Vous êtes sur la page 1sur 6

Este projeto foi desenvolvido por: JOS ADRIANO BORGES DE SOUZA aluno da turma 2-Manh.

Elaborado com o objetivo de alertar sobre o aumento da violncia no ambiente escolar e na promoo de uma CULTURA DE PAZ como prtica cotidiana nas relaes entre alunos, professores e comunidade escolar.

1.

IDENTIFICAO DO PROJETO Nome da Escola: Ministro Marcos Freire Professores/Disciplinas Envolvidas: Todas as disciplinas Pblico Alvo: Alunos, professores e toda a comunidade escolar. Durao Prevista: 6 meses

2.

DESENVOLVIMENTO Tema: Violncia nas escolas Problematizao: Objetivo Geral Pesquisar e refletir sobre as causas e consequncias do bullying, tomando como partida as narrativas de alunos, professores, pais e responsveis.

Objetivos Especficos: Discutir com os alunos as principais causas de bullying. Refletir sobre a necessidade de desenvolvermos aes educativas contra o bullying na unidade escolar. Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a reflexo sobre as prticas de violncia no espao escolar. Discutir o respeito as diferenas no espao escolar. Construir uma proposta de regras de convivncia e contra o bullying na unidade escolar. Diagnosticar as causas e naturezas do bullying; Identificar modos de preveno desses problemas; Verificar a freqncia de bullying, tipos de agresses, incidncia, agressores, vtimas e testemunhas; Promover a uma conscientizao sobre o problema, minimizando assim o mesmo; Estimular os estudantes a fazerem pesquisas sobre o tema na escola; Estimular os professores de forma interdisciplinar, para que combata qualquer tipo de bullying, que por ventura possa existir.

Contedo programado: Portugus: leitura de textos, produo textual, criao de parodias, poesias, etc. Ingls: estudo das palavras e expresses relacionadas ao bullying. Matemtica: anlise dos nmeros da violncia, construo de tabelas e grficos, resoluo de problemas abordando o tema. Cincias: estudo das causas e consequncias das doenas provenientes da violncia. Histria: fazer uma abordagem histrica de acontecimentos e personagens relacionadas violncia. Geografia: estudar a violncia das regies brasileiras e em especial a regio Nordeste, analise dos dados do IBGE no Brasil. Artes: dramatizaes, produo de murais, retratao da violncia atravs da arte ao longo dos tempos. tica e cidadania: estudar aspectos do comportamento humano e da sociedade, analisar as caractersticas das etapas de vida do Individuo.

Observao: em todas as atividades deve-se abordar a violncia na perspectiva do errado, incentivando a uma Cultura de Paz.

Dinmica das atividades: O desenvolvimento deste projeto dar-se- atravs da utilizao de questionrios, realizao de entrevista, palestras, de leituras, discusso de textos, proporcionando uma reflexo sobre as causas e consequncias do Bullying. Tambm sero utilizada as seguintes estratgias metodolgicas:

Apresentao de Filmes; (Sugestes de Filmes: ver anexos) Dinmicas de Grupo; (Sugestes de Atividades: ver anexos) Produo de Textos; Palestras com os pais e responsveis; Organizao de Seminrios; Dramatizaes Estudo de casos; Leituras variadas; (Sugesto de textos para leituras: ver anexos) Trabalhos em grupo Dramatizaes Pardias Tabelas e grficos esttisiticos

Cronograma das atividades:

Mar
Pesquisa bibliogrfica Visita s salas de aula Elaborao de material para divulgao do projeto Aplicao questionrio p/ professores Aplicao de questionrio aos alunos Palestra com alunos, professores e comunidade escolar Tabulao dos Resultados Finalizao

Abr X

Mai X

Jun X

Jul X

Ago X

X X

Recursos didticos Quadro Piloto Microfone Televiso Datashow DVD Computadores Som

Resultados obtidos: medida que o projeto for "caminhando", haver intervenes para possveis ajustes que possam ser necessrios e a divulgao de relatrios para demonstrar os resultados alcanados ao final de cada etapa vivenciada pela escola, bem como a criao de blog, produo de textos, jornal, etc. Referncias Bibliogrficas:
PEREIRA, Beatriz Oliveira. Para uma Escola sem violncia: estudo e preveno das prticas agressivas entre crianas. Edio: Fundao Calouste Gulbenkian, 2002.

Ballone GJ - Maldade da Infncia e Adolescncia: Bullying - in. PsiqWeb, Internet, disponvel em www.psiqweb.med.br, revisto em 2007. BLEGER; J. Psicologia da Conduta. Traduo de Emilia de Oliveira Diebl. Porto Alegre; Artes Mdicas, 1984.244p. CONSTANTINI, A.Bullying, como combat-lo? : prevenir e enfrentar a violncia entre jovens. SP: Itlia Nova editora, 2004. CURY, A. J. Pais brilhantes, professores fascinantes. RJ: Sextante, 2003. FANTE, Cleo. Fenmeno Bullying: como prevenir a violncia nas escolas e educar para a paz. 2. ed. rev. Campinas, SP: Verus editora, 2005. TIBA, I. Quem ama, educa! SP: Gente, 2002. ZAGURY; T.Os Direitos dos Pais.So Paulo vol. 1.Record. 2002. 206 pg.

Sites para Leitura complemetar.


http://www.webartigos.com/articles/7301/1/Bullying/pagina1.html#ixzz1LIgYu3qx http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-escola494973.shtml http://www.abrapia.org.br/homepage/portugues/portugues.htm (Acessado em 05/12/2005).

http://www.observatoriodainfancia.com.br/

Vous aimerez peut-être aussi