Vous êtes sur la page 1sur 8

1. O que o Sistema Circulatrio? um conjunto de rgos que tem como funo realizar a circulao do sangue por todo o corpo.

o. constitudo pelo corao e vasos sanguneos.

2. O que o corao? O corao um rgo que funciona como uma bomba. constitudo por um poderoso msculo, o miocrdio, por 4 cavidades ( duas aurculas e dois ventrculos), e por 4 vlvulas.

3. O que acontece no corao? Cada ciclo cardaco caracterizado por contraces sucessivas das aurculas e dos ventrculos, seguidas pelo relaxamento geral, quando o sangue entra no corao.

4. Quais so as caractersticas dos vasos sanguneos? Artrias Veias Vasos Capilares Paredes espessas e elsticas. Paredes elsticas e finas So vasos microscpicos de paredes muito finas

5. Quais so as funes dos vasos sanguneos? Artrias -Saem do corao e levam o sangue a todo os rgos do corpo. -Saem sempre dos ventrculos -Conduzem o sangue dos rgos ao corao. -Entram nas aurculas. -Fazem a comunicao das artrias com as veias, irrigando todos os rgos.

Veias Vasos capilares

6. Como circula o sangue no nosso organismo? Faz-se por duas fases: a grande e a pequena circulao.

7. Em que consiste a pequena circulao?

O sangue venoso sai do ventrculo direito pela artria pulmonar que o leva aos pulmes onde se d a hematose. J como sangue arterial volta ao corao transportado pelas veias pulmonares que se abrem na aurcula esquerda.

8. Em que consiste a grande circulao? O sangue arterial sai do ventrculo esquerdo transportado pela artria aorta que o leva s clulas. Nas clulas, passa a sangue venoso voltando ao corao transportado pelas veias cavas que se abrem na aurcula direita.

9. Quais so os cuidados a ter com o sistema circulatrio? - Fazer exerccios fsicos ;- Controlar a tenso arterial ;- Controlar as infeces ;- Alimentao equilibrada - No permanecer muito tempo de p; - No Fumar

Sistema Respiratrio

1. Qual a funo do Sistema Respiratrio? A funo do Sistema Respiratria captar o ar e lev-lo at ao sangue, que o transporta at s clulas.

2. Qual a constituio do Sistema Respiratrio? O Sistema Respiratrio constitudo pelas vias respiratrias ( fossas nasais; faringe laringe; traqueia; brnquios; bronquolos; alvolos pulmonares) e pulmes. 3. O que so os pulmes? Os pulmes so os rgos esponjosos e elsticos, de cor rosado, situados na cavidade torcica.

4. O que a ventilao pulmonar? a entrada e sada de ar que se processa em duas fases ( movimentos respiratrios): a inspirao ( entrada do ar nos pulmes) e a expirao ( sada do ar dos pulmes).

5. Como se realizam os movimentos respiratrios?

Inspirao

Expirao

6. Constituio do ar inspirado? O ar inspirado rico em Oxignio (21%) e pobre em Dixido de carbono ( 0,04%), azoto (78%), vapor de gua varivel, temperatura varivel. 7. Constituio do ar expirado? O ar inspirado pobre em Oxignio (16%) e rico em Dixido de carbono ( 4,5), azoto (78%), vapor de gua saturado, temperatura 36C. O Valor do azoto no se altera porque no utilizado pelas Clulas. 8. O que a hematose pulmonar? So as trocas gasosas que se realizam nos alvolos pulmonares. O oxignio entra no sangue e o dixido de carbono sai do sangue, atravessando as paredes dos alvolos dos pulmonares. 2

9. Quais so os cuidados a ter com o sistema respiratrio? Pgina 67 Os cuidados a ter com o sistema respiratrio so: Evitar as constipaes; Arejar as habitaes; Exerccios Respiratrios; Evitar ambientes poludos; Respirar pelo nariz; No Fumar. 10. Por que devemos respirar pelo nariz e no pela boca? Porque o ar inspirado aquecido, filtrado e humedecido, evitando a irritao das vias respiratrias. 11. Por que devemos praticar desporto? Porque aumenta o dimetro da caixa torcica e permite uma maior ventilao pulmonar. 12. Por que no devemos fumar?

O fumo do tabaco prejudicial para a sade, podendo provocar doenas graves como o cancro pulmonar 13. Como prevenir as constipaes?

Usando roupa adequada e evitando rpidas mudanas de temperatura.

Micrbios 1.O que so Micrbios? Micrbios so seres de reduzidas dimenses s observveis com o auxlio do microscpio. Alguns deles so patognicos porque provocam doenas. 2. O que a microbiologia? Microbiologia o ramo da Biologia que estuda os micrbios. 2.Quais so os 4 Tipos de micrbios? So as bactrias, vrus, protozorios e fungos. 3. O que so bactrias? So microrganismos unicelulares, pertencentes ao reino Monera, responsveis pela maior parte das doenas infecciosas, tais como a tuberculose, a crie dentria, a clera e algumas pneumonias. Tipos de Bactrias: Cocos ( forma esfrica ); Bacilos ( forma bastonete ); Vibries (forma de vrgula); Espirilos (forma espiral). 4. O que so Virus? So os microrganismos mais pequenos que existem, s observveis ao microscpio electrnico. Tm uma estrutura muito simples que consiste apenas numa cpsula que rodeia o material de reproduo. Para se reproduzirem, tm de invadir uma clula e, por isso, chamam-se parasitas patognicos. 5. O que so protozorios? So seres unicelulares que tm ncleo diferenciado, membrana celular e citoplasma. Pertencem ao reino Protista. 6. O que so fungos? So seres pluricelulares, exceptuando as leveduras que so unicelulares. So formados por clulas filamentosas com ncleo organizado. Pertencem ao reino dos Fungos.

Relao dos micrbios com o Homem


1. O que so micrbios patognicos? So infecciosos. A maior ou menor capacidade de contagiar designa-se por virulncia. Provocam grandes epidemias. Ex: Vrus do Sida 2. O que so micrbios teis? So benficos para o Homem: No fabrico de alimentos: po, vinho, iogurtes, cerveja, vinagre No fabrico de medicamentos: antibiticos Na fertilidade do solo: transformam a matria

orgnica. Na produo de energia: nas estaes de tratamento do origem biogs. Na digesto: ajudam a fazer a transformao dos alimentos.

ao

4
Meios de defesa contra infeces 3. Quais so os meios defesa organismo possui? naturais externos contra micrbios que o nosso

A pele e as mucosas, que forram os orifcios e as cavidades do corpo, so as primeiras barreiras entrada dos micrbios. Outras barreiras: Plos, Suor, Lgrimas, Saliva, Muco nasal, Cera Os micrbios que ultrapassarem estas barreiras, tero de ultrapassar outros mecanismos: Os clios que revestem a traqueia, Suco gstrico do estmago, Flora intestinal 4. Quais so os meios de defesa organismo possui? internos contra micrbios que o nosso

Os micrbios que penetram no nosso organismo atravs das feridas, tero de ultrapassar outras defesas contra infeces. A zona afectada fica dorida, vermelha e inchada. Os glbulos brancos envolvem e digerem os micrbios (Fagocitose). Durante este processo morrem muitos micrbios e muitos glbulos brancos, forma-se o chamado pus. Quando alguns micrbios conseguem sobreviver, o organismo recorre aos gnglios linfticos, onde a luta continua. Enquanto lutam, os glbulos brancos produzem anticorpos. Depois de ultrapassada a infeco, os anticorpos permanecem no organismo conferindo-lhe imunidade a essa doena.

5. Quais so os mtodos de preveno de doenas? Assepsia ou assptico: Processo que permite eliminar as condies favorveis ao aparecimento e desenvolvimento dos micrbios patognicos no ambiente. muito utilizado nos hospitais, em salas de operaes. Outros Exemplos: Higiene pessoal e ambiental. Guardar alimentos em armrios, fechados ou em frigorficos Tratamento de guas. Tratamento e escoamento de esgotos. Utilizao de desumidificador; Esterilizao dos recipientes. Pasteurizao do leite. Desinfectantes

Anti-sepsia ou anti-sptico: Processo que visa destruir os micrbios antes que eles penetrem no nosso organismo atravs das feridas. Actua sobre os micrbios que infectam tecidos vivos (feridas). Exemplos de anti-spticos: lcool Mercrio gua Oxigenada eosina ter Tintura de Iodo 6. Quais so as condies favorveis ao desenvolvimento dos micrbios Muita humidade; Temperatura moderadamente elevada; Falta de luz; Sujidade

5
6. Quais so os mtodos curativos? o mtodo utilizado para destruir os micrbios, quando os processos preventivos se tornaram insuficientes. Vacinao: Processo que visa provocar o aparecimento de anticorpos no nosso organismo, tornando-o imune a determinadas doenas. A vacina constituda por micrbios mortos ou atenuados na sua virulncia. Cria a imunidade adquirida. Antibitico: So medicamentos que tm a funo de destruir e impedir o desenvolvimento de bactrias. Regras de Utilizao de antibitico: Consultar o mdico aos primeiros sintomas; Respeitar as doses recomendadas; Respeitar o intervalo de tempo entre as tomas; Tomar o medicamento at ao fim. 7. O que so antibiogramas? Antibiogramas so testes para conhecer a eficcia de um antibitico Neste antibiograma foram usados 4 antibiticos ( A, B. C, D) mas s o B foi eficaz. Podem ver os micrbios mortos na zona de inibio.

Vous aimerez peut-être aussi