Vous êtes sur la page 1sur 29

Modelos atmicos

A origem da palavra tomo


A palavra tomo foi utilizada pela primeira vez na Grcia antiga, por volta de 400 aC. Demcrito (um filsofo grego) acreditava que todo tipo de matria fosse formado por diminutas partculas que denominou tomos (sem diviso). Acreditava-se que tais partculas representavam a menor poro de matria possvel, ou seja, eram indivisveis. Como esta ideia no pde ser comprovada por Demcrito e seus contemporneos, ela ficou conhecida como 1 modelo atmico, mas meramente filosfico.

Modelo Atmico de Dalton


As idias de Demcrito permaneceram inalteradas por aproximadamente 2200 anos. Em 1808, Dalton retomou estas ideias sob uma nova perspectiva: a experimentao. Baseado em reaes qumicas e pesagens minuciosas, chegou concluso de que os tomos realmente existiam e que possuam algumas caractersticas: - Toda matria formada por diminutas partculas esfricas, macias, neutras e indivisveis chamadas tomos. - Existe um nmero finito de tipos de tomos na natureza. - A combinao de iguais ou diferentes tipos de tomos originam os diferentes materiais.

Falhas do Modelo de Dalton


As ideais de Dalton no so adequadas aos conhecimentos atuais.
Conhecemos partculas subatmicas (prtons, eltrons e nutrons). tomos podem ser quebrados (fisso nuclear).

A massa atmica nem sempre uma constante para o mesmo elemento (istopos possuem massas diferentes) e isbaros so elementos distintos que possuem a mesma massa.

Modelo Atmico de Thomson (1898)

Com a descoberta dos prtons e eltrons, Thomson props um modelo de tomo no qual os eltrons e os prtons, estariam uniformemente distribudos, garantindo o equilbrio eltrico entre as cargas positiva dos prtons e negativa dos eltrons.

Falhas do Modelo de Thomson


A maior falha do modelo foi acreditar que os eltrons estavam incrustados no ncleo atmico.

Modelo Atmico de Rutherford (1911)


Rutherford bombardeou uma fina lmina de ouro (0,0001 mm) com partculas "alfa" (ncleo de tomo de hlio: 2 prtons e 2 nutrons), emitidas pelo "polnio" (Po), contido num bloco de chumbo (Pb), provido de uma abertura estreita, para dar passagem s partculas "alfa" por ele emitidas. Envolvendo a lmina de ouro (Au), foi colocada uma tela protetora revestida de sulfeto de zinco (ZnS).

Modelo Atmico de Rutherford (1911)


Observando as cintilaes na tela de ZnS, Rutherford verificou que muitas partculas "alfa" atravessavam a lmina de ouro, sem sofrerem desvio, e poucas partculas "alfa" sofriam desvio. Como as partculas "alfa" tm carga eltrica positiva, o desvio seria provocado por um choque com outra carga positiva, isto , com o ncleo do tomo, constitudo por prtons.

Falhas do Modelo de Rutherford


O maior problema do tomo de Rutherford que ele insuficiente para
explicar alguns fenmenos eletromagnticos e que a estrutura, na forma como foi descrita era instvel, pois os eltrons perderiam energia (atravs de

emisses eletromagnticas) e cairiam no ncleo ocasionando o colapso


atmico.

Modelo Atmico de Rutherford (1911)


Assim, o tomo seria um imenso vazio, no qual o ncleo ocuparia uma pequena parte, enquanto que os eltrons o circundariam numa regio negativa chamada

de eletrosfera, modificando assim, o modelo atmico proposto por Thomson.

Falhas do Modelo de Rutherford


O maior problema do tomo de Rutherford que ele

insuficiente para explicar alguns fenmenos eletromagnticos e


que a estrutura, na forma como foi descrita era instvel, pois os eltrons perderiam energia (atravs de emisses

eletromagnticas) e cairiam no ncleo ocasionando o colapso


atmico.

- Os Postulados de Niels Bohr (1885-1962) De acordo com o modelo atmico proposto por Rutherford, os eltrons ao girarem ao redor do ncleo, com o tempo perderiam energia, e se chocariam com o mesmo. Como o tomo uma estrutura estvel, Niels Bohr formulou uma teoria (1913) sobre o movimento dos eltrons, fundamentado na Teoria Quntica da Radiao (1900) de Max Planck.
A teoria de Bohr fundamenta-se nos seguintes postulados: 1 postulado: Os eltrons descrevem rbitas circulares estacionrias ao redor do ncleo, sem emitirem nem absorverem energia.

2 postulado (de Niels Bohr) : Fornecendo energia (eltrica, trmica, ....) a um


tomo, um ou mais eltrons a absorvem e saltam para nveis mais afastados do ncleo. Ao voltarem as suas rbitas originais, devolvem a energia recebida em forma de luz (fenmeno observado, tomando como exemplo, uma barra de ferro

aquecida ao rubro).

rbitas de Bohr para o


tomo de hidrognio Segundo postulado de Bohr.

Um tomo irradia energia quando um eltron salta de


uma rbita de maior energia para uma de menor energia. O comprimento de onda guarda relao com a energia. Os menores comprimentos de onda de luz significam vibraes mais rpidas e maior energia.

A linha vermelha no espectro atmico causada por eltrons saltando da terceira rbita para a segunda rbita

A linha

verde-azulada

no

espectro

atmico causada por eltrons saltando da quarta para a segunda rbita.

A linha azul no espectro atmico causada por eltrons saltando da quinta para a segunda rbita

A linha violeta mais brilhante no espectro


atmico causada por eltrons saltando da sexta para a segunda rbita.

Teoria Quntica De acordo com Max Planck (1900), quando uma partcula passa de uma situao de maior energia para outra de menor energia ou vice-versa, a energia perdida ou recebida em "pacotes" que recebe o nome de quanta(quantum o singular de quanta). O quantum o pacote fundamental de energia e indivisvel. Cada tipo de energia tem o seu quantum.

A Teoria Quntica permitiu a identificao dos eltrons de um


determinado tomo, surgindo assim os "nmeros qunticos".

Princpio da incerteza de Heisenberg: impossvel determinar com preciso a posio e a velocidade de um eltron num mesmo instante.

Orbital a regio onde mais provvel encontrar um eltron

rbitas: 1circular e as demais elpticas

- Modelo Atmico de Sommerfeld (1916) Ao pesquisar o tomo, Sommerfeld concluiu que os eltrons de um mesmo nvel, ocupam rbitas de trajetrias diferentes (circulares e elpticas) a que denominou de subnveis, que podem ser de quatro tipos: s , p , d , f .

Princpio da dualidade da matria de Louis de Brodlie:


o eltron apresenta caracterstica DUAL, ou seja, comporta-se como matria e energia sendo uma

partcula-onda.

Em 1923, Louis Broglie mostrou, atravs de uma equao matemtica, que "qualquer corpo em movimento estaria associado a um fenmeno ondulatrio". Desta maneira o eltron apresenta a natureza de uma partcula-onda, obedecendo assim, s leis dos fenmenos ondulatrios, como acontece com a luz e o som.

Teoria da Mecnica Ondulatria


Em 1926, Erwin Shrringer formulou uma teoria chamada de "Teoria da Mecnica Ondulatria" que determinou o conceito de "orbital" .

Orbital a regio do espao ao redor do ncleo onde existe a mxima probalidade de se encontrar o eltron.
O orbital s possui forma esfrica ... ................ e os orbitais p possuem forma de halteres......

Modelo atmico de Schrdinger - A partir das equaes de Schrdinger no possvel determinar a trajetria do eltron em torno do ncleo, mas, a uma dada energia do sistema, obtm-se a regio mais provvel de encontr-lo.

Vous aimerez peut-être aussi