Vous êtes sur la page 1sur 6

18/02/13

Artigos

Home ndice Informaes Tcnicas Dicas Notcias Artigos Roteiros de Pesquisa FAQ Editorial Eventos Produtos e Servios Mapa do Site Contato

Pesquisar

powered by FreeFind

assunto: edio Desvendando o Adobe Premiere Pro CS3 - parte 6


Andr Corradini coluna Tira Teima, revista Zoom Magazine

Nesta parte o assunto : painel fotogrfico com o Motion Vamos montar um painel fotogrfico e aplicar-lhe movimentos utilizando o Motion. um trabalho relativamente simples mas para que saia de acordo com o planejado, importante conhecer certos conceitos e parmetros. O intuito do modelo justamente mostrar a versatilidade da ferramenta Motion dentro do Premiere, exemplificando que, ao utiliz-la, possvel realizar uma srie de efeitos e movimentos (o que no nos restringe reduo do tamanho da imagem). A rea de trabalho que utilizamos (a tela da TV) tem uma medida padro, no formato 4:3, de 720 X 480, ou seja: a rea em que o telespectador enxerga as imagens editadas. Se levarmos ao Premiere qualquer objeto maior ou menor do que este tamanho, ocorrer uma visualizao diferente que estamos acostumados a ver. Explicando melhor: se a imagem for menor do que 720 X 480, a rea que falta para completar este tamanho ser preenchida com a cor preta (isto , se no colocarmos nada no lugar). Se a imagem for maior, ser visto somente o que estiver dentro daquela rea. Essa explicao necessria para que possamos entender como funcionar o painel fotogrfico. O primeiro passo criar uma tela no Photoshop, que servir de base para as fotos. O tamanho desta tela que dever ser bem maior que a da TV. Vamos trabalhar com 1920 X 1080:

www.fazendovideo.com.br/vtart_126.asp

1/6

18/02/13

Artigos

Depois disso, acomodaremos as fotos como em um painel real. Disponha as imagens de acordo com seu layout e lembre-se: a inteno que vejamos as fotos passearem pela tela da TV, exatamente como nossos olhos passeariam por um painel real:

No Premiere
www.fazendovideo.com.br/vtart_126.asp 2/6

18/02/13

Artigos

Ao levarmos essa tela para o Premiere, note que somente a rea de 720 X 480 que estar visvel. O restante da imagem estar fora da visualizao isto, se no fizermos nada, claro:

O que vamos fazer agora movimentar o painel atravs de Position. A utilizao de Scale, ou mesmo de Rotation em conjunto com Position, tambm pode gerar efeitos muito interessantes. Neste exemplo, a animao ter durao total de 15 segundos. Vamos definir uma posio inicial para a animao. Escolha a foto que comear enquadrada na tela da TV. preciso determinar, tambm, o tempo que a mesma ficar visvel (durante dois segundos, por exemplo). E ento o quadro se movimentar para a prxima foto. O primeiro key frame ser marcado aps dois segundos do incio da animao:

www.fazendovideo.com.br/vtart_126.asp

3/6

18/02/13

Artigos

Avance o cursor para dois segundos aps o primeiro key frame e determine uma nova posio para o painel, agora com outra foto em destaque. Se a inteno for deixar o painel parado por algum tempo, para apreciao da foto, crie um novo key frame algum tempo depois, com a mesma posio registrada:

Este procedimento deve ser repetido de acordo com o nmero de fotos adicionadas ao painel e tambm, de acordo com o tempo de durao final da animao e exibio de cada foto:
www.fazendovideo.com.br/vtart_126.asp 4/6

18/02/13

Artigos

Ao fim da animao, pode-se reduzir o Scale para termos uma visualizao completa de todo o painel. A rotao tambm pode ser utilizada para alinhar a visualizao das imagens ou mesmo para criarmos movimentaes mais diferenciadas:

www.fazendovideo.com.br/vtart_126.asp

5/6

18/02/13

Artigos

At a prxima!

Views Imagem & Comunicao Ltda (Copyright@VIEWS 2000-2012)

www.fazendovideo.com.br/vtart_126.asp

6/6

Vous aimerez peut-être aussi