Vous êtes sur la page 1sur 19

Trabalho Extra Curricular

Professora.: Maria Jos Disciplina.: Matemtica Curso.: Ensino Mdio Srie.: 2 C Ttulo do Trabalho.: Histria de Determinantes e Teoremas

N Nome 05 Christie Ellen Silva

C1 C3 C5 C7 C8 C9 C12

A HISTRIA DO ESTUDO DE DETERMINANTES

1) Objetivos: Pesquisar a respeito das matrizes e dos determinantes, conhecer a


histria de alguns matemticos que se dedicou ao estudo das matrizes e dos determinantes. Resolver problemas que envolvam matrizes e determinantes.

2) UMA BREVE INTRODUO:


O trabalho extra curricular aqui proposto no se trata propriamente de um entendimento especfico, porm todo o contedo representa um resumo significativo dessa parte da Matemtica. Em destaque temos pequenas biografias de alguns dos grandes matemticos que trabalharam nesse campo da teoria das matrizes e dos determinantes e seu respectivos trabalhos no ramo da matemtica que estuda o setor de determinantes. No h, neste trabalho, uma pesquisa complexa, cada biografia focada nem sempre representa uma histria completa e independente. Est apresentado aqui tambm a resoluo de algumas questes matemticas, referentes aos determinantes.

3) CONTEXTO HISTRICO:

Nos determinantes, uma srie de matemticos buscaram a soluo para os sistemas lineares
O estudo sobre determinantes precedeu o estudo de matrizes, feito por Cayley. A definio de determinantes atribuda ao matemtico alemo Gottfried Leibniz (1646 1716) e teria sido realizada em 1693. Mais tarde, em 1750, o matemtico e astrnomo suo Gabriel Cramer (1704 1752) publicou a soluo de sistemas lineares atravs da Regra de Cramer.

Figura 1 - A tomada da Bastilha, julho de 1789 Em 1683, paralelamente a Leibniz, o Oriente resolvia sistemas lineares por intermdio do matemtico japons Kowa, de forma parecida com a usada hoje. No sculo XVIII outros matemticos, como Bezout, Vandermonde e Laplace, deram a sua contribuio para aperfeioar o estudo consolidado no sculo XIX por Cauchy e Jacobi. O francs Pierre Laplace (1749-1827) viveu num sculo em que a Europa respirava o clima revolucionrio, em particular seu pas de origem envolvido com a Revoluo Francesa. O clima de guerra leva a Igreja e o Exrcito a chamar a si homens da Cincia. Laplace por exemplo, foi um dos matemticos indicados por Napoleo para ocupar postos administrativos. No conjunto de suas realizaes, Laplace contribuiu de forma significativa para a Matemtica. Seu objetivo maior, porm, foi a Astronomia. Sua obra principal a Mecnica Celeste. Nesse percurso precisou solucionar alguns problemas matemticos, que acabaram por se tornar valiosssimos, como a teoria das probabilidades e o conceito de potencial. Esses trabalhos fizeram dele uma dos principais matemticos de seu tempo.

1) Estudo dos determinantes


Chamamos de determinante a teoria desenvolvida por matemticos dos sculos XVII e XVIII, que procuravam uma frmula para determinar as solues de um sistema linear. Esta teoria consiste em associar a cada matriz quadrada A, um nico nmero real que denominamos determinante de A e que indicamos por det A, ou colocamos os elementos da matriz A entre duas barras verticais, como no exemplo abaixo:

1.1)

Definindo o determinante de uma Matriz de Ordem 1:

O determinante da matriz A = [a11] 1x1 igual ao nmero que a constitui.

Exemplos:

1.2)

Definindo o determinante de uma matriz de ordem 2:

O determinante da matriz de ordem 2x2, o nmero real obtido atravs do produto dos elementos da diagonal principal menos o produto dos elementos da diagonal secundria:

Exemplos:

1) Teoremas para Resoluo de Determinantes de Matrizes de ordens maiores que 2x2

Temos diversas formas de resolver o determinante de uma matriz de ordem superior a 2x2. Todas as formas foram batizadas de acordo com quem as inventou ou descobriu, estes matemticos que revolucionaram as suas pocas e que so lembrados at hoje. Comearemos ento pela biografia de cada um e respectiva descoberta e modo de resoluo do determinante.

2.1) Pierre Simon Laplace (1749 1827) Astrnomo e matemtico francs , Marqus de Pierre Simon de Laplace nasceu na localidade de Beumont-en-Auge , Provncia da Normandia em 28 de maro de 1749. Filho de um prspero fazendeiro , revelou um grande talento e perspiccia para a matemtica enquanto estudava teologia na Universidade de Caen. Embora de origem modesta , pde estudar na Escola Militar da cidade natal, graas ao interesse de alguns vizinhos de seu pai, abastados e mais esclarecidos. Pouco depois , tornou-se professor de matemtica nessa escola e, em 1767, foi para Paris , aps encaminhar muitas cartas de recomendao a Jean d'Alambert , um dos matemticos mais clebres da poca. No recebendo qualquer resposta , enviou ao mestre um trabalho sobre mecnica que lhe patenteou definitivamente o talento de jovem estudioso. Desfrutando da admirao de D'Alambert , obteve o lugar de professor da Academia Militar de Paris. Por volta de 1784 , tomou parte na organizao da Escola Politcnica e da Escola Normal, e ingressou na antiga Academia de Cincias. Da em diante, foi distinguido por vrios cargos polticos de importncia, entre os quais o de Ministro do Interior, com Napoleo , e o de vice-presidente do Senado, em 1803. Par e Marqus na restaurao, figurou como um dos "quarenta imortais" da Academia Francesa. Laplace foi o mais influente dentre os cientistas franceses em toda a histria. Sua reputao o tornou clebre e imortal, ficando conhecido como o " Newton francs ". Sua carreira foi importante por suas contribuies tcnicas para as cincias exatas, para o ponto de vista filosfico que ele desenvolveu durante sua vida e pela parcela que tomou parte na formao das modernas disciplinas cientficas. Seus ltimos anos de vida foram vividos em Arcueil , onde ele e um amigo qumico chamado Bertholet encontravam-se associados a um crculo filosfico conhecido como Socit d'Arcueil.

Laplace aparentemente encontrou uma extenso anormal da modstia quando estava vivendo seus ltimos momentos na cama, onde ele pronunciou : " O conhecimento que temos das coisas pequeno, na verdade , quando comparado com a imensido daquilo em que ainda somos ignorantes ". A herana do gnio No "Tratado de Mecnica Celeste", Laplace reuniu tudo o que havia de esparso emtra balhos de vrios cientistas, sobre as consequncias da gravitao universal. Em outros livros,estudou os movimentos da Lua, de Jpiter e de Saturno. famosa a sua hiptese sobre a origem dos mundos (a "Teoria de Laplace"). Explicou a formao do Universo a partir de uma nebulosa inicial, girando sobre seu prprio eixo, da qual se desprenderam arremessados, os planetas do sistema solar. Embora hoje em dia esta seja considerada uma colocao ingnua do problema, na poca serviu para despertar interesse e levantar debates. Na Matemtica, fez estudos profundos sobre os determinantes e a teoria das probabilidades - na obra "Teoria Analtica das probabilidades" e foi quem primeiro demonstrou integralmente o teorema de d'Alembert sobre as razes das equaes algbricas. Como fsico, deixou estudos sobre refrao, pndulos, efeitos capilares, medidas baromtricas, velocidade do som e dilatao dos corpos slidos. E, com seu colega Lavoisier, construiu um calormetro (instrumento para medir o calor especfico dos corpos).

Teorema de Laplace O teorema de Laplace consiste num mtodo de calcular o determinante de matrizes quadradas de ordem n 2 utilizando o cofator. Lembrando que o cofator do elemento aij de uma matriz quadrada o nmero:

Para calcular o determinante de uma matriz M quadrada de ordem n 2 utilizando o Teorema de Laplace, devemos proceder da seguinte forma: 1. Escolha qualquer fila (linha ou coluna) da matriz M. 2. Multiplique cada elemento da fila pelo seu respectivo cofator.

3. O teorema de Laplace diz que o determinante da matriz M ser a soma dos produtos dos elementos da fila pelos seus respectivos cofatores.

Como j dispomos de mtodos prticos para o clculo do determinante de matrizes quadradas de ordem 2 e 3, interessante aplicar o Teorema de Laplace para matrizes de ordem maior ou igual a 4. Exemplo 1) Calcule o determinante da matriz abaixo utilizando o Teorema de Laplace.

Devemos escolher qualquer linha ou coluna da matriz M. Nesse caso, escolheremos a linha 2.

Agora, multiplicaremos cada elemento da linha pelo seu respectivo cofator:

Logo, o determinante ser a soma desses produtos, ou seja:

D = 6 + 3 +( 1) = 4.

Exemplo 2) Calcule o determinante da matriz a seguir utilizando o Teorema de Laplace.

Soluo:

Devemos

escolher

uma

linha

ou

uma

coluna

da

matriz

A.

Se escolhermos a coluna 2, teremos:

Pelo teorema de Laplace, sabemos que: D = a12A12 + a22A22 + a32A32 + a42A42 Segue que:

Assim, o determinante da matriz A ser:

D = 39 + 248 + 1(-24) + 1(-15) = 27 + 96 - 24 - 15 = 84

2.2) Pierre Frederic Sarrus

SARRUS (pronuncia-se Sarr), cujo nome completo Pierre Frederic SARRUS (1798 1861), foi professor na universidade francesa de Strasbourg. A regra de SARRUS foi provavelmente escrita no ano de 1833. O matemtico francs, nascido em SaintAfrrique foi professor da Universidade de Estrasburgo (1826-1856), membro da Academia de Cincias de Paris e obteve o Prmio da Matemtica de 1842. Escreveu numerosas obras sobre resolues das equaes numricas (1832) e formulouuma regra para resolver determinantes de ordem trs (Regra de Sarrus), alm de compreender as direes das rbitas e dos cometas.

Regra de Sarrus
A Regra de Sarrus utilizada no clculo de determinantes de matrizes quadradas. Sua aplicao permite o clculo de maneira prtica, relacionando a diagonal principal com a diagonal secundria. Vamos identificar as diagonais de uma matriz quadrada:

Diagonal principal: a11, a22 e a33. Diagonal secundria: a13, a22, a31. A aplicao da Regra de Sarrus consiste em escrever a matriz seguida da repetio de suas duas primeiras colunas. Feito esse processo, verifique a presena de trs diagonais principais e trs diagonais secundrias.

O determinante ser calculado por meio da diferena entre o somatrio do produto das trs diagonais principais e o somatrio do produto das trs diagonais secundrias.

Observe: Diagonal principal (a11 * a22 * a33) + (a12 * a23 * a31) + (a13 * a21 * a32) Diagonal secundria (a13 * a22 * a31) + (a11 * a23 * a32) + (a12 * a21 * a33)

Determinante D = {(a11 * a22 * a33) + (a12 * a23 * a31) + (a13 * a21 * a32)} {(a13 * a22 * a31) + (a11 * a23 * a32) + (a12 * a21* a33)}

Exemplo 1) Vamos calcular o valor do determinante da matriz

Diagonais principais 0*5*1=0 1 * 6 * 3 = 18 2 * 4 * 4 = 32 0 + 18 + 32 = 50

Diagonais secundrias 2 * 5 * 3 = 30

0*6*4=0 1*4*1=4 30 + 0 + 4 = 34

Determinante

DA = 50 34 DA = 16

Exemplo 2) Dada a matriz calcule o seu determinante.

Diagonais principais

(1) * 0 * (1) = 0 (5) * 6 * (4) = 120 (7) * (8) * (5) = 280 0 + 120 + (280) 120 280 160

Diagonais secundrias

(7) * 0 * (4) = 0 (1) * 6 * 5 = 30 (5) * 8 * (1) = 40 0 + (30) + 40 30 +40 10

Determinante

DB = 160 10 DB = 170

1.3) Felice Chi


Felice Chi (1813 1871), nasceu em Crescentino, completou os estudos secundrios em Vercelli, Itlia. Em 1835, Chi licenciado em Filosofia na Universidade de Turim. Pupilo de Giovanni Plana durante o curso de Clculo Infinitesimal obteve, em 1838, a sua nomeao como Professor de Matemtica na Academia Militar, Em 1854 foi nomeado Professor de Fsica Matemtica da Faculdade de Cincias, onde realizou o curso de Anlise e Geometria. A produo cientfica de Felice Chi, embora no muito grande, profunda e rica, com resultados originais em especial nos domnios da Anlise Pura. Entre as mais importantes contribuies recordamos os estudos sobre a Teoria da Srie. Chi apresenta, em 1841, na Academia de Cincias de Turim uma nota sobre a Srie Peridica (regular), onde enfrenta a hostilidade daqueles acadmicos que defendiam as teorias de Euler, Lagrange e Cauchy. Aconselhado para retirar o seu trabalho, os teoremas sero encontrados, sem o conhecimento de Chi por K.J. Malmsten e publicada em 1844.

O mais famoso de Chios respeita correo de algumas imprecises feita por Lagrange sobre a srie que tem o seu nome. Rejeitada, em um relatrio por Carlo Ignazio Giulio e Luigi Federico Menabrea dallAccademia de Cincias de Turim, este estudo publicado em Paris dallAccademia para o envolvimento de A.-L. Cauchy em duas memrias intitulado Recherches sur la srie de Lagrange. Chi que comunica estes resultados para o oitavo congresso de cientistas italianos em Gnova em 1846 desencadearam uma longa controvrsia com Menabrea que durou at depois da morte de Quos contra aqueles que, como Angelo Genocchi, eles defenderam posies. Participam ativamente na vida poltica, Quos foi deputado para seis legislaturas do Parlamento Europeu e membro do Conselho Superior para os Institutos de Educao.

Regra de Chi Atravs dessa regra possvel abaixar em uma unidade a ordem de uma matriz quadrada A sem alterar o valor do seu determinante. A regra prtica de Chi consiste em: a) Escolher um elemento aij = 1 (caso no exista, aplicar as propriedades para que aparea o elemento 1). b) Suprimir a linha (i) e a coluna (j) do elemento aij = 1, obtendo-se o menor complementar do referido elemento. c) Subtrair de cada elemento do menor complementar obtido o produto dos elementos que ficam nos ps das perpendiculares traadas do elemento considerado s filas suprimidas. d) Multiplicar o determinante obtido no 3. item por (-1)i+j onde i e j designam as ordens da linha e da coluna s quais pertence o elemento aij = 1.

1.4) Alexandre Tephile Vandermonde

Alexandre Thophile Vandermonde nasceu no dia 28 de fevereiro de 1735 em Paris, Frana, e morreu no dia 1 de janeiro de 1796, tambm em Paris. Seu primeiro amor foi a msica, e ele se voltou para a Matemtica somente quando tinha 35 anos de idade. Vandermonde estudou a teoria das equaes e trabalhou com determinantes. Os determinantes, nomeados depois dele, por Lebesgue, no aparecem em seu trabalho publicado. Ele tambm trabalhou na soluo matemtica de um problema denominado knight'stour problem. O total de contribuies dele para a Matemtica foram quatro memrias escritas entre 1771 e 1772, que contm importantes resultados e mtodos. Matriz de Vandermonde

O termo Matriz de Vandermonde refere-se a um tipo particular de matriz que, entre outras caractersticas, possui uma peculiaridade no clculo do seu determinante. Essa denominao foi, provavelmente, uma homenagem feita a ele. Chamamos de matriz de Vandermonde, ou matriz das potncias, toda matriz quadrada do tipo:

a10 a11

a20 a21

a30 a31

... an0 ... an1

a12 a22 a32 ... an2 . . . . . . . . . . . . . . . n-1 n-1 n-1 a1 a2 a3 ... ann-1

Percebemos, na primeira observao, que a primeira linha ser sempre formada por algarismos1, j que o termo estar elevado a zero.Nessas matrizes, as colunas so compostas por potncias de mesma base. Elas podem variar de 0 at 1 e constituem, assim, uma progresso geomtrica que tem o 1 como primeiro algarismo. Os elementos da segunda linha da matriz tero sempre o expoente 1 e so denominados elementos caractersticos da matriz. Exemplo de matriz de Vandermonde: A= 1 1 1 2 1 3 4 1 9 8 1 27

Note que, na primeira coluna: (2)0 = 1 (2)1 = 2 (2)2 = 4 (2)3 = 8 E assim acontece em todas as outras. Por isso, tomamos a segunda linha como a dos elementos caractersticos da matriz. E exatamente com base neles que podemos fazer o clculo do determinante de uma maneira mais facilitada. Utilizando a matriz B a seguir, vamos primeiramente calcular seu determinante pela Regra de Sarrus:

Para fazer o clculo do determinante de uma matriz de Vandermonde, um outro procedimento pode ser utilizado. Ele definido pela seguinte proposio geral:

1.5) Carl Gustav Jacob Jacobi

Carl Gustav Jacob Jacobi nasceu na Alemanha. Seu pai era um prspero banqueiro, nunca tendo lhe faltado nada. Obteve boa instruo na Universidade de Berlim, concentrando-se em Filosofia e Matemtica qual acabou por dedicar-se inteiramente. Era professor nato e gostava de transmitir suas ideias. Na mesma poca que Gauss e Abel, Jacobi desenvolveu a teoria sobre as funes elticas. Tendo conhecimento de que Abel havia entregue a Cauchy alguns artigos sobre o assunto, Jacobi escreveu ao mestre francs perguntando por eles, na esperana de obter informaes que confirmassem sua descoberta. Cauchy, entretanto, tinha perdido os escritos de Abel. Seu tratado clssico "Fundamentos da Nova Teoria das Funes Elticas" apareceu em 1829, ano da morte de Abel, e mereceu elogios at de Legendre. Em 1834 provou que se uma funo unvoca de uma varivel duplamente peridica, a razo entre os perodos no pode ser real e impossvel que ela tenha mais de dois perodos distintos. A ele tambm devemos o estudo das "funes theta de Jacobi", funes inteiras das quais as elticas so quocientes. At essa poca, a teoria dos determinantes aparecia nos trabalhos de alguns matemticos como Leibniz, Cramer e Lagrange, mas com idias espordicas. O desenvolvimento contnuo dessa teoria teve lugar somente no sculo XIX e seu principal colaborador foi Jacobi, alm de Cauchy, construindo algoritmos, dando regras prticas com grande preocupao pelas notaes de determinantes e em 1829 usou pela primeira vez os "jacobianos", determinantes especiais anlogos para funes de vrias variveis, do quociente diferencial de uma funo de uma varivel. Atravs deles conseguiu provar o teorema dos quatro quadrados de Fermat-Lagrange e tambm com a utilizao dos jacobianos conseguiu saber quando uma coleo de funes independente. Os artigos de Jacobi, bem como os de Abel e Dirichlet apareceram frequentemente no Jornal de Crelle. Em 1842, quando Jacobi visitou Paris, perguntaram-lhe quem era o maior matemtico ingls vivo e ele, impressionado com tantas descobertas francesas importantes, respondeu: "No h nenhum", o que foi considerado muito deselegante e cruel de sua parte.

Teorema de Jacobi Esse teorema diminui os valores dos elementos de uma matriz quadrada, facilitando os clculos. Vejamos seu conceito: Seja A uma matriz quadrada, se multiplicarmos todos os elementos de uma fila (linha ou coluna) por um mesmo nmero, e somarmos os resultados dos elementos aos seus

correspondentes de outra fila (linha ou coluna), obteremos outra matriz B. Entretanto, podemos afirmar que o det A = det B. Atente-se ao simples detalhe de somar os elementos aos seus correspondentes de outra fila, ou seja, se multiplicarmos uma linha por um nmero qualquer (k), deveremos somar o resultado (elemento x k) pelos elementos de outra linha. Vejamos um exemplo para melhor compreender esse teorema. Exemplo: Aplique o Teorema de Jacobi na matriz A.

Vamos aplicar o teorema de Jacobi na matriz A, multiplicando a primeira linha por (-2) e somando os resultados 2 linha. Com isso, obteremos outra matriz:

Veja que os elementos da segunda linha ficaram com valores menores, ou seja, em determinadas situaes em que se tem uma matriz com uma linha que possui elementos com valores muito altos, pode-se utilizar o teorema de Jacobi, at mesmo para eliminar certos elementos (deixar os elementos com valor nulo, ou seja, iguais a zero). Esse processo totalmente semelhante ao de resoluo de sistemas lineares, no qual se multiplica uma equao por um nmero e soma-se essa equao obtida pela multiplicao outra. Trata-se de um processo baseado no teorema de Jacobi

Concluso Geral:

Observamos que ao longo da histria da Matemtica, sempre existiu um especialistas que apresentaram interesse na descoberta de solues para os sistemas lineares, assim surgiu as matrizes e os determinantes. Este trabalho extracurricular explicita um resumo do que h nos clssicos e as obras de maior divulgao de cada personagem, onde cada biografia focada representa uma histria completa e independente. Ao mesmo tempo, acumulamos conhecimentos para a resoluo de questes prticas que abordam as teorias sobre as Matrizes e os Determinantes.

http://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/547.htm

http://matematica.com.br/2/?p=1067
http://pt.scribd.com/doc/103276531/Matrizes-e-Determinantes http://www.colegioweb.com.br/matematica/regra-do-chio.html http://www.alunosonline.com.br/matematica/regra-de-sarrus.html http://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/589.htm http://www.mundoeducacao.com.br/matematica/teorema-jacobi.htm

Vous aimerez peut-être aussi