Vous êtes sur la page 1sur 12

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA

Concurso de Provas e Ttulos para Concesso do Ttulo de Especialista em Psicologia e seu Respectivo Registro

1. Psicologia Clnica

Conhecimentos Especficos

INSTRUES Voc est recebendo uma Folha Definitiva de Respostas e este Caderno contendo 60 questes. Preencha com seu nome e nmero de inscrio os espaos indicados na capa deste caderno. Leia cuidadosamente as questes e escolha a resposta que voc considera correta. Responda a todas as questes. Anote na tira a alternativa que julgar certa e transcreva-a para a Folha Definitiva de Respostas, com caneta de tinta azul ou preta. A durao da prova de 3 horas e 30 minutos. Ao terminar a prova, voc entregar ao fiscal a Folha Definitiva de Respostas. Divulgao do gabarito: a partir de 22.04.2004 Dirio Oficial da Unio Internet: www.vunesp.com.br Divulgao dos resultados: a partir de 10.05.2004 Dirio Oficial da Unio Internet: www.vunesp.com.br AGUARDE A ORDEM PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTES

18.04.2004 Manh

CFP-PsicologiaClnica_Manh

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 01. Pode-se afirmar que as concepes emergentes que se consolidam na rea da psicologia clnica enfatizam, na realizao de atendimentos e pesquisas, (A) a uniformidade metodolgica. (B) as solicitaes do ambiente. (C) a integrao entre teorias distintas. (D) o contexto social. (E) as origens dos transtornos psquicos.

04. O psiclogo que atua na assistncia psicolgica em um contexto hospitalar, poder ser solicitado, em uma interconsulta, a (A) colocar seu conhecimento disposio dos profissionais da equipe para maior compreenso sobre a dinmica de seus pacientes. (B) trabalhar terapeuticamente os entraves que impedem o bom relacionamento entre os diversos profissionais que integram uma equipe de sade. (C) atender aos familiares de um paciente antes da realizao de um procedimento cirrgico de maior gravidade. (D) atender a um paciente juntamente com o mdico responsvel pelo acompanhamento clnico e medicamentoso. (E) acompanhar terapeuticamente um paciente no intervalo entre as suas consultas mdicas com os clnicos e especialistas. 05. Num servio de atendimento psicolgico, o procedimento realizado com o objetivo de avaliar a demanda de um cliente para realizar um encaminhamento denominado (A) avaliao prospectiva. (B) avaliao preliminar. (C) entrevista de triagem. (D) entrevista prognstica. (E) classificao nosolgica. 06. Ao realizarem seu trabalho junto a equipes multidisciplinares, os psiclogos utilizam-se de diversos recursos tcnicos, como por exemplo, entrevistas, observao, testes psicolgicos, atendimentos individuais ou grupais, tcnicas diretivas ou de estrutura livre. Esse fato (A) ilustra uma tentativa de retomar sua identidade.

02. Um dos principais fatores responsveis pelo ingresso dos psiclogos nas equipes multiprofissionais do sistema de sade pblica brasileiro foi (A) a demanda organizada pela populao, solicitando o ingresso dos psiclogos nos servios de atendimento em hospitais e ambulatrios. (B) o poder da categoria profissional dos psiclogos para interferir na elaborao de polticas pblicas de sade. (C) a tentativa do Estado de diminuir os custos hospitalares, ampliando a ateno secundria e primria sade da populao. (D) a deciso conjunta entre representantes das instituies formadoras dos psiclogos e do Estado para a incluso desse profissional junto aos servios pblicos. (E) a interveno do Conselho Federal de Psicologia junto ao Estado para disponibilizar os recursos da categoria junto s instituies pblicas de sade.

03. As polticas pblicas, atualmente implementadas na rea da sade, so orientadas por alguns vetores. Dentre eles, podem-se citar: (A) a realizao de trabalhos em equipes multiprofissionais, o resgate do modelo didico de atendimento e a padronizao do setting. (B) a uniformidade nos procedimentos e tcnicas, o atendimento individualizado aos usurios e o trabalho orientado para a ateno secundria. (C) a delimitao clara entre distintas abordagens tericas, a padronizao do setting e a vinculao dos objetivos de trabalho s necessidades individuais. (D) a ampliao do atendimento em psicoterapia, a especializao dos profissionais e a realizao do trabalho em equipes multidisciplinares. (E) a nfase nas necessidades coletivas, a construo de modelos alternativos de ateno e promoo da sade e a necessidade de trabalhos integrados.

(B) conduz a uma desespecializao da sua funo. (C) expressa a falta de referenciais tericos consistentes para sua atuao. (D) identifica uma compreenso inadequada sobre seu papel na equipe. (E) aponta uma formao deficiente por parte dos psiclogos. 07. O trabalho de uma equipe multiprofissional (A) requer coeso e articulao de todos os membros dessa equipe em torno de um objetivo comum. (B) exige uma delimitao clara dos limites e recursos exclusivos de cada profissional dessa equipe. (C) implica uma justaposio dos conhecimentos de cada profissional que compe essa equipe. (D) sugere de todos os elementos dessa equipe a adoo de um referencial terico comum. (E) solicita a participao direta de todos os profissionais dessa equipe em todos os atendimentos realizados.

CFP-PsicologiaClnica_Manh

08. Kadzin (1994) estima que pode haver mais de 400 diferentes abordagens psicoterapia. No entanto, por mais variados que sejam os procedimentos, as abordagens podem ser classificadas em trs grandes categorias. So elas: (A) terapias analticas, terapias humanistas e terapias alternativas. (B) terapias associativas, terapias diretivas e terapias reflexivas. (C) terapias orgnicas, terapias psicanalticas e terapias de aprendizagem. (D) terapias de insight, terapias comportamentais e terapias biomdicas. (E) terapias adaptativas, terapias reflexivas e terapias comportamentais.

11. Para que uma criana se sinta estimulada a ler, importante que ela conviva com pessoas que leiam para ela e com ambientes nos quais os livros estejam presentes. O processo de aprendizagem envolvido nesse processo o de (A) superjustificao. (B) modelao. (C) aprendizagem latente. (D) lei do efeito. (E) moldagem.

12. Existem vrias teorias para a compreenso da motivao humana. As anlises que adotam uma perspectiva evolucionista sobre o tema baseiam-se na premissa de que a motivao humana pode ser melhor entendida atravs (A) do conceito de homeostase ou de estabilidade fisiolgica. (B) dos estados internos de tenso que impelem as pessoas. (C) da presena de incentivos no ambiente externo. (D) do fenmeno de seleo natural. (E) da necessidade de uma auto-realizao inata, presente no ser humano.

09. Segundo uma abordagem psicanaltica para os atendimentos familiares, o principal objetivo de uma interveno teraputica seria a promoo de (A) modificaes no integrante da famlia que apontado como doente, para facilitar mudanas no grupo familiar. (B) maior integrao entre a famlia nuclear e a famlia de origem de cada elemento de um casal. (C) mudanas no modelo de interao do grupo familiar e no no comportamento dos indivduos do grupo. (D) interaes positivas entre o casal responsvel por um grupo familiar e no modificaes no comportamento do porta-voz do grupo. (E) confrontos diretos entre os integrantes da famlia e o membro doente do grupo, para liberar o potencial criativo da famlia.

13. Muitas vezes os profissionais da rea de sade encontram dificuldades para diagnosticar um quadro de depresso num adolescente. Um dos fenmenos que pode dificultar essa tarefa a presena de uma depresso mascarada. Nesse caso, (A) o comportamento reflete uma desorganizao do pensamento com episdios de hipersonia. (B) so observados sintomas fsicos e modificaes no comportamento habitual ao invs de sintomas psicolgicos. (C) so constatados episdios de sonambulismo, que passaram despercebidos pelos pais. (D) a compulso para mentir e realizar pequenos furtos acontece com freqncia. (E) a capacidade de concentrar-se nas atividades escolares se torna exacerbada.

10. Considerando-se a sensao e a percepo, correto afirmar que (A) a percepo responsvel pela recepo dos estmulos externos e a sensao, pela interpretao desses estmulos. (B) as duas funes envolvem a recepo e a tomada de conscincia das informaes provenientes do ambiente atravs dos rgos sensoriais. (C) a sensao envolve um processo de aprendizagem para decodificar os dados coletados atravs da percepo do ambiente. (D) o processo de percepo no envolve uma tomada de conscincia, j a sensao um processo intimamente relacionado com a cognio. (E) a sensao o processo de coleta de informaes do meio, enquanto que a percepo o processo de organizao e interpretao dos dados sensoriais.
CFP-PsicologiaClnica_Manh

14. No trabalho de atendimento realizado com idosos, freqente a constatao da presena de uma atitude contemplativa, fazendo com que eles se ocupem do relato minucioso de situaes do passado, permanecendo nessa tarefa completamente absorvidos, questionando-se sobre o que realizaram. Essa atitude reflete (A) uma necessidade de redefinir a prpria identidade. (B) uma deteriorao da memria de curto prazo. (C) sentimentos depressivos que precisam ser medicados. (D) impedimentos para entrar em contato com a realidade. (E) atitude de apatia e desorganizao das estruturas egicas. 4

15. Um terapeuta recebe, para uma hora de jogo diagnstica, uma menina de 7 anos muito bem arrumada e perfumada que revela cuidado extremo com sua aparncia. Foi trazida para avaliao por estar angustiada e ter atitudes muito repetitivas. No consegue brincar ou concluir suas tarefas da escola porque perde muito tempo organizando-se para realizar suas atividades. Durante a entrevista ldica, mostra-se insegura, pede licena para tudo e preocupa-se em no sujar nada e em deixar tudo organizado, o que interfere nas brincadeiras que planeja. A dinmica dessa criana revela (A) um modo de brincar estereotipado e uma falta de resposta afetiva, caractersticos de um quadro fbico. (B) a presena de atitudes de hostilidade latentes, com descarga de impulsos tpicas de um quadro pr-psictico. (C) uma modalidade de brincar rgida, no adaptativa, prpria de crianas com componentes neurticos. (D) ausncia de comunicao e modalidade patolgica do funcionamento egico, caracterizando um distrbio borderline. (E) labilidade de humor e aes auto-agressivas, identificadas nos distrbios de ansiedade. 16. Uma mulher procura atendimento mdico h 8 anos, queixando-se de ter sido acometida de uma srie de doenas de origem misteriosa. Ao comentar sobre o seu caso, relata que dores de cabea devastadoras foram seguidas por meses de dores crnicas nas costas. Depois, desenvolveu problemas respiratrios, que a obrigavam a fazer muita fora para respirar. O que a preocupa atualmente uma forte dor de estmago. Os mdicos foram incapazes de encontrar qualquer base orgnica para suas enfermidades. O quadro descrito ilustra um caso de (A) doena psicossomtica. (B) hipocondria. (C) transtorno de converso. (D) distrbio de simulao. (E) distrbio de somatizao. 17. Uma jovem procura um servio de sade mental e refere um grande sentimento de vazio, mesmo quando est junto de seu namorado, que ela descreve como sendo muito gentil, amvel e tolerante com suas freqentes crises de cimes e sua impulsividade. Tem muito medo de que ele a abandone. Numa das brigas do casal, ela o acusa de no se importar com ela e, ao v-lo se afastar, comea a bater a cabea na parede. Refere ainda episdios nos quais se envolveu em lutas corporais com pessoas que a desapontaram e se queixa de, s vezes, comer compulsivamente. O quadro apresentado caracteriza um transtorno da personalidade (A) histrinica. (B) narcisista. (C) paranide. (D) borderline. (E) dependente.

18. A caracterstica essencial do transtorno da personalidade anti-social a presena de uma tendncia a (A) planejar meticulosamente suas aes e seu futuro. (B) enganar e a manipular as pessoas ao seu redor. (C) preocupar-se excessivamente com sua prpria segurana. (D) controlar meticulosamente manifestaes de agressividade. (E) apresentar auto-estima prejudicada.

19. Os diagnsticos e prognsticos especficos para os quadros de psicopatias, em geral, so complexos porque os indivduos acometidos por esse transtorno (A) podem encobrir tanto personalidades psicticas quanto neurticas. (B) tm como ponto de fixao sentimentos de intensa aglutinao egica. (C) fazem uma utilizao da linguagem caracterstica do processo primrio. (D) demonstram um processo de simbolizao extremamente bem sucedido. (E) estabelecem contatos interpessoais que encobrem introjees macias.

20. Os responsveis pelos maiores ndices de mortalidade, entre todos os tipos de transtornos mentais, so os transtornos (A) de humor. (B) de ansiedade. (C) dissociativos. (D) somatoformes. (E) alimentares.

21. Os testes grficos so considerados instrumentos importantes para a coleta de dados realizada durante um processo psicodiagnstico porque (A) solicitam, para avaliar as pessoas, uma tarefa simples, com a qual esto muito familiarizadas. (B) detectam, com maior preciso, os nveis profundos de integrao e de estrutura da personalidade. (C) minimizam a participao da linguagem e, conseqentemente, do processo secundrio. (D) no so contaminados pelas ansiedades e angstias despertadas pelos testes verbais. (E) evidenciam o controle motor de um indivduo, e conseqentemente, seu controle de impulsos.

CFP-PsicologiaClnica_Manh

22. O CFP, preocupado com a qualidade dos testes psicolgicos, aps a constituio de uma Comisso para Avaliao dos Testes Psicolgicos que so comercializados, divulgou uma lista, contendo o nome dos testes psicolgicos que receberam parecer favorvel. O CFP determina que os processos de avaliao, realizados em data anterior da publicao dessa lista, nos quais foram utilizados testes que no receberam parecer favorvel, (A) sejam realizados novamente nos prazos determinados pelo CFP. (B) tenham as decises que fundamentaram impugnadas. (C) tenham excludos de suas concluses os dados obtidos a partir desses testes. (D) sejam mantidos sem alteraes. (E) sejam anulados, somente se forem objeto de denncia junto ao CFP.

25. Um psiclogo realiza uma pesquisa com clientes de um servio de atendimento psicolgico. Todos os participantes foram informados sobre o propsito da pesquisa e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Aps o encerramento da pesquisa, os participantes (A) no tero acesso aos resultados da pesquisa porque o termo de consentimento prev o sigilo em relao aos dados obtidos. (B) devero receber, por escrito, os resultados obtidos atravs da pesquisa realizada. (C) tm resguardado o direito de acesso aos resultados da pesquisa se assim o desejarem. (D) devero ser convocados para uma apresentao dos resultados da pesquisa. (E) podero ou no ter acesso aos dados da pesquisa, de acordo com o critrio estabelecido pelo pesquisador.

23. Um psiclogo recebe, em seu consultrio, um jovem de 17 anos, solicitando atendimento psicolgico. Nesse caso, o psiclogo (A) s poder iniciar um atendimento teraputico com o jovem aps informar o fato aos seus responsveis legais. (B) poder atender o jovem sem o conhecimento dos pais se ele tiver autonomia financeira. (C) no poder atender o jovem se os pais no participarem do atendimento. (D) poder atender o jovem sem informar aos pais porque a demanda pelo atendimento partiu dele. (E) s poder atender o jovem sem o conhecimento dos pais se o caso no envolver qualquer tentativa de suicdio ou consumo de substncias psicoativas.

26. No enunciado desta questo sero descritas duas tcnicas especficas de contracondicionamento, utilizadas por terapeutas comportamentais. Na primeira tcnica, uma reao negativa substituda por uma reao positiva de relaxamento. Na segunda, o terapeuta substitui uma reao positiva, ligada a um estmulo nocivo, por uma reao negativa. As tcnicas descritas so, respectivamente, (A) condicionamento aversivo e inundao. (B) dessensibilizao sistemtica e condicionamento aversivo. (C) treino de assertividade e condicionamento aversivo. (D) dessensibilizao sistemtica e terapia racional-emotiva. (E) treinamento cognitivo e condicionamento operante.

24. Um psiclogo-terapeuta encaminha uma criana atendida por ele para realizar uma avaliao com um psiclogo-especialista, situao prevista durante o contrato teraputico. A avaliao visava oferecer subsdios para a conduo do atendimento dessa criana. Nesse caso, as informaes obtidas devem ser apresentadas (A) aos responsveis pela criana, pelo prprio psiclogoespecialista que realizou a avaliao. (B) pessoa que foi objeto da avaliao, pelo psiclogoespecialista que a avaliou e, posteriormente, ao psiclogo-terapeuta. (C) ao psiclogo-terapeuta, que se encarregar posteriormente de informar os pais e a criana. (D) ao psiclogo-terapeuta da criana que se comprometer a manter sigilo sobre as informaes obtidas. (E) pelo psiclogo-especialista ao psiclogo-terapeuta, criana e aos seus responsveis conjuntamente.

27. Uma pessoa recebe o diagnstico de transtorno de pnico. Inicia uma terapia comportamental-cognitiva e aps a avaliao, seu terapeuta indica o seguinte procedimento: Voc deve dirigir-se ao local que lhe produz ansiedade e l exagerar seus sintomas at a sua ansiedade diminuir. No dia seguinte, retorne ao mesmo local e continue de onde parou. A tcnica indicada pelo terapeuta recebe o nome de (A) reestruturao cognitiva. (B) respirao controlada. (C) treinamento assertivo. (D) ensaio comportamental. (E) inteno paradoxal.

CFP-PsicologiaClnica_Manh

28. Numa anlise comportamental, so identificados os comportamentos-alvo e os eventos ambientais envolvidos com o problema trazido por um cliente. Esse processo tem por finalidade configurar um programa especfico para o tratamento que ser realizado. As estratgias e os procedimentos envolvidos nesse programa so (A) inteiramente informados e discutidos com o cliente. (B) definidos pelo terapeuta sem a participao do cliente. (C) discutidos com o cliente somente nos casos de fracasso no processo. (D) informados ao cliente somente se ele solicitar diretamente. (E) discutidos com o cliente dependendo do tipo de transtorno diagnosticado. 29. Existem numerosas tcnicas, segundo a concepo geral da terapia cognitiva, que so teis no tratamento de pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo. Numa delas, o terapeuta pode, ao invs de questionar diretamente as crenas de seu paciente obsessivo, assumir uma atitude neutra e estimular um perodo de mudana num dos comportamentos problemticos, seguido de uma avaliao. Nesse caso, o terapeuta prope um (A) exerccio gradual. (B) registro de pensamentos disfuncionais. (C) entendimento compartilhado do problema. (D) experimento comportamental. (E) treino de habilidades sociais. 30. Um dos pontos de concordncia entre tericos da terapia cognitiva e os psicanalistas a idia de que, no tratamento dos transtornos de personalidade, mais produtivo (A) atuar sobre a sintomatologia de um caso. (B) estimular uma relao transferencial positiva. (C) identificar e modificar os problemas nucleares. (D) esclarecer o paciente sobre a natureza crnica de seus problemas. (E) examinar a dinmica das estratgias defensivas utilizadas. 31. Para um terapeuta comportamental-cognitivista, a conceituao dos problemas do paciente fundamental para determinar a estratgia de tratamento. Nesse trabalho, fundamental (A) a escolha do padro de recompensa que ser aplicado para reforar os comportamentos funcionais do paciente. (B) o esclarecimento dos paradigmas que comprometem a adaptao do paciente. (C) a determinao dos padres utilizados para evitar os comportamentos disfuncionais do paciente. (D) a apresentao, para o paciente, das expectativas e metas que o terapeuta tem para ele. (E) a identificao dos esquemas que regem o processamento da informao e o comportamento do paciente. 7

32. Homem de 35 anos, com diagnstico de Transtorno Passivo-Agressivo e Dependncia h 4 anos, realiza atendimento psicolgico, desde ento. Vive com uma penso por invalidez e passa seus dias acordando tarde, lendo jornal e vendo TV. Expressa o desejo de voltar a trabalhar porque sente pena do esforo que a esposa faz para manter a casa, embora ela nunca o pressione para procurar emprego. Ele refere um medo constante de ter um colapso cardaco, embora no exista nenhum antecedente que justifique esse temor. Quando pressionado por parentes para tomar uma atitude, fica muito ansioso e ameaa se matar. Segundo a abordagem comportamental-cognitivista, podese identificar, no caso descrito, (A) falta de reforos negativos eficientes para modificar um padro de comportamento disfuncional. (B) comprometimento do insight do paciente sobre a cadeia de associaes que mantm um comportamento disfuncional. (C) dificuldades para alterar um padro disfuncional de comportamento, em funo de um ganho secundrio obtido. (D) dificuldade para alterar um padro inadequado de comportamento devido presena de sintomas depressivos. (E) comportamento oposicionista e autodestrutivo que impede o estabelecimento de padres mais adaptados de comportamento. 33. A reduo fenomenolgica coloca em evidncia a intencionalidade da conscincia, para a qual todo objeto do mundo, real ou ideal, remete camada primitiva da vivncia.
(Dartigues, 1973)

Essa frase ilustra uma convergncia entre a noo de intencionalidade da fenomenologia e a noo de (A) determinismo psquico da psicanlise. (B) inconsciente coletivo de Jung. (C) tele na tcnica do psicodrama formulada por Moreno. (D) vnculo na teoria de Pichon-Rivire. (E) campo definida por Kurt-Lewin. 34. A principal caracterstica da perspectiva fenomenolgica para a compreenso dos distrbios psquicos refere-se ao fato de que ela (A) coloca a pessoa na posio de um devoto observador externo que procura descrever as situaes da forma mais detalhada possvel. (B) prope a apresentao ordenada das relaes estabelecidas entre uma pessoa, suas figuras significativas e suas fantasias inconscientes. (C) valoriza as memrias subjacentes a cada uma das experincias vividas por uma pessoa no aqui-agora. (D) busca a descrio da existncia de uma pessoa, permanecendo fiel sua prpria qualidade de experincia. (E) conduz elucidao dos processos psquicos atravs dos quais a conscincia pode conduzir o homem a um afastamento de seu verdadeiro self.
CFP-PsicologiaClnica_Manh

35. Heidegger (1981), falando sobre a atuao do terapeuta, diz que ter considerao e pacincia com os outros, ou seja, solicitude, essencial num processo teraputico porque (A) revela uma aceitao incondicional das limitaes de uma pessoa. (B) apresenta s pessoas um princpio moral a ser seguido. (C) elimina as ansiedades de uma pessoa ao estabelecer contato com o meio. (D) permite um contato autntico do paciente consigo mesmo. (E) pressupe uma expectativa de que algo pode acontecer.

39. A terapia centrada na pessoa estabelece que o psicodiagnstico, (A) necessrio, pois define as atitudes mais adequadas para se estimular um cliente. (B) no necessrio para o processo teraputico de adultos, mas indispensvel para o atendimento de crianas. (C) necessrio somente nos casos em que o cliente foi encaminhado por terceiros. (D) necessrio psicoterapia, mas no utiliza como instrumentos os testes psicolgicos. (E) no necessrio psicoterapia, podendo prejudicar o processo teraputico. 40. Numa discusso em grupo, um homem se exalta, comea a falar alto e estende seu dedo indicador em direo ao rosto de um dos elementos do grupo que se ope s suas idias. Seu rosto est muito vermelho, e quando algum diz No fique to bravo!, ele responde bruscamente Mas eu no estou irritado. Esse episdio ilustra um conceito, apresentado pela teoria de Carl Rogers, denominado (A) acting out. (B) catarse. (C) incongruncia. (D) autenticidade. (E) dilema. 41. Uma caracterstica da terapia de grupos, que tem como orientao uma abordagem centrada na pessoa, que, nesse tipo de atendimento, (A) os prprios integrantes do grupo podem assumir o papel de terapeutas uns dos outros. (B) os integrantes do grupo podem clarificar os sentimentos e motivaes de seu terapeuta. (C) o terapeuta elege, entre os participantes, algum que ocupar o papel de ego-auxiliar do grupo. (D) o terapeuta assume uma postura diretiva, para estimular a tenso e a modificao do grupo. (E) o terapeuta um expectador do drama de cada um dos outros integrantes do grupo. 42. De acordo com a concepo de Perls, um dos tericos da Gestalt, o conjunto de comportamentos motores e verbais expressos e que so facilmente observveis e verificveis chamado de (A) persona. (B) couraa. (C) infraego. (D) esquema. (E) carter. 8

36. A principal contribuio da filosofia sartriana da existncia para a Psicologia, est relacionada ao pressuposto de que os estados psquicos (A) pertencem a uma dimenso do ser que fruto de uma experincia coletiva, histrica e compartilhada. (B) somente so passveis de investigao quando se transformam em aes reais, que podem ser percebidas pelo outro. (C) so fruto de uma iluso criada pelo homem para proteg-lo de seu aprisionamento ao mundo concreto. (D) no devem ser considerados menos acessveis reflexo do que os fenmenos externos, por serem subjetivos. (E) so acontecimentos que traduzem a tentativa do homem de suplantar um ideal de perfeio que a cultura lhe impe.

37. Segundo a perspectiva da terapia centrada na pessoa, a atitude mais importante de um conselheiro a de (A) clarificar e objetivar as motivaes de seu cliente. (B) assumir, na medida que for capaz, o quadro de referncia interior do cliente. (C) ouvir atentamente seu cliente e estimul-lo a se autodirecionar. (D) oferecer ao seu cliente uma apreciao realista sobre seus sentimentos. (E) esclarecer as atitudes e os desejos latentes de seu cliente.

38. De acordo com a concepo de Carl Rogers, a vulnerabilidade bsica de um indivduo avaliada (A) pela ausncia ou presena de tenso consciente diante de situaes contraditrias e inusitadas. (B) pela extenso da incongruncia entre a percepo de suas capacidades e relaes e a realidade captada socialmente. (C) pelo grau de rigidez identificado nos vnculos estabelecidos por uma pessoa com seus objetos de amor. (D) pelo nvel de conscincia que uma pessoa revela sobre suas couraas. (E) pelo padro de defesa utilizado contra os processos destrutivos do self.

CFP-PsicologiaClnica_Manh

43. Nos workshops para atendimento a grupos, propostos por Perls, (A) todos os participantes so encorajados a desempenhar o papel de terapeutas uns dos outros atravs da verbalizao espontnea dos afetos. (B) um dos integrantes do grupo eleito para formar uma dupla com o terapeuta para juntos explicitarem a dinmica dominador/dominado, favorecendo o crescimento do grupo. (C) a comunicao, a aprendizagem e a tele entre os participantes de um grupo devem ser identificadas para informar sobre o momento funcional do grupo. (D) enquanto o terapeuta se envolve com um dos integrantes do grupo, os outros agem como uma audincia, e so estimulados pelo encontro a fazer uma autoterapia silenciosa. (E) o foco do terapeuta a dinmica inconsciente, que faz emergir no grupo as lembranas encobridoras que impedem o autoconhecimento.

46. Laplanche & Pontalis (1967) enfatizaram que a regra fundamental inscreveu o tratamento psicanaltico na ordem da linguagem. A partir dessa premissa, tudo o que no se relacionasse a ela (A) evidenciaria uma fixao no estgio oral. (B) traduziria uma falha no processo primrio. (C) seria considerado acting out. (D) identificaria uma transferncia negativa. (E) impossibilitaria a interpretao do terapeuta.

47. Nos seus escritos tcnicos iniciais, Freud refora a idia de que todo o progresso da tcnica analtica est relacionado com (A) uma distino precisa entre as idias de pulso e instinto. (B) uma apreciao mais correta do fenmeno da resistncia. (C) a definio do papel do ego na dinmica inconsciente. (D) o esclarecimento do papel do sistema pr-consciente na formao do sintoma. (E) a compreenso do processo de elaborao onrica.

44. De acordo com os princpios da terapia da Gestalt, dar apoio a algum (A) fundamental porque estabelece um referencial que auxilia o processo de integrao. (B) intil porque perpetua a procura fora de si mesmo de uma base para a existncia. (C) perigoso porque conduz ao estabelecimento de vnculos destrutivos, baseados no controle e na dependncia. (D) importante para fazer brotar nessa pessoa a confiana nos seus aspectos positivos. (E) condio necessria para o processo de autonomia e identificao de uma pessoa.

48. A doutrina freudiana transformou totalmente a viso que a sociedade ocidental tinha sobre a sexualidade porque (A) identificou a participao de contedos sexuais na gnese de todos os sintomas neurticos. (B) criou uma terminologia especfica para descrever o desenvolvimento sexual infantil. (C) confirmou a presena de uma significao sexual em todos os atos da vida humana. (D) descobriu que a sexualidade tinha um papel fundamental na produtividade humana. (E) mostrou que a sexualidade tanto era uma diferena anatmica quanto uma construo mental.

45. Os terapeutas gestlticos recorrem a exerccios com vrios propsitos durante as sesses teraputicas. Quando um cliente convidado a repetir comentrios significativos em voz cada vez mais alta e a realizar determinados movimentos de maneira mais lenta e detalhada para sentir seu impacto total, realiza um exerccio chamado (A) exacerbao. (B) atuao. (C) reconhecimento. (D) recuperao. (E) representao de duas faces.

49. Quando Freud desenvolve sua teoria sobre a sexualidade infantil ele se refere a um de seus momentos como perodo de latncia. Esse perodo se diferencia das outras fases apresentadas porque nele (A) o principal objeto de investimento libidinal o prprio ego da criana. (B) a satisfao dos desejos primitivos inconscientes no possvel. (C) a me ocupa papel secundrio como objeto de investimento da libido. (D) no existe uma nova organizao da sexualidade. (E) o mecanismo de defesa que predomina o da negao.

CFP-PsicologiaClnica_Manh

50. Entre 1920 e 1923, Freud realiza uma transformao de sua teoria que o levou apresentao da Segunda Tpica. Nessa reformulao, o inconsciente (A) perde sua qualidade de substantivo e passa a qualificar o id, o ego e o superego. (B) concebido como depsito de contedos recalcados. (C) tem um carter descritivo. (D) uma funo de dois sistemas distintos, o consciente e o pr-consciente. (E) considerado apenas um rgo sensorial.

54. Para Melanie Klein, o funcionamento mental dos perodos iniciais da vida no seria totalmente desorganizado, mas sim possuiria uma organizao primitiva que se definiria pela (A) idealizao do seio bom e pela angstia de carter predominantemente depressivo. (B) permanncia de um estado narcisista e pela capacidade de simbolizao. (C) fantasia onipotente e por angstias que tm origem nas estruturas biolgicas. (D) fuso dos objetos bom e persecutrio e ausncia do mecanismo de introjeo.

51. Uma jovem briga com seu namorado e, ao chegar em casa, se tranca no quarto, chorando muito durante 2 dias, fato que preocupa demais sua famlia. Passados esses 2 dias, acorda bem disposta e comenta com a me que foi timo ter desmanchado o namoro porque assim ela poder ficar disponvel para relacionamentos mais interessantes. Os mecanismos de defesa utilizados pela jovem so, respectivamente, (A) formao reativa e negao. (B) regresso e racionalizao. (C) projeo e ciso. (D) introjeo e denegao. (E) negao e deslocamento.

(E) qualidade da angstia e as caractersticas dos mecanismos de defesa.

55. Klein props, em um de seus trabalhos clssicos, que a inveja uma poderosa fora mental que explica o ataque contra (A) os objetos bons internos e os objetos persecutrios. (B) os objetos bons externos e contra o superego. (C) o ego e o objeto mau externo. (D) os objetos bons internos e externos. (E) o objeto parcial idealizado e a funo simblica.

52. Segundo Rosenfeld, toda vez que um paciente psictico se tornava consciente de sua necessidade de ajuda pelo analista, ocorria um ataque destrutivo ao self e o paciente era dominado por um estado de confuso. O fenmeno descrito o de (A) identificao projetiva. (B) funo alfa.

56. Uma comparao entre um psicanalista clssico e um psicanalista que utiliza como referencial a teoria de Winnicott revela ntidas diferenas no tratamento dado a algumas questes. Na teoria winnicottiana, o conflito edpico (A) ainda que no seja rejeitado, secundrio. (B) tem papel vital e se reveste de uma leitura atualizada. (C) substitudo pela formulao do conceito de handling.

(C) despersonalizao. (D) contrape-se constituio do self verdadeiro. (D) denegao. (E) forcluso. (E) impe frustraes que impedem uma adaptao realidade.

53. A reformulao que Lacan obtm ao introduzir a lingstica como elemento fundamental na psicanlise (A) radical, pois segundo sua concepo ela determina o sentido e engendra as estruturas mentais. (B) frgil, pois suas idias no encontram sustentao e confirmao na prtica dos atendimentos clnicos. (C) ambgua, porque se contrape a suas idias sobre o tratamento das psicoses. (D) inovadora, porque destitui o inconsciente freudiano de seu lugar central na psicanlise. (E) questionvel, porque enfatiza a primazia da linguagem somente sobre os contedos conscientes do discurso.

57. Winnicott afirma que numa pessoa que se desenvolve de forma saudvel o falso self (A) desaparece, dando lugar a um momento de maior integrao. (B) se encontra representado por uma atitude corts e educada. (C) no pode ajudar um indivduo a se defender da realidade. (D) desempenha o papel de depositrio das tendncias destrutivas. (E) substitudo por uma unidade denominada psicossoma.

CFP-PsicologiaClnica_Manh

10

58. A metapsicologia implcita, utilizada por Winnicott nas suas formulaes tericas, descarta a pulso de morte e considera a agresso como (A) fruto de uma fixao no objeto transicional. (B) expresso de um falso self. (C) produto de uma falha ambiental. (D) modulador das projees da criana. (E) manifestao de tendncias autodestrutivas.

59. O beb tem necessidade de contar com um objeto externo, no qual possa derramar suas angstias. Quando a angstia muito intensa, em especial pelas fantasias persecutrias, a criana deve poder descarreg-las em sua me. Ela, se tiver certas capacidades emocionais, poder absorv-las, metaboliz-las, devolvendo-as de maneira menos angustiante e, portanto, mais assimilvel para seu filho.
(Bleichmar & Bleichmar, 1992)

Na frase citada, os autores se referem ao conceito de (A) neutralizao egica de Hartman. (B) falta bsica, apresentado por Balint. (C) internalizao transmutadora, discutido por Kohut. (D) simbiose normal, definido por Mahler. (E) continente-contedo, formulado por Bion.

60. Na origem da tcnica para anlise de crianas, fato conhecido o grande enfrentamento terico entre as proposies de Anna Freud e M. Klein. Um dos pontos de divergncia entre as duas autoras concentra-se (A) no papel desempenhado pelo superego na angstia persecutria. (B) no tipo de materiais e jogos utilizados nas sesses. (C) na qualidade das fantasias despertadas pela pulso de morte. (D) na funo atribuda ao terapeuta na anlise infantil. (E) na compreenso e definio do conceito de inveja primria.

11

CFP-PsicologiaClnica_Manh

Vous aimerez peut-être aussi