Vous êtes sur la page 1sur 4

Superior Tribunal de Justia

RECURSO ESPECIAL N 315.963 - RJ (2001/0038597-4)

RELATRIO

O EXMO. SR. MINISTRO HLIO QUAGLIA BARBOSA(Relator):

Trata-se de recurso especial, fulcrado no artigo 105, III, alneas "a" e "c" da Constituio Federal e tirado contra o v. Acrdo proferido pela Dcima Segunda Cmara Cvel do Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro, que proveu, por deciso unnime, agravo interposto contra deciso interlocutria que indeferiu reserva de numerrio obtido atravs de venda em hasta pblica para a garantia do pagamento de dbitos condominiais, visto que o entendimento esposado na deciso guerreada no sentido de que o dbito condominial, por se tratar de obrigao propter rem, goza de privilgio no concurso de credores. Em suas razes (fls.63/69), sustenta o recorrente violao ao disposto no artigo 711 do Cdigo de Processo Civil. O Acrdo de que se recorre tem a seguinte ementa:

"AGRAVO. Ao de execuo por debito locativo. Arrematao de bem penhorado em hasta pblica, livre e desembaraado. Cabimento de reserva das despesas condominiais, a ser abatidas do depsito efetuado disposio do juiz da causa. Recurso provido". Contra-razes apresentadas a fls.74/75, vieram os autos a esta Corte Superior. o relatrio.

Documento: 1352329 - RELATRIO, EMENTA E VOTO - Site certificado

Pgina 1 de 4

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 315.963 - RJ (2001/0038597-4)

EMENTA PROCESSUAL CIVIL. OBRIGAO PROPTER REM . VIOLAO AO ARTIGO 711 DO CPC.

INOCORRNCIA. O comando inserido no artigo 711 do Cdigo de Processo Civil no constitui regra absoluta, na medida em que o crdito condominial prefere, inclusive, ao hipotecrio, pois, em havendo o perecimento da unidade condominial, de nada adiantar a garantia. Recurso no provido.

VOTO

O EXMO. SR. MINISTRO HLIO QUAGLIA BARBOSA(Relator):

1. A irresignao no merece acolhida. Inicialmente, cumpre deixar consignado que o dbito condominial existente e por diversas vezes mencionado nos autos nada mais do que conseqente tpico das chamadas obrigaes propter rem, que so aquelas que tm sua existncia atrelada de uma coisa, sendo responsvel pelo pagamento a pessoa que possui vnculo jurdico com o bem objeto da incidncia. No caso dos autos, assim como julgado no Tribunal de origem, deve ser obedecida a regra do pargrafo nico do artigo 4 da Lei 4591/64, para que seja efetuada a transferncia ou alienao de direitos pertinentes a imveis, sob pena de prejuzo coletividade, representada, no presente caso, pelos demais condminos. A respeito do quanto acima exposto, este Sodalcio assim j se manifestou:
Documento: 1352329 - RELATRIO, EMENTA E VOTO - Site certificado Pgina 2 de 4

Superior Tribunal de Justia


"AO DE COBRANA COTAS

CONDOMINIAIS ADQUIRENTE ARREMATANTE LEGITIMIDADE OBRIGAO PROPTER REM. Para garantir o equilbrio econmico e financeiro do condomnio, a cota parte atribuvel a cada unidade considerada obrigao propter rem. Por isso, o arrematante de imvel em condomnio responde pelas cotas condominiais em atraso, ainda que anteriores aquisio. Precedentes do STJ. Recurso especial provido. (RESP 400997 / SP Relator Min. CASTRO FILHO DJ 26/04/2004 pg:00165)". "CONDOMNIO. CONDOMINIAIS. ADQUIRENTE. COTAS

ARREMATAO

RESPONSABILIDADE. 1. O adquirente, mesmo no caso de arrematao, responde pelos encargos condominiais incidentes sobre o imvel arrematado, ainda que anteriores alienao. 2. Recurso especial no conhecido. (RESP 506183 / RJ ; RECURSO ESPECIAL Relator Min. FERNANDO GONALVES DJ

DATA:25/02/2004 pg:00183)". Por derradeiro, importante deixar claro que no houve violao regra contida no artigo 711 do Cdigo de Processo Civil, como mencionado pelo recorrente em suas razes, na medida em que o respeito penhora realizada em primeiro lugar no regra absoluta, de que exemplo o caso em anlise. Neste cenrio, convm mencionar que o crdito condominial prefere, inclusive, ao crdito hipotecrio, na medida em que se a unidade condominial objeto da hipoteca perecer, de nada adiantar a garantia. Para ilustrar este raciocnio,colaciono julgado desta Corte:
Documento: 1352329 - RELATRIO, EMENTA E VOTO - Site certificado Pgina 3 de 4

Superior Tribunal de Justia


"CIVIL. CRDITO DO CONDOMNIO POR CONTA DE QUOTAS NO PAGAS. SOBRE O CRDITO HIPOTECRIO. PREFERNCIA As quotas de

condomnio dizem respeito conservao do imvel, sendo indispensveis integridade do prprio crdito hipotecrio, inevitavelmente depreciado se a garantia perder parte do seu valor; pagamento preferencial, nesse contexto, das quotas de

condomnio. Recurso especial no conhecido". RESP 208896 / RS Relator Min. ARI PARGENDLER Fonte DJ DATA:19/12/2002 PG:00361; RSTJ VOL.:00164 pg 00302)

2.Por tais fundamentos, nego provimento ao recurso. como voto.

Documento: 1352329 - RELATRIO, EMENTA E VOTO - Site certificado

Pgina 4 de 4

Vous aimerez peut-être aussi