Vous êtes sur la page 1sur 2

SEMICONDUTORES O que ? Os semicondutores so substncias cujos tomos possuem quatro eltrons na camada de valncia (ltima camada).

Os semicondutores no so bons nem maus condutores de eletricidade, na verdade a sua condutividade depende da temperatura a qual ele est submetido. Por exemplo, um cristal de silcio se comporta como um isolante perfeito a temperatura de -273c. A medida que a temperatura vai aumentando, sua condutividade tambm aumenta. Onde so aplicados?
Eles so encontrados nos chips de microprocessadores e em transistores. Tudo que computadorizado ou que utiliza ondas de rdio depende de semicondutores. Atualmente, a maioria dos chips semicondutores e transistores produzida com silcio. Voc j deve ter ouvido expresses como "Vale do Silcio" e "economia do silcio", exatamente por isso o silcio o corao de qualquer aparelho eletrnico.

Do que so Formados?
Os semicondutores so formados, basicamente, de silcio, o qual formado por uma rede cristalina. Nesta estrutura cristalina, os tomos de silcio esto unidos por ligaes covalentes. O que sabemos que esta estrutura cristalina s possvel numa temperatura prxima ao zero absoluto (0 kelvin ou -273 C). Assim, a estrutura fica estvel e o material se comporta como ISOLANTE, pois os eltrons esto envolvidos nas ligaes covalentes. temperatura ambiente, a estrutura no estvel, e alguns eltrons "escapam" das ligaes, ficando livres na rede cristalina. Nesse momento o material se comporta como CONDUTOR.

Como so formados?

So formadas bandas, separadas por Lacunas. A ltima banda chamada de Banda de Conduo. Logo abaixo existe a Banda de Valncia, e em baixo as outras camadas. Na temperatua 0K, a banda de conduo vai estar totalmente vazia, e a banda de valncia totalmente preenchida. Como Funcionam? Quando o material aquecido, alguns eltrons saem da banda de valncia e passam para a banda de conduo. Isso somente possvel devido ao ganho de energia no eltron, pois para passar uma banda superior, deve ter energia o suficiente (representado por E). Concluso parcial: Sob temperatura 0K os semicondutores possuem a camada de valncia totalmente preenchida e um E relativamente baixo (entre o E dos condutores e dos isolantes), o que possibilita controlar a condutividade deles variando a temperatura.

Histria Em 1874, Braun descobriu o efeito semicondutor em alguns sulfetos metlicos. Os primeiros elementos estudados foram o sulfeto de chumbo e o sulfeto de ferro. Em 1878 e 1879 David E. Hughes iniciou pesquisas no efeito semicondutor, a princpio como curiosidade, pois foi percebido ao acaso pelo cientista. Embora Hughes no conhecesse o trabalho de James Clerk Maxwell, descobriu uma maneira de emitir ondas eletromagnticas a partir de semicondutores. Em funo de suas experincias acabou por inventar o detector eletromagntico por efeito semicondutivo, o diodo.

Quais so os tipos de semicondutores?

Semicondutor Intrnseco e Extrnseco


Semicondutor intrnseco aquele encontrado na natureza na sua forma mais pura, ou seja a concentrao de portadores de carga positiva igual concentrao de portadores de carga negativa. Semicondutores extrnsecos ou dopados so semicondutores intrnsecos onde introduzimos uma impureza para controlarmos as caractersticas eltricas do semicondutor. No caso do silcio, como material semicondutor estas impurezas so elementos da coluna III (trivalentes) ou da coluna V (pentavalente) da tabela peridica.

Composio qumica

Vous aimerez peut-être aussi