Vous êtes sur la page 1sur 15

ExAmE NAcioNAl do ENsiNo sEcuNdrio

Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro

Prova Escrita de Geografia A


10. e 11. Anos de Escolaridade Prova 719/1. Fase
Durao da Prova: 120 minutos. Tolerncia: 30 minutos.
15 Pginas

2011

VERSO 1

Prova 719.V1 Pgina 1/ 15

Pgina em branco -

Prova 719.V1 Pgina 2/ 15

Na folha de respostas, indique de forma legvel a verso da prova. A ausncia dessa indicao implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens dos Grupos I, II, III e IV. Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. Pode utilizar rgua e mquina de calcular do tipo no alfanumrico no programvel. No permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deve riscar de forma inequvoca aquilo que pretende que no seja classificado. Escreva de forma legvel a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respectivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser identificadas so classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Para responder aos itens de escolha mltipla, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica a nica opo escolhida. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado da prova.

Prova 719.V1 Pgina 3/ 15

Na resposta a cada item dos Grupos I, II, III e IV, seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Escreva, na folha de respostas, a letra que identifica a opo escolhida.

GRUPO I
O mapa da Figura 1 representa a distribuio das mdias das temperaturas mdias do ar, em Portugal Continental, no ms de Janeiro de 2009.

Fonte: www.meteo.pt (consultado em Outubro de 2010)

Figura 1 Mdias das temperaturas mdias do ar em Janeiro de 2009, em Portugal Continental.

Prova 719.V1 Pgina 4/ 15

1. Se se considerar que, no mapa da Figura 1, os limites inferiores das classes correspondem a linhas que unem pontos com igual temperatura mdia do ar, ento estas linhas so (A) isoietas. (B) isotrmicas. (C) isossistas. (D) iscronas.

2. Os valores mais baixos das mdias das temperaturas mdias do ar no ms de Janeiro de 2009, de acordo com a Figura 1, registaram-se (A) ao longo da seco portuguesa do rio Douro. (B) nas reas de maior altitude a norte do rio Tejo. (C) no litoral a norte do cabo Carvoeiro. (D) na faixa litoral mais ocidental do Algarve.

3. A variao espacial da temperatura no ms de Janeiro de 2009, observvel na Figura 1, deve-se, alm da influncia da latitude, especialmente, influncia (A) da orientao dos vales e da proximidade do mar. (B) da altitude e da exposio geogrfica. (C) da orientao dos vales e da exposio geogrfica. (D) da altitude e da proximidade do mar.

4. As reas de Portugal Continental que, segundo os dados da Figura 1, registam temperaturas mais favorveis para a produo de hortcolas, durante o Inverno, so (A) o litoral sul do Algarve e a faixa litoral entre Peniche e Sagres. (B) o norte interior e a faixa litoral entre Peniche e o Porto. (C) o Alentejo interior e a faixa litoral a norte da ria de Aveiro. (D) o vale do rio Douro e a faixa litoral a norte de Lisboa.

5. Na ilha da Madeira, tal como acontece na generalidade do Continente, os aglomerados populacionais localizam-se, preferencialmente, nas vertentes orientadas a sul, porque (A) o nmero de horas de sol acima do horizonte menor do que nas vertentes voltadas a norte. (B) o dia natural tem maior durao do que nas vertentes voltadas a norte. (C) a energia recebida por unidade de superfcie maior do que nas vertentes voltadas a norte. (D) a exposio aos raios solares menor do que nas vertentes voltadas a norte.

Prova 719.V1 Pgina 5/ 15

GRUPO II
A Figura 2 representa a distribuio de captaes de guas minerais naturais, em Portugal Continental. Associadas a muitas destas captaes, existem estncias termais cujas guas, com propriedades medicinais, so utilizadas na preveno e no tratamento de algumas doenas.

Fonte: Instituto Geolgico e Mineiro (2001), gua Subterrnea: Conhecer para Preservar o Futuro, Instituto Geolgico e Mineiro (adaptado)

Figura 2 Distribuio de captaes de guas minerais naturais, em Portugal Continental.

1. O maior nmero de captaes de guas minerais naturais, de acordo com a Figura 2, ocorre nos distritos de (A) Vila Real, Porto e Guarda. (B) Aveiro, Porto e Viseu. (C) Braga, Aveiro e Guarda. (D) Viseu, Vila Real e Braga.

Prova 719.V1 Pgina 6/ 15

2. Uma gua mineral natural caracteriza-se por ser (A) bacteriologicamente prpria, de circulao superficial e no gaseificada, na origem. (B) incolor, de circulao subterrnea profunda e com propriedades fsico-qumicas muito variveis, na origem. (C) incolor, de circulao superficial e com temperatura perto de zero graus, na origem. (D) bacteriologicamente prpria, de circulao subterrnea e com propriedades fsico-qumicas estveis, na origem.

3. A utilizao crescente das guas termais, para fins teraputicos e para outros fins favorveis sade, tem contribudo para a revitalizao das reas onde se inserem as termas, porque (A) a maior utilizao das termas promove a oferta hoteleira e desenvolve o comrcio e os servios. (B) o turismo termal est mais vocacionado para a populao idosa e com baixo poder de compra. (C) o turismo termal est centrado em reas urbanas, o que contribui para o aumento do xodo rural. (D) a maior utilizao das termas incrementa a agricultura extensiva e a recuperao de produtos tradicionais.

4. Uma gesto adequada da gua, que garanta s populaes o fornecimento em quantidade e em qualidade, sobretudo a sul do rio Tejo, pressupe (A) a aposta na dessalinizao das guas do mar e o aumento da extraco de guas subterrneas fsseis. (B) o aumento do consumo de gua nos perodos de menor precipitao e o aumento da frequncia e da diversidade de anlises gua de consumo. (C) o investimento na construo de infra-estruturas de armazenamento de gua e a proteco das guas a montante das captaes. (D) a reduo da rea destinada s culturas de regadio e a limitao do consumo de guas de nascente engarrafadas.

5. As captaes de guas para abastecimento pblico destinadas ao consumo humano esto legalmente protegidas, pois a qualidade da gua alterada pela (A) ocorrncia de fenmenos ssmicos e vulcnicos, que adicionam metais pesados sua composio. (B) edificao de infra-estruturas, de equipamentos e de habitaes, que geram efluentes de natureza variada. (C) reduo dos caudais de explorao nos furos de captao em anos secos consecutivos. (D) impermeabilizao dos solos cobertos por florestas temperadas muito antigas.

Prova 719.V1 Pgina 7/ 15

GRUPO III
A imagem da Figura 3 representa parte da albufeira da barragem do Vilar, no rio Tvora, afluente da margem esquerda do rio Douro, e a sua rea envolvente.

Figura 3 Albufeira da barragem do Vilar e rea envolvente.

1. A construo da barragem do Vilar, como sucede com a maioria das barragens do rio Douro, alm de regularizar o caudal do rio, teve como principal objectivo (A) produzir energia hidroelctrica. (B) garantir o abastecimento pblico. (C) alargar a rea de regadio. (D) fornecer gua indstria.

2. A vertente assinalada pela letra X na Figura 3 no rene, localmente, as melhores condies para a prtica da actividade agrcola, porque (A) o seu declive impede a utilizao de mquinas agrcolas. (B) no Inverno essa vertente a mais facilmente inundvel. (C) existem reas mais planas em redor da albufeira. (D) a sua distncia at albufeira torna mais difcil o acesso gua.

3. A melhoria da competitividade do sector florestal portugus depende, sobretudo, (A) da privatizao da propriedade florestal e da aposta em espcies de crescimento lento e de lucro imediato. (B) da promoo do emparcelamento da propriedade florestal privada e do investimento em infraestruturas de apoio ao sector. (C) do parcelamento da propriedade florestal do Estado e da diversificao das espcies plantadas. (D) do aumento do pastoreio comunitrio com prticas de transumncia e da nacionalizao da propriedade florestal.

Prova 719.V1 Pgina 8/ 15

Julho de 2009

4. A dinamizao da agricultura de mercado em reas do interior, como a representada na Figura 3, deve apostar (A) na aquisio de grandes mquinas agrcolas e na exportao de trigo. (B) na reduo do nmero de blocos por explorao agrcola e na expanso da rea irrigada. (C) na utilizao de instrumentos agrcolas tradicionais e na fixao de jovens agricultores. (D) na produo de culturas de maior valor e no incentivo diviso da propriedade.

5. A oscilao do volume e, por consequncia, do nvel da gua na albufeira do Vilar, tal como se pode depreender da observao da Figura 3, deve-se, principalmente, (A) s cheias do rio Douro, que impedem o escoamento da gua do rio Tvora. (B) reteno de gua nas barragens espanholas situadas a montante. (C) irregularidade da precipitao que se verifica tanto intra como interanualmente. (D) reteno da gua superficial, sob a forma de neve, nas serras envolventes.

Prova 719.V1 Pgina 9/ 15

GRUPO IV
Tendo passado de seis pases membros, em 1950, para vinte e cinco pases, em 2004, e para vinte e sete pases, em 2007, a Unio Europeia (UE) pode agora, a justo ttulo, reivindicar que representa um continente. Do Atlntico ao Mar Negro, a Unio Europeia rene, pela primeira vez, as partes ocidental e oriental da Europa, separadas pela guerra fria h 60 anos. A Unio Europeia j acolheu com xito, e em vagas sucessivas, um elevado nmero de novos membros. Alm disso, a Unio Europeia criou um mercado nico e uma moeda nica, e alargou o leque das suas responsabilidades, acrescentando as polticas externa e de segurana s suas polticas econmica e social. O alargamento de 2004, com o qual o nmero de pases membros passou de quinze para vinte e cinco, foi o mais importante da histria da Unio Europeia. As origens deste alargamento remontam ao colapso do comunismo, simbolizado pela queda do Muro de Berlim, em 1989. Este acontecimento proporcionou a oportunidade, inesperada e sem precedentes, para estender Europa Central e Oriental a prosperidade de que gozavam os cidados da Unio Europeia.
Fonte: http://europa.eu (adaptado) (consultado em Novembro de 2010)

1. Os dois pases que integraram a UE em Janeiro de 2007 foram (A) a Estnia e a Bulgria. (B) a Bulgria e a Romnia. (C) a Letnia e a Romnia. (D) a Estnia e a Letnia.

2. Os alargamentos sucessivos da UE proporcionaram a este espao um conjunto de oportunidades, como, por exemplo, (A) uma diminuio acentuada dos fluxos migratrios internos e uma maior estabilidade poltica a Leste. (B) uma maior homogeneidade cultural e uma diminuio acentuada dos fluxos migratrios internos. (C) um aumento substancial do nmero de consumidores e uma maior homogeneidade cultural. (D) um aumento substancial do nmero de consumidores e uma maior estabilidade poltica a Leste.

3. Um dos objectivos da UE a reduo das suas disparidades regionais. Para tentar alcanar esse objectivo foram tomadas medidas, como a (A) melhoria dos salrios nas regies com um PIB per capita inferior mdia comunitria. (B) distribuio igualitria de fundos comunitrios por todas as regies deprimidas. (C) maior atribuio de fundos comunitrios s regies com um PIB per capita mais baixo. (D) fixao, nas reas rurais, dos imigrantes oriundos do espao extracomunitrio.

Prova 719.V1 Pgina 10/ 15

4. A adeso dos PECO UE depende do cumprimento de um conjunto de critrios, dos quais se destacam (A) a adopo de uma segunda lngua oficial e a proteco das minorias. (B) a adopo de uma segunda lngua oficial e a integrao no espao Schengen. (C) o respeito pelos Direitos Humanos e a proteco das minorias. (D) o respeito pelos Direitos Humanos e a integrao no espao Schengen.

5. A situao do sector agrcola da comunidade europeia nos anos 50 e 60 do sculo XX levou criao da PAC, a primeira poltica definida ao nvel europeu, cujos objectivos eram, entre outros, (A) garantir a segurana dos abastecimentos e assegurar preos razoveis aos consumidores. (B) salvaguardar a qualidade dos produtos alimentares e garantir a permanncia dos agricultores nas reas rurais. (C) aumentar o rendimento dos agricultores e reduzir a quantidade de excedentes de alguns produtos agrcolas. (D) promover o set aside e fazer cumprir as normas em matria de segurana dos alimentos.

Prova 719.V1 Pgina 11/ 15

GRUPO V
Na regio Norte, entre 2008 e 2009, 58 mil pessoas perderam o emprego. Isto significou um crescimento do desemprego superior a 23%, em mdia. A Figura 4 representa a taxa de variao anual do desemprego na regio Norte, por municpio (concelho), entre 2008 e 2009.

Fonte: Comisso de Coordenao e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Emprego e Desemprego na Regio do Norte de Portugal, Edio 2009, Observatrio das Dinmicas Regionais do Norte / Centro de Avaliao de Polticas e Estudos Regionais (CAPER), Maio de 2010 (adaptado)

Figura 4 Taxa de variao anual do desemprego na regio Norte, por municpio (concelho), entre 2008 e 2009.

1. Mencione, a partir da anlise da Figura 4, dois dos aspectos que caracterizavam a distribuio espacial da taxa de variao do desemprego na regio Norte, entre 2008 e 2009.

2. Apresente duas das consequncias socioeconmicas associadas ao aumento do desemprego.

3. Refira de que forma o aumento do desemprego pode afectar o saldo migratrio em Portugal.

4. Explique o aumento do desemprego na regio Norte litoral, considerando: as caractersticas do tecido industrial dessa regio; o nvel de instruo da mo-de-obra nessa regio.

Prova 719.V1 Pgina 12/ 15

GRUPO VI
A Figura 5 representa uma viso nocturna de parte da Europa, obtida atravs de imagens de satlite.

Fonte: www.fourmilab.ch (consultado em Dezembro de 2009)

Figura 5 Europa noite imagem de satlite.

1. Refira, a partir da observao da Figura 5, uma semelhana e uma diferena na distribuio dos centros urbanos em Portugal e em Espanha.

2. Apresente duas das razes que explicam a actual ausncia de grandes reas iluminadas no interior de Portugal Continental.

3. Mencione dois dos problemas ambientais resultantes do aumento da urbanizao no litoral algarvio.

4. Explique de que forma Lisboa e a sua rea metropolitana podem subir de nvel hierrquico na rede urbana europeia, considerando: a sua localizao geogrfica; o tipo de funes a desenvolver.

FIM

Prova 719.V1 Pgina 13/ 15

Pgina em branco -

Prova 719.V1 Pgina 14/ 15

COTAES GRUPO I
1. 2. 3. 4. 5. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 25 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 25 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 25 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 25 pontos 10 pontos 10 pontos 10 pontos 20 pontos 50 pontos 10 pontos 10 pontos 10 pontos 20 pontos 50 pontos TOTAL ......................................... 200 pontos

GRUPO II
1. 2. 3. 4. 5. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ...........................................................................................................

GRUPO III
1. 2. 3. 4. 5. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ...........................................................................................................

GRUPO IV
1. 2. 3. 4. 5. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ...........................................................................................................

GRUPO V
1. 2. 3. 4. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ...........................................................................................................

GRUPO VI
1. 2. 3. 4. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ...........................................................................................................

Prova 719.V1 Pgina 15/ 15

Vous aimerez peut-être aussi