Vous êtes sur la page 1sur 6

HARMONIA DAS CORES-CIRCULO CROMTICO

COLOCADO POR MAG NA SECO TEORIA DA COR

HARMONIA DE CORES OU ESQUEMA DE CORES As cores harmoniosas so aquelas que funcionam bem em conjunto ou justapostas, e que produzem um esquema de cores atractivo. O crculo cromtico ou roda das cores pode ser utilizado de forma a ajudar na escolha das cores e combinaes harmnicas. Para trabalhar bem as harmonias, sempre aconselhvel conhecer alguns termos relacionados com a teoria das cores, como o conceito de tom, tonalidade, valor ou escala tonal, luminosidade, saturao. Para recapitular sobre estes conceitos, leia o artigo sobre as caractersticas e qualidades das cores. Com estes conceitos em mente e tomando como base a roda de cores podemos definir os seguintes grupos de cores.

1. Harmonia Monocromtica

a harmonia resultante de uma mesma cor da roda das cores. As tonalidades podem mudar, mas todas ficam no mesmo matiz da roda das cores. O esquema ou harmonia monocromtica utiliza variaes de luminosidade e saturao de uma mesma cor. Estas harmonias luzem simples e elegantes, de fcil percepo ao observador especialmente quando se trata de tons azuis e verdes. A cor principal pode ser combinada com cores neutras, preto e branco, no entanto pode ser difcil quando se utiliza esta harmonia, ressaltar os elementos mais importantes. Prs: A harmonia monocromtica, simples de utilizar e sempre luz balanada e visualmente apelativa. Contras: Este esquema carece de contraste. No uma harmonia to vibrante como a harmonia de complementares. Dicas:

Quando realizar um trabalho com harmonia monocromtica, utilize as luzes, sombras e tonalidades da cor principal para tornar mais interessante o trabalho. Experimente o esquema anlogo; ele oferece certas nuances ainda mantendo a simplicidade e elegncia da harmonia monocromtica.

2. Harmonia Anloga

a harmonia formada de uma cor primria combinada com duas cores vizinhas na roda das cores. Uma cor utilizada como a dominante enquanto que as adjacentes so utilizadas para enriquecer a harmonia. Prs: As harmonias anlogas so to fceis de criar quanto as monocromticas, no entanto so mais ricas. Contras: Um esquema de cores anlogas carece de cor de contraste. No uma harmonia to vibrante como a harmonia de complementares. Dicas:

Evitar a utilizao de muitos tons numa harmonia anloga, porque poderia destruir a harmonia. Evitar a combinao de cores frias e quentes na mesma harmonia.

3. Harmonia Complementar

a harmonia que ocorre quando combinamos cores opostas na roda das cores. Em outras palavras, so cores que se encontram simtricas com respeito ao centro da roda. O Matiz varia em 180 entre um e outro. Esta harmonia funciona ainda melhor se so combinadas cores frias e cores quentes, como por exemplo vermelho com verde-azul ou azul com amarelo.Uma harmonia complementar intrinsecamente uma harmonia de contraste. E importante aquando utilizar esta harmonia, escolher uma cor dominante, e utilizar a complementar para acentos e toques de destaque. Como por exemplo utilizar uma cor para fundo e a outra para destacar os elementos de importncia. Prs: A harmonia de contraste oferece uma combinao de alto contraste ideal para atrair a mxima ateno do espectador. Contras:

Este esquema mais difcil de balanar que os esquemas anlogos ou monocromticos, especialmente quando so utilizados coreis quentes no saturadas. Dicas:

Para melhores resultados, aconselhvel escolher cores frias e cores quentes, como por exemplo azul e laranja. Se se estiver a utilizar uma cor quente (vermelho ou amarelo) para ressaltar, aconselhvel utilizar uma cor fria no saturada para dar mais nfase cor quentes. Evitar para esta harmonia a utilizao de cores no saturadas quentes, como castanhos e ocres. Utilizar o esquema duplo complementaria j que oferece mais variedade.

4.Harmonia Tridica

a harmonia onde usamos trs cores equidistantes no circulo cromtico. Por exemplo azul, amarelo e vermelho. Esse tipo de combinao consegue dar um efeito visual muito atraente. Esta harmonia muito popular entre os artistas porque oferece um alto contraste visual, ao mesmo tempo que conserva o balano e a riqueza das cores. Esta harmonia no to contrastante como o esquema de complementares, mas aparece mais balanado e harmonioso Prs: Esta harmonia tridico oferece alto contraste mantendo a harmonia. Contras: No um esquema de tanto contraste como o esquema complementar. Dicas:

Escolher uma cor para ser utilizada em maiores reas que as restantes Se a combinao tem aspecto de mau gosto, tente domina-las

5. Harmonia do Complemento dividido

a harmonia conseguida atravs da mistura de uma tonalidade da escala com as duas vizinhas da cor directamente oposta a primeira. Esta uma variante da combinao de harmonia de complementares. Que utiliza uma cor como principal e as duas cores adjacentes ao seu complementar. Esta uma harmonia que oferece um grande contraste sem a tenso do esquema complementar. Prs: Esta harmonia oferece mais nuances que o esquema complementar ao tempo que retem a fora e contraste visual. Contras: Esta harmonia mais difcil de balanar que as harmonias anlogas ou monocromticas Dicas:

Utilizar uma cor quente como dominante e uma gama de cores frias para ajudar a dar mais nfases cor quente como por exemplo vermelhos contra azuis ou azuis-verdes ou laranjas contra azuis ou azuis-violetas Evite utilizar cores quentes no saturadas como os castanhos ou ocres porque poderia arruinar o esquema.

6. Harmonia Dupla complementar

Como o nome indica, refere-se a harmonia conseguida por dois pares de cores complementares entre si. Denominado por alguns como tetradas, estas combinaes so as mais ricas de todas as harmonias, porque utiliza quarto cores sendo elas complementares em pares. no entanto uma harmonia muito difcil de trabalhar. Se as quatro cores so utilizadas em iguais propores, a harmonia parecer desequilibrada, pelo qual dever sempre ser escolhida uma cor como a dominante e com esta dominar as restantes. Prs:

Este esquema oferece uma maior variedade na sua combinao que qualquer das harmonias mencionadas. Contras: E a harmonia mais difcil de trabalhar. Dicas:

Se o esquema parece desequilibrado, devero ser dominadas ou subjugadas uma ou mais coes. Evitar a utilizao de coes puras em iguais propores.

7. Harmonia Acromtica
a harmonia conseguida pela utilizao de cores neutras, ou seja as cores situadas na zona central do crculo cromtico, prximos ao centro deste, que perderam tanta saturao que no se aprecia nelas o matiz original.

8.Harmonias da Natureza
Algumas combinaes da natureza, funcionam muito bem embora as cores que formam o esquema ou harmonia, no constituam nenhum esquema especfico conhecido na teoria das cores. Estou a me referir a por exemplo, esquema de cores de primavera ou esquema de cores de Outono

Significado das cores

As cores podem ter influncia psicolgica sobre o ser humano, algumas cores estimulam, outras tranquilizam, pois so captadas pela viso e transmitidas para o crebro e consequentemente refletem impulsos e reaes para o corpo. Durante muitos anos estudos foram feitos sobre as reaes que as cores provocam nos seres humanos. Podemos por exemplo assinalar que o vermelho provoca ateno, esta associada com o sangue e a lutaVamos dar uma olhada nas diferentes sensaes e significados que as cores produzem: Vermelhos: Excitao, alta energia, estimulao, sexo, estimulao, provocao e perigo. O vermelho ativa e estimula, significa elegncia, paixo, conquista, requinte e liderana. Rosa: Doura, juventude, romantismo. O rosa significa romance, sensualidade, beleza. Laranja: Convite, energia, amizade. A cor laranja alm de significar movimento, espontaneidade, tolerncia, gentileza, uma cor estimulante. Amarelo: Sugere uma temperatura morna, sol, claridade, brilho, felicidade. Esta cor amarela desperta, traz leveza, descontrao, otimismo. Simboliza criatividade, juventude e alegria.

Marron: Riqueza, opulncia, durabilidade, estabilidade, assim como sugere terra e rusticidade. O marrom associa-se a estabilidade, constncia, significa responsabilidade e maturidade. Azul: Frio, serenidade, quietude. A cor azul produz segurana, compreenso. Propicia sade emocional e simboliza lealdade, confiana e tranquilidade. Verde: Fresco, saudvel, refrescante, natural. O verde simboliza esperana, perseverana, calma, vigor e juventude. Violeta: Sensual, elegante, misterioso, espiritual. A cor violeta significa sinceridade, dignidade, prosperidade, respeito. Neutros-Cinzentos: Qualidade, quietude, clssico, natural, atemporal. A cor cinza promove equilbrio e estabilidade. Branco: Limpo, puro, inocente, brilhante. O branco remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocncia, calma Preto: Forte, clssico, elegante, misterioso, poderoso. O preto permite a auto-anlise, a introspeo, pode significar tambm dignidade, est associado ao mistrio. Abra os olhos, olhe atenciosamente sua voltaSinta o prazer de podermos ver o mundo com seus incontveis matizes de cores e utilize essa habilidade para criar as mais belas obras de arte

Vous aimerez peut-être aussi