Vous êtes sur la page 1sur 9

O Portal da Construo

Guia Tcnico

Segurana e Higiene no Trabalho Volume IV Riscos Elctricos


um Guia Tcnico de O Portal da Construo
www.oportaldaconstrucao.com Janeiro de 2008

O Portal da Construo Impasse Rua General Taborda, 11 A, 1070-138 Lisboa Tel. 213 821 690 Fax.213 827 699 info@oportaldaconstrucao.com

Copyright O Portal da Construo, todos os direitos reservados. Este Guia Tcnico no pode ser reproduzido ou distribudo sem a expressa autorizao de O Portal da Construo.

Segurana e Higiene no Trabalho: Riscos Elctricos O Portal da Construo

1 www.oportaldaconstrucao.com

O Portal da Construo

1.

Introduo

..................... ................

3 4 5

2. Conceitos gerais

ndice

3. Causas e consequncias dos riscos elctricos ........................

4. Medidas de proteco e segurana .... 7 Sobre os autores deste Guia Tcnico .... 9

Segurana e Higiene no Trabalho: Riscos Elctricos O Portal da Construo

2 www.oportaldaconstrucao.com

O Portal da Construo

1. Introduo

Electricidade! Um bem essencial, que h muito nos habituamos a tomar como garantido. J no sabemos viver sem ela, mas ser que temos conscincia dos riscos que a sua utilizao indevida pode acarretar? Esses riscos colocam-se ao nvel do utilizador comum e, principalmente, ao nvel dos profissionais que trabalham com a electricidade. No vivemos em perigo permanente ao estarmos a usar equipamentos elctricos, claro: temos, porm, de tomar uma conscincia global do que pode suceder se algo de errado corre: - a nvel humano (consequncias fsicas que, em ltima instncia, podem culminar na morte); - a nvel material (destruio de equipamentos, por exemplo). por isso que, de seguida, iremos escalpelizar os riscos que um trabalhador corre ao laborar com material elctrico, as suas causas e consequncias, bem como propr algumas medidas essenciais de proteco e segurana.

Segurana e Higiene no Trabalho: Riscos Elctricos O Portal da Construo

3 www.oportaldaconstrucao.com

O Portal da Construo

2. Conceitos Gerais

Ao falarmos em riscos elctricos para as pessoas, temos de ter muito presentes dois conceitos fundamentais: electrocusso um choque elctrico que origina um acidente mortal e electrizao - um choque elctrico que no causa um acidente mortal, mas que pode originar outro tipo de acidentes, com consequncias que podem ser mais ou menos graves. A distncia que vai entre a electrocusso e electrizao depende de muitos factores. Assim, os efeitos da corrente elctrica variam de acordo com: O tempo de passagem; A intensidade; A frequncia; O percurso atravs do corpo; A capacidade de reaco da pessoa.

Deste modo, em baixa tenso, a morte sobretudo condicionada pela aco local da quantidade de electricidade que atinge o corao. Em alta tenso, por sua vez, a morte surge devido extenso das queimaduras. Por conseguinte, a perigosidade da corrente diminui com o aumento da frequncia. As frequncias industriais (50/60hz) so as mais perigosas. Acima dos 10.000hz, os principais perigos so as queimaduras, se as correntes forem muito intensas.

Segurana e Higiene no Trabalho: Riscos Elctricos O Portal da Construo

4 www.oportaldaconstrucao.com

O Portal da Construo

3. Causas e consequncias dos riscos elctricos

Causas dos riscos elctricos


O Regulamento de Segurana de Instalaes de Utilizao de Energia Elctrica identifica duas categorias gerais de riscos elctricos para as pessoas: Directas: - Defeito de isolamento da instalao elctrica; - Contacto acidental com uma pea do cabo condutor sob tenso. Indirectas: - Ligao sbita rede de alimentao - Falta inesperada de electricidade. Passando para situaes mais especficas, podemos identificar as causas mais comuns de acidentes elctricos com condutores e ligaes elctricas: - Cabos arrastados, dobrados, entalados, queimados, etc.. - Puxar pelo cabo de alimentao; - Mover equipamentos ou aparelhos com cabos em tenso; - Fichas e/ou tomadas pisadas ou atiradas ao cho. - Utilizar fita adesiva para fazer isolamentos; - Aquecer os cabos dos equipamentos elctricos de aquecimento; - Utilizar equipamentos com cabos de ligao deteriorados. Por seu turno, os acidentes domsticos envolvendo a electricidade devem-se muitas vezes a: Sobrecarga das instalaes; Candeeiros metlicos sem ligao terra; Trabalhos sob tenso; Falta de corrente; Restabelecimento da corrente.

Segurana e Higiene no Trabalho: Riscos Elctricos O Portal da Construo

5 www.oportaldaconstrucao.com

O Portal da Construo

Consequncias dos riscos elctricos


O ponto de partida da tcnica de proteco das pessoas a determinao do limiar do perigo para o organismo humano. Esse perigo varia consoante a intensidade da corrente: quanto maior, maiores efeitos fisiolgicos ter para o ser humano. Normalmente, a corrente circula das mos para os ps ou de uma mo para a outra, situao esta que configura o maior perigo. O acidente ainda mais grave quando a trajectria da corrente atravessa o corao, sendo que o percurso mo direita-p esquerdo o que provoca maiores riscos de fibrilao ventricular. Os estados fisiolgico e patolgico da pessoa influem na receptividade corrente elctrica. Consequentemente, a gravidade do acidente depende: da da da da fadiga; idade: sade; sede

Assim, em qualquer instalao elctrica com uma determinada tenso, a intensidade da corrente que atravessar o corpo humano depende da resistncia que este oferece passagem da corrente elctrica. Essa resistncia resulta do seguinte somatrio: - Resistncia do ponto de contacto: - Resistncia dos tecidos internos que a corrente atravessa; - Resistncia da zona de sada da corrente.

Segurana e Higiene no Trabalho: Riscos Elctricos O Portal da Construo

6 www.oportaldaconstrucao.com

O Portal da Construo

Perigo de electrocusso

Como j aflormos anteriormente, existem vrios tipos de medidas a tomar de forma a utilizar-se uma eficaz poltica de proteco e segurana contra os riscos elctricos.

4. Medidas de proteco e segurana

Podemos comear com as medidas informativas, essenciais a qualquer situao, e que tm como objectivo avisar e dar a conhecer a existncia dos riscos de electricidade. Alguns casos deste tipo de medidas so: - Sinais; - Instrues; - Normas de Segurana.

Proteco obrigatria das mos

Se se quiser actuar contra a possibilidade de contactos directos, as medidas de proteco activas so as mais adequadas. Por exemplo:: Recobrimento das partes activas da instalao; Uso da tenso reduzida de segurana; Afastamento das partes activas; Interposio de obstculos.

Por outro lado, se o objectivo for proteger as pessoas de contactos indirectos, existem alguns tipos de medidas de proteco passivas que podem ser empregados:

Segurana e Higiene no Trabalho: Riscos Elctricos O Portal da Construo

7 www.oportaldaconstrucao.com

O Portal da Construo

- Emprego de tenso reduzida de segurana; - Separao dos circuitos.

Alm das medidas informativas, deve-se tambm atentar a outros exemplos de medidas de proteco gerais: - Isolamento dos elementos condutores estranhos instalao; - Inacessibilidade simultnea de massas e elementos condutores estranhos instalao; - Estabelecimento de ligaes equipotenciais; - Dispositivos diferenciais a corrente residual de alta sensibilidade (menor ou igual a 30 mA). Assim, os trabalhos em instalaes elctricas devem: - ser realizados por tcnicos qualificados; - ter, por regra, a instalao fora de tenso; - ser devidamente identificados e sinalizados. Podemos resumir o que foi discutido neste captulo com a utilizao das Cinco Regras de Ouro no que toca a trabalhos em instalaes elctricas, e aos riscos da adjacentes: - Separar (ou isolar) a instalao das fontes de alimentao; - Bloquear os aparelhos de separao na posio de aberto; - Comprovar a ausncia de tenso; - Ligar terra e em curto-circuito; - Delimitar a zona de trabalhos e proteger as peas em tenso na vizinhana, colocando dispositivos isolantes ou ecrs. No perca, no ms de Fevereiro de 2008, o prximo volume deste Guia Tcnico dO Portal da Construo, sobre o tema Riscos de Incndio.

5. Continua...

Segurana e Higiene no Trabalho: Riscos Elctricos O Portal da Construo

8 www.oportaldaconstrucao.com

O Portal da Construo

O PORTAL DA CONSTRUO um portal agregador de contedos relacionados com as reas de construo civil, arquitectura e engenharia civil. O PORTAL DA CONSTRUO disponibiliza, entre os seus contedos, um Directrio de Empresas do ramo, com o intuito de proporcionar aos seus utilizadores um fcil e rpido acesso a contactos relevantes do sector. O PORTAL DA CONSTRUO prope-se a ser indispensvel ferramenta on-line de apoio ao utilizador. uma

Contactos: Impasse Rua General Taborda n11 A 1070-138 Lisboa Tel: 213 822 110 e-Mail: info@oportaldaconstrucao.com Quer comentar este Guia Tcnico? Envie o seu comentrio para: andre@wb-internet.pt

Segurana e Higiene no Trabalho: Riscos Elctricos O Portal da Construo

9 www.oportaldaconstrucao.com

Vous aimerez peut-être aussi