Vous êtes sur la page 1sur 84

ndice

Mdulo 1 Apresentao . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .03 Mdulo 2 Estrutura e organizao da escola . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .07

Mdulo 3 Violncia escolar: mito e realidade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .13

Mdulo 4 O Papel do policial e as imagens construdas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .23

Mdulo 5 Adolescncia e as relaes de autoridade . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .27

Mdulo 6 Policiamento comunitrio na escola . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .33

Mdulo 7 Legislao e liberdade assistida . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .41

Mdulo 8 Discricionariedade policial e crime de prevaricao . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .51

Mdulo 9 Depredaes, furtos, ameaas, agresses fsicas e verbais . . . . . . . . . . . . . . . . .55

Mdulo 10 Drogas e porte de armas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .63

Apresentao
Mdulo 1 Objetivo
Apresentar brevemente o histrico do projeto que deu origem ao curso, as instituies parceiras responsveis por sua execuo e os objetivos gerais da capacitao de policiais escolares.

03

Contedo
Sobre o Projeto
Diante da crescente preocupao com o problema da violncia escolar, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, no mbito federal, institui em 1999 o programa Paz nas Escolas. Esse visa a enfrentar o problema realizando projetos em todo o Brasil, enfocando os diversos atores envolvidos na questo. Assim, policiais militares, guarda civil metropolitana, professores, diretores de escola, alunos, pais de alunos, participaram de projetos originrios do programa. Em So Paulo, o Paz nas Escolas incentivou algumas aes, como o Projeto Grmio em Forma e o Polcia e Escola. Esse ltimo foi executado pela parceria do ILANUD Instituto Latino Americano das Naes Unidas para Preveno do Crime e Tratamento do Delinqente com o Instituto Sou da Paz e financiado pelo Ministrio da Justia.
O objetivo central do projeto era criar metodologia e material grfico para capacitao de policiais militares em policiamento escolar.

Para tanto, foram realizadas as seguintes etapas: 1. Pesquisa preliminar sobre o tema violncia nas escolas e policiamento escolar; 2. realizao de seminrio com profissionais de reas diversas, especialistas no tema; 3. produo de textos sobre o tema; 4. elaborao preliminar da metodologia e do material grfico; 5. teste do material em curso piloto realizado em abril de 2002, com policiais militares do 1 BPM/M em So Paulo, capital; 6. avaliao do material e do mtodo com base no curso piloto; 7. publicao do material.

04

Instituies parceiras

Ilanud

Sou da Paz

O escritrio brasileiro do Instituto Latino Americano das Naes Unidas Para a Preveno do Delito e Tratamento do Delinqente foi criado em fevereiro de 1997, mediante um termo de cooperao (decreto n. 2.151) celebrado entre a Organizao das Naes Unidas, o Governo Federal e o Governo do Estado de So Paulo, em cumprimento determinao do Conselho Econmico e Social das Naes Unidas pela instalao de institutos regionais especializados em preveno do crime, administrao da justia e direitos humanos. Deste modo, o ILANUD no Brasil constitui-se como sub-sede ligada ao Comit de Preveno ao Crime e Justia Criminal com sede em Viena e ao Instituto Latino Americano das Naes Unidas para a Preveno do Delito e Tratamento do Delinqente sediado na Costa Rica. Sua misso, durante estes cinco anos de existncia, definiu-se pela colaborao efetiva e comprometida com o fortalecimento do Estado de Direito, o respeito aos Direitos Humanos, a preservao da paz e o desenvolvimento social, direcionando esforos pela modernizao da legislao e do sistema de administrao de justia. Por isso seus objetivos vm sendo atingidos atravs da realizao de pesquisas instrumentais, cooperao com os governos federal, estaduais e municipais, na esfera de reforma legal e das instituies de aplicao do Direito, formao de pessoal, difuso de informaes, envolvimento no debate pblico, e ampla colaborao com as entidades da sociedade civil.

Fundado em 1999 a partir da Campanha Sou da Paz pelo Desarmamento, o Instituto Sou da Paz uma organizao no governamental sem fins lucrativos, que tem como objetivo contribuir para a efetivao no Brasil de polticas pblicas de segurana e preveno da violncia que sejam eficazes e pautadas pelos valores da democracia, da justia social e dos direitos humanos. Para atingir seus objetivos, o Sou da Paz atua em duas frentes: mobiliza a sociedade e o Estado e desenvolve e implementa projetos inovadores de interveno social. As estratgias de mobilizao social adotadas pelo Sou da Paz pretendem interferir no debate pblico sobre polticas de segurana e preveno da violncia e dialogar tanto com legisladores quanto com a sociedade civil. Os projetos de interveno do Sou da Paz partem da premissa de que as solues eficazes para reduzir a violncia combinam o trabalho de rgos policiais e de Justia renovados e qualificados com programas de desenvolvimento social focados na regies e pblicos mais afetados pelo problema. Estes projetos se dividem em duas vertentes: promoo da cidadania e jutia e segurana pblica categoria na qual se encaixa o projeto Polcia e Escola.

05

Capacitao em policiamento escolar


A capacitao visa a preparar o policial militar para atuar nas escolas pblicas estaduais, segundo os parmetros do policiamento comunitrio, desenvolvendo a compreenso do policial das especificidades do sistema escolar e a capacidade de avaliao crtica das situaes e de percepo das possveis alternativas de enfrentamento dos problemas. Os temas centrais do curso so: policiamento comunitrio, legislao correlata (ECA, CP, LDB ...), estrutura organizacional da escola, casustica das ocorrncias de violncia nas escolas e capacitao de mediao de conflitos.

Objetivos da capacitao:
Trabalhar auto-imagem e auto-estima do policial; refletir sobre a imagem dos alunos construda pelos policiais; trabalhar conceitualmente e a partir das situaes concretas a questo da discricionariedade policial; sedimentar a noo de policiamento comunitrio e refletir sobre a aplicao desta filosofia na prtica; criar viso ampla do aparato legal que embasa a atuao na escola; transmitir noo bsica da estrutura da escola e das relaes de autoridade; sedimentar a viso da escola a partir do marco de uma gesto democrtica; ampliar a viso das ocorrncias mais freqentes na escola e das mltiplas formas de enfrent-las; trabalhar a noo da coexistncia, dos limites a da interface dos sistemas sociais em questo (escola e polcia); desenvolver capacidade de moderao de conflitos; discutir as concepes de adolescncia e as possibilidades de relao entre a polcia e os jovens; explicar a importncia da participao de todos os atores envolvidos no combate violncia nas escolas.

06

Estrutura e organizao da escola


Mdulo 2 Objetivo
Apresentar informaes bsicas do sistema educacional brasileiro, legislao pertinente e organizao interna da escola, considerando as diferentes funes exercidas por seus membros.

Colaborao: Ana Paula Corti Clia Maria Giglio

Contedo
A educao segundo a legislao brasileira
De acordo com a nossa Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), a educao: ...abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivncia humana, no trabalho, nas instituies de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizaes da sociedade civil e nas manifestaes culturais (Art. 1) Assim, a educao est presente em vrias dimenses da nossa vida: na famlia, no grupo religioso, na escola de samba e at mesmo numa conversa descontrada na beira da praia. Isso porque o processo de educao paralelo ao nosso processo de desenvolvimento como pessoas e nele mobilizamos todos os conhecimentos, experincias e relacionamentos vividos. Por isso, a Constituio aponta que: A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. (Art. 205) 07

A escola
A escola mais um dos espaos em que se realiza o processo educativo, mas preciso reconhecer que dos mais importantes. Na escola, a educao realizada de maneira intencional, ou seja, as pessoas vo para a escola justamente para serem educadas e educarem, com base em currculos existentes e por meio da atuao de profissionais especialmente formados para essa tarefa: os professores. Muito mais que um prdio cheio de carteiras, de alunos e de professores, a escola um espao social, marcado pelas caractersticas de nossa sociedade, de nosso pas e de nosso bairro. Na escola, as pessoas esto envolvidas constantemente em relaes sociais: relaes entre professor e aluno, entre alunos, entre diretora e supervisor de ensino, entre professores e diretora, entre alunos e policiais e assim por diante.Todos os dias circulam na escola milhares de alunos que nela passam pelo menos quatro horas por dia, durante vrios dias, ao longo de muitos anos. Para se ter uma idia, quando um jovem chega no 3 ano do ensino mdio, ele j passou 11 anos na escola. Isso se ele no tiver sido reprovado em nenhum ano e sem contar os anos de educao infantil! Por a j se percebe o quanto a escola importante na vida das crianas e dos jovens que a freqentam.

Os Nveis da Educao Escolar


Educao Bsica educao infantil, ensino fundamental e ensino mdio Educao Superior

O que equipe tcnica da escola?


Ela formada pela diretora e pelos coordenadores pedaggicos e tem como atribuio orientar e acompanhar todo o trabalho pedaggico realizado pelos professores.Tambm recebe orientaes mais gerais da Secretaria de Educao e as transmite e discute com os professores. Em boa parte das unidades escolares o diretor acaba sendo a pessoa que decide tudo sozinho e, muitas vezes, fica mais envolvido que deveria nas tarefas administrativas, sobrando pouco tempo para uma atuao mais pedaggica. Em outras escolas, mais empenhadas em democratizar a gesto escolar, a diretora propicia a participao dos atores da escola: pais, funcionrios, professores e alunos, na administrao e na tomada de decises. Nesse caso, deve haver um Conselho de Escola atuante, bem como uma APM Associao de Pais e Mestres que participe da vida escolar. Por exemplo, para decidir se a escola deve abrir seus portes aos finais de semana, ou como empregar melhor o dinheiro ar recadado na festa 08 junina, seria importante reunir o Conselho da Escola. Nessas ocasies, se a gesto da escola for democrtica, as decises sero tomadas no coletivo, e no apenas pelo diretor. desejvel tambm que a escola estimule a formao de Grmios Estudantis, que so os espaos privilegiados para a participao dos alunos nas decises da escola. Tambm possvel fazer isso por meio dos representantes de sala, que so aqueles alunos eleitos pela turma para represent-la. Voc sabia que vrios especialistas afirmam que nas escolas em que h espaos para o dilogo e para a negociao dos conflitos dos jovens com a escola (como os Grmios Estudantis) a violncia menor?

Quem decide na escola


Em 1988 nossa Constituio instituiu a gesto democrtica como um princpio no qual deve estar baseado o ensino pblico. Isso quer dizer que no mais o diretor da escola que decide sobre tudo; a escola e seus problemas pertencem a toda a sociedade e todos temos o direito e o dever de participar do projeto pedaggico que a escola ir desenvolver e de contribuir com o estudo dos problemas dela, alm de indicar as formas possveis de solucion-los. Essa forma de gerir a escola nova e no sabemos ainda exatamente como se faz; as comunidades e as escolas esto aprendendo a conviver e a tratar de modo partilhado dos problemas. De qualquer maneira, h duas dimenses que precisam sempre ser separadas: uma coisa a forma como as decises so tomadas dentro da escola essa deve estar baseada em princpios democrticos, que contemplem os pontos de vista de professores, funcionrios, alunos, pais e comunidade; outra coisa como administrar as decises que foram tomadas. Se tirssemos uma fotografia dessa estrutura de funcionamento das escolas pblicas paulistas, encontraramos postos de trabalho com funes especficas. Mas nem sempre as pessoas para ocupar esses postos de trabalho existem e nem sempre so em quantidade suficiente. Observe o diagrama abaixo:

Figura 1 Estrutura da escola estadual


Secretaria de Educao
Estadual/Municipal

rgos Intermedirios
Diretorias de ensino/Ncleos de ao educativa

Outros espaos de participao Associao de Pais e Mestres Grmio Estudantil

Escolas
Equipe discente
Todos os alunos da escola

Conselho de Escola Deliberativo Equipe docente Professores titulares professores substitutos e que atuam em outros espaos da escola

Diretor da escola Equipe de apoio Funcionrios da Secretaria da Escola Inspetor de alunos/vigias Funcionris de limpeza

Equipe tcnica Vice-diretor ou assistente do diretor Professor coordenador ou coordenador pedaggico

Os conselhos de escola So os espaos existentes nas escolas pblicas para a tomada de decises. Eles so democrticos porque so formados por professores, funcionrios, alunos, pais de alunos e podem contar com outras instituies da sociedade. 09

Os diretores de escola so responsveis por estimular a formao e o bom funcionamento dos Conselhos para que possam atuar de forma importante, decidindo os problemas da escola e do ensino. A segurana das pessoas e os conflitos existentes na escola e seu entorno so assunto para o Conselho de Escola.

O diretor de escola Toda escola possui um corpo de funcionrios com atribuies claras, com responsabilidades distintas e complementares. Sem dvida nenhuma quem coordena e distribui as tarefas resultantes da tomada de deciso o diretor da escola. O diretor de escola a autoridade responsvel por criar as condies e tomar as providncias para executar o plano de trabalho da unidade escolar. Todos os problemas que surgem durante a execuo do trabalho so responsabilidade primeira do diretor de escola. Isso no quer dizer que ele tenha que solucionar os problemas sozinho, mas significa que ele tem a responsabilidade de atuar

junto aos demais funcionrios, aos alunos e comunidade para solucionar os problemas, tendo em vista o funcionamento da escola conforme o que foi estabelecido no plano de trabalho. Quando surgem os problemas que afetam a segurana das pessoas na escola, o diretor deve mobilizar o Conselho de Escola e as pessoas diretamente envolvidas no problema para estud-lo e tomar uma deciso do que fazer: primeiro para prevenir que novas ocorrncias surjam e segundo para saber que atitude tomar diante desses problemas. Enfim, o diretor o responsvel imediato pelas medidas a serem tomadas, mas tambm responsvel por desenvolver um plano de preveno e de ao para os momentos em que o problema se manifesta.

O inspetor de alunos Outra figura importante na escola para zelar pelo convvio entre os alunos o inspetor de alunos: ele responsvel pela circulao dos alunos e de outras pessoas na escola. Ele observa os comportamentos dos grupos quando esto fora das salas de aula, nos horrios de entrada e sada. Os momentos de circulao livre costumam ser os momentos em que surgem brigas, confuses. Nesses casos os inspetores precisam saber como lidar com os problemas e atuar preventivamente 10

para evitar que conflitos violentos aconteam. A forma de atuao dos inspetores e de outros funcionrios que esto em contato permanente com os alunos precisa ser guiada por um plano de ao: Qual o comportamento desejvel para as pessoas dentro da escola no apenas os alunos? Como interferir numa situao conflituosa? Como atuar tendo o vista o carter educativo e corretivo nos casos de violncia ocorridos no espao da escola?

A tomada de decises As decises que devem guiar as prticas de todos na escola precisam ser tomadas conjuntamente.Tambm muito importante que sejam claras, no sentido de determinar quem responsvel pelo que. Esse trabalho deve ser coordenado pelo diretor da escola. Quando no h clareza do que fazer nessas situaes, a autoridade fica diluda e assumida por qualquer sujeito que naquele momento tente solucionar os problemas a partir de um ponto de vista seu, isolado. Em alguns casos essa prtica parece inevitvel quando o problema indito. Mas quando o problema reproduz uma situao j vivenciada, fica indicada a necessidade de um tratamento especial com o estabelecimento de um plano de ao.

A atuao do policial na escola uma sugesto Quanto atuao dos policias na escola, eles devem ser incentivados a procurar saber com a diretora o que existe no plano da escola quanto educao sobre convvio entre as pessoas, quanto forma de atuar em situaes de conflito;quanto maneira como a escola pretende solucionar esses problemas e garantir a segurana e tranqilidade de todos. Na prtica, isso no existe nos planos, muitas vezes por no parecer um tema nobrepara constar de um plano de escola (plano de gesto no caso do Estado).Mas, na realidade, a violncia escolar um problema que toda escola enfrenta e, eventualmente, conta-se com a participao dos policiais para chegar a uma soluo. Essa busca para conhecer o plano da escola pode ser uma excelente oportunidade para o trabalho conjunto da polcia e da escola,desde que o policial saiba que a escola a responsvel por educar pessoas para que saibam conviver pacificamente e que essa alm de ensinar os contedos escolares, uma responsabilidade dos profissionais que nela trabalham.

A escola e a comunidade
A escola tambm no uma instituio isolada da sociedade; ela faz parte de uma comunidade. E por ela passam os problemas dessa comunidade. Como a escola atua na educao de pessoas, ela muito importante para contribuir na formao de indivduos equilibrados, que consigam lidar com conflitos de maneira pacfica, que aprendam a conviver com regras e que, alm disso, aprendam a formular regras para si e para seus grupos de convvio. Podemos pensar a relao da escola com a comunidade da seguinte maneira:

Figura 2 A escola como parte da comunidade


Creches Posto de Sade Hospital Escola Instituies do Governo Local: administrao regional

Comrcio Indstria Servios

Famlias dos alunos e moradores do entorno da escola

Institues Comunitrias: sociedade, amigos, clubes, igrejas, etc.

Delegacia de Polcia Posto de Policiamento Comunitrio

Outras Instituies

11

Mas por que preciso gerir a escola de forma democrtica?


Ao longo do tempo a sociedade foi percebendo que no adianta nada falar de democracia na poltica se no acolhermos os princpios democrticos no nosso dia-a-dia, nos relacionamentos cotidianos. Mais que apenas uma forma de governo, a democracia um valor que deve permear todos os nveis da nossa vida. Nesse sentido, a escola tambm deve respeitar e praticar os valores democrticos, ou seja, levar em conta a opinio de todos nas decises, respeitando os diferentes pontos de vista e propiciando a participao. Ao democratizar a gesto da escola, ou seja, envolver cada vez mais pessoas nas decises, a escola certamente melhora sua qualidade de ensino pois consegue oferecer um servio mais adequado s necessidades de sua clientela. A legislao incorporou esse anseio cada vez mais presente na sociedade. Na lei mxima do pas, a Constituio, esse tema j aparece no artigo 206, mas na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei n 9.394 de 20 de dezembro de 1996) que ele se torna mais visvel, por meio da afirmao de que o ensino ser ministrado com base no princpio da gesto democrtica do ensino pblico, na forma desta Lei e da legislao dos sistemas de ensino (Art. 3,VIII) que deve envolver participao da comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes (Art. 14, II). preciso descentralizar as decises, o que aponta para uma condio necessria democratizao da gesto: a autonomia da unidade escolar. A autonomia fundamental para que se responda mais adequadamente s peculiaridades locais da populao e se consiga maior eficincia administrativa e racionalizao do uso de recursos. (GHANEN, 1998, p. 70)

Fontes: Constituio Federal de 1988. So Paulo:Saraiva,1998. Lei de Diretrizes e Bases da EducaoNacional:Lei n 9394/96.2 edio. Rio de Janeiro:DP&A,1999. GHANEM,Elie Democracia:uma grande escola:alternativas de apoio a democratizao da gesto e a melhoria da educao pblica. So Paulo:Ao Educativa,1998.

12

Violncia escolar: mito e realidade


Mdulo 3 Objetivo
Debater os variados pontos de vista sobre o tema da violncia nas escolas. Distingir entre violncia na escola e violncia da escola. Discutir dados de pesquisa e hipteses sobre o aumento da violncia nas escolas.

Colaborao: Ana Paula Corti

Contedo
O recente debate da violncia nas escolas brasileiras tem nos induzido a pensar que s recentemente a violncia adentrou nos estabelecimentos de ensino, causando grande comoo na populao. Mas isso no bem verdade. Desde o seu surgimento, a instituio escolar utilizou a violncia fsica como instrumento de disciplina e punio e s no sculo XIX tais prticas comearam a ser questionadas e abolidas. E isso verdade no apenas para a violncia da instituio escolar. Quem no conhece os famosos trotes nas universidades? Pois bem, os estudantes j os praticavam nas corporaes acadmicas da Idade Mdia. Nesse sentido at poderamos dizer que a escola sofreu um processo de pacificao do sculo XIX para c. No entanto, ao longo do sculo XX e mais fortemente na dcada de 90, uma srie de incidentes violentos ocor ridos dentro das escolas em vrios pases do mundo, inclusive no Brasil, fez com que se difundisse uma sensao, ainda insuficientemente fundada em dados objetivos, de que a violncia estaria aumentando dentro das unidades escolares. Diante de um quadro aparente de crescimento da violncia, notou-se principalmente a diversificao de formas de violncia dentro da escola. 13

De qual violncia estamos falando?


O conjunto de episdios que podem ser associados ao binmio violncia-escola bastante amplo e diversificado. O autoritarismo de um diretor que centraliza todo o poder na escola e no d voz a ningum pode ser considerado violncia, assim como as depredaes no banheiro da escola e a briga entre dois estudantes no intervalo. E a lista no pra por a: roubos, agresses verbais, infiltrao do narcotrfico na escola, racismo da parte de alguns professores, bombas caseiras detonadas no pteo, tudo isso e muito mais pode ser considerados violncias que atingem o estabelecimento de ensino. Podemos dizer que uma parte delas remete a prticas de violncia geradas pela prpria escola: o diretor autoritrio, o professor racista, a segregao dos alunos considerados fracos dentro da sala de aula. Isso o que chamamos de violncia da escola. Uma outra parte da violncia consiste em prolongamento de condutas delinqenciais dentro do ambiente escolar, como o caso da infiltrao do narcotrfico, ou diz respeito presena de padres de interao violentos na escola, como o caso das brigas entre estudantes. Esses ltimos chamamos de violncia na escola.

Quem mais sofre com a violncia na escola?


claro que a violncia atinge negativamente todas as pessoas da escola e de fora dela, como os familiares dos estudantes. Mas se considerarmos os impactos da violncia no processo ensino-aprendizagem, que uma dimenso central da escola, percebemos rapidamente que os mais lesados pela violncia so os estudantes. A violncia alimenta o temor, a desconfiana e a intolerncia, sentimentos desfavorveis construo de laos de sociabilidade e afetividade. Ela distancia as pessoas, refora a individualidade. Um ambiente relacional desgastado, repleto de desrespeitos, humilhaes e ameaas certamente no favorece a aprendizagem e o desenvolvimento das crianas e dos jovens. Como posso me identificar com os contedos educativos, com os professores e com o espao escolar se me sinto inseguro dentro dele? Por isso os estudantes devem ser vistos, antes de mais nada, como cidados que tm direito segurana e a desfrutar de um bom ambiente escolar. Eles devem ser protegidos e no perseguidos. Esse deve ser o tom do relacionamento da polcia com os estudantes. preciso garantir, de forma democrtica, que toda a comunidade escolar tenha tranquilidade e liberdade para desenvolver seus trabalhos. 14

O que dizem as pesquisas sobre o assunto?

Segundo o ILANUD, a imprensa noticiou 24 homicdios em escolas no decorrer de 1999, o que corresponde ao ndice de 0,40 homicdios por 100.000 alunos, muito baixo se comparado ao conjunto do pas que apresenta ndice de 25 homicdios por 100.000 habitantes (ILANUD, 2001). Vrias pesquisas, realizadas em diferentes pases, afirmam que na escola ocorrem menos crimes violentos em comparao com outros espaos (BRANCALEONI, 1998; DEBARBIEUX, 1996; DUBET, 1993, MORENO, 1998, KRAMER, 1998, PERALVA, 1997, CHARLOT, 1998). Pesquisa realizada pela UnB e CNTE mostrou que as escolas que atendem grande nmero de alunos so mais violentas que as escolas menores. Em estudo recente, a UNESCO revelou que pouco mais de 40% dos estudantes de So Paulo esto insatisfeitos com o espao fsico da escola. O grau de insatisfao ainda mais alto em relao aos corredores.

Pesquisa do Ilanud Com o intuito de conhecer a magnitude e os padres da violncia nas escolas, o ILANUD realizou um estudo piloto com estudantes de escolas pblicas e particulares de So Paulo, perguntando sobre vitimizaes sofridas, transgresses cometidas e a opinio dos alunos sobre as causas dos problemas de violncia existentes. Para a realizao da pesquisa foram sorteadas aleatoriamente 40 escolas pblicas e particulares no Municpio de So Paulo.

Vitimizao nas escolas Nas escolas so cometidas diariamente um grande nmero de pequenas contravenes ou incivilidades, sem que as autoridades escolares ou policiais tomem conhecimento delas. So pequenos furtos, ameaas, rixas entre grupos, atos de vandalismo, assdio sexual e uma srie de pequenos atos que, aliados ao clima generalizado de insegurana na sociedade, fazem muitos estudantes sentirem-se inseguros nas escolas. Segue tabela com as modalidades de contraveno que mais vitimam os estudantes nas escolas:

Tabela 1 - Vitimizao nas escolas


Tipo de Delito Vrias vezes
9.7 3.3 3.2 0.6 0.0 0.6 0.0

Algumas vezes Uma vez


13.3 14.1 11.6 1.2 0.4 0.6 0.2 25.1 19.1 18.3 3.6 4.2 2.5 1.3

Nunca
51.8 63.5 66.5 94.5 95.3 96.3 98.5

Furto de objeto de pouco valor Ameaa de agresso Teve pertences danificados Furto de objeto valioso Foi agredido por um colega Extorso Foi agredido por funcionrio ou professor

Fonte: O dia a dia na vida das escolas,ILANUD e Instituto Sou da Paz

15

Sentimento de insegurana A maioria dos pesquisados (alunos) disse se sentir segura na escola, enquanto 20% sentem-se inseguros ou mesmo muito inseguros (6,5%) em suas escolas. Abordando o problema de outra forma, 16% dos entrevistados j deixaram de ir escola porque se sentiam inseguros e 8% j tomou essa atitude mais de uma vez. So em geral os alunos mais velhos, que frequentam o segundo grau, os que mais se sentem inseguros.A questo aqui saber se esse sentimento de insegurana observado em parcela dos estudantes est relacionado a alguma experincia pessoal de vitimizao, que acontece de modo geral no interior da escola, ou antes, reflete uma insegurana com o que acontece no mundo exterior aos muros escolares. Os alunos que se dizem muito inseguros foram vtimas de delitos na escola com mais frequncia que os demais. Assim, por um lado, o sentimento de insegurana tem alguma relao com a experincia pessoal de vitimizao do aluno, dentro da escola. Por outro lado, o sentimento de insegurana tambm parece estar associado regio em que mora, uma vez que a porcentagem de alunos que se dizem inseguros ou que deixaram de ir escola por razes de segurana significativamente maior nos bairros onde a criminalidade maior. (Kahn, 2001a)

Transgresso
O primeiro dado importante a ressaltar com relao s transgresses cometidas que no existe um quadro de violncia generalizada nas escolas.

A maioria dos entrevistados no esteve envolvida na maior parte das atividades delitivas. Comportamentos como ir escola portando arma de fogo que uma epidemia nas escolas norte-americanas so bastante raros entre os estudantes paulistas.A falsificao de documentos a transgresso mais comum entre os alunos pesquisados.A depredao proposital de bens da escola tambm prtica corriqueira entre os alunos, com cerca de 25% dos pesquisados admitindo a prtica do ato pelo menos uma vez. (Kahn, 2001a)

Tabela 2 - Transgresso nas escolas


Tipo de Delito
Falsificao Depredao Agresso ao colega Furto de objeto de pouco valor Arma branca Assdio Outra arma Furto de objeto valioso Arma de fogo Agresso funcionrio/professor

Nunca
71.6 74.5 87.8 90.3 91.1 91.6 97.9 98.1 98.2 99.4

Uma vez
14.3 11.3 8.6 4.4 5.3 3.9 1.2 0.6 0.9 0.2

Algumas vezes
9.5 11.1 2.2 4.0 2.9 2.9 0.6 0.6 0.3 0.4

Vrias vezes
4.6 3.1 1.4 1.3 0.7 1.7 0.4 0.6 0.7 0.0

Fonte: O dia a dia na vida das escolas,ILANUD e Instituto Sou da Paz

16

Algumas explicaes
Mudanas dentro da escola Pesquisa feita em 1999 pelo Sindicato de Especialistas em Educao do Magistrio Oficial do Estado de So Paulo (UDEMO) revelou que para 40% dos diretores, a violncia escolar agravou-se em relao ao ano anterior. Na edio de 2000, 44% dos diretores responderam que a violncia aumentou em relao aos anos anteriores. Tambm na edio de 2000, 51% das escolas afirmaram que a indisciplina dos alunos aumentou com relao a 1999.Apesar desse sentimento presente de que o problema est se agravando, ainda no se esclareceu de forma inequvoca se realmente est ocor rendo um
Isso significa analisar se h aumento real no nmero de casos de violncia ou se estamos diante de uma sndrome de violncia escolar, causada seja pela mdia, seja pela violncia no entorno da escola, seja pela sensao de insegurana que afeta toda sociedade.

longo prazo trar conseqncias positivas em termos de criminalidade, a curto prazo significa que as classes esto aumentando de tamanho e que as escolas esto aumentando o nmero de alunos sem que necessariamente esteja ocorrendo uma adaptao para receber esse novo contingente. Maior nmero de alunos tende a gerar mais ocorrncias de violncia, seja em virtude da concentrao de alunos, seja por fora do aumento puro e simples do nmero de pessoas freqentando as escolas. Outro agravante que o incremento do nmero de alunos se d precisamente no ensino mdio, onde normalmente se concentra a faixa etria de alunos que mais manifesta os problemas com indisciplina e violncia. b) Substituio do ensino mdio privado pelo pblico Enquanto as redes federal, municipal e pr ivada encolhem, a rede estadual aumenta no que tange ao ensino mdio. No total, a rede pblica responde por 86,9% do ensino mdio. Em 1980 a rede privada respondia por 46% do total de alunos. Em 2000 a rede privada contava com somente 13,1% das matrculas. Esse fenmeno pode ter como explicao a queda do poder aquisitivo das famlias de classe mdia e a expanso da oferta de matrculas na rede pblica. Pode-se sugerir que, alm do incremento rpido do nmero de alunos, a migrao de alunos entre escolas seja um fator adicional de instabilidade, que pode provocar problemas de integrao entre alunos novos e alunos antigos, ainda mais quando esses so de origem social diferente. tambm possvel que a mobilidade descendente (passagem da escola privada para a pblica) gere algum sentimento de insatisfao e frustrao nos alunos das famlias que perderam poder aquisitivo. Esse processo, argumentam historiadores e socilogos, um processo mais importante que a misria absoluta para a compreenso de fenmenos como o envolvimento ou a adeso a movimentos radicais. 17

aumento da violncia nas escolas. Supondo verdadeira a hiptese de seu incremento, preciso ento buscar variveis que se tenham alterado em um curto espao de tempo e expliquem esse aumento.Variveis de longo prazo, como a perda da autoridade do professor,cultura do individualismo, no servem para explicar mudanas a curto prazo. Uma das hipteses para essa sensao de aumento da violncia escolar voltada para as mudanas recentes do prprio ambiente escolar: a) Aumento rpido da populao escolar O nmero de matrculas em 1994 era de 4,5 milhes. Em 1999 j eram 7,8 milhes, ou seja, um aumento de 57,3%. Em 2001, estima-se que o nmero subiu para 8,2 milhes. certo que se, dentre outras muitas vantagens, o aumento da escolarizao e do nmero de jovens na escola a

c) Atraso escolar Cerca de metade dos alunos da educao bsica que inclui educao infantil, ensino fundamental e ensino mdio estudam em sries que no correspondem a sua idade em virtude dos altos ndices de reprovao e de abandono escolar. Isso significa a convivncia entre alunos de idades muito diferentes. Se a convivncia com o diferente pode ser salutar de um lado, tambm pode gerar problemas srios de relacionamento entre os mais velhos e os mais novos.Alm disso, a evaso e a repetncia fazem com que as classes mudem freqentemente de configurao, ganhando novos indivduos todos os anos, e essa rotatividade pode prejudicar a solidificao de laos de amizade entre os estudantes. Uma vez que existe uma relao entre idade e envolvimento com contravenes, o aumento da proporo de estudantes de idade avanada nas escolas pode estar contribuindo indiretamente para o aumento da violncia escolar. d) Mudanas promovidas pela Lei de Diretrizes e Bases Aumento do nmero de dias letivos A LDB introduziu, em 1996, um aumento considervel no nmero de dias letivos do ensino bsico, que passou de 180 para 200 dias de aula. Desde ento, todos os alunos de 1 a 8 srie passaram a ter quase um ms de aula a mais por ano. Esse aumento, se por um lado diminui o tempo ocioso dos alunos e representa um reforo escolar, por outro lado implica em maior permanncia dos alunos na escola, o que por si pode explicar um aumento no nmero de ocorrncias de violncia.Alm disso, a diminuio no tempo de lazer, quando demasiada, pode gerar reaes de frustrao nos alunos. Promoo continuada Outra alterao relevante foi a facilitao da aprovao, para combater a repetncia. Os alunos que terminam o ano sem o aproveitamento mdio conseguem ser aprovados desde que seja para um mesmo ciclo, que pode ter dois, trs ou 18

quatro anos de durao. Dentro do ciclo, o aluno passa para a prxima srie e tenta recuperar o contedo da srie anterior em aulas de reforo. A aprovao facilitada dos alunos por ciclo importante para diminuir as taxas elevadas de repetncia, que por sua vez aumentam os riscos de evaso escolar e de envolvimento dos jovens com a violncia e a criminalidade. Em todo caso, essa alterao percebida por muitos professores e alunos como um amolecimento nas exigncias quanto ao estudo e, por outro lado, a ameaa de reprovao sempre representou um trunfo importante nas mos do professor para garantir a disciplina, presena em sala de aula e dedicao ao estudo. A perda desse instrumento, ainda que no adequado para esses fins, pode ter contribudo ainda mais para fragilizar a autoridade do professor no mbito disciplinar. (Kahn, 2001b) Mudanas fora da escola O problema da violncia escolar tambm pode ser interpretado a partir das mudanas sociais, econmicas e polticas que atravessa o pas e que geram srias conseqncias no universo escolar. Anos 80 Perodo da redemocratizao A violncia e a segurana nas escolas se tornaram visveis na imprensa paulista, sobretudo no incio dos anos 80, com os primeiros governos eleitos pelo voto direto. Reivindicavam-se melhores condies de segurana diante dos roubos, furtos e invases na escola para furtos da merenda escolar e de alguns equipamentos, sobretudo a partir de 1983, quando ocorrem as expresses mais visveis da crise econmico-social que o pas comeava a viver. Em 1982, alguns levantamentos mostravam que 66% dos estabelecimentos mantidos pelo poder estadual na cidade de So Paulo haviam sofrido algum tipo de violncia: depredao, invases, roubos. Aos poucos, o tema deixa de ocupar o cenrio da imprensa, a no ser episodicamente com reportagens voltadas para modalidades mais espetaculares de violncia, como incndios em prdios escolares.

A pouca exposio dos acontecimentos deixa a impresso de estar ocorrendo o desaparecimento do fenmeno. Na verdade, trata-se de banalizao, j que a prtica de violncia passa a ser incorporada no dia a dia das unidades escolares.

As depredaes e os atos de vandalismo seriam uma das modalidades mais freqentes que caracterizariam a violncia propriamente escolar. Essas agresses atingiam a escola nos fins de semana, perodos em que existia certa ociosidade dos prdios. Nas interpretaes dominantes do fenmeno, o autor da violncia sempre o outro, aquele que no faz parte da comunidade escolar. Assim, os atos de vandalismo eram identificados conduta de uma minoria delinqente que habitava o bairro, mas que estava fora da escola. Anos 90 Intensificao da violncia As ocorrncias se intensificam nos anos 90, com prticas que invalidam os argumentos anteriormente utilizados. Pesquisas feitas no 19

perodo sobre o cotidiano escolar mostram a presena de alunos das prprias escolas nos atos de vandalismo, alguns em processo de excluso. A compreenso do fenmeno da violncia comea a ser alterado.Vai se abandonando a idia de atribuir a responsabilidade ao outro, o estranho que est fora da comunidade escolar e volta-se para atores que participam do dia-a-dia dos estabelecimentos de ensino. Em 1992, entrevistas realizadas com vigias e funcionrios das escolas indicavam novas modalidades de aes menos freqentes no perodo anterior.Tornam-se mais evidentes certas formas de violncia escolar ou da cultura impregnada de condutas violentas. Os ndices de agresses fsicas entre grupos de alunos aumentam, assim como a invaso de grupos de jovens de fora da escola durante o perodo das aulas. O fato novo na dcada de 90 deixa, portanto, de ser a agresso ao prdio escolar nos fins de semana. As aes violentas ocorrem na escola nos minutos de ociosidade entre uma disciplina e outra e nas horas vagas. Os anos 90, indicam tambm a continuidade de algumas agresses aos prdios e equipamentos, muitas delas no mais denunciadas porque incorporadas rotina escolar. (Sposito, 1998)

O que est por trs da transformao da violncia escolar? Para responder essa pergunta preciso passar por outro questionamento: por que outros prdios pblicos e privados localizados nos mesmos bairros no sofrem a mesma intensidade de agresses como as observadas na unidade escolar? A escola, sobretudo a escola pblica, foi pensada como espao de socializao de novas geraes, operando na formao e construo de humanidades capazes de usufrurem ativamente a vida social. No Brasil, grande parte do significado simblico atribudo escolarizao esteve ligado s possibilidades de mobilidade social. O amplo movimento pela expanso do ensino, desde os anos 30, teve suas origens na presso feita pela populao para obter melhores oportunidades de acesso ao sistema escolar pblico. As atuais possibilidades de ascenso social oferecidas pelo sistema de ensino pblico so evidentemente mais reduzidas. Estudos recentes mostram que o aumento dos nveis de escolaridade da populao no significa, de imediato, melhores condies de absoro pelo mercado de trabalho, que possui mecanismos prprios de produo de desigualdade e excluso. Reconhece-se que as trajetrias escolares so condies necessrias de

insero e de sobrevivncia no mercado de trabalho, mas no so suficientes para responder a todas as expectativas anteriormente atribudas ao projeto escolar, aspiraes ainda muito presentes nas famlias. Jovens e adolescentes, na maioria das vezes atores da violncia escolar, no reconhecem outras alternativas atribudas importncia da escola em suas vidas, para alm da corroda crena na ascenso, herdada das geraes adultas.A falta de referncias para criar novos sentidos para a educao gera paradoxos: se por um lado inexistem novos significados positivos para a vida escolar por outro surgem novas exigncias de conhecimento de linguagens, informaes, habilidades etc. A violncia pode ser interpretada como a conduta mais visvel de recusa ao conjunto de valores transmitidos pelo mundo adulto, representados pela escola, que no responde mais s necessidades dos jovens. Compreender as prticas de agresso e super-las demanda esforos de entendimento sobre os caminhos que permitiro escola integrar seus alunos e ampliar suas atribuies de maneira a alcanar algum significado efetivo no desenvolvimento das crianas, adolescentes e jovens. (Sposito, 1998)

20

PARA REFLETIR
O que comumente encontramos divulgado na mdia? Adolescente morto a tiros na frente de escola em So Paulo.
Folha de So Paulo, 15 de abril de 1999.Caderno Cotidiano.

Mais um adolescente foi morto em frente a uma porta de escola de So Paulo, anteontem. O jovem A.V.S., 14, foi assassinado com trs tiros na porta da Escola Estadual xxx, em Parelheiros, na zona sul.(...) Esse foi o terceiro caso de assassinato na porta das escolas da Grande So Paulo em cerca de um ms. No mesmo perodo, dois adolescentes foram agredidos e ficaram gravemente feridos. Semana passada, um estudante de 11 anos foi baleado na barriga na Escola Municipal xxx,no Jardim Ibirapuera,na zona sul,aps disparo acidental de uma arma que um colega havia levado para a escola. Em maro, o estudante xxx, 22, foi morto na sada da Escola Estadual xxx, em Itaquaquecetuba, Grande So Paulo, por um adolescente de 16 anos. No mesmo ms, o estudante xxx foi assassinado na porta da escola Estadual xxx, no Graja, zona sul.

Violncia em Escolas de SP soma 11 mortos este ano.


Folha de So Paulo, 02 de maio de 1999.Caderno Cotidiano.

Apesar dos poucos dados estatsticos divulgados pela Secretaria de Segurana, pginas de jornais contabilizam a ocorrncia de pelo menos 11 homicdios nas imediaes ou dentro das escolas pblicas do Estado de So Paulo. Os nicos dados disponveis da secretaria mostram que, de fevereiro de 97 a novembro de 98,houve 156 casos de agresso registrados nas escolas, 25 disparos de armas de fogo e outros 17 caos de alunos com porte ilegal de armas. (...) Em janeiro deste ano houve cinco casos de violncia em escolas. Em fevereiro foram nove e, em maro, os casos subiram para 29. Nesses registros foram includos agresso, desacato e porte de entorpecentes.

Estudante baleada morre e tem rgos doados.


O Estado de So Paulo, 11 de junho de 1991.

Xxx foi baleada no ptio da Escola Estadual xxx (...) O agressor, xxx, estudou naquela escola at a 5 srie, mas teve sua matrcula rejeitada no ano passado por ser violento e no respeitar colegas e funcionrios.

Fleury quer contratar 5 mil PMs para escolas.


Folha de So Paulo, 13 de junho de 1991.

O governador Luiz Antonio Fleury anunciou ontem um novo plano de segurana nas escolas estaduais da Grande So Paulo. Sero criadas 5 mil vagas para PMs aposentados, que atuaro como vigias em 2.225 escolas durante o horrio de aulas.
(Fonte: Lia Fukui,1991.)

Fonte: FUKUI, Lia Segurana nas Escolas, In:Violncia e Educao. Cortez Editora, 1992. KAHN,Tlio Paz nas Escolas. Revista do Ilanud,2001. KAHN,Tlio Efeitos das mudanas no sistema escolar sobre a violncia. Paper produzido para o Projeto Polcia e Escola, 2001b. PERRENOUD, Renato Penteado A Formao de Policiais e Educadores. Paper realizado para o Projeto Polcia e Escola, 2001. SPOSITO, Marilia A Instituio Escolar e a Violncia. Cadernos de Pesquisa Fundao Carlos Chagas, 1998. SPOSITO, Marilia A reduo da violncia escolar como desafio democrtico. Paper produzido para o Projeto Polcia e Escola, 2001.

21

O papel do policial e as imagens construdas


Mdulo 4 Objetivo
Discutir a imagem que a sociedade constri do policial e a imagem que ele constri de si, a partir dos vrios papis que esse profissional desempenha.

Contedo
Diferentes formas de atuao da polcia
Toda instituio da polcia combina trs modalidades de atuao, dependendo dos objetivos que lhes so atribudos: 1) Existe uma polcia de ordem ou de soberania, que constitui o brao armado do Estado para manuteno da ordem interna. a polcia que sustenta o poder poltico, que controla e reprime os movimentos subversivos da ordem (democraticamente) estabelecida, que protege as fronteiras. Essa polcia de soberania est completamente sob a autoridade do poder poltico. 2) Em segundo lugar h a polcia criminal, que utiliza a fora e outros meios de atuao para reprimir as pessoas que descumpriram a lei. Esse tipo de polcia est parcialmente integrada sociedade, que designa os comportamentos considerados criminosos. esta polcia que investiga os indivduos ou grupos criminosos e desvenda a autoria dos crimes. Sua organizao e profisso desenvolvem-se segundo lgica e tcnica 23 autnomas, sendo o controle da mesma delegado ao sistema de justia.

3) Por fim, h a polcia urbana, comunitria, mais prxima dos cidados. a polcia encarregada de proteger a tranqilidade, a paz pblica, intervir nos conflitos interpessoais, (re)conduzir as pessoas compor os conflitos calma e racionalmente, regulamentar o trnsito etc. a polcia que deve impor o respeito da ordem pblica que, nesse caso, no a ordem da dominao mas a da tranquilidade. Essa polcia no est, necessariamente, equipada para agir contra o grande criminoso, nem para conter uma grande revolta. a expresso de um meio termo entre a fora que possui ou que pode mobilizar e a autoridade moral, que s existe porque o cidado a reconhece e consente em se desarmar. Essa polcia se constitui na prpria sociedade, da qual faz parte, e na qual pode agir de maneira eficaz unicamente em virtude de sua integrao com a comunidade. Ela caracteriza-se pela presena, permanncia e capacidade imediata de troca com os outros atores. O controle dessa polcia acontece por meio de sua visibilidade: fardada, est sob o olhar de todos. (Cappi, 2001)
Nesse modelo, a farda no mais a marca de uma polcia repressiva, mas to somente a marca da sua qualidade de polcia ou seja,instncia da cidade disposio e sob o controle dos cidados.

Representao da profisso e sua valorizao


A distino entre criminalidade e pequena delinqncia ou incivilidades, ou mesmo indisciplinas - , muitas vezes, difcil de ser entendida. Duas justificativas para essa dificuldade podem ser levantadas: A primeira refere-se ao discurso corrente que diz que o criminoso confirmado j foi um dia ladro de galinhas e afastado da escola. Felizmente, isso no se confirma nas pesquisas. Alis, o processo parece ser exatamente o contrrio: quanto mais se distingue a maneira de se tratar as duas situaes, mais se garante uma ruptura de continuidade entre elas, ou seja, menos 24 chance haver da pessoa que comete pequenas delinqncias comear a praticar crimes mais graves e mais violentos. A segunda justificativa mais sutil e mais ligada questo da representao que se faz da profisso do policial e como ela valorizada.A distino entre criminalidade e pequena delinqncia cria uma ruptura entre a atuao da polcia cidad e a da polcia criminal.
Ao sucesso dos policiais federais, por exemplo, que prendem o grande criminoso, no corresponde o sucesso pelo pequeno flagrante realizado no bairro.

muito importante que esta constatao seja feita para que se possa compreender com mais clareza o tratamento diferenciado que se destina aos que cuidam da pequena delinquncia, normalmente identificado como um trabalho de pequenos policiais, de profissionais menos valorizados. (Cappi, 2001)

necessrio que se difundam os outros princpios de valorizao do policial, que no passam s pelos sucessos em matria de captura de delinqentes, para obter a adeso indispensvel dos cidados, da imprensa, dos prprios policiais a um novo modelo de polcia que, de fato, se caracteriza por outros critrios de sucesso.

25

PARA REFLETIR

Rap da PM Amigo Policial


(Capito Rivaldo/Sargento Lago)
Que que isso brincadeira? Meu servio de primeira S que dizem o contrrio Assim no d pra aguentar Eu tambm sou pai de famlia Que ganho o po com sacrifcio Todos tm os seus direitos, ns!? S ossos do ofico... Sou parteiro, conselheiro Mensageiro da paz Quando me chamam porque O mal presente se faz Sou anteparo permanente dos problemas sociais Mas o que eu quero nunca do, s isso... ...Compreenso, nada mais. Que que isso, Lago, polcia fazendo Rap? Rap no msica de protesto? Quem disse que eu no estou protestando? O meu protesto contra a criminalidade por isso que eu trabalho defendendo a comunidade E o que a comunidade? meu pai,meu tio, meu sobrinho O meu av,a cunhada e o vizinho quem volta pra favela todo dia,na periferia Tambm quem mora na manso E quem dorme debaixo da ponte, no cho (no cho?) Minha Farda est passada, Minha barba est raspada, Meu cabelo aparado, Engraxei o meu calado T pronto pro servio noturno Pela me abenoado, Pelo filho Abraado A mulher t preocupada E meu pai,coitado, calado (coitado) Na encruzilhada,na viela, um sentinela me espreita Detrs da janela So pessoas sem igual, maquinando dia e noite o mal Tem perigo e emoo Eu me pego com o corao na mo Beleza faz parte da profisso , seja o que Deus quiser Pra uns eu sou doutor e at autoridade Tem quem chame de seu guarda E, at de Santidade Pra outros sou os home Sujeirae at gamb(gamb?) , mas t pronto pra atender quando algum quer No me leve a mal Eu sou o bem que combate o mal No me leve a mal Eu sou o seu amigo policial Seu carro est quebrado em plena marginal O socorro aparece (quem?) O policial Na porta da escola, o traficante, o meliante Ao seu filho outra lio quer ensinar Pra voc essa lio vai te fazer chorar Por isso, l na porta,a viatura vai passar (Mas cad a viatura? T faltando efetivo?) , a gente faz o que d Na cozinha o botijo est prestes a explodir Se acontecer no tem feijo nem a famlia vai existir Mas, a ele aparece, prestativo e bem ligeiro (Quem?) O bombeiro (O PM,o gamb?) Sei l, diga como quiser Fim de semana, Natal,Carnaval e Feriado Todo mundo t curtindo Ns estamos escalados Enquanto voc se diverte Eu t a do seu lado Se o meu irmo se desviou No fazendo como eu digo Voc pode acreditar, tambm meu inimigo Ele no, no do meu time Mas como eu j lhe disse, nossa luta contra o crime (Beleza)

Fonte: CAPPI,Riccardo Paz nas Escolas:o papel da polcia. Paper produzido para Projeto do Programa Paz nas Escolas,2001.

26

Adolescncia e as relaes de autoridade


Mdulo 5 Objetivo
Apresentar algumas noes da fase conhecida como adolescncia. Discutir as relaes de autoridade que se estabelecem entre os adolescentes e o mundo adulto. Levantar algumas formas de interpretar a prtica de delitos pelos jovens.

Contedo
Por qu estudar a adolescncia?
Sabemos que boa parte dos problemas relacionados violncia que ocorrem nas escolas, especialmente os mais graves, envolvem jovens de uma certa faixa etria.Ainda que no seja possvel determinar com exatido a idade desse grupo em virtude, inclusive, de diferenas significativas quanto regio, comunidade ou escola que frequentam, possvel afirmar que jovens de aproximadamente treze a vinte anos de idade tendem a ser os personagens mais envolvidos em problemas com violncia na escola, seja enquanto autores, seja enquanto vtimas. Somente essa afirmao justifica um olhar mais atencioso para esse perodo do desenvolvimento. Some-se a isso o fato da adolescncia caracterizar-se por ser uma fase repleta de mudanas, problemas de relacionamento e intensa necessidade de compreenso. Um perodo idealizado pelos adultos, com o qual muitos tm grandes dificuldades em lidar. O policial escolar no diferente de outros adultos e, justamente porque mantm um intenso contato com os jovens dessa faixa etria, no pode deixar de ter claro alguns 27 pontos sobre o tema. muito importante notar, todavia, que existem muitas formas de conceituar a adolescncia e que h grande debate terico por trs desse termo. Por isso, as idias expostas a seguir representam apenas uma maneira de interpretar o tema, a partir da viso de alguns autores.

Um pouco sobre a adolescncia


Do que estamos falando?
A adolescncia um momento crucial na vida do homem e constitui a etapa decisiva de um processo de desprendimento dos pais e do meio familiar, que tem incio com o nascimento. Mudanas psicolgicas so acompanhadas de mudanas corporais, as quais levam a nova relao com os pais e com o mundo. Com a percepo das mudanas fsicas, tanto a imagem que o adolescente tem de seu corpo, como sua identidade, mudam, o que torna necessrio ao jovem adquirir nova ideologia, nova imagem de si que lhe permita sua adaptao no mundo. Nesse perodo, h grande flutuao entre dependncia e independncia extrema. um perodo de contradies, confuso, ambivalente, doloroso, caracterizado por conflitos com o meio familiar e social. Este quadro freqentemente confundido com crises e estados patolgicos. (Aberastury; Knobel, 1988)

Adolescncias
A idia de falar em adolescncias destacar a importncia de no generalizar e no identificar um padro nico de comportamento que caracterize o adolescente. comum ouvir frases do tipo:isso da idade, problema tpico da adolescncia, uma fase difcil de mudanas. Ningum nega que se trata de um perodo de vulnerabilidade, mas importante ter claro sua natureza, para que seja possvel intervir junto aos adolescentes de forma a contribuir para a superao das inmeras dificuldades que eles enfrentam. Adolescncia um conceito cultural, ou seja, no um perodo natural do desenvolvimento. As transformaes fsicas do corpo so interpretadas de maneiras diferentes dependendo de cada cultura, meio social e perodo histrico. (Sayo, 2002) Isso significa que para entender os adolescentes preciso, alm de observar as mudanas biolgicas, atentar para questes como classe social, gnero, etnia, cultura regional, momento histrico e as particularidades do meio social em que esto inseridas as pessoas envolvidas. Somente nos ltimos 50 anos se fala em adolescncia como g rupo social. , portanto, algo bastante recente: trata-se de conceito criado pela nossa cultura, que atribui valores, sentidos e caractersticas psicolgicas a indivduos de uma certa faixa etria. Dizer que adolescncia uma construo cultural e no natural , no significa que no seja verdadeira, mas que a nossa forma de entender a adolescncia fruto da nossa cultura, do tempo e lugar em que vivemos.

28

Incio
O incio do perodo chamado adolescncia ocorre com a mudana do corpo produzida pelo que chamamos puberdade.Trata-se de uma transformao radical do corpo do jovem, que adquire as funes e os atributos do corpo adulto. Alm das mudanas fsicas, deve-se lembrar das mudanas psicolgicas, a chegada dos desejos sexuais, da imagem que o jovem faz de si, da descoberta da competio possvel com os adultos etc.

As transformaes
As primeiras transformaes relacionam-se com as mudanas fsicas da puberdade. Podemos citar algumas delas: aparecimento de plos nos meninos, mudanas na voz, crescimento dos seios nas meninas. Essas mudanas propiciam o experimentar de sensaes at ento desconhecidas, a descoberta de novos modos de ser e estar, a busca de sentido para o novo corpo que se apresenta. uma fase de reorganizao que se impem frente ao final da infncia e as suas perdas, como a imagem corporal e a identidade infantil. No mbito social, o adolescente sente que comea a ser esperada, e ao mesmo tempo no permitida, sua entrada no mundo adulto. E isso ocorre em diversos planos: profissional, afetivo, pessoal etc. A percepo dessa situao ambgua pode gerar no adolescente sentimentos confusos, de desejar e temer, ao mesmo tempo, essa entrada no mundo adulto. Isso pode, por sua vez, gerar medo, incertezas e angstias. As mudanas do corpo so vividas como algo invasivo e incontrolvel.As mudanas hormonais podem provocar alteraes de humor, de movimento. Sentimentos de vergonha ou orgulho podem interferir na auto-imagem e, conseqentemente, na auto-estima. em meio a essa turbulncia emocional que o adolescente tenta construir sua nova forma de ser e se perceber no mundo. (Sayo, 2002)

Identificao
Ao longo da construo de sua nova identidade, o adolescente realiza identificaes baseadas nas experincias de vida de sua infncia. Identificao significa eleger caractersticas de outra pessoa como importantes para si, tomando-as como modelo e tentando se comportar da mesma forma que ela, em determinadas situaes. O adolescente est muito atento a todos os adultos a sua volta, selecionando aspectos de que no gosta e outros que lhe agradam, experimentando diferentes jeitos de ser. na relao com os adultos e com outros jovens que o adolescente busca novos contornos para o adulto no qual est se transformando. (Sayo, 2002) Da a importncia do adolescente ter, a sua volta, bons modelos identificatrios.
O policial, por desempenhar um papel de autoridade e conviver com o adolescente, por ele intensamente obeservado e, portanto, um relevante modelo a que os adolescentes podem seguir e admirar

As turmas
As turmas ou o grupo de iguais tambm ocupam um papel fundamental na construo dessa identidade. Funcionam como um espao de proteo e abrigo, mesmo impondo regras por vezes autoritrias. Os adolescentes buscam apoio 29 na turma, mas essa no se constitui como substituio das referncias adultas: uma nova e importante forma de se relacionar que os adolescentes conquistam. (Sayo, 2002)

Mecanismos de defesa
Os desafios e as perdas que os adolescentes sofrem geram, por um lado, medos e angstias e, por outro, certos mecanismos de defesa. Um desses mecanismos a negao, ou seja, a resistncia em aceitar a realidade tal como ela se apresenta. Por exemplo:no acredito nessa histria de AIDS, deve ser uma inveno dos caras s para por medo na gente. Outra reao comum a sensao de onipotncia, ou seja, de que pode dar conta de tudo, no enxergar os seus prprios limites. Por exemplo:Quer ver que eu consigo atravessar essa rua de olhos fechados e no me acontece nada?. Por fim, o ltimo mecanismo de defesa muito comum a tendncia a explicar o mundo por teoria prprias, tudo questionar, tudo criticar. (Sayo, 2002)

Como a cultura interfere nessa dinmica?


O individualismo da nossa cultura preza acima de tudo a autonomia e a independncia de cada pessoa. Por outro lado, a convivncia social pede uma grande dose de conformismo. Para compensar essa exigncia, a idealizao do fora da lei, do bandido, tornou-se parte integrante da cultura popular. Gngsters, cowboys, malandros literrios, televisivos ou cinematogrficos seguem entretendo os sonhos. Eventualmente essa idealizao acompanhada por algum tipo de justificativa moral, como o caso de Robin Hood. Mas esse recurso tem sido cada vez menos 30 freqente: nas ltimas dcadas (no mesmo perodo em que apareceu a idia de adolescncia) a marginalidade cada vez mais glorificada pela cultura popular. Isso pode levar o adolescente a interpretar o conformismo ou mesmo o legalismo dos adultos como sintomas de um desejo que sonha mesmo com transgresses e infraes e que supe o adolescente preferiria um filho malandro a um mauricinho babaca. (Calligaris, 2000)

O adolescente que delinqe


Como dito acima, a motivao primeira do adolescente conseguir um reconhecimento para o qual ningum sabe dizer ao certo quais so as provas, os rituais necessrios. Ora, quando um pedido no encontra uma palavra que no mnimo reconhea sua relevncia, normalmente seu autor levanta a voz. Num processo contnuo, o autor grita, quebra vidros e pratos, coloca fogo na casa e pode at se matar para ser levado a srio. Dessa forma, ele tenta impor pela fora, ou mesmo pela violncia, o que aparentemente no ouvido. Resumindo, o adolescente tem dois caminhos possveis e compatveis para obter algum reconhecimento: fazer grupo e fazer estardalhao, ou besteiras; ou melhor, fazer grupo e com o grupo fazer besteiras. Se existe uma relao direta entre adolescncia e delinqncia exatamente porque o adolescente, por no ser reconhecido dentro da sociedade, tentar ser reconhecido fora ou contra ela ou, o que d na mesma no universo alternativo do seu grupo. (Calligaris, 2000)

A relao entre adolescentes, educadores e policiais


Alm da famlia, o adolescente necessita de outros adultos que possam ajud-lo a tornar-se o adulto que pretende ser. E os educadores e aqui inclumos os policiais escolares, a medida em que eles tambm, de certa forma, assumem um papel de educadores - so personagens privilegiados das aprendizagens do adolescente. Contribuir para o crescimento do adolescente exige que esses educadores ocupem o lugar da autoridade, sendo adultos e no tentando igualar-se aos educandos, utilizando-se da sua linguagem ou comportamento; possvel estar junto sem ser igual. Claro que a simples existncia de limites no garante que sejam respeitados, pois sua relao com a autoridade ativa, participante. O jovem tem necessidade de infringir as regras para saber como funcionam, ele precisa descobrir como atuam seus limites. (Sayo, 2002) E nesse momento fundamental que perto do adolescente esteja um adulto, seja professor, seja policial, consciente de tudo isso e disposto a fazer sua parte para o saudvel crescimento de nossos jovens.

No uso da autoridade (e no do autoritarismo) importante que os educadores deixem claro os limites estabelecidos, dentro dos quais o adolescente pode circular e agir. Desta forma eles ajudam a incorporar regras e normas de conduta.

Fonte: ABERASTURY, A e KNOBEL,M. Adolescncia Normal. Porto Alegre:Artes Mdicas,1988. BLOS. Peter Adolescncia:uma interpretao psicanaltica. So Paulo:Martins Fontes. 1985. CALLIGARIS, Contardo A adolescncia. So Paulo:Publifolha,2000. SAYO,Yara Adolescncias. Paper produzido para capacitao de professores da Febem,2002.

31

Policiamento comunitrio na escola


Mdulo 6 Objetivo
Retomar e discutir o conceito de policiamento comunitrio e sua aplicao no ambiente escolar.

Contedo Policiamento comunitrio


O policiamento comunitrio deixou de ser uma experincia promissora para se tornar hoje o grande paradigma de atuao policial.Ainda assim, persiste a confuso do que ele significa: apenas uma filosofia uma nova maneira de pensar ou uma nova forma de agir? Ser o policiamento comunitrio apenas um novo programa, baseado na permanncia dos policiais comunitrios em rondas nos bairros de alta criminalidade?

33

Como se define?
Policiamento comunitrio uma filosofia e uma estratgia organizacional que proporciona nova parceria entre a populao e a polcia. Consiste no engajamento do policial no cotidiano da comunidade, partindo-se de uma relao, construda a longo prazo, de pertencimento do policial quele ambiente. Baseia-se na premissa de que tanto a polcia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas tais como o crime, o medo do crime, desordens fsicas e morais, e, em geral, a decadncia dos bairros, com o objetivo de melhorar a qualidade da vida na rea. (Cappi, 2001)

O policiamento comunitrio baseia-se na premissa que tanto a polcia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas tais como o crime, o medo do crime, desordens fsicas e morais, e, em geral, a decadncia dos bairros, com o objetivo de melhorar a qualidade da vida na rea.

Quatro princpios
Se, de um lado, no policiamento comunitrio a polcia tem suas competncias e estruturas redefinidas, para que possa interagir com outras organizaes no processo de identificao, anlise e soluo dos problemas da rea, por outro, certo que uma ao integrada de controle da violncia nas escolas pressupe o constante exerccio de modstia coletiva, para que nenhum dos sujeitos envolvidos se julgue detentor do saber absoluto e do poder decisrio.As instituies devem estar abertas para aprender com as experincias alheias, dividir competncias e, principalmente, diversificar e coordenar intervenes. 1. Foco nas prioridades dos cidados O sentimento de insegurana que domina muitas vezes a comunidade est ligado a uma srie de comportamentos desviantes, a desordens, que no necessariamente so considerados atos criminosos, mas que deixam na populao um sentimento de que no podem contar com a polcia, afastando-se dela.A inverso desse espiral d-se quando a polcia leva a srio as definies que o pblico constri de seus prprios problemas e define em conjunto as estratgias de atuao. 34 2. Aes centradas na resoluo de problemas Este princpio supe um trabalho de no s tratar pontualmente e de forma isolada os incidentes que aparecem, mas buscar os meios de tratar as causas dos problemas. Para isso necessrio que o policial saiba tomar certa distncia do problema, para fazer uma anlise mais aprofundada do conjunto das situaes difceis da mesma rea, buscando uma possvel causa comum. 3. Descentralizao organizacional Isso significa atribuir aos policiais que atuam naquela regio a competncia e a capacidade de decidir em funo das prioridades e das demandas que emergem no mbito local, para tornar possvel uma atuao mais eficaz. 4. Estratgias de segurana co-produzidas com os atores sociais locais A questo da segurana deve ser discutida e implementada no mbito local, entre vrios atores, incluindo a polcia, de modo que cada um mantenha sua especificidade e competncia. (Dias, 2001)

O policiamento comunitrio no :

Relaes pblicas Paternalista Entidade isolada dentro da polcia Perfumaria Servio Social Frmula mgica de resoluo de problemas

Por qu?

Porque a melhoria das relaes com a comunidade um subproduto dessa nova forma de oferecer um servio descentralizado e personalizado comunidade, e no um objetivo em si.Antes de mais nada, o policiamento comunitrio uma forma renovada e mais eficiente de enfrentar a criminalidade. Porque o policiamento comunitrio desloca o papel de polcia especialista, detentora de todas as respostas, para o de parceira, num esforo para tornar a comunidade um local onde seja melhor e mais seguro viver, trabalhar e estudar. Porque esses policiais devem ser parte de uma estratgia geral de formar nova parceria com a comunidade.

Porque o policiamento comunitrio lida com problemas srios: crimes graves, drogas ilcitas, medo do crime, atacando esses problemas a partir de todo o conjunto de fatores que permitem que tais problemas se instalem e cresam. Porque ajudar as pessoas a resolver os seus problemas, formal ou informalmente, sempre foi uma das tarefas dos policiais. Porque o policiamento comunitrio investe tambm em estratgias a longo prazo, visando resoluo dos problemas e ao aumento da qualidade geral de vida ao longo do tempo. Especialmente quando se trabalha com jovens, o impacto poder levar anos para ser devidamente avaliado. (Trojanowicz; Bucqueroux, 1999)

35

Por onde entra o policiamento comunitrio na escola?


A escola, tal como a igreja, o centro comunitrio, o parque, a praa, a quadra de esporte, a rua comercial, um espao de interao social, um ponto de referncia do convvio local. medida em que se pretende uma instituio policial permeada e democratizada pela presena da sociedade civil, no h porque exclu-la desse espao pblico.
Ao invs de se entender o muro da escola como uma barreira intransponvel presena policial, o desafio est em estabelecer canais de comunicao para que os diversos sujeitos possam coordenar suas competncias objetivando a soluo de problemas.

caracterizados com tais, mas tambm a uma srie de comportamentos desviantes, de desordens que No porque esses acontecimentos no so considerados crimes que no devem ser encarados como um problema: ao contrrio, eles precisam ser solucionados porque so a principal causa desse sentimento difuso de insegurana. indicam que o controle social no funciona mais, que as regras mnimas de convivncia so desconhecidas. o caso do vandalismo, dos vidros quebrados que ningum mais concerta. E o policial comunitrio deve participar da busca de alternativas para os problemas.Assim, os vidros quebrados e acontecimentos afins devem ser eleitos como prioridades pelos policiais, de forma que eles passem a dar ateno especial a esses casos. (Dias, 2001)

Logo acima, falamos da necessidade de foco nas prioridades dos cidados. Em vrias situaes em que se vivencia um sentimento difuso de insegurana, como acontece nas escolas ou em seu entorno, cabe observar que esse sentimento est ligado no s aos atos criminosos

36

Cuidado na aplicao desse modelo na escola! Para o que devemos atentar quando se trata de fazer policiamento comunitrio na escola:
Policializao de espao escolar: a rede de preveno no deve estar centrada no eixo policial.A polcia um ator fundamental, mas deve ser vista como parceira de uma coalizo ampla de sujeitos. Onipresena policial: o policial comunitrio uma presena cotidiana na vida local, o que possibilita seu acesso a informaes privilegiadas e o converte em mediador natural em situao de conflito. Deve-se atentar para que sua presena no se torne imprescindvel em todas as situaes de conflito e as pessoas percam a capacidade de resolver seus problemas sozinhas. Superestimar o papel do policial: isso diz respeito ao desempenho de papis para os quais no est preparado ou autorizado. A polcia deve ter o seu espao, mas a escola no pode abdicar de sua condio de protagonista na formao dos estudantes. Um exemplo deixar sob a responsabilidade exclusiva do policial o ensino de determinado assunto. Esvaziar a autoridade da escola: quando a polcia assume algumas responsabilidades, como a disciplina dos estudantes, ela est fragilizando os meios decontrole social da escola, diminuindo a autoridade e capacidade de resoluo dos problemas internos, do cotidiano da escola. Limitar a competncia policial ao espao externo escola: ainda que se entenda que a maior parte das aes de policiamento ostensivo devam ocorrer fora do ambiente escolar, necessrio criar canais de comunicao para que a polcia possa interagir com os demais sujeitos (professores, alunos, familiares, pedagogos) no processo de identificao, anlise e soluo dos problemas locais. Deve-se tomar cuidado, diante do medo da entrada do policial no ambiente escolar para no radicalizar para o outro lado e cair na simplificao do problema, determinando: policial fora da escola e professor dentro da escola .(Dias, 2001)

37

Programas preventivos da Polcia Militar junto aos jovens


Escolinha de ciclismo Buscap Realizado em Bauru, pelo 4 Batalho da Polcia Militar no Interior, desde julho de 1999. Na escolinha, os policiais ministram aulas a crianas de sete a dez anos de idade, sobre segurana ciclstica, primeiros socorros, tcnicas de queda, educao moral e cvica, sinais de trnsito e tcnicas de deslocamentos ciclsticos, dentre outras matrias. O curso, j formou duas turmas de treze crianas e vem conquistando cada vez mais a simpatia da populao. Projeto beija-flor Iniciativa do comando do 4 Batalho de Polcia Florestal e de Mananciais. Tem por finalidade estimular os adolescentes a um estudo mais aprofundado da natureza. So discutidos temas como o problema do lixo, poluio, animais, peixes e as florestas. O projeto voltado para alunos da stima srie e usa como recurso pouca aula expositiva e enfatiza a exposio de filmes, transparncias, jogos ecolgicos e msicas. Esse projeto considerado um dos melhores projetos de educao ambiental do pas, pela sua metodologia e recursos avanados, com 70% de atividade prtica e 30% acadmica e envolvimento de todos: direo da escola, professores, alunos, alm de familiares e amigos. Programa educativo do trnsito clube bem-te-vi Realizado pela diviso de educao para o trnsito, composta pelo 3 Batalho de Polcia de Trnsito, esse programa tem a finalidade pedaggica de transmitir princpios bsicos de segurana no trnsito, procurando conscientizar os estudantes da importncia de preservar sua integridade fsica e a dos seus semelhantes sempre que estiverem utilizando as vias pblicas como pedestres, passageiros, ou ainda, utilizando veculos de propulso humana, como as bicicletas.As atividades educativas foram iniciadas em novembro de 1990, com os policiais do Comando da Organizao Policial Militar local ou da regio que requisitou a implantao do programa, atuando como policiais militares monitores, os quais dirigem sesses educativas para um grupo de oitenta alunos, devidamente acompanhados pelos seus professores.Ao trmino de cada sesso, os policiais estimulam os alunos a elaborarem trabalhos educativos sobre os assuntos debatidos, os quais concorrero a prmios da diviso de educao de trnsito. Programa Jovens contra o crime O Brasil foi o primeiro pas na Amrica Latina a adotar esse programa, na cidade de Bauru, concebido pelo Youth Crime Watch em parceria com a Polcia Militar do Estado de So Paulo. O Programa visa a desenvolver suas atividades da seguinte maneira: aps admitido pela escola, o programa apresentado aos alunos pela diretoria. O policial militar que atua naquela escola dever estar sempre presente durante o primeiro contato. Forma-se ento o grupo daquela escola, composto por jovens, o qual receber o material do JCC para as primeiras aes e divulgao do programa. O grupo dever elaborar o diagnstico dos problemas ou dificuldades que incomodam os alunos segundo a opinio deles mesmos.A partir dessa identificao, o grupo passar a promover discusso das causas desses problemas e adotar iniciativas que visem a solucion-los, seja por aes dos prprios estudantes, seja em parceria com a diretoria da escola, seja com apoio da Polcia Militar. O JCC procura envolver os pais, lderes comunitrios, entidades da rea nessa busca de solues para os problemas levantados. (Kahn, 2001)

38

PARA REFLETIR

Barulho ensurdecedor. Vidros quebrados. Estudantes saindo da sala de aula em pnico. Logo, percebem que estouraram uma bomba na escola. Todos, principalmente a direo da escola, querem saber quem o responsvel pelo ocorrido. Depois de muito pesquisar, conversar com professores, alunos, inspetor etc, Joo, um aluno, se aproxima e diz professora que o responsvel por tudo que est acontecendo Valdemar. Ningum duvida, afinal Joo um dos melhores alunos e Valdemar...bem... Valdemar sempre foi um aluno bagunceiro. A diretora leva Joo e Valdemar para sua sala e quando chega l encontra dois policiais do policiamento escolar que foram chamados pela secretria. A merendeira, que vizinha de Valdemar, fica indignada quando sabe da acusao que recai sobre o garoto que, segundo sua opinio, realmente de muita baguna, mas no seria capaz de cometer ato to grave. Ela pede ento para participar da conversa na diretoria...

Fonte: TROJANOWICZ,Robert e BUCQUEROUX, Bonnie Policiamento Comunitrio:como comear. So Paulo: Polcia Militar do Estado de So Paulo. 1999. DIAS,Theodomiro Um projeto integrado de violncia nas escolas. Paper produzido para o programa Paz nas Escolas,2001. KAHN,Tlio Efeitos das mudanas no sistema escolar sobre a violncia. Paper produzido para o programa Paz nas Escolas, 2001. CAPPI,Riccardo Paz nas Escola:o papel da polcia. Paper produzido para o programa Paz nas Escolas,2001.

39

Legislao e liberdade assistida


Mdulo 7 Objetivo
Apresentar e discutir o contedo geral bsico da legislao referente educao e segurana no ambiente escolar e os seus artigos mais importantes. Discutir o conceito de liberdade assistida e sua relao com a escola.

Contedo Legislao Brasileira


De quais leis estamos falando?

Constituio Federal de 1988

Leis Federais

Cdigo Penal (1940)

ECA (1990)

Cdigo Civil (1918)

LDB (1996)

Lei de Entorpecentes (1976)

Lei de Porte de Armas (1997)

Leis Estaduais

Decreto sobre Segurana Escolar (1988)

Decreto sobre Permetro Escolar de Segurana (1997)

41

Um pouco de cada Lei


Constituio Federal de 1988 A Constituio Federal a lei mxima do nosso pas. Todas as outras leis produzidas no Brasil devem, ou deveriam, estar de acordo com as normas estabelecidas na Constituio. Como regra, as constituies dos pases tm por objeto estabelecer a estrutura do Estado, a organizao de seus rgos, o modo de aquisio do poder e a forma de seu exerccio, limites de sua atuao, assegurar os direitos e garantias dos indivduos, fixar o regime poltico e disciplinar os fins scio-econmicos do Estado, bem como os fundamentos dos direitos econmicos, sociais e culturais. (Silva, 1996). A seguir esto os artigos mais diretamente relacionados ao tema da educao e da segurana pblica, os quais devem orientar todas as leis e condutas pertinentes a essas questes. Dos direitos e garantias individuais e coletivas Art. 5. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: I homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos desta Constituio; II ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude da lei; [...] IX livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica, e de comunicao; [...] XIII livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer; [...] Da segurana pblica Art. 144. A segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, atravs dos seguintes rgos: I polcia federal; II polcia rodoviria federal; III polcia ferroviria federal; IV polcias civis; V polcias militares e corpos de bombeiros militares. [...] Pargrafo 5. s Polcias Militares cabem a polcia ostensiva e a preservao da ordem pblica; [...] Da educao Art. 205. A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. Art. 206. O ensino ser ministrado com base nos seguintes princpios: I igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; II liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III pluralismo de idias e de concepes pedaggicas; IV gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais; V valorizao dos profissionais do ensino [...] VI gesto democrtica do ensino pblico, na forma da lei. VII garantia de padro de qualidade;

42

Da criana e do adolescente Art. 227. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. [...] Pargrafo 3. O direito a proteo especial abranger os seguintes aspectos: III garantia de acesso do trabalhador adolescente escola; [...]

Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei Federal n 6368/90) O ECA (Estatuto da Criana e do Adolescente) uma Lei Federal, fruto do esforo conjunto de milhares de pessoas e comunidades empenhadas na defesa e promoo das crianas e adolescentes do Brasil.A lei rompe definitivamente com a doutrina da situao irregular, at ento admitida pelo Cdigo de Menores e estabelece como diretriz bsica e nica no atendimento da crianas e adolescentes a doutrina da proteo integral. Assim, diz o artigo 1 da referida lei: Art. 1. Esta Lei dispe sobre a proteo integral criana e ao adolescente. Comentrios Isso significa que os direitos de todas as crianas e adolescentes devem ser universalmente reconhecidos, como direitos especiais e especficos, pela condio de pessoas em desenvolvimento. Assim, as leis internas e o sistema de direito nacional devem garantir a satisfao de todas as necessidades das pessoas de at 18 anos, no incluindo apenas o aspecto penal do ato praticado pela ou contra a criana, mas seu direito vida, sade, educao, convivncia, lazer, profissionalizao, liberdade e outros. (Cury, Silva, Mendez, 1992)

Outro ponto de extrema relevncia colocado pelo ECA, a definio do que criana e adolescente: Art. 2. Considera-se criana, para os efeitos dessa Lei, a pessoa at doze anos incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Pargrafo nico. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto s pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade. Um importante efeito do limite dos 18 anos refere-se determinao da idade da imputabilidade penal. O ECA, seguindo a Constituio Federal de 1988, define que os maiores de dezoito anos estaro sujeitos s leis penais e suas conseqncias, enquanto os menores de 18 anos ficam sujeitos s medidas previstas no estatuto. Objetivamente isso quer dizer que: Crianas e adolescentes no cometem crimes ou contravenes penais, mas atos infracionais. Portanto, no so submetidos s penas ou medidas de segurana previstas no Cdigo Penal, mas s medidas scio-educativas, no caso dos adolescentes e medidas especficas de proteo, no caso das crianas. So as seguintes as medidas scioeducativas: advertncia; obrigao de reparar o dano; prestao de servios comunidade; liberdade assistida; insero em regime de semiliberdade; internao em estabelecimento educacional; So as seguintes as medidas de proteo: encaminhamento aos pais ou responsvel, mediante termo de responsabilidade; orientao, apoio e acompanhamento temporrios; matrcula e freqncia obrigatrias em estabelecimento oficial de ensino fundamental. Essa forma diferenciada de tratar a criana e o adolescente quando do cometimento de um ato objetivamente igual a um crime, deve-se crena de que a criana e o adolescente so sujeitos em condies peculiares de desenvolvimento, no apenas biolgico, mas

43

cultural e socio-psicolgico. Acredita a lei que, ao se relacionar com sua realidade (subjetiva e objetiva), a criana e o adolescente vo construindo uma representao social do mundo e de si prprios, construda por conhecimentos, valores, crenas, mitos, normas, costumes, rituais e linguagem, que formam um sistema de significados. Esse conjunto de significados funciona como um modelo, por meio do qual a criana e o adolescente no s percebem, compreendem e julgam a si prprios e ao mundo, como tambm orientam sua prtica econmica e poltica e sua conduta social.Assim sendo, s possvel verdadeiramente alterar a conduta de um sujeito por meio de uma ao educativa que modifique sua viso do mundo em franco processo de interiorizao, construo nessa fase de desenvolvimento. Mesmo as possveis sanes que se apliquem quando a criana e o adolescente apresentam uma conduta que infrinja normas sociais, devem ter uma clara inteno pedaggica. (Cury, Silva, Mendez, 1992)

Cdigo Penal e leis especiais Os Cdigos so um conjunto de normas relativas a um mesmo tema. O Cdigo Penal, por exemplo, rene as normas que tratam dos temas penais, como a definio dos crimes, determinao das penas, a forma do seu cumprimento etc. Como so leis federais, o que neles est contido serve para todo o pas. Os Cdigos, no entanto, no esgotam o tema. Da a necessidade de estabelecer leis especiais, que tratam de algum assunto especfico, dentro daquele tema maior. Assim, a lei de entorpecentes cuida do problema do trfico e porte de drogas, entre outras coisas, matria que no consta no Cdigo Penal. Da mesma forma acontece com o porte de armas.

Lei de Diretrizes e Bases da Educao (Lei Federal n 9394/96) Esta lei no tem por objetivo esgotar toda a matria referente educao no pas, mas to somente organizar o sistema legal, definindo alguns tpicos como: princpios e fins da educao, direito educao, organizao da educao nacional, entre outros. Art. 1. A educao abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivncia humana, no trabalho, nas instituies de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizaes da sociedade civil e nas manifestaes culturais. Pargrafo 1. Esta Lei disciplina a educao escolar, que se desenvolve predominantemente, por meio do ensino, em instituies prprias. Pargrafo 2. A educao escolar dever vincular-se ao mundo do trabalho e prtica social. Comentrios importante distingir educao de ensino: por educao deve-se entender todos os processos pedaggicos que acontecem no conjunto das relaes sociais; ensino a relao sistematizada de reproduzir o conhecimento socialmente produzido. Assim, a educao integra muitas outras formas de aprendizado alm do que promovido pela escola. Como a educao substancialmente um dever do Estado, a ele incumbe, alm de prest-la formalmente nas instituies de ensino, criar condies para que as demais formas de aprendizado e de manifestaes educacionais possam desenvolver-se de forma adequada no mbito familiar, comunitrio, no trabalho, nos movimentos da sociedade civil organizada etc. (Lopes, 1999).

44

Art. 2. A educao, dever da famlia e do Estado, inspirada nos princpios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. Comentrios Os objetivos da educao segundo a LDB o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. Esses objetivos sero atingidos na medida em que a educao se realize num sistema educacional democrtico, em que a educao formal (via escola) concretize o direito ao ensino, informado por princpios com ele coerentes como: igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber etc. Esses princpios, entre outros, constam do Art. 206 da Constituio Federal de 1988, alm de estarem expressos no Art. 3 da prpria LDB. (Lopes, 1999). Art. 3. O ensino ser ministrado com base nos seguintes princpios: I igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; II liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III pluralismo de idias e de concepes pedaggicas; IV respeito liberdade e apreo tolerncia; V coexistncia de instituies pblicas e privadas de ensino; VI gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais; VII valorizao do profissional da educao escolar; VIII gesto democrtica do ensino pblico, na forma desta Lei e da legislao dos sistemas de ensino; IX garantia de padro de qualidade; X valorizao da experincia extra-escolar; XI vinculao entre a educao escolar, o trabalho e as prticas sociais. 45

Progresso continuada O Art. 32 da LDB, ao tratar do ensino fundamental, abre a possibilidade da aplicao do regime de progresso continuada: Art. 32. O ensino fundamental, com durao mnima de oito anos, obrigatrio e gratuito na escola pblica, ter por objetivo a formao bsica do cidado, mediante: I o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios bsicos o pleno domnio da leitura, da escrita e do clculo; II a compreenso do ambiente natural e social, do sistema poltico, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; III o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem tendo em vista a aquisio de conhecimentos e habilidades e a formao de atitudes e valores; IV o fortalecimento dos vnculos de famlia, dos laos de solidariedade humana e de tolerncia recproca em que se assenta a vida social. Pargrafo 1. facultado aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos. Pargrafo 2. Os estabelecimentos que utilizam progresso regular por srie podem adotar no ensino fundamental o regime de progresso continuada, sem prejuzo da avaliao do processo de ensino-aprendizagem, observadas as normas do respectivo sistema de ensino. (...) Comentrios O regime de promoo continuada exclui a possibilidade de repetncia do aluno. A avaliao, ao invs de ser feita considerando momentos pontuais, como as provas, deve observar todo o desempenho do aluno como um conjunto. A avaliao contnua e cumulativa , inclusive, uma das diretrizes impostas pelo Art. 24 da LDB. Isso significa a prevalncia dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados de longo perodo sobre os de eventuais provas finais. (Lopes, 1999)

Caso o regime de progresso continuada seja aplicado na escola, mesmo que o aluno demonstre no ter adquirido conhecimento suficiente para ingressar na srie seguinte, ele no ser retido, mas dever cursar a etapa escolar seguinte contando com acompanhamento especial. O objetivo dessa medida , alm de valorizar aquilo que o aluno conseguiu aprender, mant-lo na escola. Ainda que ele demonstre dificuldades em acompanhar determinadas matrias, entendeu-se que para o aluno era melhor aprov-lo que ret-lo na srie anterior, desestimulando-o a permanecer na escola. E sabe-se que, no Brasil, a evaso das escolas sempre foi um fenmeno muito preocupante. essa desistncia dos estudos que a progresso continuada visa a combater.

Permetro Escolar (Decreto n 28643/88) Buscando complementar o Programa de Segurana Escolar, instituiu-se a noo de permetro escolar de segurana: Art. 1. Fica estabelecido o permetro escolar de segurana, assim entendido a rea contgua aos estabelecimentos de ensino da rede pblica estadual. Art. 2. O permetro escolar de segurana tem prioridade especial nas aes de preveno e represso policial, objetivando a tranquilidade de professores, pais e alunos de modo a evitar o mau uso das cercanias das escolas por parte de: I vendedor ambulante; II pessoa estranha comunidade escolar.

Segurana Escolar (Decreto n 28.642/88) No mbito estadual, foi promulgado o Programa de Segurana Escolar, na gesto do governador Orestes Qurcia, sob a justificativa do incremento da violncia nos grandes centros urbanos, particularmente na Grande So Paulo. Assim, resume a idia desse Programa o art 1: Art. 1. Fica institudo o Programa de Segurana Escolar, a ser desenvolvido de forma integrada pela Secretaria de Segurana Pblica e pela Secretaria da Educao, objetivando, basicamente, orientar, prevenir e proteger as unidades escolares da rede estadual de ensino, na regio Metropolitana.

46

Liberdade assistida
Na dcada de 80, setores da sociedade civil, dos poderes pblicos, organizaes no-governamentais se mobilizam em torno das graves questes da infncia e juventude e acabam por garantir na nova Constituio (Art. 227) a criana como prioridade absoluta. Isso revelava um trabalho de compromisso poltico com a cidadania que se concretizou na produo do Estatuto da Criana e do Adolescente Lei n 8.069 de 13 de julho de 1990. O Estatuto se caracteriza como instrumento jurdico que visa a garantir os direitos infncia e juventude de todas as crianas e adolescentes brasileiros, colocando como irregulares as condies difceis para viver e responsabilizandos a famlia, as instituies, a comunidade e o Estado pela garantia do exerccio dos direitos. Avanos respaldados na Doutrina das Naes Unidas de proteo Integral da Infncia que constitui a essncia e a espiral propulsora das medidas scio-educativas aplicveis a adolescentes autores de infrao penal (citado de Munir Cury, sd). Essas conquistas promulgadas pela Lei so: S o Juiz pode ordenar medida privativa de liberdade, o que exige deciso fundamentada, ou seja, provas suficientes de autoria e da materialidade da infrao (Art. 106) A comunicao imediata autoridade judiciria da apreenso do adolescente (Art. 107) A ausncia de constrangimento (Art. 109) Defesa tcnica por advogado (Art. 111, III) O adolescente tem direito a ser informado de sua situao processual (Art. 124, III) As medidas scio-educativas atribudas pela autoridade judiciria (o Juiz) s sero aplicadas aps o exerccio do direito de defesa e, mesmo assim, levar-se-o em conta as necessidades pedaggicas, preferindo-se aquelas que visem o fortalecimento dos vnculos familiares e comunitrios. (Art. 113) Essas medidas podero ser aplicadas isoladas, ou cumulativamente, ou substitudas, a qualquer momento do processo, por solicitao de qualquer das partes, Ministrio Pblico, tcnicos responsveis pelo acompanhamento ou defensor. E devero considerar a capacidade do adolescente em cumprir a medida, as circunstncias e gravidade da infrao. (Art. 112, pargrafo 1) As medidas scio-educativas so aplicveis exclusivamente aos adolescentes (12 - 18 anos) e s pessoas de 18 21 anos, nos casos expressos em lei. No caso das crianas (at 12 anos), sero aplicadas as medidas de proteo especial.

47

No conjunto das medidas scio-educativas a L.A. intermediria aps a advertncia, reparao de danos, prestao de servios a comunidade e anterior ao regime de semi-liberdade e internamento. Das medidas restritivas de liberdade a mais branda. (Teixeira, 1994) Pode-se dizer que a L.A.constitui-se numa medida coercitiva quando se verifica a necessidade de acompanhamento da vida social do adolescente (escola, trabalho e famlia). Sua interveno educativa manifesta-se no acompanhamento personalizado, garantido-se os aspectos de: proteo, freqncia escola, e insero no mercado de trabalho e/ou cursos profissionalizantes e formativos. Conforme disposto no ECA: Art.118. A liberdade assistida ser adotada sempre que se afigurar a medida mais adequada para o fim de acompanhar, auxiliar e orientar o adolescente. Pargrafo 1. A autoridade designar pessoa capacitada para acompanhar o caso, a qual poder ser recomendada por entidade ou programa de atendimento. Pargrafo 2. A liberdade assistida ser fixada pelo prazo mnimo de 6 (seis) meses, podendo a qualquer tempo ser prorrogada, revogada ou substituda por outra medida, ouvido o orientador, o Ministrio Pblico e o Defensor. Art. 119. Incumbe ao orientador, com apoio e a superviso da autoridade competente, a realizao dos seguintes encargos, entre outros: I promover socialmente o adolescente e sua famlia, fornecendo-lhes a orientao e inserindo-os, se necessrio, em programa oficial ou comunitrio de auxlio e assistncia social; II supervisionar a freqncia e o aproveitamento escolar do adolescente, promovendo, inclusive, sua matrcula; III diligenciar no sentido da profissionalizao do adolescente e de sua insero no mercado de trabalho; e IV apresentar relatrio do caso.

Assim, os programas de liberdade assistida devem ser estruturados no nvel municipal, preferencialmente localizados nas comunidades de origem do adolescente. Devem ser gerenciados e desenvolvidos pelo rgo executor no nvel municipal em parceria com o Judicirio, que supervisiona e acompanha as aes do programa. Esse programa exige uma equipe de orientadores sociais, remunerados ou no, para o cumprimento do art. 119 do ECA, tendo como referncia a perspectiva do acompanhamento personalizado, inserido na realidade da comunidade de origem do adolescente, ligado a programas de proteo e/ou formativos.Tanto o programa como os membros da equipe passam a constituir uma referncia permanente para o adolescente e sua famlia. A liberdade assistida poder ser desenvolvida por grupos comunitrios com os orientadores voluntrios, desde que os mesmos sejam capacitados, supervisionados e integrados rede de atendimento ao adolescente. A modalidade de Liberdade Assistida Comunitria (L.A.C.), quando bem aplicada, tem se mostrado muito eficiente ao cumprimento dos artigos 118 e 119, pelo seu grau de envolvimento da comunidade e de insero no cotidiano dos adolescentes acompanhados, devendo ser estimulada e apoiada. (...) No entender de Olympio de S Sotto Maior Neto, (...) a medida que se mostra com as melhores condies de xito da liberdade assistida, porquanto se desenvolve direcionada a interferir na realidade familiar e social do adolescente, tencionando resgatar, mediante apoio tcnico, as suas potencialidades. O acompanhamento, auxlio e orientao, a promoo social do adolescente e de sua famlia, bem como a insero no sistema educacional e no mercado de trabalho, certamente importaro o estabelecimento de um projeto de vida capaz de produzir ruptura com a prtica de delitos, reforados que estaro os vnculos do adolescente, seu grupo de convivncia e a comunidade. (Sotto Maior, 1999)
(Documento de Diretrizes Tcnicas Prmio Scio Educando, 2 Edio)

48

O aluno em liberdade assistida


A freqncia escola uma das estratgias que o Estatuto da Criana e do Adolescente encontrou para reintegrar o adolescente vida social. Alm do carter pedaggico, a escola um dos espaos mais importantes de convivncia social para os jovens, especialmente para aqueles que no contam com outros espaos de interao. Ocorre que, na prtica, muitas vezes os adolescentes encaminhados s escolas no so devidamente acompanhados ou orientados, o que gera um clima de desconforto e, por vezes, insegurana na escola. O fato de um aluno estar em L.A. cria um certo mito em torno de sua figura, que passa muitas vezes a ser temido e respeitado pelos colegas e professores. O aluno, por sua vez, freqentemente incorpora a imagem que feita sobre ele e passa a agir como se realmente fosse diferente de todos os demais. preciso notar, entretanto, que muitos desses alunos que esto em L.A. praticaram atos infracionais leves, como pequenos furtos, brigas, porte de armas etc. So poucos os que realmente cometeram atos de grande violncia como homicdios. E cabe s escolas, tambm incorporar esses adolescentes. Portanto, a imagem que se constri deles no corresponde necessariamente realidade, ou seja, no se trata de jovens em sua maioria extremamente perigosos, que ameaam a segurana da escola. Segundo levantamentos estatsticos oficiais de 1991, no Estado de So Paulo, grande parte dos atos praticados pelos adolescentes (40%) caracterizam-se como delitos contra o patrimnio, ou seja, furtos e roubos. Os crimes contra a pessoa aparecem em nmero significativamente menor, apenas 4%. (Teixeira, 1994) O grande desafio em relao aos alunos em L.A. ajud-los se integrarem na escola, a fazer parte dela. Isol-los ou trat-los como diferentes, como elementos estranhos e malquistos, certamente s ir agravar a situao na qual se encontram. A polcia, a direo da escola, o corpo docente e mesmo os outros alunos devem, conjuntamente, buscar formas de integrar esses jovens e, ao mesmo tempo, garantir a segurana de todos.

Fontes: CURY, Munir O ECA e as Medidas Scio-Educativas. Cadernos Populares, n 7. CURY, Munir; SILVA, Fernando do Amaral e MENDEZ,Emilio Garcia Estatuto da Criana e do Adolescente Comentado: Comentrios jurdicos e sociais. So Paulo:Malheiros.1992. DOCUMENTO DE DIRETRIZES TCNICAS PRMIO SCIO EDUCANDO. Adolescentes em Conflito com a Lei e a Aplicao de Medidas Scio-Educativas. 2 edio. LOPES, Mauricio Antonio Ribeiro Comentrios lei de Diretrizes e Bases da Educao. So Paulo:Editora Revista dos Tribunais. 1999. SILVA,Amaral O ECA e a Justia da Infncia e Juventude. Cadernos Populares,n 6.Sitraemfa. SILVA, Jos Afonso da Curso de Direito Constitucional Positivo. So Paulo: Malheiros. 1996. SOTTO MAIOR,Olympio de S Neto Ato Infracional,Medidas Scio Educativas e o Papel do Sistema de Justia na Disciplina Escolar, in:BRANCHER,Leoberto Narciso et alli,(org.) O Direito Aprender, Braslia Fundescola e Projeto Nordeste, 1999. TEIXEIRA,Maria de Lourdes Trassi Liberdade Assistida:Uma polmica em Aberto. Srie Defesa dos Direitos da Criana e do Adolescente, Caderno n 1.Instituto de Estudos Especiais da PUC/SP. 1994.

49

Discricionariedade policial e crime de prevaricao

Mdulo 8 Objetivo
Discutir o conceito de discricionariedade e os limites de sua aplicao na atividade policial. Retomar a definio legal de crime de prevaricao segundo o Cdigo Penal Militar e sua interpretao.

Contedo Discricionariedade
Do que estamos falando?
Discricionariedade, em termos bastante genricos, significa a esfera de liberdade remanescente na lei, que concedida ao seu aplicador, no caso o policial. Isso significa que, diante do caso concreto, caber ao policial eleger a melhor alternativa para lidar com a situao, a partir das possibilidades que tem em mos. A imprevisibilidade e a diversidade dos problemas muitas vezes inviabilizam as tentativas de padronizao do trabalho policial. Na verdade, cabe ao policial definir a dinmica de seu trabalho, em funo das prioridades, dos recursos disponveis. Isso tende a se tornar mais complexo medida em que o volume de problemas obriga os policiais a serem criteriosos na aplicao da lei e inovadores na busca de mtodos alternativos de interveno. Por no ser publicamente reconhecida, a discricionariedade acaba sendo exercida de maneira oculta, informal, sem orientao e com legalidade questionvel. (Dias, 2000) 51

So muitos os problemas que derivam da falsa idia de que a polcia exerce uma funo mandatria, somente cumpridora de ordens, limitada execuo mecnica da lei.

Regulamentao da discricionariedade policial:


A partir das duas ltimas dcadas, ao invs de ignorada ou criticada, a discricionariedade policial passa a ser reconhecida, estruturada e submetida a mecanismos mais eficientes de controle e reviso. A regulamentao da conduta policial constitui mecanismo de preveno de abusos. Os policiais passam a ter indicaes mais precisas de como proceder, especialmente em situaes de alto risco. Os cidados passam a ter referenciais mais precisos para preverem e avaliar as prticas policiais, questionando-as quando ilegais, inadequadas ou contrrias ao interesse pblico. A regulamentao estimula tambm a racionalidade das decises policiais, o que potencializa suas condies de eficcia.Ao invs de tomadas nas ruas, de maneira informal e desorganizada pelos escales inferiores da hierarquia, as decises passam a ser tomadas com base em estudos e experincias acumuladas. importante, entretanto, no superestimar a capacidade de se obter controle das operaes policiais por meio da regulamentao. (Dias, 2000)

Os cidados passam a ter referenciais mais precisos para prever e avaliar as prticas policiais, questionando-as quando ilegais, inadequadas ou contrrias ao interesse pblico.

E o crime de prevaricao?
Muitas vezes o policial fica na dvida em exercer sua discricionariedade e no aplicar estritamente a lei no caso concreto, por medo de incorrer no delito de prevaricao. Acaba seguindo o texto da lei, por exemplo apreendendo o jovem e encaminhando-o Delegacia de Polcia, apesar de saber que essa alternativa no a melhor, em muitos sentidos, para o estudante.

52

O que est no Cdigo Penal Militar?


discricionariedade, no incorre no crime de prevaricao. Claro que isso s vlido para algumas situaes, no se podendo generalizar para todas as ocorrncias. O grande desafio em exercer a discricionariedade justamente saber agir da melhor maneira no caso concreto, sem incorrer no risco da arbitrariedade, do autoritarismo ou mesmo do ilegalismo.Trata-se, no entanto, de agir dentro da lei, considerando a margem de liberdade que ela mesma prope, mas sabendo transitar dentro desta margem.

Art. 319. Retardar ou deixar de praticar, indevidamentante, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal: Pena deteno, de 3 meses a um ano, e multa.

Conforme est escrito na lei, para o policial militar cometer o crime de prevaricao necessrio que haja a inteno de retardar ou no praticar o ato, visando a satisfao de sentimento ou interesse pessoal. Quando no existe essa vontade livremente dirigida no h que se falar em prevaricao. O Tribunal Regional Federal julgou um caso sobre esse assunto, e, na sentena, o Relator do processo um juiz federal - escreveu: Para se caracterizar o crime de prevaricao, na hiptese em que o funcionrio deixa de praticar, indevidamente, ato de ofcio, para satisfazer sentimento pessoal, necessrio que a prova dos autos revele que o ato comissivo (que pressupe uma ao e no uma omisso) decorreu de afeio, dio, contemplao, ou para promover interesse pessoal seu, como expressamente alude o Cdigo Penal, ainda fonte de entendimento da lei repressiva, em vigor. Se, ao contrrio, a omisso decorreu de er ro do funcionrio, ou, por dvida quanto interpretao de lei, ou de ordem de servio, no se pode falar em prevaricao, para cuja prtica se exige o dolo especfico
(TRF Rec. Rel. Jos Cndido DJU 14.10.82, p. 10.363)

Ainda que na situao acima tenha se aplicado o Cdigo Penal, importante notar que o crime exatamente o mesmo nos dois estatutos legais. Isso significa que a maneira de interpretar a lei nesses casos muito semelhante. Quando o policial, por julgar que naquele caso especfico em que no h muita clareza sobre qual a melhor alternativa, deixa de agir conforme a lei penal em nome da 53

PARA REFLETIR
Caso 1:
Tratamento policial do consumo e porte de maconha.
Na cidade de Madison, EUA, todo ano havia uma campanha para a legalizao da maconha, quando todos os estudantes saam fumando maconha na frente do capitlio. Os policiais tinham duas possibilidades: ou eles prendiam todo mundo ou eles tomavam uma atitude de atenuao do dano. Optavam sempre por cercar a manifestao e assumir sua discricionariedade. Mesmo sabendo que as pessoas estavam cometendo um crime, optavam por no prender, conscientes de que a alternativa da priso causaria uma grande confuso na cidade, depredaes, manifestaes etc. Faziam, portanto, um julgamento sobre a melhor soluo.
(Fonte: Palestra proferida por Theodomiro Dias Neto, em seminrio organizado pelo Projeto Polcia e Escola,em Setembro/01)

Caso 2:
Na hora da sada, Vicente percebeu que sua moto, estacionada na frente da escola, no estava mais l. Dirigiu-se ao policial escolar e perguntou se ele vira alguma coisa. O policial respondeu que no. noite, pensando no ocorrido, o policial comenta com sua esposa que no impediu um aluno de pegar uma moto que no era dele. Conta que ficou com muita pena do garoto, desesperado para visitar a me doente no hospital, e que ele havia prometido devolver a moto antes do horrio de sada da escola.

Fonte: Cdigo Penal,Coord.Prof. Mauricio Antonio Ribeiro Lopes,Editora Revista dos Tribunais, 2001. CURY, Munir; SILVA, Fernando do Amaral e MENDEZ,Emlio Garcia Estatuto da Criana e do Adolescente Comentado: comentrios jurdicos e sociais. Ed.Malheiros. 1992. DIAS NETO, Theodomiro Policiamento Comunitrio e Controle sobre a Polcia:a experincia norte-americana, IBCCRIM,2000.

54

Depredaes, furtos, ameaas, agresses fsicas e verbais

Mdulo 9 Objetivo
Apresentar informaes de cada situao, tanto do ponto de vista legal, como a partir de pesquisas realizadas em escolas. Discutir as vrias alternativas de encaminhamento dos casos e reflet-las.

Contedo
Por que discutir caso a caso?
Alm da necessidade de transmitir conceitos tericos, muito importante que o policial consiga, em boa medida, aplic-los na prtica. Isso significa que, diante dos casos concretos, o policial deve no s ter bem sedimentados os referenciais que devem nortear sua atuao, mas tambm ter a capacidade de transform-los em diretrizes objetivas, ou seja, em aes. Para tanto, nada mais adequado que desenvolver essa capacidade por meio da discusso e representao de situaes que efetivamente ocorrem no dia a dia de trabalho. No universo escolar, algumas situaes chamam, mais freqentemente, a interferncia direta do policial. Enumeramos 7 casos que, se no os mais comuns, certamente so amplas fontes de preocupao para policiais e educadores. So eles: depredaes, ameaas, agresses fsicas e verbais, furtos, porte e consumo de drogas e porte de armas. Neste mdulo foi amplamente utilizada como referncia a pesquisa realizada pelo UNESCO, em 2001, em escolas pblicas e privadas de todo o Brasil.

55

Depredao
Na pesquisa sobre violncia nas escolas realizada pelo ILANUD (confira mdulo 3), a depredao proposital de bens uma das prticas mais corriqueiras na escola. Dos alunos entrevistados, 25 % confessaram a prtica do ato pelo menos uma vez.Alm de brincadeira juvenil, a depredao muitas vezes revela algo mais profundo sobre o sistema educacional: pode simbolizar protesto do aluno contra um sistema ao qual ele forado a aderir; contra a uniformizao; contra o descolamento da escola da realidade do aluno; protesto contra a falta de condies de ensino ou contra a sociedade de maneira geral. De todo modo, justifica uma ateno especial. (Kahn, 2001) A pesquisa da UNESCO tambm indicou o vandalismo como um tipo de violncia bastante freqente na escola. Muitas vezes o vandalismo pode ser associado a administraes escolares autoritrias ou, alternativamente, indiferentes e omissas.Tambm pode estar ligado a diretores e professores que no so receptivos aos alunos, a alta rotatividade do corpo docente e, finalmente, a punies. De todo modo, importante tentar desvendar as mensagens escondidas nos atos de violncia contra o patrimnio nas escolas, que podem ter vrios significados. As formas de vandalismo mais comuns so os atos de pichao, depredao de muros,janelas,paredes e destruio de equipamentos, acompanhadas de furtos. A pichao ocorre dentro das escolas, pblicas e particulares, principalmente nos banheiros. Embora seja freqente, a dificuldade de encontrar os responsveis pelas pichaes enorme. As rixas entre pichadores trazem muitos prejuzos escola, uma vez que levam suas diferenas para dentro dos muros. A exploso de bombas, especialmente nos banheiros, tambm situao corriqueira, assim como as bombinhas no ptio. Segue o relato de entrevista realizada com um grupo de alunos, de uma escola pblica de Vitria: Jogaram bomba no ano passado(...) A gente juntou um monte mesmo e colocou um cigarro e botou no banheiro. A, na hora que acendeu o pavio, l, deu aquele estouro horrvel.A chamaram a polcia [que] chegou, investigou e nada.A galera l na sala at que sabia.A gente no vai dedurar. E o menino ficou muito tempo. Aquele caso de quem estourou a bomba. A estava pegando para um outro garoto que no tinha feito nada. Ento ficou aquele dilema, mas depois que descobriu que foi o menino, a ele foi expulso. Professores e pais relatam a depredao de seu patrimnio particular, tendo os carros riscados pelos alunos da escola. Salientam que estas ocorrncias agravam-se durante o perodo noturno. (Abramovay; Rua, 2002)

Algumas explicaes para o problema da depredao


Falta de espao A ausncia de espao vital (lugar destinado a acolher os indivduos em sociedade, espao destinado vivncia e sobrevivncia) onde as favelas e os bairros desfavorecidos esto inseridos, faz com que a escola seja um lugar privilegiado, pelo seu tamanho em relao s casas populares, 56 pelo seu prdio mais bem equipado que as moradias e, principalmente, por representar o Estado e ser patrimnio pblico. Com a constante falta de recursos materiais e humanos, os bairros perifricos sofrem com a ausncia de espaos de lazer, espaos para reunies das associaes, para cultos, para encontros em geral. Nesse contexto,

a escola vista pela populao local como um rgo do governo, que poderia oferecer alguns benefcios que o Estado no oferece. Da surgem alguns problemas.A escola, vista como representante do Estado, assume, do ponto de vista da populao, as funes daquele, e ela passa a ser alvo de crticas daquilo que funciona mal no pas. Essa representao que se faz da escola torna-a malquerida, maltratada e indesejada. Da, depredada. Vagas A instabilidade e a incerteza quanto s vagas nas escolas geram mal-estar na populao, que termina por imprimir sua revolta no prdio escolar. Outra questo diretamente ligada ao problema de vagas nas escolas a evaso escolar. comum encontrarmos entre os indivduos que destroem a escola ex-alunos, vtimas da evaso escolar. Antes da implantao da promoo continuada, a evaso escolar atingia no Brasil cerca de 80% do alunado no ensino de primeiro grau: de cada 100 alunos, apenas 20 completam o primeiro grau, 10 completam o segundo grau e apenas 6 chegam universidade.

Diferenas sociais muito comum que alunos de diferentes nveis sociais freqentem a mesma escola, ainda que ambos sejam parte de grupos desfavorecidos. Essa condio desigual entre os alunos gera uma relao de hierarquia, que no fundo reflete a hierarquia que existe na prpria comunidade. Essa situao gera conflitos, embates pelo espao escolar, pela obteno de vantagens junto diretoria, pela clientela consumidora de drogas etc.Todos esses so fatores que contribuem para o aparecimento da depredao escolar. Manuteno importante que qualquer dano no prdio escolar seja reparado o mais rpido possvel, a fim de evitar a reproduo dos ataques. A exposio do material destrudo, provocada pela reposio tardia, pode incentivar e atrair novas destruies. Normalmente, devido aos trmites burocrticos e outros fatores, essa reposio muito demorada. (Medrado, 1998)

Furtos e Roubos
Apesar dos termos muitas vezes serem usados indistintamente, eles tm significados distintos: ambos consistem na subtrao de bens, porm no caso do roubo essa subtrao feita mediante violncia contra a pessoa. Nos depoimentos obtidos na pesquisa da UNESCO, essas ocorrncias aparecem naturalizadas, ou seja, como acontecimentos normais, que fazem parte do dia a dia da escola. Segundo os informantes da pesquisa os pequenos furtos so praticados, em grande parte, por pessoas de dentro do espao escolar. Esses atos acabam sendo aceitos pelos prprios jovens como algo natural, o que leva alunos, coordenadores e diretores a diminurem sua gravidade. A postura de normalidade frente a esses acontecimentos, 57 somadas ao baixo valor dos objetos subtrados, geram uma desconsiderao quanto ao significado tico, de desrespeito ao outro que aquele ato contm. Os objetos mais comumente subtrados so: caneta, borracha e estojo, pequenas quantidades de dinheiro, celulares e bolsas. Tanto alunos, quanto alguns diretores interpretam os furtos dessa natureza como resultado de inveja e ressentimento, alm do problema das diferenas sociais entre os alunos. Os alunos que exibem coisas caras so normalmente apontados como vtimas mais vulnerveis violncia. Dos informantes, incluindo alunos, professores e diretores, a maioria concorda que as ocorrncias mais graves so cometidas por pessoas externas comunidade escolar, que ali penetram noite, nos

fins de semana ou frias. Dessa forma, fica instituda uma idia de que o espao da escola menos inseguro que o espao da rua. A comunidade escolar percebe seus membros como menos violentos que os de fora. Por outro lado, em alguns relatos, professores, diretores, coordenadores e inspetores afirmam que h certos furtos, como o de dinheiro, vale transporte e alimentos que so praticados exclusivamente por alunos. Da se v que essa oposio entre a rua e a escola bastante relativa. Os roubos subtrao de bens mediante emprego de violncia ou grave ameaa a pessoa - so

menos freqentes que os furtos, mas ainda assim aparecem bastante nos relatos. Segundo os professores, os roubos com emprego de arma de fogo, conhecidos assaltos, so mais comuns em So Paulo (24%), Distrito federal (23%), Fortaleza (22%). Importante notar que esse tipo de ocorrncia tambm freqente nas escolas privadas, seja nas suas dependncias ou imediaes, o que indica que esse tipo de violncia perpassa classes sociais e escolas, independente da sua dependncia administrativa. (Abramovay, Rua, 2002)

Ameaas
As ameaas so modalidades de violncia contra a pessoa. Podemos defin-las como promessas explcitas de provocar danos ou de violar a integridade fsica ou moral, a liberdade e/ou bens de outrem. Os dados da pesquisa realizada pela UNESCO indicam que as ameaas ocorrem entre alunos e entre membros do corpo tcnico-pedaggico, como tambm so dirigidas aos pais e funcionrios. Alunos e membros do corpo tcnico-pedaggico afirmam em depoimentos que um dos principais motivos das ameaas dos jovens aos professores so as desavenas ocasionadas por notas, pelo nvel de exigncia e tambm pelas falhas disciplinares cometidas em sala de aula. As retaliaes fsicas depois do horrio escolar e fora do estabelecimento de ensino so a forma mais comum de ameaa. Um aluno revelou que havia dito a seguinte frase: olha, se a senhora me denunciar ao diretor e eu for prejudicado, ou se ele me der uma suspenso, a senhora vai ver o que vai acontecer com a senhora l fora. Sem colocar em palavras diretamente, os estudantes reagem de maneira agressiva rotinas adotadas pelos professores e consideradas violentas, e, em geral, imposio do poder da instituio escolar, como a disciplina, as exigncias e as regras de aprendizagem. Mas raramente expressam os motivos pelos quais entendem essas regras como violaes a serem rebatidas com ameaas. As ameaas podem ou no se concretizar em violncias fsicas, o que gera um clima de tenses cotidianas. Relatos indicam que algumas delas efetivamente passam a agresses fsicas por parte dos alunos quando so colocados para fora da sala de aula ou so suspensos e/ou so proibidos de entrar por terem chegado atrasados. Devido ao clima de intimidao na escola freqente que professores/diretores e outros membros do corpo pedaggico expressem sentimentos de insegurana. Inspetores de disciplina e diretores se referiram, ainda, a pais de alunos que os ameaam com danos materiais. Entre as ameaas que atingem toda a comunidade escolar esto aquelas relacionadas a bombas, na maioria falsas, com o intuito de transtornar o cotidiano escolar. (Abramovay, Rua, 2002).

58

Agresses
As agresses, ou brigas, representam uma das modalidades de violncia mais freqentes nas escolas, adquirindo sentidos muito diferentes em cada caso. As agresses manifestam-se inicialmente por ataques verbais. Muitas vezes fica difcil distingir entre a mera agresso e a ameaa. Em geral as brigas ocorrem como continuidade de brincadeiras entre alunos, podendo ou no ter conseqncias mais graves. No entanto, constata-se que h brincadeiras cuja prpria natureza envolve a violncia. Comeam na brincadeira e acaba em pancadaria. Brigas e brincadeiras se confundem em uma mesma linguagem, sendo acionadas por situaes diversas: briga-se pelo futebol, pelo lanche, por notas; porque se foi chamado de feio, de gorda; porque objetos so tomados; e mesmo por causa de namoros. Entre os fatores que desencadeiam violncias, como ameaas e brigas, destaca-se o encarar. Trata-se de uma maneira de olhar diferente, que pode significar para os jovens a quebra de uma regra tida como bsica de relacionamento. O olhar direto e insistente assumido como desrespeitoso, desafiador e leva a confrontos: Est me encarando, por qu? Est implicando comigo? diz um aluno. Outro fator o esbarrar no outro, mesmo sem querer, que pode ser interpretado como atitude pouco cuidadosa e de provocao, ocasionando brigas violentas. Ganham destaque os atos que visam proteo de amigos ou de pessoas consideradas mais fracas. Nesse sentido parece haver uma cumplicidade, que acaba se expressando em violncia, sendo muito comum o argumento de que muitos jovens se envolvem em brigas para defender um amigo. Essa relao de proteo ao amigo percebida como um valor fundamental entre os jovens. Por outro lado, com base nesse companheirismo que muitos alunos, em vez de procurar solucionar as agresses sofridas recorrendo aos canais institucionais existentes, pedem ajuda aos colegas para vingar-se. Observe o grfico abaixo:

Grfico 1 - Alunos por capitais das Unidades da Federao, segundo formas como os alunos reagem s agresses na escola, 2000 (%)
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 DF GO MT AM PA CE PE AL BA ES RJ SP SC RS

Vingam-se com ajuda de amigos Falam com a Direo da escola Falam com os pais

Procuram a polcia No fazem nada,calam-se

Fonte: Pesquisa Nacional Violncia,Aids e Drogas nas Escolas,Unesco, 2001

59

importante observar que os dados da pesquisa indicaram que entre os alunos h uma tendncia de comportamento que descarta o recurso autoridade policial ou ajuda familiar em favor do exerccio privado da violncia, praticada normalmente em grupo. As situaes de brigas, em sua maioria, ultrapassam o espao fsico da escola, envolvendo por vezes colegas que se desentendem dentro da escola e no horrio escolar. As brigas l fora, depois da aula, so ostensivas demonstraes de disposio para o enfrentamento e so normalmente travadas entre rapazes. Esses enfrentamentos podem, ainda, incluir no-alunos que invadem o espao escolar ou praticam atos violentos contra estudantes nas suas proximidades. Mesmo ocorrendo do lado de fora da escola, as agresses fsicas so vistas como um

problema da escola, de responsabilidade da direo. Um ponto deve, por fim, ser ressaltado. Era de se esperar que, especialmente nas escolas pblicas, ocorressem mais casos de brigas e agresses, devido a menor disponibilidades de recursos e pessoal encarregado da preveno e maior densidade de alunos, alm de mais baixa relao entre nmero de professores e alunos. Como regra, nas escolas pblicas observa-se uma maior proporo de relatos de ocorrncias como agresses e espancamentos que nas escolas privadas. No entanto, deve-se tomar muito cuidado com esse dado, j que os relatos variam muito tambm conforme a capital que se est analisando ou a dependncia administrativa da escola.Assim, preciso o cuidado de no inferir que as escolas pblicas sejam sempre e em si mesmas violentas. (Abramovay; Rua, 2002)

O que diz a lei?


Todas as situaes acima descritas podem ser interpretadas como condutas criminosas. O Cdigo Penal prev crimes para cada uma delas: crime de dano, ameaa, injria e leses corporais.

A grande questo a ser colocada em que medida essas condutas devem ser consideradas criminosas e em que medida elas fazem parte do cotidiano escolar, ou seja, at que ponto a soluo deve ser fruto de um processo pedaggico, construdo no interior da escola, e at que ponto elas devem ser resolvidas no mbito policial, o que significa dizer, no mbito legal. Esse questionamento deve, continuamente, ser feito tanto pelos policiais que atuam nas escolas, como pelos educadores que se responsabilizam por elas.

60

No existe um crime de depredao, mas existe o crime de dano. Diz o Cdigo Penal: Art. 163. Destruir ou deteriorar coisa alheia. Pena deteno, de 1 a 6 meses ou multa. Quanto aos furtos, importante diferenci-los dos roubos. Os primeiros ocor rem quando no h qualquer tipo de violncia empregada. O segundo caso justamente quando o autor do fato emprega algum tipo de violncia para realizar a subtrao do objeto. Assim, furto : Art. 155. Subtrair , para si ou para outrem, coisa alheia mvel. Pena recluso, de 1 a 4 anos, e multa. Roubo: Art. 157. Subtrair coisa mvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaa ou violncia pessoa, ou depois de hav-la, por qualquer meio, reduzido impossibilidade de resistncia: Pena recluso, de 4 a 10 anos, e multa. No caso de ameaa, a lei diz o seguinte: Art. 147. Ameaar algum, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simblico, de causar-lhe mal injusto e grave. Pena deteno, de 1 a 6 meses ou multa. Agresses fsicas e verbais, o Cdigo trata de maneiras distintas.As primeiras so consideradas leses corporais, caso a agresso chegue a causar algum machucado, ainda que leve, na vtima:

Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a sade de outrem: Pena deteno, de 3 meses a 1 ano. A leso corporal pode ser de natureza grave, gravssima ou seguida de morte. Nesses casos as penas sobem para 1 a 5 anos; 2 a 8 anos e 4 a 12 anos. As agresses verbais podem ser classificadas como injrias: Art. 140. Injuriar algum, ofendendo-lhe a dignidade e o decoro. Pena deteno, de 1 a 6 meses ou multa. Quando se trata de racismo o Cdigo Penal aumenta a pena da injria: Pargrafo 3. Se a injria consiste na utilizao de elementos referentes a raa, cor, etnia, religio ou origem. Pena recluso, de 1 a 3 anos, e multa. Ainda h que se atentar que o crime de racismo, pode ser praticado mediante a fala, como visto acima, ou mediante aes. No segundo caso esses crimes esto dispostos na Lei n 7716/89: Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional: Pena recluso, de 1 a 3 anos e multa.

Fonte: Cdigo Penal. 6 edio. So Paulo: Revista dos Tribunais,2001. GUIMARES, urea M. A Dinmica da Violncia Escolar. Conflito e Ambigidade. Campinas: Editora Autores Associados,1996. MEDRADO, Hlio Iveson Passos Formas contemporneas de negociao com a depredao. Caderno Cedes, ano XIX,n 47, Dezembro/98. KAHN,Tlio Pesquisa Paz nas Escolas. Revista do Ilanud,n 18,2001. ABRAMOVAY, Miriam; RUA,Maria das Graas (coord.) Violncia nas Escolas, UNESCO, 2002

61

Drogas e porte de armas


Mdulo 10 Objetivo
Apresentar informaes bsicas sobre o conceito de drogas psicotrpicas, seus principais efeitos e legislao correlata.Apresentar algumas informaes e dados de pesquisas sobre armas nas escolas e os aspectos legais mais importantes.

Colaborao:Beatriz Esposito

"O problema das drogas deve ser abordado em viso ampla, biopsicosciocultural. Deve-se levar em conta que o uso de drogas conseqncia do encontro singular entre um indivduo em situao de vulnerabilidade, uma substncia com propriedades psicoativas que o mobilizam de uma forma ou outra, e um contexto marcado por carncias mltiplas, provocaes ao consumismo e facilitao do acesso. A educao preventiva deve ser direcionada para aes de valorizao da qualidade de vida, ou seja, para aes que busquem o equilbrio do homem no meio ambiente, visando a ampliao dos compromissos do indivduo em relao a si mesmo, ao outro e comunidade. (Diretrizes para uma Poltica Educacional de Preveno ao Uso de Drogas Ministrio da Educao)

Contedo lcool, tabaco e outras drogas


O que so drogas psicotrpicas?
Todo mundo j tem uma idia do significado da palavra droga. Em linguagem comum, de todo dia, droga tem um significado de coisa ruim, sem qualidade. J em linguagem mdica, droga quase sinnimo de medicamento. O termo droga teve origem na palavra droog (holands antigo), que significa folha seca.Antigamente quase todos os medicamentos eram feitos base de vegetais. Atualmente, a medicina define droga como sendo: qualquer substncia capaz de modificar a funo dos organismos vivos, resultando em mudanas fisiolgicas ou de comportamento. A palavra psicotrpico composta de duas outras: psico e trpico. Psico uma palavra grega que significa nosso psiquismo (o que sentimos, fazemos e pensamos, enfim o que cada um ). A palavra trpico relaciona-se com o termo tropismo que significa ter atrao por. Ento psicotrpico significa atrao pelo

63

psiquismo e drogas psicotrpicas so aquelas que atuam sobre o nosso crebro, alterando nossa maneira de sentir, de pensar e, muitas vezes, de agir. Mas estas alteraes do nosso psiquismo no so sempre no mesmo sentido e direo. Obviamente elas dependero do tipo de droga psicotrpica que foi ingerida. Dependendo da ao no crebro, as drogas psicotrpicas so divididas em trs grandes grupos. Um primeiro grupo aquele de drogas que diminuem a atividade do nosso crebro, ou seja, deprimem o funcionamento do mesmo, o que significa dizer que a pessoa que faz uso desse tipo de droga fica desligada,devagar, desinteressada pelas coisas. Por isso essas drogas so chamadas de Depressoras da Atividade do Sistema Nervoso Central ( SNC sistema nervoso central a parte que fica dentro da caixa craniana; o crebro o principal rgo desse sistema). Num segundo grupo de drogas psicotrpicas Depressores da Atividade do SNC lcool Calmantes (benzodiazepnicos e barbitricos ) Drogas que acalmam, inibem a ansiedade e causam sono Solventes ou Inalantes Colas, tintas, removedores etc Opiceos ou Narcticos Aliviam a dor e do sonolncia Ex.: morfina, herona, codena, meperidina etc Xaropes com codena ou ziprepol Absinto Mistura do lcool em altas concentraes com erva que contm substncia estimulante chamada alfa-beta-tujona Estimulantes da Atividade do SNC Tabaco Cocana, crack e merla Anfetaminas

esto aquelas que atuam para aumentar a atividade do nosso crebro, ou seja, estimulam o funcionamento fazendo com a pessoa que se utiliza dessas drogas fique ligada, eltrica, sem sono. Por isso essas drogas recebem a denominao Estimulantes da Atividade do Sistema Nervoso Central. Finalmente, h um terceiro grupo, constitudo por aquelas drogas que agem modificando qualitativamente a atividade do nosso crebro; no se trata, portanto, de mudanas quantitativas, como de aumentar ou diminuir a atividade cerebral.Aqui a mudana de qualidade. O crebro passa a funcionar fora do seu normal e a pessoa fica com a mente perturbada. Por essa razo esse terceiro grupo de drogas recebe o nome de Perturbadores da Atividade do Sistema Ner voso Central. As principais drogas psicotrpicas, e que so usadas de maneira abusiva, de acordo com a classificao mencionada aqui esto relacionadas a seguir: Perturbadores da Atividade do SNC De origem vegetal Maconha (THC) Cogumelos (psilocibina) e Plantas Alucingenas (mescalina) Anti-colinrgicos (lrio, trombeteira, zabumba ou saia branca) De origem sinttica LSD-25 (cido) Anti-colinrgicos - Medicamentos (Artane, Bentyl) Outras Drogas de Abuso Esterides anabolizantes Ecstasy Ice GHB

64

Quais so os efeitos? Seguem alguns dos principais efeitos que so observados no consumo do lcool, tabaco, maconha e cocana.
lcool Apesar do desconhecimento por parte da maioria das pessoas, o lcool tambm considerado uma droga psicotrpica, pois atua no sistema nervoso central, provocando mudana no comportamento de quem o consome, alm de ter potencial para desenvolver dependncia. O lcool uma das poucas drogas psicotrpicas que tem seu consumo admitido e at incentivado pela sociedade. Esse um dos motivos pelo qual encarado de forma diferenciada, quando comparado s demais drogas. Apesar de sua ampla aceitao social, o consumo de bebidas alcolicas, quando excessivo, passa a ser um problema.Alm dos inmeros acidentes de trnsito e da violncia associada a episdios de embriaguez, o consumo de lcool a longo prazo, dependendo da dose, freqncia e circunstncias, pode provocar um quadro de dependncia conhecido como alcoolismo. Dessa forma, o consumo inadequado do lcool um importante problema de sade pblica, acarretando altos custos para a sociedade e envolvendo questes mdicas, psicolgicas, profissionais e familiares. A ingesto de lcool provoca diversos efeitos que aparecem em duas fases distintas: uma estimulante e outra depressora. Nos primeiros momentos aps a ingesto de lcool, podem aparecer os efeitos estimulantes como euforia, desinibio e maior facilidade para falar.Com o passar do tempo, comeam a aparecer os efeitos depressores, como falta de coordenao motora, descontrole e sono. Quando o consumo muito exagerado, o efeito depressor fica exacerbado, podendo at mesmo provocar o estado de coma. O consumo de bebidas alcolicas tambm pode desencadear alguns efeitos desagradveis, como enrubescimento da face, dor de cabea e mal-estar geral. Esses efeitos so mais intensos para algumas pessoas cujo organismo tem dificuldade de metabolizar o lcool. 65 Os indivduos dependentes do lcool podem desenvolver vrias doenas.As mais freqentes so as doenas do fgado. Tambm so freqentes problemas do aparelho digestivo e sistema cardiovascular. Tabaco O tabaco uma planta cujo nome cientfico Nicotiana tabacum, da qual extrada uma substncia chamada nicotina. A fumaa do cigarro contm um nmero muito grande de substncias txicas ao organismo. Dentre as principais, citamos a nicotina, o monxido de carbono e o alcatro. Quando o fumante d uma tragada, a nicotina absorvida pelos pulmes, chegando ao crebro geralmente em 9 segundos. Os principais efeitos da nicotina no Sistema Nervoso Central so: elevao leve no humor (estimulao) e diminuio do apetite. A nicotina considerada um estimulante leve, apesar de um grande nmero de fumantes relatarem que se sentem relaxados quando fumam. Essa sensao de relaxamento provocada pela diminuio do tnus muscular. Essa substncia, quando usada ao longo do tempo, pode provocar o desenvolvimento de tolerncia, ou seja, a pessoa tende a consumir um nmero cada vez maior de cigarros para sentir os mesmos efeitos que originalmente eram produzidos por doses menores.Alguns fumantes, quando suspendem repentinamente o consumo de cigarros, podem sentir fissura (desejo incontrolvel por cigar ro), irritabilidade, agitao, priso de ventre, dificuldade de concentrao, sudorese, tontura, insnia e dor de cabea. Esses sintomas caracterizam a sndrome de abstinncia, que desaparece dentro de uma ou duas semanas. A tolerncia e a sndrome de abstinncia so alguns dos sinais que caracterizam o quadro de dependncia provocado pelo uso de tabaco.

O uso intenso e constante de cigarros aumenta a probabilidade da ocorrncia de algumas doenas como por exemplo a pneumonia, cncer (pulmo, laringe, faringe, esfago, boca, estmago, entre outros), infarto de miocrdio; bronquite crnica; infisema pulmonar; derrame cerebral; lcera digestiva etc. Entre outros efeitos txicos provocados pela nicotina, podemos destacar ainda nusea, dores abdominais, diarria, vmitos, cefalia, tontura, taquicardia e fraqueza. Maconha A maconha o nome dado aqui no Brasil a uma planta chamada cientificamente de Cannabis sativa. O THC (tetrahidrocanabinol) uma substncia qumica fabricada pela prpria maconha, sendo o principal responsvel pelos efeitos da planta.Assim, dependendo da quantidade de THC presente (o que pode variar de acordo com o solo, clima, estao do ano, poca de colheita, tempo decorrido entre a colheita e o uso) a maconha pode ter potncia diferente, isto , produzir mais ou menos efeitos. Essa variao nos efeitos depende tambm da prpria pessoa que fuma a planta.Assim, a dose de maconha que insuficiente para um pode produzir efeito ntido em outro e at forte intoxicao num terceiro. Para bom entendimento melhor dividir os efeitos que a maconha produz sobre o homem em fsicos (ao sobre o prprio corpo ou partes dele) e psquicos (ao sobre a mente). Esses efeitos fsicos e psquicos sofrero mudanas de acordo com o tempo de uso que se considera, ou seja, os efeitos so agudos (quando ocorrem apenas algumas horas aps fumar) e crnicos (conseqncias que aparecem aps o uso continuado por semanas, meses ou mesmo anos). Os efeitos fsicos agudos so muito poucos: os olhos ficam meio avermelhados, a boca fica seca e o corao dispara, de 60 a 80 batimentos por minuto pode chegar a 120 a 140 ou at mais ( o que o mdico chama de taquicardia). Os efeitos psquicos agudos dependero da qualidade da maconha fumada e da sensibilidade de quem fuma. Para uma parte 66

das pessoas, os efeitos so uma sensao de bem estar acompanhada de calma e relaxamento, sentir-se menos fatigado, vontade de rir (hilariedade). Para outras pessoas os efeitos so mais para o lado desagradvel: sentem angstia, ficam temerosas de perder o controle da cabea, trmulas, suando. o que comumente chamam de m viagem ou bode. H ainda evidente perturbao na capacidade da pessoa em calcular tempo e espao e um prejuzo na memria e ateno. Os efeitos na memria eles manifestam-se principalmente na chamada memria a curto prazo, ou seja, aquela que nos importante por alguns instantes. Pessoas sob esses efeitos no conseguem, ou melhor, no deveriam executar tarefas que dependem da ateno, bom senso e discernimento, pois correm o risco de prejudicar outros e/ou a si. Como exemplo disso: dirigir carro, operar mquinas potencialmente perigosas. Os efeitos fsicos crnicos da maconha j so de maior monta. De fato, com o continuar do uso, vrios rgos do nosso corpo so afetados. Os pulmes so um exemplo disso. No difcil imaginar como iro ficar esses rgos quando passam a receber cronicamente uma fumaa que

muito irritante, dado ser proveniente de um vegetal que nem chega a ser tratado, como o tabaco comum. Essa irritao constante leva a problemas respiratrios (bronquites), alis como ocorre tambm com o cigarro comum. Mas o pior que a fumaa da maconha contm alto teor de alcatro (maior que a do cigarro comum) e nela existe uma substncia chamada benzopireno, conhecido agente cancergeno; ainda no est provado cientificamente que a pessoa que fuma maconha cronicamente est sujeita a contrair cncer dos pulmes com maior facilidade, mas os indcios em animais de laboratrio de que assim pode ser so cada vez mais fortes. Outro efeito fsico adverso (indesejvel) do uso crnico da maconha refere-se a testosterona. Esse o hormnio masculino. Como tal, confere ao homem maior quantidade de msculos, a voz mais grossa, a barba, tambm responsvel pela fabricao de espermatozides pelos testculos. J existem muitas provas de que a maconha diminui em at 60% a quantidade de testosterona. Conseqentemente, o homem apresenta um nmero bem reduzido de espermatozides no lquido espermtico o que leva a infertilidade. Assim, o homem ter mais dificuldade de gerar filhos. Esse um efeito que desaparece quando a pessoa deixa de fumar a planta. tambm importante dizer que o homem no fica impotente ou perde o desejo sexual; ele fica somente com uma esterilidade, isto , fica incapacitado de engravidar uma mulher. H ainda a considerar os efeitos psquicos crnicos produzidos pela maconha. Sabe-se que o uso continuado da maconha interfere na capacidade de aprendizagem e memorizao e pode induzir um estado de amotivao, isto , no sentir vontade de fazer mais nada, pois tudo fica sem graa e importncia. Esse efeito crnico da maconha chamado de sndrome amotivacional. Alm disso, a maconha pode levar algumas pessoas a um estado de dependncia, isto , elas passam a organizar sua vida de maneira a facilitar o uso da maconha, sendo que tudo o mais perde seu real valor. 67

Cocana, crack e merla A cocana uma substncia natural, extrada das folhas de uma planta que existe exclusivamente na Amrica do Sul: a Erythroxylon coca, conhecida como coca ou epad , este ltimo nome dado pelos ndios brasileiros.A cocana pode chegar at o consumidor sob a forma de um sal, o cloridrato de cocana, o p, farinha que solvel em gua e, portanto, serve para ser aspirado ou dissolvido em gua para uso endovenoso; ou sob a forma de uma base, o crack, que pouco solvel em gua mas que se volatiliza quando aquecida e, portanto, fumada em cachimbos. Tambm sob a forma de base, a merla (mela, mel ou melado) preparada de forma diferente do crack, tambm fumada. Por apresentar um aspecto de pedra no caso do crack e pasta no caso da merla, no podendo ser transformado num p fino, tanto o crack como a merla no podem ser aspirados, como o caso da cocana p, e por no serem solveis em gua tambm no podem ser injetados. H ainda a pasta de coca que um produto grosseiro, obtido das primeiras fases da separao de cocana das folhas da planta quando estas so tratadas com lcali, solvente orgnico como querosene ou gasolina e cido sulfrico. Essa pasta contm muitas impurezas txicas e fumada em cigarros chamados basukos. Tanto o crack como a merla tambm so cocana, portanto todos os efeitos provocados pela cocana tambm ocorrem com o crack e a merla. Porm, a via de uso dessas duas formas (via pulmonar, j que ambos so fumados) faz toda diferena do crack e da merla com o p. Assim que o crack e a merla so fumados alcanam o pulmo, que um rgo intensivamente vascularizado e com grande superfcie, levando a uma absoro instantnea. Atravs do pulmo, cai quase imediatamente na circulao cerebral, chegando rapidamente ao crebro. Com isto, pela via pulmonar, o crack e a merla encurtam o caminho para chegar no crebro, e os efeitos da cocana aparecem muito mais rpido que em outras vias. Em 10 a 15 segundos os primeiros efeitos j ocorrem,

enquanto que os efeitos aps cheirar o p acontecem aps 10 a 15 minutos e aps a injeo, em 3 a 5 minutos. Essa caracterstica faz do crack uma droga poderosa do ponto de vista do usurio, j que o prazer acontece quase que instantaneamente aps uma pipada. Porm, a durao dos efeitos do crack muito rpida. Em mdia duram em torno de 5 minutos, enquanto que aps injetar ou cheirar, em torno de 20 e 45 minutos, respectivamente. Essa pouca durao dos efeitos faz com que o usurio volte a utilizar a droga com mais freqncia que as outras vias (praticamente de 5 em 5 minutos) levando-o dependncia muito mais rapidamente que os usurios da cocana por outras vias (nasal, endovenosa). O crack e a merla tambm provocam um estado de excitao, hiperatividade, insnia, perda de sensao de cansao, falta de apetite. Este ltimo efeito muito caracterstico do usurio de crack e merla.Aps ao uso intenso e repetitivo, o usurio experimenta sensaes muito desagradveis, como cansao e intensa depresso. A tendncia do usurio aumentar a dose de uso na tentativa de sentir efeitos mais intensos. Porm, essas quantidades maiores acabam por levar o usurio a comportamento violento, irritabilidade, tremores e atitudes bizarras devido ao

aparecimento de parania. Este efeito provoca um grande medo nos craqueros, que passam a vigiar o local onde esto usando a droga e passam a ter grande desconfiana uns dos outros, o que acaba levando-os situaes extremas de agressividade. Eventualmente podem ter alucinaes e delrios.A esse conjunto de sintomas d-se o nome de psicose cocanica. Alm desses sintomas descritos, o craquero e o usurio de merla perdem de forma muito marcante o interesse sexual. O crack e a merla podem produzir um aumento das pupilas (midrase), afetando a viso que fica prejudicada, a chamada viso borrada.Ainda podem provocar dor no peito, contraes musculares, convulses e at coma. Mas sobre o sistema cardiovascular que os efeitos so mais intensos.A presso arterial pode elevar-se e o corao pode bater muito mais rapidamente (taquicardia). Em casos extremos, chegam a produzir uma parada do corao por fibrilao ventricular. A morte tambm pode ocorrer devido diminuio de atividade de centros cerebrais que controlam a respirao. O uso crnico da cocana pode levar a uma degenerao irreversvel dos msculos esquelticos. A cocana induz tolerncia que pode observada em todas as vias de administrao.

68

O que diz a lei?


Lei de Txicos (Lei n 6368/76) Dispe sobre medidas de preveno e represso ao trfico ilcito e uso indevido de substncias entorpecentes ou que determinem dependncia fsica ou psquica, e d outras providncias. Seguem alguns artigos importantes: Art. 1. dever de toda pessoa fsica ou jurdica colaborar na preveno e represso do trfico ilcito e uso indevido de substncia entorpecente ou que determine substncia fsica ou psquica. Dos crimes e das penas Art. 12. Importar ou exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor venda ou oferecer, fornecer ainda que gratuitamente, ter em depsito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar ou entregar, de qualquer forma, a consumo, substncia entorpecente ou que determine dependncia fsica ou psquica, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar. Pena Recluso, de 3 a 15 anos e pagamento de 50 a 360 dias-multa. Art. 16. Adquir, guardar ou trazer consigo, para uso prprio, substncia entorpecente ou que determine dependncia fsica ou psquica, sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar. Pena Deteno de seis meses a dois anos, e pagamento de 20 a 50 dias-multa. Dos crimes e das penas Art. 20. Adquirir, guardar, ter em depsito, transportar ou trazer consigo, para consumo pessoal, em pequena quantidade, a ser definida pelo perito, produto, substncia ou droga ilcita que cause dependncia fsica ou psquica, sem autorizaoou em desacordo com determinao legal ou regulamentar. Penas e medidas aplicveis: as previstas no art. 21. Art. 21. As medidas aplicveis so as seguintes: I prestao de servios comunidade; II internao e tratamento para usurios e dependentes de produtos, substncias ou drogas ilcitas, em regime ambulatorial ou em estabelecimento hospitalar ou psiquitrico; III comparecimento a programa de reeducao, curso ou atendimento psicolgico; IV suspenso temporria da habilitao para conduzir qualquer espcie de veculo; V cassao de licena para dirigir veculos; VI cassao de licena para porte de arma; VII multa; VIII interdio judicial; IX suspenso da licena para exercer funo ou profisso.

Note que no h mais penas privativas de liberdade previstas para usurios!


Comentrios sobre as mudanas na legislao.
(feitos pelo jurista Alberto Zacharias Toron)

Projeto de Lei n 1873, de 1991 (Observe as diferenas em relao lei atual!) Dispe sobre a preveno, o tratamento, a fiscalizao, o controle e a represso produo, ao uso e ao trfico ilcitos de produtos, substncias ou drogas ilcitas que causem dependncia fsica ou psquica, assim elencados pelo Ministrio da Sade, e d outras providncias. 69

A atual lei j possibilita a aplicao de penas alternativas, mesmo assim, hoje possvel que um usurio flagrado por mais de uma vez pela polcia portando substncia etiquetada como ilcita venha a ser preso. O projeto termina com isso definitivamente porque acaba com a pena privativa de liberdade e impede a lavratura do flagrante, determinando que o usurio seja ouvido apenas em declaraes quando conduzido perante a autoridade policial.

Nveis de relao de uma pessoa com a droga O uso de drogas deve ser conceitualizado ao longo do seguinte contnuo:
Abstinncia Ausncia de consumo. Uso experimental Uso ocasional. Uso no-problemtico Consumo moderado que no expe o indivduo ou o grupo a situaes de risco para a sua sade fsica ou psicolgica e do qual no advem problemas sociais Abuso Situao em que o consumo causa danos sade fsica, psquica ou social do indivduo ou expe esse indivduo a riscos. Dependncia Uso compulsivo da substncia, priorizao do seu consumo em detrimento dos danos que causa e de outros interesses pessoais ou profissionais.

Preveno
Os estgios iniciais de experimentao e uso espordico de drogas muitas vezes se constituem no incio de um processo que pode resultar em problemas relacionados ao abuso ou em dependncia. O trabalho de preveno tem como objetivo desenvolver aes para diminuir os fatores de risco associados ao consumo e aumentar os fatores de proteo nos diferentes grupos de uma comunidade, de acordo com o seu grau de vulnerabilidade. Nveis de Preveno As iniciativas em programas de preveno ao abuso de substncias podem estar situadas em trs nveis: Programas universais (preveno primria) So aqueles programas que atingem a totalidade de uma populao, como por exemplo, todos os estudantes de uma determinada escola. Referem-se ao trabalho que feito junto a pessoas abstinentes ou experimentadoras com o objetivo de evitar que o uso se inicie. Programas seletivos (preveno secundria) So aqueles programas que atingem grupos de risco para o abuso de substncias ou parcelas da populao geral, como por exemplo, filhos de 70 usurios de drogas, estudantes com desempenho escolar deficiente. Programas indicativos (preveno secundria) So aqueles programas estruturados para atingir indivduos que j exibem comportamentos de uso/abuso de drogas ou comportamentos de risco associado. Papel da escola e da polcia na preveno O trabalho preventivo da escola deve basear-se em um mapeamento do nvel de consumo dos seus alunos em relao s diferentes drogas. preciso saber quais so os grupos que usam drogas, quais drogas, com que freqncia e com quais conseqncias. De acordo com isso, planejar um trabalho de preveno adequado fase em que eles se encontram.A funo da escola, que pode ser desenvolvida em parceria com a polcia, essencialmente a preveno universal.Ao se perceber o incio de consumo de alguma substncia (legal ou ilegal), a escola precisa realizar trabalhos de preveno secundria com os grupos localizados nesse nvel. O tratamento da dependncia e/ou dos seus problemas no cabe escola, que deve encaminhar para servios especializados as pessoas que se encontrem nesse nvel de consumo.

Drogas nas escolas O consumo de bebidas alcolicas no nosso pas vem crescendo entre jovens, mulheres e homens adultos numa taxa sem precedentes, desde pelo menos 1995. As drogas lcitas, lcool e cigarro, so as responsveis pelo maior nmero de problemas e devem ser o principal foco dos programas de preveno. As drogas ilcitas no devem ser prioridade num programa de preveno para a populao estudantil,

embora no se trate de um problema menor. Apesar do consumo dessas drogas entre os estudantes ser discreto, no podemos esquecer dos riscos associados ao uso de algumas substncias (cocana, crack,ecstasy, lana perfume, maconha). O uso de drogas entre os estudantes pode estar associado ao aumento das transgresses e a vitimizao nas escolas, podendo contribuir, por exemplo, para o aumento do nmero de furtos ou de extorses.

O uso de drogas por adolescentes


Pesquisa da UNESCO divulgada em 2001 entrevistou jovens de 10 a 24 anos (a maioria da amostra entre 10 e17 anos) em 14 capitais brasileiras, em escolas pblicas e particulares. Constatou que o lcool de longe a droga mais consumida. Mais de 50% dos jovens em todo o pas consomem bebidas alcolicas.Veja o quadro publicado pela Folha de S. Paulo em 5/7/2001, com dados de todas as capitais pesquisadas, comparando tabaco, lcool e drogas ilcitas.

Tabela 1 - Drogas lcitas e ilcitas


Cigarro
Cidades Braslia Goinia Cuiab Manaus Belm Fortaleza Recife Macei Salvador Vitria Rio de Janeiro So Paulo Florianpolis Porto Alegre Fumam 11 09 11 12 14 12 10 11 07 12 13 12 12 18 No Fumam 89 91 89 88 86 88 90 89 93 88 87 88 88 82

Bebidas Alcolicas
Consomem 53 48 52 49 52 53 50 52 62 53 59 58 61 62 No consomem 47 52 48 51 48 47 50 48 38 47 41 42 39 38

Drogas Ilcitas*
Usam/ usaram No usam/ nunca usaram

08 03 07 04 04 02 05 03 04 07 15 07 08 15

92 97 93 96 96 98 95 97 96 93 85 93 92 85

*Inclui vrios tipos de drogas ilcitas,entre elas maconha, crack,merla,cocana e drogas injetveis. Fonte: Pesquisa Avaliao das Aes de Preveno s DST/AIDS e Uso Indevido de Drogas nas Escolas UNESCO, UNDCP/CN DST/AIDS

So Paulo a capital do pas em que o primeiro contato com drogas lcitas e ilcitas ocorre mais cedo: aos 13,3 anos e 14,4 anos (menor idade mdia) respectivamente. Belm a capital brasileira em que o primeiro contato com cigarros e bebidas alcolicas ocorre mais tarde: aos 14,5 anos (maior idade mdia). O primeiro contato com drogas ilcitas entre as 14 capitais brasileiras pesquisadas ocorre mais tarde em Manaus, aos 16,6 anos (maior idade mdia). 71

Centros de referncia, tratamento e informaes


Centros universitrios Programa de Orientao e Atendimento a Dependentes do Departamento de Psquiatria da Universidade Federal de So Paulo PROAD/UNIFESP Rua dos Otonis, 887 Tel: (11) 5576 4472 So Paulo/SP Unidade de Dependncia de Drogas do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de So Paulo UDED/UNIFESP Rua Napoleo de Barros, 925 Tel: (11) 5539 0155 So Paulo/SP Unidade de Pesquisa em lcool e Drogas da Universidade Federal de So Paulo UNIAD/UNIFESP Rua Botucatu, 394 Tel: (11) 5576 4341 So Paulo/SP Ncleo de Apoio Preveno e Cessao do Fumar/PREV FUMO Centro de Assistncia e Educao em Enfermagem UNIFESP Rua Leandro Dupret, 166 Tel: (11) 5084 4698 So Paulo/SP Setor de Assistncia do Grupo Interdisciplinar de Estudos de lcool e Drogas/GREA Departamento de Psiquiatria do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP Rua Ovdio Pires de Campos s/n Hospital das Clnicas Tel: (11) 3064 4973 So Paulo/SP Programa de Assistncia a Mulheres Dependentes (PROMUD) Rua Ovdio Pires de Campos s/n Hospital das Clnicas Tel: (11) 3081 8060 So Paulo/SP

72

Outras instituies da rede pblica Ambulatrio de Drogadependncia da PROSAM (Associao Pr Sade Mental) Rua Heitor Penteado, 1448 Tel: (11) 3862 1385 So Paulo/SP Rede de Ateno ao Abuso de Drogas da Secretaria Municipal da Sade da Prefeitura do Municpio de So Paulo Unidade Centro Tel: 239 0901 Unidade Jabaquara Tel: 275 3432 Unidade Santo Amaro Tel: 5522 4833/5523 3566 Unidade Santana Tel: 6221 6166 # 22 Unidade Lapa Tel: 3816 3522

Grupos de auto ajuda Alcolicos Annimos Central: Av. Senador Queiroz, 101 2 andar cj. 205 Caixa Postal 3180 So Paulo CEP 01060-970 Tel: (11) 3315 9333 Site: www.alcoolicosanonimos.org.br Narcticos Annimos Central: (11) 5594 5657 Amor Exigente (para pais e familiares de usurios de drogas) Informaes: (11) 3812 7029

Centros de informao Centro Brasileiro de Informaes sobre Drogas Psicotrpicas CEBRID Departamento de Psicobiologia da UNIFESP Rua Botucatu, 862 Tel: (11) 5539 0155 So Paulo/SP

73

Leituras recomendadas
A bibliografia aqui apresentada dirige-se especialmente a um pblico leigo, mas pode tambm ser til a pessoas interessadas em aprofundar seus conhecimentos sobre drogas: uso, abuso, preveno e tratamento. AQUINO, Julio Groppa (org.). 1998. Drogas na Escola. So Paulo: Summus Editorial. CARLINI-COTRIM, Beatriz. 1997. Drogas: mitos e verdades. So Paulo: tica. CEBRID. Departamento de Psicobiologia UNIFESP. sd. Conjunto de 15 folhetos sobre drogas psicotrpicas em geral e sobre cada uma delas. So Paulo. CAVALIERI,Ana Lcia & EGYPTO, Antnio Carlos. 2002. Drogas e Preveno. So Paulo: Saraiva GRYNBERG, Halina & KALINA, Eduardo.1999. Aos pais dos adolescentes Viver sem drogas. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos. LARANJEIRA, Ronaldo & PINSKY, Ilana. 1998. O alcoolismo. So Paulo: Contexto. LARANJEIRA, Ronaldo, JUNGERMAN, Flvia, DUNN, John. 1998. Drogas: maconha cocana e crack. So Paulo: Contexto. LONGENECKER, Gesina L. 1998. Como agem as drogas - O abuso das drogas e o corpo humano. So Paulo: Quark. MARLATT, G.Alan. 1999. Reduo de danos. Porto Alegre:Artes Mdicas. MASUR, Jandira. 1984. A questo do alcoolismo. So Paulo: Brasiliense. MASUR, Jandira. 1985. O que toxicomania. So Paulo: Brasiliense. SEIBEL, Srgio D. & TOSCANO JR,Alfredo. 2001. Dependncia de drogas. So Paulo:Atheneu SENAD (Secretaria Nacional Antidrogas). 2001. Conjunto de livretos da Srie Dilogo. Braslia: SENAD SENAD (Secretaria Nacional Antidrogas). 2001. Conjunto de folhetos da srie Informar para prevenir. Braslia: SENAD TIBA, Iami. 1995. 123 respostas sobre drogas. So Paulo: Scipione. ZEMEL, Maria de Lurdes & LAMBOY, Maria Elisa. 2000. Liberdade poder decidir. So Paulo: FTD.

Internet: www.senad.gov.br Tel: 0800 614321 www.adolec.org www.usp.br/medicina/grea www.imesc.sp.gov.br/infodrog.htm www.vad.com.br/vivix www.einstein.br/alcooledrogas

74

Porte de armas
Qual o problema?
De acordo com a ONU, o Brasil o pas em todo mundo com o maior ndice de uso de armas de fogo em relao ao total de homicdios: 88,9% desses crimes se do com emprego de arma de fogo. Temos tambm a segunda maior taxa do mundo em termos de acidentes com armas de fogo (cerca de 1200 vtimas por ano). Estudo recente do Frum So Paulo Sculo 21 revelou que entre 1983 e 1998, a taxa de homicdios e tentativas cresceu 114% na cidade de So Paulo, ao passo que as leses corporais caram 21%. Por outro lado, o estudo tambm revelou que os ndices de homicdio na capital superam em muito os do interior, ao contrrio das agresses, que ocorrem no interior em nmero muito maior que na capital. Ao contrrio do que se costuma pensar, parte significativa dos homicdios cometidos no pas foge caricatura habitual do confronto entre criminosos e pessoas de bem. Em So Paulo, a Secretaria de Segurana Pblica registra que 50% deles so praticados por pessoas sem histrico criminal. Outra pesquisa, coordenada
Fica claro, portanto, um processo de trgico agravamento do desfecho dos conflitos verificados na capital. Para os autores do estudo, a disseminao de armas de fogo na Grande So Paulo, sobretudo em suas zonas perifricas, em larga escala responsvel por esse fenmeno.

pelo socilogo Guaraci Minguardi, revelou que em 46% dos casos registrados na Zona Sul da Capital, vtima e o autor mantinham uma relao prvia, de parentesco, vizinhana, amizade etc. (Zacchi, 2001)

Armas nas escolas


Armas e drogas merecem um tpico parte quando falamos em violncia nas escolas, uma vez que so ambas classificadas como importantes elementos crimingenos, ou seja, elementos na presena dos quais a violncia elevada para alm de sua taxa normal. Quem porta arma de fogo ou arma branca na escola faz questo de mostr-la aos demais, como pode ser observado pela elevada quantidade de alunos que diz j ter visto armas da escola. (Kahn, 2001)
As armas nas escolas no so utilizadas para assaltar nem para se defender de assaltantes. Os alunos levam-nas para impor respeito, intimidar adversrios, impressionar as meninas ou os colegas.

Tabela 2 Presena de armas nas escolas


Armas
Viu arma branca Viu arma de fogo Viu outra arma Levou arma branca Levou outra Levou arma de fogo

Nunca
63,9 85,4 90,5 91,1 97,9 98,2

Uma vez
15,0 7,4 2,8 5,3 1,2 0,9

Algumas vezes
13,9 3,8 3,3 2,9 0,6 0,3

Vrias vezes
7,2 3,4 3,4 0,7 0,4 0,7

Fonte: O dia a dia na vida das escolas, ILANUD e Instituto Sou da Paz.

75

Tabela 3 Escolas privadas Total Mas Fem


Levou consigo arma Levou arma para escola Portou arma de fogo 12% 5,5% 3% 21% 3% 10% 1,5% 5% 0,2%

Tabela 4 Escolas pblicas estaduais Total Mas Fem


Levou consigo arma Levou arma para escola Portou arma de fogo 8% 3% 5% 12% 3% 5% 1% 9% 2%

Fonte: Nossos jovens segundo eles mesmos: comportamentos de sade entre estudantes de So Paulo, Projeto FAPESP/Depto. de Medicina Preventiva FM-USP. Prof a Dra. Beatriz Carlini Cotrim e Prof. Dr. Nelson Gouveia.

O que diz a lei?


Lei n 9437, de 20 de fevereiro de 1997 Institui o Sistema Nacional de Armas SINARM, estabelece condies para o registro e para o porte de arma de fogo, define crimes e d outras providncias. Do registro Art. 3. obrigatrio o registro de arma de fogo no rgo competente, excetuadas as consideradas obsoletas. Pargrafo nico. Os proprietrios de armas de fogo de uso ir restrito ou proibido devero fazer seu cadastro como atiradores, colecionadores ou caadores no Ministrio do Exrcito. Art. 4. O Certificado de Registro de Arma de fogo, com validade em todo territrio nacional, autoriza o seu proprietrio a manter a arma de fogo exclusivamente no interior de sua residncia ou dependncia desta, ou, ainda, no seu local de trabalho, desde que seja ele o titular ou o responsvel legal do estabelecimento ou empresa. Do porte Art. 6. O porte de arma de fogo fica condicionado autorizao da autoridade competente, ressalvados os casos expressamente previstos na legislao em vigor. Dos crimes e das penas Art. 10. Possuir, deter, portar, fabricar, adquirir, vender, alugar, expor venda ou fornecer, receber, ter em depsito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda e ocultar arma de fogo, de uso permitido, sem a autorizao e em desacordo com determinao legal ou regulamentar. Pena deteno de um a dois anos e multa. Disposies finais Art. 18. vedado ao menor de vinte e um anos adquirir arma de fogo.

76

PARA REFLETIR
Caso 2: Porte de armas Tudo comeou quando um aluno foi armado escola para assistir aula. Ele entrou na escola e comeou a intimidar os colegas. A direo sabia que ele estava armado e no tomou nenhuma iniciativa porque a diretora tinha medo de sofrer algum tipo de represlia por parte do aluno. Assim, quando queria sair da sala ele saia. Se fazia baguna e estava em companhia de outro aluno, sempre se chamava a ateno do amigo e nunca a dele.
Relato verdico de um aluno

Caso 1: Drogas Ao atravessar o ptio da escola em direo ao toalete, um policial sentiu cheiro de maconha. Olhando sua volta, avistou uma roda de alunos e percebeu que o cheiro vinha daquela direo. Observando mais atentamente, notou que um dos rapazes do grupo estava passando mal.

Fonte: PEREIRA,Clia Andrade; FIGLIE,Neliana Buzi;SILVA,Cludio Jernimo da Mobilizando a Comunidade para Reduzir o Consumo de Drogas. Universidade Federal de So Paulo/Escola Paulista de Medicina.Centro de Ensino em Dependncia Qumica UNIAD KAHN,Tlio Pesquisa Paz nas Escolas. Revista do Ilanud, n 18,2001. Site Hospital Israelita Albert Einstein www.einstein/alcooledrogas TORON, Alberto Zacharias A Nova Lei de Txicos: esclarecimentos necessrios. Boletim IBCCRIM,ano 10,n 111, fevereiro de 2002. ZACCHI, Jos Marcelo Matar ou morrer: Em defesa da regulao das armas de fogo. Revista do Ilanud,n 16,2001.

77

Gerente Denise Paiva denise.paiva@mj.gov.br

Coordenao Geral Oscar Vilhena Vieira Luciana Guimares Superviso Tlio Kahn Davi Costa Tangerino Coordenao do Projeto Mariana Thorstensen Possas Assessoria Ana Paula Corti Lcia Helena Nilson Maria Cristina Rocha Consultores Celia Giglio Izabel Galvo Maria Helena Patto Marlia Sposito Renato Perrenoud Terezinha Azeredo Rios Theodomiro Dias Neto Tlio Kahn

Assistente Alberto Albino dos Santos alberto.santos@mj.gov.br Sede Gerncia do Programa Paz nas Escolas Esplanada dos Ministrios Bloco T Sala 215 Braslia/DF Brasil CEP:70064-900 Telefone:(61) 429.3227/429.3961 Site www.mj.gov.br/sedh/pazescolas

Secretria Executiva Karyna Sposato Pesquisadoras Eloisa Machado Rosier Batista Custdio Sede Instituto Latino Americano das Naes Unidas para Preveno do Delito e Tratamento do Delinqente ILANUD/Brasil R.Dr.Vila Nova,268 3 andar Vila Buarque/SP Brasil CEP:01222-020 Telefax:(11) 3259.0068/3259.8484 Home Pages www.ilanud.org.br www.conjunturacriminal.com.br

Organizao e autoria Mariana Thorstensen Possas Reviso de texto Manuela Schreiber da Silva Arte Yara Fernandes Foto Jos Carlos Mendes Adriana Silveira Alan Fujito Ilustrao Rafael Queiroz

Coordenadores Denis Mizne Jos Marcelo Zacchi Luciana Guimares Gerente de Justia e Segurana Pblica Davi Costa Tangerino Sede Rua Luis Murat,260 Vila Madalena/SP Brasil CEP:05436-050 Site www.soudapaz.org

Agradecimentos
Coronel Rui Csar Melo, Coronel Vitria Braslia de Souza Lima,Tenente-Coronel Renato Penteado Perrenoud, Tenente-Coronel Luiz Carlos da Costa,Major Wilson de Souza Lima, Capito Marcos Henrique Gonalves Neto Capito Rinaldo Maziero, Capito Arnaldo Luiz do Carmo, Sub-Tenente David Monteiro da Conceio Marlia Sposito,Theodomiro Dias Neto, Clia Maria Giglio, Maria Helena Patto, Izabel Galvo Terezinha Azerdo Rios,Marileusa Fernandes,Marlene Cortese, Riccardo Cappi,Beatriz Esposito Sonia Thorstensen, Ricardo Balestreri,Ao Educativa, E.E.Luiz Gonzaga Pinto e Silva

Um agradecimento especial aos policiais militares que participaram do curso piloto:


Sd Silvio Dias da Silva, Sd Emerson Candido, Sd Rosimeire Costa Santos,Sd Rodrigo Pravatto, Sd Fbio Luciano de Oliveira,Sd Cludia Garcia, Cb Marco Antonio de Barros, Cb Jos Aparecido da Cruz, Sd Osmar Tavares da Silva, Sd Teresa Cristina Carota,Sd Vagner Czar dos Santos,Sd Patrcia de Souza Lima, Sd Alcione Luiz Martelli,Sd Camilo da Silva Barros,Cb Jos Aparecido Pinho, Cb Celso Kitadani, Sd Helio Rodrigues dos Santos,Sd Gerson Moraes,Sd Alessandra de Patto Lima,Sd Joaquim Soares Neto, Sd Euler Ribeiro Martins, Sd Tiago Dias de Abreu, Sd Roseli Aparecida dos Santos,Sd Messias Patrcio do Nascimento, Sd Benjamin Sampaio de Lima,Sd Pedro Magno Conceio, Cb Srgio Arajo do Nascimento, Sd Edimilson dos Santos,Sd Peter Mendes Jnior, Sd Ccero Jos de Souza,Sd Claudio Quaresma da Silva, Sd Edivilson Elefitt da Silva, Sd Kelly Rejane Rios dos Santos,Sd Denise Col dos Santos, Sd Valdenice Maria da Silva, Sd Adriana Martins da Silva, Sd Andr Chaves da Silva, Sd Sinzio Correia de Oliveira Filho.

Vous aimerez peut-être aussi