Vous êtes sur la page 1sur 6

Centro Tecnolgico Departamento de Engenharia Eltrica

RETIFICADOR TRIFSICO DE PONTO MDIO (OU DE MEIA-ONDA) A DIODO

2011

1. COMPONENTES UTILIZADOS: - Fonte trifsica de 113V (de linha) - Mdulo de diodos - Mdulo de carga resistiva - Indutor de carga (cerca de 100mH) - Resistor "shunt" (para medio da corrente em um diodo) - Multmetro e Osciloscpio

2. OBJETIVOS: - Fazer as ligaes adequadas para montar um retificador trifsico de meia-onda a diodo, com cargas - R e RL (Incluir R-shunt em srie com um dos diodos) - Fazer as medies solicitadas, com multmetro e com osciloscpio. - Medir o ngulo de comutao ( ).

- Anotar em tabela os valores das principais grandezas levantadas.

3. RETIFICADOR TRIFSICO DE MEIA-ONDA A DIODO E CARGA RO circuito retificador trifsico de meia-onda a diodo e carga R foi montado em laboratrio e, posteriormente, simulado. O esquema do circuito demonstrado na Figura abaixo uma simplificao do circuito montado em laboratrio.

As fontes trifsicas esto dispostas conforme a sequncia ABC. O resistor de 25 . Alm disso, um resistor-shunt foi colocado entre dois diodos para medir a tenso e, por conseguinte, a corrente que flui em um diodo. As formas de onda e as valores de tenso e corrente correspondentes sero mostradas em sequncia.

Tenso na Carga

Corrente na Carga

Corrente em um Diodo

Simulao Vcm Vrms Idiodo Icm 62,8 V 63,9 V 0,84 A 2,51 A

Real 62,6 V 63,9 V 0,708 A 2,27 A

O ngulo de comutao foi medido em laboratrio da seguinte forma: observamos qual o tempo que leva a comutao e, atravs do tempo de durao de um ciclo (perodo) da onda, encontramos o ngulo .

Observamos o comportamento linear da corrente no diodo, j que no h a presena de um indutor. Da mesma forma, a forma de onda da corrente na carga proporcional forma de onda da tenso na carga, multiplicada pelo fator R. Ainda, podemos ver que a corrente est em MCC, j que o valor de resistncia suficiente pequeno para mant-lo nesse modo.

4. RETIFICADOR TRIFSICO DE MEIA-ONDA A DIODO E CARGA RL O circuito retificador trifsico de meia-onda a diodo e carga RL foi montado em laboratrio e, posteriormente, simulado. O esquema do circuito demonstrado na Figura abaixo uma simplificao do circuito montado em laboratrio.

O indutor tem valor de 125mH. As formas de onda e as valores de tenso e corrente correspondentes sero mostradas em sequncia.

Tenso na Carga

Corrente na Carga

Corrente em um Diodo

Simulao Vcm Vrms Idiodo Icm 62,1 V 63,2 V 0,7 A 2,0 A

Real 61,8 V 63,2 V 0,683 A 1,93 A

Observe, agora, o comportamento no linear na corrente de um diodo. A ondulao se deve s propriedades do indutor, que tentam impedir qualquer variao instantnea de corrente. Observe, tambm, na corrente de carga, que a corrente est em MCC e, praticamente, lisa, graas presena do indutor. O ngulo de comutao aumenta, tambm pelo mesmo motivo citado anteriormente. Medido em laboratrio, encontramos o angulo igual a 17,4.

Vous aimerez peut-être aussi