Vous êtes sur la page 1sur 15

Trabalho apresentado e publicado no I Congresso Internacional de Bioenergia, 18 a 21 de Outubro de 2004 em Campo Grande, MS

A utilizao de leo de palma in natura como combustvel em grupos geradores a diesel. The use of palm oil in natura as fuel for diesel generators. Prof. Dr. Suani Teixeira Coelho Secretria Executiva1 M. Sc. Orlando Cristiano da Silva Coordenador de Projeto1 M. Sc. Slvia Maria Stortini Gonzlez Velzquez Coordenadora Tcnica 1 Maria Beatriz C.A. Monteiro - Gegrafa1 Carlos Eduardo Grassi Silotto Estagirio de Engenharia Mecnica1 Resumo Grande parte da ocupao humana da Regio Amaznica caracterizada por comunidades dispersas onde a eletrificao por rede de distribuio convencional econmica e tecnicamente invivel. Para o atendimento energtico dessas comunidades so necessrias solues compatveis com as caractersticas locais e que possam promover o desenvolvimento, baseando-se no aproveitamento sustentvel dos recursos e a incluso de mo-de-obra local no processo de produo do combustvel. Estas foram as premissas que nortearam o Projeto PROVEGAM, o qual tem por objetivo, instalar e testar um motor diesel convencional, adaptado para operar com leo de dend in natura na comunidade Vila Soledade, no municpio de Moju, Estado do Par. O projeto PROVEGAM instalou na comunidade um grupo gerador adaptado com um kit de converso que permite sua operao com leo de dend. A operao iniciada e finalizada com leo diesel a fim de aquecer o leo vegetal e prevenir possveis entupimentos causados pelo leo de dend. Durante os testes com o gerador adaptado foram medidas as emisses e o desempenho na operao com leo diesel a fim de compar-la com o leo vegetal. Os resultados demonstram a viabilidade tcnica do sistema, no entanto, alguns cuidados devem ser

tomados na utilizao de leo de dend, assim como a recomendao deste sistema de gerao de energia eltrica para outras comunidades da regio amaznica. Palavras-chave: leo de palma, comunidades isoladas, motores diesel, kit de converso, biocombustvel. Abstract The most Amazon region territorial occupation is characterized by isolated communities, which makes the conventional electric distribution economically and technically impracticable. To supply these communities with electric energy and solve this problem, it is necessary for them to produce their own fuel using local resources, in order to promote their development. These are the premises that have guided the elaboration of PROVEGAM project, which has as objective the installation and performance testing of a conventional diesel engine, adapted to operate with palm oil in natura in the community of Vila Soledade, city of Moju, Par State. The PROVEGAM project installed a diesel generator adapted with a conversion kit to operate with in natura palm oil. The operation begins and finishes with diesel oil, in order to heat the palm oil and to clean possible residues. During the diesel generator installation, diesel oil emissions and performance were compared with the palm oil. The results of this project show some maintenance instructions and the technical viability of this electric model, which is already recommended to be implemented in others Amazon regions communities. Key words: palm oil, isolated communties, diesel engines, conversion kit, biofuel.

CENBIO - Centro Nacional de Referncia em Biomassa. CEP: 05508-010

Av. Professor Luciano Gualberto, 1289 Cidade Universitria, So Paulo SP, Brasil.

1. INTRODUO A regio amaznica brasileira apresenta o mais baixo ndice de eletrificao rural do pas, reflexo do modelo tradicional de fornecimento de eletricidade adotado no Brasil, este baseado na gerao de grandes blocos de energia conectados rede de distribuio (Cenbio, 2001). O modelo de eletrificao rural na Amaznia composto predominantemente por sistemas isolados com diesel-geradores, soluo esta que tem se revelado pouco satisfatria, na medida em que a aquisio e o transporte de leo diesel para as localidades isoladas, assim como a manuteno dos equipamentos, tem um alto custo financeiro para o contexto da regio. Como resultado, existem espalhados pelo interior da regio amaznica, uma grande quantidade de grupos diesel-geradores desativados devido falta de combustvel e manuteno. O suprimento de energia eltrica para comunidades isoladas uma forma de proporcionar melhorias nas suas condies de vida, insero social e exerccio da cidadania. O suprimento energtico feito a partir do aproveitamento dos recursos naturais locais proporciona a criao de empregos e a qualificao de mo-de-obra local, a fixao do homem ao campo e a valorizao da biodiversidade local. A dificuldade de suprimento de energia eltrica no permite que atividades econmicas organizadas e potencialmente geradoras de emprego e renda sobrevivam no interior da Amaznia. As condies de isolamento e disperso dessas comunidades impem solues especficas e individualizadas de suprimento energtico baseadas na valorizao de recursos naturais localmente disponveis e devem levar em considerao as limitaes tecnolgicas existentes. No mbito da substituio do leo diesel, os leos vegetais in natura se apresentam como uma alternativa natural com potencial de produo que permite a gerao de energia a custos comparveis aos da gerao por combustveis fsseis.

A utilizao do leo vegetal in natura como combustvel indicado no caso das comunidades isoladas, onde as grandes usinas hidreltricas ou a instalao de linhas de transmisso so impraticveis. Assim, a utilizao de leos vegetais in natura, localmente produzidos, tornou-se uma alternativa na medida em que novas tecnologias permitiram sua viabilidade tcnica. O Brasil dispe de uma enorme diversidade de plantas oleaginosas tanto nativas, como exticas bem adaptadas, e de condies climticas favorveis para se tornar um grande produtor de combustveis base de leos vegetais. A maior motivao no passado foi vulnerabilidade do suprimento seguro dos combustveis lquidos no setor de transporte. Hoje, o leo vegetal como combustvel tornou-se o lder de todos os projetos no alimentcios (Silva, 1997) utilizando o solo para a produo de energia. Das vantagens ambientais no uso energtico de leos vegetais em motores, destacam-se a ausncia de emisso de SO2 (responsvel pela chuva cida), a recuperao de reas degradadas pelo reflorestamento com espcies oleaginosas, a conteno da eroso e o balano de carbono seqestrado (Fonseca, 1981). Hoje, entretanto, aspectos ambientais da produo local aliados necessidade de eletrificao de comunidades isoladas, bem como a gerao de empregos, permitindo a fixao do homem no campo, tornam-se os principais fatores que motivaram a elaborao desse projeto.

1.1 Utilizao de leo de Dend Dentre as espcies cultivveis na regio amaznica, o dend, Elaeis guineensis, espcie extica de origem africana, perfeitamente adaptada s condies edafoclimticas da Amaznia, apresenta a vantagem de possuir alta produtividade de leo (3 a 5 toneladas de leo por hectare) e de fornecer adicionalmente o leo de palmiste (0,4 t/ha) e outros subprodutos aplicveis como rao animal, adubos, etc. Cada dendezeiro tem vida til de 20 a 30 anos, fornecendo frutos para fabricao do leo. Sendo pouco exigente em qualidade de solo, a cultura extensiva do dend apresenta diversos benefcios como recuperao de solos degradados; a

facilidade de extrao dos frutos, dominada pelos moradores dessas regies; alm de proporcionar o seqestro de CO2, possibilitando sua insero no quadro do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo do Protocolo de Quioto. A utilizao de leos vegetais in natura em diesel-geradores convencionais, no entanto, exige providncias tecnolgicas especficas, sob pena de inviabilizar a longevidade do motor e de onerar os custos de manuteno, por isso a implantao de uma unidade de testes que tem seus resultados apresentados neste trabalho.

2. MATERIAIS E MTODOS O Projeto PROVEGAM, Implantao e teste de uma unidade de demonstrao de utilizao energtica de leos vegetais, convnio FINEP/CTENERG 23.01.0646.00 uma parceria entre o CENBIO Centro Nacional de Referncia em Biomassa, o BUN Biomass Users Network do Brasil, a EMBRAPA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria, a Agropalma, a Prefeitura do municpio de Moju e a COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O local escolhido para a implantao do projeto foi a Vila Soledade, pertencente ao Municpio de Moju, no Estado do Par. A comunidade Vila Soledade tem, aproximadamente, 700 habitantes e localiza-se a 140km da sede municipal por via terrestre, alm de 30 minutos de barco.

2.1 Aspectos Tcnicos do Projeto O sistema responsvel por gerar energia eltrica na Vila Soledade composto por um motor diesel marca MWM, modelo TD229-EC6 de 6 cilindros em linha, 5.8 litros, com 137cv de potncia em emergncia, resfriado por radiador, possuindo o sistema de injeo mecnico BOSCH. O motor acoplado a um gerador da marca WEG, trifsico, especial para cargas deformantes com regulador de tenso. A primeira fase de testes do sistema foi realizada na Embrapa Belm (Figura 01) com o objetivo de avaliar preliminarmente a utilizao do leo de dend.

Figura 01 - Grupo Gerador na Embrapa

Durante os testes na Embrapa foi instalado um kit conversor importado da Alemanha, da empresa Biocar. A finalidade deste kit conversor permitir que o motor opere com leo vegetal. Foram monitoradas algumas variveis tais como, rotao do motor, consumo de combustvel, ar de admisso, gases de escape, leo lubrificante, gua de arrefecimento, alm das emisses dos gases de exausto e opacidade. Constatou-se que o kit alemo apresentou deficincia na admisso do leo na bomba injetora na temperatura exigida para a queima, havendo perdas de calor em vrias reas do kit, principalmente na rea do filtro e na rea da resistncia de entrada da bomba. Em pouco tempo verificou-se perda de potncia do motor e entupimentos nas vlvulas solenides de controle e direcionamento de fluxo do sistema conversor. Esses entupimentos devem-se ao fato do leo de dend apresentar duas fases distintas, uma a temperatura ambiente, mais slida, estearina e outra lquida, a oleina, que obriga um bom e conveniente aquecimento do leo no tanque de combustvel, antes de ser admitido no motor. Quando submetido temperatura ambiente o leo tem viscosidade muito alta, aproximadamente 69cSt a 25C, j quando submetido a temperaturas entre 85 e 90C apresenta viscosidade prxima de 11cSt, que proporciona uma otimizao do desempenho do motor operando com leo de dend. Os valores de temperatura ajustados pelo kit alemo foram prximos de 65 oC, no sendo suficientes para diminuir a viscosidade do leo vegetal a ponto de possibilitar o monitoramento do consumo de leo de dend, atravs do medidor de consumo de combustvel. A viscosidade do leo nestas condies provocou perda de carga no equipamento a ponto de causar restrio no fluxo de combustvel e conseqente perda de potncia no motor. Mesmo com a utilizao de leo diesel no

incio e trmino da operao diria do diesel-gerador, a fase mais densa do leo de dend se solidificava em determinados pontos. Deve-se ressaltar que integrando o kit da Biocar, foi instalado um sistema de transferncia de combustvel com pr-filtragem do leo vegetal, bem como um tanque de pr-aquecimento por intermdio da gua de resfriamento do motor complementado tambm por resistncia eltrica (2x1500w), sendo ainda instalado um filtro tipo Y com a finalidade de prevenir entupimentos, montante do filtro de 25 mcron da Biocar. Todos esses dispositivos, no entanto, no evitaram os constantes entupimentos com conseqentes perdas de potncia e paradas do diesel-gerador. Assim sendo, decidiu-se pelo desenvolvimento de um dispositivo (kit) apropriado para permitir o uso do leo de dend no diesel-gerador. A tarefa do projeto e construo do equipamento foi atribuda ao Laboratrio de Mquinas Trmicas da COPPE/UFRJ, cujo funcionamento descrito a seguir: inicialmente aquece-se o leo de dend a temperaturas em torno de 600 C no tambor para que o mesmo possa ser convenientemente aspirado e pressurizado pela bomba, sendo filtrado pelo filtro, antes de ser admitido no tanque de pr-aquecimento. Este tanque possui uma serpentina na qual circula a gua de resfriamento do motor, trocando calor e aquecendo o leo de dend a aproximadamente 750 C. Existe tambm a opo do leo ser aquecido neste tanque por intermdio da resistncia eltrica, no inicio do funcionamento do dieselgerador. O leo de dend, aps passar pela vlvula de 3 vias admitido no tanque de converso, onde deve ser aquecido at a temperatura indicada para uma boa combusto ao ser admitido no motor (85C). Durante a operao, a temperatura do leo de dend na sada do tanque de praquecimento foi mantida entre 70 e 75 C. Esquematicamente, o kit descrito abaixo na figura 02:

Figura 02 - Fluxograma do Kit de converso de Motor Diesel para leo Vegetal Fonte: LMT, 2003

9 6 7 4 10 6 3
1- Motor Diesel 2- Gerador 9- Tanque de leo de palma 10- Conexo do leo diesel 11- Vlvula de 3 vias 12- Pr-aquecedor . 345678Bomba de transferncia Filtro de leo de palma Tanque de aquecimento Resistncia eltrica Bomba manual Filtro de combustvel do motor. 13- Bomba injetora

2 5 13 12 1 11

Com o kit conversor adaptado, o diesel-gerador funcionou convenientemente com timo desempenho e potncia, atendendo a todas as cargas a que foi submetido. Aps os testes do sistema na Embrapa, o mesmo foi encaminhando comunidade Vila Soledade (Figura 03). L foi entregue e permaneceu em testes, sendo efetuada troca do leo lubrificante com 200 horas de funcionamento e retirada uma amostra enviada para anlise, cujo resultado apresentou ainda caractersticas aceitveis para permanecer em uso. Outras anlises do leo lubrificante ainda sero realizadas por empresas especializadas no assunto para um futuro parecer se h ou no contaminao do leo lubrificante pelo leo vegetal. Anlises de ferrografia, anlises espectromtricas, viscosidade do leo lubrificante e contaminao sero apresentadas ao final do projeto por meio de diversas amostras analisadas.

Figura 03 Vila Soledade Fonte: CENBIO, 2003

Com 500 horas de funcionamento, os bicos injetores apresentaram formao de depsitos pouco acima do que apresentaria operando com leo diesel, logo, foram substitudos. J com 750 horas de funcionamento, a Labodiesel, uma empresa especialista em bicos e bombas injetoras, removeu os bicos injetores, cabeotes do motor e bomba injetora (Figura 04). No recondicionamento da bomba injetora foram substitudos os elementos da bomba e as vlvulas de reteno, todos com 750h de operao. Os demais componentes do Grupo Gerador estavam em perfeitas condies para continuar operando com leo vegetal. Figura 04 Desmontagem do motor Fonte: CENBIO, 2003

Os dados a respeito do sistema foram coletados diariamente pelo operador residente. Sero analisadas, pelo Laboratrio de Mquinas Trmicas da COPPE as planilhas contendo as seguintes temperaturas: de admisso do leo vegetal, dos gases de admisso e exausto, leo do crter, alm da presso de admisso. Ao final do projeto sero apresentadas todas as modificaes necessrias a serem feitas no motor e no kit de converso.

3. RESULTADOS E DISCUSSO As propostas de atendimento energtico devem incluir, tanto quanto possvel, as comunidades locais no processo de produo de energia, tornando-se instrumentos adicionais para a promoo do desenvolvimento regional, associando vantagens ambientais, econmicas e sociais produo de combustveis para a gerao de eletricidade. No aspecto socioeconmico, percebeu-se clara melhoria nas condies de vida da comunidade por meio da aquisio, pela maioria das famlias, de lmpadas, eletrodomsticos e equipamentos eletromecnicos que hoje esto presentes em 80% das residncias com energia eltrica da comunidade, como constatado nas figuras 05 e 06. Figura 05 Aumento do nmero de eletrodomsticos na comunidade
32 30 Nmero (unidade) 25 20 15 10 5 0 1 2 4 23 19 17 17 25 15 10 15 16 11 7 3 7 16 9

13

co lo r fre ez er

p& b ge la de ira ve nt ila do r

Antes do Projeto

Depois do Projeto

Figura 06 Aumento do nmero de lmpadas na comunidade Fonte: CENBIO, 2003

aq .l av ar

ra di o

fe rro

tv

tv

liq ui d.

A disponibilidade de energia contnua e de boa qualidade possibilitou o investimento dos moradores em mquinas de processamento do aa, uma das principais bases da alimentao das comunidades rurais paraenses, que a so beneficiados e comercializados. Das sete mquinas de processamento de aa registradas no levantamento socioeconmico realizado pelo CENBIO em fevereiro de 2004 na comunidade, 4 foram compradas aps a implantao do PROVEGAM. Alm das mquinas de processamento de aa os moradores tambm adquiriram freezers e geladeiras, que aumentaram de 17 para 25 e de 4 para 15 respectivamente, utilizados para refrigerao e comercializao de produtos regionais como sucos de fruta, peixes e cupuau, alm dos alimentos das prprias famlias. Dentre as mulheres, h tambm a utilizao de mquinas de costura para prestao de servios. Outro benefcio, trazido pela disponibilidade de energia, foi o incio das aulas do curso noturno na escola municipal da comunidade, benefcio este que ampliar o atendimento educativo comunidade, incluindo a alfabetizao de adultos. Dentre as vantagens ambientais, observou-se que por meio da implantao de um sistema de substituio ao diesel e que gera energia eltrica por meio de leo vegetal in natura, diminuiu-se a necessidade de importao do diesel vindo de Belm e que apresenta um alto custo devido dificuldade de transporte. O leo vegetal in natura um recurso local, renovvel e extremamente vivel para ser utilizado como combustvel em comunidades isoladas. Aps o trmino do projeto, a comunidade ser capaz de produzir seu prprio leo vegetal, gerando empregos para uma parte da comunidade, dando continuidade gerao de energia. Isso porque na Vila Soledade existe um projeto de cultivo do dendezeiro em sistema de agricultura familiar que contemple 100 famlias, o qual frutificar pela primeira vez em dezembro de 2004, gerando os frutos necessrios para o abastecimento do motor com leo vegetal. Cada famlia responsvel por 10 hectares, o que totaliza 1000ha. Cada hectare de terra gera, aproximadamente, 4 ton. de leo/ano. Para abastecer o motor durante 6 horas dirias, utilizando kit conversor, so necessrios 10 litros de diesel e 55 litros ou 50kg de leo de dend, o que totaliza 18000kg de leo de dend/ano. Sendo assim, sero necessrios 4,5ha para o

abastecimento do motor, o que representa uma pequena parte dos 1000ha cultivados pelas famlias. O diagrama abaixo demonstra como o fornecimento de energia eltrica, aliado ao sistema de agricultura familiar, pode alavancar o pequeno comrcio da Vila e proporcionar agregao de valor a seus produtos locais, sem a evaso de recursos financeiros para a compra do combustvel para o gerador. Com disponibilidade de energia possvel processar os produtos regionais como o prprio dend, o aa, a mandioca, o cupuau e artigos correlatos. Ao agregar valor a essas matrias-primas a rentabilidade e as vantagens produtivas so maiores, fixando o homem no campo e proporcionando melhorias nas condies de vida, alm da gerao de energia como um fim em si neste cenrio. A sustentabilidade do projeto e seu sistema de funcionamento podem ser observados na figura 07. Alm disso, criou um modelo que permite operacionalizar qualquer grupo gerador desativado e abandonado ou implantar novos grupos geradores em comunidades isoladas, utilizando leos vegetais produzidos localmente. Figura 07 Esquema de desenvolvimento da comunidade Org. Maria Beatriz Monteiro

Durante todo o perodo de testes do sistema foram colhidos dados a respeito das emisses, do desempenho, do desgaste do sistema e da qualidade da energia fornecida (interrupes no fornecimento e nvel de satisfao da populao). Com os dados,

pode-se comprovar que as emisses provenientes da combusto do leo de dend, analisadas pela COPPE/UFRJ, foram equivalentes ou menores que as provenientes da combusto do dend. As emisses de dixidos de carbono (CO2) e oxignio (O2) mostraram uma similaridade de comportamento com o motor operando com leo diesel e de dend. J as emisses de NOx mostram o aumento das emisses desse gs com o aumento da carga. Observou-se tambm que com o motor operando com diesel, os ndices de emisses desse gs foram os mais altos. No caso do leo de dend, a combusto se processa no perodo de expanso, diminuindo a emisso de NOx em relao ao diesel (Figura 08). Figura 08 - Diferenas nas emisses de NOx
xidos de Nitrognio (ppm) 2000 1500 1000 500 0 0% 32% 63% 95% Carga (%) diesel dend

A anlise das emisses de monxido de carbono (CO) mostrou que em cargas baixas a emisso de CO maior com o motor operando com leo de dend em relao ao leo diesel. Entretanto, o aumento da temperatura do ar de admisso favorece a vaporizao do combustvel melhorando a combusto e tornando os nveis de emisso de CO similares para o diesel e o dend (LMT, 2003). Um aspecto muito importante dos resultados de emisso a ausncia de xidos de enxofre nos gases de exausto da combusto do leo de dend. A instalao de um modelo de gerao de energia a partir de um mecanismo mais limpo e renovvel gera a perspectiva de construo de um modelo ambiental mais correto e que garante um sistema de gerao economicamente vivel, referncia para novas iniciativas.

Os testes e o acompanhamento dirio do motor revelaram que o sistema utilizado opera em condies de normalidade, no obstante as melhorias que ainda esto previstas. Quanto qualidade da energia fornecida, a maioria dos moradores entrevistados no levantamento socioeconmico mostrou-se muito satisfeito com o projeto e reconheceu grandes mudanas aps sua implantao, tanto no aspecto do aumento da disponibilidade de horas com energia como no aspecto qualidade, dada a no interrupo no perodo de fornecimento. Alm disso, foi possvel verificar nas diversas visitas a campo que a rede eltrica funciona em perfeitas condies e fornece energia eltrica de boa qualidade a todas as residncias. 4. CONCLUSO O Projeto Provegam foi concebido com o objetivo principal de criar e testar um novo modelo descentralizado de gerao de energia eltrica para comunidades isoladas que tm condies de cultivar, em sistema de agricultura familiar, espcies oleaginosas que possam fornecer leo para combusto em diesel geradores comuns. Neste projeto foi contemplada uma comunidade da regio amaznica, no estado do Par, que tinha disponibilidade de cultivo do dendezeiro e conseqente fornecimento de leo de dend. Os resultados deste projeto confirmaram as premissas concebidas de elaborao de um novo modelo de gerao de energia eltrica para comunidades isoladas na amaznica. Os testes na Embrapa e na comunidade, que totalizaram mais de 2500 horas, provaram a viabilidade tcnica da combusto do leo de dend in natura em motores de ciclo diesel. Os custos de operao e manuteno so mais altos do que o custo de operao do grupo gerador com leo diesel, no entanto, continua sendo vivel a utilizao do leo de dend nos locais em que a populao possa produzir seu prprio combustvel e que o leo diesel chega com um alto custo. A possibilidade da utilizao de energia eltrica sem interrupes, gerada diariamente pelo grupo gerador operando com leo de dend, proporcionou para a

populao um aumento de renda, j que a mesma pode usufruir de equipamentos, que antes no poderiam ser utilizados devido falta de energia eltrica. Este modelo j foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico CNPq, para sua replicao em outra comunidade do municpio de Moju, sendo indicado para replicao em outras comunidades da regio Amaznica, contribuindo para a universalizao do acesso energia. 5. BIBLIOGRAFIA CENBIO Centro Nacional de Referncia em Biomassa. Projeto PROVEGAM, dezembro de 2001. Relatrio de viagem, 2003. FONSECA, Max Aurlio N. Fonseca - Os leos vegetais como alternativa ao leo diesel . Palestra na Codevasf, Montes Claros - MG, em 30/11/1981. LMT Laboratrio de Mquinas Trmicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro 4 Relatrio do projeto PROVEGAM., Rio de Janeiro, 2003. SILVA, O. C. , Anlise do Aproveitamento Econmico e Energtico do leo de Palma na Guin Bissau na Perspectiva do Desenvolvimento Sustentvel, Dissertao de Mestrado apresentada ao Instituto de Eletrotcnica e Energia da USP, So Paulo, SP, Brasil, 1997.

Vous aimerez peut-être aussi