Vous êtes sur la page 1sur 4

2013

Regimes especiais de IVA


Regime Especial de Iseno e Regime Especial dos Pequenos Retalhistas

kelvin costa 16-02-2013

Regimes especiais de IVA


Com o objectivo de afastar das regras gerais do imposto um nmero significativo de contribuintes que, pela sua reduzida dimenso, teriam dificuldades em cumprir com as obrigaes declarativas e contabilsticas impostas para a maioria dos sujeitos passivos enquadrados no regime normal, do Cdigo de Imposto sobre o Valor Acrescentado (CIVA) prev dois regimes especiais:

Um regime aplicvel aos pequenos contribuintes em geral: Regime Especial de Iseno. Outro, aplicvel exclusivamente aos pequenos retalhistas: Regime Especial dos Pequenos Retalhistas.

Regime especial de Iseno


Este regime tem como pressuposto simplificar as obrigaes aos sujeitos passivos com um baixo volume de negcios, assumindo que estes no tero um departamento administrativo ou uma estrutura que permita o cumprimento de algumas obrigaes de natureza fiscal e declarativa. Enquadram-se neste regime todos os sujeitos passivos que no possuam contabilidade organizada em sede de IRS ou IRC, que no efectuem importaes ou exportaes, nem actividades relacionadas com resduos e sucatas. Devem, ainda, ter um volume de negcios inferior a 10 mil euros anuais, referente ao ano anterior. Se no se verificarem estes requisitos, ento o sujeito passivo ficar enquadrado no regime normal do IVA. Exemplo: um sujeito passivo declara o seu inicio de actividade nos Servios de Finanas como Tcnico de Informtica, sabendo que no ir facturar mais de 10 mil euros e no pretende efectuar importaes ou exportaes, cumpre assim os requisitos para ficar enquadrado neste regime. O facto de ficar enquadrado neste regime, no lhe permitir proceder cobrana de IVA nas suas prestaes de servios. Se o valor cobrado ao cliente for 100, serra os 100 sem IVA pois no poder cobrar ao cliente o IVA, visto que ele mesmo esta isento do IVA. Apesar do benefcio da iseno, a qualquer momento, o sujeito passivo pode optar por renunciar a esse beneficio, pra isso bastando entregar a declarao de incio ou de alteraes num servio de finanas local ou atravs do portal da Autoridade Tributria e Aduaneira, ficando obrigado a permanecer no regime normal de IVA por um perodo de 5 anos se o contribuinte optar pela sujeio ao iva, se o contribuinte ficar sujeito a iva por obrigao (por ter ultrapassado um dos limites do Artigo 53 do CIVA) ai pode mudar para o regime de iseno, no primeiro ano a seguir ater ficar a baixo dos critrios do Artigo 53 do CVIA.

Regime especial dos Pequenos Retalhistas


Este regime de IVA semelhana do regime de iseno baseado no artigo 53 visa tambm simplificar e reduzir a carga administrativa ao mnimo. Para se enquadrar neste regime necessrio cumprir alguns requisitos, entre eles: ser uma pessoa singular, no possuir contabilidade organizada para efeitos de IRS, nem ser obrigado a tal; o volume de compras do ano anterior ser igual ou inferior a 50 mil euros; no praticar importaes, exportaes, actividades ligadas ou operaes intracomunitrias e no realizar prestaes de servios no isentos de valor anual superior a 250 euros, assim como no realizar actividades relacionadas com resduos e sucatas. considerado pequeno retalhista, aquele em que o volume de compras de bens, sem transformao, para venda, atinja 90% do volume de compras. Neste regime, normalmente, esto enquadrados pequenas mercearias, comrcio tradicional, pequenas lojas de roupa, feirantes, entre outros. O apuramento de imposto a entregar ao Estado feito de forma diferente; neste caso aplica-se uma percentagem de 25% ao valor do imposto suportado nas compras para revenda, caso o retalhista adquira bens para transformao acresce mais 25% e assim se apura o IVA liquidado. O IVA dedutvel baseia-se no IVA suportado na aquisio de bens de investimento (registadora e bens do activo fixo tangvel) ou outros bens para uso prprio (detergentes, livros, etc.), conforme podemos visualizar no seguinte esquema:

Exemplo: uma loja tradicional, situada na baixa Lisboeta, que venda chapus. Comprou 2460 de mercadorias (IVA includo). Teve como custos: 50 em detergentes; 40 em electricidade e 15 em gua. Para apurar o IVA liquidado efectua-se o seguinte clculo: 2460 de mercadorias/1,23 = 2000 2000 x 23% = 460 Aos 460 aplica-se uma taxa de 25%, ou seja, 460 x 25% = 115 de imposto a liquidar.

Tendo em considerao que se teve custos, h que apurar o valor de IVA a deduzir. Ao imposto liquidado subtrai-se o imposto dedutvel: 115 - 17,68 = 97,32 a entregar ao Estado O sujeito passivo pode, a qualquer momento optar por renunciar iseno, bastando para tal entregar a declarao de incio ou de alteraes num Servio de Finanas local ou atravs do portal da Autoridade Tributria e Aduaneira. Ao renunciar iseno, obrigado a permanecer no regime geral por um perodo de 5 anos. No final dos 5 anos pode optar por beneficiar, novamente, do regime, para tal ter que entregar uma declarao de alteraes em Janeiro do ano seguinte ao fim do trmino do prazo. No caso de cessao de actividade, o pagamento de imposto ou apresentao da declarao, deve ser feito num prazo de 30 dias a contar da cessao da actividade.

Vous aimerez peut-être aussi