Vous êtes sur la page 1sur 10

Escola Secundria c/ 3 Ciclo Joo Gonalves Zarco

Actividade Laboratorial Fsica 11 Ano

Nomes: Catarina Silva Cardoso Lento de Oliveira e Joo Ricardo Salgado Silva Turma / Nmeros: 11 3, n 29 e n 18. Data: 26/01/2009

OSCILOSCPIO
Tem-se falado de formas de identificao alternativas impresso digital. Uma dessas formas poderia ser o registo de voz. Como reconhecer uma pessoa pela voz com a ajuda do osciloscpio?

Fundamento Terico da Experincia:

O osciloscpio um aparelho que permite observar sinais num ecr medida que o tempo decorre. Para possibilitar a sincronizao da imagem no ecr, necessrio que sejam sinais peridicos. Por exemplo, o osciloscpio permite que se observem variaes de diferenas de potencial em funo do tempo: U = f(t).

No ecr do osciloscpio visualiza-se uma representao grfica. A imagem no ecr como se fosse um grfico com: - A varivel tempo representada no eixo das abcissas; - A varivel diferena de potencial representada no eixo das coordenadas.

Um osciloscpio constitudo, fundamentalmente, pelas seguintes unidades funcionais que proporcionam a visualizao de sinais: -Tubo de raios catdicos; - Amplificadores de sinais; - Fontes de alimentao; - Base de tempo ou gerador de varrimento horizontal.

Objectivos:
Medir tenses contnuas e alternadas; Mostrar no ecr, simultaneamente, a variao temporal de duas tenses; Medir amplitudes e perodos e calcular frequncias duma tenso
sinusoidal;

Relacionar amplitudes e frequncias de diferentes sinais sonoros; Reconhecer que o valor da tenso alternada lido por um voltmetro
(tenso eficaz) inferior ao valor mximo da tenso alternada.

Material Necessrio:
Fonte de tenso alternada; Fonte de tenso contnua; Voltmetro; Interruptor; Lmpada de baixa potncia; Osciloscpio de feixe duplo; Gerador de sinais; Microfone; Altifalante; Fios de ligao e crocodilos.

Procedimento:
Seguimos o protocolo do livro adoptado.

Questes Pr-Laboratoriais:

1. Para se medir uma tenso, a ligao entre a fonte de tenso e o osciloscpio tem de ser feita em paralelo. Porqu?

R.: A ligao de um osciloscpio ao circuito de tipo paralelo. O mesmo dizer que durante a medio o instrumento constitui um caminho paralelo ao elemento ou circuito a diagnosticar. O osciloscpio tem elevada resistncia interna. Como tal, se o colocssemos no circuito, diminuiramos a intensidade da corrente e, portanto, a luminosidade da lmpada seria menor.

2. Ligou-se uma fonte de tenso contnua (que produz corrente contnua) ao osciloscpio. A linha de base, que estava centrada no ecr, deu um salto vertical, como indica a Fig. 158 do livro adoptado, correspondente a 2,1 divises, utilizando a escala 2 V/diviso. Indique a tenso fornecida pela fonte.

R.:

3. Em seguida fez-se o mesmo tipo de ligao, mas a uma fonte alternada (que produz corrente alternada), observando-se o sinal sinusoidal da Fig. 159 da pgina 174 do livro adoptado. A tenso varivel no tempo e dada por , onde a amplitude da onda observada no ecr. Fez-se a medio da distncia pico a pico, isto , do mximo ao mnimo, para minimizar erros experimentais, e obteve-se 4,1 divises para uma escalar de 5 V/diviso. Indique o valor de .
R.:

4. Ao associar em paralelo a fonte de tenso alternada anterior a um voltmetro, verifica-se que o valor registado no aparelho no coincide com , mas inferior. A tenso medida no voltmetro denominada tenso eficaz. Por exemplo, a tenso alternada fornecida s nossas casas tem um valor eficaz de 230 V. A tenso eficaz relaciona-se com a tenso mxima atravs da expresso . Qual seria o valor lido num voltmetro que medisse a tenso fornecida pela fonte de tenso alternada da alnea anterior?

R.:

7,25 V.

5. () Qual o perodo do sinal? Escreva a expresso para este sinal, substituindo os valores da amplitude e da frequncia.

R.:

Pgina 176

1. () O que observa? Calcule a tenso aplicada e indique a incerteza absoluta de leitura associada (metade da menor diviso da escala). Mea tambm a tenso nos terminais da lmpada com um voltmetro e compare os valores obtidos.

R.: Osciloscpio:

U=

Voltmetro:

U=

Ao mudarmos a polaridade, a o trao contnuo continua a ser uma linha recta paralela ao eixo dos xx, mas na parte negativa dos yy. A tenso igual tanto no osciloscpio como no voltmetro, uma vez que a corrente contnua.

2.a) Calcule a tenso mxima e indique a incerteza absoluta na leitura associada.

R.:

b) Determine o valor da tenso eficaz. Que valor espera encontrar na medio da tenso com um voltmetro?

R.:

Espero encontrar um valor igual ao do osciloscpio.

c) Mea a tenso nos terminais da lmpada com um voltmetro e compare-a com a sua previso.

R.:

A nossa previso para a tenso nos terminais da lmpada era de aproximadamente 6 V, no entanto, pudemos constatar que rondava, afinal, os 4 V. Esta diferena de valores deve-se ao facto de os terminais da lmpada estarem ligados a uma corrente alterna, e no contnua.

d) Mea o perodo do sinal. Escreva a expresso para este sinal.

R.:

e) () Ajuste a tenso alternada de modo a que o brilho das lmpadas seja o mesmo. Tire concluses.

R.: De acordo com as observaes, podemos concluir que:

3. 3.1. a) Determine o perodo e a frequncia da onda. Compare o valor seleccionado no gerador de sinais.

R.:

b) Repita o procedimento para outra frequncia no gerador de sinais.

R.:

c) Ligue um altifalante ao gerador de sinais (fig.166 da pg. 177 do manual) e escolha uma frequncia de cerca de 1 kHz. Faa variar a intensidade do sinal no gerador de sinais. O que acontece onda que se v no osciloscpio? Que relao h com o som mais forte ou mais fraco que ouvido?

R.: Ao variarmos a intensidade do sinal no gerador de sinais, podemos verificar


que a amplitude da onda tambm varia. A intensidade permite-nos distinguir um som forte de um som fraco. Assim, temos que a intensidade tanto maior quanto maior for a amplitude da onda (para uma dada frequncia), isto , quanto maior amplitude tiver uma onda, mais forte o som, e vice-versa.

d) () O som continua a ser ouvido por todos quando as frequncias aumentam? E quando as frequncias diminuem? A partir de que frequncias, alta e baixa, algum deixa de ouvir o som?

R.: O ser humanos conseguem ouvir sons cujas frequncias estejam entre os
20 Hz e os 20000 Hz. No entanto, o limiar de audibilidade varia com a idade. Durante a experincia, pudemos constatar que a maior parte dos alunos conseguia ouvir sons com frequncias que rondavam os 16000 Hz, enquanto que o nosso professor s conseguia ouvir sons cuja frequncia era de cerca de 11000 Hz.

3.3) Utilizando a voz, emita sons correspondentes a letras (o, s, etc.) ou assobios sobre o microfone e visualize-os no osciloscpio. Repita o procedimento observando no osciloscpio sons semelhantes emitidos por outros colegas. Registe as suas observaes.

R.: Pudemos concluir que os sons observados so complexos, uma vez que
so somatrios de sons puros, ou seja, o resultado da sobreposio de sinusides de amplitudes e frequncias diferentes.

Ao emitir sons correspondentes s vogais a, e, i, o e u e ao comparar os seus espectros sonoros, pudemos concluir que o a, e e o so vogais fortes e o i e o u so vogais fracas.

Questes Ps-Laboratoriais:

1. O limiar auditivo de todos os alunos da turma o mesmo?

R.: No, o limiar auditivo dos alunos da turma no o mesmo. Teoricamente,


sabemos que o ser humano tem capacidade de ouvir sons com frequncia entre os 20 Hz e os 20000 Hz, mas o seu limiar de audibilidade varia com a idade e no s. Assim, apesar de a idade dos alunos ser mais ou menos a mesma, pudemos verificar que nem todos ouviam sons com as mesmas frequncias.

2. A partir das concluses que retirou das observaes efectuadas, discuta em grupo uma forma de identificao, alternativa impresso digital, do reconhecimento de voz. R.: A partir das concluses que tiramos das observaes efectuadas, pudemos
facilmente concluir que a anlise da onda sonora uma forma de identificao alternativa impresso digital. De uma forma mais prtica, para obtermos esta forma de identificao, precisamos de usar um microfone, de maneira a convertermos ondas sonoras em sinais elctricos. Utilizando um osciloscpio, registamos a forma da onda e fazemos-lhe uma anlise de Fourier.

Crtica dos Resultados / Concluso:

A actividade prtico-laboratorial corresponde a uma demonstrao qualitativa que permite responder com facilidade questo-problema, usando apenas o microfone ligado ao osciloscpio. Fizeram-se vrios ensaios nos quais foi necessrio efectuar medies de tenses. importante procurar no osciloscpio uma sensibilidade que permita visualizar uma imagem capaz de possibilitar as leituras. Reala-se que cada diviso da quadrcula do ecr do osciloscpio est dividida em cinco partes iguais. Tambm se deve escolher uma base de tempo que permita efectuar com facilidade as leituras no osciloscpio.

Vous aimerez peut-être aussi