Vous êtes sur la page 1sur 11

Teste Intermdio de Geografia Verso 1

Teste Intermdio

Geografia
Verso 1
Durao do Teste: 90 minutos | 28.02.2012 9. Ano de Escolaridade
Decreto-Lei n. 6/2001, de 18 de janeiro

Na folha de respostas, indica de forma legvel a verso do teste (Verso 1 ou Verso 2). A ausncia dessa indicao implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens de seleo dos Grupos I, II e III. Utiliza apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. Podes utilizar rgua e mquina de calcular do tipo no alfanumrico, no programvel. No permitido o uso de corretor. Em caso de engano, deves riscar de forma inequvoca aquilo que pretendes que no seja classificado. Escreve de forma legvel a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respetivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos. Para cada item, apresenta apenas uma resposta. Se apresentares mais do que uma resposta a um mesmo item, s a primeira ser classificada. Para responderes aos itens de escolha mltipla, escreve, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica a nica opo escolhida. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado do teste.

TI de Geografia Verso 1 Pgina 1/ 11

Nas respostas aos itens do Grupo I, seleciona a nica opo que permite obter uma afirmao correta. Escreve, na folha de respostas, a letra que identifica a opo escolhida.

GRUPO I
A Geografia a cincia que estuda a superfcie terrestre, recorrendo descrio e interpretao da paisagem. A Figura 1 uma fotografia de parte do vale da Ribeira da Janela, localizado na costa norte da ilha da Madeira.

(fotografado em 28 de maro de 2005)

Figura 1 Vista parcial do vale da Ribeira da Janela.

1. A relao entre elementos naturais e elementos humanos est expressa, na Figura 1, em unidades da paisagem como, por exemplo, (A) o ilhu. (B) os socalcos. (C) a vegetao natural. (D) o mar.

TI de Geografia Verso 1 Pgina 2/ 11

2. Na Figura 1, so observveis elementos fsicos do vale como, por exemplo, (A) a foz, a vertente e a cumeada. (B) a vertente, o leito e a foz. (C) a nascente, a cumeada e o leito. (D) o leito, a nascente e a vertente.

3. Tendo em conta a orientao assinalada e as sombras visveis na Figura 1, podemos dizer que, no momento em que a fotografia foi tirada, o sol, no seu movimento diurno aparente, se encontrava mais prximo do ponto cardeal (A) norte. (B) este. (C) sul. (D) oeste.

Na Figura 2, esto indicados, em percentagem da sua capacidade, o volume de gua armazenada nas albufeiras da maioria das bacias hidrogrficas de Portugal continental no ms de outubro de 2011 e a mdia do volume de gua armazenada nas albufeiras da maioria das bacias hidrogrficas de Portugal continental, nos meses de outubro de 1990/91 a 2010/11.

Fonte: www.snirh.pt (consultado em novembro de 2011)

Figura 2 Volume de gua armazenada na maioria das bacias hidrogrficas de Portugal continental, em percentagem da sua capacidade.

TI de Geografia Verso 1 Pgina 3/ 11

4. De acordo com os dados da Figura 2, o nmero de bacias hidrogrficas que registaram, no ms de outubro, um volume de gua armazenada superior, em mais de 15%, respetiva mdia foi de (A) 4. (B) 5. (C) 6. (D) 7.

5. As oscilaes, ao longo do ano, do volume de gua armazenada nas albufeiras esto diretamente relacionadas com a (A) inclinao das vertentes. (B) velocidade do vento. (C) distribuio da precipitao. (D) variao da presso atmosfrica.

6. A construo de barragens e a formao das respetivas albufeiras permite uma gesto mais adequada das bacias hidrogrficas porque contribui, em regra, (A) para o aparecimento de novas atividades econmicas e para a promoo da agricultura de sequeiro. (B) para a produo de energia hidroeltrica e para a migrao de novas espcies aquticas. (C) para o aumento da rea de rega e para a regularizao do caudal do rio a montante da barragem. (D) para a preveno de cheias e para a garantia do abastecimento de gua potvel.

TI de Geografia Verso 1 Pgina 4/ 11

Nas respostas aos itens 1, 2, 3 e 4 do Grupo II, seleciona a nica opo que permite obter uma afirmao correta. Escreve, na folha de respostas, a letra que identifica a opo escolhida.

GRUPO II
Os quadros A e B da Figura 3 apresentam indicadores demogrficos de alguns pases da Europa em 2010.

Quadro A
pAses tAxA De nAtAliDADe () tAxA De mortAliDADe ()

Dinamarca Estnia Finlndia Letnia Litunia Alemanha

11,4 11,8 11,4 8,6 10,8 8,3

9,8 11,8 9,5 13,4 12,8 10,5

Quadro B
pAses tAxA De CresCimento nAturAl () tAxA De CresCimento migrAtrio () tAxA De CresCimento efetivo ()

Alemanha Itlia Irlanda Luxemburgo Hungria Sua

2,2 0,4 10,3 4,2 4,0 2,2

1,6 5,2 7,5 15,1 1,2 8,1

0,6 4,8 2,8 19,3 2,8 10,3

Fonte dos dados: EUROSTAT, Statistics in focus 38/2011 (consultado em outubro de 2011)

Figura 3 Indicadores demogrficos de alguns pases da Europa em 2010.

TI de Geografia Verso 1 Pgina 5/ 11

1. De acordo com os dados do quadro A da Figura 3, os dois pases da Europa que registaram valores da taxa de crescimento natural inferiores a 2 foram (A) a Letnia e a Dinamarca. (B) a Dinamarca e a Finlndia. (C) a Letnia e a Alemanha. (D) a Alemanha e a Finlndia.

2. Segundo os quadros da Figura 3, o crescimento da populao registado na Alemanha em 2010 justificado, sobretudo, pelos elevados valores da (A) taxa de natalidade resultantes da dificuldade de acesso ao planeamento familiar. (B) taxa de mortalidade resultantes da sinistralidade rodoviria. (C) taxa de natalidade resultantes da emigrao de populao ativa jovem do pas. (D) taxa de mortalidade resultantes do envelhecimento da populao.

3. De acordo com o quadro B da Figura 3, os movimentos migratrios foram os principais responsveis pelo aumento da populao de pases como, por exemplo, (A) a Itlia e a Irlanda. (B) a Irlanda e a Hungria. (C) a Itlia e o Luxemburgo. (D) a Hungria e o Luxemburgo.

4. A imigrao tem, para muitos pases, consequncias demogrficas positivas como, por exemplo, (A) o rejuvenescimento da populao. (B) a menor probabilidade de conflitos sociais. (C) o aumento da esperana mdia de vida. (D) a entrada de divisas no pas.

TI de Geografia Verso 1 Pgina 6/ 11

As cidades registam um grande aumento populacional, estimando-se que o fenmeno da urbanizao se acentue ainda mais. Devido ao crescimento dos aglomerados urbanos, como o representado na Figura 4, prev-se que, em 2050, cerca de 70% da populao do mundo viva nas cidades.

(fotografada em dezembro de 2006)

Figura 4 Kuala Lumpur (Malsia).

5. Identifica a funo urbana que est mais destacada na Figura 4.

6. Apresenta duas das medidas para minorar os problemas relacionados com o congestionamento de trnsito em centros urbanos como o representado na Figura 4.

TI de Geografia Verso 1 Pgina 7/ 11

Nas respostas aos itens 1, 2, 3 e 4 do Grupo III, seleciona a nica opo que permite obter uma afirmao correta. Escreve, na folha de respostas, a letra que identifica a opo escolhida.

GRUPO III
Na Figura 5, esto representadas as ilhas Canrias e tambm o trajeto do barco Volcan de Tijarafe entre a localidade de Arrecife (na ilha de Lanzarote) e a localidade de Las Palmas (na ilha de Gran Canaria).

Fonte: http://marinetraffic.com (adaptado)

Figura 5 Ilhas Canrias e trajeto do barco Volcan de Tijarafe entre as localidades de Arrecife e de Las Palmas.

1. O tipo de escala utilizado no mapa da Figura 5 denomina-se (A) escala geogrfica. (B) escala cartogrfica. (C) escala numrica. (D) escala grfica.

2. A distncia percorrida, em linha reta, pelo barco Volcan de Tijarafe entre as localidades de Arrecife e de Las Palmas foi, de acordo com a Figura 5, aproximadamente, de (A) 190 quilmetros. (B) 200 quilmetros. (C) 215 quilmetros. (D) 220 quilmetros.

TI de Geografia Verso 1 Pgina 8/ 11

3. Os principais tipos de turismo, em ilhas como as do arquiplago das Canrias ou as do arquiplago da Madeira, so (A) o turismo balnear e o turismo de negcios. (B) o turismo religioso e o turismo de negcios. (C) o turismo balnear e o turismo de natureza. (D) o turismo religioso e o turismo de natureza.

4. A atividade turstica tem impacte a nvel ambiental, devido, por exemplo, (A) construo desordenada junto ao litoral e ao aumento da poluio das guas. (B) ao aumento do dinamismo econmico e promoo do emprego entre os jovens. (C) ao aumento das receitas tursticas e diminuio da poluio atmosfrica. (D) preservao dos ecossistemas marinhos e ao aumento da sazonalidade do emprego.

O transporte de passageiros e de mercadorias entre ilhas e continentes implica a utilizao de vrios modos e meios de transporte, como os representados na Figura 6.

Fonte: http://www.google.com (consultado em dezembro de 2011)

Figura 6 Modos e meios de transporte de passageiros e de mercadorias.

5. Refere o nome do sistema em que o transporte de passageiros ou de mercadorias implica a utilizao de mais do que um modo de transporte. 6. Indica duas das vantagens da utilizao dos contentores no transporte de mercadorias.

TI de Geografia Verso 1 Pgina 9/ 11

GRUPO IV
O Japo o segundo maior produtor mundial de automveis e um importante fornecedor do mercado norte-americano. A produo da indstria automvel japonesa foi bastante afetada pela ocorrncia do sismo e do tsunami de maro de 2011. Em alguns portos japoneses, muitos automveis que estavam prontos para serem exportados foram destrudos. Na Figura 7A, est assinalada a localizao das principais fbricas de automveis japonesas e as reas onde se sentiram alguns dos efeitos da ocorrncia do sismo. Na Figura 7B, est representado o destino das exportaes de veculos motorizados japoneses em 2009.

Figura 7A Localizao das principais fbricas de automveis japonesas e algumas reas onde se sentiram alguns dos efeitos da ocorrncia do sismo.

Figura 7B Destino das exportaes de veculos motorizados japoneses em 2009.


Fonte: http://www.economywatch.com (adaptado) (consultado em dezembro de 2011)

1. Indica o sector de atividade econmica a que se refere a informao representada nas Figuras 7A e 7B. 2. Refere trs dos impactes econmicos na indstria automvel resultantes da ocorrncia de catstrofes naturais como as referidas no texto.

TI de Geografia Verso 1 Pgina 10/ 11

3. Descreve a distribuio das exportaes japonesas de veculos motorizados em 2009, de acordo com a informao da Figura 7B.

4. Justifica a localizao da indstria automvel em pases desenvolvidos, considerando: as caractersticas da mo de obra; o acesso a diferentes meios de transporte.

fim

CotAes GRUPO I
1. 2. 3. 4. 5. 6. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... 4 pontos 4 pontos 4 pontos 4 pontos 4 pontos 4 pontos 24 pontos

GRUPO II
1. 2. 3. 4. 5. 6. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... 4 pontos 4 pontos 4 pontos 4 pontos 4 pontos 4 pontos 24 pontos

GRUPO III
1. 2. 3. 4. 5. 6. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... 4 pontos 4 pontos 4 pontos 4 pontos 4 pontos 4 pontos 24 pontos

GRUPO IV
1. 2. 3. 4. ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... ........................................................................................................... 4 pontos 6 pontos 6 pontos 12 pontos 28 pontos totAl ......................................... 100 pontos

TI de Geografia Verso 1 Pgina 11/ 11

Vous aimerez peut-être aussi