Vous êtes sur la page 1sur 2

Nome do Curso: Anual Especial Manh Data da aula: 08/02/11 Nome do Professor Roberto Disciplina: Direito Administrativo PRINCIPIO

ADMINISTRATIVO IMPLCITO: Atingem os entes da administrao a PJ privada e PJ pblica, se estendendo as estruturas dos demais poderes (judicirio e executivo). E por fim os demais rgos independentes constitucionais (MP, TCU e DP). Os princpios so enquadrados como normas. O p. implcito existe em um rol aceito por praticamente toda a doutrina e jurisprudncia: 1 Principio da Razoabilidade + proporcionalidade: quando se fala em razoabilidade entendido como juzo de adequao ao interesse pblico. Um controle sobre os meios empregados pela Administrao. No que tange a proporcionalidade que um juzo de comparao, no se fazendo controle sobre os meios, mas sim um controle sobre os elementos materiais dos atos e decises. Aplicao prtica: Devido processo legal substantivo. OBS: atos e decises discricionrias possuem em regra um elemento normativo em branco ou indefinido, que dever ser preenchido pelo administrador discricionariamente. Este preenchimento motivado se d atravs de fatos e circunstncias escolhidos pelo administrador conforme critrios de oportunidade e convenincia. O judicirio no pode se manifestar sobre a oportunidade ou a convenincia desses elementos escolhidos pelo administrador. Porm a escolha desses fatos e circunstncias dever obedecer a critrios de razoabilidade e proporcionalidade (devem ser adequados e de valor jurdico correspondente aquilo que a lei queria ao permitir ao legislador preencher um elemento indefinido). Logo, razoabilidade e proporcionalidade integram a legalidade. Portanto, quando o administrador escolhe fatos e circunstncias no razoveis ou no proporcionais inteno da lei ter proferido motivao meritria ilegal. O judicirio poder ento anular o ato ou deciso discricionria por ilegalidade em funo da violao da razoabilidade ou da proporcionalidade, porm no pode se manifestar sob a oportunidade e a convenincia. Esse controle evita o abuso do direito de motivar. Exemplo: a deciso discricionria de dispensar a licitao quando houver uma calamidade exigir o que o administrador motive escolhendo fatos e circunstancias que demonstre a calamidade. Caso escolha fato e circunstancias que no sejam adequados ao estado de calamidade ou que no estejam ferindo valores jurdicos que correspondam ao estado de calamidade ter ocorrido abuso de motivao e a dispensa no atende aquilo que a lei queria ao permitir dispensa por calamidade.

2 Princpio da Motivao: todos os atos e decises administrativas exigem motivao, exceto aqueles que expressamente sejam previstos em lei, dispensando a necessidade de motivao (chamado de ad nutum). Motivao aliunde: a motivao obrigatria ainda que seja sucinta. Entre as motivaes sucintas est a aliunde.
Pgina 1

O ato aliunde aquele que tem como sua motivao, a motivao de outro ato ou deciso ao qual faz referencia ou remisso. Ex. adoto o parecer, acompanho o voto e etc. (parte da doutrina chama isso de transcendncia da motivao. 3 Princpio da Supremacia do interesse pblico: como regra havendo confronto direto entre um interesse privado e um interesse pblico, este segundo prevalece. Quando ocorrer um confronto de um direito individual e um interesse pblico, se resolve atravs da teoria da convivncia das liberdades pblicas/Teoria da relativizao dos direitos individuais: no Brasil no existe direito individual absoluto e desde que justificado por interesse pblico relevante o Estado poder condicionar ou at reduzir o direito individual garantindo finalisticamente em interesse pblico. Hoje parte da doutrina entende que nem sempre o interesse pblico se sobrepe ao interesse privado, quando a questo envolver os direitos fundamentais. Ex. um interesse pblico secundrio (os interesses instrumentais da prpria administrao) confrontado com a dignidade da pessoa humana A dignidade da pessoa humana prevalece para a maioria da doutrina.

Pgina 2

Vous aimerez peut-être aussi