Vous êtes sur la page 1sur 3

01.

(FATEC) No sculo XIX, a Inglaterra pressionou diversos pases para acabar com o protecionismo comercial e com a existncia do trabalho compulsrio. Esta situao culminou, em 1845, com o "Bill Aberdeen". Neste contexto o Brasil sancionou, em 1850, a "Lei Eusbio de Queirs" tratando: a) da extino do sistema de parceria na lavoura cafeeira; b) da manuteno dos arrendamentos de terras; c) da extino do trfico indgena entre o norte e o sul do pas; d) da manuteno do sistema de colonato na lavoura canavieira; e) da extino do trfico negreiro. 02. A vida poltico-partidria do Segundo Reinado estava marcada pela disputa entre o Partido Conservador e o Partido Liberal. Os dois partidos se caracterizavam por, exceto: a) defender a monarquia e a preservao do "status quo"; b) representar os interesses da mesma elite agrria; c) possuir profundas diferenas ideolgicas e de natureza social; d) ter origem social semelhante; e) alternarem-se no poder, com predomnio dos conservadores. 03. (UCSAL) A Tarifa "Alves Branco", de 1844, como ficou conhecido o decreto do Ministro da Fazenda, foi uma medida de carter: a) reformista b) monopolista c) protecionista d) mercantilista e) cooperativista 04. (UCSAL) A introduo da mo-de-obra do imigrante na economia brasileira contribuiu para a: a) desestruturao do sistema de parceria na empresa manufatureira; b) implantao do trabalho assalariado na agricultura alimentcia; c) expanso do regime de co-gesto nas indstrias alimentcias; d) criao de uma legislao trabalhista voltada para a proteo do trabalho; e) reordenao da estrutura da propriedade rural nas reas de produo aucareira. 05. (UBC) A Lei de Terras de 1850 garantia que no Brasil: a) os escravos, aps sua libertao, conseguissem um lote de terras para o cultivo de subsistncia; b) os brancos pobres ficassem ligados como meeiros aos grandes proprietrios de terras;

c) todas as terras fossem consideradas devolutas e, portanto, colocadas disposio do Estado; d) a posse de terra fosse conseguida mediante compra, excluindo as camadas populares e os imigrantes europeus da possibilidade de adquiri-la. e) n.d.a. 06. (UNIFENAS) A Questo Christie refere-se a: a) Aliana entre Brasil, Argentina e Uruguai. b) Atritos entre a Inglaterra e diversos pases da Amrica Latina. c) Aliana da Inglaterra com a Argentina contra o Brasil. d) Atritos entre a Inglaterra, Argentina e Uruguai. e) Atritos diplomticos entre Inglaterra e Brasil. 07. (UBC) Na Guerra do Paraguai (1865 - 1870), o Brasil teve como aliados: a) Bolvia e Peru b) Uruguai e Argentina c) Chile e Uruguai d) Bolvia e Argentina e) n.d.a. 08. (FGV) "Ser o suplcio da Constituio, uma falta de conscincia e de escrpulos, um verdadeiro roubo, a naturalizao do comunismo, a bancarrota do Estado, o suicdio da Nao." No texto acima, o deputado brasileiro Gaspar de Silveira Martins est criticando: a) a proposta de Getlio Vargas de reduzir a remessa de lucros; b) o projeto da Lei dos Sexagenrios, do gabinete imperial da Dantas; c) o projeto de legalizar o casamento dos homossexuais, de Marta Suplicy; d) a proposta de dobrar o salrio mnimo, de Roberto de Campos; e) o projeto de Lus Carlos Prestes de uma "Repblica Sindicalista". 09. (FAZU) As estradas de ferro brasileiras, no Segundo Reinado, concentravam-se, sobretudo, nas regies de produo: a) do fumo b) do milho c) do cacau d) do caf e) do feijo 10. (FESP) Assinale a alternativa que no contm uma caracterstica referente ao perodo do Segundo Reinado (1845 - 1889):

a) fim do trfico negreiro; b) elaborao da primeira Constituio brasileira; c) domnio do caf no quadro das exportaes brasileiras; d) incio da propaganda republicana; e) participao na Guerra do Paraguai.

Resoluo:
01. E 05. D 09. D 02. C 06. E 10. B 03. C 07. B 04. B 08. B

Vous aimerez peut-être aussi