Vous êtes sur la page 1sur 24

Reviso de Economia - Inflao 1.

Prova: CESPE - 2011 - Instituto Rio Branco A respeito do Plano Real, que se destacou, na economia brasileira, por ter sido eficaz no combate inflao, assinale a opo correta. a) A queda duradoura da inflao foi facilitada pela reduo da demanda agregada e pela expanso da entrada de capitais no perodo de vigncia do plano. b) O sucesso desse plano deveu-se, em parte, poltica monetria expansionista combinada com forte ajuste fiscal.

c) Reservas elevadas, abertura comercial e valorizao cambial contriburam para restringir a alta dos preos internos. d) A poltica cambial caracterizou-se pela fixao da taxa de cmbio real bem como da taxa de cmbio nominal. e) O diagnstico da inflao, no mbito desse plano, exclua o carter inercial da alta de preos no Brasil.

Reviso de Economia - Inflao Prova: FMP-RS - 2011 - TCE-RS - Auditor Pblico Indique a opo que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir. Os aumentos salariais acima dos nveis de produtividade geralmente so associados a um tipo de inflao denominado _______________________. a) inflao de custos. b) inflao de demanda c) inflao inercial d) inflao monetria e) estagflao

Reviso de Economia - Inflao Prova: FGV - 2011 - SEFAZ-RJ - Auditor Fiscal da Receita A inflao acumulada nos ltimos doze meses encontra-se no ms de abril de 2011 acima da meta de inflao adotada no pas. Para trazer de volta a inflao para a meta, a melhor combinao de polticas monetria e fiscal , respectivamente,

a) elevao da Selic e dos gastos do governo. b) reduo da Selic e dos gastos do governo. c) elevao da Selic e contrao dos gastos do governo. d) reduo dos gastos do governo e da Selic. e) reduo dos gastos do governo e elevao da Selic.

1.Prova: CESGRANRIO - 2009 - SFE - Economista Traada no grfico entre a taxa de desemprego (eixo horizontal) e a taxa de inflao (eixo vertical), a posio da Curva de Phillips de longo prazo a) mostra como o desemprego diminui quando a inflao aumenta. b) se altera com a poltica monetria expansiva. c) depende do valor das expectativas de inflao. d) vertical, na taxa natural de desemprego da economia. e) horizontal, na taxa de inflao esperada.

2.Prova: CESGRANRIO - 2008 - BNDES Profissional Bsico - Especialidade - Economia Parte superior do formulrio A Curva de Philips de curto prazo, representada por AB no grfico abaixo, no estvel, tornando-se, a longo prazo, vertical, como CD.

Assim, pode-se afirmar que a) a taxa natural de inflao representada por E no grfico. b) a taxa natural de desemprego representada por B no grfico. c) a inflao tende a desacelerar caso se mantenha continuamente a taxa de desemprego em C. d) AB altera sua posio na medida em que as expectativas de inflao se ajustam. e) AB altera sua posio na medida em que CD se desloca para a direita.

3.Prova: CESGRANRIO - 2011 - TRANSPETRO Economista Jnior O grfico da curva de Phillips de longo prazo, com a taxa de desemprego na abscissa e a taxa de inflao na ordenada, vertical porque a:

a) produo responde s flutuaes da demanda agregada. b) expectativa de inflao tende a igualar a inflao, a longo prazo. c) demanda agregada na economia no varia. d) inflao no longo prazo tende a ser declinante. e) taxa natural de desemprego varia com a demanda agregada. Parte inferior do formulrio

4. Prova: FCC - 2008 - METR-SP - Analista Treinee - Economia A Curva de Phillips expressa o conflito existente no curto prazo entre dois objetivos de poltica econmica. So eles:

a) aumento da taxa de crescimento econmico e distribuio mais eqitativa da renda nacional. b) diminuio do dficit pblico e reduo da carga tributria. c) diminuio da taxa de inflao e aumento da taxa de emprego. d) reduo das disparidades regionais de renda e aumento da taxa de crescimento da economia. e) supervit no balano de transaes correntes e estabilidade da taxa de cmbio.

5. Prova: CESGRANRIO - 2008 - Petrobrs Economista A figura abaixo mostra, em linha cheia, a Curva de Phillips de uma certa economia, supondo um determinado nvel de expectativas de inflao.

Caso as expectativas de inflao diminuam, a Curva de Phillips mudaria para uma posio como a) AB. b) CD. c) CF. d) EF. e) BD.

6.Prova: CESGRANRIO - 2011 - TRANSPETRO Economista Jnior Considere o modelo IS/LM/BP para uma economia com taxa de cmbio fixa, em uma situao de alta mobilidade do capital financeiro internacional. Nesse caso, a poltica a) monetria contracionista acarreta fortes perdas de reservas internacionais. b) monetria tem capacidade reduzida de alterar a taxa de juros da economia.

c) fiscal expansionista acarreta fortes perdas de reservas internacionais. d) fiscal expansionista acarretar superavits oramentrios do governo. e) fiscal tem capacidade reduzida de alterar o produto da economia

7.Prova: CESGRANRIO - 2009 - BNDES - Profissional Bsico Economia O grfico abaixo representa o modelo IS/LM para uma economia aberta, com mobilidade imperfeita do capital financeiro internacional e regime cambial flutuante. Suponha que uma crise internacional desloque, inicialmente, a IS e a BP para as linhas tracejadas no grfico.

Em consequncia, a curto prazo, ocorreria a) aumento da demanda por bens e servios e valorizao cambial. b) aumento da inflao e da demanda por bens e servios. c) queda na demanda por bens e servios e desvalorizao cambial. d) reduo da taxa de desemprego e valorizao cambial. e) reduo do deficit pblico e maior tendncia inflacionria.

8. Prova: CESGRANRIO - 2010 - ELETROBRS Economista O grfico abaixo representa o modelo IS/LM/BP aplicado a certo pas. As posies iniciais das curvas IS, LM e BP so representadas pelas linhas cheias. As posies das linhas tracejadas, IS' e BP', mostram a reao de curto prazo da economia a uma variao da demanda agregada.

As mudanas no grfico so consistentes com um(a) a) aumento da demanda externa pelos produtos da economia, sendo o regime cambial fixo. b) aumento da demanda autnoma interna, sendo o regime cambial fixo. c) aumento da demanda agregada pelos bens e servios da economia, sendo o regime cambial flutuante. d) reduo da demanda agregada pelos bens e servios da economia, sendo o regime cambial flutuante. e) poltica fiscal expansiva, sendo o regime cambial fixo.

Vous aimerez peut-être aussi