Vous êtes sur la page 1sur 6

Aula 02

O PERODO IMPERIAL (1822-1889)


Para melhor compreender o Perodo Imperial englobaremos nele o Perodo Joanino (18081822). A chegada da corte real portuguesa ao Brasil no incio do sculo XIX, alterar profundamente o destino da colnia. Mesmo quando, em 1821, D Joo retorna a Portugal, a maior parte da corte continua no Brasil e participar do processo de independncia. H, deste modo, uma certa continuidade entre o Perodo Joanino e o dito Perodo Imperial. De qualquer maneira e para efeitos didticos, dividiremos a histria do Imprio propriamente dito em trs perodos: I Reinado (1822-1831), Regncias (1831-1840) e II Reinado (18401889).

situao de colnia, pois esta medida rompe francamente com o estipulado pelo Pacto Colonial. Neste mesmo ano, D. Joo revoga o Alvar de 1785 que proibia a manufaturas, permitindo o ressurgimento das mesmas na colnia. - Tratados de 1810: foram acordos celebrados entre Portugal e Inglaterra em que esta garantia tarifas alfandegrias privilegiadas (15%) para a venda de seus produtos aqui no Brasil. - Revoluo do Porto 1820: foi uma revoluo liberal conduzida pela burguesia portuguesa que fazia trs reivindicaes especiais: criao de uma constituio para Portugal, eliminando desta forma o absolutismo; retorno da Corte a Portugal; reconduo do Brasil condio de colnia. A insistncia dos revolucionrios neste ltimo quesito, levar ao rompimento do Brasil com Portugal.

As ocorrncias perodo foram:

mais

importantes

deste

- Abertura dos Portos em 1808: D. Joo logo que desembarca no Brasil, atendendo compromissos assumidos com os ingleses, franqueia os portos brasileiros s naes amigas. Deste modo, na prtica, se encerra a

administrao e do assassinato de liderana do Partido Brasileiro (Lbero Badar), D. Pedro renuncia em abril de 1831.

A grande marca deste perodo ser a disputa ente o Partido Portugus (que governa o Brasil recm-independente) e o Partido Brasileiro. As ocorrncias mais importantes do perodo foram: - Constituio 1824: primeira carta brasileira, foi outorgada (imposta) por D. Pedro I. Institui, alm dos 3 poderes clssicos (Legislativo, Executivo e Judicirio) o Poder Moderador ocupado exclusivamente pelo imperador. Voto censitrio (exigncia de renda para votar e ser votado) Unitarismo (poder central controlado fortemente pelo Rio de Janeiro) - Confederao Equador: rebelio que estoura em Pernambuco contra a outorga da carta e o autoritarismo de D. Pedro I. - Guerra Cisplatina: Uruguai anexado ao Brasil em 1821. Em seguida, 1825, inicia seu processo de independncia quando ento, Brasil e Argentina brigam pelo controle do Uruguai. Finalmente, em 1828, surge o Uruguai como nao autnoma. - Abdicao: depois de muita presso de m

Perodo marcado por grande turbulncia poltica e risco de fragmentao territorial por causa da ecloso de grandes rebelies provinciais (Farroupilha, Cabanagem, Balaiada, Sabinada). Divide-se em Avano Liberal e Regresso Conservador. AVANO LIBERAL: descentralizao do poder marcado por

- Guarda Nacional: fora militar paralela ao exrcito; latifundirios recebem a patente de coronel e podem armar seus pees e jagunos para reprimir revoltas populares e restauradoras. - Cdigo Penal: possibilidade dos latifundirios nomearem os juzes de paz. - Ato Adicional de 1834: reforma na constituio imperial, onde se toma as seguintes medidas: Instalao do federalismo (maior autonomia para as provncias); Criao das Assembleias Legislativas provinciais; Criao da Regncia Una; Extino do Conselho de Estado.

- REGRESSO CONSERVADOR: marcado pela centralizao do poder no Rio de Janeiro Criada a Lei Interpretativa do Ato Adicional que desfaz vrias das medidas tomadas em 34.

- Caf no Vale do Paraba (produo tradicional, escravista) e no Oeste de So Paulo (produo moderna, usa mo de obra imigrante) - Tarifa Alves Branco (1844): sobe as tarifas alfandegrias sobre os importados para 30% e 60%.

II REINADO (1840-1889)
Perodo marcado por grande estabilidade econmica e poltica. Os principais responsveis por isso o aumento das exportaes de caf e a adoo do Parlamentarismo. A maior parte do II Reinado ver os dois partidos, Liberal e Conservador, se revezando no poder.

- 1850 Lei Eusbio de Queirs: fim do trfico negreiro. Libera capital do trfico escravocrata para outros setores (indstria, comrcio, servios) Desenvolvimento das cidades Reforo dos novos grupos sociais urbanos

Necessidade de substituio mo-deobra escrava por livre (imigrao) Lei de Terras (1850) = acesso terra somente comprando-a

Exerccios
1. Examinando a transmigrao da Famlia Real para o Brasil pode mos concluir que: LEIS ABOLICIONISTAS - Lei do Ventre Livre (1871): liberta da condio de cativo as crianas nascidas de ventre escravo a partir desta data. - Lei dos Sexagenrios (1885): liberta os escravos com 65 anos ou mais. - Lei urea (1888): abole definitivamente a escravido no Brasil. I Foi um ato voluntrio e isolado de Portugal, sem vinculao com o contexto poltico europeu: II No campo econmico provocou profundas mudanas no Brasil. III Abriu caminho para soberania nacional. IV A posio comercial inglesa foi mais favorecida que a dos portugueses.

POLTICA EXTERNA: Conflitos com o Prata intervindo e derrubando governos, no Uruguai (Oribe e Aguirre), na Argentina (Rosas) e no Paraguai (Solano Lopez). Ocorre tambm a Questo Christie, na qual, entre 1863-65, o Brasil rompe relaes diplomticas com os ingleses.

Com base na anlise, assinale a alternativa correta. a) Somente II, III e IV esto corretas. b) Somente II e IV esto corretas. c) Somente III e IV esto corretas. d) Somente I, II e III esto corretas. e) Todas esto corretas.

2. (UNIFOR/CE) A vinda da Corte para o Brasil marca a primeira ruptura definitiva do Antigo Sistema Colonial. (Fernando A Novais. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial. So Paulo: Hucitec, 1981. p. 298) A ruptura a que o autor se refere estava intimamente relacionada, dentre outros fatores, deciso da Coroa portuguesa de: a) conceder liberdade para o estabelecimento de fbricas nas cidades brasileiras. b) interromper o comrcio de escravos praticado entre a colnia e a Inglaterra. c) proibir o comrcio de manufaturas feito entre a colnia e a burguesia inglesa. d) romper os laos comerciais com Inglaterra por exigncia dos franceses. a

4. (PUC-RS) O Perodo Regencial, iniciado com a abdicao de D. Pedro I (1831) e encerrado com a aprovao da maioridade de D. Pedro II (1840), caracterizou-se pela: a) normalidade democrtica, superadas as vrias revoltas ocorridas contra o autoritarismo de D. Pedro I; b) instabilidade poltica, gerada por revoltas ocorridas nas provncias, que reivindicavam maior autonomia; c) proclamao de uma Repblica Provisria, com a eleio direta dos Regentes para um mandato de quatro anos; d) revogao da Constituio de 1824, de carter autoritrio, e convocao de uma nova Assembleia Constituinte no Brasil; e) elevao do Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves pois, com a morte de D. Joo VI, D. Pedro I herdou o trono de Portugal de seu pai.

e) abrir os portos brasileiros ao livre-comrcio com as naes amigas.

3. O fechamento da Assembleia Constituinte, por D. Pedro I, em novembro de 1823... a) impediu a tentativa de recolonizao portuguesa e eliminou a influncia poltica da Igreja Catlica. b) isolou politicamente o imperador e determinou o imediato final do Primeiro Reinado brasileiro. c) representou a centralizao do regime monrquico e provocou reaes separatistas. d) ampliou a fora poltica dos estados do nordeste e facilitou o avano dos projetos federalistas. e) assegurou o carter liberal da nova Constituio e aumentou os poderes do judicirio. 5. (UFMT) Aps a abdicao de D. Pedro I, seguiu-se o Perodo Regencial (1831-1840), uma poca turbulenta da Histria do Brasil. Sobre o perodo, assinale a afirmativa correta: a) De 1831 a 1840, o Brasil foi governado por uma regncia nica, tendo frente o padre Diogo Antnio Feij. b) Ocorreu a vitria das foras governamentais sobre os revoltosos farroupilhas, que foram exilados na Argentina. c) Houve uma diviso entre as elites polticas dominantes, fato que favoreceu a exploso de revoltas regionais.

d) O Exrcito foi extinto e em seu lugar foi criada a Guarda Nacional com a funo de proteger as fronteiras nacionais. e) A tendncia descentralizadora do Primeiro Reinado foi substituda por um forte centralismo.

Gabarito
1-A 2-E 3-C 4-B 5-C

Vous aimerez peut-être aussi