poder ser atribuda empresa individual de responsabilidade limitada constituda para a prestao de servios de qualquer natureza a remunerao decorrente da cesso de direitos patrimoniais de autor ou de imagem, nome, marca ou voz de que seja detentor o titular da pessoa jurdica, vinculados atividade profissional. (Includo pela Lei n 12.441, de 2011) (Vigncia) 6 Aplicam-se empresa individual de responsabilidade limitada, no que couber, as regras previstas para as sociedades limitadas. (Includo pela Lei n 12.441, de 2011) (Vigncia) Sociedade em Nome Coletivo

Nascida no seio dos grupos familiares que entre si formavam sociedades, em pouco tempo desenvolveu-se, atraindo artesos e comerciantes. De incio era constituda verbalmente, mais tarde por escrito, culminando com a inscrio no Registro de Comrcio. Acolhida na Ordonnace sur le Commerce de Terre, promulgada sob o reinado de Lus XIV, foi posteriormente includa no Cdigo Comercial francs de 1807, vindo a ser regulamentada, inclusive, no Cdigo Comercial brasileiro de 1850 (art. 315 e 316). Continua em vigor, nos arts. 1.039 a 1.044 do N. Cdigo Civil.

Conceito SNC Pode ser definida como a sociedade empresria constituda de uma s categoria de scios solidria e ilimitadamente responsveis pelas obrigaes sociais , sob firma o razo social.

Art. 1.039 N.CC Em conformidade com art. 1.039 do N. CC - somente pessoas fsicas pode tomar parte na sociedade em nome coletivo, o que lhe confere natureza inquestionavelmente, intuitu personae. Art. 1.039 CC Somente pessoas fsicas podem tomar parte na sociedade em nome coletivo, respondendo todos os scios, solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais.

Pessoa Jurdica na SNC? Fica inteiramente afastada a possibilidade de acolher como scios pessoas jurdicas ou outras sociedades empresrias, o que, na pratica, restringe sua atividade a negcios de pequeno porte, reservando-lhe ntido carter familiar.

Artigo 1.039 pargrafo nico Art. 1.039 CC Somente pessoas fsicas podem tomar parte na sociedade em nome coletivo, respondendo todos os scios, solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais. Pargrafo nico . Tal conveno, porm no tem qualquer efeito perante terceiros. Para estes, todos permanecero solidrios e ilimitadamente responsveis, subsidiariamente, pelas obrigaes sociais. OBS. observadas as regras do art. 1.024 N.CC

Regulamentao subsidiria Sendo uma sociedade contratual, assim como a sociedade limitada, a sociedade em nome coletivo regida, subsidiariamente, pelas normas da sociedade simples, conforme disposio normativa constante no art. 1.040 do N.CC, e se contrato deve constar as clusulas previstas no art. 997 do CC, conforme determina o art. 1.041 do N. CC.

Nome empresarial na SNC

Deve adotar firma ou razo social como espcie de nome empresarial ( art. 1.041, parte final, c/c art. 1.057 do CC). Obs. Razo social derivada do livro razo. A firma ou razo social pode conter por extenso os nomes dos scios, ou o nome abreviado de um, acompanhado da expresso companhia -Abreu & Almeida -Abreu & Cia.

Dissoluo da SNC Dispe o CC em seu artigo 1.044, que a sociedade em nome coletivo se dissolve de pleno direito por qualquer das causas enumeradas no art. 1.033 e, se empresria, tambm pela declarao da falncia. Caractersticas Gerais SNC Sendo a SNC um modelo de societrio, em que os scios responde ilimitadamente pelas obrigaes sociais, subtende-se: Ela deve sempre adotar firma social como espcie de nome empresarial; No se admite a participao de incapazes posto que nestas sociedades os scios tm uma contribuio no s pessoal como patrimonial, e os incapazes no poder se obrigar; Os scios tm ampla liberdade para disciplinar as suas relaes sociais, desde que no desnaturem o tipo societrio escolhido; Sendo sociedade de pessoas, depende de consentimento dos demais scios a entrada de estranhos ao quadro social; A sua administrao compete aos prprios scios, salvo designao contratual (CS), no se admitindo a designao de no scio para o desempenho de tal mister. Administrao na SNC Art. 1.042 CC A administrao da sociedade compete exclusivamente a scios, sendo o uso da firma, nos limites do contrato privativo dos que tenham os necessrios poderes.

Sociedade em Comandita Simples Histrico Est a sociedade mercantil mais antiga de que se tem notcia. Surgida na Idade Mdia, (segundo Arcangeli em Florena Itlia.

Para alguns a sociedade em comandita simples derivaria da sociedade em nome coletivo] Todavia a maioria quase absoluta dos autores se fixa no contrato de commenda, do italiano accomandita, que significa depsito ou guarda, mediante o qual o capitalista confiava dinheiro a determinas pessoas, notadamente aos capites de navios, para que estes, em seu prprio nome e risco, comerciassem, repartindo lucros, se os houvesse. Diz Carvalho de Mendona a opinio mais seguida, a transformao do contrato de commenda ou de paccotiglia, muito usado nas cidades comerciais italianas do sc. XII e XIII, mediante o qual se entregava a quem ia empreender viagem martima certa quantia em dinheiro ou mercadoria, para que com estes efeitos negociassem, em nome prprio, mas em proveito comum, conforme o ajuste. Conceito SCS

Com traos inequivocamente semelhantes sociedade em conta de participaes (scio ostensivo, o capito do navio; scio oculto, o capitalista), foi a sociedade em comandita pouco a pouco assumido caractersticas prprias que culminaram com sua inscrio no Registro das Corporaes, sendo mais tarde disciplinada no Cdigo Comercial francs de 1.807, vindo, finalmente, a ser acolhida pelo Cdigo Comercial brasileiro de 1.805 e, nos dias atuais, pelo N. CC arts. 1.045 a 1.051. Conceito pelo Art. 1.045 N CC

Art. 1.045, CC na sociedade em comandita simples tomam parte scios de duas categorias: os comanditados, pessoas fsicas, responsveis solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais, e os comanditrios, obrigados somente pelo valor de sua quota. Caracterstica desta definio legal: A) os scios comanditados (solidrios) s podem ser pessoas fsicas - aquele solidria e ilimitadamente responsvel pelas obrigaes sociais; C) os scios comanditrios, ao revs, podem ser pessoas fsicas ou jurdicas tem sua responsabilidade limitada ao montante das cotas subscritas D) Cabe ao contrato social, registre-se, especificar claramente que so os comanditados e quem so os comanditrios (pargrafo nico, art. 1.045, CC) Regulamentao

Sendo a sociedade em comandita simples aquela constituda por duas espcies de scios: comanditados (solidrios) e comanditrios (de responsabilidade limitada). Nesse sentido prev o art. 1.046, caput, que aplicam-se sociedade em comandita simples as normas da sociedade em nome coletivo, no que forem compatveis (...) pargrafo nico - aos comanditados cabem os mesmos direitos e obrigaes dos scios da sociedade em nome coletivo. Obrigao do scio comanditrio A obrigao precpua do scio comanditrio, tal como ocorria nas commendas, to somente contribuir para a formao do capital social, contribuio esta que pode ser feita em dinheiro ou bens mas no em servios. Sua responsabilidade restringe-se efetivao da contribuio a que se comprometeu no contrato social cumpriu sua obrigao social, no podendo os credores, em princpio, nada exigir dele, em funo da limitao de responsabilidade que a lei lhe assegura.

Art. 1.047 N. CC Em contrapartida a essa limitao de responsabilidade, o cdigo, em seu art. 1.047, determina que sem prejuzo da faculdade de participar das deliberaes da sociedade e de lhe fiscalizar as operaes, no pode o comanditrio praticar qualquer ato de gesto, nem ter o nome na firma social, sob pena de ficar sujeito s responsabilidades de scio comanditado. Administrao na SCS A administrao da comandita simples compete apenas aos scios comanditados, no obstante o CC permita, em seu art. 1.047 , pargrafo nico, que o comanditrio seja constitudo procurador da sociedade, para negcio determinado e com poderes especiais.

Nome empresarial na SCS Somente os nomes dos scios comanditados podem constar da firma social, uma vez que so estes os que respondem ilimitadamente pelas obrigaes a sociedade. Ver artigo 1.157 do CC.

Dissoluo SCS

Tal como na sociedade em nome coletivo, dissolve-se de pleno direito por qualquer das causas previstas no art. 1.033 do CC e tambm pela declarao de sua falncia, se for empresria. Mas o CC traz ainda outra hiptese de dissoluo da comandita simples: dispe o art. 1.051, inciso II, a sociedade se dissolve quando por mais de cento e oitenta dias perdurar a falta de uma das categorias de scio. - assim como na sociedade limitada no pode ficar com apenas um scios (art. 1.033, inc. IV, CC)

Se a categoria do scio que faltar for a dos comanditados, dispe o CC, no pargrafo nico do art. 1.051, que os comanditrios nomearo administrador provisrio para praticar, durante esse perodo e sem assumir a condio de scio, os atos da administrao.

Sociedade Cooperativa A sociedade cooperativa se regula na Lei n. 5.764/71, (Lei das Cooperativas), que define a poltica nacional de cooperativismo, institui o regime jurdico das sociedades e d outras providncias, e nos arts. 1.093 a 1.096 do Cdigo Civil, supletivamente, de acordo com a ressalva contida no art. 1.093, aparecendo, ainda, nos arts. 174, 2, e 187, inciso VI, da Constituio Federal da Repblica. Art. 174, 2, CF/88 Art. 174. Como agente normativo e regulador da atividade econmica, o Estado exercer, na forma da lei, as funes de fiscalizao, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor pblico e indicativo para o setor privado. ... 2 - A lei apoiar e estimular o cooperativismo e outras formas de associativismo.

Art. 187, inciso VI, CF/88 Art. 187. A poltica agrcola ser planejada e executada na forma da lei, com a participao efetiva do setor de produo, envolvendo produtores e trabalhadores rurais, bem como dos setores de comercializao, de armazenamento e de transportes, levando em conta, especialmente: ... VI - o cooperativismo;

Conceito de Sociedade Cooperativa

A cooperativa se constitui por pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou servios para o exerccio de uma atividade econmica, de proveito comum, sem o objetivo de lucro, nos termos do art. 3 da Lei n 5.764/71. Das Sociedades Cooperativas Art. 3 Celebram contrato de sociedade cooperativa as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou servios para o exerccio de uma atividade econmica, de proveito comum, sem objetivo de lucro. O lucro O lucro, se houver, de ser revertido s prprias operaes cooperadas. Baseada nos mesmo motivos que fazem surgir historicamente a personalidade jurdica, ou seja, para permitir que vrias pessoas reunidas alcancem aquilo que est aqum de suas foras individuais, surge, tambm a cooperativa, que nada mais do que a reunio de pessoas fsicas ou jurdicas que exercem o mesmo tipo de atividade econmica, ou corretas para otimizar custos e prticas operacionais e obter melhor situao econmica para sues membros. (Wilges Bruscato)

Ato Cooperativo Organizados em sociedades cooperativas, os associados podem ter relaes recprocas com a cooperativa e esta, por sua vez, pode, tambm, relacionar-se com outras cooperativas. Sempre que isso ocorrer dentro da realizao dos fins sociais, tratar-se- de um ato cooperativo, que no implica operao de mercado, o que apresenta grandes vantagens, tanto operacionais como tributrias.

Principais caractersticas da cooperativa Art. 4 As cooperativas so sociedades de pessoas, com forma e natureza jurdica prprias, de natureza civil, no sujeitas a falncia, constitudas para prestar servios aos associados, distinguindo-se das demais sociedades pelas seguintes caractersticas: I - adeso voluntria, com nmero ilimitado de associados, salvo impossibilidade tcnica de prestao de servios; II - variabilidade do capital social representado por quotas-partes; III - limitao do nmero de quotas-partes do capital para cada associado, facultado, porm, o estabelecimento de critrios de proporcionalidade, se assim for mais adequado para o cumprimento dos objetivos sociais;

IV - inacessibilidade das quotas-partes do capital a terceiros, estranhos sociedade; V - singularidade de voto, podendo as cooperativas centrais, federaes e confederaes de cooperativas, com exceo das que exeram atividade de crdito, optar pelo critrio da proporcionalidade; VI - qurum para o funcionamento e deliberao da Assembleia Geral baseado no nmero de associados e no no capital; VII - retorno das sobras lquidas do exerccio, proporcionalmente s operaes realizadas pelo associado, salvo deliberao em contrrio da Assembleia Geral; VIII - indivisibilidade dos fundos de Reserva e de Assistncia Tcnica Educacional e Social; IX - neutralidade poltica e indiscriminao religiosa, racial e social; X - prestao de assistncia aos associados, e, quando previsto nos estatutos, aos empregados da cooperativa; XI - rea de admisso de associados limitada s possibilidades de reunio, controle, operaes e prestao de servios.

Inscrio ou registro da Cooperativa Embora em virtude de imposio legal tenha sempre a natureza de sociedade simples, sua inscrio se dar na Junca Comercial de sua sede por ora do 6 do art. 18 da Lei n.5.764/71.

Art. 18, 6, Lei n. 5.764/71 Art. 18. Verificada, no prazo mximo de 60 (sessenta) dias, a contar da data de entrada em seu protocolo, pelo respectivo rgo executivo federal de controle ou rgo local para isso credenciado, a existncia de condies de funcionamento da cooperativa em constituio, bem como a regularidade da documentao apresentada, o rgo controlador devolver, devidamente autenticadas, 2 (duas) vias cooperativa, acompanhadas de documento dirigido Junta Comercial do Estado, onde a entidade estiver sediada, comunicando a aprovao do ato constitutivo da requerente. 6 Arquivados os documentos na Junta Comercial e feita a respectiva publicao, a cooperativa adquire personalidade jurdica, tornando-se apta a funcionar.

Cdigo Civil Art. 982. Salvo as excees expressas, considera-se empresria a sociedade que tem por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio sujeito a registro (art. 967); e, simples, as demais.

Pargrafo nico. Independentemente de seu objeto, considera-se empresria a sociedade por aes; e, simples, a cooperativa.

Objeto da cooperativa Seu objeto pode ser qualquer gnero de servio, operao ou atividade. (art. 5, Lei n. 5.764/71). Podem, assim, encarregar-se de diversos tipos de atividade, por ex.: cooperativa agrcola, industrial, de trabalho (profissional de classe), de beneficiamento de produtos, de compras em comum, de vendas em comum, de consumo, de abastecimento, de crdito, de seguros, de habitao, editoriais, escolares etc.

Nome da cooperativa Seu nome deve sempre conter o termo cooperativa, sendo-lhe vedado o uso do termo banco. Art. 5 As sociedades cooperativas podero adotar por objeto qualquer gnero de servio, operao ou atividade, assegurando-se-lhes o direito exclusivo e exigindo-se-lhes a obrigao do uso da expresso "cooperativa" em sua denominao. Pargrafo nico. vedado s cooperativas o uso da expresso "Banco".

Classificao das cooperativas Art. 6 As sociedades cooperativas so consideradas: I - singulares, as constitudas pelo nmero mnimo de 20 (vinte) pessoas fsicas, sendo excepcionalmente permitida a admisso de pessoas jurdicas que tenham por objeto as mesmas ou correlatas atividades econmicas das pessoas fsicas ou, ainda, aquelas sem fins lucrativos; II - cooperativas centrais ou federaes de cooperativas, as constitudas de, no mnimo, 3 (trs) singulares, podendo, excepcionalmente, admitir associados individuais; III - confederaes de cooperativas, as constitudas, pelo menos, de 3 (trs) federaes de cooperativas ou cooperativas centrais, da mesma ou de diferentes modalidades

Constituio da cooperativa Sua constituio se d atravs de uma assembleia de constituio ou por escritura pblica.

A assembleia de constituio dever aprovar os estatutos e eleger os primeiros dirigentes, que no podem ter impedimentos para exercer cargos de administrao societria. Aps constituda, inscrita na Junta e publicada a certido, antes de entrar em funcionamento deve providenciar seu registro na Organizao das Cooperativas Brasileiras ou em entidade estadual congnere, se houver, em obedincia ao art. 107 da Lei n. 5.764/71.

Nmero mnimo de cooperados A questo do nmero mnimo de cooperados para a constituio e funcionamento da cooperativa. (controvrsias) Art. 6 As sociedades cooperativas so consideradas: inciso, primeira parte: I - singulares, as constitudas pelo nmero mnimo de 20 (vinte) pessoas fsicas,... Art. 1.094. So caractersticas da sociedade cooperativa: II - concurso de scios em nmero mnimo necessrio a compor a administrao da sociedade, sem limitao de nmero mximo;

Variao do capital social A variao do capital social, no enseja modificao dos estatutos. Art. 24. O capital social ser subdividido em quotas-partes, cujo valor unitrio no poder ser superior ao maior salrio mnimo vigente no Pas. 1 Nenhum associado poder subscrever mais de 1/3 (um tero) do total das quotas-partes, salvo nas sociedades em que a subscrio deva ser diretamente proporcional ao movimento financeiro do cooperado ou ao quantitativo dos produtos a serem comercializados, beneficiados ou transformados, ou ainda, em relao rea cultivada ou ao nmero de plantas e animais em explorao.

Responsabilidade dos Scios A responsabilidade dos scios pode ser limitada ou ilimitada, dependendo do que disserem os estatutos. Se limitada, o scio responde pelo valor de suas quotas e por eventual prejuzo verificado na operao social, na proporo de suas participaes. Art. 1.095. Na sociedade cooperativa, a responsabilidade dos scios pode ser limitada ou ilimitada. 1o limitada a responsabilidade na cooperativa em que o scio responde somente pelo valor de suas quotas e pelo prejuzo verificado

nas operaes sociais, guardada a proporo de sua participao nas mesmas operaes. 2o ilimitada a responsabilidade na cooperativa em que o scio responde solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais.

Dissoluo da cooperativa A dissoluo da cooperativa pode se dar: (art. 63, Lei n. 5.764/71) I - pelo decurso do tempo de durao; II por deliberao de maioria qualificada (dois teros) em assembleia geral extraordinria; III pela inexequibilidade dos objetivos estatutrios; IV pela reduo do nmero mnimo de associados; V se em seis meses no se recompuser ou devido paralisao das atividades por mais de cento e vinte dias.

Embora haja entendimento diverso, na oportunidade de dissoluo da cooperativa, entendemos que o saldo existente no fundo de reserva, que no pode ser distribudo aos associados mesmos na extino da sociedade, por comando do 2 do art. 44 do CC, que manda aplicar, subsidiariamente, s sociedades o previsto para as associaes, deve ser destinado a outra entidade sem fins lucrativos mencionada no estatuto ou, em caso de omisso, por deliberao dos associados, instituio pblica de fins idnticos ou semelhantes, de acordo com o art. 61 do mesmo diploma legal. Arts. 44, 2 e 61, NCC Art. 44. So pessoas jurdicas de direito privado: 2o As disposies concernentes s associaes aplicam-se subsidiariamente s sociedades que so objeto do Livro II da Parte Especial deste Cdigo. Art. 61. Dissolvida a associao, o remanescente do seu patrimnio lquido, depois de deduzidas, se for o caso, as quotas ou fraes ideais referidas no pargrafo nico do art. 56, ser destinado entidade de fins no econmicos designada no estatuto, ou, omisso este, por deliberao dos associados, instituio municipal, estadual ou federal, de fins idnticos ou semelhantes.

Vous aimerez peut-être aussi