Vous êtes sur la page 1sur 106

BIODIESEL NO BRASIL

A produo de energia atravs da queima de combustveis fsseis reconhecida como a principal fonte de dixido de enxofre introduzido na atmosfera. Na maioria dos processos de queima destes combustveis h liberao de xidos de enxofre (SOx) e xidos de nitrognio (NOx) para a atmosfera. O petrleo uma fonte de energia esgotvel e uma srie de restries pode ser listada como responsveis pela alta do preo e volatilidade ao longo da sua historia, com perspectivas de incremento para os prximos anos. O petrleo uma commodity politizada, muito sensvel turbulncia em regies chave de produo e exportao. Ao aspecto geopoltico adiciona-se o lado estrutural. Este vis de instabilidade e o seu perfil anti-ambiental vem fazendo com que o mundo repense o uso desta commodity. A busca por energias alternativas tornou-se relevante. Dentre as formas de energia alternativa, destacam-se as provindas de biomassa entre as quais se encontra o Biodiesel. O consumo do Biodiesel e de suas misturas BX pode ajudar um pas a diminuir sua dependncia do petrleo (a chamada "petrodependncia"), contribuir para a reduo da poluio atmosfrica, uma vez que o biodiesel no contm enxofre em sua composio, alm de gerar alternativas de empregos em reas geogrficas menos propcias para outras atividades econmicas, promovendo assim, a incluso social. No Brasil, Biodiesel o biocombustvel derivado de biomassa renovvel para uso em motores a combusto interna com ignio por compresso ou, conforme regulamento para outro tipo de gerao de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustvel de origem fssil. Assim, h amplas possibilidades de uso do Biodiesel em transportes urbanos, rodovirios, ferrovirios e aqavirios de passageiros e cargas, geradores de energia, motores estacionrios, etc. Produzido a partir de diversas oleaginosas, como algodo, amendoim, dend, girassol, mamona e soja. O expressivo potencial de cultivo de oleaginosas permite a utilizao de diferentes culturas apropriadas para cada regio e poca do ano. Pela Lei n 11.097/2005, a partir de janeiro de 2008 ser obrigatrio, em todo territrio nacional, a mistura B2, ou seja, 2% de Biodiesel e 98% de diesel de petrleo. Em janeiro de 2013, essa obrigatoriedade passar para 5% (B5). H possibilidade tambm de empregar percentuais de mistura mais elevados e at mesmo o Biodiesel puro (B100)

mediante autorizao da Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis (ANP). Como podemos viabilizar o Biodiesel no Brasil? Torcer para o petrleo continuar a subir e os leos vegetais descerem em termos de preo Isentar o Biodiesel dos impostos federais Aumentar os impostos sobre o combustvel fssil (diesel), j que ele finito. Produo e Consumo do Biodiesel no mesmo local.

A SOJA

Essa cultura tem como centro de origem a regio leste da China, onde sofreu domesticao por volta do sculo XI a.C. No Brasil, o primeiro registro da introduo da soja data de 1882, na Bahia, por Gustavo Dutra. Diversos outros registros histricos indicam que a soja ''amarela'' foi inicialmente plantada na Estao Agronmica de Campinas, em 1891, para teste como planta forrageira. A partir da dcada de 70, a cultura da soja evoluiu significativamente nos estados produtores, no s no Sul, mas tambm nos estados do Centro-Oeste do Brasil. Com o desenvolvimento de novos cultivares adaptados s diferentes regies agroclimticas do Pas, o Brasil tornou-se o segundo maior produtor mundial de soja. A distribuio da colheita desta regio, no perodo de janeiro a maio, aliada aos processos de conservao e estocagem, permitem que esta oleaginosa seja processada por todo ano. A produo de gros de 2 a 4 ton/ha, possuindo um rendimento de leo/ha f(produtividade x teor leo): 360, 400 ou 440 e 720, 800 ou 880. Como o teor de leo do gro de soja est entre 18 a 21%, o processo de extrao do leo mais empregado o qumico, sendo o hexano o solvente mais utilizado. Resultante dessa extrao tem-se o farelo de soja com alto teor de protena (43 - 48%), o qual utilizado na preparao de raes animais.

BIOPANTANAL

A BioPantanal buscar uma nova alternativa de combustveis para o estado de Mato Grosso do Sul. A empresa desenvolver processo de extrao do leo de soja, fabricar e comercializar Biodiesel.

DADOS DA EMPRESA

BioPantanal
Razo social: JREWO LTDA

Endereo: So Gabriel do Oeste / MS

Objetivo da empresa: Extrao do leo de soja e produo de biodiesel a partir desta oleaginosa.

Capacidade de extrao: 1.600kg/ h (um mil e seiscentos quilogramas) de gros de soja extrudados e secos e, com uma produo prevista de at 650l (seiscentos e cinqenta litros) de leo bruto por hora.

Capacidade de produo de biodiesel: produo media diria ser de 5000 litros

Rota tecnolgica: Metlica e/ou Etlica

Matria Prima: Gros de soja rea: 300 m2

Valor de investimentos: R$ 12.500.000,00 (doze milhes e quinhentos mil reais)

ASPECTOS JURDICOS
Sociedade JERWO LTDA Aspectos legais para implantao

Contrato social

1. SOCIEDADE: A sociedade que tem como razo social o nome JREWO LTDA, e nome fantasia, BioPantanal, tem como objetivo a extrao de leo de soja para a fabricao de bicombustvel, ou seja, biodiesel. Esta sociedade limitada e ser constituda por cinco scios, onde um deles ser o scio majoritrio e o restante do capital social ser dividido, igualmente, entre os outros scios. Os produtos qumicos a serem utilizados na rea industrial, o maquinrio e os equipamentos industriais sero todos nacionais e a comercializao ser, tambm, no mbito nacional. Os subprodutos gerados sero comercializados em sua forma bruta para fins alimentcios, agropecurios e para produo de saneantes.

2. APECTOS LEGAIS QUE TANGEM A IMPLANTAO Para implantao da indstria de leo de soja para produo de biodiesel so necessrias vrias etapas para obteno do licenciamento pleno de funcionamento. Inicialmente necessrio se fazer o registro da sociedade em cartrio apresentando-se o contrato social devidamente preenchido e assinado pelos scios e documentos pessoais necessrios. Em seguida encaminhada a prefeitura, no caso a prefeitura de So Gabriel do Oeste, a solicitao do alvar de licenciamento para que a empresa possa efetivar suas atividades. Com esses dois documentos em mos, os empresrios recorrero a junta comercial estadual para que seja realizado o arquivamento dos atos de requerimento do empresrio e a sua inscrio no Cadastro Nacional das empresas, que segue a receita federal para obteno do CNPJ e cadastramento da empresa frente aos rgos federais.

Concludas as etapas acima, a prxima consiste no registro junto secretaria estadual de fazenda - Agncia fazendria (AGENFA), para obteno da inscrio estadual. E por fim, para regulamentao so necessrios os registros da empresa junto aos rgos trabalhistas (Sindicato / Conselhos/ Associaes) e aos rgos de competncia ambiental (Secretria estadual do meio ambiente SEMA, Instituto brasileiro de meio ambiente IBAMA e outros). Em resumo: 1 Cartrio 2 Prefeitura registro oficial da empresa alvar de funcionamento arquivamento e registro no CNE CNPJ e cadastro federal

3 Junta Comercial 4 Receita Federal 5 AGENFA

registro estadual

6 rgos trabalhistas e de regimento ambiental

3. LEIS:

i.

Lei Federal:

De acordo com a constituio federal, Captulo VI - Do Meio Ambiente, Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. Com isso, uma empresa de bicombustvel deve fazer seu tratamento ambiental adequado. Agncia Nacional do Petrleo ANP

i.1.

A Agncia Nacional do Petrleo (ANP) uma autarquia integrante da Administrao Pblica Federal, vinculada ao Ministrio de Minas e Energia. Tem por finalidade promover a regulao, a contratao e a fiscalizao das atividades econmicas integrantes da indstria do petrleo, de acordo com o estabelecido na Lei n 9.478, de 6/8/97, regulamentada pelo Decreto n 2.455, de 14/1/98, nas diretrizes emanadas do Conselho Nacional de Poltica Energtica (CNPE) e em conformidade com os interesses do Pas.

ii.

Lei Estadual: ii.1. Incentivos do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul (em anexo)

iii.

Leis Municipais: iii.1. iii.2. Legislao tributria Polticas de desenvolvimento: do emprego e da renda da cincia e da tecnologia da zona especial de interesse industrial zeii

iii.2.1. iii.2.2. iii.2.3.

iv.

Biossegurana: Esta Lei estabelece normas de segurana e mecanismos de fiscalizao sobre

a construo, o cultivo, a produo, a manipulao, o transporte, a transferncia, a importao, a exportao, o armazenamento, a pesquisa, a comercializao, o consumo, a liberao no meio ambiente e o descarte de organismos geneticamente modificados OGM e seus derivados, tendo como diretrizes o estmulo ao avano cientfico na rea de biossegurana e biotecnologia, a proteo vida e sade humana, animal e vegetal, e a observncia do princpio da precauo para a proteo do meio ambiente.

v.

Leis Ambientais (EIA/RIMA): um dos instrumentos da poltica Nacional do Meio Ambiente e foi

institudo pela RESOLUO CONAMA N. 001/86, de 23/01/1986. Atividades utilizadoras de Recursos Ambientais consideradas de significativo potencial de degradao ou poluio dependero do Estudo Prvio de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA) para seu licenciamento ambiental. Neste caso o licenciamento ambiental apresenta uma srie de procedimentos especficos, inclusive realizao de audincia pblica, e envolve diversos segmentos da populao interessada ou afetada pelo empreendimento. O EIA e RIMA ficam disposio do pblico que se interessar, na Biblioteca da FEPAM, respeitada a matria versante sobre sigilo industrial, conforme estabelecido no CDIGO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE. O EIA/RIMA

dever ser apresentado de acordo com o Termo de Referncia, que constitui um documento de orientao quanto aos procedimentos a serem seguidos na elaborao do mesmo, previamente acordado entre a FEPAM e a equipe contratada pelo empreendedor para a elaborao deste.

ASPECTOS ADMINISTRATIVOS
Nveis hierrquicos; Atribuies dos nveis; Organograma funcional e Composio e Atribuies de alta administrao.

FUNCIONAMENTOS DA INDSTRIA A indstria realizar suas atividades em tempo integral funcionando 12 horas dirias, com dois turnos de 06 horas cada. Para que isso ocorra, ser composto por quatro equipes, onde cumpriro a jornada diria e a outra equipe descansar por um dia, o qual ser obtido por rodzio entre as equipes. Cada equipe de trabalho ser composta de: 01 Coordenador de turno 01 Tcnico de operao; 01 Tcnico em segurana do trabalho 20 Operrios; 03 Funcionrios da limpeza; 02 Seguranas; 02 Funcionrios da Manuteno 01 Almoxarife.

Em horrio comercial, alm desse contingente, a equipe de trabalho ser acrescida de: 01 Diretor de Operaes 01 Tcnico em segurana do Trabalho.

Alm dos integrantes dos departamentos Administrativo, Financeiro, Jurdico e Comercial. Os servios jurdicos, de segurana, limpeza, juntamente com o transporte dos funcionrios devero ser terceirizados. Os gastos decorridos da terceirizao de servios sero repassados (s) empresa(s) que ser (o) contratada (s), sendo assim, a Biopantanal

fica isenta de quaisquer responsabilidades sobre os benefcios e direitos trabalhistas desses funcionrios. Uma empresa ser contratada para representar judicialmente as questes de interesse da indstria sempre que solicitada, sem nus adicional, sendo estipulado um honorrio mensal sobre servios prestados. Efetivada a terceirizao do setor de limpeza, como requisito bsico de contratao, a empresa prestadora do servio ser obrigada a fornecer todos os materiais de limpeza e de equipamentos de segurana aos seus funcionrios sem custos adicionais para a BioPantanal. A empresa responsvel pelo transporte disponibilizar nibus de sua frota para transportar dos funcionrios at as instalaes empresariais, sendo o pagamento realizado mensalmente por parte da indstria BioPantanal. Os funcionrios responsveis pela segurana tero jornada de trabalho integral, sendo de responsabilidade da empresa contratada a escala dos funcionrios, respeitando a quantidade previamente solicitada de seguranas pela BioPantanal. As Diretorias e ou Gerencias funcionaro em conjunto e sob superviso direta da presidncia da empresa. Cada diretor e ou gerente tem a funo de fiscalizar o funcionamento do setor correspondente, levando em considerao o bem estar intra e extradepartamental, alm de verificar e evitar qualquer imprevisto que ocasione prejuzo empresa. A empresa ter um presidente o qual o acionista majoritrio e ser o responsvel pela administrao e funcionamento satisfatrio da empresa. Na sociedade, o presidente ter voto de Minerva em reunies com os demais scios. Os outros scios sero admitidos na funo de diretor e ou gerente, onde respondero diretamente ao presidente. Tendo tambm o poder de sugerir mudanas e/ou ajustes no processo industrial. A tabela abaixo apresenta o quadro de funcionrios que trabalham e prestam servios a BioPantanal.

Tabela de quadro de funcionrios


Presidente Diretores TST Contador Almoxarifes Logstica TST Auxiliares 01 03 01 01 02 01 01 02 Coordenador de turno Equipe de Produo Tcnico industrial Limpeza Manuteno Segurana Secretrias Zelador 02 20 02 06 02 04 01 01

Departamento de Operaes A diretoria de operaes composta pelo diretor de operaes, que tem a responsabilidade de controlar todo o processo produtivo da empresa. A diretoria de operao contar com uma srie de subordinados, sendo eles: Tcnico industrial; Equipe de trabalho; Limpeza e Manuteno.

Tcnico em segurana do trabalho quem certifica todas as condies de trabalho para evitar acidentes atuando na preveno e melhoramento das condies de trabalho, atravs da conscientizao dos operrios para a necessidade de trabalhar em um local seguro. Ficar responsvel por programar a Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA, dentro da empresa.

Coordenador de turno O coordenador de produo quem fiscaliza toda a planta de extrao da soja. Ele deve ter o conhecimento de todo o processo, saber analisar a qualidade de leo produzido e tambm ter senso critico para evitar prejuzos.

Tcnico industrial O tcnico de produo ser o responsvel direto pelo funcionamento da indstria. Esse profissional dever ser capacitado para: Identificar a qualidade da soja que chega para a extrao; Estar apto para realizar anlises preliminares referentes qualidade e quantidade de reagentes utilizados no processo industrial; Avaliar a qualidade de leo produzido, bem como a eficcia do processo de produo; Realizar o tratamento dos efluentes produzidos no processo.

Limpeza e Manuteno Sero os responsveis pelo bom funcionamento dos equipamentos e pela manuteno das mnimas condies de higiene. Os funcionrios de limpeza trabalharo em turnos, enquanto que os funcionrios de manuteno realizaro revises preventivas e estaro disponveis para atender emergncias com relao aos equipamentos caso haja necessidade.

Departamento Comercial O departamento comercial ser responsvel pela compra e venda dos produtos utilizados pela empresa, assim como a compra da soja, insumos, mquinas, venda do diesel e seus subprodutos. Diretor Comercial; Marketing;

Diretor Comercial Ser um controlador da balana comercial da empresa centralizando suas prioridades nas compras e no escoamento da produo.

Este ficar responsvel por todos os aspectos relacionados ao estudo de mercado, visando trazer novos clientes e manter os antigos.

Departamento Financeiro O departamento financeiro responder por todas as movimentaes monetrias da empresa, dentre elas, vencimentos dos honorrios trabalhistas, pagamentos das matrias primas e insumos, recolhimentos de impostos e tributos, recebimentos dos valores de mercadorias vendidas e entre outras. Gerente Financeiro; Contador Auxiliar Contbil.

Finanas Controlar os gastos e receitas globais da empresa, controlando investimentos ou cortes financeiros em cada departamento da empresa, conforme a necessidade. Atua juntamente com o setor administrativo e comercial e sob severa fiscalizao da presidncia. Vale destacar ainda que, o gerente financeiro ser o responsvel pela liberao e reteno dos recursos financeiros a fim de controlar gastos desnecessrios visando maior lucratividade para a empresa.

Tesouraria e contabilidade A contabilidade tem como funo o controle do patrimnio e s informaes sobre sua composio e variveis. Ter um profissional que atuar nos assuntos relativos abertura e controle dos recursos dirios da empresa, registrando o fluxo de finanas (entrada e sada de dividendos), atuando junto aos rgos estaduais, municipais e federais para o recolhimento de tributos, pagamentos dos funcionrios, escriturao da empresa e outras atividades no que diz respeito parte contbil e fiscal.

Auxiliar Contbil

Auxiliar o contador a realizar suas atividades dentro do cronograma desejado, evitando desta maneira atrasos e posteriores multas ocasionando prejuzos para a empresa. A principal funo a escriturao da empresa imitindo notas e recolhendo guias de tributos para que os demais atos contbeis sejam registrados pelo contador.

Departamento Administrativo O departamento administrativo exercer a funo de administrar negcios respectivos a empresa, resolvendo possveis atritos entre funcionrios e atuando na fiscalizao dos demais departamentos. Finanas; Recursos Humanos; Logstica e Segurana.

Diretor Administrativo

Ser responsvel pela administrao dos recursos humanos e financeiros, e ter a funo de auxiliar e executar os planos traados pelo presidente.

Recursos Humanos

Fazer a anlise do trabalho, com os seguintes objetivos: eliminao de desperdcio, treinamento dos operrios e especializao de atividades, visando adequao do indivduo ao bom desempenho, treinamento, promoes, incentivo salarial ao bom desempenho, melhoria das relaes humanas, auto-aperfeioamento do empregado. O RH tambm tem a funo de selecionar e capacitar novos funcionrios, bem como a designao de suas atividades (DSCP).

Secretria

A secretria ser a responsvel por dar suporte rea de telemarketing e por agendar compromissos dos funcionrios da empresa.

Logstica

Ser o funcionrio responsvel por aperfeioar todos os fluxos de materiais, insumos, matrias-prima, produtos e subprodutos, bem como a organizao, controle de estoques, alm de comunicar ao diretor administrativo a necessidade de compras.

Quadro de funcionrios
Funo Presidente Diretores Contador Almoxarifes Logstica TST Auxiliares Coordenador de Turno Tcnico Industrial Equipe de Produo Secretria Zelador Manuteno TOTAL Remunerao em R$ 3.500,00 3.000,00 2.000,00 1.350,00 1.350,00 1.400,00 900,00 2.100,00 2.000,00 900,00 850,00 650,00 750,00 Total/ R$ 3.500,00 9.000,00 2.000,00 2.700,00 1.350,00 1.400,00 1.800,00 4.200,00 4.000,00 18.000,00 850,00 650,00 1.500,00 R$ 50.950,00

Honorrios de Terceiros
Jurdico Transporte Segurana Limpeza R$ R$ R$ R$ 1.500,00 1.100,00 2.500,00 2.500,00

Organograma Funcional

Presidente

Conselho Administrativo

Secretaria

Diretor Administrativo e Financeiro

Diretor Comercial

Dir. de Operaes

Produo Finanas RH Marketing Setor de vendas TST Tesouraria e Contabilidade Auxiliar Contbil DSCP Manuteno e Limpeza Auxiliar RH

Logstica

Segurana

ASPECTOS TCNICOS Localizao Instalaes Processos

Para o esmagamento da soja bem como a produo do Biodisel ser aproveitada a estrutura tcnica j existente no mercado.

1. Localizao da empresa:

A empresa ser instalada na cidade de So Gabriel do Oeste - MS, distante a aproximadamente 130 Km da capital Campo Grande. Vrios fatores foram levados em conta para a instalao da indstria nesta cidade. Entre eles podemos citar: Proximidades de fontes qualificada de suprimentos (material e matriaprima): com dados de 1998 que demonstram que a rea colhida de soja (ha) de 118,000 e a produo neste mesmo ano foi de 283,200 (ton);

Proximidade de insumos (mo-de-obra): a disposio da mo-de-obra da cidade atente as necessidades da empresa. Caso haja a necessidade de assistncia tcnica especializada poder recorrer a empresas qualificadas da capital;

Consideraes referente comunidade (aceito ou no pela comunidade que a insere)

2. Descrio das instalaes

rea total da planta e mini usina de biodiesel: As instalaes tanto da planta

quanto da mini-usina de Biodiosel seguiram as todas as definies da Norma

Regulamentatora do MTB como mostra o exemplo abaixo. A rea total de ocupao da planta de extrao de leo estimada em 150 m2 . J a rea total de instalao da miniusina de biodiesel e de 100 m2 Estimativa do numero de funcionrios: A totalizao do numero de

funcionrios na empresa de 40 funcionrios. Esto incluso neste total de funcionrios terceirizados e os fixos e abrange todo o processo deste a recepo da soja at a etapa final que a obteno do produto. Produo diria de leo vegetal : A planta tem ir processar 1.600kg/ h (um

mil e seiscentos quilogramas) de gros de soja extrudados e secos e, com uma produo prevista de at 650l (seiscentos e cinqenta litros) de leo bruto por hora.

3. Custo de reagentes, solventes e outros produtos e servios

Na produo de biodiesel a princpio ser utilizado metanol ao invs de etanol por uma serie de fatores que dentre eles podemos citar: - Menor toxicidade ao organismo e ao meio ambiente. Comparado ao LD50 do Metanol; - O custo do etanol de R$ 1,52 / litro enquanto que o mesmo volume de metanol custa R$ 1,60; Preo da soda caustica: R$ 2,31; Transporte do Biodiesel: Sero utilizados caminhes tanque ano 1988, marca Mercedez Bens, capacidade de 12.850 litros. Adquiridos pela empresa pelo valor de R$ 85.000,00; Valor em reais por metro quadrado de rea construda: O Custo Unitrio Bsico de construo por m2 calculado conforme o artigo 54 da Lei 4.591 de 16/12/64 e o disposto na NBR 12.721-2006 .Compem a norma NBR 12.721-2006 o seguintes projetos-padro: Galpo Industrial (GI) ( custo R$ 376,84 / m2 )

4. Processo de extrao

A extrao do leo de soja ser realizada por esmagamento dos gros utilizando os seguintes equipamentos: Extratores, Secadores/Cozinhadores de gros, Tanques de decantao, Sistemas de Filtrao, transportadores de gros e de torta, Tanques de Armazenamento. A soja recebida da regio produtora do centro oeste, mais especificamente de So Gabriel do Oeste, MS, atravs de caminhes. Quando os caminhes ingressam no ptio construdo pela empresa, inicia-se a primeira etapa de industrializao dessa oleaginosa: a pesagem em balanas, em seguida, encaminhada para a recepo onde ser avaliado o teor de impurezas, a pr-limpeza, a determinao do teor de cascas e por fim o encaminhamento para as moendas. A soja limpa vai para os silos e posteriormente encaminhada aos secadores. Depois de seca, a matria-prima vai para o silo, depois para o silo pulmo e em seguida para a etapa da preparao. A soja sofre sua primeira transformao no setor Preparao: um conjunto de quebradores trituram o gro. Por prensagem ocorre a extrao mecnica do leo bruto e gerando uma torta rica nos demais nutrientes da soja e com 30% do teor de leo bruto. O leo bruto passa pelas seguintes etapas detalhadas no processo tcnico: degomagem (obteno da goma e o leo degomado), neutralizao (sabo e gua), lavagem (retirada do excesso de soda custica) e secagem (retirada do excesso de gua atravs de secador a vcuo) resultando no leo tratado. A Figura 1 mostra o fluxograma do processo da Soja.

Figura 1 - Fluxograma do processamento da Soja.

Planta de Extrao de leos Vegetais A Planta de Extrao composta de 4 (quatro) extratoras ERT125, 2 (duas) secadoras SMR1600, transportadores de gros e torta (bagao), 2 (dois) tanques de decantao de 1.000l (um mil litros) com bomba para transferncia, sistema de filtrao (sistema Bag) e 1 (um) tanque de armazenamento de leo vegetal com capacidade de at 15.000l (quinze mil litros). Esta planta tem capacidade de processamento de at 1.600kg/ h (um mil e seiscentos quilogramas) de gros de soja extrudados e secos e, com uma produo

prevista de at 650l (seiscentos e cinqenta litros) de leo bruto por hora, ocupando uma rea mnima de 150m (cento e cinqenta metros quadrados). Vantagens e benefcios As caractersticas, vantagens e benefcios desta planta de extrao incluem: Planta completa com projeto de instalao e layout objetivando a otimizao do fluxo de materiais; Painel de controle eltrico integrado com controle total da planta; Secagem do gro ou material com insulflamento de ar quente ou aquecimento a gs e partida, carregamento e descarregamento atravs do painel de comando (no caso de aquecimento a gs, o equipamento conta com partida e monitoramento de presena de chama piloto); Passvel de expanso com a agregao de novas extratoras ERT125; Prtico de elevao incorporado; Pintura dos equipamentos em epxi de alta resistncia para operao em locais com alta umidade e/ou temperatura; Transportadores helicoidais para carregamento de gros e descarte de torta; Sistema de decantao e filtrao integrados s unidades de extrao.

Vista da Planta

Legenda: 1. ERT125 2. SMR1600 3. Sistema de Filtrao 4. Transportadores de gros 5. Transportador de Torta 6. Tanque de Decantao 7. Container para Torta 8. Tanque de Armazenamento de leo 15.000 litros (No Incluso)

DESCRIO E CARACATERISTICAS DE CADA COMPONENTE DA PLANTA COM A VISUALIZAO DE CADA EQUIPAMENTO

ERT125 - Standard Equipamento: Extratora de leos vegetais Tipo: Prensagem contnua Sistema: Extrao radial tubular Modelo: ERT125 Capacidade: 300 ~ 400 kg/h Acionamento Motorredutor Potncia 11 kW Fator de servio 1,8 Tenso 220 / 380V - 60 Hz (a especificar) Classe de proteo IP 55 Comando WEG Partida Tenso reduzida estrela/tringulo com reverso Proteo Indutncia Trifsica com proteo de fases e ampermetro (item indispensvel para este tipo de

equipamento); Protetores de fora e comando; Contator Tripolar; Rel de Sobrecarga; Chaves de Comando; Boto de Emergncia. Sistema de extrao Radial tubular. Dimetro da rosca 123mm, nitretada. Desmontagem Parte traseira, por culatra mvel. Alimentao Atravs de alimentadores de parafuso Volume do funil 50 l. Luva extratora Tipo LEERT 125-T5 (Standard geral), ao carbono, cementada e temperada 57Hrc.

Dimenses da Extratora: Altura: 1500mm Largura: 500mm Comprimento: 1200mm Secadora Cozinhadora SMR 1600 - Standard Equipamento: Secadora Misturadora Rotativa Sistema: Rotativa em ao carbono com insulflamento de ar quente ou gs Modelo: SMR1600 Capacidade: 1200 Litros Acionamento Motoredutor de Alto Rendimento com Selo Procel Potncia 2200W Tenso 220V - 60 Hz Classe de proteo IP 55 Partida Direta por contatores com reverso. Proteo Controle de Temperatura Digital Microprocessado;

Protetores de fora e comando; Contator Tripolar; Rel de Sobrecarga; Chaves de Comando para carga e descarga; Boto de Emergncia. Alimentao Atravs de alimentadores de parafuso Aquecimento Insulflamento de ar quente ou a gs

Dimenses da Secadora Cozinhadora SMR 1600 Standart: Altura: 2200mm Largura: 1800mm Comprimento: 3000mm mquina. Este dotado de controle de temperatura e dimensionado para uso contnuo. Sistema de Filtrao Bag - Standard Equipamento: Filtro com Bomba Tipo: Miniline Sistema: Bag Conexo: 1 " Vazo: 6 m/h Presso Mxima: 20bar Construo: SS316 Bolsa: P3

Conjunto constitudo de filtro construdo em ao inox, com elemento filtrante interno, garantindo a no contaminao do leo durante o processo. Com o sistema tipo Bag, o elemento filtrante tem baixo custo de substituio e garante o correto descarte, sem contaminao do meio ambiente. A base deste conjunto construda em ao carbono e recebe pintura em epxi de alta resistncia. Assistncia Tcnica: Todos os equipamentos que compem esta Planta de Extrao de leos Vegetais, tem Assistncia Tcnica permanente em todo o Territrio Nacional. Garantia: Todos os equipamentos que compem esta Planta de Extrao de leos Vegetais tm garantia de seis meses a partir da data de emisso da nota fiscal, contra todos os defeitos de fabricao, excluindo-se de quaisquer responsabilidades em casos de uso inadequado ou de manuteno executada por terceiros no indicados pelo Fabricante. No esto inclusas na garantia partes eltricas, ou peas de desgaste natural, como Rolamentos, Fuso, Luva extratora e Cone frontal.

5. Processo de fabricao de Biodiesel

O biodiesel obtido atravs da reao de transesterificao de do leo tratado , onde o triglicerdeo correspondente reage com um lcool de cadeia curta como etanol A reao de transesterificao pode ser representada como: Acido graxo + Etanol ster etlico + Agua

ETAPAS PARA A PRODUO DO BIODIESEL

Preparao da matria-prima: reduo da umidade e acidez, que possvel submetendo o leo a um processo de neutralizao, por meio de uma lavagem do leo com uma soluo alcalina de hidrxido de sdio, seguida de uma operao de secagem ou desumificao. Reao de interesterificao: a etapa de conversa do leo em steres etlico em biodiesel atravs de um catalisador Separao das fases: aps a etapa de interesterificao que converte o cido graxo em biodiesel, a massa reacional final constituda de duas fases separveis por decantao ou centrifugao: Fase mais pesada: composta de glicerina bruta, impregnada com lcool, gua e impurezas inerentes da matria-prima; Fase menos densa: constituda de uma mistura de steres, conforme a natureza do lcool originalmente adotado, tambm impregnado com excesso reacionais de lcool e impurezas Recuperao do lcool, glicerina e steres: A fase pesada contendo gua e lcool, submetida a um processo de evaporao, eliminando-se da glicerina bruta esse constituintes volteis, cujos os vapores so posteriormente condensados; Da mesma forma, mas separadamente, o lcool residual recuperado da fase mais leve, liberando os steres para a etapa seguinte.

Desidratao do lcool: O excesso residual de lcool, aps um processo de recuperao, contm quantidades significativas de gua, necessitando de uma separao, normalmente conduzida por uma destilao. Purificao dos steres: Os steres deveram ser lavados por centrifugao e desumificados posteriormente, resultando finalmente em biodiesel, o qual dever ter as suas caractersticas enquadradas nas especificaes das normas tcnicas estabelecidas para o biodiesel como combustvel para o funcionamento de motores do ciclo diesel. Todo processo representado na Figura 2.

leo tratado

Transesterificao

Separao das fases

Purificao do biodiesel

Recuperao e desidratao do lcool em excesso

Destilao da glicerina

Biodiesel

lcool anidro
Figura.2.Fluxograma simplificado do processo de obteno do biodiesel

A mini usina de Biodiesel ir utilizar como matria prima o leo bruto extrado dos gros da soja. Para este o turno de trabalho ser de 12 horas e a produo media diria ser de 5000 litros de Biodiesel de alta qualidade, atendendo aos parmetros nacionais e internacionais de qualidade. Esta mini usina no exige metanol de alta pureza. Todos os equipamentos vm com montagem, tecnologia de fabricao de Biodiesel, assistncia tcnica durante perodo de garantia, treinamento dos operadores, START UP dos equipamentos e garantia de qualidade do produto final. A mini usina trabalha com um dos trs sistemas de processo tecnolgico de produo de combustvel veicular na modalidade de Biodiesel. Convencional de reao pela agitao, Biossnico ou Ultrassnico. Usinas deste porte so indicadas para transportadoras, consumidores de diesel com inteno de comercializao de biodiesel, donos dos postos de combustvel, etc.

Modelos- BD3.000

Tipo

CAPACIDADE POSSIVEL DE PRODUO. LT/ 8h

POSSIVEL

AREA M2

M.OBRA TURNO OPERADOR

EXPANSO EXPANSO MINIMA Lt/24 h LT/ ANO

- BD5.000 5.000

15.000

4.875.000

100

ESPECIFICAES

Tempo de reao biossnica - 5 minutos. Separao de fases - 4horas. Tempo de reao ultrassnica - 30 segundos. Separao de fases - 1 hora Eficiencia de reaao - 99% Potencia instalada - 7CV /1000lts Energia - 220V trifsico

Croquis de funcionamento da mini usina

Rota de produo flexvel, podendo utilizar tanto o metanol quanto o etanol. A mini usina no exigem metanol ou etanol de alta pureza. Todas elas trabalham com etanol anidro comercial sendo assim verdadeiras Usinas de Biodiesel FLEX.

Matria Prima

A planta processa biodiesel a partir de qualquer leo vegetal, residual (fritura) e gordura animal. Soja, girassol, amendoim, algodo, canola, colza, babau, dende, pinho manso, mamona, nabo forrageiro, entre outras.

Sistema de lavagem Dry Wash - Lavagem a seco.

Biodiesel B100 de padro ANP. Glicerina lcool recuperado

Sistema de polimento final Troca Inica. Produto e Subproduto Final

Mo de Obra Um operador por turno.

Configurao 1 - Sistema reacional de Transesterificaao. Tanque cnico confeccionado em ao inox 304. Sistema de agitao. Aquecimento eltrico. 2 - Bomba BIOSSONICA confeccionada em ao inox com motor, 2 plos com selo bitao e mancal. Equipado em painel digital de controle. 2 - Processador ULTRASSONICO Industrial. Potencia de 1000W a 4000W. Usado continuamente 24 horas por dia. Amplitude de at 150 mcron. Presso de at 10 bars. Transdutor a prova de p. Varredura automtica por freqncia de ressonncia (20kHz 1kHz) para compensar a mudana de freqncia como resultado de eroso ou temperatura. Ajuste contnuo de amplitude 50-100%. Interface para controle remoto ou controle UPC. 3 - Dosador de catalisador, leo e metxido. 3 - Misturador de metxido em ao inox 304. 4 - Centrifugas ou Tanques de decantao. 5 - Bombas de transferncias confeccionadas em ao fundido. 6 - Tanque de armazenamento de matria prima confeccionado com chapas de ao carbono em chapas ASTM A-36 com espessura 3/16, pintura epxi de alta resistncia para garantir o armazenamento da produo assegurando a qualidade do leo estocado, sem perigo de contaminao 7 - Tanque de armazenamento de Biodiesel, confeccionado com chapas de ao carbono em chapas ASTM A-36 com espessura 3/16, pintura epxi de alta resistncia para garantir o armazenamento da produo assegurando a qualidade do biodiesel, sem perigo de contaminao. 8 - Tanque de armazenamento de lcool confeccionado com chapas de ao carbono em chapas ASTM A-36 com espessura 3/16, pintura epxi de alta resistncia para garantir o armazenamento da produo assegurando a qualidade do lcool, sem perigo de contaminao. 9 - Tanque de armazenamento de glicerina, confeccionado com chapas de ao carbono em chapas ASTM A-36 com espessura 3/16, pintura epxi de alta resistncia para garantir o armazenamento da produo assegurando a qualidade da glicerina, sem perigo de contaminao.

10 - Painel eltrico com pintura epxi para comandos, acionamentos de motores, resistncias. 11 - Sistema de lavagem a seco. Sistema de agitao. Aquecimento eltrico. Filtros bolsa de 10 e de 1 micra. 12 - Sistema de polimento final com colunas de troca inica. 13 - Sistema de recuperao de lcool. Com tanque de armazenamento de lcool recuperado. 14 - Sistema de tratamento de leos vegetais. Tanque de recebimento de matria-prima bruta equipado com peneira para filtragem de slidos na parte superior. Confeccionado em ao inox. Aquecimento eltrico. Filtro bolsa de 5m. Tanque de descarte residual. 15 - Kit de instalao em ao carbono e inox para interligar os equipamentos. 16 - Kit de implementos para um laboratrio. Balana digital, Termmetro, Balo de fundo chato 500ml, Becker 1000ml, Bureta com suporte, Funil, Pipeta graduada, Pipeta volumtrica, Proveta, Tubos de Ensaios com suporte, Bico de Bunsen, Trip, Tela de amianto. 17 - Compressor com sistema de limpeza. 18 - Bomba de Abastecimento com medidor de fluxo em litros. 19 - Estrutura metlica. 20 - Manual Tcnico de instalaes e operao.

6. Controle de qualidade As anlises para controle de qualidade do Biodiesel sero feitas por laboratrio terceirizado.

7. Resduos e tratamentos

Caracterizao dos Resduos Slidos Gerados na Soja

As fontes geradoras da Soja e os respectivos resduos slidos esto contempladas na Tabela 1.

Tabela 1 Setores da Soja com os respectivos resduos slidos gerados.

Os resduos slidos so classificados de acordo com a NBR 10004, esta classificao dividida em Classe I (Perigoso), Classe II (No-inerte) e Classe III (Inerte). So considerados resduos Classe I, os resduos que, em funo das suas propriedades fsicas, qumicas ou infecto contagiosas, podem apresentar risco sade pblica, provocando ou acentuando, de forma significativa, um aumento da mortalidade ou incidncia de doenas e/ou apresentam efeitos adversos ao meio ambiente, quando manuseados ou dispostos de forma inadequada. As caractersticas que conferem periculosidade a um resduo so: inflamabilidade; corrosividade, reativadade, toxidade e patogenecidade. Os resduos Classe II so aqueles que no se enquadram nem como Classe I ou Classe III. Estes resduos podem ter propriedades, tais como: combustibilidade; biodegradabilidade ou solubilidade na gua. Os resduos Classe III so aqueles que quando amostrados de forma significativa, segundo a norma NBR 10007 Amostragem de Resduos, e submetidos ao teste de solubilidade (NBR 10006 Solubilidade de Resduos Procedimentos) no tenham nenhum de seus constituintes solubilizados, em concentraes superiores aos valores constantes na Listagem 8 Padres para teste de solubilizao Anexo H da NBR 10004. A Tabela 2 descreve os resduos slidos da Soja e a estimativa da quantificao destes.

Tabela 2 Descrio dos resduos slidos da Soja contendo quantificao, percentagem e classificao .

Um resduo de maior valor comercial em uma indstria processadora de soja a torta onde sua principal utilizao como ingrediente na alimentao animal com alto teor de protena, o que facilita a sua comercializao, a casca de soja tambm vendida e agrega valor ao resduo. Um resduo gerado no processamento de soja a borra de leo que corresponde a 0,04% dos resduos slidos gerados. Este resduo obtido no fundo dos tanques de leo bruto e pode ser utilizado como matria-prima na obteno de glicerol e cido graxo.

Algumas borras de leo tm como caracterstica possuir elevados nveis de cidos graxos livres, como o caso das gorduras hidrolisadas e do leo cido de soja. Normalmente, essas gorduras so subprodutos da indstria alimentcia que acabam sofrendo uma ruptura da ligao dos triglicerdios em seu processamento, liberando glicerol e cidos graxos. (QUEIROZ, L, 2000). O resduo orgnico gerado no processamento da soja representa 0,03% do total, este obtido da limpeza de equipamentos e varrio da soja e pode ser utilizado no solo como adubo, pois contm alto teor de Fsforo (P) e Potssio (K) em sua composio. Um resduo gerado fora do processo produtivo a cinza proveniente da queima de biomassa nas caldeiras para gerao de vapor e nos secadores de cereais. Este corresponde a 5,82% do total de resduos slidos da Soja. A cinza pode ser aproveitada como enriquecedor do solo, pois h grande quantidade de minerais em sua composio. Com relao a quantidade de resduos geradas por Classe montou-se a figura 1 onde se pode ter uma idia da porcentagem de resduo gerados por cada classe.

Figura 1 Classificao dos resduos slidos industriais.

Gerenciamento dos Resduos Slidos Gerados na Soja

Na Tabela 3 observa-se a destinao final dos diferentes resduos slidos gerados, assim como, a Classe de cada resduo.

Tabela 3 Gerenciamento dos resduos slidos da Soja.

Os resduos Classe I (amianto, pincel, resduos qumicos e tinta) so destinados em aterro industrial, conforme resoluo CONAMA n 05, de agosto de 1993. Os resduos Classe I como, bateria chumbo cido, lmpadas e leo lubrificante, so enviados a empresas especializadas e os resduos de ambulatrio so encaminhados ao aterro controlado do Municpio. A maioria dos resduos Classe III, sucata de metais, papel/ papelo, plstico, tambores e vidro, so recicladas por pequenas usinas de reciclagem, a madeira proveniente dos palets reutilizada como biomassa nas caldeiras. O Lodo da ETA analisado por espectrofotometria por absoro atmica e indica a presena de elevadas quantidades de SiO2, Al2O3 e Fe2O3, podendo estes xidos serem utilizados na utilizao na composio de tijolos. (PORTELA et al, 2003).

Atravs dos resultados obtidos, 84,48% do total dos resduos slidos gerados refere-se a casca de soja que obtida no processamento da soja, assim como a borra de leo que corresponde a 0,04% do total de resduos gerados. O resduo orgnico gerado no processamento da soja representa 0,03% do total, este obtido da limpeza de equipamentos e varrio da soja. Um resduo gerado fora do processamento de soja a cinza que representa 5,82% do total. Em relao a classificao, 99,33% so resduos Classe II, 0,61% so Classe III e 0,05% so Classe I. A destinao final dos resduos Classe I so destinados a aterros industriais, 0,22% dos resduos slidos gerados so dispostos em aterro controlado do Municpio. Referente aos resduos Classe III, a maioria reciclada o que corresponde a 0,61% dos resduos slidos. O lodo da ETA utilizado na composio de tijolos.

Tratamento de gua residual da degomagem para reaproveitamento na usina Tradicionalmente o leo de soja bruto degomado por adio de gua ou soluo cida. A tecnologia de membranas aplicada ao processamento de leos vegetais tem se tornado importante, pois utiliza baixas temperaturas, no necessita de tratamento de guas residuais, retm compostos indesejveis, alm de preservar compostos minoritrios importantes no leo. A otimizao das condies de ultrafiltrao de miscela de leo de soja bruto avalia as caractersticas fsico-qumicas e sensoriais do leo degomado e desodorizado em escala piloto e obtem lecitina de soja atravs da concentrao do retentado. A ultrafiltrao da miscela realizada 40 C, em unidade piloto NETZSCH utilizando duas membranas cermicas em alumina, pr-condicionadas, com dimetro de poro de 0,01mm, de 19 e 37 canais. O efeito da presso transmembrana e do teor de fsforo na alimentao so avaliados com relao ao fluxo de permeado e reteno de fosfolipdios. A faixa de presso transmembrana utilizada nos tratamentos de 0,6 a 2,0 bar, sob velocidade tangencial de 3,5 m/s. estabelecido um planejamento experimental fatorial 22 completo, com 3 pontos centrais e 4 pontos axiais, para cada membrana. O teor de fsforo na alimentao no exerce efeito considervel no percentual de reteno, entretanto tem efeito negativo sobre o fluxo de permeado nas duas membranas. Valores maiores de presso transmembrana favorecem o aumento de fluxo e de reteno para membrana de 19

canais. Entretanto, para membrana de 37 canais, apenas a reteno favorecida pelo aumento da presso, sendo que um grande aumento da presso (acima de 1,5 bar) para esta membrana, tem efeito negativo sobre o seu fluxo. Os premeados obtidos nos tratamentos que apresentam melhor reteno de fosfolipdios (>98%) para as duas membranas, ou seja, valores de fsforo abaixo do nvel mximo exigido pela indstria de 10 mg.kg-1, so desodorizados em unidade piloto de desodorizao com vaso de inox encamisado de 3 litros, sob vcuo de 12 mmHg, a 230C, por 90 minutos, utilizando nitrognio como gs de arraste. Aps determinaes fsico qumicas que asseguraram a qualidade, os produtos obtidos so levados analise sensorial de aceitao ao nvel de consumidor e comparados com um leo de soja refinado.

Tratamento de gua residual da lavagem do biodiesel para reaproveitamento na usina A gua residual resultante do processo de lavagem do biodiesel deve receber os tratamentos que so normalmente exigidos para que os efluentes industriais enquadrem-se dentro dos nveis aceitveis de pH, quantidade de solvente, quantidade cidos graxos, quantidade de glicerina, DBO, DQO e de outros parmetros de toxicidade relevantes. Durante a etapa de purificao do biodiesel, devem ser retirados resduos de glicerina, sabes e cidos graxos. Essa purificao feita pela lavagem do produto com gua, seguida por filtrao e secagem do biodiesel. Assim, as guas de lavagem contm basicamente resduos de sabes de sdio ou potssio, alm dos cidos graxos e glicerina. Estes produtos so separados por uma seqncia de processos que envolvem operaes tais como: aerao, flotao, decantao e filtrao. Para determinar mais especificamente quais devem ser os procedimentos e os reagentes adequados para o tratamento, necessrio fazer a caracterizao qualitativa do efluente, ou seja, determinar atravs de ensaios laboratoriais como esto os nveis dos parmetros de toxicidade relevantes. Para a reutilizao da gua residual, necessrio avaliar se mesmo depois de tratada ela ainda no apresenta nenhum tipo de subproduto ou reagente que possa interferir negativamente no processo.

ASPECTOS MERCADOLGICOS
Caracterizao e utilizao do produto Mercado Demanda Produtores atuais Relao e capacidade dos produtores Comercializao do produto Projeo da demanda

O produto desejado o biodiesel como um combustvel para uso em motores a combusto interna com ignio por compresso, renovvel e biodegradvel, derivado de leo de soja, que possa substituir parcial ou totalmente o leo de origem fssil. Caractersticas e aspectos do biodiesel esto de acordo com a resoluo ANP N7, de 19/03/2009 DOU 20/03/2008.
Especificao do Biodiesel CARACTERSTICA UNIDADE LIMITE MTODO ABNT NBR 7148 14065

Aspecto Massa especfica a 20 C

kg/m3

LII (1) 850-900

ASTM D 1298 4052

EN/ISO EN 3675 EN 12185 EN 3104 EN 12937 EN 12662 EN 3679 ISO ISO ISO ISO ISO

ISO

Viscosidade Cinemtica a 40C Teor de gua, mx. (2) Contaminao Total, mx. Ponto de fulgor, mn. (3)

mm2/s mg/kg mg/kg C

3,0-6,0 500 24 100,0

10441 14598

445 6304 93 4530

Teor de ster, mn Resduo de carbono (6)

% massa % massa

96,5 0,050

15342 (4) (5) -

EN 14103 -

Cinzas sulfatadas, mx. Enxofre total, mx.

% massa mg/kg

0,020 50

6294 -

874 5453

EN 3987 -

ISO

EN ISO 20846 EN ISO 20884 EN 14108 EN 14109 EN 14538

Sdio + Potssio, mx.

mg/kg

15554 15555 15553 15556 15553 15556 15553 14359 -

Clcio + Magnsio, mx.

mg/kg

EN 14538

Fsforo, mx. mg/kg Corrosividade ao cobre, 3h a 50 C, mx. Nmero de Cetano (7) -

10 1 Anotar

4951 130 613 6890 (8) 6371 664 6584 (10) -

EN 14107 EN ISO 2160 EN ISO 5165

Ponto de entupimento de filtro a frio, C mx. ndice de acidez, mx. mg KOH/g

19 (9) 0,50

14747 14448 -

EN 116 EN 14104 (10) EN 14105 (10) EN 14106 (10) EN 14105 (10) -

Glicerol livre, mx.

% massa

0,02

15341 (5) -

Glicerol total, mx.

% massa

0,25

15344 (5) 15342 (5) 15344 (5)

6584 (10) 6584 (10)

Mono, di, triacilglicerol (7)

% massa

Anotar

EN 14105 (10)

Metanol ou Etanol, mx. % massa ndice de Iodo (7) g/100g Estabilidade oxidao a 110C, h mn.(2)

0,20 Anotar 6

15343 -

EN 14110 EN 14111 EN 14112 (10)

Nota: (1) LII Lmpido e isento de impurezas com anotao da temperatura de ensaio. (2) O limite indicado deve ser atendido na certificao do biodiesel pelo produtor ou importador. (3) Quando a anlise de ponto de fulgor resultar em valor superior a 130C, fica dispensada a anlise de teor de metanol ou etanol. (4) O mtodo ABNT NBR 15342 poder ser utilizado para amostra oriunda de gordura animal. (5) Para biodiesel oriundo de duas ou mais matrias-primas distintas das quais uma consiste de leo de mamona: a) teor de steres, mono-, diacilgliceris: mtodo ABNT NBR 15342; b) glicerol livre: mtodo ABNT NBR 15341; c) glicerol total, triacilgliceris: mtodo ABNT NBR 15344; d) metanol e/ou etanol: mtodo ABNT NBR 15343. (6) O resduo deve ser avaliado em 100% da amostra. (7) Estas caractersticas devem ser analisadas em conjunto com as demais constantes da tabela de especificao a cada trimestre civil. Os resultados devem ser enviados pelo produtor de biodiesel ANP, tomando uma amostra do biodiesel comercializado no trimestre e, em caso de neste perodo haver mudana de tipo de matria-prima, o produtor

dever analisar nmero de amostras correspondente ao nmero de tipos de matrias-primas utilizadas. (8) Poder ser utilizado como mtodo alternativo o mtodo ASTM D6890 para nmero de cetano. (9) O limite mximo de 19C vlido para as regies Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Bahia, devendo ser anotado para as demais regies. O biodiesel poder ser entregue com temperaturas superiores ao limite supramencionado, caso haja acordo entre as partes envolvidas. Os mtodos de anlise indicados no podem ser empregados para biodiesel oriundo apenas de mamona. (10) Os mtodos referenciados demandam validao para as matrias-primas no previstas no mtodo e rota de produo etlica. O uso do biodiesel pode atender a diferentes demanda de mercado, significando uma opo singular para diversas caractersticas regionais existentes ao longo do territrio nacional. Conceitualmente o biodiesel pode substituir o diesel de origem fssil em qualquer das suas aplicaes. No entanto, a insero deste combustvel na matriz energtica brasileira dever ocorrer de forma gradual e focada em mercados especficos, que garantam a irreversibilidade do processo. A utilizao do biodiesel pode ser dividida em dois mercados distintos, mercado automotivo e usos em estaes estacionrias. Cada um destes mercados possui caractersticas prprias e podem ser subdivididos em sub mercados. O mercado de estaes estacionrias caracteriza-se basicamente por instalaes de gerao de energia eltrica, e representam casos especficos e regionalizados. Tipicamente, pode-se considerar a gerao de energia nas localidades no supridas pelo sistema regular nas regies remotas do Pas, que em termos dos volumes envolvidos

no so significativos, mas podem representar redues significativas com os custos de transporte e, principalmente, a incluso social e o resgate da cidadania dessas comunidades. Outros nichos de mercado para utilizao do biodiesel para gerao de energia podem ser encontrados na pequena indstria e no comrcio, como forma de reduo do consumo de energia no horrio de ponta, aliado aos aspectos propaganda e marketing. O mercado automotivo pode ser subdividido em dois grupos, sendo um composto por grandes consumidores com circulao geograficamente restrita, tais como empresas de transportes urbanos, de prestao de servios municipais, transporte ferrovirio e hidrovirio entre outras. A segunda parcela do mercado automotivo caracteriza-se pelo consumo a varejo, com a venda do combustvel nos postos de revenda tradicionais. Neste grupo esto includos os transportes interestaduais de cargas e passageiros, veculos leves e consumidores em geral. Como um sucedneo do leo diesel, o mercado potencial para o biodiesel determinado pelo mercado do derivado de petrleo. A demanda total de leo diesel no Brasil em 2007 foi da ordem de 39,2 milhes de metros cbicos, dos quais 76% foram consumidos no setor de transporte, 16% no setor agropecurio e 5% para gerao de energia eltrica nos sistemas isolados. A importao de diesel, em 2007, correspondeu a 16,3% do mercado e significou nos ltimos anos um dispndio anual da ordem de US$ 1,2 bilho, sem considerar o diesel produzido com petrleo importado, cerca de 8% do total de diesel consumido. No setor de transporte, 97% da demanda ocorre no modal rodovirio, ou seja caminhes, nibus e utilitrios, j que no Brasil esto proibidos os veculos leves a diesel. Em termos regionais, o consumo de diesel ocorre principalmente na regio Sudeste (44%), vindo a seguir o Sul (20%), Nordeste (15%), Centro-Oeste (12%) e Norte (9%). O diesel para consumo veicular no Brasil pode ser o diesel interior, com teor de enxofre de 0,35%

ou o diesel metropolitano, com 0,20% de enxofre, que responde por cerca de 30% do mercado. A gerao de energia eltrica nos sistemas isolados da regio amaznica consumiu 530 mil metros cbicos de diesel, distribudos na gerao de 2.079 GWh, no Amazonas (30%), Rondnia (20%), Amap (16%), Mato Grosso (11%), Par (11%), Acre (6%), Roraima (3%), alm de outros pequenos sistemas em outros estados. Estes nmeros se referem demanda do servio pblico. Existem grandes consumidores privados de diesel para gerao de energia eltrica, como as empresas de minerao localizadas na regio Norte. Como um exerccio e sem considerar eventuais dificuldades de logstica ou de produo, podem ser inicialmente considerados os seguintes mercados: 1. uso de B3 no diesel metropolitano: 0,45 Mm3 2. uso de B3 no diesel consumido no setor agropecurio: 0,31 Mm3 3. uso de B3 para gerao nos sistemas isolados: 0,10 Mm3 4. uso de B3 em todo o mercado de diesel: 2,00 Mm3

Produo de biodiesel1 no brasil- B100 por produtor2 - 2005-2008 (m3)

Fonte: ANP/SRP, conforme a Portaria ANP n. 54/01. Notas: (m3) = metro cbico.
1 2

Biodiesel puro ou B100, conforme Resoluo ANP n 42/2004. Unidades produtoras autorizadas pela ANP.

Em Mato Grosso do Sul, So Gabriel do Oeste o municpio que se destaca com a maior produo de soja com 263,250 ton/ano. A relao com os produtores de soja so atravs de contratos a longo prazo com quantidades e preos definidos (medida usada tambm em leiles de biodiesel da ANP).

Oferta e Demanda em gros de soja e leo de soja (bruto ou refinado) no Brasil.

Capacidade autorizada pela ANP de plantas de produo de biodiesel. Empresa Local CNPJ Capacidade *Capacidade Autorizada (m/dia) Anual Estimada (10 m/ano)
ADM Rondonpolis/ MT 02.003.402/002461 AGROPALMA Belm / PA 83.663.484/000186 AGROSOJA Sorriso / MT 36.934.032/000101 AMBRA Varginha / MG 04.508.224/000674 ARAGUASS Porto Alegre do 04.111.111/000126 100 30 2,4 0,7 80 24 80 24 565 169,5

Norte / MT

BARRALCOOL

Barra do Bugres / 33.664.228/0001MT 35 01.597.168/000601

166,7

50

BERTIM

Lins / SP

333

99,9

BINATURAL

Formosa / GO

07.113.559/000177

30

BIOCAMP

Campo Verde / MT

08.094.915/001015

154

46,2

BIOCAPITAL

Charqueada / SP

07.814.533/0001-

824

247,2

56 BIOLIX Rolndia / PR 05.794.956/000126 BIOPAR Nova Marilndia/MT 08.684.263/000179 BIOPAR Rolndia / PR 07.922.068/000177 BIOVERDE Taubat/SP 04.182.260/000186 BIOPETROSUL Taubat / SP 04.182.260/000186 BRASIL ECODIESEL BRASIL ECODIESEL BRASIL ECODIESEL BRASIL ECODIESEL BRASIL ECODIESEL BRASIL ECODIESEL So Luis / MA Rosrio do Sul / RS Porto Nacional / TO Iraquara / BA Floriano / PI Crates / CE 05.799.312/000201 05.799.312/000120 05.799.312/000635 05.799.312/000805 05.799.312/000988 05.799.312/001011 360 108 360 108 360 108 360 108 270 81 360 108 213 63,9 267,44 80,2 120 36 36 10,8 30 9

Nota (1): Capacidade anual limitada de acordo com licena ambiental de operao vigente.

ASPECTOS ECONMICOS E FINANCEIROS


As fontes de financiamento dos ativos da empresa sero recursos prprios.

CONTROLES DE CUSTOS E ACOMPANHAMENTO FINANCEIRO

a) INVESTIMENTO FIXO aquele destinado aos bens necessrios para a empresa operar. Por exemplo:

imveis e instalaes;

mquinas e equipamentos;

mveis e utenslios;

veculos.

Tabela 1
Bens Patrimoniais Quantidade 300 01 02 02 15 Discriminao rea construda Escritrio comercial Veculo automotivo Caminho Mercedez Bens Mquinas e equipamentos Total valor unitrio R$ 376,84 25.000,00 15.400,00 85.000,00 Valor total R$ 113.052,00 25.000,00 30.800,00 170.000,00 1.210.000,00 R$ 12.438.852,00

estimativa para 1m de acordo com projetos de padres comerciais para galpo industrial. descrio de todas as maquinas e equipamentos com seus respectivos valores encontram-se na tabela 2.

Tabela 2
Mquinas e Equipamentos Equipamento Extratoras ERT125, Secadoras SMR1600 Transportadores de gros e torta Tanques de decantao Bomba para transferncia Sistema de filtrao (sistema Bag) Tanque de armazenamento EQP-04081C Container para Torta Caldeira Aquatubular Mini usina biodiesel Quantidade Valor Unitrio em R$ Valor Total em R$ 4 2 1 2 1 1 1 1 1 1 75.000,00 25.000,00 15.000,00 25.000,00 25.000,00 35.000,00 60.000,00 75.000,00 400.000,00 200.000,00 Total 300.000,00 50.000,00 15.000,00 50.000,00 25.000,00 35.000,00 60.000,00 75.000,00 400.000,00 200.000,00

1.210.000,00

b) CUSTO DOS RECURSOS HUMANOS NECESSRIOS O elemento humano de fundamental importncia para a empresa. Assim, os problemas de administrao dos recursos humanos (recrutamento, seleo, salrios, preparao para o trabalho, etc.) podem invalidar o sucesso do empreendimento.

rea / funo

Quantidade

Total / ms em R$

Desenvolvimento Administrao

43 07 Soma Encargos sociais6 Total

34.950,00 16.000,00 50.950,00 17.210,91 R$ 68.160,91

13 salrio 8,33%; frias 11,11%; FGTS 8%; FGTS/Proviso de Multa Resciso 4%; Total Previdencirio

12%; Previdencirio s/13 e Frias 2,33%; total 33, 78%

c) ESTIMATIVA DE CUSTOS

Custos Fixos So aqueles que ocorrem, independentemente da produo ou das vendas. Os custos fixos so chamados tambm de custos administrativos e podem ser: pr-labore, honorrios do contador, salrios e encargos de pessoal administrativo, depreciao, aluguis, gua e telefone, etc.

Custos Fixos Discriminao Salrios + encargos Honorrios de terceiros gua, luz e telefone Material de expediente Despesas de manuteno Soma Outros (3% sobre a soma) Total Valor / ms em R$ 68.160,91 7.600,00 8.000,00 1.000,00 1.500,00 86.260,91 2.587,83 R$ 88.848,74

Custos Variveis So aqueles que variam proporcionalmente ao volume de produo e vendas. Por exemplo, custos com matria-prima, com materiais secundrios, com embalagens, com comisses sobre as vendas, com os fretes, com os impostos. Deste modo, quando a produo aumenta, estes custos tambm aumentam e, quando a produo diminui, os custos caem.

Matria prima Quantidade 500 40 100 Metanol Hidrxido de sdio (saco 25kg) Soja Discriminao Valor unitrio em R$ Valor total em R$ 41,57 2,164 450,005 Total
cotado a R$ 1,610.
4 5

20.785,00 2.160,00 45.000,00 R$ 67.945,00

cotao em 21 de agosto de 2008 para o barril de 180 litros de acordo com a NASDAQ, sendo o dlar

preo por kilo, todos os impostos inclusos ( 7 % de ICMS, 7,60 % de COFINS e 1,65 % de PIS) R$/tonelada.

Custo Unitrio de Produo Discriminao Matria Prima Mo-de-Obra (Excluir MOD Administrativa) Custo Total (a) Quantidade a ser Produzida (b) Custo Unitrio (a/b) Referncia Valor Aquisio Unidade (Meta) Valor Total em R$ 67.945,00 34.950,00 102.895,00 87.000,00 1,18

Rentabilidade Rentabilidade o retorno esperado de um investimento descontando custos, tarifas e inflao. A taxa de rentabilidade do investimento calculada da seguinte forma: Lucro Lquido, dividido pelo Investimento. - Lucro Lquido mensal: R$ ?????? - Investimento total: R$ 12.500.000,00 - Taxa de rentabilidade: ???? ao ms.

O prazo de retorno do investimento realizado calculado da seguinte forma: Investimento, dividido pelo Lucro Lquido.

- Investimento total: R$ 12.500.000,00 - Lucro Lquido mensal: R$ ?????? - Prazo de retorno: ??? meses.

O lucro lquido (L.L) calculado da seguinte forma: L.L = Vendas - Custo das Mercadorias Vendidas - Despesas Variveis - Despesas Fixas Vendas = R$ (100%); - Custo das Mercadorias Vendidas = R$ (%); - Despesas Variveis (com vendas) = R$ 67.495,00 (%); - Despesas Fixas (administrativas) = R$ 88.848,74 (%); = Lucro lquido = R$ (%).

Preo de venda

O clculo do preo de venda ideal feito da seguinte forma: Custo Direto Varivel / Mark-up divisor (Fator de formao do preo de venda). O mark-up divisor calculado da seguinte forma: 100% - % despesas variveis - % despesas fixas - % lucro lquido. - Custo Direto Varivel: R$ 67.495,00 - Despesas Variveis: %; - Despesas Fixas: %; - Lucro Lquido: %; - Preo de Venda = R$ 20,00 / (100% - 7% - 30% - 8%) = R$ 20,00 / 55% = R$ 36,36.

Demonstrativo do Resultado: - Preo de Venda: R$ 36,36 (100%); - Custo Direto Varivel: R$ 20,00 (55%); - Despesas Variveis: R$ 2,54 (7%); - Despesas Fixas: R$ 10,91 (30%); = Lucro Lquido: R$ 2,91 (8%). Entretanto, deve-se comparar com o preo praticado pelo mercado. Caso o preo de mercado seja menor do que o preo calculado, a empresa dever desenvolver alguma ao para diminuir os seus custos, ou despesas, ou ento, aceitar um lucro lquido menor.

ANEXO I
Como Constituir e Legalizar uma Empresa Para obteno de informaes referentes a cada Estado, contatar as Juntas. Comerciais nos endereos que podem ser encontrados em www.dnrc.gov.br.

1 Procedimentos no Distrito Federal

1.1

Empresrio

Orientao dirigir-se ao balco SEBRAE para receber orientao sobre registro, legalizao e funcionamento de sua empresa. Nome empresarial desejado, solicitar pesquisa do nome empresarial desejado no balco da Junta Comercial do Distrito Federal, Situao fiscal, solicitar a pesquisa da sua situao fiscal junto Secretaria da Receita Federal (SRF) e Secretaria de Fazenda e Planejamento do Distrito Federal (SEF). Leve sua carteira de identidade e o CPF. Formulrios necessrios e disquete, adquirir os formulrios necessrios no balco prprio da Central de Atendimento Empresarial, FCIL ou em papelarias. Alvar de Funcionamento, solicitar a Consulta Prvia para obteno de Alvar de Funcionamento Administrao Regional do local em que a empresa vai ser instalada para saber o endereo e se a atividade pode ser exercida no local. Ato Constitutivo, elaborar o Requerimento de Empresrio. Anlise prvia da JCDF, apresentar Requerimento de Empresrio e, se desejar, a Declarao de Enquadramento como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), para anlise da JCDF. Contador ou Tcnico de Contabilidade, o empresrio que contratar servios profissionais de Contador ou Tcnico de Contabilidade para responsabilizar-se pela sua escriturao dever obter da mesma etiqueta de identificao, que ser aposta na FAC. Esto dispensadas dessa exigncia somente as empresas que se enquadrarem como microempresa no Cadastro Fiscal do Distrito Federal e que no contratarem os referidos servios. Formulrios complementares, preencher os formulrios necessrios para inscrio fiscal no Cadastro Fiscal do Distrito Federal e efetuar o cadastramento no CNPJ pela Internet. Servios da JCDF, recolher o preo do servio de registro na Junta Comercial, por meio de DARF, em qualquer banco ou no posto bancrio existente na CENTRAL.

Formar o processo e protocoliz-lo, reunir os documentos exigidos dentro da Capa de Processo/Requerimento e protocolizar o processo no Ncleo Operacional da CENTRAL. Receber o Requerimento de Empresrio registrado, o empresrio deve acompanhar pela Internet (www.facil.dnrc.gov.br), ou consultar pelos telefones 2109-8845 / 2109-8916, o andamento do processo e, uma vez concludo, dirigir-se CENTRAL para receber a documentao de sua empresa registrada e inscrita nos cadastros fiscais. Autenticao dos Livros Fiscais e Autorizao para Impresso de Documentos Fiscais (AIDF), o empresrio deve adquirir os livros fiscais exigidos pela SEF e a Autorizao para Impresso de Documentos Fiscais e, aps receber a inscrio fiscal (DIF), solicitar que os mesmos sejam autenticados pela SEF. Alvar de Funcionamento, o empresrio deve requerer o Alvar de Funcionamento perante a Administrao Regional do local onde a empresa vai ser instalada.

1.2 Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada

Orientao dirigir-se ao balco SEBRAE para receber orientao sobre registro, legalizao e funcionamento de sua empresa. Situao Fiscal, solicitar SRF e SEF a pesquisa da situao fiscal dos scios e de empresas de que participem. Levar carteira de identidade e CPF. Nome empresarial desejado, solicitar pesquisa do nome empresarial desejado no balco da JCDF. Formulrios necessrios, adquirir os formulrios necessrios no balco prprio da CENTRAL ou em papelarias. Alvar de Funcionamento, solicitar a Consulta Prvia para obteno de Alvar de Funcionamento Administrao Regional do local em que a empresa vai ser instalada, para saber o endereo correto e se a atividade pode ser exercida no local. Contrato Social, elaborar o Contrato Social observando o modelo sugerido pela JCDF. Visto de advogado, obter visto de advogado no contrato social (exceto quando a empresa se enquadrar como ME e EPP, juntamente com a constituio). Anlise prvia da JCDF, submeter o contrato social anlise prvia da JCDF. Contador ou Tcnico de Contabilidade, os empresrios que contratarem servios profissionais de Contador ou Tcnico de Contabilidade para responsabilizar-se pela escriturao da empresa devero obter da mesma etiqueta de identificao, que ser aposta na Ficha Cadastral (FAC). Esto

dispensadas dessa exigncia somente as empresas que se enquadrarem como microempresa no Cadastro Fiscal do DF e que no contratarem os referidos servios. Formulrios complementares, preencher os formulrios necessrios para inscrio fiscal no Cadastro Fiscal do Distrito Federal e efetuar o cadastramento no CNPJ pela Internet. Servios da JCDF, recolher o preo do servio de registro na Junta Comercial, por meio de DARF, em qualquer banco ou no posto bancrio existente na CENTRAL. Formar o processo e protocoliz-lo, reunir os documentos exigidos dentro da Capa de Processo/Requerimento e protocolizar o processo no Ncleo Operacional da CENTRAL. Receber o contrato social registrado e os cartes CNPJ e DIF . os empresrios devem acompanhar pela Internet (www.facil.dnrd.gov.br), ou consultar pelos telefones 2109-8845 / 21098916, o andamento do processo e, uma vez concludo, dirigir-se CENTRAL para receber a documentao de sua empresa registrada e inscrita nos cadastros fiscais. Autenticao dos Livros Fiscais e Autorizao de Impresso de Documentos Fiscais (AIDF), os empresrios devem adquirir os livros exigidos pela SEF e a Autorizao para Impresso de Documentos Fiscais e, aps receberem a inscrio fiscal (DIF), solicitar que os mesmos sejam autenticados pela SEF. Alvar de Funcionamento, os empresrios devem requerer o Alvar de Funcionamento perante a Administrao Regional do local onde a empresa vai ser instalada.

ANEXO II

Contrato de Constituio de Sociedade Empresria Limitada

JREWO-LTDA
Ellen Grubert Chaves Rojas, brasileira, solteira, estudante, nascida em 29 de julho de 1985, residente e domiciliada na Rua Papagaio, 224, bairro Recanto dos pssaros, Campo Grande, MS, CEP 79113-280.

Jacqueline Marques Petroni, brasileira, solteira, estudante, nascida em 27 de janeiro de 1984, residente e domiciliada na rua Xavier de Toledo, 139, bairro Vila Taquarussu, Campo Grande, MS, CEP 79006-220.

Ricardo Viera de Lima, brasileiro, solteiro, estudante, nascido em 28 de abril de 1984, residente e domiciliado na Rua Dona Florncia, 87, bairro Vila Ieda, Campo Grande, MS, CEP 79050-530.

Oscar de Souza Somnerfeld, brasileiro, solteiro, estudante, nascido em 03 de fevereiro de 1982, residente e domiciliado na Rua Francisco Alves Castelo, 255, casa 6, bairro vila Ipiranga, Campo Grande MS, CEP

Wanderley Rodrigues de Carvalho, saltomense, estudante, qumico, nascido em 09 de janeiro de 1982, residente e domiciliado na Rua Glauce Rocha, 373, bairro vila Olinda, Campo Grande, MS, CEP 79060-050

Tm entre si justo e contratado a constituio de uma sociedade empresria limitada, que se reger pelas clusulas e condies seguintes, e nas omisses, pela legislao especfica que disciplina essa forma societria, tendo sido adotado para seu regramento, na ausncia deste instrumento e das regras definidas para as sociedades empresrias limitadas, as previstas para as sociedades simples.

Clusula Primeira Da Denominao Social, Sede e Filiais

A sociedade reger-se- sob a denominao social da BioPANTANAL e ter sede em So Gabriel do Oeste, Mato Grosso do Sul , podendo abrir filiais e outras dependncias em qualquer parte do territrio nacional ou fora dele, atribuindo-lhes o capital nominal que julgar necessrio ao fim colimado.

Clusula Segunda Do Prazo de Durao

O prazo de durao da sociedade ser por tempo indeterminado, tendo como incio de suas atividades a data de registro na Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul.

Clusula Terceira Dos Objetivos Sociais

A sociedade ter por objetivo a explorao do ramo de extrao de leo de soja para fabricao de biodiesel.

Clusula Quarta Do Capital Social

O Capital social de R$ 12.500.000,00 (doze milhes e quinhentos mil reais), subscrito e integralizado em moeda corrente do Pas neste ato, distribudo entre os scios da seguinte forma:
Nome % Vr. Total R$

Ellen Grubert Chaves Rojas Jacqueline Marques Petroni Ricardo Viera de Lima Oscar de Souza Somnerfeld Wanderley Rodrigues de Carvalho

24,00 19,00 19,00 19,00 19,00 100,00

3.000.000,00 2.375.000,00 2.375.000,00 2.375.000,00 2.375.000,00 12.500.000,00

TOTAL

Pargrafo nico. A responsabilidade de cada scio restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralizao do capital social, nos termos do artigo 1.052 da Lei n. 10.406 de 10 de janeiro de 2002.

Clusula Quinta Da Administrao e Uso da Denominao Social

A administrao da sociedade e o uso da denominao social ser exercida pelo scio Ellen Grubert Chaves Rojas, isoladamente. Ao administrador caber a prtica de todo e qualquer ato administrativo, tal como: representao da sociedade ativa, passiva, judicial e extrajudicialmente, perante quaisquer terceiros, tais como: reparties pblicas federais, estaduais e municipais, autarquias, o comrcio em geral e estabelecimentos bancrios.

Pargrafo Primeiro. obrigatrio a assinatura em conjunto dos administradores (Ellen Grubert Chaves Rojas, Jacqueline Marques Petroni, Ricardo Viera de Lima, Oscar de Souza Somnerfeld, Wanderley Rodrigues de Carvalho) quando se tratar da assuno de dvidas, emprstimos e financiamentos para a prpria empresa e a aquisio ou alienao de bens mveis e imveis.

Pargrafo Segundo. Os administradores esto proibidos de firmar atos que envolvam a sociedade em negcios ou operaes estranhas aos fins sociais, tais como: fianas, avais, endossos, garantias e outros documentos de mero favor, em benefcio prprio ou de terceiros.

Clusula Sexta Do Pro-Labore

A ttulo de remunerao pro-labore, o administrador far jus a uma retirada mensal, cuja importncia ser previamente estipulada.

Clusula Stima Do Exerccio Social e Demonstraes Financeiras

O exerccio social coincidir com o ano civil. Ao final de cada exerccio sero levantadas as demonstraes financeiras. Os lucros ou prejuzos verificados sero distribudos ou suportados pelos scios na proporo de suas participaes societrias.

Pargrafo Primeiro. A critrio dos scios e no atendimento dos interesses da sociedade, a totalidade ou parte dos lucros poder ter a destinao determinada pelos quotistas, no podendo jamais, haver a compensao de prejuzos em detrimento do capital social.

Pargrafo Segundo. A reunio dos scios dar-se- obrigatoriamente at o dia 30 de abril do exerccio subseqente ao da apurao dos resultados, para aprovao das contas do exerccio findo, e em qualquer ocasio necessria a deliberaes sociais de interesse geral ou de qualquer quotista, cientes os scios por escrito com 30 (trinta) dias de antecedncia.

Clusula Oitava Da Cesso e Transferncia das Quotas Sociais

livre a cesso de quotas entre os scios ou a aquisio destas se j liberadas pela prpria sociedade, cabendo a esta o direito de preferncia; porm, a cesso das mesmas a terceiros, depender da prvia anuncia dos scios, considerando-se todavia, liberado o alienante para realizar a cesso, se no prazo de 30 (trinta) dias contados a partir da sua manifestao, o outro scio no se pronunciar.

Clusula Nona Da Dissoluo da Sociedade

A sociedade poder dissolver pela morte, interdio, falncia ou insolvncia de quaisquer de seus scios e nos casos previstos em lei, podendo com a anuncia do scio remanescente ser admitido na sociedade o sucessor detentor da titularidade das quotas patrimoniais.

Pargrafo Primeiro. Na retirada de scio prevista no caput ou no art. 1.029 da Lei n. 10.406 de 10/01/2002, a sociedade levantar balano especial na data do evento, o qual dever estar concludo no prazo de 30 (trinta) dias.

Este balano, ou o do ltimo exerccio social se dentro do prazo retro, ser precedido de uma avaliao tcnica de todos os ativos da sociedade, devendo ser observadas na elaborao do mesmo, todas as provises e reservas admitidas pela legislao fiscal e comercial.

Pargrafo Segundo. O herdeiro do scio falecido dever em 15 (quinze) dias da apresentao do balano especial, manifestar a sua vontade de ser integrado ou no sociedade, sucedendo-o nos direitos e obrigaes.

Caso no exera esta faculdade no prazo estabelecido, ou no haja concordncia do scio remanescente, receber todos os seus haveres apurados no balano especial, a que se referiu o pargrafo anterior, em 24 (vinte e quatro) prestaes mensais, iguais e sucessivas, corrigidas monetariamente, vencendo a primeira delas em 30 (trinta) dias da data do aludido balano, acrescidas ainda de juros de 12% (doze por cento) ao ano.

Pargrafo Terceiro. Na hiptese de interdio de qualquer dos scios, persistir ele no quadro social, cabendo ao curador nomeado substitu-lo em todos os atos, vedado o exerccio de cargo de direo.

Pargrafo Quarto. Fica estabelecido que, caso seja apurado prejuzo no balano especial, este ser deduzido dos crditos existentes, proporcionalmente s quotas de cada scio.

Pargrafo Quinto. No caso de restar apenas um dos scios no quadro social, dever a sociedade ter o ingresso de novo scio no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, sob pena de sua liquidao.

Pargrafo Sexto. O exerccio dos direitos e deveres previstos no caput regem-se em qualquer circunstncia pelo princpio da proporcionalidade da participao societria nos termos da legislao vigente.

Clusula Dcima Da Declarao de Desimpedimento

Os scios declaram, sob as penas da lei, e em especial ao que dispe o art. 1.011, 1 da Lei n. 10.406 de 10/01/2002, que no esto condenados em nenhum dos crimes previstos em lei ou enquadrados nas restries legais que possam impedi-los de exercer a administrao de sociedade empresria.

Clusula Dcima Primeira Do Foro Contratual ou de Eleio

Os casos omissos ou dvidas que surgirem na vigncia do presente instrumento sero dirimidos de acordo com a legislao aplicvel, e em especial, segundo as disposies contidas na Lei n. 10.406 de 10/01/2002, no que concerne s sociedades simples, tendo sido eleito pelas partes contratantes o foro da Cidade de (nome da Cidade), Estado de (Estado da Federao), renunciado-se a qualquer outro por mais privilegiado que seja.

E por estarem em perfeito acordo, em tudo quanto neste instrumento foi lavrado, obrigam-se as partes a cumprir o presente contrato social, assinando-o em 3 (trs) vias de igual teor e forma, a fim de surtir os efeitos legais.

So Gabriel do Oeste,data.

Ellen Grubert Chaves Rojas Jacqueline Marques Petroni Ricardo Viera de Lima Oscar de Souza Somnerfeld Wanderley Rodrigues de Carvalho

Nome do Scio

ANEXO III Seo 1.01 REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

CADASTRO NACIONAL DA PESSOA JURDICA CNPJ

DOCUMENTO BSICO DE ENTRADA DO CNPJ


CDIGO DE ACESSO

01. IDENTIFICAO NOME EMPRESARIAL (firma ou denominao)

N DE INSCRIO NO CNPJ

02. MOTIVO DO PREENCHIMENTO RELAO DOS EVENTOS SOLICITADOS/DATA DO EVENTO

03. DOCUMENTOS APRESENTADOS FCPJ 04. IDENTIFICAO DO PREPOSTO NOME DO PREPOSTO QSA

CPF DO PREPOSTO

05. IDENTIFICAO DO REPRESENTANTE DA PESSOA JURDICA Responsvel NOME LOCAL E DATA CPF ASSINATURA (com firma reconhecida) Preposto

06. RECONHECIMENTO DE FIRMA 07. RECIBO DE ENTREGA

IDENTIFICAO DO CARTRIO

CARIMBO COM DATA E ASSINATURA DO FUNCIONARIO DA UNIDADE CADASTRADORA

Modelo aprovado pela Instruo Normativa RFB n 568, de 8 de setembro de 2005. Seo 1.02 REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Seo 1.03 CADASTRO NACIONAL DA PESSOA JURDICA - CNPJ


PROTOCOLO DE TRANSMISSO DA FCPJ
CDIGO DE ACESSO

01. IDENTIFICAO NOME EMPRESARIAL (firma ou denominao)

N DE INSCRIO NO CNPJ

02. MOTIVO DO PREENCHIMENTO RELAO DOS EVENTOS SOLICITADOS / DATA DO EVENTO

03. IDENTIFICAO DO REPRESENTANTE DA PESSOA JURDICA NOME CPF LOCAL DATA

04. CDIGO DE CONTROLE DO CERTIFICADO DIGITAL

Modelo aprovado pela Instruo Normativa RFB n 568, de 8 de setembro de 2005. ANEXOIV
Captulo VI - Do Meio Ambiente

Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. 1 Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao poder pblico: I - preservar e restaurar os processos ecolgicos essenciais e prover o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas; II - preservar a diversidade e a integridade do patrimnio gentico do Pas e fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico; III - definir, em todas as unidades da Federao, espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente atravs de lei, vedada qualquer utilizao que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteo; IV - exigir, na forma da lei, para instalao de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, estudo prvio de impacto ambiental, a que se dar publicidade; V - controlar a produo, a comercializao e o emprego de tcnicas, mtodos e substncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; VI - promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente; VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as prticas que coloquem em risco sua funo ecolgica, provoquem a extino de espcies ou submetam os animais a crueldade. 2 Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com soluo tcnica exigida pelo rgo pblico competente, na forma da lei. 3 As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. 4 A Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira so patrimnio nacional, e sua utilizao far-se-, na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

5 So indisponveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por aes discriminatrias, necessrias proteo dos ecossistemas naturais. 6 As usinas que operem com reator nuclear devero ter sua localizao definida em lei federal, sem o que no podero ser instaladas.

A ANP e o Setor de Petrleo e Derivados

A partir de 6 de agosto de 1997, iniciava-se uma nova era na indstria de petrleo no Brasil por meio da aprovao da Lei 9.478 (Lei do Petrleo). O monoplio da Petrobras terminava e era criada a Agncia Nacional do Petrleo (ANP). Dentre os setores de infra-estrutura no Brasil, a indstria de petrleo aquela que se organizou e se desenvolveu ao redor de uma nica empresa. A ANP veio iniciar um novo processo para a efetiva flexibilizao do monoplio anteriormente exercido pela Petrobras. Por isso, a ANP possui a tarefa de estabelecer regras que propiciem a criao de um mercado mais competitivo e que, conseqentemente, tragam vantagens para o Pas e, principalmente, para os consumidores. Para o Pas, essas vantagens poderiam ser traduzidas numa maior arrecadao fiscal e diminuio das importaes de petrleo. Concernente aos consumidores, melhoria na qualidade dos derivados de petrleo e uma poltica de preos que reflita o comportamento do mercado internacional. Portanto, o estabelecimento de um ambiente regulatrio apropriado foi um ponto crucial.

Lei 9.478, de 6 de agosto de 1997, a Lei do Petrleo

A Lei estabelece os princpios bsicos que norteiam as atividades que compem as indstrias de petrleo e gs natural, muitos dos quais esto apenas explicitados, devendo ser, posteriormente, regulamentados pela ANP, tambm criada pela mesma Lei. O Artigo 8 estabelece que a ANP deve promover a regulao, a contratao e a fiscalizao das atividades econmicas integrantes da indstria do petrleo.. Em razo disso, suas principais atribuies so: - obedecer aos princpios definidos na poltica energtica nacional, dando nfase proteo dos interesses dos consumidores, quanto a preo, qualidade e oferta dos produtos;

- estabelecer os blocos a serem licitados, bem como elaborar os editais para essas licitaes (isso tem sido feito e pode ser visto por meio das 4 Rodadas de Licitao de Blocos, j promovidas pela ANP); - autorizar o exerccio das demais atividades da cadeia, excetuando-se a explorao e a distribuio; - no caso de no haver acordo entre as partes, a ANP deve estabelecer tarifas que remunerem o servio prestado, bem como arbitrar o conflito entre os agentes; - A fiscalizao das atividades da cadeia pode se dar diretamente ou mediante convnios. A ANP , portanto, responsvel pela regulao das atividades de produo, importao e transporte de gs natural. A Agncia, na execuo de suas atividades, buscar satisfazer a demanda atual da sociedade mantendo com esta uma comunicao efetiva. Para tanto, est disponibilizando, via internet, os servios e produtos disponveis no mbito da Agncia, inserindo-se em um processo de melhoria contnua, proporcionando, assim, o atendimento adequado s necessidades de seus clientes.

ANEXO V
Incentivos do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul tem todas as condies para que empresas possam produzir e atender a qualquer tipo de demanda. O Governo do Estado do Mato Grosso do Sul trabalha em sintonia para oferecer condies, cada vez mais atraentes, que possam facilitar a implantao de novas empresas em seu territrio. Com o objetivo maior de promover o crescimento econmico e conseqentemente melhorar a qualidade de vida de sua populao, essa estrutura administrativa no mede esforos para viabilizar projetos empresariais. A lei estadual de incentivo fiscal permite um benefcio fiscal correspondente a at 67% no Imposto sobre Circulao de Mercadorias-ICMS a recolher durante 15 anos. O Governo Federal atravs do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) contribui para o desenvolvimento econmico e social dessa regio do Pas, mediante a execuo de programas de financiamento aos setores produtivos, com juros de at 8,75% ao ano, para empresas que se dediquem atividade produtiva nos segmentos de turismo, agropecuria, mineral, industrial, comercial e de servios.

PROGRAMA MS EMPREENDEDOR - LEI COMPLEMENTAR N 93/01 Benefcios ou incentivos fiscais concedidos s indstrias que se instalarem ou ampliarem suas instalaes, de at 67% do ICMS devido, pelo prazo de at 5 anos, prorrogvel por igual perodo, conforme perfil do empreendimento. Possibilidade de: dispensa do pagamento do ICMS incidente sobre as entradas interestaduais ou sobre a importao de mquinas e equipamentos, destinados ao ativo fixo da empresa; diferimento do ICMS incidente sobre importaes de matrias-primas. PROVE PANTANAL DECRETO N. 10.310/01 Dispensa do pagamento do ICMS, incidente nas operaes de sadas internas realizadas nos produtos resultantes do processo agroindustrial. SOJA - DECRETO N 9.113/98 (art. 4o) Crdito outorgado de 41,667% nas operaes interestaduais com o produto leo de soja refinado, envasado e gorduras vegetais, de forma que a carga tributria resulte no percentual de 7%.

(i) (ii) INCENTIVOS FISCAIS - MUNICPIO

Os municpios detm polticas diferenciadas para atrao de indstrias, negociadas diretamente com o Chefe do Poder Executivo Municipal. Alguns benefcios que podem ser deferidos:
Doao de reas em Ncleos Industriais; Terraplanagem; Iseno de Impostos Predial Territorial Urbano-IPTU e Imposto Sobre Servios-ISS; Capacitao de mo-de-obra.

CRDITO

Alm das linhas de crditos tradicionais oferecidas por instituies bancrias (BNDES Automtico, FINAME e PROGER), o Mato Grosso Sul detm linha de fomento empresarial criada pela Constituio Federal de 1998, voltada para a promoo do desenvolvimento econmico e social da Regio Centro-Oeste, denominado FUNDO CONSTITUCIONAL DE FINANCIAMENTO DO CENTRO-OESTE-FCO. As empresas e os produtores rurais podem solicitar emprstimos de at R$ 4,8 milhes.

PRAZO DE PAGAMENTO Essa uma das melhores partes do programa. Como o objetivo do FCO incrementar o desenvolvimento da regio, o prazo de pagamento longo e suave: Para investimento fixo o prazo de at 12 anos, includo o perodo de carncia de at 3 anos; Para capital de giro associado o prazo de at 3 anos, includo o perodo de carncia de at 1 ano.

TAXAS DE JUROS FCO Porte da Empresa / Faturamento (R$) Taxa (% a.a) sem bnus 8,75 10,00 12,00 14,00 Taxa (% a.a) com bnus 7,44 8,50 10,20 11,96

Micro at 700 mil Pequena 700 mil a 6.125 milhes Mdia 6.125 milhes a 35 milhes Grande acima de35 milhes

ANEXOVI
CAPTULO IV

ALTERAES NA LEGISLAO TRIBUTRIA

Art. 35 O Poder Executivo Municipal providenciar, conforme preciso, a fim de assegurar a programao e arrecadao de recursos, revises tributrias, vinculadas especialmente: I. reviso da legislao e cadastro imobilirio para efeito de regulamentao, lanamento e arrecadao do IPTU Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano; II. Ao recadastramento dos contribuintes do ISSQN - Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza e aprimoramento no sistema de sua fiscalizao e cobrana; III. reestruturao no sistema de avaliao imobiliria, para cobrana do ITBI Imposto de Transmisso de Bens Imveis, adequando-o realidade e valores de mercado; IV. Ao controle da Circulao de Mercadorias e Servios produzidos e comercializados no Municpio, para efeitos de crescimento do ndice de participao no ICMS Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios; V. s amostragens populacionais peridicas, visando a obteno de maiores ganhos nos recursos do FPM - Fundo de Participao dos Municpios, distribudos em funo da Receita da Unio, do Imposto de Renda e Imposto sobre Produtos Industrializados; VI. recuperao dos investimentos atravs da cobrana da Contribuio de Melhorias previstas em Lei; VII. cobrana atravs das tarifas decorrentes de servios pblicos ou do exerccio do poder de polcia, com seus custos atualizados de acordo com o dimensionamento das despesas aplicadas na prestao dos servios para a Populao e nas demais atividades vinculadas aos contribuintes imobilirios, prestadores de servios, comrcio e indstria em geral, localizados no territrio do Municpio; VIII. Modernizao da Administrao Pblica Municipal, atravs da informatizao dos servios, reduo de despesas de custeio, racionalizao de gastos e implementaes da estrutura operacional para o atendimento adequado das aspiraes da coletividade.

CAPTULO II

DO EMPREGO E DA RENDA

Art.11 A poltica municipal do emprego e da renda possui as seguintes estratgias: I. incentivar a instalao de indstrias; II. promover novos cursos para novas reas de trabalho; III. capacitar os profissionais em relao incluso social e diversidade; IV. promover programas com o objetivo de absorver a mo-de-obra de jovens que esto entrando no mercado de trabalho; V. incentivar a diversificao de atividades economicamente viveis; VI. apoiar as iniciativas de gerao de novos empregos; VII. apoiar as associaes de moradores dos bairros. Art. 12 So ainda estratgias da poltica municipal sobre sociedade, emprego e renda: I. viabilizar centros de treinamento e incubadoras; II. delimitar rea para funcionamento das atividades comerciais e industriais; III. programa de parceria com a Associao Empresarial para atender a demanda, inserindo o jovem no mercado de trabalho; IV. programa para qualificar a mo-de-obra de jovens que esto em busca do primeiro emprego; V. incentivar as pequenas e mdias empresas, apoiando a capacitao para mo de obra especializada. VI. incentivo construo de moradias populares; VII. estabelecer critrios de funcionamento para estabelecimentos comerciais e de servios que promovam poluio de qualquer natureza; VIII. promover a incluso social atravs do trabalho; IX. incentivar a criao de creches mantidas pela iniciativa privada.

CAPTULO VII

DA CINCIA E TECNOLOGIA

Art. 22 A poltica da Cincia e Tecnologia no Municpio dever ser fundamentada nos princpios ticos de acordo com a legislao vigente.

Pargrafo nico. A FUNPESG ser responsvel e dever nortear as aes pertinentes cincia e a tecnologia, buscando parcerias pblico/privadas e promovendo o envolvimento das instituies de ensino superior existentes no municpio.

SEO VI ZONA ESPECIAL DE INTERESSE INDUSTRIAL ZEII

Art. 57 Nesta seo permitido apenas o uso para atividade industrial. Art. 58 So estratgias para a promoo desta Zona: I. regulao do espao para a atividade industrial; II. atrao de investimentos industriais para o Municpio; III. concesso de incentivos; IV. doao de terrenos para implantao de indstrias com prazo de instalao fixado em lei; V. proibio da ocupao desta rea para expanso urbana.

ANEXO VII
Autorizao de funcionamento

PROJETO DE LEI, DE 2007 (Do Sr. Homero Pereira) Dispe sobre a substituio, em todo o territrio nacional, de carvo mineral e de combustveis derivados de petrleo por biodiesel na gerao de energia em centrais termeltricas, e d outras providncias. O Congresso Nacional decreta: Art. 1 Esta lei dispe sobre a substituio progressiva, em todo o pas, do carvo mineral e dos combustveis derivados de petrleo utilizados na gerao de energia eltrica por biodiesel, bem como sobre as condies para obteno de financiamentos, por entidades oficiais de crdito, para a consecuo de suas determinaes. Art. 2 obrigatria a substituio, em todo o territrio nacional, do carvo mineral e dos combustveis derivados de petrleo por biodiesel puro (B100), na gerao de energia eltrica, nos seguintes percentuais e prazos: I cinqenta por cento, no prazo de cinco anos; II oitenta por cento, no prazo de dez anos; II cem por cento, no prazo de quinze anos. Art. 3 Somente sero concedidas licenas de instalao e de operao e autorizaes de funcionamento a usinas termeltricas que utilizem biodiesel puro como combustvel, vedada a construo de usinas que empreguem combustveis de origem fssil. Pargrafo nico. Conceder-se- prazo de cinco anos, a partir da publicao desta lei, s usinas termeltricas em operao que utilizem combustveis fsseis para adaptarem-se s determinaes desta lei, sob pena de perda de sua autorizao de funcionamento. Art. 4 Os investimentos de recursos pblicos destinados ao cumprimento das determinaes desta lei devero ser cobertos com recursos oramentrios do Tesouro Nacional, devidamente destinados na lei oramentria anual para tal finalidade. Art. 5 Os financiamentos concedidos por instituies oficiais de crdito a empreendimentos privados e a produtores e cooperativas rurais tero prazos de carncia e de amortizao fixados conforme a capacidade econmica dos empreendimentos financiados.

Pargrafo nico. Nos casos de financiamentos concedidos a produtores e cooperativas rurais, bem como a micro, pequenas ou mdias empresas, os juros no excedero a dois por cento ao ano, mais a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), e o prazo mnimo de carncia ser de dois anos. Art. 6 Esta lei entra em vigor na data de sua publicao.

ANEXO VIII
Venda do biodiesel

PORTARIA N o 483, DE 3 DE OUTUBRO DE 2005 O MINISTRO DE ESTADO DE MINAS E ENERGIA, no uso das atribuies que lhe confere o art. 87, pargrafo nico, incisos II e IV, da Constituio, e tendo em vista o disposto no art. 3, da Resoluo do Conselho Nacional de Poltica Energtica CNPE n 3, de 23 de setembro de 2005, resolve: Art. 1 Estabelecer as diretrizes para a realizao pela Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis - ANP de leiles pblicos de aquisio de biodiesel de que trata o art. 3, da Resoluo do Conselho Nacional de Poltica Energtica - CNPE n o 3, de 23 de setembro de 2005. Art. 2 Podero participar como fornecedores de biodiesel no leilo:

I - o produtor de biodiesel detentor do "Selo de Combustvel Social"; e II - a sociedade detentora de projeto de produo de biodiesel reconhecido pelo Ministrio do Desenvolvimento Agrrio - MDA como possuidora dos requisitos necessrios obteno do "Selo Combustvel Social".

Pargrafo nico. A eficcia dos negcios de compra e venda de biodiesel com os fornecedores enquadrados no inciso II ficar condicionada obteno, at a data de incio de entrega do biodiesel a ser estabelecida pela ANP, dos seguintes documentos:

I - Autorizao da ANP para exercer a atividade de produo de biodiesel no pas, nos termos da Resoluo ANP n o 41, de 24 de novembro de 2004; II - Registro Especial na Receita Federal do Brasil, institudo pela Lei n o 11.116, de 18 de maio de 2005; e III - "Selo Combustvel Social", institudo pelo Decreto n o 5.297, de 6 de dezembro de 2004.

Art. 3 O leilo dever ser realizado de acordo com as regras fixadas pela ANP mediante Resoluo, em conformidade com as diretrizes constantes da Resoluo CNPE n o 3, de 23 de setembro de 2005. Art. 4 Caber ANP estabelecer para os produtores e importadores de leo diesel, nos termos da Resoluo mencionada no artigo anterior, a aquisio do biodiesel de que trata esta Portaria.

1 A aquisio de que trata o caput ser proporcional participao dos produtores e importadores de leo diesel no mercado nacional desse combustvel fssil, cabendo ANP estabelecer os critrios dessa participao. 2 A ANP informar a cada produtor e importador a sua respectiva participao. Art. 5 O cronograma para a entrega do biodiesel pelo fornecedor e a sua retirada pelo comprador dever ser ajustado e pactuado por ambos, cabendo ANP dirimir eventuais conflitos. Art. 6 O biodiesel arrematado no leilo dever atender s especificaes tcnicas da ANP, constantes da Resoluo ANP n o 42, de 24 de novembro de 2004. Art. 7 Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao. SILAS RONDEAU CAVALCANTE SILVA

O Diretor-Geral da Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis - ANP, no uso de suas atribuies, de acordo com as disposies da Lei n. 9.478, de 6 de agosto de 1997, e da Resoluo de Diretoria de 2008, e considerando a necessidade de adequar a Portaria ANP n 29, de 09 de fevereiro de 1999, Resoluo ANP n 33, de 30 de outubro de 2007, e a Resoluo ANP n 45, de 11 de dezembro de 2007, torna pblico o seguinte ato: Art. 1 O 5 no art. 16-B da Portaria ANP n 29, de 09 de fevereiro de 1999, passa a vigorar com a seguinte redao: 5 Fica vedada a comercializao de leo diesel e de biodiesel entre distribuidores, sendo somente permitida a comercializao da mistura leo diesel/biodiesel especificada pela ANP. Art. 2 O pargrafo nico do art.1 da Resoluo ANP n 33, de 30 de outubro de 2007, fica substitudo pelos 1 e 2 que passam a vigorar com as seguintes redaes: 1 A ANP poder realizar leiles complementares para suprir volumes de biodiesel no entregues pelos produtores de biodiesel aos adquirentes, nos termos dos leiles de que trata o caput deste artigo, independentemente da aplicao das penalidades cabveis. 2 A no entrega do volume programado de produto, pelo produtor de biodiesel, ser aferida, entre outros critrios, por meio das notas fiscais faturadas, declaradas nos arquivos eletrnicos enviados ANP, conforme estabelecido no inciso I do art.12-B da Portaria ANP n 72, de 26 de abril de 2000. Art. 3 O art.6 da Resoluo ANP n 33, de 30 de outubro de 2007, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 6 So adquirentes das quantidades de biodiesel ofertadas nos leiles os produtores e os importadores de leo diesel, em propores correspondentes s suas respectivas participaes

mdias no mercado nacional desse derivado de petrleo, apuradas em perodo de 3 (trs) meses de maior proximidade ao ms de realizao do leilo, podendo a ANP, motivadamente, adotar outro perodo de anlise, em conformidade com a disponibilidade de dados estatsticos de produo e de importao de leo diesel na ANP. Art. 4 O art.10 da Resoluo ANP n 33, de 30 de outubro de 2007, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 10. O biodiesel a ser entregue pelo fornecedor ao adquirente dever atender s especificaes de qualidade dispostas na Resoluo ANP n. 7, de 19 de maro de 2008, ou outra que venha a substitui-la. Art. 5 O art.1 da Resoluo ANP n 45, de 11 de dezembro de 2007, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 1 Os produtores de leo diesel, Petrleo Brasileiro S.A. PETROBRAS e Alberto Pasqualini REFAP S.A., adquirentes nos leiles da ANP, devem comprar biodiesel com o intuito de formar estoque em volume correspondente a pelo menos a demanda mensal desse produto para atendimento ao percentual de adio obrigatria ao leo diesel, nos termos da Lei n 11.097, de 16 de janeiro de 2005. Art. 6 Ficam includos os 1, 2 e 3 no art. 9 da Resoluo ANP n 45, de 11 de dezembro de 2007, que passam a vigorar com as seguintes redaes: 1 Os estoques podero ser recompostos, a critrio da ANP, por processo concorrencial a ser conduzido pela prpria ANP ou, mediante prvia autorizao da ANP, pela PETROBRAS ou REFAP, garantindo a transparncia e isonomia entre os produtores de biodiesel.. 2 Quando da realizao de processo concorrencial para recomposio do estoque, devero ser observados os artigos 1, 4, 5, 6 e 8 desta Resoluo, assim como a capacidade de produo de biodiesel disponvel, descontando-se o volume comprometido nos leiles realizados pela ANP e nos processos concorrenciais realizados pela PETROBRAS ou REFAP, que possuam mesmo prazo de entrega do produto. 3 Poder ficar impedido de participar do processo concorrencial de recomposio de estoque, a critrio da ANP, o produtor de biodiesel que: a) tenha sido vencedor nos leiles realizados pela ANP ou nos processos concorrenciais realizados pela PETROBRAS ou REFAP, mas que no tenha celebrado contrato de compra e venda de biodiesel; b) tenha apresentado mdia de venda de biodiesel inferior a 85% (oitenta e cinco por cento) do volume programado, nos leiles realizados pela ANP ou nos processos concorrenciais realizados pela PETROBRAS ou REFAP, a ser aferido, entre outros critrios, por meio das notas fiscais

faturadas at o ms anterior ao de realizao do processo concorrencial, declaradas nos arquivos eletrnicos enviados ANP, conforme estabelecido no inciso I do art.12-B da Portaria ANP n 72, de 26 de abril de 2000; ou c) tenha tido rescindido contrato de compra e venda de biodiesel, referente a qualquer certame realizado pela ANP, PETROBRAS ou REFAP. Art. 7 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao.

HAROLDO BORGES RODRIGUES LIMA

ANEXO IX
Ficha Cadastral de Produtor de Biodiesel Regulamento ANP

ANEXO X Modelo de Solicitao de Autorizao ANP


(Informaes de carter NO RESERVADO)

Logotipo da Empresa (papel timbrado) Local e data atual A ANP Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis SRP Superintendncia de Refino e Processamento de Gs Natural Avenida Rio Branco, n 65, 17 andar, Centro CEP.: 20.090-004 Rio de Janeiro RJ

Assunto: Autorizao para o exerccio das atividades de construo ou ampliao de capacidade, e operao de planta produtora de biodiesel.

A Empresa (Nome da Empresa), CNPJ n: (n da inscrio no Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas), situada (endereo completo da empresa), vem solicitar a autorizao para o exerccio da atividade de (construo ou ampliao de capacidade ou modificao de planta existente e operao) de instalaes industriais da planta produtora de biodiesel, a ser (construda ou ampliada ou modificada) em (endereo completo da futura instalao industrial onde ser produzido o biodiesel), com capacidade nominal de (xxx) m3/dia de biodiesel, utilizando a rota (metlica ou etlica ou ambas), a partir das seguintes matrias-primas (informar o material graxo a ser utilizado no processo), conforme detalhado no Memorial Descritivo do Processo em anexo (enviar o Memorial Descritivo do Processo, contendo as informaes exigidas no Regulamento Tcnico ANP n xxx/2008, item 5.1.4, anexo a Resoluo ANP n xx, de xx de xxxxx de 2008. Para efeitos da referida solicitao de autorizao para o exerccio das atividades (mencionar qual a etapa da solicitao: (construo ou ampliao de capacidade ou modificao de planta existente e operao) da referida planta industrial, encaminhamos em anexo os seguintes documentos: 1. (listar todos os documentos encaminhados ao Protocolo da ANP, exigidos pela Resoluo ANP n xx, de xx de xxxxx de 2008, e seu respectivo Regulamento Tcnico).

ANEXO XI
Licena para compra de Hidrxido de Sdio PORTARIA No 1274 , DE 25 DE AGOSTO DE 2003

O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIA, no uso das atribuies que lhe confere o art. 2o da Lei no 10.357, de 27 de dezembro de 2001, tendo em vista o disposto no Decreto no 4.262, de 10 de junho de 2002, e

Considerando que certas substncias e produtos qumicos tm sido desviados de suas legtimas aplicaes para serem usados ilicitamente, como precursores, solventes, reagentes diversos e adulterantes ou diluentes, na produo, fabricao e preparao de entorpecentes e substncias psicotrpicas;

Considerando a existncia de um grande nmero de insumos qumicos que em funo de suas propriedades possuem alto potencial de emprego como substituto dos precursores e produtos qumicos essenciais mais freqentemente utilizados no processamento ilcito de drogas;

Considerando que, medida que se amplia a fiscalizao internacional sobre os principais precursores e produtos qumicos essenciais empregados no processamento ilcito de drogas, dada a dificuldade em obt-los, surgem novos mtodos alternativos de sntese e de produo envolvendo a utilizao de insumos qumicos no controlados ou que podem ser facilmente preparados em laboratrios a partir de matria-prima tambm no controlada;

Considerando a freqncia com que certos produtos qumicos vm sendo encontrados em laboratrios clandestinos de fabricao ilcita de drogas ou identificados nas amostras de entorpecentes e substncias psicotrpicas apreendidas;

Considerando a tendncia mundial de crescimento da produo, distribuio e consumo de drogas sintticas ilcitas, como forma de burlar o controle internacional exercido sobre as substncias entorpecentes e psicotrpicas de uso teraputico permitido e as proscritas;

Considerando que a Conveno das Naes Unidas Contra o Trfico Ilcito de Entorpecentes e Substncias Psicotrpicas Conveno de Viena, de 1988, promulgada pelo

Decreto no 154, de 16 de junho de 1991, estabelece em seu art. 12 que as partes adotaro as medidas que julgarem adequadas para evitar o desvio de substncias utilizadas na fabricao ilcita de entorpecentes e substncias psicotrpicas;

Considerando as recomendaes da Comisso Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas da Organizao dos Estados Americanos CICAD/OEA, no sentido de que os governos

dos pases membros adotem o controle dos precursores e produtos qumicos essenciais que constam do regulamento modelo proposto;

Considerando, os compromissos assumidos no mbito dos acordos de cooperao mtua, celebrados com os pases da Regio Andina e do Cone Sul, por meio dos quais o Governo brasileiro se compromete a exercer o controle e a fiscalizao de precursores e outros produtos qumicos essenciais empregados na fabricao clandestina de drogas, como estratgia fundamental para prevenir e reprimir o trfico ilcito e o uso indevido de entorpecentes e substncias psicotrpicas,

Considerando, finalmente, a necessidade de se adequar os limites dos produtos qumicos controlados, listados no Anexo Portaria no 169, de 21 de fevereiro de 2003, s necessidades e peculiaridades do mercado, resolve: Art. 1o Submeter a controle e fiscalizao, nos termos desta Portaria, os produtos qumicos relacionados nas Listas I, II, III, IV e nos seus respectivos Adendos, constantes do Anexo I. Art. 2o Para efeito do que determina o art. 4o da Lei no 10.357, de 2001, a licena para o exerccio de atividade sujeita a controle e fiscalizao ser emitida pelo Departamento de Polcia Federal DPF mediante expedio de Certificado de Licena de Funcionamento ou de Autorizao

Especial, sem prejuzo das demais normas estabelecidas nesta Portaria. 1o O Certificado de Licena de Funcionamento o documento que habilita a pessoa jurdica a exercer atividade no eventual com produtos qumicos sujeitos a controle e fiscalizao, assim como, de forma equiparada e em carter excepcional, a pessoa fsica que desenvolva atividade na rea de produo rural. 2o A Autorizao Especial o documento que habilita a pessoa fsica ou jurdica a exercer, eventualmente, atividade com produtos qumicos sujeitos a controle e fiscalizao.

Art. 3o Para realizar operaes com produtos qumicos sujeitos a controle e fiscalizao, todas as partes envolvidas devero possuir Certificado de Licena de Funcionamento ou Autorizao Especial, ressalvado o disposto no art. 25 desta Portaria e as operaes de comrcio exterior. Art. 4o A pessoa jurdica que necessitar exercer atividade no eventual com produtos qumicos controlados dever requerer ao DPF a emisso do Certificado de Registro Cadastral e do respectivo Certificado de Licena de Funcionamento, por meio de requerimento prprio instrudo com o comprovante de recolhimento da Taxa de Controle e Fiscalizao de Produtos Qumicos, formulrio cadastral, devidamente preenchido, e cpia autenticada dos seguintes documentos:

contrato social ou ato constitutivo da pessoa jurdica e de suas respectivas alteraes,

devidamente registrados nos rgos competentes; II III IV Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica - CNPJ; inscrio estadual; Cadastro de Pessoa Fsica - CPF e carteira de identidade dos proprietrios,

presidente, scios, diretores e do representante legalmente constitudo; V Cadastro de Pessoa Fsica, carteira de identidade e cdula de identidade profissional

do responsvel tcnico, quando houver; e VI instrumento de procurao, quando for o caso.

1o Quando se tratar do exerccio de atividade que, em razo da natureza, forma de apresentao, quantidade e grau de risco do produto qumico controlado, dependa da autorizao de outros rgos competentes, a pessoa jurdica interessada dever, tambm, anexar ao seu pedido cpia da licena ou autorizao do rgo correspondente. 2o A emisso do Certificado de Registro Cadastral e do Certificado de Licena de Funcionamento est condicionada aprovao do cadastro da pessoa jurdica.

3o A cada estabelecimento comercial, filial ou unidade descentralizada ser emitido Certificado de Licena de Funcionamento especfico, no se lhes aproveitando o certificado concedido matriz ou sede da empresa ou instituio. 4o O Certificado de Licena de Funcionamento vlido por um ano, contado da data de sua emisso.

Art. 5o Fica estabelecido o prazo at 31 de outubro de 2003, a contar da data da entrada em vigor desta Portaria, para que as pessoas jurdicas ainda no habilitadas ao exerccio de atividades sujeitas a controle e fiscalizao cumpram o disposto no art. 4o.

1 O prazo previsto no caput deste artigo poder ser prorrogado, a critrio do DPF, por at sessenta dias.

2 As pessoas jurdicas j habilitadas junto ao rgo Central de Controle de Produtos Qumicos e com licena de funcionamento com vencimento entre 29 de abril a 30 de setembro de 2003 devero proceder seu recadastramento, nos termos do art. 8o, at 30 de setembro de 2003. Art. 6o A pessoa jurdica possuidora de Certificado de Registro Cadastral dever comunicar ao DPF, no prazo de trinta dias, todo e qualquer fato que justifique a atualizao de seu cadastro, mediante preenchimento de formulrio prprio.

Pargrafo nico. O pedido de atualizao do registro cadastral dever ser formalizado no prazo mximo de noventa dias, a partir da data do comunicado a que se refere o caput, por meio de requerimento (Anexo IV), instrudo com cpia autenticada dos documentos comprobatrios da alterao e com o comprovante de recolhimento da respectiva Taxa de Controle e Fiscalizao de Produtos Qumicos, quando se tratar de alterao de:

I II III IV V

razo social; CNPJ; inscrio estadual; endereo; quadro social;

VI VII

representante legal; e atividade.

Art. 7o A pessoa jurdica que suspender, em carter definitivo, atividade sujeita a controle e fiscalizao, dever requerer ao DPF, no prazo de trinta dias, o cancelamento de sua licena, anexando ao seu pedido o Certificado de Registro Cadastral, o Certificado de Licena de Funcionamento e o documento comprobatrio da destinao dada aos produtos qumicos controlados que existiam em estoque na data da suspenso da atividade. Art. 8o O recadastramento a que se refere o art. 3o do Decreto no 4.262, de 2002, ser realizado com observncia das formalidades e exigncias previstas no art. 4o desta Portaria. Art. 9o A renovao da licena dever ser requerida no perodo de sessenta dias imediatamente anterior data de vencimento do Certificado de Licena de Funcionamento, devendo o requerente apresentar, a critrio da autoridade competente, os documentos especificados no art. 4o desta Portaria. 1o O requerimento para renovao da licena, se protocolizado no prazo previsto neste artigo, prorroga a validade do Certificado de Licena de Funcionamento at a data da deciso sobre o pedido, habilitando a pessoa jurdica a continuar exercendo suas atividades com o referido documento. 2o Ser automaticamente cancelado o cadastro da pessoa jurdica que no requerer a renovao da licena no prazo especificado no caput, sem prejuzo da aplicao das medidas administrativas previstas no art. 14 da Lei no 10.357, de 2001. 3o Cancelado o cadastro da pessoa jurdica, nos termos do 2o deste artigo, o requerente dever atender integralmente o disposto no art. 4o desta Portaria.

Art. 10. A pessoa fsica ou jurdica que necessitar exercer atividade eventual com produtos qumicos controlados dever requerer ao DPF a emisso de Autorizao Especial (Anexo VII), por meio de requerimento prprio (Anexo VIII) instrudo com comprovante de recolhimento da respectiva Taxa de Controle e Fiscalizao de Produtos Qumicos, e cpia dos seguintes documentos:

I - CPF, carteira de identidade e comprovante de residncia do interessado, no caso de pessoa fsica; II formulrio cadastral devidamente preenchido e os demais documentos relacionados nos incisos do art. 4o, no caso de pessoa jurdica;

III - autorizao, certificado de no objeo ou documento equivalente emitido por outros rgos que exeram controle sobre o produto qumico envolvido na operao. 1o A emisso da Autorizao Especial est condicionada aprovao do cadastro e natureza da atividade econmica desenvolvida pelo interessado. 2o A Autorizao Especial intransfervel, ter prazo de validade de sessenta dias, contados a partir da data de emisso, prorrogvel uma vez por igual perodo, e cobrir uma operao por produto. 3o Quando se tratar de pedido de Autorizao Especial para importar, exportar ou reexportar produto qumico controlado, a pessoa fsica ou jurdica interessada dever atender tambm o disposto no art. 11. 4o O pedido de prorrogao ou cancelamento de Autorizao Especial dever ser formalizado ao DPF por meio de requerimento prprio.

Art. 11. Para importar, exportar ou reexportar produto qumico sujeito a controle e fiscalizao a pessoa fsica ou jurdica dever requerer ao DPF a emisso da Autorizao Prvia correspondente, nos casos previstos nesta Portaria, mediante requerimento prprio instrudo com os seguintes documentos:

I - fatura pro forma, com o nome, a quantidade (em quilograma ou litro), a concentrao, o teor ou grau de pureza, o percentual mnimo do produto, o tipo de embalagem, o valor da mercadoria, alm da identificao do exportador/importador, do fabricante e dos dados disponveis relativos ao transporte; e

II - autorizao, certificado de no objeo ou documento equivalente emitido pelo rgo competente do pas importador e do pas do destinatrio final, quando for o caso. 1o A Autorizao Prvia intransfervel, ter prazo de validade de sessenta dias, contados a partir da data de emisso, prorrogvel uma vez por igual perodo, e cobrir uma operao por produto. 2o O pedido de prorrogao ou cancelamento de autorizao prvia concedida dever ser formalizado ao DPF por meio de requerimento prprio (Anexo X). 3o O embarque de produto qumico controlado ser liberado aps a emisso da Autorizao Prvia do DPF.

Art. 12. O DPF emitir Notificao Multilateral de Informao de Substncias Qumicas s autoridades competentes dos pases importadores e exportadores, em observncia aos acordos internacionais.

Art. 13. Os procedimentos relativos importao, exportao e reexportao de produtos qumicos controlados ficam sujeitos ao tratamento administrativo obrigatrio do Sistema Integrado de Comrcio Exterior - SISCOMEX.

Art. 14. Quando se tratar de importao de qualquer produto qumico relacionado na Lista I do Anexo I desta Portaria, o respectivo desembarao alfandegrio ocorrer no ponto de entrada autorizado no territrio nacional.

Art. 15. Para efeito de maior controle e fiscalizao do comrcio exterior, facultado ao DPF estabelecer, por meio de Instruo Normativa do Diretor-Geral, os pontos de entrada e sada permitidos em territrio nacional para alguns ou para todos os produtos qumicos de que trata a Lei no 10.357, de 2001.

Art. 16. O transporte de produto qumico controlado ser efetuado sob a responsabilidade de empresa devidamente cadastrada e licenciada no DPF, cabendo-lhe o preenchimento dos mapas de controle pertinentes.

Pargrafo nico. O transporte internacional poder ser realizado por empresa estrangeira que esteja devidamente habilitada junto aos rgos nacionais competentes.

Art. 17. Os produtos qumicos relacionados nas Listas I, II e III do Anexo I esto sujeitos a controle e fiscalizao em sua fabricao, produo, armazenamento, transformao, embalagem, compra, venda, comercializao, aquisio, posse, doao, emprstimo, permuta, remessa, transporte, distribuio, importao, exportao, reexportao, cesso, reaproveitamento,

reciclagem, transferncia e utilizao, nas formas e quantidades estabelecidas nos adendos das referidas listas. 1o Quando o produto qumico controlado se tratar de frmaco, somente as empresas do ramo qumico-farmacutico, estabelecimentos da rea de sade, instituies de pesquisa cientfica e, em casos especficos, dependendo da natureza do frmaco, as indstrias de refrigerantes e bebidas, podero se habilitar para exercer atividades com esse tipo de substncia, desde que atendidas as exigncias dos rgos de vigilncia sanitria. 2o indispensvel autorizao prvia do DPF para importar, exportar ou reexportar os produtos qumicos a que se refere este artigo, quando a quantidade envolvida na operao ultrapassar os limites de iseno especificados nos adendos das seguintes listas:

I - Listas I e II, qualquer que seja a natureza da operao a ser realizada e o produto qumico controlado envolvido; e II - Lista III, somente quando se tratar de exportao ou reexportao. 3o Como medida adicional de controle, o DPF poder estabelecer, para pessoa fsica ou jurdica, a fixao de cota anual de importao para qualquer um dos produtos qumicos relacionados na Lista I, para o exerccio de atividade no ano seguinte ao da concesso da cota, e, ainda, mediante justificativa tcnica, cota suplementar de importao para o perodo de efetivo exerccio. 4o Ocorrendo a situao prevista no 3o, o DPF poder adotar os mesmos critrios tcnicos utilizados por outros rgos oficiais de controle, inclusive homologar as cotas de importao concedidas por esses rgos, em razo de convnio.

Art. 19. proibida a venda, para menores de dezoito anos, de todo e qualquer tipo de solvente que contenha qualquer um dos produtos qumicos especificados nos adendos das listas do Anexo I, puros, associados entre si ou com outras substncias controladas ou no, independentemente da quantidade, concentrao, forma de apresentao e do nome comercial dado ao produto ou do uso lcito a que se destina. 1o Aplica-se o disposto neste artigo a qualquer tipo de cola ou adesivo que contenha solventes base das substncias mencionadas no caput deste artigo. 2o As embalagens de tais produtos devero conter as seguintes inscries: "VENDA PROIBIDA PARA MENORES DE DEZOITO ANOS, conforme Portaria de 2003, do Ministrio da Justia. 3o O prazo para implementao do disposto no 2o deste artigo de trezentos e sessenta dias, a contar da data de entrada em vigor desta Portaria. 4o As empresas que comercializam os produtos a que se refere este artigo devero manter disposio dos rgos de fiscalizao, pelo prazo de cinco anos, as notas fiscais referentes s operaes de compra e venda efetuadas, devidamente preenchidas de forma legvel.

Art. 20. Esto isentos de controle e fiscalizao do DPF os produtos comerciais formulados base de substncias qumicas controladas, desde que satisfaam as condies abaixo estabelecidas, observadas ainda, quando for o caso, as normas impostas nos art. 18 e 19: I no possuam a mesma classificao fiscal que os produtos qumicos relacionados nas Listas I, II ou III do Anexo I; II atendam as restries especficas contidas nos adendos das Listas I, II, ou III do Anexo I, quando houver; III enquadrem-se nas categorias dos produtos a seguir especificados:

a) cosmticos e perfumaria; b) farmacuticos e oficinais; c) para uso mdico-hospitalar; d) alimentcios e bebidas em geral;

e) para uso agrcola ou pecurio, incluindo defensivos agrcolas, inseticidas e adubos de qualquer natureza; f) para as indstrias grficas; g) para as indstrias txteis; h) para as indstrias metalrgicas; i) para as indstrias de couros; j) para as indstrias fotogrficas; l) colas e adesivos em geral; m) kit de reagentes para ensino e pesquisa; n) formulaes diludas de fragrncias utilizadas na fabricao de perfumes; o) para uso na construo civil e na indstria automotiva, tais como tintas, vernizes, resinas, lacas, aditivos de combustveis, corantes, pigmentos, secantes, impermeabilizantes, esmaltes e produtos afins e, do mesmo modo, quando se tratar de comercializao no mercado interno, thinner, aguarrs mineral e produtos correlatos ou similares; e p) que, embora contenham substncias qumicas controladas, no possuam propriedades para emprego direto ou indireto na fabricao ilcita de entorpecentes e substncias psicotrpicas, dada a sua natureza, concentrao, aspecto e estado fsico ou pelo fato de no ser economicamente vivel proceder separao dos componentes qumicos de interesse.

Pargrafo nico. As empresas que fabricam os produtos de que trata este artigo devero atender s normas de controle estabelecidas pela Lei no 10.357, de 2001, com relao aos produtos qumicos controlados empregados como matria-prima no processo de produo. Art. 21. Para efeito do que determina o art. 8o da Lei no 10.357, de 2001, as pessoas jurdicas que exercem atividades sujeitas a controle e fiscalizao esto obrigadas a informar ao DPF, at o dcimo dia til de cada ms, os seguintes dados relativos s atividades desenvolvidas no ms anterior, nas operaes de:

I - produo e fabricao, as especificaes e quantidades produzidas e fabricadas de produtos qumicos controlados; II - transformao, as especificaes, quantidades e procedncia dos produtos qumicos controlados que sofreram transformao qumica, assim como as especificaes e quantidades dos produtos qumicos obtidos no processo, sejam estes controlados ou no;

III - utilizao, as especificaes, quantidades e procedncia dos produtos qumicos controlados utilizados, assim como as especificaes e quantidades dos produtos qumicos obtidos no processo, sejam estes controlados ou no; IV - reciclagem e reaproveitamento, as especificaes, quantidades e procedncia dos produtos qumicos reciclados ou reaproveitados, incluindo resduos ou rejeitos industriais e, quando for o caso, as especificaes e quantidades dos produtos qumicos controlados obtidos no processo; V - embalagem e armazenamento, as especificaes, quantidades, a procedncia e destino dos produtos qumicos controlados embalados e armazenados; e VI - comercializao, compra, venda, aquisio, permuta, emprstimo, cesso, doao, importao, exportao, reexportao, transferncia, remessa, distribuio e transporte, as especificaes, quantidades, procedncia e destino dos produtos qumicos controlados comercializados, adquiridos, vendidos, permutados, emprestados, cedidos, doados, importados, exportados, reexportados, transferidos, remetidos, distribudos e transportados. 1o Os dados a serem informados sero registrados em mapas especficos, devendo as quantidades serem expressas em quilograma ou em litro, no caso de tratar-se de produto slido ou lquido, utilizando-se trs casas decimais, quando necessrio, e tomando-se como base o valor da densidade do produto para efeito dos clculos de converso de massa para volume. 2o Devero ser registrados nos mapas pertinentes somente os dados relativos s operaes envolvendo quantidades iguais ou superiores a um grama ou um mililitro e a seus mltiplos inteiros, sendo obrigatrio, entretanto, informar no mapa de controle geral de produtos qumicos o total mensal referente s atividades desenvolvidas com o produto qumico controlado, caso esse total ultrapasse a quantidade retromencionada, procedendo-se s aproximaes necessrias at a terceira casa decimal. 3o A densidade ser expressa em quilograma/litro e a concentrao, teor ou grau mnimo de pureza em percentagem massa/massa, utilizando-se duas casas decimais, quando necessrio. 4o As notas fiscais e outros documentos equivalentes devero conter, no mnimo, a quantidade, a classificao fiscal (cdigo NCM) e o nome qumico ou o nome comercial do produto qumico controlado, bem como os dados de identificao do adquirente e da transportadora, quando for o caso.

5o Os dados relativos s perdas por evaporao devero ser registrados no campo prprio do mapa de controle geral de produtos qumicos e somente sero aceitos se compatveis com as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial INMETRO, Associao Brasileira de Normas Tcnicas normas reconhecidas internacionalmente. 6o Os dados referentes s demais perdas e devoluo de produtos qumicos controlados, total ou parcial, devero ser informados nos campos prprios constantes dos mapas de controle pertinentes, com as respectivas observaes. ABNT ou, na ausncia destas, por

Art. 22. As pessoas jurdicas que exeram atividades com produtos que originam resduos ou rejeitos que contenham produtos qumicos controlados, em condies de serem recuperados, reciclados ou reaproveitados, ou comercializados para tal fim, esto obrigadas a informar ao DPF, at o dcimo dia til de cada ms, a partir de novembro de 2003, os dados a que se refere o desta Portaria. G

Art. 24. Os modelos de mapas e formulrios relacionados nos Anexos desta Portaria podero, a qualquer poca, ser substitudos por outros que permitam aperfeioar os mecanismos de controle e fiscalizao de produtos qumicos, mediante Instruo Normativa do Diretor-Geral do DPF.

Art. 25. Os adquirentes ou possuidores de produtos qumicos sujeitos a controle e fiscalizao, em quantidades iguais ou inferiores aos limites de iseno especificados nos adendos das listas constantes do Anexo I desta Portaria, no necessitam de licena ou autorizao prvia do DPF, o que no desobriga o fornecedor do cumprimento das normas de controle previstas na Lei no 10.357, de 2001. Pargrafo nico. As vendas no varejo dos produtos a que se refere o 1 o do art. 20 desta Portaria, respeitados os limites de iseno e de concentrao estabelecidos no adendo da lista a que se enquadra o produto, esto dispensadas de registros no mapa de movimentao de produtos qumicos controlados (Anexo XI B), sendo obrigatrio informar o total de vendas mensais no

mapa de controle geral de produtos qumicos.

Art. 26. A destruio de produtos qumicos controlados far-se- com as devidas cautelas para no causar danos ao meio ambiente, mediante o emprego de mtodos adequados e em conformidade com as normas estabelecidas pela ABNT ou pelos rgos de controle ambiental. 1o Dependendo da natureza, quantidade e propriedades do produto qumico envolvido, podero ser utilizados os seguintes mtodos de destruio, isoladamente ou combinados, de acordo com as necessidades e disponibilidades locais:

I II III IV

incinerao; diluio; dissoluo; e neutralizao;

2o O procedimento a que se refere o caput deste artigo ser precedido de comunicao prvia ao DPF, formalizada com antecedncia mnima de dez dias, devendo ser especificado no Anexo XII o cdigo, o nome, a quantidade, a concentrao, o teor ou o grau mnimo de pureza do produto qumico, bem como o local onde ser feita a destruio.

3o A critrio do DPF, a destruio de produtos qumicos ficar condicionada presena do representante do rgo de fiscalizao competente. 4o Em caso de risco iminente sade pblica, ao meio ambiente ou s instalaes prediais, os produtos qumicos podero ser destrudos de imediato, devendo tal fato ser comunicado ao DPF, em quarenta e oito horas, com os registros a que se refere o 2o deste artigo.

Art. 27. Nos termos a serem estabelecidos em convnio, o DPF disponibilizar a outros rgos competentes as informaes relativas ao controle exercido sobre os produtos qumicos de que trata a Lei no 10.357, de 2001.

Art. 28. So considerados documentos de controle:

I II

Certificado de Registro Cadastral; Certificado de Licena de Funcionamento;

III IV

Autorizao Especial; Autorizao Prvia de Importao, Exportao ou Reexportao ; V VI VII Notificao Prvia; Mapas de Controle; e notas fiscais, manifestos e outros documentos fiscais.

1o No caso de furto, roubo ou extravio dos documentos de controle especificados nos incisos I a IV deste artigo e, ainda, de produto qumico controlado, a pessoa fsica ou jurdica dever registrar a ocorrncia em qualquer unidade policial e, no prazo mximo de quarenta e oito horas, comunicar o fato ao DPF mediante preenchimento de formulrio prprio (Anexo XIII). 2o O pedido de emisso de segunda via dos documentos de controle citados nos incisos I a IV deste artigo dever ser feito por meio de requerimento instrudo com cpia autenticada do boletim de ocorrncia policial e do comprovante de recolhimento da respectiva Taxa de Controle e Fiscalizao de Produtos Qumicos.

Art. 29. Compete ao rgo Central de Controle de Produtos Qumicos do DPF expedir os documentos de controle a que se referem os incisos I a V do art. 28 desta Portaria.

Art. 30. Os requerimentos, informaes e comunicados citados nesta Portaria devero ser dirigidos ao Chefe do rgo Central de Controle de Produtos Qumicos do DPF.

Art. 31. As pessoas jurdicas que exeram atividades de produo, fabricao, transformao, utilizao, reciclagem, reaproveitamento, comercializao ou distribuio de produtos qumicos controlados, devero encaminhar ao DPF, at o dia 31 de dezembro de cada ano, as Tabelas III e IV do formulrio cadastral devidamente preenchidas, nos casos aplicveis, sob pena de infringirem o inciso XIII do art.12 da Lei no 10.357, de 2001.

Art. 32. Os procedimentos operacionais relativos s atividades de fiscalizao sero regulamentados em Instruo Normativa do Diretor-Geral do DPF.

Art. 33. Os casos omissos sero resolvidos pelo Chefe do rgo Central de Controle de Produtos Qumicos do DPF.

Art. 34. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao. Art. 35. Ficam revogados a Portaria no 169, de 21 de fevereiro de 2003, e seus Anexos.

ANEXO XII LISTA II


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. ACETONA CIDO CLORDRICO CIDO CLORDRICO (estado gasoso) CIDO CLOROSSULFNICO CIDO HIPOFOSFOROSO CIDO IODDRICO CIDO SULFRICO CIDO SULFRICO FUMEGANTE AMINOPIRINA (1) ANIDRIDO ACTICO BENZOCANA (1) BICARBONATO DE POTSSIO BUTILAMINA (1) CAFENA (1) CARBONATO DE POTSSIO CARBONATO DE SDIO CIANETO DE BENZILA CIANETO DE BROMOBENZILA CLORETO DE ACETILA CLORETO DE BENZILA CLORETO DE METILENO CLORETO DE TIONILA CLOROFRMIO DIACETATO DE ETILIDENO DIETILAMINA (1)

26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46. 47. 48.

2,5-DIMETOXIFENETILAMINA (1) DIPIRONA TER ETLICO ETILAMINA (1) FENACETINA FENILETANOLAMINA (1) FSFORO VERMELHO FORMAMIDA FORMIATO DE AMNIO HIDRXIDO DE POTSSIO HIDRXIDO DE SDIO IODO (sublimado) LIDOCANA (1) MAGNSIO (metlico) MANITOL METILAMINA (1) METILETILCETONA N-METILFORMAMIDA NITROETANO PENTACLORETO DE FSFORO PERMANGANATO DE POTSSIO PROCANA (1) TOLUENO

ADENDO: I esto sujeitos a controle e fiscalizao os produtos qumicos acima relacionados, quando puros ou considerados quimicamente puros ou, ainda, com grau tcnico de pureza, a partir das seguintes quantidades: a) acima de um quilograma ou um litro por ms, quando se tratar de produto slido ou lquido, respectivamente, no caso do permanganato de potssio, anidrido actico, cloreto de acetila, diacetato de etilideno, metilamina, etilamina e butilamina;

b) acima de dois quilogramas ou dois litros por ms, quando se tratar de produto slido ou lquido, respectivamente, quanto aos demais produtos qumicos relacionados na lista, exceto hidrxido de sdio; c) acima de trezentos quilogramas por ms, para pessoa jurdica, e cinco quilogramas por ms, para pessoa fsica, no caso de hidrxido de sdio e carbonato de sdio slidos; e d) os sais dos produtos qumicos da lista sobrescritos com o nmero (1), nas mesmas quantidades prescritas nas alneas anteriores; II tambm esto sujeitas a controle e fiscalizao, exceto quando se tratar de produtos que se enquadram no art. 20 desta Portaria as solues especficas e misturas dos produtos qumicos acima relacionados, associados ou no a outros produtos qumicos controlados, nos seguintes casos: a. para quantidades acima de cinco quilogramas ou cinco litros por ms, quando se

tratar de produto slido ou lquido respectivamente: a) cento; b) por cento; c) d) b. solventes orgnicos com concentrao individual superior a sessenta por cento; e demais substncias com concentrao superior a vinte por cento; Para quantidades acima de um quilograma ou de um litro por ms: hidrxidos, bicarbonatos e carbonatos com concentrao individual superior a dez cidos orgnicos e inorgnicos com concentrao individual superior a dez por

a) permanganato de potssio com qualquer concentrao; III com relao aos produtos comerciais a que se refere o art. 20 desta Portaria devero ser atendidas as seguintes exigncias especficas: a) no caso das solues base de solventes orgnicos, fabricadas para uso como

removedor de esmalte de unhas, o teor total de substncias qumicas controladas no dever ultrapassar a sessenta por cento, contero corantes e somente podero ser comercializadas no varejo em embalagens de at quinhentos mililitros; b) quanto s solues de ter etlico, fabricadas para uso mdico-hospitalar, o teor total

de substncias qumicas controladas no dever ultrapassar a sessenta por cento e somente poder ser comercializada no varejo em embalagens de at quinhentos mililitros; e c) qualquer que seja a categoria do produto, a iseno de controle no se aplica ao

permanganato de potssio, suas solues e misturas com outras substncias qumicas;

IV - no caso da soda custica (hidrxido de sdio) em escamas, comercializada em supermercados e em outras lojas do ramo, e da soda barrilha (carbonato de sdio), aplicar-se- o disposto na alnea c do inciso I deste Adendo, quanto aos limites de iseno de controle para pessoas jurdicas e pessoas fsicas;

V - com relao as solues eletrolticas de bateria, formuladas base de cido sulfrico, o limite de iseno para pessoa jurdica de duzentos litros por ms e para pessoa fsica de cinco litros por ms; e VI a norma estabelecida no art. 19 desta Portaria aplica-se aos produtos qumicos relacionados nos itens 1, 21, 23, 28, 42 e 48 da Lista II.

Dirio Oficial da Unio Seo 1 Edio Extra de 26.08.2003

Anexo XIII
Norma define aes preventivas nas instalaes. A NORMA REGULAMENTADORA N2 - Inspeo Prvia - define obrigaes para a instalao de novos estabelecimentos. NR 2 - Inspeo Prvia 2.1. Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, dever solicitar aprovao de suas instalaes ao rgo regional do MTb. 2.2. O rgo regional do MTb, aps realizar a inspeo prvia, emitir o Certificado de Aprovao de Instalaes - CAI, conforme modelo anexo. 2.3. A empresa poder encaminhar ao rgo regional do MTb uma declarao das instalaes do estabelecimento novo, conforme modelo anexo, que poder ser aceita pelo referido rgo, para fins de fiscalizao, quando no for possvel realizar a inspeo prvia antes de o estabelecimento iniciar suas atividades. 2.4. A empresa dever comunicar e solicitar a aprovao do rgo regional do MTb, quando ocorrer modificaes substanciais nas instalaes e/ou nos equipamentos de seu(s) estabelecimento(s) 2.5. facultado s empresas submeter apreciao prvia do rgo regional do MTb os projetos de construo e respectivas instalaes 2.6. A inspeo prvia e a declarao de instalaes, referidas nos itens 2.1 e 2.3, constituem os elementos capazes de assegurar que o novo estabelecimento inicie suas atividades livre de riscos de acidentes e/ou de doenas do trabalho, razo pela qual o estabelecimento que no atender ao disposto naqueles itens fica sujeito ao impedimento de seu funcionamento, conforme estabelece o art. 160 da CLT, at que seja cumprida a exigncia deste artigo.

MINISTRIO DO TRABALHO SECRETARIA DE SEGURANA E MEDICINA DO TRABALHO. CERTIFICADO DE APROVAO DE INSTALAES

DELEGACIA_____________________________ DRT ou DTM CERTIFICADO CAI n.________________ O DELEGADO REGIONAL DO TRABALHO OU DELEGADO DO TRABALHO MARTIMO, diante processo DRT do ____________ que em que consta interessada no a DE APROVAO DE INSTALAES

firma__________________________________ resolve expedir o presente Certificado de Aprovao de Instalaes - CAI para o local de trabalho, sito na _____________________________________n. __________, na cidade de ______________________________ neste Estado. Nesse local sero exercidas atividades __________________________________________ por um mximo de _____________________ empregados. A expedio do presente Certificado feita em obedincia ao art. 160 da CLT com a redao dada pela Lei n. 6.514, de 22.12.77, devidamente regulamentada pela NR 02 da Portaria n. 35 de 28 e no isenta a firma de posteriores inspees, a fim de ser observada a manuteno das condies de segurana e medicina do trabalho previstas na NR.

Nova inspeo dever ser requerida, nos termos do 1o do citado art. 160 da CLT, quando ocorrer modificao substancial nas instalaes e/ou nos equipamentos de seu(s) estabelecimento(s).

_______________________________ Diretor da Diviso ou Chefe da Seo

de Segurana e Medicina do Trabalho ____________________________ Delegado Regional do Trabalho ou do Trabalho Martimo DECLARAO DE INSTALAES (MODELO) (NR 2) 1.Razo Social: CEP: Fone:

CGC: Endereo: Atividade principal: N. de empregados (previstos) Masculino: Maiores: Menores: Feminino: Maiores: Menores: 2.Descrio das Instalaes e dos Equipamentos (dever ser feita obedecendo ao disposto nas NR 8, 11, 12, 13, 14, 15 (anexos), 17, 19, 20, 23, 24, 25 e 26) (use o verso e anexe outras folhas, se necessrio). 3.Data: ____/____/19___ ________________________________________________ (Nome legvel e assinatura do empregador ou preposto)

Instruo Normativa n. 001, de 17 de maio de 1983 O Secretrio de Segurana e Medicina do Trabalho, tendo em vista a Lei n. 6.514, de 22.12.77, que alterou o Captulo V, da Consolidao das Leis do Trabalho - CLT, no uso das atribuies que lhe so conferidas pelo art. 2 da Portaria Ministerial n. 3.214, de 08.06.78, e, ainda, considerando: a) que a inspeo prvia de instalaes para expedio do Certificado de Aprovao de Instalaes CAI, cuja vigncia alcana mais de 37 (trinta e sete) anos constitui um ato de realizao cada vez mais difcil; b) que a multiplicao de estabelecimentos, bem como a expanso geogrfica dos diferentes setores de atividade, acompanhando a prpria urbanizao acelerada, impede uma adequada disponibilidade de recursos humanos e materiais capazes de manter atualizada e plena aquela inspeo prvia; c) que, por tais razes, o novo texto da NR 2 institui a Declarao de Instalaes da empresa; d) que tal declarao, alm de coadunar-se com o esprito do Programa Nacional de Desburocratizao, corrige a impraticabilidade atual,

RESOLVE:

Baixar a presente Instruo Normativa - IN com a finalidade de disciplinar o mecanismo de funcionamento da Declarao de Instalaes da empresa, que passar a ser o seguinte: 1. A empresa fornece a declarao DRT, contra-recibo. 2. A empresa retm uma cpia juntamente com o croquis das instalaes, de modo a t-los disponveis para demonstrao ao Agente da Inspeo do MTb, quando este exigir. 3. A DRT armazenar as declaraes em arquivo especfico, com registro simples, sem processo. 3.1. A DRT utilizar o arquivamento tradicional das declaraes ou a microfilmagem, se dispuser de tal recurso. 4. Em perodos dependentes da prpria capacidade fiscalizadora da DRT, esta dever s parar, aleatoriamente e/ou por indcios a seu alcance, algumas declaraes para comprovao atravs de visitas fiscalizadoras. 5. O modelo, anexo a esta IN, dever ser adotado pelas empresas como forma e orientao para preenchimento da declarao de instalaes. 6. As dvidas na aplicao da presente IN e os casos omissos sero dirimidos pela SSMT. 7. Esta Instruo Normativa entrar em vigor na data de sua publicao. DAVID BOIANOVSKY

DECLARAO DE INSTALAES (MODELO) (NR 2) 1.Razo Social: CEP: Fone: CGC: Endereo: Natureza da Atividade: N. de empregados (existentes ou previstos) Masculino: Maiores: Menores: Feminino: Maiores: Menores:

2.Descrio das Instalaes e dos Equipamentos (dever ser feita obedecendo ao disposto nas NR 8, 10, 11,12, 13, 14, 15 (anexos), 17, 19, 20, 23, 24, 25 e 26). 3.Data: ____/____/19___ ________________________________________________ (Nome legvel e assinatura do representante da empresa) Nome legvel e assinatura do Engenheiro de Segurana e Registro na SSMT/MTb. Fonte: MTE

Vous aimerez peut-être aussi