Vous êtes sur la page 1sur 8

APLICAO DE PROPORES NO CLCULO DE MEDICAMENTOS E GOTEJAMENTO

FARMACOLOGIA Definio Segundo Gooldman, a farmacologia compreende o conhecimento da historia, origem, propriedades fsicas e qumicas, composio, efeitos bioqumicos e fisiolgicos, mecanismo de ao, absoro, distribuio e eliminao, alem das propriedades teraputicas e outros empregos de medicamentos.

TERMINOLOGIA Droga qualquer substancia que, administrada no organismo vivo, pode produzir alteraes somticas ou funcionais; Medicamento E qualquer agente qumico, que administrado no organismo vivo, produz efeitos benficos; Dose E a quantidade de medicamento que deve ser dada a pacientes de cada vez; Dose Mnima E a menor quantidade de uma droga, capaz de produzir efeitos teraputicos; Dose Mxima E a maior quantidade de uma droga, capaz de produzir efeitos teraputicos sem apresentar efeitos indesejveis; Dose de Manuteno E a dose necessria para manter os nveis desejveis de medicamento na corrente sanguinea e tecidos durante tratamento.

10.1 - ANTIBIOTICOS So substncias que exercem ao antimicrobiana. Podem ser produzidos por agentes vivos como cogumelos e bactrias ou ser elaborados sinteticamente. Os antibiticos podem agir predominantemente sobre as bactrias grampositivos, sobre as bactrias gram-negativas ou ambas. Neste ultimo caso, e considerado antibitico de amplo espectro. As bactrias podem ser sensveis ou resistentes a um determinado tipo de antibitico. A escolha do antibitico mais eficiente para o tratamento de certos tipos de infeces pode ser facilitada atravs do exame laboratorial denominado cultura em antibiograma que consiste no estudo da sensibilidade do micro-organismo aos diversos tipos de antibiticos. 10.1.1 - GRUPOS DE ANTIBIOTICOS Penicilinas Penicilina G Cristalina (Sdica ou Potssica); Penicilina G Benzatina (Benzetacil, Longacilin); Penicilina G Procana (Wycillin); Penicilina Semissinttica Penicilina V (Pen-ve-oral); Amoxilina (Amoxil); Ampicilina (Binotal, Amplacilina); Carbenicilina; Cloxacilina; Oxacilina (staficilin N); Cefalosporinas Cefalotina (Keflin); Cefaloridina; Cefalexina (Keflex); Cefazolina (Kefazol). Aminoglicosideos Neomicina Kanamicina Gentamicina (Garamicina) Amicacina (Novamin)

Tetraciclina Cloridrato de Oxitetraciclina (Terramicina); Fosfato Complexo de Tetraciclina (Tetrex); Doxiciclina (Vibramicina Eritromicina (Ilosone, Pantomicina e Eritrex); Lincomicina (Frademicina); Cloranfenicol (Quemicetina, Sintomicetina);

10.1.2 - CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS NA ADMINISTRACAO DE ANTIBIOTICOS 01 - De modo geral, a administrao de antibiticos via oral deve ser feita com leite, com exceo das tetraciclinas; 02 - A administrao por via intramuscular deve ser profunda, para diminuir a dor e favorecer a absoro; 03 - As penicilinas so cristalinas devem ser aplicadas com agulhas mais calibrosas: 30x8 ou 30x9; 04 - As penicilinas cristalinas devem ser diludas em 50 a 100 ml de soro, para diminuir a possibilidade de ocorrer flebite; 05 - Antes de administrar penicilinas e seus derivados, verificar se o paciente j tomou anteriormente. No se encontrou ainda um meio adequado para a deteco da sensibilidade a penicilinas, sendo o prprio teste cutneo considerado uma manobra arriscada. 06 - Estimular a hidratao em pacientes que no tenham controle hdrico, pois grande parte dos Antibiticos so de eliminao renal; 07 - Observar os efeitos txicos de cada medicao.

10.2 - ANTICONVULSIVANTES Definio Sao medicamentos utilizados principalmente em pacientes epilticos, evitando o desenvolvimento das convulses. Fenilbarbital Gardenal; Comital. Possui ao depressiva sobre o sistema nervoso central, sendo utilizado no tratamento do grande mal. Hidantoinas Defenil-dantoina (Hidantal, Epelin); Defenil-dantoina + barbitricos (Comital); As hidantonas so comumentes utilizadas como anticonvulsivantes e possuem pouca ao hipntica. Primidona (Mysoline); Usado no grande mal e epilepsia temporal. Carbamazepina (Tegretol); Usado no grande mal e epilepsia temporal. Clonazepan (Rivotril); Usado em associacao com outros anticonvulsivantes.

10.2.1 - CUIDADOS QUE DEVEM SER OBSERVADOS NA ADMINISTRACAO DOS ANTICONVULSIVANTES 01 - O hidantal por via EV deve ser aplicado lentamente; 02 - O hidantal no deve ser diludo em soro glicosado porque precipita; 03 - Administrar sempre com prescrio medica; 04 - Orientar o paciente para no ingerir bebida alcolica durante o tratamento, porque o lcool pode potencializar a ao da droga.

10.3 - ANALGESICOS E ANTITERMICOS Dipirona Novalgina, Comel. Derivada da pirazolona, sendo usado por via VO ou parenteral. Acetaminofeno Tylenol, Dorico. Possui ao antitrmica e analgsica. Aspirina A.A.S., Bayaspirina. Possui ao antitrmica, analgsica e antiinflamatoria. Propoxifeno Algafan, Doloxene. E indicado pela ao analgsica. No deve ingerir bebida alcolica durante o tratamento. Morfina medicamento analgsico, derivado do pio, sendo seu uso parenteral. Produz dependncia fsica e psquica. Meperidina Dolantina, Demeral. Produz alivio da dor principalmente a visceral. Deve-se ter cuidado na administrao, pois pode induzir a depresso respiratria e produz dependncia psquica e fsica.

10.3.1 - CUIDADOS QUE DEVEM SER OBSERVADOS NA ADMINISTRACAO DOS ANALGESICOS 01 - A medicao para dor ou hipertermia deve seguir a prescrio do dia ou do momento. 02 - Observar se o efeito do medicamento foi satisfatrio. 03 - Observar reaes colaterais da droga. Comunicar o enfermeiro ou o medico se houver qualquer anormalidade. 04 - Os entorpecentes como Dolatina, Demerol, Morfina so controlados, guardados em armrio ou gaveta trancados a chave.

10.4 - CORTICIDE Definio Sob ao do hormnio adrenocorticotrfico (ACTH), o crtex suprarrenal secreta os hormnios, principalmente os glicocorticoides. Os corticoides, atualmente so elaborados parenteral e tpica. Os glicocorticoides possuem ao sobre o metabolismo dos carboidratos, gorduras, protenas e eletrlitos, alem de interferir no sistema endcrino e sistema nervoso central. Succinato ou Hemissuccinato de Hidrocortisona Solu-Cortef, Flebocortid, Hidrocortisona. Prednisona Meticorten. Succinato sdico de prednisolona. Metilprednisolona. Betametasona Celestone. Dexametazona Decadron sinteticamente. Podem ser aplicados por via oral,

10.4.1 - CUIDADOS QUE DEVEM SER OBSERVADOS NA ADMINISTRACAO DOS CORTICOIDES 01 - Controle de peso dirio. O aumento de peso em pacientes que fazem uso de corticoides pode ser indcio de edema, devido reteno de sdio e gua; 02 - Controle frequente de presso arterial, pois os pacientes submetidos terapia com corticoides esto propensos a apresentar hipertenso; 03 - E comum, como medida preventiva, a indicao de dieta hipossdica ou assdica; 04 - A administrao por via oral deve ser acompanhada de leite, para amenizar o desconforto e as complicaes gstricas. 05 - Observar sinais e sintomas de hipernatremia: cefaleia, hipertenso arterial, edema, oligria ou anria. 06 - Vigilncia quanto a lquidos ingeridos e eliminados. Estabelecer controle hdrico, conforme a orientao medica.

10.5 - INSULINA E HIPOGLICEMIANTES ORAIS Definio A insulina e um hormnio secreto pelas ilhotas de Langerhans do pncreas. A insulinoterapia e indicada nas formas graves de diabetes. Insulina Simples Possui ao rpida e fugaz, sendo indicada em emergencias. Insulina NPH Inicio de ao em torno de 2 horas e efeito mximo entre 8 a 10 horas. Insulina Protamina Zinco (PZI) Os hipoglicemiantes orais so indicados principalmente no tratamento de diabticos estveis e de adultos. Os hipoglicemiantes mais conhecidos comercialmente so: Diabinese e Daonil.

10.5.1 -

CUIDADOS QUE DEVEM

SER OBSERVADOS NA ADMINISTRACAO

DAS INSULINAS E

HIPOGLICEMIANTES ORAIS 01 - Ao aplicar a insulina, usar seringa apropriada; 02 - Rodar o frasco entre as maos para homogeneizar a soluo; 03 - Rodzio dos locais de aplicao para evitar lipodistrofias; 04 - Somente a insulina simples poder ser aplicada por via endovenosa, sendo as demais, em geral, subcutneas. 05 - Alimentar o paciente, aps a administrao da insulina, para evitar reao hipoglicmica; 06 - Guardar a insulina em geladeira; 07 - Observar sinais de desidratao, pois um paciente diabtico pode perder mais lquidos, devido poliria; 08 - Verificar glicosria e cetonria, atravs de glicofita.

10.6 - CARDIOTONICOS Definio Cardiotnicos so substncias que, pela ao direta no corao, aumentam a forca de contrao miocrdica (ao inotrpica positiva). A restaurao do trabalho cardaco promove a reduo da taquicardia e a melhora da estase venosa. Os cardiotnicos so representados pelo grupo dos digitlicos, extrados das plantas do gnero Digitalis, Strophantus e Scilla. Os digitlicos so indicados para tratamento de insuficincia cardaca congestiva (ICC) e certas arritmias (taquicardia atrial, fibrilao e flutter atrial). Lanatosideo C Cedilanide Digoxina. Digitoxina. Estrofantinas.

10.6.1 - Cuidados que devem ser observados na administrao das CARDIOTNICOS 01 - Verificar o pulso antes da administrao dos digitlicos, pois so drogas que induzem a bradicardia; 02 - Se a frequncia cardaca estiver igual ou abaixo de 60 batimentos por minuto, deve-se procurar orientao medica; 03 - Averiguar qualquer sinal ou sintoma de intoxicao digitlica, antes da administrao da droga; 04 - A administrao dos digitlicos deve seguir a prescrio do dia, aps a reavaliao do paciente pelo medico; 05 - Manter vigilncia em relao diurese do paciente, pois e atravs da urina que os digitlicos so eliminados. A estreita margem de segurana e efeito cumulativo da droga favorecem a intoxicao, se esta no for adequadamente excretada. 06 - Colher e encaminhar amostra de sangue para dosagem peridica de potssio srico, conforme orientao medica. 07 - Exceto em situaes de emergncia, e indicada administrao de digitlicos no perodo matutino, pois, em alguns pacientes, pode provocar insnia; 08 - A aplicao endovenosa deve ser feita lentamente, observando-se as reaes do paciente. Recomenda se que o paciente esteja monitorizado.

10.7 - ANTIARRITMICOS Definio Sao medicamentos que melhoram ou interrompem as arritmias cardacas. As arritmias podem estar relacionadas a anomalias nas formao do impulso, defeitos de conduo, alterao na excitabilidade e na forca de contrao miocrdica. Digitlicos. Propanolol. Quinidina. Procainamida. Lidocana. Isoproterenol. Fenitona.

10.7.1 - CUIDADOS QUE DEVEM SER OBSERVADOS NA ADMINISTRACAO DAS ANTIARRITMICOS 01 - Controle de pulso e presso antes e aps a administrao do medicamento. A presso arterial deve ser controlada com o paciente na posio deitada e em p, devido a hipotenso postural. 02 - Observar as reaes colaterais e sinais de intoxicao. Comunicar o mdico ou o enfermeiro; aplicar medicamento sintomtico, conforme a prescrio. 03 - A administrao de antiarrtmicos por via parenteral deve ser feita com o paciente monitorizado. Durante o uso de antiarrtmicos, e feito controle e avaliao, atravs do eletrocardiograma. 04 - Quando a droga for administrada por meio de infuso venosa, devem-se usar microgotas, com controle rigoroso do gotejamento; 05 - Observar quadro de confuso mental; se necessrio, colocar o paciente em cama com grades e restringi-lo ao leito; 06 - Deixar o material de receptao em local acessvel.

10.8 - ANTI-HIPERTENSIVOS Definio Sao medicamentos utilizados no tratamento da hipertenso arterial. Diazoxido. Nitroprussiato de sdio (Nipride). Metildopa. Guanetidina. Reserpina. Prazosin.

10.8.1 - CUIDADOS QUE DEVEM SER OBSERVADOS NA ADMINISTRACAO DAS ANTI-HIPERTENSIVOS 01 - Controle frequente da presso arterial, com o paciente na posio sentada e deitado, pois a maioria das drogas anti-hipertensivas, provocam hipotenso postural; 02 - Orientar o paciente para sentar-se antes de levantar-se da cama, para evitar hipotenso brusca e lipotmia; 03 - Verificar se os sintomas que indiquem manifestao de efeitos colaterais. Comunicar o enfermeiro ou o medico, registrando asa anormal ias na papeleta; 04 - Controlar diurese em pacientes que fazem uso de diurticos associados a anti-hipertensivos; 05 - Pacientes que receberam diazxido devem permanecer em repouso no leito, devido hipotenso postural.

10.9 - VASODILATADORES Definio Atuam sobre as arterolas promovendo vasodilatao e melhorando o fluxo sanguneo tecidual. Os vasodilatadores podem agir sobre qualquer regio do sistema circulatrio (gerais) ou especificamente em determinados locais. Bloqueadores alfa adrenrgicos. Estimulantes Beta-adrenrgicos. Naftidrofuril (Iridux). Cinarizina. Dipiridamol. Dinitrato de Iso-sorbitol. Nifedina (Adalat). Cloridrato de Buflomedil (Bufedil).

10.9.1 - CUIDADOS QUE DEVEM SER OBSERVADOS NA ADMINISTRACAO DOS ANTI-HIPERTENSIVOS 01 - Controle de presso arterial com o paciente em p e deitado; 02 - Controle de pulso; 03 - Orientar o paciente para permanecer sentado por alguns minutos antes de levantar-se, pois poder apresentar hipotenso postural; 04 - Observar os efeitos colaterais do medicamento comunicando ao enfermeiro ou ao medico, se houver qualquer anormalidade.

10.10 - VASOPRESSORES Dopamina (Revivan) Indicada no tratamento de choque age apenas em quanto esta sendo administrada. Melhora o debito cardaco e o fluxo sanguneo mesentrico e renal, restabelecendo a diurese. Deve ser administrada sempre em infuso venosa continua, lenta, atravs de microgotas, tendo cuidado de evitar seu extravasamento, porque pode determinar leso tecidual. Epinefrina (Adrenalina) Indicada principalmente no tratamento do broncoespasmo, choque anafiltico, parada cardiorrespiratria.

10.10.1 - CUIDADOS QUE DEVEM SER OBSERVADOS NA ADMINISTRACAO DOS VASOPRESSORES 01 - Controlar rigorosamente PA, pulso, diurese, perfuso perifrica (temperatura e colorao das extremidades); 02 - Usar sempre microgotas na infuso de vasopressores; 03 - No se deve ligar outros tipos de soro no mesmo local em que se infunde a droga vasoativa; 04 - Observar os efeitos colaterais do medicamento comunicando ao enfermeiro ou ao medico, se houver qualquer anormalidade.

10.11 - COAGULANTES E ANTICOAGULANTES Coagulantes Estrgenos Estriol (Styptanon), Estrognios Conjugados (Premarim). Esponja de Gelatina (Gelfoam). Veneno Botropico Botropil, Boltropase.

Anticoagulantes Heparina (Liquemine). Dicumarina. Fenindiona. Anticoagulantes Tpicos Hirudoid, Trombofob.

10.11.1 - CUIDADOS QUE DEVEM SER OBSERVADOS NA ADMINISTRACAO DOS COAGULANTES E ANTICOAGULANTES 01 - Seguir a prescrio do dia ao administrar os anticoagulantes porque a dose e baseada em dados laboratoriais. 02 - Observar sinais de sangramentos; 03 - As medicaes parenterais devero ser aplicadas com cuidado para evitar formao de hematomas; 04 - Em relao heparina: Seguir rigorosamente o horrio prescrito, usar microgotas com controle rigoroso de gotejamento.

10.12 - DIURETICOS Definio So substncias que aumentam a produo de urina devido a maior excreo de gua do organismo. Geralmente e acompanhada de perda de eletrlitos, principalmente, de sdio e potssio. Os diurticos promovem maior eliminao de urina principalmente pelo aumento da filtrao glomerular e pela diminuio da reabsoro tubular. Derivados Tiazidicos Clotadidona ( Higroton), Dihidroclorotiazida (Clorana). Inibidores da Anidrase Carbonica Diurticos Poupadores de Potssio Espironolactona (Aldactone). Diurticos de Ala Furosemida (Lasix). Diurticos Osmticos Manitol 20%.

10.12.1 - CUIDADOS QUE DEVEM SER OBSERVADOS NA ADMINISTRACAO DOS DIURETICOS 01 - Controlar o peso dirio para avaliar o efeito do medicamento esta sendo satisfatrio; 02 - Controlar a presso arterial, pois os diurticos podem levar a hipotenso postural; 03 - Realizar controle hdrico; 04 - Observar os efeitos colaterais do medicamento comunicando ao enfermeiro ou ao medico, se houver qualquer anormalidade.

10.13 - SEDATIVO DA TOSSE Codena Belacodid, Gotas Binelli.

10.14 - BRONCODILATADORES Definio Sao medicamentos utilizados no tratamento da asma brnquica. Epinefrina Adrenalina. Isoproterenol Isuprel. Teofilina Aminofilina. Fenoterol Berotec. Terbutalina Bricanyl. Salbutamol Aerolin. Efedrina Franol.

10.15 - ANTIEMETICOS Metoclopramida Plasil, Eucil. Dimenidrinato Dramin, Dramamine.

Vous aimerez peut-être aussi