Vous êtes sur la page 1sur 7

Fotografe com menos rudo em ISO alto

Um dos maiores motivos da frequente troca de equipamentos por parte dos fotgrafos a busca por imagens mais limpas com ISOs elevados. A cada novo lanamento, os desenvolvedores buscam aprimorar a eletrnica das cmeras fotogrficas em busca da menor incidncia possvel de rudo em altas sensibilidades. Porm, para a grande maioria dos fotgrafos, trocar de cmera a cada lanamento uma realidade bem distante. Pensando nisso, resolvi buscar uma alternativa. No chega a ser a salvao da ptria, mas pode dar um flego extra para quem ainda no pretende quebrar o cofrinho e contar todas as moedas para adquirir um novo brinquedo. Antes de saber como regular sua cmera para gerar menos rudo, importante entender um pouco o processamento de imagens interno. Traduzindo para uma forma bem simples, o processo de formao da imagem passa por duas etapas: captura (sensor) e processamento (processador de imagens). Na captura, o sensor da cmera, formado por uma determinada quantidade de pixels, recebe a informao luminosa que passa pela objetiva. Cada sensor possui um valor de sensibilidade ideal, normalmente o menor nmero apresentado pela cmera. No caso da Nikon D300, por exemplo, este valor 200. Abaixo ou acima disso, tudo feito pelo processador de imagens. Neste ponto, a densidade de pixels do sensor fator determinante para a qualidade final da imagem. Na Nikon, por exemplo, existem dois sensores bem conhecidos: DX e FX. A diferena entre eles est basicamente no tamanho e, consequentemente, na densidade de pixels. Para tornar a leitura mais fcil, segue uma analogia: Peque 10 palitos de dente e coloque em uma caixa de fsforos. Agora, peque os mesmos 10 palitos e coloque em uma caixa de sapatos. Os 10 palitos esto presentes nos dois casos, mas com muito mais espao entre eles na caixa de sapatos. Voltando ao tema, a caixa de fsforos o sensor DX, a de sapatos o FX. Os dois, com a mesma resoluo, possuem a mesma quantidade de pixels, mas com densidades diferentes. E quanto maior a densidade, neste caso, menos informao cada pixel capta. Com densidade menor, no caso do sensor FX, cada pixel consegue captar uma quantidade maior de informao luminosa. Posteriormente, um processador de imagens com um software especfico, processa essas informaes captadas por cada pixel e aplica uma srie de algoritmos para gerar a imagem final.

E justamente nesta segunda etapa onde podemos interferir para conseguir resultados melhores com sensibilidade elevada. E o rudo? As informaes repassadas pelo sensor nem sempre so completas. Muitas vezes, nas reas de baixa luz, os pixels no conseguem captar nenhuma informao. O resultado so falhas que precisam ser preenchidas para que a imagem no tenha, literalmente, buracos. Programado para fazer isso, o processador de imagens simplesmente preenche tais falhas com um valor aproximado aos pixels adjacentes. Como o valor no bate exatamente com a informao que deveria estar ali, o resultado so pontos de cores diferentes, ou, traduzindo, o rudo. Quando aumentamos o ISO alm do ideal (200, na D300, por exemplo), no estamos aumentando a sensibilidade do sensor, mas pedindo ao processador de imagens que acrescente ganho s informaes. Algo parecido com o ajuste de brilho do Photoshop. Isso amplia a informao das reas bem iluminadas e facilita a captura com baixa luminosidade, mas o ganho tambm aplicado s falhas, e o rudo torna-se ainda mais evidente. Nos sensores FX, como cada pixel capta mais informao em virtude da menor densidade no sensor, ao subirmos a sensibilidade ISO o processador tem mais informao para trabalhar, e o rudo fica bem menos visvel. Nos sensores DX ocorre o inverso. Como a quantidade de informao menor no h como esconder tanto o rudo, bem mais pronunciado. Eis que surge outro parmetro: a nitidez. A grande maioria das DSLRs tem controles especficos de nitidez, contraste e saturao. importante destacar, no entanto, que isso no afeta em nada o trabalho do sensor. O sensor vai captar a informao luminosa da mesma forma, independente da regulagem. O que muda com a utilizao desses controles a forma como estas informaes sero processadas pela cmera. Por natureza, temos o costume de aumentar ao mximo a nitidez proporcionada pelas regulagens da cmera, em busca de mais nitidez da imagem final. A regulagem deste parmetro no altera a captao fsica, mas indica ao processador de imagens quanto ele vai aplicar de contraste entre os pixels adjacentes, para dar a impresso de maior nitidez. Porm, ao regularmos uma nitidez maior, esta tambm aplicada aos pixels inseridos pelo processador de imagens para cobrir as falhas de informao vindas do sensor, o que evidencia ainda mais o rudo. E aqui vem a sada: reduzindo as variveis da cmera para quase zero, temos uma imagem mais bruta, com muito menos interferncia do processador de imagens. Posteriormente, tais alteraes podem ser aplicadas na edio, na medida do fotgrafo, para obter resultados melhores e mais limpos em sensibilidades mais elevadas. Qual a lgica disso tudo?

O processador de imagens da cmera tem um software que no recebe atualizaes constantes. Com uma imagem mais brutas, parmetros como reduo de rudo, nitidez e contraste podem ser feitos posteriormente, em softwares mais atualizados, com algoritmos melhores, e o resultado ser superior. Vamos aos exemplos: Todas as imagens feitas com: Nikon D300 + 18-55mm ISO 3200, f/3.5, 1/50s FOTO 1 NITIDEZ: 0 SATURAO: -2/3 CONTRASTE: -2/3

FOTO 2 NITIDEZ: 9 SATURAO: 0 CONTRASTE: 0

DETALHES SEM CORREO

IMAGENS EDITADAS NO LIGHTROOM

DETALHES

Apesar de utilizar a mesma sensibilidade ISO nos dois casos, o resultado final da primeira foto, aps tratamento das duas imagens no Lightroom, bem superior em relao ao rudo. Os mesmos testes foram feitos com ISO 1600 e 2500, onde o rudo bem menos pronunciado nas imagens, e os resultados foram bem satisfatrios na D300. Vale lembrar que tudo foi feito em JPEG. No formato RAW, o resultado pode ser ainda melhor. Apesar do RAW ser um formato bruto, alguns parmetros so aplicados pela cmera. No Lightroom, por exemplo, no h como baixar a nitidez alm do mnimo prestabelecido pela cmera. A vantagem do RAW, juntamente com estas regulagens acima explicadas, a possibilidade de ajustes ainda mais finos, j que a informao captada pelo sensor foi muito pouco alterada. Boas fotos!

Vous aimerez peut-être aussi