Vous êtes sur la page 1sur 108

Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho Campus de Bauru Faculdade de Cincias Departamento de Educao Fsica

Dulzira Maria Ribeiro de Camargo

Profissional de Dana: Dana: Autodidata, Formao Artstica ou Formao Acadmica?

Bauru Novembro 2008

Dulzira Maria Ribeiro de Camargo

Profissional de Dana: Dana: Autodidata, Formao Artstica ou Formao Acadmica?

Trabalho

de

Monografia

apresentado

como exigncia para a concluso do curso de Licenciatura Plena em Educao Fsica sob responsabilidade e Orientao da Prof. Dr. Ana Flora Zaniratto Zonta, da Faculdade de Cincias, Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru.

Bauru Novembro 2008 2

Dedicatria

Without a song or a dance what are we? So I say thank you for the music For giving it to me Benny Andersson, Bjrn Ulvaeus

Aos meus pais, Nilson e Elvira que sempre me apoiaram em todos os momentos, em todas as decises e em todas as maluquices que eu j fiz ou tentei fazer. OBRIGADA!

Agradecimentos
So muitas as pessoas que tenho a agradecer, pois todos que passaram por mim nestes quatro anos de graduao, participaram de alguma forma no decorrer do percurso deste trabalho. Porm sempre existem aqueles que alm de influenciarem, ainda me guiaram, me ajudaram e me orientaram sobre o melhor caminho que eu deveria seguir at chegar at aqui.

Ao D, que sempre esteve ao meu lado e agentou meu mal humor por tanto tempo, quando as coisas pareciam estar sempre dando errado, mas que mesmo assim tentou me acalmar e sempre acreditou em mim.

Aos meus pais, pois sem eles, eu talvez no tivesse a oportunidade nem de dar inicio a minha Graduao. Obrigada pelo esforo, pelo apoio e por acreditarem que eu fosse um dia chegar aqui!

Ao meu irmo, TITI, pelas inmeras brigas pelo computador, pelos recados no Orkut quando ficvamos longe por algumas semanas e pelos montinhos no sof.

As meninas que dividiam o apartamento comigo, principalmente a Luana, por me aturar! E por apesar de tudo nunca brigar comigo, mesmo eu no ajudando na limpeza muitas vezes, ou esquecendo o dinheiro do aluguel!

A Flavinha, amiga para todas as horas, que me acompanhou em muitos estgios e que me d foras pra um dia eu ainda ser uma Estrela do Rock, ou algo assim!

A Mnikita, pelos conselhos, pelas noites de sono perdidas, pelas brincadeiras, pelas festas e por tudo que passamos juntas!

A Lgia, por me conhecer to bem e com um simples olhar saber o que eu estou pensando. Pelas nossas risadas e por sempre me apoiar em tudo que eu fao!

A Carol, por todas as Caronas....

E finalmente a minha querida Orientadora, Ana Flora, que me acolheu e que ajudou em todos os momentos que eu precisei! E agora, chegamos at aqui juntas, no somente como professora e aluna, mas como amigas! Obrigada por tudo!

Resumo

O Corpo humano vem sendo observado e estudado por diversas reas. A Dana e a Educao Fsica lanam olhares ao Corpo que convergem mesma finalidade: o corpo biolgico, psicolgico, artstico, cultural, pedaggico e social. Este estudo pretendeu analisar a Formao e a Atuao Profissional dos Professores de Dana, que atuaram na cidade de Sorocaba, situada no interior do Estado de So Paulo. Foi observada e apresentada, a especificidade de dois universos: o da Dana e o da Educao Fsica, com os refletores direcionados no Conhecimento, na Formao e na Atuao Profissional, desses profissionais. As possveis

similaridades e diferenas existentes nesses dois mundos afloraro, bem como, as disputas legislativas que vm se construindo e discutindo entre os rgos responsveis por essas reas.

Palavras chaves: Dana; Educao Fsica; CONFEF; CREF; DRT.

Abstract
The human body has been observed and studied several areas. Dance and Fitness cast glances to the Body that converge to the same end: the body biological, psychological, artistic, cultural, educational and social. This study aimed to examine the Training and Professional Practice of Dancing Teachers, that work in Sorocaba. It was investigated and presented, the specificity of two worlds: the Dance and Physical Education, directed with reflectors on knowledge, training and professional performance of these professionals. Possible similarities and differences between these two worlds were showed, as well as the legislative disputes that have been building and discussing among the bodies responsible for these areas.

Key words: Dance, Physical Education; CONFEF; CREF; DRT.

Sumrio
INTRODUO........................................................................................................ DESENVOLVIMENTO ............................................................................................. 1. DANA ........................................................................................................ 1.1 UM BREVE HISTRICO ................................................................................ 1.2 A DANA E SUAS DEFINIES ..................................................................... 1.3 A DANA E A COMUNICAO ...................................................................... 1.4 OS PROFISSIONAIS DE DANA ..................................................................... 2. EDUCAO FSICA ........................................................................................... 2.1 UM BREVE HISTRICO ................................................................................ 2.2 A EDUCAO FSICA NO BRASIL ................................................................ 3. SINDICATOS E ASSOCIAES ............................................................................ 3.1 CONFEF ..................................................................................................... 3.2 CREF SP ................................................................................................... 3.3 SINDDANA ................................................................................................ 4. DANA X EDUCAO FSICA ............................................................................. 5. MATERIAIS E MTODOS ................................................................................... 5.1. AMOSTRA .................................................................................................. 5.2 DISCUSSO DOS RESULTADOS ..................................................................... CONCLUSO ........................................................................................................ REFERNCIAS ...................................................................................................... ANEXOS .............................................................................................................. 9 12 12 13 17 19 20 21 21 25 27 27 29 29 31 36 37 37 43 44 47

INTRODUO

A Dana uma Linguagem Artstica que vem gerando, nos ltimos anos, debates importantes entre os Profissionais das duas reas: Sade e Artes, especificamente, entre os Profissionais de Dana, de Educao Artstica e de Educao Fsica. O fato que a Dana nasce com o Homem e torna-se um veculo de expresso comunicativa e artstica. No decorrer dos anos a Dana ocupa o seu prprio espao, se estabelece e, alm de ser uma manifestao corporal expressiva e comunicativa, palco de Produes Artsticas, Estudos e Pesquisas Cientficas. A Dana, portanto, desde os primrdios, revelou-se produto e fator da cultura humana (ZONTA, 2004, p.49). Essa afirmao, tambm, edifica-se com o pensamento do musiclogo e historiador Curt Sachs, quando diz: Antes de confiar as suas emoes pedra, palavra, ao som, o homem j se serve do prprio corpo para organizar o espao e para ritmar o tempo. (MICHAILOWSKY, 1956, apud ZONTA, 2004, p.44). Estudando a histria e o desenvolvimento da Arte, da Dana, da Educao Artstica e da Educao Fsica, foi possvel observar que, atualmente, alguns profissionais vm interpretando e desmembrando a Dana em: Dana-Arte e DanaEducao Fsica. Isto leva a caminhos, s vezes, contraditrios e passivos de inflamadas discusses. Enquanto a Dana-Arte almeja, por meio do Corpo, manifestar os movimentos expressivos, comunicativos e artsticos, e, a partir deles, o homem estabelece uma comunho com a Natureza e seus deuses, cria Papis sociais, desempenha relaes dentro de uma sociedade seja ela qual for, expressa o dizvel e o indizvel, adquiri uma performance privilegiada, por meio de estudos de tcnicas estabelecidas j h mais de cinco sculos, identifica regies e povos, e contribui sade corporal; a Dana-Educao Fsica privilegia fatores do movimento humano, relacionados fisiologia, anatomia, a biomecnica, a corporeidade, a cultura corporal, e a capacidade de adquirir habilidades por meio do Corpo em desenvolvimento. 9

Talvez, uma interpretao dbia promova uma tentativa de distingu-la, mas possvel constatar que tanto a Educao Artstica quanto a Educao Fsica, se alimentam com os ingredientes que a Dana fornece. A Dana seja ela manifestada no bero da Educao Artstica, da Educao Fsica ou at mesmo no seu prprio bero (Faculdade de Dana, ou o Artista), culminam em um s ponto, pois a dana tem sua origem num reflexo motor do corpo, provocado por uma emoo viva (MICHAILOWSKY, 1956, p. 40). Ela transcende... inerente ao Homem. Mesmo sendo a Dana alvo de discusses, no meio Acadmico e Profissional, sobre quem deve ministr-la, a realidade tem mostrado que, no mbito escolar, principalmente, no Estado de So Paulo, a Dana no manifestada e estudada nas aulas de Educao Artstica e de Educao Fsica como deveria ser. No compreendemos o motivo, afinal, consta na Grade Curricular do 3 Grau (Histrico Escolar) dos dois Cursos, os contedos dessa Linguagem Artstica. H, tambm, os Profissionais de Dana, formados pelas Faculdades de Dana de nosso Pas, que existem desde a dcada de 1950. Vislumbram os contedos de Dana em suas Grades Curriculares e as Faculdades de Dana que vigoram em nosso Pas desde 1950, tambm formam profissionais em Dana. Vale destacar que no compreendemos o motivo, considerando que os dois universos estudam essa Linguagem Artstica no 3 Grau (Faculdade-Universidade) e temos ainda a forte presena do profissional que cursou e cursa uma Faculdade de Dana. Alguns intelectuais e profissionais de Dana consideram os Bacharis e Licenciados em Educao Fsica, pessoas incapacitadas para ministrarem os contedos de Dana, por o fazerem, geralmente, de maneira superficial e acrtica, enfatizando que os mesmos utilizam-se de uma abordagem tecnicista,

marginalizando a expresso artstica. Por outro lado, os profissionais de Educao Fsica, se consideram no direito de desenvolver os contedos de Dana, devido formao Acadmica que, em sua Grade Curricular, constam Disciplinas focadas nas dimenses do desenvolvimento humano, como por exemplo: Anatomia, Atividades Rtmicas e Expressivas, Aprendizagem Motora, Biomecnica, Dana, Didtica, Fisiologia, Filosofia, 10

Psicologia, Prticas de Ensino, Sociologia, entre outras que lidam diretamente com o movimento humano (FERRAZ, 2000, p. 14-5). Questes importantes, intrigantes e desacordos profissionais que,

recentemente, surgiram em nosso Pas, impulsionaram-nos a fazer uma reflexo e averiguao sobre o que est ocorrendo no cenrio da Dana aqui no Brasil, especialmente, com os seus atuantes. O profissional de Educao Fsica, Dana (3 Grau ou no), e Educao Artstica que atua como Professor de Dana, Coregrafo, Produtor e Diretor Artstico tm conhecimento suficiente sobre esse universo? A Formao em Dana (3 Grau ou no), Licenciatura Plena em Educao Artstica e Educao Fsica (3 Grau), contemplam e do competncia para a atuao profissional no mercado de trabalho? Qual a posio dos Sindicatos e Conselhos referente rea e a atuao desses Profissionais? Para responder a essas indagaes dois rumos foram tomados: o primeiro, acesso aos Documentos: Grade Curricular dos Cursos de Dana, Educao Artstica e Educao Fsica; Leis, Decretos, Estatutos dos Conselhos e Sindicatos que amparam os Profissionais; Manifestaes em forma de Discursos efetuadas em Assemblias e opinies de alguns profissionais da cidade de Sorocaba.

11

DESENVOLVIMENTO
1. DANA

Segundo Laban (1978) todos os tipos de artes deixaram seus testemunhos sob a forma de construes, pinturas, manuscritos, e movimento. Este ltimo, talvez a mais antiga das artes e que pode ter desaparecido sem deixar muitos vestgios adequados para oferecer um quadro de movimentos. Segundo Dantas (1994) a dana uma das mais antigas formas de manifestao do ser humano (p. 106). A dana inerente ao homem. Surgiu nos primrdios tempos, quando o homem danava para o astro Sol e o astro Lua antes de uma batalha entre tribos e nos festejos das colheitas, ou seja, foi uma das primeiras manifestaes artsticas e culturais do homem. Mendes (1987) que afirma que esteticamente a dana pode ser considerada como a mais antiga das artes (p10). O que se sabe de fato, que a dana est presente desde pocas prhistricas, pois, existem registros muito antigos de homens danando (KATZ, 1994) representando o amor, a luta, a morte, ou como modo de pedir algo ou de agradecer aos deuses. Apesar de tais informaes sobre o passado longnquo da dana, no se sabe ao certo quais eram os movimentos realizados, durante tais celebraes, pois no existia uma forma de registro grfico da dana, j que diferente da msica, a dana no possui uma partitura universal. Vista assim, a dana sempre se caracterizou como tradio oral. Ela tem sido desde seu surgimento, um conhecimento transmitido oralmente de umas pessoas s outras, de uma gerao outra. Aos poucos passou a ser estudada; surgiram escolas de dana e posteriormente passou a integrar o campo de conhecimento acadmico. De qualquer forma a dana, assim como outras manifestaes artsticas, como a pintura e a escultura, sobreviveu h vrios sculos, sofrendo apenas modificaes no decurso da civilizao (EHRENBERG, 2003). Pode-se dizer que a dana acompanhou o pensamento do ser humano e sofreu influncias das instituies sociais. E, assim como o ser humano foi evoluindo e sofrendo modificaes, criando ramificaes, o mesmo aconteceu com a Dana 12

at chegar nos estilos que conhecemos hoje. E dado as infindveis possibilidades de crescimento, constantemente em desenvolvimento com as mudanas na forma de pensar e agir, faz com que a cada dia nos deparemos com novos estilos e coreografias cada vez mais ousadas.

1.1 UM BREVE HISTORICO

A dana era, desde o perodo paleoltico, forma de comunicao e expresso. Atravs dela, os homens acreditavam atrair suas presas para se alimentarem, alm de cultuar seus ritos de nascimento e morte. As emoes eram expressas pela dana que podia estar acompanhada ou no de msica ou canto. Era por meio dessa expressividade que o primitivo revelava sua ntima unio com a natureza. Inspirada na atividade divina, a dana, na ndia, uma concepo filosfica e religiosa que, como arte, produz e coordena a vida. Entre os destaques das danas dos hindus, a dana da Shiva foi considerada como a mais elevada concepo de corpo em movimento, simbolizando o poder e seguindo os conceitos de energia, sabedoria e arte. Esses conceitos expressam a integrao dos elementos esprito e matria, gerando o ritmo da natureza e no separando o sagrado do profano. Dessa forma, a dana do povo hindu tem um carter de interveno, voltando-se para o aspecto educacional (NANNI, 1995). Na Grcia, o carter educativo da dana tambm se fazia presente. A harmonia entre corpo e esprito associado beleza das formas fsicas era requisito primordial da educao grega e estes requisitos eram conseguidos atravs dos esportes, das danas e outras artes. O homem bem educado, para os padres gregos, era aquele que alm de poltica e filosofia, soubesse tocar, cantar e danar. A dana recomendada para atingir os objetivos gregos era aquela que cultivava a disciplina e a harmonia das formas, sendo oferecida desde a infncia at a idade adulta. A partir do sculo IV, a dana passou a ser descartada da sociedade, sendo condenada pela Igreja Catlica, com severos castigos anunciados queles que desobedecessem. Mesmo assim, muitos povos continuaram suas manifestaes de dana, servindo-se dela para amenizar a rotina da vida diria, como era o caso dos camponeses, que continuaram a danar em suas festas e, por isso, guardavam forte vestgio de paganismo (PORTINARI, 1989). 13

Na Idade Mdia, a dana continua com pouco espao para suas manifestaes, vivendo a sociedade num clima de instabilidade e proibies eclesisticas. Concedia-se permisso apenas para as formas relacionadas religio (NANNI, op.cit.). Nessa poca, a dissociao entre corpo e mente intensificou-se e o sculo XII reconhecido como o sculo da razo, dando maior espao lgica e ao pensamento racional. Garaudy (1980) afirma que as danas, que at ento estiveram ligadas s emoes, sentimentos, fantasias, por influncia do perodo, passam a se tornar menos intensas, tendo o sentido restrito religio. De acordo com Kirstein (1974), na Renascena, inicia-se um movimento artstico ligado no mais Igreja, mas sim que relaciona arte ao poder, smbolo de riqueza. neste perodo que o termo ballet surge na Itlia, significando bailar, danar. A Renascena italiana separou enfaticamente a estrutura da dana proveniente da Idade Mdia, com forte valor cultural religioso, para a esfera da arte sensorial e emotiva. Segundo Fahlbusch (1990) foi na Frana que o ballet recebeu grande fora, tendo sua primeira representao em 1851, criando as bases para a formao dos corpos de baile e abrindo horizontes para o ballet clssico. Assim como, na vida dos primitivos, a dana acompanhava e refletia a vida diria, o ballet tambm seguia desta forma, porm neste momento refletia a vida dos reis, os nobres dos sculos XVI e XVII. Nesta poca, as representaes de ballets eram um conjunto de manifestaes artsticas que uniam declamao, canto, msica e dana e os ornamentos com os quais os prncipes e reis se apresentavam eram luxuosos e caractersticos da aristocracia. Apenas tempos depois, as palavras contidas no ballet foram banidas por Jean Jacques Noverre, tornando-o uma arte muda. A indumentria tambm mudou, deixando o danarino um pouco mais liberto para a realizao dos movimentos (FAHLBUSCH, op. cit.). Os valores mecanicistas e a natureza em dois plos independentes (o corpo e a mente) eram codificados pelo academicismo do ballet. O paradigma cartesiano intensificado neste perodo com os grandes avanos cientficos nas reas da fsica e matemtica vindos das contribuies dadas por Coprnico e Newton. Este pensamento cartesiano durou por todo este perodo, caracterizando o ballet como uma forma artstica na qual o danarino apenas repetia gestos padronizados. No Romantismo, acompanhando e incorporando o movimento da poca, o ballet comeou a tematizar lendas e histrias romnticas, os deuses deram lugar s 14

ninfas, s fadas, negando a representao da realidade para exaltar o amor, os sonhos. Mais uma vez, esta forma de dana, se torna ornamento de uma classe nobre. O ballet mostrou-se ser, neste perodo, uma arte ecltica, sem razes no povo e, portanto sem carter nacional. A estrutura do cdigo j estabelecido permitia aos bailarinos executar com preciso os passos e as seqncias de movimentos (GARAUDY, 1980). De acordo com Bourcier (1987), no Romantismo que so criadas as sapatilhas de ponta (aquela de extremidade rgida e estreita que permite bailarina danar na ponta dos dedos), alm dos tutus (saias de tecido de tule). Estes ornamentos so utilizados at os dias de hoje nas representaes de ballet. Ainda neste perodo, to rico para esta forma de dana, so produzidas grandes obras como La Sylphide e Gisele, que at hoje so reproduzidas por grandes companhias de bailado. Em meados do sculo XX, vrios dogmas so colocados em questo. Novas formas de linguagens passam ser necessrias para refletir os sentimentos provenientes de uma poca ps a Primeira Guerra Mundial. O ballet clssico, surreal, das fadas e ninfas belas, no mais se fazia suficiente para expressar o que se vivia. Duas correntes, divergentes em termo estrutural, passam a ser mais visveis. Inicia-se um movimento contra a formalizao do aprendizado da dana. A chamada dana moderna procura, a partir de ento, uma nova relao com a vida real, buscando valorizar a conscincia dos movimentos. Garaudy (1980) ressalta que, ao contrrio do ballet clssico, no qual os passos eram pr-fabricados numa ordem academicamente correta e apenas reproduzidos pelo bailarino, a dana moderna surge numa perspectiva inversa: Contra as foras centrfugas do mecanismo implacvel da vida contempornea, a dana moderna afirmou o poder do corpo de se mover de dentro, como um centro autnomo de foras e deciso (GARAUDY, 1980, p. 49). Essa nova dana, procurou compor a forma do movimento como expresso de um significado interno, que tivesse sentido, que partisse de dentro para fora, tendo a emoo, sensibilidade e criatividade como focos centrais. A dana moderna no estabelece um novo sistema de dana calcada em outras bases imutvel (FAHLBUSCH, 1990, p.21), porm atravs de novos mtodos, procurou-se meios de, atravs do corpo que dana, expressar idias, 15

protestar contra o convencional, preestabelecido e impensado. Um dos nomes precursores desta modalidade o da americana Isadora Duncan, que, em seu desejo de reconferir dana a sua verdadeira essncia, despojou o corpo das roupagens, retirou-lhes as sapatilhas e ops a infalibilidade e rigidez da escola acadmica. Esta nova tendncia ainda utiliza alguns passos e exerccios provenientes do academicismo do ballet, porm apenas em seus treinamentos: esses passam a ser meios e no fins. Na dana moderna, a comunicao e a expresso passam a ser mais intensas, geralmente na representao de fenmenos da natureza. Diante desta nova perspectiva da dana, outros nomes destacaram-se e os rumos desta atividade definitivamente tomaram novos caminhos. Certamente, o ballet continuou forte e presente, porm ganhou ramificaes com diferentes intencionalidades. Os movimentos j no eram os mesmos, to pouco a forma do bailarino se apresentar; a dana volta a ganhar mais adeptos, no sendo exclusividade da classe dos nobres, pois a esta altura j estava diluda entre os demais. Rudolf Von Laban, nascido na Hungria, tambm na tentativa de superar a dana da poca, considerada por ele como vazia, buscou estudar e trabalhar com movimentos criativos. Certo de que o movimento humano sempre constitudo pelos mesmos elementos, seja na arte, no trabalho ou na vida cotidiana, empreendeu um estudo exaustivo sobre estes elementos constitutivos e sua utilizao (LABAN,1978). Atravs de seus estudos, Laban percebeu que para cada contrao muscular havia, necessariamente, um relaxamento, a partir da, buscou libertar os movimentos de suas restries, partindo para uma harmonia entre corpo e alma atravs do movimento (LABAN, op.cit.). Reconhecido at os dias atuais, Laban (e seus discpulos) continuam a estudar o movimento humano e intervir diretamente nos estudos relativos dana. Atravs do Laban Centre for Movement and Dance, em Londres, possvel aprender no s sobre a dana espetculo, com fortes caractersticas estticas, mas tambm a dana como forma de conhecimento, podendo ser tratada como elemento de educao social do indivduo (MARQUES, 1996). Se por um lado existem inovaes no meio artstico, por outro, a sistematizao dos conhecimentos nela envolvidos pode ter resultados conservadores. 16

Considerando tantas transformaes, reconfiguraes e novas tendncias de que a dana foi objeto, seriamos levados a acreditar que, nos dias atuais, essa forma de comunicao e expresso seria ainda mais inovadora, ou pelo menos que tivesse acompanhado esta tendncia.

1.2 1.2 A DANA E SUAS DEFINIES

O conceito atribudo dana mostra-se bastante amplo na literatura. Isso mostra a complexidade e a divergncia existentes nessa rea. A dana pode ser conceituada de diversas maneiras e isso depende da inteno das pessoas. Algumas abordam os aspectos psicolgicos e emocionais, outras tm uma viso mais mecnica e enfatizam os elementos funcionais; existem, ainda, aqueles que procuram analisar os elementos bsicos e universais que constituem a dana. Por isso difcil encontrar uma definio suficientemente abrangente e completa da dana.
(...) dana com certeza movimento; mas movimento no necessariamente dana. A dana difere do movimento cotidiano por uma transposio a um nvel mais potico de aes corporais (...) (NEVES, 1987, p.7).

Acreditamos que, ao analisar a concepo da dana, possvel diagnosticar a viso de mundo que est subjacente e express-la atravs da dana. E por isso, que h tantas definies sobre a dana.
(...) a dana possui definies relacionadas a vrios enfoques, envolvendo sempre o movimento, como: relao com os deuses; relao consigo, com os outros, e com a natureza; transcendncia; emoo, expresso, sentimentos; smbolos, linguagem e comunicao; interao entre aspectos fisiolgicos, psicolgicos, intelectual, emocional; tempo, espao, ritmo; arte; educao (RANGEL, 1996, p.5).

Ao analisarmos alguns conceitos sobre a dana, deparamos com definies atreladas aos aspectos psicolgicos e emocionais, como uma forma de expresso ligada a uma satisfao pessoal:
A dana tem sido sempre para mim uma necessidade de dar algo, de expressar-me e encontrar um ponto de vinculao com a vida que me rodeia. Por essa razo, apresentou-se em minha existncia com idntica valorao, com o mesmo sentido e naturalidade que o falar e o andar (FUX, 1983, p.23).

17

Garaudy (1989, p.13): diz que a Dana expresso, atravs dos movimentos do corpo, organizados em seqncias significativas de experincias que

transcendem o poder das palavras e da mmica. Entendemos que a dana uma linguagem que difere das outras, porm cada ser humano possui uma maneira diferente de se manifestar e a dana pode ser uma delas. Alguns possuem maior facilidade em se expressar atravs da dana, outros possuem maior facilidade em se expressar atravs da poesia, da pintura, da msica ou da palavra. Todas essas manifestaes so formas do ser humano transcender a sua existncia, mas importante deixar claro que nenhuma dessas manifestaes maior que a outra. A dana , tambm, um fenmeno social e uma manifestao cultural, que possui significados prprios em cada manifestao. E se houver diversas apresentaes de uma mesma dana, haver significados diferentes em cada uma delas. A dana faz parte do universo cultural e impregnada de valores e smbolos sociais.
A dana um dos fenmenos sociais engendrados pelo homem, constituindo-se numa forma de cultura, que pode, por exemplo, nos contar atravs dos seus movimentos muito da histria de um povo. No processo de aquisio e produo de conhecimentos pelo homem, processo esse que se concebe devido s relaes sociais existentes, tem sido basicamente a Educao o veculo pelo qual o movimento histrico-cultural da humanidade prossegue e se legitima de gerao em gerao (SOARES et.al., 1998, p.22).

Ambas as definies convergem para a relao entre dana-culturasociedade-natureza, ligadas tambm a gestualidade e ao ser humano em movimento. Danar vivenciar e exprimir, com o mximo de intensidade, a relao do homem com a natureza, com a sociedade, com o futuro e com seus deuses. Danar , antes de tudo, estabelecer uma relao ativa entre o homem e a natureza, participar do movimento csmico e do domnio sobre ele. (...) como o mito, a dana um indicador de transcendncia (GARAUDY, 1980, p.14) Percebemos que o autor atribui dana um sentido de relao com o mundo e a possibilidade de transcendncia. Como observamos, anteriormente, as manifestaes da dana estiveram presentes em toda a histria da humanidade, representando idias, pensamentos, valores e crenas. Por meio dessas definies foi possvel entender que a dana est intrinsecamente ligada cultura. 18

1.3 A DANA E A COMUNICAO

O impulso para danar decorre da necessidade do ser humano em liberar seus anseios, de expressar sentimentos (OSSONA, 1988), em comunicar algo. Algo que apenas o corpo, em seus movimentos e expressividade, capaz de exprimir, pois a dana nasce dessa necessidade de dizer o indizvel (BJART, 1980, p. 8). A dana exprime pelo movimento o que a linguagem exprime pelas palavras (NANNI, 1989, p. 42). Ou na fala de Nascimento (2000) um dos papis do fazer artstico o de dar forma quilo que a palavra no tem como (p. 718). A dana proporciona a possibilidade de fuga e superao da mecanizao dos gestos e das posturas, e consequentemente da mecanizao do cotidiano. Pois quando dana, o corpo necessita de uma nova linguagem corporal, uma nova movimentao corporal para que saiba realizar determinada dana. No necessariamente este corpo ter sua postura modificada no cotidiano, mas enquanto dana este corpo vai assumindo novas e diferentes formas, pois da realizao de tais formas que nasce a dana. Toda e qualquer dana, apresenta suas especificidades histricas, culturais e tcnicas caractersticas da situao na qual est sendo realizada. Cada qual surgiu na sociedade atendendo a determinados propsitos. E tambm em conseqncia deles, cada dana permanece ou no na sociedade de determinada forma.

1.4 OS PROFISSIONAIS DE DANA

Os bailarinos, danarinos, coregrafos e professores, integram a categoria dos ARTISTAS, profisso regulamentada pela Lei 6533/78. Com o novo CDIGO BRASILEIRO DE OCUPAES CBO, os profissionais da dana passaram a ser denominados ARTISTAS DA DANA, dentre os quais, consideram-se: Bailarinos, coregrafos, mestres, ensaiadores, assistentes de coreografia e professores de dana dos cursos livres. O artista da dana pode estudar e se tornar um profissional atravs de cursos livres nos estdios, academias ou escolas, o que considerado ensino informal; 19

aps muitos anos de estudos e experincia, poder obter o DRT (registro profissional) prestando um exame no Sindicato da Dana o SINDDANA, em So Paulo. O artista da dana tambm pode se tornar um profissional atravs de um Curso Tcnico (2o grau, profissionalizante), Curso de Graduao e/ou Licenciatura em Dana (3o grau). Os ensinos tcnicos e universitrios so considerados ensinos formais aos quais so totalmente autorizados e fiscalizados pelo MEC. O Ensino Superior da Dana tem suas prprias Diretrizes Curriculares organizadas pelo MEC e pertence rea de ARTES. Assim tambm, acontece na Educao Bsica, onde a dana integra a rea de artes, juntamente com o teatro, a msica e as artes visuais e tambm tem os seus Parmetros Curriculares Nacionais. As escolas, estdios e academias tm como papel principal iniciar a formao tcnica e artstica do futuro profissional da dana; os Cursos Superiores tm como funo ampliar a formao e reas de atuao destes profissionais, oferecendo embasamento terico, cientfico e cultural, alm da prtica artstica. O artista da dana pode atuar como professor de cursos livres, em academias, escolas e estdios, a partir de seu registro profissional, levando em conta sua formao artstica. Hoje, no Brasil, apenas as Licenciaturas podem formar os licenciados em dana, aptos a ensinar dana na Educao Bsica.

20

2. EDUCAO FSICA

A Educao Fsica est presente nas escolas brasileiras, pblicas e particulares, como uma disciplina curricular obrigatria, desde o Ensino Fundamental at o Ensino Mdio, a Educao Fsica a disciplina curricular em todos os graus de ensino (SOUZA NETO, 1992, p.14). Alm da escola, ela est presente em outros espectros da vida social, como clubes, academias e centros esportivos. Como se sabe, a Educao Fsica possui cursos de graduao especficos com formao voltada tanto ao licenciado, que pode atuar nos segmentos escolares, quanto ao bacharel, que pode atuar nos diversos segmentos com exceo da escola. Estes cursos de graduao, so oferecidos em diversas universidades pblicas e privadas. A ps-graduao em Educao Fsica vem se consolidando no Brasil juntamente com grupos de estudos e meios de divulgao cientfica. Com o surgimento da ps-graduao no Brasil, foram dados os primeiros passos para que a educao fsica desenvolvesse um corpo de conhecimento que lhe seria especfico (PELLEGRINI, 1988, p. 250). Quando se pensa na rea de Educao Fsica, um de seus objetivos fazer com que os alunos tenham conscincia do real valor da atividade fsica e do movimento vida do ser humano (TANI, 1988, p. 28). Ou seja, cabe aos alunos incorporar a atividade fsica e o movimento como fatores essenciais ao desenvolvimento do seu bem-estar geral (id IBID, p. 28). Para Gonalves (1994) o ensino da Educao Fsica se d como atuao intencional sobre o homem como ser corpreo e motriz (p. 134), alm de ter um papel importante na formao do homem como um ser integral e um agente de transformao social (p. 167).

2.1 UM BREVE HISTRICO

Desde o inicio de sua existncia, o homem precisou lutar para sobreviver. O ser humano desenvolveu habilidades bsicas como correr, saltar, arremessar, para poder fugir, caar, e se sociabilizar com os demais de sua espcie. Ao longo da historia, percebemos que a Educao Fsica est sempre relacionada a sade, higiene, fisiologia, rituais religiosos e guerreiros.

21

Na China de 3000 A. C. o imperador guerreiro, Hoang Ti, pregava os exerccios fsicos com finalidades higinicas e teraputicas, alm obviamente, do carter guerreiro, acreditando que a atividade fsica traria progresso ao seu povo. Nestes mesmos moldes, os Japoneses treinavam os seus conhcidos Samurais. No Egito, a prtica de exerccios fsicos era registrada nas paredes de suas construes, e que podem ser vistas at hoje. Atualmente, o que se sabe que os Egpcios j valorizavam a esttica e algumas habilidades como equilbrio, fora, flexibilidade e resistncia. Para que estas habilidades fossem desenvolvidas, eles utilizavam-se de materiais rudimentares como tronco de rvores, pesos e lanas. Na ndia, a doutrina Budista atribua aos exerccios o caminho da energia fsica, pureza dos sentimentos, bondade e conhecimento das cincias para a suprema felicidade do Nirvana. Mas sem dvida nenhuma a civilizao que mais marcou e desenvolveu a Educao Fsica foi grega atravs da sua cultura. Nomes como Scrates, Plato, Aristteles, e Hipcrates contriburam muito para a Educao Fsica e a Pedagogia atribuindo conceitos que at hoje so aceitos na ligao corpo e alma atravs das atividades corporais e da msica. "Na msica a simplicidade torna a alma sbia; na ginstica d sade ao corpo" j dizia Scrates. de Plato o conceito de equilbrio entre corpo e esprito ou mente. Os sistemas metodizados e em grupos, assim como os termos halteres, atletas, ginstica, pentatlo entre outros, so uma herana grega. As atividades sociais e fsicas eram uma prtica comum at a velhice, lotando os estdios destinados a isso. Mesmo a derrota militar da Grcia para Roma, no impediu a invaso cultural grega nos romanos que combatiam a nudez da ginstica. Dessa forma a atividade fsica ficou sendo s prticas militares durante o Imprio Romano. Assim, a queda do Imprio Romano foi muito negativa para a Educao Fsica, principalmente com a ascenso do cristianismo que durou por toda a Idade Mdia. O culto ao corpo era um verdadeiro pecado, e por isso, a atividade fsica no era bem vista nem como promoo da sade. Porm, aps quase 500 anos, o perodo da Renascena fez explodir novamente a cultura fsica, as artes, a msica, a cincia e a literatura. A beleza do corpo, antes pecaminosa, novamente explorada surgindo grandes artistas.

22

Neste perodo, o desenvolvimento cultural foi intenso e o estudo, principalmente as perfeitas esculturas e a dissecao de cadveres humanos que deram origem Anatomia como a obra clssica. A Educao Fsica Escolar foi tambm resgatada nesta poca. O movimento contra o abuso do poder no campo social chamado de iluminismo, surgido na Inglaterra no sculo XVII, deu origem a novas idias. A Educao Fsica foi proposta como necessria desde a educao infantil. Segundo Rousseau, pensar dependia extrair energia do corpo em movimento. A influncia da ginstica localizada comea a se desenvolver na Idade Contempornea e quatro grandes escolas foram s responsveis por isso: a alem, a nrdica, francesa e a inglesa. A alem, fortemente influenciada por Rousseau e Pestalozzi, teve como destaque Johann Cristoph Friederick Guts Muths (1759-1839) considerado pai da ginstica pedaggica moderna. A derrota dos alemes para Napoleo deu origem outra ginstica. A Turnkunst, criada por Friederick Ludwig Jahn (1788-1825), cujo seu principio era a fora. Para ele, a pratica de atividade fsica no tinha relao alguma com a escola. Foi ele quem inventou a barra fixa, as barras paralelas e o cavalo, dando origem Ginstica Olmpica. Porm Adolph Spiess (1810-1858) surgiu como o novo defensor da Educao Fsica Escolar introduzindo definitivamente a Educao Fsica nas escolas alems, sendo inclusive um dos primeiros defensores da ginstica feminina. A escola nrdica escreve a sua histria atravs de Nachtegall (1777-1847) que fundou seu prprio instituto de ginstica (1799) e o Instituto Civil de Ginstica para formao de professores de Educao Fsica (1808). Per Henrik Ling (1766-1839) foi o responsvel pela conhecida ginstica sueca, foi ele quem levou para a Sucia as idias de Guts Muths aps contato com o instituto de Nachtegall. Ling dividiu sua ginstica em quatro partes: a pedaggica voltada para a sade evitando vcios posturais e doenas; a militar - incluindo o tiro e a esgrima; a mdica - baseada na pedaggica evitando tambm as doenas; e a esttica - preocupada com a graa do corpo. Alguns fundamentos ideolgicos de Ling valem at hoje, tais como o desenvolvimento harmnico e racional, a progresso pedaggica da ginstica e o estado de alegria que deve imperar uma aula. Um do seguidores de Ling, o major 23

Josef G. Thulin introduz novamente o ritmo musical ginstica e cria os testes individuais e coletivos para verificao da performance. A escola Francesa teve como elemento principal o espanhol naturalizado Francisco Amoros Y Ondeano (1770-1848). Ele dividiu sua ginstica em: Civil e Industrial, Militar, Mdica e Cnica. Outro nome francs importante foi G. Dmey (1850-1917) que organizou congresso, cursos (inclusive o Superior de Educao Fsica), e escreveu o Manual do Exrcito, alm de ser adepto ginstica lenta, gradual, progressiva, pedaggica, interessante e motivadora. O mtodo natural foi defendido por Georges Herbert (1875-1957): correr, nadar, trepar, saltar, empurrar, puxar e etc. A escola inglesa baseava-se nos jogos e nos esportes, tendo como principal defensor Thomas Arnold (1795-1842) embora no fosse o criador. Essa escola tambm ainda teve a influncia de Clias no treinamento militar. A Calistenia pode ser considerada o verdadeiro marco do desenvolvimento da ginstica moderna com fundamentos especficos e abrangentes, destinada populao mais necessitada: os obesos, as crianas, os sedentrios, os idosos e tambm s mulheres. Calistenia, vem do grego Kallos (belo), Sthenos (fora) e mais o sufixo "ia". Com origem na ginstica sueca apresenta um diviso de oito grupos de exerccios localizados associando msica ao ritmo dos exerccios que so feitos mo livre usando pequenos acessrios para fins corretivos, fisiolgicos e pedaggicos. Os responsveis pela fixao da Calistenia foram o Doutor Dio Lewis e a Associao Crist de Moos (ACM) Sua proposta inicial era de melhorar a forma fsica dos americanos que mais precisavam. Por isso mesmo, deveria ser uma ginstica simples, fundamentada na cincia, e cativante. Por isso, Dr. Lewis era contra os mtodos militares, pois ele acreditava que estas prticas desenvolviam somente a parte superior do corpo e os esportes atlticos no proporcionavam harmonia muscular. Assim, em 1860 a Calistenia foi introduzida nas escolas americanas. Assim Dr. Willian Skarstrotron, americano de origem sueca, dividiu a Calistenia em Oito grupos diferentes do original: Braos e pernas, regio pstero superior do tronco, pstero inferior do tronco, laterais do tronco, equilbrio, abdmen, ombros e escpulas, os saltitos e as corrida. 24

2.2 A EDUCAO FSICA NO BRASIL

No Brasil colnia, os primeiros habitantes, os ndios, no contriburam muito a Educao Fsica, somente pelos movimentos rsticos naturais tais como nadar, correr, lanar, e o arco e flecha. Assim como na Pr-Histria, em sua cultura incluem-se as danas, cada uma com significado diferente: homenageando o sol, a lua, os Deuses da guerra e da paz, os casamentos etc. Porm tambm podemos citar alguns os jogos como algumas lutas, peteca, corrida de troncos entre outras. Sabe-se que os ndios no eram muito fortes e no se adaptavam ao trabalho escravo. Mais tarde, os negros vieram para o Brasil para o trabalho escravo e as fugas para os Quilombos os obrigava a lutar sem armas contra homens a mando dos senhores de engenho que entravam mato adentro para recapturar os escravos. Com o instinto natural, os negros descobriram ser o prprio corpo uma arma poderosa e o elemento surpresa. A inspirao veio da observao da briga dos animais e das razes culturais africanas, um exemplo disso a capoeira. Em 1851, durante a poca de Imprio no Brasil, a lei de n. 630 inclui a ginstica nos currculos escolares, nas escolas primrias e secundrias, a Educao Fsica deveria ser praticada ao menos quatro vezes por semana durante 30 minutos. Aps a Proclamao da Repblica, houve a poca onde comeou a profissionalizao da Educao Fsica. Porm no foram tomadas muitas providencias em relao a isso. At os anos 60 o processo ficou limitado ao desenvolvimento das estruturas organizacionais e administrativas especficas, tais como a Diviso de Educao Fsica e o Conselho Nacional de Desportos. Porm a partir dos anos 60 comeou a ser implantada nas poucas academias existentes, pelos professores da ACM, ganhando cada vez mais adeptos nos anos 70 sempre com inovaes fundamentadas na cincia. Nos anos 70, marcado pela ditadura militar, a Educao Fsica era usada, no para fins educativos, mas de propaganda do governo sendo todos os ramos e nveis de ensino voltada para os esportes de alto rendimento. Tambm nos anos 70, a musculao surgiu com uma nova sada para tentar apagar o preconceito que

algumas pessoas tinham com relao ao Halterofilismo.

25

Por volta de 1980 a ginstica aerbica invadiu as academias do Rio de Janeiro e So Paulo abafando um pouco a calistenia. Como na Educao Fsica sempre h evoluo tambm em funo dos erros e acertos, surge ento, ainda no final de 1980, a ginstica localizada desenvolvida com fundamentos tericos dos mtodos da musculao e alguns fundamentos Calistenicos. Ainda em meados de 1980 a Educao Fsica vive uma crise existencial procura de propsitos voltados sociedade. No esporte de alto rendimento a mudana nas estruturas de poder e os incentivos fiscais deram origem aos patrocnios e empresas podendo contratar atletas-funcionrios fazendo surgir uma boa gerao de atletas em vrias equipes. A partir de 1990, o esporte passa ento a ser visto como meio de promoo sade, acessvel a todos, manifestada de trs formas: esporte-educao, esporteparticipao e esporte-desempenho.

26

INDICATOS 3. SINDICATOS E ASSOCIAES

3.1 CONFEF

O, Conselho Federal de Educao Fsica, CONFEF, foi criado pela Lei n 9696/98, e uma instituio de direito pblico, com sede na cidade Rio de Janeiro, e se destina a orientar, disciplinar e fiscalizar o exerccio das atividades prprias dos profissionais de Educao Fsica. O processo da regulamentao e criao de um Conselho para a Profisso de Educao Fsica, teve incio nos anos quarenta. A iniciativa partiu das Associaes dos Professores de Educao Fsica, APEFs no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e So Paulo. Juntas, elas fundaram a Federao Brasileira das Associaes de Professores de Educao Fsica, a FBAPEF, em 1946. A inteno de se criar uma Ordem ou um Conselho ocorreu na dcada de 50, onde os professores Inezil Penna Marinho, Jacinto Targa e Manoel Monteiro apresentaram a idia e defendiam sua importncia, fazendo paralelo sempre com as demais profisses regulamentadas, como a Ordem dos Advogados ou o Conselho dos Mdicos, sem, no entanto tomarem qualquer ao efetiva no sentido de consolidar a proposta. Contudo, somente em meados dos anos 80 so efetivamente identificadas s aes para a apresentao do projeto de regulamentao da profisso ao legislativo. No incio dos anos oitenta resgata-se a Federao Brasileira das Associaes dos Professores de Educao Fsica - FBAPEF. Mediante uma atuao dinmica e democrtica motiva o surgimento de Associaes de Professores de Educao Fsica APEFs, em praticamente todos os Estados da Unio. Nos Estados: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, So Paulo dentre outros, ao longo da dcada de oitenta, as APEFs promoveram diversos Congressos. O objetivo era discutir os rumos da disciplina e da profisso. A necessidade de consolidar e conquistar a regulamentao recebeu aprovao em todos os estados. Do ano de 1984 em diante, iniciou de fato, aes concretas para a regulamentao da profisso. Em 1984 foi apresentado o Projeto de Lei 4559/84, pelo Deputado Federal Darcy Pozza Cmara dos Deputados. Dispunha sobre o Conselho Federal e os

27

Regionais dos Profissionais de Educao Fsica, Desporto e Recreao. Foi, oficialmente, o primeiro projeto de regulamentao da profisso. O Projeto de Lei 4559/84 foi aprovado pelo Congresso Nacional, em dezembro de 1989, sendo vetado pelo Presidente da Repblica, Jos Sarney. Isso ocorreu no incio do ano de 1990, baseando-se em parecer exarado pelo Ministrio do Trabalho. Em razo dessa decepo, as APEFs entram em colapso. O processo de desativao ocorreu inclusive no congresso da FBAPEF de 1990. No incio de 1994, grupos de estudantes de Educao Fsica preocupados com o crescente aumento de pessoas sem formao atuando no mercado emergente (academias, clubes, condomnios, etc.), procuraram a APEF-RJ, que reafirmou a posio de que para impedir tal abuso, fazia-se necessrio um instrumento jurdico que determinasse serem os egressos das escolas de educao fsica, os profissionais responsveis pela dinamizao das atividades fsicas. Em 1995 foi lanado o Movimento nacional pela regulamentao do Profissional de Educao Fsica, que deflagrou o processo formalmente, assim, o Deputado Federal Eduardo Mascarenhas apresentou o projeto de lei relativo regulamentao da profisso. Projeto de nmero 330/95, na Cmara dos Deputados. Durante o ano de 1995 o projeto foi analisado pela Comisso de Educao, Cultura e Desporto. As instituies de ensino, rgos pblicos relacionados com a rea e notrios profissionais de Educao Fsica foram consultados. Todos favorveis regulamentao, sendo que algumas pessoas contestam o processo e o texto do projeto. Porm, somente em 1 de Setembro de 1998, o Presidente da Repblica, Fernando Henrique Cardoso, sanciona a lei 9696/98, publicada no Dirio Oficial da Unio em 02/09/98, em favor da regulamentao dos profissionais de Educao Fsica.

28

3.2 CREF SP

O Conselho Regional de Educao Fsica da 4 Regio CREF4/SP foi criado em dezembro de 1999. Mas a luta pela sua criao mais antiga, juntamente os primeiros esforos para a regulamentao da profisso de Educao Fsica no pas. A primeira mobilizao ocorreu no final da dcada de 70, momento em que um grupo de professores reunidos em Braslia, nos jogos estudantis brasileiros, teve a idia de discutir o tema e levar propostas para seus Estados. O diferencial ocorre no ano de 1991, quando o Professor Flavio Delmanto procurou a APEF de So Paulo e tomou conhecimento de todo o processo e, ento decidiu retomar a luta de aprovao do projeto de lei de regulamentao da profisso. Delmanto participou de vrias reunies com as APEFs de So Paulo e do Rio de Janeiro. Na poca, o Professor Jorge Steinhilber viajou para Braslia e outros estados para divulgar a idia. No perodo, Steinhilber encaminhou ao Deputado Eduardo Mascarenhas o primeiro projeto de lei para a regulamentao da profisso. Mascarenhas foi o responsvel pelo encaminhamento do projeto ao Congresso Nacional. O movimento ento ganhou fora, e a Lei 9.696/98, que dispe sobre a regulamentao da profisso de Educao Fsica, e cria o Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educao Fsica, foi finalmente aprovada.

3.3 SINDDANA

O Sindicato da Dana, do Estado de So Paulo, SINDDANA, um rgo com o objetivo de apoiar e disseminar uma das mais antigas formas de expresso cultural de um povo, a Dana. A linguagem de aproximao da Dana, baseia o desenvolvimento de seus trabalhos na busca pela preservao de seu imenso patrimnio cultural e histrico, e na organizao de seus profissionais, para assim contribuir para a valorizao e disseminao da Dana, e colaborar na organizao e profissionalizao do segmento, com base em valores de cidadania, de respeito diversidade e de responsabilidade social.

29

Orientada, desde sua fundao, prtica da cidadania, participa ativamente de diversos projetos de incluso social, apoiando aes de integrao e gerao de oportunidades de crescimento e desenvolvimento voltadas populao em situao de vulnerabilidade socioeconmica. Incentiva tambm seus parceiros, colaboradores e associados a contriburem na construo de uma cultura de paz, apoiando demais iniciativas com os mesmos princpios. Hoje, a presidente do SINDDANA, um dos maiores nomes na luta pelo reconhecimento da Dana como uma ocupao independente de rgos como o CREF e CONFEF.

30

4. DANA X EDUCAO FSICA

Estudando a histria da Dana e da Educao Fsica, podemos perceber que ao longo do tempo, estas duas reas vm seguindo caminhos distintos e contraditrios. Enquanto a Dana almeja a Arte do movimento e que, a partir dela, o homem pode demonstrar papis sociais e tambm desempenhar relaes dentro de uma sociedade seja ela qual for; a Educao Fsica privilegia a Cincia, diretamente relacionada com a corporeidade do educando, com o movimento humano consciente e, a sua capacidade de movimentao. Alguns intelectuais e professores de Dana consideram os profissionais da Educao Fsica incapacitados para trabalhar com a Dana, por o fazerem, geralmente, de maneira acrtico e superficial, enfatizando a abordagem tecnicista da mesma; por outro lado, os profissionais da Educao Fsica, se consideram no direito em desenvolver este contedo, devido a sua formao Acadmica, por cursar as disciplinas: Anatomia, Cinesiologia, Fisiologia, Atividades Rtmicas e Expressivas, Dana, as quais lidam diretamente com o movimento (Ferraz 2000, p. 14-5). O debate sobre a classificao de certos profissionais algo delicado e que inclui os mais variados pontos de vista. Geralmente, as vozes que mais ecoam nestas discusses, so a dos sindicatos destas categorias e a dos rgos de Regulamentao Governamentais. No que diz respeito Dana, a discusso se d entre o Sindicato da Dana - SINDDANA; o Conselho Federal de Educao Fsica CONFEF; e os Conselhos Regionais de Educao Fsica CREF; rgos responsveis por fiscalizar o exerccio profissional, em qualquer interveno relativa atividade fsica e as suas diversas manifestaes. Segundo os CREFs e o CONFEF, para ser um profissional de Dana cadastrado nestes rgos, preciso comprovar um perodo mnimo de trabalho na rea, antes da lei entrar em vigor, ou ser formado em Educao Fsica, ou ter alguma Especializao Regulamentada pelo Ministrio da Educao e Cultura o MEC, em atividades fsicas. Entretanto, o SINDDANA alega que a Dana, apesar de envolver o corpo em movimento e a coordenao fisiolgica e motora, no pode restringir seu processo criativo a regras de rendimento como nas demais atividades fsicas, pois a Dana uma forma de Arte e Comunicao; por isso, o registro de profissionais no 31

Sindicato exige apenas que possuam o Registro de Artista, o chamado DRT, que pode ser conseguido em Cursos e avaliaes, promovidos pelo prprio SINDDANA. H alguns anos j, permanecem constantes os debates no Brasil entre estes dois campos - Dana e Educao Fsica, cada qual defendendo seus prprios interesses, caractersticas e formaes especficas.
H uma tenso inegvel entre os profissionais destas duas reas, ou seja, os intelectuais e professores de dana consideram os profissionais da Educao Fsica incapacitados para trabalhar este contedo, por o fazerem, geralmente, de maneira acrtica e superficial, enfatizando a abordagem tecnicista da mesma, e do outro lado, os profissionais da Educao Fsica, se consideram no total direito em desenvolver este contedo devido a sua formao acadmica, por ter estudado anatomia, cinesiologia, atividades expressivas e lidar diretamente com o movimento (FERRAZ, 2000 ,p. 14-5).

Neste contexto, o Conselho Federal de Educao Fsica (CONFEF, 2002), na Resoluo 046/2002, instituiu a obrigatoriedade do registro no conselho de Educao Fsica daqueles profissionais que trabalham com as diferentes reas ligadas ao corpo, incluindo a dana. Esta resoluo gerou vrios protestos entre os profissionais da dana. Um deles tornou-se o Projeto de Lei 7370/02, do deputado Luiz Antonio Fleury, que exclui da fiscalizao, dos conselhos federal e regional de Educao Fsica, os profissionais de dana, artes marciais, ioga e capoeira. Estes profissionais visam, portanto, o impedimento da regulamentao da dana pelo CREF e pelo CONFEF. Na Resoluo de nmero 046/ 2002, em que o CONFEF (2002) dispe sobre a Interveno do Profissional de Educao Fsica e respectivas competncias, so definidos os campos de atuao profissional em seu primeiro artigo:
O Profissional de Educao Fsica especialista em atividades fsicas, nas suas diversas manifestaes - ginsticas, exerccios fsicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danas, atividades rtmicas, expressivas e acrobticas, musculao, lazer, recreao, reabilitao, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exerccios compensatrios atividade laboral e do cotidiano e outras prticas corporais -, tendo como propsito prestar servios que favoream o desenvolvimento da educao e da sade, contribuindo para a capacitao e/ ou restabelecimento de nveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficirios, visando consecuo do bem-estar e da qualidade de vida, da conscincia, da expresso e esttica do movimento, da preveno de doenas, de acidentes, de problemas posturais, da compensao de distrbios funcionais, contribuindo ainda, para consecuo da

32

autonomia, da auto-estima, da cooperao, da solidariedade, da integrao, da. cidadania, das relaes sociais e a preservao do meio ambiente, observados os preceitos de responsabilidade, segurana, qualidade tcnica e tica no atendimento individual e coletivo (CONFEF, 2002, p.1).

Apesar do CONFEF no ser responsvel pela regulamentao e fiscalizao da Educao Fsica escolar, apenas do exerccio profissional do educador fsico fora do ambiente escolar, esta Resoluo um exemplo da disputa que vem se estabelecendo entre os defensores da formao de cada uma destas reas. Disputa esta, que ocorre devido grande similaridade entre as duas reas, de acordo com Braun e Saraiva (2000), a dana e a Educao Fsica tem em comum o movimento corporal humano; o homem no contexto das atividades corporais (SOUZA NETO, 1992, p. 4), que aproxima as duas reas; e para Gaspari (2005) tanto uma quanto a outra rea utilizam a expresso corporal como linguagem. Segundo Pellegrini (1988), o elemento comum entre a Dana e a Educao Fsica o homem em atividade fsica e na viso de Pacheco (1999) ambas as reas apresentam caractersticas comuns como o (estudo) mbito motor, alm de aspectos artsticos e culturais. Alguns autores defendem que as duas reas so complementares. Para Giffoni (1973) a prtica da Educao Fsica completa e equilibra o processo educativo e acrescenta como opo nesta rea a dana em todas as suas formas de exerccio destacando que a mesma apresenta-se como uma das atividades mais completa, alm de concorrer de forma acentuada para o desenvolvimento integral do ser humano. Para Cunha (1992), a dana merece destaque junto Educao Fsica complementando as atividades de ginstica, ldicas, esportivas e recreativas. Tambm para Claro (1988) a dana e a Educao Fsica se completam, pois a Educao Fsica necessita de estratgias de conhecimento do corpo e a dana das bases tericas da Educao Fsica. Este dilogo realizado com o corpo atravs da dana permitir a otimizao das (...) possibilidades e potencialidades de movimento e a conscincia corporal para atingir objetivos relacionados educao, sade, prtica esportiva, expresso corporal e artstica (BARROS, 2003, p.29). 33

Se formos analisar o currculo da formao acadmica em Educao Fsica e em dana, algumas disciplinas so encontradas em ambos os cursos como biomecnica, fisiologia do exerccio, entre outras, (PELLEGRINI, 1988), alm disso, ambas as reas possuem objetivos comuns como "desenvolvimento da coordenao motora, do conhecimento do prprio corpo, do sentido rtmico, da flexibilidade e da fora muscular" (MACARA, 1987, p. 72). Porm, existem tambm alguns autores que fazem referncia dana como rea pouco utilizada na Educao Fsica:
certo que a pouca utilizao desta atividade em propostas escolares, pode ser um reflexo de sua situao nos cursos de graduao em Educao Fsica (licenciatura), da viso que os graduandos tm a respeito da dana e, conseqentemente, do enfoque que a mesma tem recebido, alm da falta da licenciatura em cursos superiores de dana (RANGEL, 2002, p.61).

E este sem dvida um dos pontos mais crticos, pois O ensino universitrio (Educao Fsica) na rea da dana no vem sendo capaz de suprir as demandas do mercado, deixando em aberto as suas responsabilidades

(MARQUES,1999 p.54). Tanto o professor de Educao Fsica, como os Pedagogos vm trabalhando com a dana sem ter uma contextualizao para isto. Ou seja, os profissionais de Educao Fsica no saem inteiramente preparados da graduao para atuarem na rea da Dana. Outro problema que muitos profissionais de dana no so formados academicamente, so apenas bailarinos e/ou coregrafos, que estudaram dana por muitos anos em clubes ou academias. fato que estas pessoas possuem um conhecimento pratico muito maior do que o individuo que s estudou a dana durante os 4 anos de sua graduao. Porm, este profissional da dana no possui nenhum conhecimento fisiolgico ou anatmico extremamente necessrio, pois devemos levar em considerao que apesar de arte, a dana tambm um exerccio fsico, e que muitas pessoas procuram aulas de dana para praticarem alguma atividade fsica. Ou seja, assim como o profissional de Educao Fsica, o bailarino e/ou coregrafo tambm no est inteiramente apto a ministrar aulas de dana. Quando se fala especificamente das similaridades entre o esporte e a dana, pode-se mencionar que alm de ambos utilizarem-se da atividade fsica, ambos so "fenmenos culturais que acompanham a evoluo do homem", e "j 34

existiam desde antes do aparecimento da Educao Fsica e independem dela para existir" (PELLEGRINI, 1988, p. 252). Ambas as reas objetivam o alto desempenho de seus praticantes. Mas, enquanto no esporte se prioriza, a disputa e a competio, a dana caracteriza-se mais enquanto "arte como expresso cultural" (PELLEGRINI, 1988, p. 252) e como a "arte de interpretar um dado ritmo musical atravs da expresso corporal" (SOUZA NETO, 1992, p. 4). Ao defender que a dana o pensamento do corpo, Katz (1994) diz que justamente essa caracterstica que a diferencia de outros movimentos que o corpo faz como a ginstica, a mmica e os esportes. Quando se entende a dana como um pensamento do corpo, este o primeiro ganho: consegue-se diferenci-la de todas as outras construes que um corpo faz com o movimento (KATZ ,1994, p. 2). A dana no se reduz parte motora do movimento, mas, atrelado ao movimento, no se pode negligenciar o carter artstico da dana (KATZ, 1994), onde h o desenvolvimento esttico, com grande carga expressiva da

movimentao corporal. Macara (1987) e Gaspari (2005) concordam ao dizer que enquanto a Educao Fsica constitui-se essencialmente como ginstico-desportiva, a dana uma atividade essencialmente artstica, em que so veiculados elementos como a criatividade e a expressividade.

35

5. Procedimentos e Metodologia

A proposta estar pautada na pesquisa qualitativa, utilizando como forma de investigao o Estudo de Caso. Considerando a amplitude do termo, Adelman (apud Andr Marli. E. D. A, 1984, p. 51) expe que inclui uma famlia de mtodos de pesquisa cuja deciso comum o enfoque numa instncia. Em concordncia a essa definio, acrescenta a mesma autora o que sugerem Nisbett e Wat uma investigao sistemtica de uma instncia especfica (...) um evento, uma pessoa, um grupo, uma escola, uma instituio, um programa, etc.. Assim deve ser entendido o estudo de caso, como uma maneira particular de estudo. Essa proposta metodolgica foca a descoberta. Mesmo que o investigador parta de alguns pressupostos que orientam a coleta inicial de dados, ele estar constantemente atento a elementos que podem emergir como importantes durante o estudo, aspectos no previstos, dimenses so estabelecidas a priori. A compreenso do objeto se efetua a partir dos dados e em funo deles.. (ANDR MARLI. E. D. A, 1984, p. 52).. A primeira parte da pesquisa foi inteiramente de estudo bibliogrfico, que consistiu na reviso e anlise de fontes de informao, tais quais livros, artigos, textos e dissertaes. Que tratavam sobre os assuntos relativos investigao, procurando elucidar o que j foi pesquisado e quais as lacunas existentes, alm de oferecer bases tericas ao estudo. Foram pesquisados temas relacionados principalmente s reas de Educao Fsica, Dana, CREF/CONFEF e o registro de artistas DRT. A anlise documental consistiu na leitura e anlise de fontes de informao como documentos oficiais. Ainda recorremos muitos materiais informais. Buscamos na Internet fruns e sites que tratassem do assunto. A coleta de dados foi feita por meio de questionrios aplicados na presena da pesquisadora, e procuramos indivduos se que encaixassem em um dos grupos previamente determinados. Os grupos eram: Grupo I: Professores sem formao Acadmica que atuam na rea de Dana, em Academias de Dana, Clubes e Escolas, sem o Registro profissional de Dana-DRT-CREF.

36

Grupo II: Professores com formao Acadmica: Faculdade de Dana que atuam na rea de Dana, em Academias de Dana, Clubes e Escolas, com e sem o Registro profissional de Dana-DRT-CREF. Grupo III: Professores com formao Acadmica: Educao Fsica que atuam na rea de Dana com e sem o registro do profissional de Dana-DRT-CREF. Grupo IV: Professores sem formao Acadmica que atuam na rea de Dana, em Academias de Dana, Clubes e Escolas, com Registro profissional de Dana-DRT-CREF. No fizemos distino quanto ao sexo e idade dos participantes. Para a realizao da coleta, foram explicadas as intenes e caractersticas da pesquisa aos participantes, precisando para tanto de sua aprovao e consentimento. Tendo aceitado participar do estudo, os sujeitos preencheram o questionrio (Anexo V), o qual existe uma dispsio sobre a participao voluntria dos sujeitos na pesquisa, a possibilidade de desistncia da participao a qualquer momento, se desejado, bem como a publicao dos dados obtidos e a omisso de seus nomes. Os dados obtidos com este questionrio foram analisados e relacionados com a literatura estudada.

5.1. AMOSTRA

A amostra foi composta por vinte e cinco Professores de Dana, de ambos os sexos da cidade de Sorocaba, de idades de 18 a 53 anos. Todos os indivduos ministram aulas atualmente em Academias, Clubes, Escolas ou Projetos Sociais.

RESULTADOS 5.2 DISCUSSO DOS RESULTADOS

A primeira questo que colocamos foi em relao a formao Acadmica dos indivduos. Se eles j tiveram alguma experincia Acadmica em algumas das reas envolvidas na nossa pesquisa.
Voc cursou ou est cursando alguma faculdade em alguma destas reas? Dana Educao Fsica Nenhuma delas Dana e Educao Fsica 2 8 14 1 8% 32% 56% 4%

37

Como podemos observar, mais da metade dos vinte e cinco professores que participaram da pesquisa, 14 deles, ou 56%, no cursam, nem cursaram Educao Fsica ou Dana. Podemos notar ainda que apenas 2 participantes (8%) disseram ter cursado a Faculdade de Dana, que seria a mais apropriada para que um profissional pudesse ministrar aulas de Dana adequadamente. A formao acadmica em Educao Fsica foi um pouco mais expressiva, j que 8 participantes, ou 32%, responderam j ter cursado ou estar cursando. E apenas 1 participante, 4%, respondeu que cursou ou est cursando tanto Educao Fsica quanto Dana no Ensino Superior. A prxima questo em relao ao tempo que os indivduos esto envolvidos com a Dana, seja como aluno, bailarino e professor.
H quanto tempo est no cenrio da Dana? Menos de 5 anos 6 10 anos 11 20 anos 21 30 anos Mais de 30 anos 0 6 10 7 2 0% 24% 40% 28% 8%

A partir desses dados, pudemos observar que os indivduos possuem no mnimo 6 anos de experincia em Dana, j que ningum respondeu estar menos de 5 no cenrio da Dana. J 24% dos indivduos responderam estar de 6 10 anos neste cenrio. E notamos que 76% possuem mais de 10 anos vivenciando a Dana, sendo de 11 20 anos 40% dos indivduos, de 21 30 anos 28% e a mais de 30 anos, 8%. Partimos para a prxima questo, onde os indivduos foram questionados em relao a ocupao que eles exerciam.
Qual sua profisso? Bailarino Professor de Dana Professor de Educao Fsica As trs opes Nenhuma delas 2 delas - Professor de Dana e Bailarino 2 delas - Professor de Dana Professor de Educao Fsica 2 delas - Bailarino e Professor de Educao Fsica 0 7 0 3 1 11 2 1 0% 28% 0% 12% 4% 44% 8% 4%

Na questo acima, pudemos notamos que a maioria exerce mais que uma funo, sendo que 44% so, alm de professores de Dana, Bailarinos. E 12% 38

responderam desempenharem as trs funes, Professores de Dana, Bailarionos e Professores de Educao Fsica. Apenas 1 pessoa, 4% respondeu que Professor de Educao Fsica e Bailarino e uma nica pessoa (4%) tambm respondeu que no desempenha nenhuma das trs atividades. Ainda 8% dividem a funo de Professores de Dana com a funo de Professores de Educao Fsica. Porm, 28% tambm dizem serem somente professores de Dana, e no possuem nenhuma outra ocupao alm desta. Nenhum individuo respondeu ser apenas Professor de Educao Fsica ou somente bailarino (a). Questionamos, ento, aos participantes sobre o tempo que eles ministram aulas de Dana, ou seja, queramos saber quantos anos eles apenas ministravam aulas de Dana, no importando o tempo como aluno ou bailarino.
H quanto tempo ministra aulas de Dana? Menos de 5 anos 6 10 anos 11 20 anos 21 30 anos Mais de 30 anos 5 10 7 1 2 20% 40% 28% 4% 8%

Pudemos notar que a maior parte dos indivduos possui entre 6 e 10 anos como professores, 40%, e entre 11 20 anos, 28%. Apenas 1, 4%, respondeu ministrar aulas de 21 30 anos, e 2 sujeitos, 8%, responderam serem Professores de Dana mais de 30 anos. Porm, ainda tivemos 5 respostas (20%) de Professores que ministram aulas a menos de 5 anos. A partir destes dados, notamos que em sua maioria, os professores so experientes e j trabalham com Dana h algum tempo. Quando questionados sobre os estilos de Dana que eles ministram aulas e/ou praticam, tivemos vrias respostas diferentes.
Qual estilo de Dana que pratica e/ou ensina? Ballet Clssico Jazz Contemporneo Street Dance Dana de Salo Outros (sapateado, Dana Irlandesa, Estilo Livre)

Qual estilo de Dana que pratica e/ou ensina? Somente 1 estilo Dois e trs estilos Quatro e Cinco estilos Mais de cinco estilos

7 10 6 2

28% 40% 24% 8%

20 15 9 9 3 10

80% 60% 36% 36% 12% 40%

Para melhor compreenso, dividimos as respostas em duas partes, a primeira, quisemos saber a quantidade de diferentes estilos que os indivduos 39

estavam envolvidos, e na segunda tabela, quantas respostas obtivemos de cada modalidade. A partir destas respostas, notamos que muitos dos indivduos praticam mais de uma modalidade, mas as respostas se concentraram entre dois e trs estilos, 40%. Aqueles que estavam envolvidos com somente um nico estilo tambm demonstraram-se bem expressivos, com 28%. Entre quatro e cinco estilos apresentaram 6 respostas, 24%, e duas pessoas (8%) responderam ensinar e/ou praticar mais de cinco estilos diferentes. Em relao as modalidades, a mais praticadas/ministradas, foi o Ballet Clssico, 80%. Isso pode ter ocorrido, pois o Ballet como uma base para todos os outros estilos de Dana. Depois do Ballet, tivemos o Jazz demonstrando-se bem expressivo, 60%. Tanto o Contemporneo, quanto o Street Dance tiveram 9 respostas (36%) cada um. E 10 sujeitos, 40%, responderam praticar outras modalidades, como o sapateado, a Dana Irlandesa e Estilo Livre. Apenas 3 Professares, 12%, responderam praticar e/ou ensinar dana de Salo. A partir da prxima questo, comearemos a explorar mais a questo dos registros e dos rgos responsveis ou no pela rea da Dana.
Voc participa do Sindicato de Dana SINDDANA? Sim No Desconheo a existncia do rgo 3 16 6 12% 64% 24%

Esta questo tinha como objetivo avaliar a participao dos indivduos em relao ao rgo responsvel pela sua categoria. Notamos que em sua maioria, os Professores de Dana no participam, 64%, ou desconhecem a existncia do SINDDANA, 24%. Apenas 12% dos participantes afirmaram participar do SINDDANA. A prxima questo sobre o DRT, registro necessrio atualmente para que o Professor de Dana possa exercer seu cargo sem problemas com a lei.
Voc possui o Registro de Artista (DRT)? Sim No Desconheo este registro 5 18 2 20% 72% 8%

Infelizmente, notamos que 72% no possuem o registro DRT, e ainda uma minoria, 8% desconhecem a existncia do DRT, o que ainda um pouco mais 40

complicado, pois se eles j esto exercendo a funo de Professor de Dana, eles j deveriam ter sido informados quanto a isso. Se formos somar estes dados, teremos 80% dos indivduos participantes sem o Registro necessrio para ministrar as aulas de Dana. E apenas 5 indivduos, 20%, que possuem o Registro DRT. Questionamos os 23 indivduos que conheciam o DRT sobre como ele ficou sabendo sobre este registro.
Como soube da existncia do Registro-DRT? Academia Amigos Faculdade Outros 11 5 1 6 47,8% 21,7% 4,3% 26,1%

A partir das respostas, notamos que quase 48% dos participantes ficaram sabendo do DRT nas academias que ministram e/ou fazem aulas e/ou. Alguns, 26% ficaram sabendo por outros meios, como internet, revistas especializadas da rea, etc. Mais 21%, ainda ficaram sabendo pelos amigos, e 4% na faculdade. Passamos ento questo sobre o registro obtido atravs do CREFCONFEF. Pois este era o registro vigente h alguns anos atrs, antes da Lei Fleury.
Voc possui o Registro Profissional CREF-CONFEF? Sim No Desconheo a existncia deste rgo. 5 18 2 20% 72% 8%

Assim como o DRT, notamos que 72% no possuam o registro, 8% desconheciam a existncia, e somente 5% tinham o registro. Perguntamos tambm, para os 23 que sabiam da existncia do CREFCONFEF sobre a forma como os participantes ficaram sabendo destes rgos.
Como voc soube do CREF-CONFEF? Faculdade Academia Amigos Outros 7 7 4 5 30,4% 30,4% 17,4% 21,7%

Desta vez, tivemos os nmeros equilibrados, pois 30,4% responderam que ficaram sabendo deste registro na Faculdade. Porm aqueles que ficaram sabendo na Academia em que ministram e/ou fazem aulas tambm correspondem 30,4%. Enquanto aqueles que ficaram sabendo de outras formas foram 21,7% e aqueles que ficaram sabendo por amigos, 17,4%. 41

E a ultima pergunta, nos questionamos os participantes em relao ao registros que eles deveriam possuir para ministrar as aulas de Dana. Com esta pergunta tnhamos o objetivo de avaliar se os indivduos estavam informados sobre a legislao vigente para sua categoria.
Para ministrar aulas de Dana, um profissional deve ter um Registro? Qual(is)? DRT CREF-CONFEF Ambos DRT e um registro prprio Registro Prprio Nenhum 5 5 4 2 5 4 20% 20% 16% 8% 20% 16%

As respostas ficaram bem distribudas. 20% acreditam que s precisam do DRT para ministra as aulas de Dana. 20% acreditam no CREF-CONFEF, 20% em um registro prprio. 16% responderam que acreditam precisar tanto do DRT quanto o CREF-CONFEF para serem professores de Dana, 16% tambm acham que no necessrio nenhum tipo de registro. E 8% acham que so necessrios o DRT e um registro prprio A partir destes dados, podemos dizer que os Professores de Dana esto mal informados sobre seus direitos, e assim fica muito difcil para os rgos responsveis correrem atrs de melhoria para esta classe. Porm, estes mesmos rgos deveriam informar melhor estes professores, e este problema acaba caindo em um ciclo vicioso. Talvez por este problema, dos rgos responsveis, como o SINDANA e os professores estarem desinformados que temos tanta polemica a cerca da rea da Educao Fsica X Dana, pois apesar de legalmente o CREF-CONFEF no poder exigir o registro para os professores que atuam na Dana, ele (CREF-CONFEF) mostra-se mais organizado em relao a divulgao quanto aos servios que ele presta a sua classe, e o porque que os profissionais deveriam ter seu registro.

42

CONCLUSO: Com esta pesquisa, observamos que a Dana e a Educao Fsica so reas distintas, com suas peculiaridades e especificidades, e que para trabalhar com Dana, o profissional deve estar muito bem preparado, pois a Dana, alm do movimento mecnico, ela ainda possui uma grande carga artstica. Percebemos ainda que apesar de muita discusso e de muita polmica, a Dana e a Educao Fsica podem ser complementares, e uma rea tem muito a contribuir em relao a outra. Deve-se entender que elas no so rivais, e que por isso, devem andar lado a lado, dando suporte para que elas sempre possam se desenvolver em diversos sentidos. Infelizmente, no observamos grande participao dos Professores de Dana em seu sindicato, o que deixa mais difcil a luta pelos direitos de todos aqueles que esto envolvidos com a Dana. Notamos ainda que so poucos aqueles que sabem qual o registro que se deve ter para ministrar aulas de Dana, o que muito complicado, pois estes no tero como reivindicar pelos seus direitos, j que eles no esto cumprindo com seus deveres, ainda que seja pela simples falta de informao. Cabe estes Professores pesquisarem mais sobre s questes legais que envolvem a Dana atualmente, pois a Dana no est somente na sala com espelhos de uma academia. O professor deveria se reciclar e estar atento todas as mudanas que ocorrem em relao a sua categoria e tudo que estiver relacionado com isto. Porm, cabe tambm aos rgos, como o SINDANA informar melhor os Professores e Profissionais da Dana sobre como eles devem proceder para ficaram de acordo com a legislao.

43

REFERNCIAS

BARROS, J. M. de C. Consideraes sobre o estgio na formao do profissional de educao fsica In: E.F. n. 8, Rio de Janeiro: Conselho,2003 ano II, p.28-31. BOURCIER, Paul. Histria da dana no ocidente. So Paulo: Martins Fontes, 1987. BRAUN, L. G. e SARAIVA, Maria do Carmo. Dana e Educao Fsica: Uma Viso de Acadmicos do Curso de Educao Fsica da UFSC. VII Congresso Brasileiro de Histria da Educao Fsica, Esporte, Lazer e Dana. Memrias e Descobrimentos: Anais e Resumos. 29 de Maio a 01 de Junho/ 2000. Gramado/ RS. BRASIL - MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais. Educao fsica Braslia: MEC/ SEF, 1997. 96p. CLARO, E. Mtodo dana-educao fsica: uma reflexo sobre conscincia corporal e profissional. So Paulo: E.Claro,1988.p.67. CONSELHO FEDERAL DE EDUCAO FSICA. Dispe sobre a Interveno do Profissional de Educao Fsica e respectivas competncias e define os seus campos de atuao profissional. Resoluo n 046, de 18 de fevereiro de 2002, Rio de Janeiro. CUNHA, M. Aprenda danando, dance aprendendo. 2 ed. Porto Alegre: Luzatto,1992. p.11-13. DANTAS, M. F. Toda mudana desse dia... uma dana. Uma abordagem histrica da dana artstica. In: II Encontro Nacional de Histria do Esporte, Lazer e Educao Fsica. 1994, Ponta Grossa, p. 105-115. EHRENBERG, M. C. A Dana como conhecimento a ser tratado pela Educao Fsica escolar: aproximaes entre formao e atuao profissional 2003. 130f. Dissertao (Mestrado em Educao Fsica) Faculdade de Educao Fsica, UNICAMP, Campinas. EHRENBERG, M. C. e GALLARDO, J. S. P. A Dana como conhecimento da Educao Fsica escolar: at onde ir sem deixar de ser? In: IV Congresso Internacional de Educao Fsica e Motricidade Humana e X Simpsio Paulista de Educao Fsica: 25 a 28 de Maio de 2005, Rio Claro. FAHLBUSCH, H.. Dana: moderna contempornea. Rio de Janeiro: Sprint, 1990.

44

FERRAZ, A. C. A. M. A arte de danar nas aulas de Educao Fsica: para alm de suas fronteiras em busca da construo da cidadania. 2000. 57f. Monografia (Licenciatura em Educao Fsica) - Instituto de Biocincias, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro. GARAUDY, R.. Danar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. GASPARI, T. C. Educao Fsica Escolar e Dana: uma proposta de interveno. 2005. 168 f. Dissertao (Mestrado em Cincias da Motricidade) Instituto de Biocincias, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro. GIFFONI, M.A. C. Danas folclricas brasileiras e suas aplicaes educativas. 2 ed. So Paulo: Melhoramentos.1973.p.15. GONALVES, M. A. S. Sentir, pensar, agir- corporeidade e educao. Campinas: Papirus, 1994. KATZ, H.. Um, dois, trs. A Dana o pensamento do corpo. 1994. Tese de Doutorado - Comunicao e Semitica. Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo. KIRSTEIN, L.. Dance: a short history of classic theatrical dancing. 3 ed. New York: dance Horizons Republication, 1974. LABAN, R.. Domnio do movimento.So Paulo: Summus, 1978. MACARA, A.. Dana Jazz - da arte popular tcnica de dana. Sprint, ano 6, vol. 5, n. 2, mar./ abr. 1987, p. 72-77. MARQUES, I. A. A dana no contexto: uma proposta para a educao contempornea. 1996 (Tese de Doutorado) Faculdade de Educao, USP, So Paulo. MARQUES, I.A. Ensino da dana hoje: Textos e contextos. So Paulo: Cortez. 1999. p.54. MENDES, M. G. A Dana. So Paulo: tica, 1987. MICHAILOWSKY, P. A dana e a Escola de Ballet. Rio de janeiro: Imprensa Nacional, 1956. NANNI, D.. Dana Educao: pr escola universidade. Rio de Janeiro: Sprint, 1995. NASCIMENTO, A. Aspectos Mticos do Processo de Criao em Dana. In: VII Congresso Brasileiro de Histria da Educao Fsica, Esporte, Lazer e Dana. 2000, Gramado. Memrias e Descobrimentos: Anais e Resumos, p. 715-720. OSSONA, P. Educao pela Dana. So Paulo: Summus, 1988.

45

PACHECO, A. J. P. A Dana na Educao Fsica: uma reviso da literatura. Revista Brasileira de Cincias do Esporte, vol. 21, n. 1, setembro/ 99, p. 117-124. PELLEGRINI, A. Maria. A Formao Profissional em Educao Fsica. In: PASSOS, Solange C. E. (org.). Educao Fsica e Esportes na Universidade. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Fsica e Desportos, 1988. PORTINARI, Maribel. Histria da dana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. RAMOS, J.R.da S. Revelando a dana funk como expressividade da linguagem corporal na escola: uma pesquisa ao em etnometodogia na educao fsica. Disponvel em: http.//www.efdeportes.com/efd9/funk.htm acesso em 29 de outubro de 2007. RANGEL, N. B. C.. A disciplina dana nos cursos de Educao Fsica (Licenciatura): o seu desvelar na viso do graduando. 1996 (Dissertao de Mestrado) Faculdade de Educao Fsica, Unicamp, Campinas, S.P. SBORQUIA, S. P.. A dana no contexto da educao fsica : os (des)encontros entre a formao e a atuao profissional, 2002 Tese de Mestrado Faculdade de Educao Fsica. Universidade Estadual de Campinas, Campinas. SOARES, C. L.. Parmetros curriculares nacionais e a Educao Fsica escolar. In: CBCE (Org.) Educao Fsica frente LDB e aos PCNs: profissionais analisam renovaes, modismos e interesses. Iju: Sedigraf, 1997, p. 75-85. SOUZA NETO, S. de. Educao Fsica, Esporte e Recreao: perspectivas histricas e tentativa de definio. Pesquisa realizada junto ao Departamento de Educao do Instituto de Biocincias da UNESP, Rio Claro, 1992. TANI, G. Educao Fsica e Esporte no Ensino de Terceiro grau: Uma abordagem desenvolvimentista. In: PASSOS, S. C. E. (org.). Educao Fsica e Esporte na Universidade. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Fsica e Desportos, 1988. ZONTA, A.F.Z. Do Ballet ao Cabaret: degas e Toulouse Lautrec. Tese de Doutoramento apresentada ao Curso de Ps-Graduao Comunicao e Poticas Visuais: Produo de Sentidos da Faculdade de Artes e Comunicao-FAAC da Universidade Paulista "Julio de Mesquita Filho"-UNESP-Bauru. Bauru, 2004.

46

ANEXOS ANEXO I PROJETO DE LEI N 7370, de 2002 (Do Sr. Luiz Antonio Fleury)

Acrescenta pargrafo nico ao art. 2 da Lei 9.696, de 1 de setembro de 1998.

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Art. 1 Acrescente-se ao art. 2 da Lei 9.696, de 1 de setembro de 1998, pargrafo com a seguinte redao:

Art. 2 .............................................................................. ..........................................................................................

Pargrafo nico: No esto sujeitos fiscalizao dos Conselhos previstos nesta lei os profissionais de danas, artes marciais e yoga, seus instrutores, professores e academias.

Art. 2 Esta lei entra em vigor na data de sua publicao.

JUSTIFICAO

Os Conselhos Regionais de Educao Fsica, apoiados pelo seu Conselho Federal, vm reiteradamente praticando atos que exorbitam das competncias que lhes foram atribudas pela Lei n 9.696, de 1 de setembro de 1998.

Com fundamento em atos normativos internos, elaborados revelia das disposies legais pertinentes, profissionais de dana, artes marciais e capoeira e outras modalidades no enquadrveis na Lei n 9.696/98 esto sendo coagidos a se filiarem queles Conselhos Regionais, sob pena de sanes administrativas e financeiras aos que no se submetem a essa indevida subordinao. 47

A ilegalidade evidente, pois essas atividades nada tm a ver com as atividades fsicas e esportivas a que se refere a Lei n 9.696/98. Nesse sentido, o Ministrio Pblico tem agido para coibir exigncias de Conselhos Regionais de Educao Fsica, do que so exemplos a Recomendao n 005, de 2 de outubro de 2001, na qual o Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios, considerando entre outros aspectos que a Lei n 9.696/98 no conferiu aos Conselhos Regionais de Educao Fsica qualquer atribuio no sentido de orientar, fiscalizar ou multar academias e/ou professores de artes marciais e de danas recomendou ao CREF da 7. Regio que se abstivesse de realizar atos contrrios a esse entendimento.

Igualmente, objetivando a proteo dos interesses e direitos dos cidados, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidado do Rio de Janeiro impetrou, em 23 de maro de 2002, Ao Civil Pblica contra o Conselho Regional de Educao Fsica da 1 Regio para proibir a exigncia de inscrio no referido Conselho, de instrutores e professores de dana, ioga e artes marciais e a prtica de outros atos impeditivos do livre exerccio da profisso.

Os Conselhos Regionais de Educao Fsica esto sujeitos ao Controle Interno do Poder Executivo, conforme o art. 19 do Decreto-Lei n 200/67, que determina que todo e qualquer rgo da Administrao Federal, direta ou indireta, submete-se superviso do Ministrio de Estado competente, no caso especfico o Ministrio do Trabalho e Emprego, regra que se mostra vigente em toda a sua plenitude em decorrncia do recente Julgamento do Supremo Tribunal Federal, em 12 de novembro de 2002, que declarou a inconstitucionalidade do caput do artigo 58 e dos pargrafos 1, 2, 4, 5, 6, 7 e 8 da lei n 9.649, de 27 de maio de 1998.

Estes os fatos e os fundamentos legais que nos levam a solicitar o apoio dos nobres pares para que sejam adotadas as providncias cabveis nos sentido de fazer cessar os referidos atos ilegais praticados pelos Conselhos Regionais de Educao Fsica.

Sala das Sesses, em 20 de novembro de 2002 Deputado Federal LUIZ ANTONIO FLEURY 48

PTB-SP

Projeto de Lei n 7370, de 2002 Acrescenta pargrafo nico ao art. 2 da lei 9.696, de 1 de setembro de 1998. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Art. 1 Acrescente-se ao art. 2 da Lei 9.696, de 1 de setembro de 1998, pargrafo com a seguinte redao: "Art. 2 ....... Pargrafo nico: No esto sujeitos fiscalizao dos Conselhos previstos nesta lei os profissionais de danas, artes marciais e yoga, seus instrutores, professores e academias."

Art. 2 Esta lei entra em vigor na data de sua publicao.

JUSTIFICAO

Os Conselhos Regionais de Educao Fsica, apoiados pelo seu Conselho Federal, vm reiteradamente praticando atos que exorbitam das competncias que lhes foram atribudas pela Lei n 9696, de 1 de setembro de 1998. Com fundamento em atos normativos internos, elaborados revelia das disposies legais pertinentes, profissionais de dana, artes marciais e capoeira e outras modalidades no enquadrveis na Lei n. 9.696/98 esto sendo coagidos a se filiarem queles Conselhos Regionais sob pena de sanes administrativas e financeiras aos que no se submetem a essa indevida subordinao.

A ilegalidade evidente, pois essas atividades nada tm a ver com as 'atividades fsicas e esportivas' a que se refere a Lei n. 9.696/98. Nesse sentido, o Ministrio Publico tem agido para coibir exigncia de Conselhos Regionais de Educao Fsica, do que so exemplos a Recomendao n. 005, de 2 de outubro de 2001, na qual o Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios, considerando entre outros aspectos que a Lei n. 9.696/98 "no conferiu aos Conselhos Regionais de Educao Fsica qualquer atribuio no sentido de orientar, fiscalizar ou multar academias e/ou professores de artes marciais e de danas" recomendou ao CREF da 7. Regio que se abstivesse de realizar atos contrrios a esse entendimento.

49

Igualmente, objetivando a proteo dos interesses e direitos dos cidados, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidado do Rio de Janeiro impetrou, em 23 de maro de 2002, ao Civil Publica contra o conselho Regional de Educao Fsica da 1 Regio para proibir a exigncia de inscrio no referido Conselho de instrutores e professores de dana, yoga e artes marciais e a prtica de outros atos impeditivos do livre exerccio da profisso.

Os Conselhos Regionais de Educao Fsica esto sujeitos ao Controle Interno do Poder Executivo, conforme o art. 19 do Decreto Lei n. 200/67, que determina que todo e qualquer rgo da Administrao Federal, direta ou indireta, submete-se superviso do Ministrio de Estado competente, no caso especfico o Ministrio do trabalho e Emprego, regra que se mostra vigente em toda a sua plenitude em decorrncia do recente Julgamento do supremo Tribunal Federal, em 12 de novembro de 2002, que declarou a inconstitucionalidade do 'caput' do artigo 58 e dos pargrafos 1, 2, 4, 5, 6, 7,e 8 da lei n. 9649, de 27 de maio de 1998. Estes os fatos e os fundamentos legais que nos levam a solicitar o apoio dos nobres pares para que sejam adotadas as providncias cabveis nos sentido de fazer cessar os referidos atos ilegais praticados pelos Conselhos Regionais de Educao Fsica. Deputado Federal Lus Antnio Fleury

50

ANEXO II LEI N 6.533, DE 24 DE MAIO DE 1978 Dispe sobre a regulamentao das profisses de Artistas e de tcnico em Espetculos de Diverses, e d outras providncias. O PRESIDENTE DA REPBLICA , fao saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art . 1 - O exerccio das profisses de Artista e de Tcnico em Espetculos de Diverses regulado pela presente Lei. Art . 2 - Para os efeitos desta lei, considerado: I - Artista, o profissional que cria, interpreta ou executa obra de carter cultural de qualquer natureza, para efeito de exibio ou divulgao pblica, atravs de meios de comunicao de massa ou em locais onde se realizam espetculos de diverso pblica; II - Tcnico em Espetculos de Diverses, o profissional que, mesmo em carter auxiliar, participa, individualmente ou em grupo, de atividade profissional ligada diretamente elaborao, registro, apresentao ou conservao de programas, espetculos e produes. Pargrafo nico - As denominaes e descries das funes em que se desdobram as atividades de Artista e de Tcnico em Espetculos de Diverses constaro do regulamento desta lei. Art . 3 - Aplicam-se as disposies desta lei s pessoas fsicas ou jurdicas que tiverem a seu servio os profissionais definidos no artigo anterior, para realizao de espetculos, programas, produes ou mensagens publicitrias. Pargrafo nico - Aplicam-se, igualmente, as disposies desta Lei s pessoas fsicas ou jurdicas que agenciem colocao de mo-de-obra de profissionais definidos no artigo anterior. Art . 4 - As pessoas fsicas ou jurdicas de que trata o artigo anterior devero ser previamente inscritas no Ministrio do Trabalho. Art . 5 - No se incluem no disposto nesta Lei os Tcnicos em Espetculos de Diverses que prestam servios a empresa de radiodifuso. Art . 6 - O exerccio das profisses de Artista e de Tcnico em Espetculos de Diverses requer prvio registro na Delegacia Regional do Trabalho do Ministrio do Trabalho, o qual ter validade em todo o territrio nacional. Art 7 - Para registro do Artista ou do Tcnico em Espetculos de Diverses, necessrio a apresentao de: I - diploma de curso superior de Diretor de Teatro, Coregrafo, Professor de Arte Dramtica, ou outros cursos semelhantes, reconhecidos na forma da Lei; ou II - diploma ou certificado correspondentes s habilitaes profissionais de 2 Grau de Ator, Contra-regra, Cenotcnico, Sonoplasta, ou outras semelhantes, reconhecidas na forma da Lei; ou 51

III - atestado de capacitao profissional fornecido pelo Sindicato representativo das categorias profissionais e, subsidiariamente, pela Federao respectiva. 1 - A entidade sindical dever conceder ou negar o atestado mencionado no item III, no prazo de 3 (trs) dias teis, podendo ser concedido o registro, ainda que provisrio, se faltar manifestao da entidade sindical, nesse prazo. 2 - Da deciso da entidade sindical que negar a concesso do atestado mencionado no item III deste artigo, caber recurso para o Ministrio do Trabalho, at 30 (trinta) dias, a contar da cincia. Art . 8 - O registro de que trata o artigo anterior poder ser concedido a ttulo provisrio, pelo prazo mximo de 1 (um) ano, com dispensa do atestado a que se refere o item III do mesmo artigo, mediante indicao conjunta dos Sindicatos de empregadores e de empregados. Art . 9 - O exerccio das profisses de que trata esta Lei exige contrato de trabalho padronizado, nos termos de instrues a serem expedidas pelo Ministrio do trabalho. 1 - O contrato de trabalho ser visado pelo Sindicato representativo da categoria profissional e, subsidiariamente, pela Federao respectiva, como condio para registro no Ministrio do Trabalho, at a vspera da sua vigncia. 2 - A entidade sindical dever visar ou no o contrato, no prazo mximo de 2 (dois) dias teis, findos os quais ele poder ser registrado no Ministrio do Trabalho, se faltar a manifestao sindical. 3 - Da deciso da entidade sindical que negar o visto, caber recurso para o Ministrio do Trabalho. Art . 10 - O contrato de trabalho conter, obrigatoriamente: I - qualificao das partes contratantes; II - prazo de vigncia; III - natureza da funo profissional, com definio das obrigaes respectivas; IV - ttulo do programa, espetculo ou produo, ainda que provisrio, com indicao do personagem nos casos de contrato por tempo determinado; V - locais onde atuar o contratado, inclusive os opcionais; VI - jornada de trabalho, com especificao do horrio e intervalo de repouso; VII - remunerao e sua forma de pagamento; VIII - disposio sobre eventual incluso do nome do contratado no crdito de apresentao, cartazes, impressos e programas; IX - dia de folga semanal; X - ajuste sobre viagens e deslocamentos; XI - perodo de realizao de trabalhos complementares, inclusive dublagem, quando posteriores a execuo do trabalho de interpretao objeto do contrato; XII - nmero da Carteira de Trabalho e Previdncia Social. Pargrafo nico - Nos contratos de trabalho por tempo indeterminado dever constar, ainda, clusula relativa ao pagamento de adicional, devido em caso de deslocamento para prestao de servio fora da cidade ajustada no contrato de trabalho. Art . 11 - A clusula de exclusividade no impedir o Artista ou Tcnico em Espetculos de Diverses de prestar servios a outro empregador em atividade diversa da ajustada no contrato de trabalho, desde que em outro meio de 52

comunicao, e sem que se caracterize prejuzo para o contratante com o qual foi assinada a clusula de exclusividade. Art . 12 - O empregador poder utilizar trabalho de profissional, mediante nota contratual, para substituio de Artista ou de Tcnico em Espetculos de Diverses, ou para prestao de servio caracteristicamente eventual, por prazo no superior a 7 (sete) dias consecutivos, vedada a utilizao desse mesmo profissional, nos 60 (sessenta) dias subseqentes, por essa forma, pelo mesmo empregador. Pargrafo nico - O Ministrio do Trabalho expedir instrues sobre a utilizao da nota contratual e aprovar seu modelo. Art . 13 - No ser permitida a cesso ou promessa de cesso de direitos autorais e conexos decorrentes da prestao de servios profissionais. Pargrafo nico - Os direitos autorais e conexos dos profissionais sero devidos em decorrncia de cada exibio da obra. Art . 14 - Nas mensagens publicitrias, feitas para cinema, televiso ou para serem divulgadas por outros veculos, constar do contrato de trabalho, obrigatoriamente: I - o nome do produtor, do anunciante e, se houver, da agncia de publicidade para quem a mensagem produzida; Il - o tempo de explorao comercial da mensagem; III - o produto a ser promovido; IV - os veculos atravs dos quais a mensagem ser exibida; V - as praas onde a mensagem ser veiculada; VI o tempo de durao da mensagem e suas caractersticas. Art . 15 - O contrato de trabalho e a nota contratual sero emitidos com numerao sucessiva e em ordem cronolgica. Pargrafo nico - Os documentos de que trata este artigo sero firmados pelo menos em duas vias pelo contratado, ficando uma delas em seu poder. Art . 16 - O profissional no poder recusar-se auto dublagem, quando couber. Pargrafo nico - Se o empregador ou tomador de servios preferir a dublagem por terceiros, ela s poder ser feita com autorizao, por escrito, do profissional, salvo se for realizada em lngua estrangeira. Art . 17 - A utilizao de profissional contratado por agncia de locao de mo-deobra, obrigar o tomador de servio solidariamente pelo cumprimento das obrigaes legais e contratuais, se se caracterizar a tentativa, pelo tomador de servio, de utilizar a agncia para fugir s responsabilidades e obrigaes decorrentes desta Lei ou de contrato. Art . 18 - O comparecimento do profissional na hora e no lugar da convocao implica a percepo integral do salrio, mesmo que o trabalho no se realize por motivo independente de sua vontade. Art . 19 - O profissional contratado por prazo determinado no poder rescindir o contrato de trabalho sem justa causa, sob pena de ser obrigado a indenizar o em pregador dos prejuzos que desse fato lhe resultarem.

53

Pargrafo nico - A indenizao de que trata este artigo no poder exceder quela a que teria direito o empregado em idnticas condies. Art . 20 Na resciso sem justa causa, no distrato e na cessao do contrato de trabalho, o empregado poder ser assistido pelo Sindicato representativo da categoria e, subsidiariamente, pela Federao respectiva, respeitado o disposto no artigo 477 da Consolidao das Leis do Trabalho. Art . 21 A jornada normal de trabalho dos profissionais de que trata esta Lei, ter nos setores e atividades respectivos, as seguintes duraes: I - Radiodifuso, fotografia e gravao: 6 (seis) horas dirias, com limitao de 30 (trinta) horas semanais; II - Cinema, inclusive publicitrio, quando em estdio: 6 (seis) horas dirias; III - Teatro: a partir de estria do espetculo ter a durao das sesses, com 8 (oito) sesses semanais; IV - Circo e variedades: 6 (seis) horas dirias, com limitao de 36 (trinta e seis) horas semanais; V - Dublagem: 6 (seis) horas dirias, com limitao de 40 (quarenta) horas semanais. 1 - O trabalho prestado alm das limitaes dirias ou das sesses semanais previstas neste artigo ser considerado extraordinrio, aplicando-se-lhe o disposto nos artigos 59 a 61 da Consolidao das Leis do Trabalho. 2 - A jornada normal ser dividida em 2 (dois) turnos, nenhum dos quais poder exceder de 4 (quatro) horas, respeitado o intervalo previsto na Consolidao das Leis do Trabalho. 3 - Nos espetculos teatrais e circenses, desde que sua natureza ou tradio o exijam, o intervalo poder, em benefcio do rendimento artstico, ser superior a 2 (duas) horas. 4 - Ser computado como trabalho efetivo o tempo em que o empregado estiver disposio do empregador, a contar de sua apresentao no local de trabalho, inclusive o perodo destinado a ensaios, gravaes, dublagem, fotografias, caracterizao, e todo quele que exija a presena do Artista, assim como o destinado a preparao do ambiente, em termos de cenografia, iluminao e montagem de equipamento. 5 - Para o Artista, integrante de elenco teatral, a jornada de trabalho poder ser de 8 (oito) horas, durante o perodo de ensaio, respeitado o intervalo previsto na Consolidao das Leis do Trabalho. Art . 22 - Na hiptese de exerccio concomitante de funes dentro de uma mesma atividade, ser assegurado ao profissional um adicional mnimo de 40% (quarenta por cento), pela funo acumulada, tomando-se por base a funo melhor remunerada. Pargrafo nico - E vedada a acumulao de mais de duas funes em decorrncia do mesmo contrato de trabalho. Art . 23 - Na hiptese de trabalho executado fora do local constante do contrato de trabalho, correro conta do empregador, alm do salrio, as despesas de transporte e de alimentao e hospedagem, at o respectivo retorno.

54

Art . 24 - livre a criao interpretativa do Artista e do Tcnico em Espetculos de Diverses, respeitado o texto da obra. Art . 25 - Para contratao de estrangeiro domiciliado no exterior, exigir-se- prvio recolhimento de importncia equivalente a 10% (dez por cento) do valor total do ajuste Caixa Econmica Federal em nome da entidade sindical da categoria profissional. Art . 26 - O fornecimento de guarda-roupa e demais recursos indispensveis ao cumprimento das tarefas contratuais ser de responsabilidade do empregador. Art . 27 - Nenhum Artista ou Tcnico em Espetculos de Diverses ser obrigado a interpretar ou participar de trabalho possvel de pr em risco sua integridade fsica ou moral. Art . 28 - A contratao de figurante no qualificado profissionalmente, para atuao espordica, determinada pela necessidade de caractersticas artsticas da obra, poder ser feita pela forma da indicao prevista no artigo 8. Art . 29 - Os filhos dos profissionais de que trata esta Lei, cuja atividade seja itinerante, tero assegurada a transferncia da matrcula e conseqente vaga nas escolas pblicas locais de 1 e 2 Graus, e autorizada nas escolas particulares desses nveis, mediante apresentao de certificado da escola de origem. Art . 30 - Os textos destinados memorizao, juntamente com o roteiro de gravao ou plano de trabalho, devero ser entregues ao profissional com antecedncia mnima de 72 (setenta e duas) horas, em relao ao incio dos trabalhos. Art . 31 - Os profissionais de que trata esta Lei tm penhor legal sobre o equipamento e todo o material de propriedade do empregador, utilizado na realizao de programa, espetculo ou produo, pelo valor das obrigaes no cumpridas pelo empregador. Art . 32 - assegurado o direito ao atestado de que trata o item III do artigo 7 ao Artista ou Tcnico em Espetculos de Diverses que, at a data da publicao desta Lei tenha exercido, comprovadamente, a respectiva profisso. Art . 33 - As infraes ao disposto nesta Lei sero punidas com multa de 2 (duas) a 20 (vinte) vezes o maior valor de referncia previsto no artigo 2, pargrafo nico da Lei n 6.205, de 29 de abril de 1975, calculada razo de um valor de referncia por empregado em situao irregular. Pargrafo nico - Em caso de reincidncia, embarao ou resistncia fiscalizao, emprego de artifcio ou simulao com o objetivo de fraudar a Lei, a multa ser aplicada em seu valor mximo. Art . 34 - O empregador punido na forma do artigo anterior, enquanto no regularizar a situao que deu causa autuao, e no recolher, multa aplicada, aps esgotados os recursos cabveis, no poder:

55

I - receber qualquer benefcio, incentivo ou subveno concedidos por rgos pblicos; II - obter liberao para exibio de programa, espetculo, ou produo, pelo rgo ou autoridade competente. Art . 35 - Aplicam-se aos Artistas e Tcnicos em Espetculos de Diverses as normas da legislao do trabalho, exceto naquilo que for regulado de forma diferente nesta Lei. Art . 36 - O Poder Executivo regulamentar esta Lei no prazo de 60 (sessenta) dias a contar da data de sua publicao. Art . 37 - Esta Lei entrar em vigor no dia 19 de agosto de 1978, revogadas as disposies em contrrio, especialmente o art. 35, o 2 do art. 480, o Pargrafo nico do art. 507 e o art. 509 da Consolidao das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-lei n 5.452, de 1943, a Lei n 101, de 1947, e a Lei n 301, de 1948. Braslia, em 24 de maio de 1978; 157 da Independncia e 90 da Repblica. ERNESTO GEISEL

56

ANEXO III

57

ANEXO IV

Universidade Estadual Paulista Campus Bauru Faculdade de Cincias Departamento de Educao Fsica CONSENTIMENTO DA PARTICIPAO DA PESSOA COMO SUJEITO Eu, abaixo assinado, concordo em participar do estudo Profissional da Dana: Autodidata, Formao Artstica ou Formao Acadmica, como sujeito. Fui devidamente informado e esclarecido pela pesquisadora Dulzira M. Ribeiro de Camargo sobre a pesquisa, os procedimentos nela envolvidos, assim como os objetivos da minha participao. Foi-me garantido que posso retirar meu consentimento a qualquer momento, sem que isto leve a qualquer penalidade.

_____________________ Assinatura participante

_______________________ Assinatura Pesquisadora

Anexo V Questionrios

Vous aimerez peut-être aussi