Vous êtes sur la page 1sur 7

INTRODUO As grandezas que dependem umas das outras obedecem a uma relao matemtica que pode ser colocada

sob a forma de uma frmula. Algumas vezes essas relaes so denominadas leis. o caso da lei de Ohm, cujo nome foi dado em homenagem a um fsico que a estudou pela 1 vez. Essa lei diz que, em determinado circuito ou parte dele, a tenso aplicada igual ao produto da resistncia pela intensidade de corrente. Assim: U = R x I ou E = R x I Se, no mesmo circuito, aumentarmos a tenso, a corrente aumentar proporcionalmente. Se ao contrrio, diminuirmos a tenso a corrente diminuir proporcionalmente. A fim de facilitar a memorizao, a frmula poder ser gravada de forma diferente, como se segue:

POTNCIA ELTRICA Corrente contnua A potncia eltrica dissipada em um circuito ou fornecida pela fonte diretamente proporcional tenso e corrente em circulao. Em outras palavras, a potncia igual ao produto da tenso pela corrente. P=UxI ou P=ExI Que tambm pode ser escrita:

Ex.: Qual a potncia dissipada em uma lmpada de 12V que permite a circulao de uma corrente de 4 A ? Usando a frmula P = E x I P=? E = 12V I = 4A P = 12x4 = 48 P = 48W

TIPOS DE CIRCUITOS Srie: diz-se que dois ou mais consumidores esto ligados em srie quando encontram-se instalados em linha, um aps o outro e a corrente que circula por todos os consumidores a mesma.

Paralelo : c omponentes so ligados em paralelo quando ligados ao mesmo ponto do circuito. As lmpadas e consumidores de um sistema eltrico veicular enquadram-se neste caso.

Misto : c aracterizam-se pela presena de dois tipos anteriores de circuitos em um mesmo sistema. Num circuito veicular, os fusveis so ligados em srie com os consumidores e em paralelo entre si.

Soma das tenses: Num circuito srie a soma das tenses aplicadas aos consumidores, igual tenso da fonte. Assim:

No circuito paralelo, a tenso aplicada a cada um dos consumidores igual tenso da fonte. Neste caso a soma das correntes que circulam pelos consumidores igual a que circula pela fonte. Assim:

QUEDA DE TENSO Sempre que circula corrente atravs de um circuito resistivo (que oferece resistncia), provocada uma queda de tenso. Ento vejamos:

Queda de tenso provocada no resistor 1 E1 = R 1 x I E no resistor 2 E2 = R 2 x I Como decorr ncia , um condutor ideal n o deve apresentar resist ncia, caso contr rio haver queda da tens o para o consumidor n o fornecendo o mesmo, toda pot ncia para qual esta dimensionado. A queda de tens o m xima admiss vel de 4% da tens o nominal.

CLCULO DE RESISTNCIA EM CIRCUITOS Num circuito em srie, a resistncia total igual soma das resistncias instaladas.

Ex.: Duas lmpadas ligadas em srie, uma com 2 resistncia total ?

e outra com 3

. Valor da

Rt = R1 + R2 = 2 + 3 = 5 J no circuito paralelo, a resistncia total calculada pela frmula: Rt = R1 x R2 R1 + R2

Ex.: Duas lmpadas ligadas em paralelo, uma com 2 resistncia total ? 2x3 Rt = 2+3 = 5 6 = 1,2

e outra com 3

. Valor da

Mais ou menos... Podemos morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos e at ter um governo mais ou menos. Podemos dormir numa casa mais ou menos, comer um feijo mais ou menos, ter um transporte mais ou menos e at ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro. Podemos olhar em volta e sentir que tudo est mais ou menos. Tudo bem. Mas o que no podemos mesmo, nunca, de jeito nenhum, amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter f mais ou menos, acreditar mais ou menos. Seno corremos o risco de nos tornarmos pessoas mais ou menos. Mercedes Sosa Joo Lenidas machado

Adriano de Oliveira Gomes Dpto. T cnico Royce Informaes e pesquisas dos fabricantes, tais como: DENSO, GENERAL MOTORS DO BRASIL e VOLKSVAGEN DO BRASIL.

Vous aimerez peut-être aussi