Vous êtes sur la page 1sur 9

Centro Internacional de Formacin de la OIT de Turn Programa ACTRAV Formacin Sindical en Lnea sobre la Globalizacin y la Salud Anexo Unidad 3

Revista Brasileira de Sade Ocupacional, 93/94: 9-20, dez.1998

SADE DOS TRABALHADORES E MEIO AMBIENTE EM TEMPOS DE GLOBALIZAO E REESTRUTURAO PRODUTIVA


Raquel Maria Rigotto Professora do Departamento Universidade do Cear. de Sade Comunitria da Faculdade de Medicina da

RESUMO Quais os rebatimentos da Globalizao e da Reestruturao Produtiva sobre a sade dos trabalhadores e o meio ambiente? Para identificar as principais tendncias neste sentido, este artigo apresenta algumas caractersticas daqueles macro-processos - como a incorporao de novas tecnologias e novas formas de organizar o trabalho, a flexibilizao e a focalizao da produo, a desterritorializao do capital, a financeirizao da economia, a emerso de novos atores globais e a crise do estado nacional, a assimetria. Descreve as conseqncias deste processo no mundo do trabalho, enfatiza a fragmentao da classe trabalhadora e o agravamento da excluso social. Relaciona as mudanas urbanas, as transformaes no processo de trabalho e a difuso ampliada dos riscos industriaisambientais como mediadoras dos rebatimentos da Globalizao e da Reestruturao Produtiva sobre a sade humana e o meio ambiente. Palavras-chaves: Globalizao, Reestruturao produtiva, Sade dos trabalhadores, Meio Ambiente.

0 cenrio Contempla-se, como fruto da modernidade, nesta virada de milnio, o espetculo dos avanos cientficos e tecnolgicos da civilizao humana nos ltimos duzentos ou trezentos anos. Nossos pais ou avs, que cruzaram este sculo que agora finda, testemunharam a difuso do uso da eletricidade, o surgimento do rdio e da televiso, a invaso dos motores exploso, a bandeira americana sendo fincada no solo da Lua, o telefone e, ultimamente, a expanso da informtica e da microeletrnica, revolucionando os conceitos de tempo e distncia, a comunicao, a produo, os nossos modos de vida. A populao mundial cresceu, a maioria melhor alimentada, mais alta e mais pesada, mais longeva. Somos muito mais capazes de produzir bens e servios. A humanidade muito mais culta (HOBSBAWM, 1995). Testemunham-se, porm, tambm os limites do projeto moderno - centrado na racionalidade, na tcnica e na cincia - para resolver problemas fundamentais da humanidade. Mesmo sabendo que a avalanche de nmeros muitas vezes banaliza os problemas e oculta o sofrimento humano, vale lembrar que mais de um bilho de pessoas vivem em pobreza absoluta, 900 milhes de adultos so analfabetos, 100 milhes de pessoas no tem casa, 150 milhes de crianas menores de 5 anos so desnutridas... (United Nations Development Programm / UNDP, 1990). H ainda os problemas ambientais gerados pela sociedade urbano-industrial - como o efeito estufa, a destruio da camada de oznio, as chuvas cidas, a produo de milhares de poluentes da gua, do solo e do ar, o acmulo de lixo txico e a explorao intensiva de recursos naturais no-renovveis - que colocam sob ameaa a sobrevivncia do Planeta.

A globalizao e a reestruturao produtiva exatamente neste cenrio de modernizao conservadora (MATTOSO, 1995) que surgem mudanas profundas na vida social e nos processos de trabalho, as quais vem sendo estudadas como Reestruturao Produtiva, ou Reconverso Econmica, ou Nova Ordem Econmica Mundial, ou Terceira Revoluo Industrial. Falar em Terceira Revoluo Industrial pode invocar em nosso imaginrio uma paisagem arrojada e futurista: robs, maquinas de comando numrico, manufaturas e desenhos ajudados por computador, programas de controle de qualidade, ISO 9000, reengenharia...

Pgina 1 de 9

Centro Internacional de Formacin de la OIT de Turn Programa ACTRAV Formacin Sindical en Lnea sobre la Globalizacin y la Salud Anexo Unidad 3

Mas ela mais que o fetiche tecnolgico. Est claro que a Reestruturao Produtiva um processo econmico, poltico e cultural em curso, de grande dinamismo e alta complexidade, acontece em escala planetria e em ritmo intenso, exigindo a insero de todos. Estruturalmente vinculada Globalizao, estes dois processos tem sido conduzidos pelas foras hegemnicas em mbito internacional, representando a mais recente configurao do capitalismo - a qual converte o sistema mundial em espao de acumulao - apontando para profundas repercusses sobre a vida social (CARVALHO, 1997a). Dai a importncia de estudar este processo, verificar suas reais dimenses; identificar, em essncia, suas potencialidades, para buscar interferir nele. A seguir apresentam-se algumas das caractersticas ou tendncias que j se configuram:

Tecnologia e organizao do trabalho Apropria-se dos avanos da microeletrnica e da incorporao da informtica aos processos de produo para garantir produtos de melhor qualidade e maior competitividade no mercado. Modifica as rgidas formas Taylorista e Fordista de organizar o trabalho nas empresas, sob forte influncia do modelo Toyotista japons, reduzindo os nveis hierrquicos, buscando mais iniciativa e participao do trabalhador no processo (FERREIRA, 1993).

Novas modalidades de trabalho e novas relaes de trabalho Expandem-se novas modalidades de trabalho, como o autnomo, o tempo parcial, o temporrio, a domicilio etc. No campo das relaes de trabalho, "verifica-se a implementao de polticas que visam impor ao empregado uma nova identidade, configurada na relao entre indivduo-empresa e forjada atravs de diferentes estratgias de interao na disputa pela lealdade do trabalhador" (NEVES, s.d.).

Mundializao da produo/desterritorializao do capital Desconcentra geograficamente a produo, aproveitando-se das facilidades de transporte oferecidas pela globalizao: organiza a fabricao de componentes a partir de atividades em diversos pases, usufruindo de vantagens comparativas no acesso a recursos naturais e matrias-primas, isenes oferecidas pelos governos, caractersticas da mo-de-obra local qualificao, custo etc. (CARVALHO, 1997a).

Focalizao da produo A grande empresa tende a ser substituda por estabelecimento menor, que centra sua atividade naquilo que a sua excelncia (por exemplo, o motor do carro). As demais partes do processo produtivo so delegadas a outras empresas, as terceirizadas. Estas empresas, as vezes, so implantadas numa mesma rea geogrfica, formando um condomnio de empresas (GONALVES, s.d.).

Especializao flexvel A competitividade baseia-se na identificao e na produo de bens no padronizados, voltados para nichos de mercado ou atende, aparentemente, aos desejos do consumidor individual. Em oposio a produo de bens em massa, supe uma planta industrial flexvel, com mquinas universais programveis e operadas por trabalhadores desespecializados, qualificados e polivalentes (ANTUNES, 1996).

Financeirizao da economia H um domnio do capital financeiro, operando como "dinheiro voltil", por meio de redes e circuitos informatizados globais, cerca de 1,4 trilhes de dlares por dia, em detrimento do investimento produtivo. Mesmo as corporaes tipicamente industriais tem as aplicaes financeiras como um elemento central do processo de acumulao (CARVALHO, l 997a).

Pgina 2 de 9

Centro Internacional de Formacin de la OIT de Turn Programa ACTRAV Formacin Sindical en Lnea sobre la Globalizacin y la Salud Anexo Unidad 3

Emerso de novos atores globais e crise do Estado Nacional Articuladas ao neoliberalismo, estas transformaes tem sido conduzidas pelos interesses diretos de novos e poderosos atores sociais, refletindo acelerada concentrao do capital, como os 358 grandes conglomerados e grupos transnacionais que controlam 40% da riqueza mundial e controlam 80 a 90% das tecnologias. Com este poderio econmico e aproveitando-se das fragilidades dos sistemas de governo mundial, tm prescindido e at inibido a participao reguladora do Estado ou do conjunto da sociedade civil na definio e implantao de polticas (RATTNER, 1997), criando o que vem sendo denominado de crise dos estados nacionais.

Assimetria Sob a cortina de um mundo globalizado, de uma suposta "aldeia global" homogeneizada pela superao dos limites do espao/tempo, esconde-se um processo estruturalmente assimtrico. Ele designa papeis e limites especficos a cada povo/segmento ou pas/regio/localidade, mediante nova diviso internacional do trabalho, aprofundando as desigualdades inter e intranacionais. Os pases industrializados passaram a ser exportadores de tecnologia cientifica e muitos "pases subdesenvolvidos" passaram a ser os "novos pases industrializados", num processo desigual tanto do ponto de vista socioeconmico quanto ambiental, no tocante distribuio dos riscos ambientais e ocupacionais (RODRIGUES apud SOBRAL, 1997). 0 Brasil, como outros pases perifricos, est buscando seu ajuste a esta nova ordem mundial, de acordo com o caminho prescrito pelo Banco Mundial e o FMI no Consenso de Washington: privatizao, reduo do Estado, abertura comercial, desregulao dos mercados etc. Mas, por esta proposta, sero integrados apenas os setores, os plos dinmicos que podem atingir os padres de competitividade exigidos. Para os demais, no h propostas, no h horizontes (BACELAR, 1997).

Que conseqncias deste processo podem ser esperadas e observadas no mundo do trabalho? De fato, tendo como base concreta a incorporao de inovaes tecnolgicas e organizacionais esfera produtiva, esta revoluo abre possibilidades tcnicas muito importantes, como a fantstica ampliao da comunicao humana em tempo real, representada hoje pela Internet. Outro exemplo a oportunidade de usar as novas tecnologias para eliminar o trabalho humano em funes insalubres, penosas ou destitudas de contedo significativo, libertando trabalhadores do sofrimento, da doena e da morte no trabalho. Mais do que isto: olhares otimistas sobre a trajetria histrica da humanidade tentam explorar neste processo a oportunidade de realizao de parte da utopia moderna, rumo emancipao dos seres humanos do jugo do trabalho: as mquinas trabalhariam enquanto as pessoas se dedicariam ao lazer, preguia, criao, s artes, vivncia solidria. Mas a questo mais complexa e precisa ser contemplada tambm por outros ngulos. A Reestruturao Produtiva rompe com a hegemonia do Estado e o capitalismo de bem-estar do ps-guerra e afeta o interior do processo produtivo, a diviso do trabalho, o mercado de trabalho, o papel dos sindicatos, as negociaes coletivas. Estas mudanas esto ocorrendo sem rupturas significativas com a cultura da acumulao, da explorao irresponsvel da natureza e injusta dos homens. Tambm no se tem verificado, na maioria dos pases, a necessria regulao por parte do Estado: dar direcionalidade e racionalidade a este processo, buscando as melhores alternativas de insero do pas nesta nova ordem mundial, na perspectiva do conjunto de seus cidados. Tendem a prevalecer, at o momento, os interesses do capital de se rearranjar por maior competitividade, questionando direitos e conquistas dos trabalhadores e das sociedades democrticas (MATTOSO, 1995). Surgem, assim, novos problemas para o mundo do trabalho: efeitos sobre o nvel e composio dos empregos, sobre as qualificaes requeridas ao trabalhador, o valor dos salrios e sua relao com a massa de lucro apropriada pelas empresas, as condies de trabalho, a gesto e controle da mo-de-obra e as relaes sindicais (DIEESE, 1994). Outras revolues j chacoalharam o mundo do trabalho em nossa Histria. Esta ltima produz o desemprego estrutural, resultante da desregulao da concorrncia e dos

Pgina 3 de 9

Centro Internacional de Formacin de la OIT de Turn Programa ACTRAV Formacin Sindical en Lnea sobre la Globalizacin y la Salud Anexo Unidad 3

mercados, da ausncia de polticas macroeconmicas apropriadas, dos efeitos da globalizao financeira sobre o investimento e o crescimento econmico (MATTOSO, 1995). Como dimenso da insustentabilidade deste processo, evidencia-se a transformao de boa parte dos seres humanos que vivem do trabalho em redundantes: um bilho de desempregados no mundo de hoje confundem- se com os excludos do acesso e do gozo de direitos e benefcios sociais mnimos. Nmero crescente da populao - brasileira e mundial - torna-se desnecessria para o processo produtivo, o que significa falta de acesso a bens e servios pblicos, informao e cultura e, na falta de polticas sociais eficientemente compensatrias, a fome e at a morte (RATTNER, 1996). Mais do que isto, consolida-se um brutal aprofundamento da fragmentao da classe trabalhadora, retalhando-a em segmentos com perfis de vida muito diferenciados, como se v a seguir: * os empregados das empresas de ponta, * os empregados das "terceiras" , * o diversificado e crescente contingente dos trabalhadores no mercado informal e * os excludos, no s do mercado de trabalho, mas tambm das polticas pblicas, da identidade cultural, da participao e da representao poltica. H, evidentemente, uma lgica que articula estes segmentos. Ao cenrio de modernidade e sofisticao tecnolgica das empresas de ponta articula-se - no como efeito colateral indesejvel, mas como um dos paradigmas constitutivos deste processo - o universo das "terceiras". Na maioria dos casos, em vez de representarem um esforo articulado entre a grande e a pequena empresa no sentido de qualificar fornecedores e aumentar a qualidade dos produtos - o padro reestruturante de terceirizao, consistem de estratgias restritivas de externalizao das atividades para reduo de custos via precarizao das relaes e condies de trabalho, somada diminuio do nvel de remunerao e na perda de parte dos benefcios sociais - o padro predatrio de terceirizao (DIEESE, 1994). Faz tambm parte deste cenrio o grande e diversificado grupo de trabalhadores do mercado informal, que inclui desde os trabalhadores ligados indstria de calados, por exemplo, e que desenvolvem suas atividades em casa; ou os de confeces ligados a "faces" ; os camels, lavadores e vigias de carros nas grandes cidades; as mulheres no remuneradas no seu trabalho cotidiano de cuidar das crianas, dos idosos, dos deficientes; as crianas obrigadas precocemente ao trabalho, e tantos outros, que chegam a se igualar com a populao economicamente ativa inserida no mercado formal de trabalho, ou, em algumas regies, superam-na. Para completar este quadro, qualificado como modernizao conservadora exatamente por seus graves impactos sociais, preciso ainda trazer cena outro grupo de trabalhadores, de fronteiras nebulosas com o anterior, que o dos excludos, dos desempregados, dos semterra, dos jovens e idosos que no conseguem acesso ao mercado de trabalho, das famlias subjugadas ao trabalho escravo no ermo das carvoarias ou das plantaes de cana, dos famintos das grandes cidades, das correntes migratrias em busca de trabalho. A eles vm juntar-se trabalhadores demitidos nos processos de enxugamento das empresas - no s os menos qualificados, mas tambm supervisores e chefias intermedirias; categorias que se extinguem - bancrios, por exemplo, de 1.700.000 trabalhadores em 1990 para 400.000 em 1995 etc. Parece, assim, que mais duas caractersticas ou tendncias devem ser acrescentadas Reestruturao Produtiva, pela forma como vem sendo conduzida em especial nos pases perifricos:

Aprofundamento da fragmentao da sociedade (CARVALHO, 1997b, NEVES, s.d.). Consolidam-se segmentos com pouca mobilidade entre si, com nveis de vida muito desiguais, ao tempo em que, pela ampliao estrutural do desemprego, condena parte

Pgina 4 de 9

Centro Internacional de Formacin de la OIT de Turn Programa ACTRAV Formacin Sindical en Lnea sobre la Globalizacin y la Salud Anexo Unidad 3

considervel da populao condio de desnecessria ao mercado de trabalho e de consumo - os excludos.

Agravamento da questo social, ampliao da excluso e ameaa coeso social Agravam-se os mecanismos geradores de desigualdades entre os segmentos sociais, ao aprofundar o abismo entre ricos e pobres. Em 1991, um "quinto mais rico da populao do mundo apropriava-se de 84,7% do PIB mundial, enquanto um quinto mais pobre estava reduzido a 1,4%. Em 30 anos, a disparidade das rendas entre estes dois extremos passou, de 30 por um, para 60 por um" (SACHS,1995). Este quadro aponta para o aumento da heterogeneidade no interior das macrorregies, coexistindo reas dinmicas e "integradas" com outras estagnadas (BACELAR, 1997) - o que, somado aos diversos mecanismos de quebra dos laos de solidariedade de classe no mundo do trabalho, coloca em xeque a prpria sociabilidade do sistema. Quanto dinmica poltica da sociedade, entram em rigoroso questionamento as formas tradicionais de representao e defesa de interesses. 0 setor privado aperfeioa seu desempenho na disputa pela adeso dos trabalhadores, apelando sua subjetividade para criar novos laos de identidade entre empresa e empregados. Os sindicatos de trabalhadores, de maneira geral, tem encontrado muitas dificuldades diante da magnitude do desafio, hoje, da defesa do emprego e dos salrios, num quadro de reduo da massa de trabalhadores formalmente empregados e da modificao de seu perfil. Apesar do esforo de algumas entidades em compreender o processo mais geral em curso e redirecionar suas prticas, no tem sido simples, num contexto que tende a minar a solidariedade, adotar uma viso de classe social que ultrapasse os limites da corporao de ofcio e avance na interlocuo com a sociedade (ANTUNES, 1996). So poucas as experincias bem sucedidas, por exemplo, de incorporao do universo dos trabalhadores terceirizados agenda sindical. H tambm a questo dos trabalhadores do mercado informal, com maiores dificuldades ainda de desenvolver formas ou instncias de organizao que tragam suas questes para a agenda social. Os horizontes apontam para a diversidade dos movimentos sociais e para o crescimento das Organizaes No-Governamentais, ampliando o leque de questes em debate - gnero, etnias, homossexualismo, ambiente, entre outras - e para a possibilidade de atuao articulada entre elas.

Como a Globalizao e a Reestruturao Produtiva rebatem sobre o campo da sade dos trabalhadores e do meio ambiente? Que tendncias podem ser observadas? A sade humana, hoje, profundamente marcada pela forma como se vive, no Brasil e no mundo, o processo de Globalizao e de Reestruturao Produtiva, mediado pelas mudanas urbanas, as transformaes no processo de trabalho e a difuso ampliada dos riscos industriais-ambientais. 0 modo de vida desenhado por este modelo redefine os padres de sade-doena das populaes: "A incorporao de milhares de novas substncias qumicas, o aumento das plantas industriais, dos volumes produzidos e transportados e da aplicao de diversas formas de energia trouxeram, indubitavelmente, a ampliao da grandeza e do alcance dos impactos scio ambientais das atividades humanas nas sociedades contemporneas. Assim, os padres de produo e consumo passaram a definir, cada vez mais profundamente, tanto o estado das guas, do ar, dos solos, da fauna e flora, quanto as prprias condies da existncia humana: seus espaos de moradia e de trabalho, seus fluxos migratrios, as situaes de sade e de morte." (FRANCO e DRUCK,1997: 25) Estas autoras apontam que, nos espaos urbano-industriais - que hoje concentram mais de dois teros da populao, rompem-se as fronteiras entre o ambiente intra e extra-fabril, como demonstram os acidentes industriais de grande porte. Os riscos gerados na atividade produtiva expandem seu raio de ao, movimentam-se pelo espao geogrfico por meio de dutovias e outros meios de transporte, ampliando a populao a eles exposta. A biotecnologia e novos materiais geram novos meios de agresso aos mecanismos de

Pgina 5 de 9

Centro Internacional de Formacin de la OIT de Turn Programa ACTRAV Formacin Sindical en Lnea sobre la Globalizacin y la Salud Anexo Unidad 3

regulao da biosfera e lesam os organismos humanos com efeitos cumulativos que podem resultar em mutagnese, teratognese, carcinognese (FRANCO e DRUCK, 1997). Por outro lado, as doenas infecto-contagiosas emergentes, como a AIDS, e as reemergentes, como a tuberculose, a dengue e o clera, vem nos lembrar o duplo perfil de morbi-mortalidade dos pases perifricos, onde elas se associam s doenas crnicodegenerativas e ao crescimento das causas externas, como a violncia, os acidentes de trnsito e de trabalho e as intoxicaes de origem ambiental ou ocupacional. o registro, no corpo das pessoas, da perversa sobreposio de padres de pobreza e misria aos padres "modernos" de desgaste da sade (MINAYO, 1995). Assim, possvel identificar vrios rebatimentos deste processo sobre a sade que so comuns ao conjunto da classe trabalhadora. Outros, entretanto, devem ser compreendidos na especificidade da insero do segmento de classe considerado naquele processo, como se v a seguir.

Tendncias comuns ao conjunto dos trabalhadores Retrocesso nas Polticas Sociais, como tem sido visto na questo da Previdncia Social ou do financiamento do Sistema nico de Sade, com srios impactos sobre a qualidade da ateno prestada sade da populao. A disputa entre os governos pela instalao de plantas industriais, apresentadas sociedade como solues para o desemprego, na maioria das vezes no considera seus impactos sobre o meio ambiente e as condies de trabalho, podendo levar a maior degradao ambiental e gerao de mais situaes de risco. Tendncia ao deslocamento dos empreendimentos para cidades de menor porte, sem tradio industrial, ampliando os territrios expostos a tensores ambientais e a riscos ocupacionais, sem a correspondente capacitao do poder pblico e dos organismos da sociedade civil para seu controle. Tendncia "privatizao" do controle ambiental, relegado s leis do mercado e iniciativa privada, sem participao do Estado ou da sociedade civil, como no caso dos sistemas de certificao ISO 14000 e 9000 (SOBRAL, 1997; VILELA & IGUTI, 1997). Flexibilizao das relaes de trabalho, com tendncia a retrocessos dos direitos conquistados e reconhecidos na legislao trabalhista, como as formas de contratao e a jornada de trabalho, com a possibilidade de intensificao do desgaste dos trabalhadores. Terceirizao - cresce o nmero de trabalhadores ligados ao setor de servios, onde esto expostos a riscos ocupacionais mais relacionados carga mental e psquica, agentes ergonmicos etc. Introduo de novas matrias-primas, produtos, tecnologias e formas de organizar o trabalho ainda no suficientemente avaliados quanto aos seus efeitos nocivos sade, segurana e ao ambiente. Maior dedicao de energia do trabalhador ao trabalho: exigncia de permanente, de participao na construo da competitividade da empresa. qualificao

Relaes no trabalho e sociais mais competitivas. Quebra dos laos de solidariedade, maior individualismo, maior solido. Maior dificuldade para a ao coletiva e sindical, quanto s iniciativas dos sujeitos em defesa da sade no trabalho e do meio ambiente. Tendncia ao crescimento da violncia, pelo agravamento da questo social, com os seus reflexos sobre o perfil de morbi-mortalidade da populao: assaltos, homicdios, dependncia de drogas, gangs urbanas, delinqncia juvenil e acidentes de transito.

Pgina 6 de 9

Centro Internacional de Formacin de la OIT de Turn Programa ACTRAV Formacin Sindical en Lnea sobre la Globalizacin y la Salud Anexo Unidad 3

Tendncias nas empresas de ponta No tocante s relaes de trabalho, as exigncias de qualidade neste setor tornam necessria maior adeso dos trabalhadores ao projeto da empresa, fazendo emergir a proposta da parceria. Abrem-se assim, para algumas categorias com maior tradio de organizao, maiores possibilidades de conversa entre empresrios e trabalhadores, reconhecendo, de um lado, a existncia de identidades e interesse distintos, ao procurar espaos de negociao delimitados pelo interesse comum na manuteno do emprego/sobrevivncia da empresa. Neste segmento, podem ser observados alguns avanos na contratao coletiva do trabalho, na negociao madura da reduo e da flexibilizao da jornada de trabalho, com ganhos para os trabalhadores na manuteno do emprego e no-reduo do salrio. H alguma abertura para ultrapassar limites impostos pela CLT e pelos padres tradicionais de relao: pode-se, por exemplo, negociar a introduo de inovaes tecnolgicas e organizacionais e as condies de trabalho (DIEESE, 1994). Entretanto, existem muitos problemas para este grupo de trabalhadores. Com a introduo de inovaes tecnolgicas e, em especial, de novas formas de organizar o trabalho, surge a exigncia de um novo perfil do trabalhador. 0 saber j possudo por ele no interessa mais, h demanda de aquisio permanente de novos conhecimentos, somada exigncia de polivalncia. Possibilidade/exigncia de maior iniciativa e criatividade do trabalhador no processo de trabalho. Substituio do controle de chefias e hierarquias por novas formas de controle. Nem sempre a maior qualidade do produto e produtividade implicam a melhoria da qualidade de vida e da qualidade do trabalho. Tendncia ao controle dos riscos ocupacionais mais "selvagens", com possvel reduo dos acidentes do trabalho, inclusive os fatais e das doenas profissionais clssicas. Entretanto, podem persistir exposies a riscos ocupacionais em baixas dosagens, levando a efeitos crnicos e de longa latncia, de identificao mais difcil para os nveis atuais de desenvolvimento do conhecimento. Podemse manifestar "outros efeitos" dos riscos ocupacionais j existentes, como os neurocomportamentais, reprodutivos e at o cncer (DIAS e LINO, 1996). Podem surgir novos riscos e agravos em relao s novas formas de organizar o trabalho (stress, hipertenso arterial, LER, sofrimento psquico, doenas mentais). Permanecer numa empresa aps um "enxugamento" pode trazer experincias e sentimentos que questionam a identidade do trabalhador: que valor tenho para a empresa? Em que medida meus esforos e os dos colegas esto sendo reconhecidos? At onde vai o compromisso da empresa conosco? 0 medo da demisso assola os trabalhadores e gera profunda insegurana quanto ao futuro. Ele sobrepe-se preocupao permanente em "garantir-se" no emprego, num clima de "salve-se quem puder" que deteriora as relaes humanas no trabalho e submete os trabalhadores a um cotidiano estressante. Tendncia reduo da jornada de trabalho, com repercusses sobre tempo de lazer, convivncia familiar e social, hbitos culturais. Possibilidade de reflexo sobre o perfil de morbi-mortalidade: acentuar tendncia j verificvel de aumento das doenas mentais, psicossomticas, cardiovasculares e crnicodegenerativas.

Tendncias na terceirizao predatria J no segmento das "terceiras" o que se observa a implantao do padro predatrio de terceirizao, deixando de cumprir at mesmo os preceitos da CLT e precarizando as relaes e condies de trabalho. Vrias categorias tm denunciado a proposta empresarial de parceria de mo nica, voltada para a flexibilizao de direitos sem negociao de ganhos tambm para os trabalhadores. 0 desemprego crescente pressiona o trabalhador empregado a aceitar... Os sindicatos vo se enfraquecendo, fragmentados entre diversas categorias/entidades numa mesma empresa.

Pgina 7 de 9

Centro Internacional de Formacin de la OIT de Turn Programa ACTRAV Formacin Sindical en Lnea sobre la Globalizacin y la Salud Anexo Unidad 3

Condies de trabalho j precrias, agravadas pela reduo de custos com pessoal, segurana, preveno, treinamentos. Tendncia reduo dos benefcios sociais, como fornecimento de transporte, alimentao etc. Os convnios de assistncia mdica podem ser revistos, em favor de grupos que ofeream menores preos, em detrimento da qualidade do servio prestado. H a possibilidade de suspender tambm este tipo de benefcio, empurrando os trabalhadores para o sistema pblico, no qual a prestao de servios encontra-se prejudicada pelas dificuldades de financiamento. Intensificao de ritmos de trabalho, prolongamento das jornadas, aumentando o tempo de exposio aos riscos ocupacionais e o desgaste dos trabalhadores. Exposio profissional a altas doses de agentes txicos, com efeitos agudos e de curta latncia, paralela exposio a baixas doses, com efeitos crnicos e de longa latncia. Alta incidncia de acidentes de trabalho, inclusive fatais, e das doenas profissionais clssicas (DIAS e LINO, 1996). Deteriorao da qualidade de vida: reduo do numero de horas de sono e repouso, baixa qualidade alimentar e de moradia. Possibilidade de reflexo sobre o perfil de morbi-mortalidade: manuteno ou aumento das doenas infecto-contagiosas, parasitrias e carenciais, superpondo-se as crnicodegenerativas e da violncia, reforando o duplo perfil epidemiolgico.

Excludos 0 agravamento da questo social aponta para a deteriorao progressiva das condies de sobrevida em todos os seus aspectos. A isto soma- se a limitao e a ineficincia das polticas sociais de mitigao da misria. Taxas de mortalidade infantil elevadas, expectativa de vida inferior dos outros grupos sociais, desnutrio, doenas infecto-contagiosas emergentes e reemergentes. Exposio a condies socioambientais mais precrias: moradia em reas de risco, vivncia nos centros e periferias das grandes cidades, com seus riscos de poluio e violncia, em particular para as mulheres e as crianas (prostituio, drogas, gravidez em adolescentes, doenas sexualmente transmissveis etc.). Degradao intensa da dignidade humana, com repercusso na identidade dos indivduos, na coeso das famlias, no futuro dos jovens. 0 sofrimento psquico do desempregado: o constrangimento, a crise de identidade, a perda da auto-estima, a depresso e at o suicdio (SELIGMAN, 1997).

guisa de concluso: novas perguntas No seria correto cair no determinismo tecnolgico e execrar as novas tecnologias como os demnios responsveis por nossos males. Os impactos das tecnologias dependem das polticas sociais que acompanham sua implantao (NEVES, 199l). Quais as nossas finalidades? Guattari nos interpela: "A do desemprego, da marginalidade opressiva, da solido, da ociosidade, da angstia, da neurose, ou a da cultura, da criao, da pesquisa, da reinveno do meio ambiente, do enriquecimento dos modos de vida e de sensibilidade" (GUATTARI, 1990). Se queremos usufruir coletivamente dos potenciais benefcios da tecnologia, teremos de encontrar e viabilizar respostas para muitas perguntas. Como garantir o sustento de milhes de trabalhadores tornados desnecessrios ao processo produtivo? Como aproveitar estas
Pgina 8 de 9

Centro Internacional de Formacin de la OIT de Turn Programa ACTRAV Formacin Sindical en Lnea sobre la Globalizacin y la Salud Anexo Unidad 3

possibilidades para melhorar a qualidade de vida no trabalho - enriquecendo seu sentido humano - e fora dele? Como construir a via da incluso? Como dar sentido s nossas vidas sem a tica do trabalho, que tem nos regido h sculos? H quem diga que estamos nos umbrais de uma nova era: privilgio estar vivo, testemunhar e poder influenci-la! Se o devir aberto, se os caminhos da Histria no esto predeterminados, ento podemos participar no desenho do futuro: a perplexidade se transforma em desejo de descobrir jeitos de aproveitar destes avanos da modernidade para reinventar e construir, juntos, modos de vida mais humanizados, mais solidrios, mais ricos... "Nenhuma teoria da transformao poltico-social do mundo me comove, sequer, se no parte de uma compreenso do homem e da mulher enquanto seres fazedores da Historia e por ela feitos, seres da deciso, da ruptura da opo. A grande fora sobre que deve alicerar-se a nova rebeldia e a tica universal do ser humano e no a do mercado, insensvel a todo reclamo das gentes e aberta apenas gulodice do lucro. a tica da solidariedade humana" (FREIRE, 1997) Referncias bibliogrficas
BACELAR, Tnia. Herana de Diferenciao e Futuro de Fragmentao. Estudos Avanados. So Paulo, 11(29): 7-36, 1997. CARVALHO, Alba M. Pinho. 0 Processo de Globalizao e seus Rebatimentos no Estado. Conferncia proferida no I Congresso de Assistncia Social da Amaznia. Belm do Para, 1997a. mimeo. CARVALHO, Alba M. Pinho. A Globalizao e o Desafio da Questo Social. Conferncia proferida no XIV Congresso Brasileiro de Economia Domstica. Fortaleza, 1997b. mimeo. DIAS, Elizabeth; LINO, Domingos. Globalizao e a Sade e Segurana dos Trabalhadores. Boletim LEAD Brasil. So Paulo, n 6, jan-mar 1996. DIEESE. Trabalho e Reestruturao Produtiva: 10 Anos de Linha de Produo. So Paulo: DIEESE, 1994. FRANCO, T.; DRUCK, G. A degradao do trabalho e os riscos industriais no contexto da Globalizao, Reestruturao Produtiva e das polticas Neoliberais. In: FRANCO, T. (org.). Trabalho, riscos industriais e meio ambiente: rumo ao desenvolvimento sustentvel? Salvador: EDUFBA/CRH/FFCH/ UFBA, 1997. pp. 15-32. FERREIRA, C.G. 0 fordismo, sua crise e o caso brasileiro. Cadernos do CESIT- Texto para discusso n 13. Campinas: CESIT, 1993. FREIRE, P. Globalizao tica e Solidariedade. In: DOWBOR, L; IANNI, 0; RESENDE, P.E. Desafios da Globalizao. Petrpolis: Vozes, 1997. pp. 248-251. GONALVES, Carlos Augusto. Reestruturao Produtiva e Ao Sindical. So Paulo: DESEP/CUT, s.d. mimeo. GUATTARI, Felix. As Trs Ecologias. Campinas: Papirus, 1990. HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos - o breve sculo XX. So Paulo: Cia. das Letras, 1995. MATTOSO, Jorge. A Desordem do Trabalho. So Paulo: Pgina Aberta, 1995. MINAYO, M.C.S. (org.). Os muitos Brasis - Sade e Populao na dcada de 80. So Paulo: Hucitec, Rio de Janeiro: ABRASCO, 1995. NEVES, Magda. Mudanas Tecnolgicas e Organizacionais e os Impactos sobre o Trabalho e a Qualificao Profissional. Palestra proferida na 6 Conferencia Brasileira de Educao. So Paulo, 1991. mimeo. NEVES, Magda. Reestruturao Produtiva e Estratgias no Mundo do Trabalho: as Conseqncias para os Trabalhadores. Belo Horizonte: s.d. mimeo. RATTNER, Henrique. Tecnologia e sade: Um Convvio Sustentvel? Boletim LEAD Brasil. So Paulo: n 4, out-dez 1995. RATTNER, Henrique. Globalizao: em direo a um mundo s? In: BECKER, Bertha; MIRANDA, Mariana (orgs). A Geografia Poltica do Desenvolvimento Sustentvel. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ: 1997. pp. 127148. SACHS, I. Em busca de Novas Estratgias de Desenvolvimento. Estudos Avanados USP. So Paulo: vol. 9, n 25, set/dez, 1995. SOBRAL, H.R. Globalizao_ e Meio Ambiente. In: DOWBOR, L; IANNI, 0; RESENDE, P.E. Desafios da Globalizao. Petrpolis: Vozes, 1997. pp.140-146. VILELA, R.; IGUTI, M. (1997). Uma anlise crtica da ISO 14000. Piracicaba, mimeo. United Nations Development Programm. Human Development Report. N. York, Oxford: Oxford Univ. Press, 1990.

Pgina 9 de 9

Vous aimerez peut-être aussi