Vous êtes sur la page 1sur 3

Reforma poltica e imprensa

Fbio Wanderley Reis O tema geral da reforma poltica irrompeu de novo com fora. A sequncia de denncias que atingiram o Congresso levou, por exemplo, a que um jornal como a Folha de S. Paulo, duas semanas atrs, retomasse em editorial a defesa do voto facultativo, no entendimento de que com ele diminuiria a distncia entre a sociedade e seus representantes, ajudando na superao da impunidade que a repugnncia pelos polticos, por si s, no traz. Mas a notcia de que polticos tanto governistas como de oposio se mobilizam para aprovar o financiamento pblico de campanhas e o voto em listas levou as coisas mais longe: o que vemos, alm de enfticos editoriais e colunas contra a proposta, a prpria veiculao das notcias a respeito envolta, nos diferentes meios, em ira e sarcasmo. E tome repugnncia! Impossvel negar o que h de feio nos fatos que as denncias revelam. E ver a proposta mencionada ganhar viabilidade no Congresso em seguida s denncias com certeza autoriza apontar um oportunismo mido como parte, pelo menos, dos motivos da movimentao atual. Mas ilusrio contar com que nosso eventual avano institucional venha a resultar, sem mais, de parlamentares nobremente motivados a discutir com competncia e iseno os problemas do pas. E caberia talvez esperar que a duradoura face negativa da realidade poltica brasileira fosse ela prpria um incentivo a que a imprensa, em vez da perene exposio minuciosa de cada malfeito, abrisse maior espao discusso e ao esclarecimento das dificuldades que envolvem o campo tcnico e polmico das reformas institucionais, de que fala o prprio editorial citado da Folha de S. Paulo. J lembrei aqui a reduzida ateno dedicada, pela imprensa em geral, s propostas relatadas por Ronaldo Caiado, na Cmara, e derrotadas enquanto ramos inundados com as aventuras de Renan Calheiros. De minha parte, sou favorvel manuteno do voto obrigatrio. Ao contrrio do argumento invocado com frequncia, e retomado agora, no h qualquer razo (sobretudo, ironicamente, na perspectiva edificante que tende a predominar) para ver no voto somente um direito, e no tambm
1

um dever do cidado. De um ponto de vista analtico e emprico, alm disso, a sociologia eleitoral h muito mostra que, com o voto facultativo, os mais pobres e desinformados so os que se veem desproporcionalmente excludos do sufrgio. A no ser numa tica elitista e algo cnica, difcil defender a ideia de que a representao melhore ao se facilitar a operao de um fator adicional de excluso dos j marginais socioeconomicamente. Mas, de novo ao contrrio do que s vezes se sustenta, o voto facultativo tender ainda a estimular o recurso a mecanismos clientelsticos de mobilizao dos eleitores, j que, no sendo todos obrigados a votar, tais mecanismos podero fazer a diferena em termos de resultados eleitorais em nossas condies sociais negativas. Sou tambm favorvel a que experimentemos com o financiamento pblico e o voto em listas. Quanto ao financiamento pblico, uma ponderao inicial tambm de natureza doutrinria: se asseguramos igualmente o direito de votar para todos, evidente a diferena entre ricos e pobres no que se refere ao exerccio do direito de ser votado, ou de candidatar-se a cargos eleitorais com perspectivas de xito, e o financiamento pblico um meio bvio de se procurar neutralizar as distores que o dinheiro privado traz ao processo eleitoral e sua influncia antidemocrtica e corruptora na prpria administrao pblica ainda que seja necessrio prestar ateno possibilidade de democratizao do financiamento privado que a campanha de Barack Obama acaba de mostrar-nos. Por seu turno, o voto em listas defensvel, em primeiro lugar, por permitir a fiscalizao efetiva do uso dos recursos ao concentrar a responsabilidade nos partidos. Em perspectiva mais ampla, porm, ele concorre na direo geral do indispensvel fortalecimento dos partidos como pontos de referncia e, eventualmente, como agentes consistentes e decisivos do processo poltico e eleitoral, em vez da disperso personalista que experimentamos h muito. notvel que essa disperso seja descrita, tambm em editorial, como arma democrtica de que disporiam os eleitores para combater os abusos dos seus representantes pelo mesmo jornal que aponta, para defender o voto facultativo, o cidado a curvar-se numa espcie de corveia eleitoral e a outorgar mandatos que sero exercidos na impunidade e na arrogncia.
2

Sem dvida, h o perigo verdadeiro das famosas oligarquias partidrias. Convm, naturalmente, pensar em dispor de maneira adequada sobre coisas como convenes democrticas e eleies primrias para assegurar que as bases partidrias tenham um grau significativo de controle dos lderes, bem como sobre listas flexveis em que se preserve a iniciativa do eleitor. Mas o que importa que o eleitor possa escolher entre partidos que agreguem interesses e vocalizem alternativas relevantes, e patente que a preocupao com a construo de partidos reais deve ter precedncia sobre a preocupao com a sua oligarquizao: uma vez que se jogue o jogo eleitoral, so sobretudo partidos fracos que se prestam ao controle de oligarquias. Ao contrrio, o comando e a coeso reais so partes importantes e articuladas de partidos capazes de eficcia eleitoral e governativa. De todo modo, lamentvel que as circunstncias contaminem to negativamente o debate dos problemas. E que a imprensa bem pensante seja, de mais de uma forma, o instrumento desatento dessa contaminao.

Valor Econmico, 11/5/2009

Vous aimerez peut-être aussi